Tiago dos Santos de Sant'Ana

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8562925114595963
  • Última atualização do currículo em 10/01/2019


Tiago Sant'Ana é doutorando no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade na Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde também obteve o título de mestre. Foi professor substituto do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos da UFBA entre 2016 e 2017. Integra o NUCUS - Núcleo de pesquisa em Cultura e Sexualidade. Na universidade, desenvolve pesquisa nas áreas de arte e dissidências sexuais e de gênero - com ênfase nos estudos queer e decolonialidades. Como artista, pesquisa a linguagem da performance, participando de exposições nacionais e internacionais - a exemplo de "Histórias afro-atlânticas" (MASP e Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, 2018), "Axé Bahia: The power of art in an afro-brazilian metropolis" (Fowler Museum at UCLA, Los Angeles, 2017), "Negros indícios" (Caixa Cultural, São Paulo, 2017), "Orixás" (Casa França-Brasil, Rio de Janeiro, 2016) e "Reply All" (Grovesnor Gallery, Manchester, 2016). Tem experiência com crítica e curadoria nas Artes Visuais. Foi curador-assistente da 3a. Bienal da Bahia (2014), além de ter organizado mostras como "Vamos de mãos dadas" (2018), "Campo de Batalha" (2017) e "Future Afro Brazil Visions in Time" (2017). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tiago dos Santos de Sant'Ana
Nome em citações bibliográficas
SANT'ANA, T.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Cultura e Sociedade.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Memórias de arte e ativismo: um estranho arquivo de dissidências sexuais e de gêneros (Pernambuco-Bahia),
Orientador: Leandro Colling.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: arte; genealogias; políticas queer; arquivo; Nordeste.
2013 - 2016
Mestrado em Cultura e Sociedade.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Outras cenas do queer à brasileira: O grito gongadeiro de Jomard Muniz de Britto no cinema da Recinfernália,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Leandro Colling.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2008 - 2012
Graduação em Comunicação Social - Jornalismo.
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
Título: Cada uma sabe a dor e a delícia de ser o que é - Narrativas sobre a transexualidade no Fantástico.
Orientador: Maria de Fátima Ferreira.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Produção Jornalística para público LGBT. (Carga horária: 8h).
Centro Universitário CESMAC, FEJAL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professor substituto do Bacharelado Interdisciplinar em Artes do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Milton Santos da UFBA

Vínculo institucional

2009 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Atividades

11/2016 - Atual
Ensino, Interdisciplinar em Artes, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos sobre a contemporaneidade I
Estudos sobre a contemporaneidade II
Políticas Culturais
Laboratórios de criação e práticas artísticas
Ação artística II

3a. Bienal da Bahia, BIENAL DA BAHIA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Assistente de curadoria, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisas de projetos artísticos e críticos para integrar a 3a. Bienal da Bahia, realizada entre 29 de maio e 7 de setembro de 2014.


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IFBAIANO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Trainee, Enquadramento Funcional: Livre, Carga horária: 30


Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista PIBIC, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto "'Cultural Performance': práticas performativas espetaculares no Recôncavo baiano".


Assessoria Geral de Comunicação Social do Governo do estado da Bahi, AGECOM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Livre, Carga horária: 40
Outras informações
Estágio supervisionado na Assessoria Geral do Governo do Estado - Centro Administrativo da Bahia, Salvador/Ba.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Outras políticas para o respeito às diferenças sexuais e de gêneros no Brasil hoje

