Tamara de Souza Campos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8320590292536365
  • Última atualização do currículo em 24/01/2019


Professora de Comunicação Social da Universidade Estácio de Sá, Doutora em Memória Social da Unirio na linha de Memória e Linguagem. Mestre em Educação, Cultura e Comunicação pela UERJ, especialista em Comunicação Empresarial pela UCAM. Possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tamara de Souza Campos
Nome em citações bibliográficas
CAMPOS, T. S.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Memória Social.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: self em construção: etnografia da formação de um regente de orquestra, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Diana de Souza Pinto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: música; Antropologia; discurso.
2011 - 2013
Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Maestro de nós mesmos: uma perspectiva comparativa entre as figuras do maestro e do professor,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Neiva Vieira da Cunha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: música; educação; análise crítica de discurso; interação; maestro.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Sociologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Comunicação.
2011 - 2012
Especialização em Comunicação Empresarial. (Carga Horária: 360h).
AVM EDUCACIONAL LTDA., AE_PPROV, Brasil.
Título: Saindo do Compasso: um estudo de caso sobre a demissão em massa dos músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira e a gestão da comunicação interna na crise.
Orientador: Fernando Alves.
2006 - 2010
Graduação em Jornalismo.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Ciranda Cirandinha vamos todos rebolar - Estudo investigativo acerca das causas da violência sexual contra crianças e sobre as relações entre a mídia, mercado e a cultura da infância..
Orientador: Sandra Korman Dib.
Bolsista do(a): Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, ANDI, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Jornalismo de Dados. (Carga horária: 20h).
Associação Brssileira de Jornalimo investigativo, ABRAJO, Brasil.
2018 - 2018
Capacitação de Docentes para Compor o Banco de Avaliadores BASIS. (Carga horária: 90h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2010 - 2010
Elaboração de Projetos Culturais. (Carga horária: 8h).
Criativa Desenvolvimento e Gestão Social, CRIATIVA, Brasil.
2009 - 2009
English Programs. (Carga horária: 60h).
Intrax International Institute, INTRAX, Estados Unidos.
2003 - 2003
Técnicas de realização de eventos. (Carga horária: 16h).
Centro Universitário Carioca, UNICARIOCA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor Auxiliar de Comunicação Social

Atividades

07/2018 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Jornalismo Especializado e Projeto Experimental em Jornalismo (TCC)
02/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Docente Estruturante de Publicidade, .

Cargo ou função
membro do NDE de Publicidade, campus Petrópolis.
01/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Docente Estruturante de Jornalismo, .

Cargo ou função
membro do NDE de Jornalismo, campus Petrópolis.
09/2018 - 10/2018
Ensino, Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Cenários Digitais e Comportamento do Consumidor
02/2018 - 07/2018
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias do Jornalismo, Teorias da Comunicação, Mídias Digitais, Cultura das Mídias, Seminários Integrados em Publicidade e Projeto Experimental em Jornalismo
07/2017 - 12/2017
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Mídias Digitais - campi Petrópolis e Niterói
02/2017 - 07/2017
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias da Comunicação (Petrópolis)
Seminários Integrados em Jornalismo (Petrópolis)
Técnicas de Apuração e Pesquisa (Petrópolis)
Técnicas de Apuração e Pesquisa (Niterói)
Mídias Digitais (Niterói)
Técnicas de Reportagem (Niterói)
07/2016 - 12/2016
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias da Comunicação
02/2016 - 07/2016
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias da Comunicação (Petrópolis)
Mídias Digitais (Niterói)
Práticas de Jornalismo Multimídia (Petrópolis)
Introdução às Profissões (Niterói)
07/2015 - 12/2015
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Experimental em Jornalismo (TCC), Niterói
Mídias Digitais (Niterói)
Teorias do Jornalismo (Petrópolis)
Planejamento e Organização de Eventos (Petrópolis)
Mídias Digitais (Petrópolis)
02/2015 - 07/2015
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Jornalismo Especializado (Niterói)
Planejamento e Organização de Eventos (Petrópolis)

Instituto Teológico Franciscano, ITF, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações
Professora da cadeira Comunicação na Pastora,l do curso de Teologia (nota 5 MEC).


Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro, CEDERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora EAD, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora da Disciplina Imagem e Educação, do curso de Pedagogia, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: professora (estágio doutoral de docência)
Outras informações
Disciplina Eletiva de Seminário em Tópicos Especiais em Psicologia e Educação ministrado para alunos do curso de Pedagogia da UniRio.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: professora (estágio doutoral de docência)
Outras informações
Eletiva de "Educação e Memória" ministrada para alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.


Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, SINDMUSI, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 20


Rede Elemídia/Grupo Abril, ELEMÍDIA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: trainne de redação, Carga horária: 40


Agência de Notícias dos Direitos da Infância, ANDI, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
bolsista no programa InFormação - do Programa de Cooperação para a qualificação de estudantes de jornalismo, referente a 5 edição do edital de apoio à Trabalhos de Conclusão de Curso, promovido pela Agência de Notícias do Direito da Infância e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto Comunicar. Núcleo de Assessoria de Imprensa



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Longform como gênero do jornalismo online: características e possibilidades
Descrição: A presente proposta de pesquisa objetiva compreender o webjornalismo e suas formas de narrativa, dedicando especial atenção ao longform, que surge como uma nova possibilidade de construção noticiosa para o jornalismo online, tendo sido pouco estudado no âmbito acadêmico. Outro objetivo, ainda na tentativa de compreender as especificidades da linguagem do jornalismo online, em especial o longform, é analisar o papel da emoção nessas publicações, a partir do uso dos recursos multimídia e dos comentários dos leitores. O conteúdo midiático é estruturado hoje a partir da multimidialidade, numa lógica de convergência (Jenkins, 2009) com a própria viabilidade financeira da mídia depende da criação de relacionamento com os leitores, no sentido de produzir narrativas interessantes, que estimulem o público a comentar e compartilhar, caso contrário, os longforms ficam ?perdidos? no turbilhão de informações do ciberespaço. Ademais, há um ?contrato comunicacional? Charaudeau (2007), no qual existe um acordo tácito entre os jornalistas que produzem as notícias baseados naquilo que imaginam que o leitor espere/deseje, e os receptores reais, que interpretam baseados em sua bagagem e elementos que possuem para inferir um significado ao discurso jornalístico. Ou seja, os jornalistas estão sempre preocupados com o que o público deseja, buscando criar conteúdos que satisfaçam os leitores, pois o jornalismo envolve um equilíbrio entre o fazer-saber, que seria a missão primeira do jornalismo, no sentido de informar e munir a opinião pública de fatos relevantes, e fazer-sentir, de cariz secundário, a fim de criar um vínculo, uma relação com os clientes que ajude a manter a viabilidade financeira do empreendimento noticioso. Embora Gradet (2016) concorde com essas premissas, ela reivindica um papel ainda mais central às emoções, que não seriam coadjuvantes no processo noticioso. Para ela, o vínculo entre espectador e veículo, ou seja, o fazer-sentir, é que garante o fazer-saber, quer dizer, o acesso à informação. Se a emoção é parte constituinte de nosso processo racional, integrando nosso aparelho cognitivo, logo ela não é simplesmente algo indesejado a ser eliminado pela objetividade ou uma prática meramente mercadológica para garantir a sobrevivência econômica, mas também parte integrante do discurso jornalístico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Tamara de Souza Campos - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: MOVIMENTAÇÃO


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAMPOS, T. S.2017 CAMPOS, T. S.; Castro, R.O . Um rosto na areia: o sujeito em Foucault. TEMPO SOCIAL (ONLINE), v. 29, p. 313-331, 2017.

2.
CAMPOS, T. S.2016CAMPOS, T. S.. A distância como fator constitutivo do ethos do maestro de orquestra. Trama: indústria criativa em revista, v. 1, p. 54, 2016.

3.
CAMPOS, T. S.2016CAMPOS, T. S.; Diana de Souza Pinto . A construção conjunta do malentendido em uma entrevista de pesquisa em Uma perspectiva interacionista. Intersecções. Revista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuais, v. 19, p. 28-42, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CAMPOS, T. S.. Maestro de Nós Mesmos: uma perspectiva comparada entre as figuras do maestro de orquestra e do professor. 1. ed. Rio de Janeiro: Novas Edições Acadêmicas, 2015. v. 1. 108p .

Capítulos de livros publicados
1.
CAMPOS, T. S.; Castro, R.O . Versões de Edipo: Foucault e as transições do saber-poder ao governo. In: Ana Christina Darwich Borges Leal; Barbara Lou da Cost Veloso Dias; Loiane Prado Verbicaro. (Org.). Normalização, poder e Direito. 1ed.Salvador/Bahia: JusPodvm, 2017, v. , p. 181-211.

2.
CAMPOS, T. S.; Diana de Souza Pinto . A memória do predecessor na construção de si: notas sobre a Angústia de Influência em mozart. In: Diana de Souza Pinto; Francisco Ramos de Farias. (Org.). Diálogos e Trilhas em Memória Social. 1ed.Rio de Janeiro: 7Letras, 2016, v. 1, p. 41-52.

3.
CAMPOS, T. S.. Angústia da Influência e o Músico Clássico: a memória do predecessor e a construção de si. In: Nummer, Fernanda Valli; França, Maria Cristina Caminha de Castilhos. (Org.). Entre ofícios e profissões: reflexões antropológicas. 1ed.Belém: GAPTA/UFPA, 2015, v. 1, p. 9-229.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CAMPOS, T. S.. Sindicato dos Músicos do RJ comemora 105 anos e lança a campanha de Valorização do Músico. Jornal Capital Cultural, Rio de Janeiro, p. 15 - 15, 01 maio 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAMPOS, T. S.; SCHIMEL, M. S. S. . Consumimos para existir ou Existimos para consumir? Uma reflexão a partir das novas formas de consumo: um estudo de caso de um café paulistano lowsumerista. In: XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste - INTERCOM SUDESTE, 2018, Belo Horizonte. ANAIS DO XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2018. v. 23. p. 1-15.

2.
CAMPOS, T. S.; FREITAS, J. C. T. ; ANJOS, E. M. . Imteração no ensino EAD e empatia. In: V TIC EDUCA 2018, 2018, Lisboa. Atas do V Congresso Internacional das TIC na Educação. Lisboa, 2018. v. 5. p. 29-45.

3.
CAMPOS, T. S.; FREITAS, J. C. T. . MOBILE LEARNING COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA DE ENSINO: UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR EXPLORANDO O WIRELESS STREET GAMES. In: TIC EDUCA, 2016, Lisboa. Atas do IV Congresso Internacional TIC E Educação 2016: Tecnologias digitais e a escola do futuro. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2016. v. 1. p. 620-630.

4.
CAMPOS, T. S.; FREITAS, J. C. T. . MOBILE LEARNING COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA DE ENSINO: UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR EXPLORANDO O WIRELESS STREET GAMES. In: TIC EDUCA, 2016, Lisboa. DIGITAL TECHNOLOGIES & FUTURE SCHOOL Atas do IV Congresso Internacional TIC e Educação 2016 (artigos selecionados). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2016. v. 1. p. 336-346.

5.
CAMPOS, T. S.. MEMÓRIA E ETHOS DO REGENTE DE ORQUESTRA: NARRATIVA E CONSTRUÇÃO DE SI A PARTIR DE UMA VISÃO INTERACIONISTA. In: V CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2016, Brasília. ANAIS V CONINTER, 2016. v. 5. p. 964-977.

6.
CAMPOS, T. S.. O MALENTENDIDO EM UMA ENTREVISTA DE PESQUISA PELA PERSPECTIVA INTERACIONISTA. In: IV Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2015, Foz do Iguaçu. Anais Coninter IV. Foz do iguaçu: Unioeste, 2015. v. 4. p. 31-45.

7.
CAMPOS, T. S.. A constituição da distância em torno do Regente de Orquestra. In: INTERCOM: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. Anais 2015, 2015.

8.
CAMPOS, T. S.. Angústia da influência e o músico clássico: a memória do predecessor e a construção de si. In: Reunião Brasileira de Antropologia, 2014, Natal. Anais 29 RBA, 2014.

9.
CAMPOS, T. S.; Diana de Souza Pinto . Desafios para o pesquisador interdisciplinar: relatos de uma tese em construção. In: III Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2014, Salvador. Desafios das Interdisciplinaridades, 2014. v. 20. p. 1-18.

10.
CAMPOS, T. S.. Análise dos discursos na imprensa sobre a crise da Orquestra Sinfônica Brasileira. In: II Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2013, Belo Horizonte. Globalização e Interdisciplinaridade, 2013.

11.
CAMPOS, T. S.. Fora do tom ? Fragmentos de uma análise discursiva em Ensaio de Orquestra à luz da Etnografia da Comunicação. In: XVI Congresso Brasileiro de Sociologia, 2013, Salvador. Anais XVI Congresso Brasileiro de Sociologia, 2013. p. 1-21.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAMPOS, T. S.; SCHIMEL, M. S. S. . CONSUMIMOS PARA EXISTIR OU EXISTIMOS PARA CONSUMIR?: COMPREENDENDO A TENDÊNCIA DO LOWSUMERISM A PARTIR DO ESTUDO DE CASO DE UMA CAFETERIA DE SÃO PAULO. In: IX Seminário de Pesquisa da Estácio, 2017, Rio de Janeiro. Seminário de Pesquisa da Estácio, 2017.

2.
CAMPOS, T. S.. Entrevista de Pesquisa de acordo com pressupostos do Interacionismo Simbólico; estudo da construção de um mal entendido. In: VIII Seminário de Pesquisa da Estácio, 2016, Rio de Janeiro. Seminário de Pesquisa Estácio, 2016. v. 1.

3.
CAMPOS, T. S.; Diana de Souza Pinto . A construção conjunta do malentendido em uma entrevista de pesquisa em uma perspectiva interacionista. In: VIII JORNADA DE ESTUDOS DO DISCURSO PUC RIO, 2014, Rio de Janeiro. caderno de resumos JED, 2014. v. 1. p. 1-52.

Apresentações de Trabalho
1.
CAMPOS, T. S.. LONGFORM: CONTRADIÇÃO OU REFLEXO DE UMA NOVA LITERACIA DIGITAL?: UM ESTUDO DE CASO DE UMA SÉRIE DE O GLOBO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CAMPOS, T. S.. A Entrevista na Pesquisa Qualitativa: perspectivas em análise da narrativa e interação. Paraná: Revista Ideação - Centro de Educação, Letras e Saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2016 (Resenha).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CAMPOS, T. S.. Membro de Comissão Científica VII Coninter. 2018.

2.
CAMPOS, T. S.. Responsável nacional por Disciplinas: Introdução às profissões em Comunicação e Comunicação Empresarial Integrada. 2018.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
JORNALISTA, V. M. ; CAMPOS, T. S. . Profissões do Futuro. 2019. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
CAMPOS, T. S.. Moeda na rede: as criptmoedas têm feito a cabeça dos investidores por todo o mundo. Mas, afinal de contas, o que são elas e como funcionam?. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
CAMPOS, T. S.. TV FUTURA: Inovação na sala de aula - quais os mitos e as verdades?. 2018.


Demais tipos de produção técnica
1.
CAMPOS, T. S.. Ementa da disciplina de Teorias da Comunicação e todos os planos de aula - UNESA. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de Plano de Ensino e planos de aula do curso de Teorias da Comunicacão).

2.
CAMPOS, T. S.. X Seminário de Pesquisa e I Mostra de Extensão da Estácio - parecerista GT. 2018. (Parecerista de Comunicação Social/membro do Conselho Editorial do evento).

3.
CAMPOS, T. S.. Avaliadora Intercom Sudeste, no IJ - Estudos Interdisciplinares da Comunicação. 2018. (Avaliador Intercom Sudeste 2018).

4.
CAMPOS, T. S.; Diana de Souza Pinto . VII Coninter - coordenadora do GT 12 - Memórias, narrativas e discursos. 2018. (Coordenação de GT e parecerista).

5.
CAMPOS, T. S.. Aprovação de trabalhos no VII Coninter. 2018. (Parecerista).

6.
CAMPOS, T. S.; SCHIMEL, M. S. S. . Desvendando a pesquisa acadêmica: possibilidades na graduação e pós. 2018. (Oficina na Semana de Comunicação 2018 Unesa).

7.
CAMPOS, T. S.. Professora responsável pelo chat da disciplina de Teorias da Comunicação - aula transmitida para todo o Brasil em tempo real. 2018. (Mediadora chat Projeto Prepara AV1).

8.
CAMPOS, T. S.. Professora responsável pelo chat da disciplina Teorias da Comunicação - em aula transmitida para todo o Brasil, em tempo real. 2018. (Mediadora de chat do Projeto Prepara AV2).

9.
CAMPOS, T. S.. IX Seminário de Pesquisa da Estácio e V Jornada de Iniciação Científica da UNESA.. 2017. (Parecerista de Comunicação Social/membro do Conselho Editorial do evento).

10.
CAMPOS, T. S.; Diana de Souza Pinto . V Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. 2016. (Coordenação de GT e parecerista).

11.
CAMPOS, T. S.; Diana de Souza Pinto ; pinheiro, jacqueline . organização do GT e pareceres. 2015. (Co-coordenação de GT no IV Coninter (GT 20 - Memórias, Narrativas e Discursos)).

12.
CAMPOS, T. S.. Jornal Musical - número 51. 2012. (Editoração/Periódico).

13.
CAMPOS, T. S.. Técnicas de Elaboração de Release. 2011. .

14.
CAMPOS, T. S.. Jornal Musical - número 47. 2011. (Editoração/Periódico).

15.
CAMPOS, T. S.. Jornal Musical - número 48. 2011. (Editoração/Periódico).

16.
CAMPOS, T. S.. Jornal Musical - número 49. 2011. (Editoração/Periódico).

17.
CAMPOS, T. S.. Jornal Musical - número 50. 2011. (Editoração/Periódico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
CAMPOS, T. S.; ABREU, R.; PESTANA, M. R.; FARIAS, F. R.; Diana de Souza Pinto. Participação em banca de Antonio Henrique Seixas de Oliveira. ACORDES FILARMÔNICOS ECOAM NA GUANABARA Memórias e narrativas das bandas portuguesas da cidade do Rio de Janeiro. 2018. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CAMPOS, T. S.; MONTENEGRO, T. M.; OLIVEIRA, N. G.. Participação em banca de Diego Ferreira Soares.A influencia dos youtubers no comportamento da geração Z. 2017 - Universidade Estácio de Sá.

2.
CAMPOS, T. S.; Soraya Venegas; MORAIS, A. L.. Participação em banca de Renata Terra da Costa.Asessoria de Comunicação na Era Digital: uma análise sobre a página Prefeitura Silva Jardim. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.

3.
CAMPOS, T. S.; MONTENEGRO, T. M.; FONSECA, M. S.. Participação em banca de Lucas Gomes da Silva.Os benefícios da Arquitetura da Informação para o setor turístico na contemporaneidade: um estudo de caso do site AIRBNB. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.

4.
CERBINO, A. L.; CAMPOS, T. S.; MATTOS, A. P.. Participação em banca de Rafael Fabricio Neves.A CONSTRUÇÃO DA MARCA EMPREGADORA: E o trabalho de Great Place to Work no Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Estácio de Sá.

5.
CERBINO, A. L.; CAMPOS, T. S.; Gutenberg Barbosa. Participação em banca de Bianca Ferreira Cavaliere.MARKETING DIRIGIDO À CRIANÇA: MCDONALD'S X BURGER KING. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Estácio de Sá.

6.
CERBINO, A. L.; CAMPOS, T. S.; MATTOS, A. P.. Participação em banca de KARYNE NASCIMENTO DA SILVA BARBOZA.O MARKETING DE CONTEÚDO DO FILME MULHER- MARAVILHA: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA IGUALDADE DE GÊNERO. 2017 - Universidade Estácio de Sá.

7.
CERBINO, A. L.; CAMPOS, T. S.; JANTSEN, G.. Participação em banca de Hyago Policarpo Bastos.O PODER DOS APLICATIVOS NAS NOVAS TECNOLOGIAS CARTOLA F.C. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Estácio de Sá.

8.
MONTENEGRO, T. M.; CAMPOS, T. S.; FONSECA, M. S.. Participação em banca de LUCAS PONTES GOMES.MARKETING ESPORTIVO NAS REDES SOCIAIS: Análise do Clube de Regatas do Flamengo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Estácio de Sá.

9.
Soraya Venegas; Gutenberg Barbosa; CAMPOS, T. S.. Participação em banca de Felipe Piazentin Gomes.Redes Sociais como auxílio ao trabalho de assessoria de comunicação e manutenção de imagem: uma análise da Fanpage do atleta Higor Lima. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.

10.
CERBINO, A. L.; RODRIGUES, F.; CAMPOS, T. S.. Participação em banca de Juliana Figueiredo do Rosário.Estudo sobre o marketing de relacionamento da empresa Arezzo para contornar a polêmica campanha Pele Mania (2011). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.

11.
CERBINO, A. L.; ABREU, F.; CAMPOS, T. S.. Participação em banca de Juliete Ambrosio de Pontes Barboza.Os novos consumidores da geração y: um estudo de caso Quem disse Berenice?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.

12.
JORGE, E.; OTO, R.; CAMPOS, T. S.. Participação em banca de Tatiane Albuquerque da Silva.Sensacionalismo e mitificação: a cobertura da morte de Ayrton Senna pelo Jornal O Globo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.

13.
Soraya Venegas; FONTES, H. B.; CAMPOS, T. S.. Participação em banca de Gabryella Mendes de Almeida.Unilever: a utilização da comunicação empresarial como base estratégica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.

14.
CAMPOS, T. S.; Gutenberg Barbosa; CERBINO, A. L.. Participação em banca de Renan Martins Gouvêa.Avatar: representação pessoal em ambiente virtual - Black Mirror, quinze milhões de méritos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Estácio de Sá.

15.
CAMPOS, T. S.; RAMOS, D. C. S.. Participação em banca de Débora de Oliveira Santos.A psicomotricidade como estimulação da aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

16.
CAMPOS, T. S.; CHILINGUE, M. B.. Participação em banca de Aline Mendes Braga.Conhecendo as funções do cérebro para interpretar as dificuldades de aprendizagem na escola. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

17.
CAMPOS, T. S.; Soraya Venegas; Gutenberg Barbosa. Participação em banca de Renata Machado Seti Rodrigues.Rádio Online Yandê: Etnomídia e empoderamento das identidades indígenas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.

18.
Soraya Venegas; Gutenberg Barbosa; CAMPOS, T. S.. Participação em banca de Ana Elisa Vianna de Oliveira.Jornalismo e imediatismo: a evolução do jornal impresso para o online. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.

19.
CAMPOS, T. S.; GONDIME, T.; CERBINO, A. L.. Participação em banca de Nathalia Pinto Loureiro de Siqueira.Mais que uma segmentação de mercado, um mercado de nicho: o sucesso do e-commerce meu amigo pet. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Estácio de Sá.

20.
CAMPOS, T. S.; CERBINO, A. L.; ABREU, F.. Participação em banca de Amanda Lobo Teixeira.Endomarketing: valorização interna para resultados externos positivos. Estudo de caso Toyota. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Estácio de Sá.

21.
CAMPOS, T. S.; JORGE, E.; OTO, R.. Participação em banca de Pablo King.A Guerra Santa da Informação: a igreja Universal nas páginas de O Globo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.

22.
CAMPOS, T. S.; LOBO, V. C.. Participação em banca de Alissandra de Araujo Barci da Silva.O processo de aquisição da leitura e escrita: caminhos que podem levar à entrada no mundo letrado. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

23.
CAMPOS, T. S.; NIELS, K. M. L.. Participação em banca de Vera Darcília Vicente da Silva.Alfabetização e Letramento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. longform: contradição ou reflexo de uma nova literacia digital?: um estudo de caso de uma série de O Globo.. 2018. (Congresso).

2.
XXIII Congresso em Ciências da Comunicação da Região Sudeste. Consumimos para existir ou Existimos para consumir? Uma reflexão a partir das novas formas de consumo: um estudo de caso de um café paulistano lowsumerista. 2018. (Congresso).

3.
IV TIC EDUCA 2016. MOBILE LEARNING COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA DE ENSINO: UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR EXPLORANDO O WIRELESS STREET GAMES. 2016. (Congresso).

4.
V Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. Memória e Ethos do regente de orquestra:narrativa e construção de si a partir de uma visão interacionista. 2016. (Congresso).

5.
IV Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. O MALENTENDIDO EM UMA ENTREVISTA DE PESQUISA PELA PERSPECTIVA INTERACIONISTA. 2015. (Congresso).

6.
29 Reunião Brasileira de Antropologia. Angústia da influência e o músico clássico: a memória do predecessor e a construção de si. 2014. (Congresso).

7.
III Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. Desafios para o pesquisador interdisciplinar: relatos de uma tese em construção. 2014. (Congresso).

8.
VIII Jornada de Estudos do Discurso da PUC-Rio.A construção conjunta do malentendido em uma entrevista de pesquisa em uma perspectiva interacionista. 2014. (Seminário).

9.
Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. Análise dos discursos na imprensa sobre a crise da Orquestra Sinfônica Brasileira. 2013. (Congresso).

10.
II Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. ANÁLISE DOS DISCURSOS NA IMPRENSA SOBRE A CRISE DA ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA. 2013. (Congresso).

11.
XVI Congresso Brasileiro de Sociologia. Fora do tom ? Fragmentos de uma análise discursiva em Ensaio de Orquestra à luz da Etnografia da Comunicação. 2013. (Congresso).

12.
IV Seminário Nacional Sociologia & Política: Pluralidade e Garantia dos Direitos Humanos no sé século XXI.Saindo do Compasso: um estudo de caso sobre a demissão em massa dos músicos da Orquestra Sinfônica. 2012. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAMPOS, T. S.. II Seminário Internacional em Memória Social. 2016. (Outro).

2.
CAMPOS, T. S.. Palestra "Crowdfunding: financiamento pela multidão". 2015. (Outro).

3.
CAMPOS, T. S.. Palestra O Grafitti e a Publicidade. 2015. (Outro).

4.
CAMPOS, T. S.. I Fórum de Comunicação Gatronônica. 2015. (Outro).

5.
CAMPOS, T. S.. 13 Semana de Comunicação. 2015. (Outro).

6.
CAMPOS, T. S.. XIII Semana de Comunicação. 2015. (Outro).

7.
CAMPOS, T. S.. 3º Seminário A Mulher na Música. 2011. (Outro).

8.
CAMPOS, T. S.. Oficinas Gratuitas em Empreendedorismo na Música. 2011. (Outro).

9.
CAMPOS, T. S.. I Prêmio de Artigos Acadêmicos "a Mulher na Música". 2011. (Concurso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Natália de Oliveira França de Carvalho. Jornalismo e content marketing: como esse novo fenômeno se relaciona com o trabalho do assessor de imprensa na web. Um estudo de caso sobre a rede de supermercados Armazém do Grão. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Elias Zauza de Oliveira. Rotina no jornalismo: a utilização do Facebook na produção jornalística. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Tamara de Souza Campos.

2.
Andre de Rezende Hoelz. Aprendendo a ser jornalista no youtube: estudo de caso do canal Duda Rangel e do ethos jornalístico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Tamara de Souza Campos.

3.
Bruno do Nascimento Padilha Velasco. O megadesastre em Petrópolis: as chuvas de janeiro de 2011. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Tamara de Souza Campos.

4.
Cristiano Azevedo de Oliveira. A atividade do Ombudsman frente à disseminação de Fake news. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Tamara de Souza Campos.

5.
Guilherme Cohen Seidl. O reflexo da ausência de apuração in loco por jornalistas brasileira que cobrem a NFL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Tamara de Souza Campos.

6.
Tatiana Grogório de Assis. Critérios de seleção de notícias no Instagram: estudo de caso do perfil do jornal O Globo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Tamara de Souza Campos.

7.
Bruna Souza Rodrigues da Silva. A informação e o canal da fé: a notícia em emissoras religiosas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Tamara de Souza Campos.

8.
Daniel de Freitas Câmara. O sensacionalismo no jornalismo esportivo, a ética profissional e o respeito ao cidadão: o caso Alex Muralha - goleiro do Flamengo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Tamara de Souza Campos.

9.
Ronnaldo Cordeiro Dias de Oliveira. Sensacionalismo e Fakenews: uma análise da cobertura da Foxsports do clássico Botafogo e Flamengo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Tamara de Souza Campos.

10.
Igor Julio Ferandes de Souza. O capital social no Twitter e o telejornalismo esportivo: um estudo de caso sobre a participação dos espectadores no Programa Bate Bola. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Tamara de Souza Campos.

11.
Julia Souza Cerqueira. Blog como ferramenta do webjornalismo. A linguagem informal e a interatividade dos blogs jornalísticos: um estudo de caso do blog do Noblat. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Tamara de Souza Campos.

12.
Raphael Branco da Silveira. O Jornalismo Colaborativo no rádio: um estudo de caso o quadro Ouvinte Repórter Tupi. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Tamara de Souza Campos.

13.
Tharllen Rosa Felipe. O ÂNCORA DE TELEJORNAL E A CONSTRUÇÃO DO ETHOS JORNALÍSTICO: UMA ANÁLISE DO TELEJORNAL PRIMEIRO IMPACTO DO SBT. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Tamara de Souza Campos.

14.
Fernanda de Andrade Castellani. A representatividade da mulher no jornalismo esportivo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Tamara de Souza Campos.

15.
Patrícia Flores e Aparecida Cristina Custódio. Jornalismo colaborativo: o uso de aplicativos Whatsapp/Facebook na rotina produtiva da Tribuna de Petrópolis. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Tamara de Souza Campos.

16.
Vitor Garcia e Leonardo Macacheiro. Cobertura do Diário de Petrópolis na greve de Educação: a influência dos releases da assessoria de comunicação da Prefeitura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Tamara de Souza Campos.

17.
BIANCA NEVES SEABRA LEITE. ANÁLISE DO ETHOS JORNALÍSTICO NA PEÇA ?O BEIJO NO ASFALTO? DE NELSON RODRIGUES. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Tamara de Souza Campos.

18.
Leonardo Assis Ladeira Lira. O Rádio na era digital: O uso do rádio na internet para a produção de conteúdo em aplicativos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Tamara de Souza Campos.

19.
Yuri ferraz Lima. Análise Semiótica na cobertura da prisão do ex-presidente Lula. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Tamara de Souza Campos.

20.
Natalia de Oliveira França. Jornalismo e content marketing: como esse novo fenômeno se relaciona com o trabalho do assessor de imprensa na web. Um estudo de caso sobre a rede de supermercados Armazém do Grão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Tamara de Souza Campos.

21.
Debora Blezer. Podcasts: consumo cultural no Brasil - estudos de caso do Nerdcast, Mamilos e CBN. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Tamara de Souza Campos.

22.
Gabriel Monteiro Dias. O audiovisual do Exército: a propagação de uma ideologia ou uma produção jornalística. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Tamara de Souza Campos.

23.
Mariana Ingrid Gatto. Veiculação de notícias no Instagram do @Estadão: um estudo de caso sobre o Stories. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Tamara de Souza Campos.

24.
Julia da Costa Oliveira. O uso do dispositivo móvel no meio de produção do Giro Serra: um estudo de caso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Tamara de Souza Campos.

25.
Vinicius Vargas Zamboni. G1 em 1 minuto: Gatewachting e convergência. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Tamara de Souza Campos.

26.
Wallace José Garcia Ramos. A SEMANA DECISIVA DO PROCESSO IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF NOTICIADA NAS CAPAS DO JORNAL O GLOBO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Tamara de Souza Campos.

27.
Gabriela Andrade. A LINGUAGEM UTILIZADA NOS JORNAIS ESTADO DE SÃO PAULO E NO SEMANÁRIO ALTERNATIVO MOVIMENTO DURANTE A DITADURA MILITAR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Tamara de Souza Campos.

28.
Karina Ferreira Araújo. Música na Educação: socialização através da Música. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tamara de Souza Campos.

29.
Priscila Duarte Gonçalves. A Música como agente formador na Educação do Indivíduo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tamara de Souza Campos.

30.
Gisele Estorane Guimarães. A importância da Música do processo de aprendizagem nas séries iniciais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tamara de Souza Campos.

31.
Etiene Valério de Oliveira. A importância das práticas musicais e do educador musical na aprendizagem das escolas de educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tamara de Souza Campos.

32.
Thays Lundgren Azevedo. COMO A OUVIDORIA SECONSER AJUDA NA IMAGEM DO ÓRGÃO?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Tamara de Souza Campos.

33.
Kenya Sommerfeld. YOUTUBE: A NOVA TV. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Tamara de Souza Campos.

34.
Fabio Andrade Aguiar. ANÁLISE DAS MATÉRIAS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO JORNAL HOJE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Tamara de Souza Campos.

35.
Rodrigo Souza Machado. A discriminalização do esporte no jornalismo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Tamara de Souza Campos.

36.
Barbara Rubim Trindade. Redes Sociais e Jornalismo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Tamara de Souza Campos.

37.
Sonia Maria do Carmos Silva. A importância da Música na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tamara de Souza Campos.

38.
Erli Aparecida Pacheco. O Ensino Musical Integrado ao Projeto Político Pedagógico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tamara de Souza Campos.

Iniciação científica
1.
Marcela Schimel. Pechincheiros de plantão ou estilo de vida?: entendo o Lowsumerism a partir de um estudo de caso em uma cafeteria de São Paulo.. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Tamara de Souza Campos.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
CAMPOS, T. S.. Técnicas de Elaboração de Release. 2011. .



Outras informações relevantes


Aprovação para o concurso da UEMG, campus Divinópolis, vaga 84 do edital 19/2018. 

Aprovação em 1º lugar no concurso para professor substituto (adjunto classe A) da UFF de Rio das Ostras. Area de Música e Produção, Departamento de Artes e Estudos Culturais. Edital 160/2018.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 20:17:21