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Leandro Colling em 19/01/2017.
Descrição: O projeto tem como objetivo continuar e interligar as investigações realizadas no interior do grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade que apontam para uma série de diferenças entre as políticas desenvolvidas pelo chamado movimento LGBT e por pessoas e/ou coletivos mais sintonizados com o que veio a ser denominado como ativismo queer. Uma dessas diferenças diz respeito ao uso das linguagens artísticas, por parte de ativistas que dialogam com perspectivas queer, para produzir intervenções que problematizam as normas sexuais e de gêneros. Agora nossa proposta é realizar um mapeamento de coletivos e/ou artistas brasileiros que também dialogam, de alguma forma ou de outra, com as perspectivas queer. Nossa proposta é pensar em um artivismo queer brasileiro. Quais são os coletivos e/ou artistas do Brasil em atividade que poderiam ser considerados como sintonizados com perspectivas queer? O que essas pessoas estão produzindo? Quais as diferenças existentes entre elas próprias? O que pensam sobre as sexualidades e os gêneros? Quais as suas influências políticas, epistemológicas e artísticas? Em que medida se diferenciam do movimento LGBT mainstream? O que seria o artivismo queer brasileiro e como seria possível caracterizá-lo? Quais os antecedentes desse artivismo no Brasil? Com base na pesquisa realizada em outros países, em que esse artivismo brasileiro se diferencia daquilo que encontramos no exterior? O que esse artivismo nos ensina em termos políticos, artísticos e epistemológicos? Essas são algumas perguntas que irão nortear a pesquisa, que contará com a colaboração técnico-científica de integrantes do grupo de pesquisa CUS, Cultura e Sexualidade, da Universidade Federal da Bahia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Tiago dos Santos de Sant'Ana - Integrante / Leandro Colling - Coordenador / Djalma Thürler - Integrante / Carlos Henrique Lucas Lima - Integrante / Paulo Cesar Garcia - Integrante / Francisco Soares Sena - Integrante / Deivide Souza de Jesus - Integrante / Stéfano Angelo de Sousa Belo - Integrante / Pablo Soares Pereira Costa - Integrante / Marcelo de Trói - Integrante.
2013 - 2016
Políticas para o respeito às diferenças sexuais e de gêneros na ibero-américa: conquistas e tensões atuais entre movimentos LGTB e o ativismo queer
Descrição: A pesquisa tem o objetivo geral de mapear e analisar as principais políticas para a promoção do respeito às diferenças sexuais e de gêneros adotadas em governos e movimentos sociais de três países da América Latina (Argentina, Chile e Equador) e de dois países europeus (Portugal e Espanha), com ênfase nas políticas das diferenças. Os objetivos específicos são: 1. Apontar os limites das políticas inscritas dentro do paradigma da igualdade; 2.Mapear alguns dos principais estudos acadêmicos sobre o tema; 3. Oferecer aos militantes e acadêmicos um panorama atual de estudos e políticas implantadas nestes cinco países; 4. Produzir um material que futuramente servirá para a realização de uma análise comparativa com relação às experiências brasileiras na área; 5. Produzir reflexões para a produção de propostas de ativismo queer a partir da ibero-américa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
"Cultural Performance": Práticas performativas espetaculares no Recôncavo Baiano
Descrição: A arte contemporânea se apresenta como uma forma de expressão marcadamente interdisciplinar, possibilitando a convivência e a prática de estudo de diferentes áreas de conhecimento. Hoje é possível pensar em inter-territorialidade, inter-relação das artes com outros territórios do conhecimento humano, nesse contexto encontramos processos artísticos compreendido em diferentes campos de produção e multiplicidade de expressões que buscam ampliar o conceito de arte. A performance-art como linguagem artística, vem alcançando um amplo destaque como estratégia criativa, sendo que já é possível traçar-lhe uma trajetória que perpasse as vanguardas históricas do sec. XX ao presente. O termo performance, amplamente utilizado em diversas situações da vida cotidiana serve em artes visuais para definir uma gênero de arte que envolve confrontamento e hibridismo. Intricada e diversa ela transita nas fronteiras das definições tradicionais de arte expandindo e tornando o ato de criação dinâmico e vivo. Certamente por isso seja apontada como a manifestação artística contemporânea por excelência. Encontramos no Recôncavo baiano, diversos artistas visuais que utilizam o gênero como forma de expressão e de construção de poéticas singulares. Contudo desconhecemos estudos e pesquisa sobre o tema. Afim de uma maior compreensão e interpretação que possa dar visibilidade a essa produção a importância de uma pesquisa que possibilite um levantamento de conteúdo é fundamental, através de uma revisão bibliográfica, levantamento de fontes e registro fotográficos, videográfica e estudos de casos. Soma-se a essa pesquisa sobre a performance-art no recôncavo o estudo introdutório das matrizes culturais do recôncavo baiano como prática performativa , informado por referenciais teóricos que balizam os novos rumos da antropologia do teatro, da etnocenologia e aliada a crítica às visões essencialistas do conceito de identidade. Tal pesquisa pretende dialogar com o conceito de ?comunida.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
A cultura e a representação da homossexualidade nas telenovelas da Rede Globo e no teatro baiano.
Descrição: A pesquisa pretende identificar e analisar a representação dos personagens homossexuais nas telenovelas da Rede Globo e no teatro baiano, especialmente durante os anos de 2000 a 2008. O objetivo principal é o de entender como as representações são realizadas e, com o diagnóstico, discutir a elaboração de políticas culturais voltadas para o respeito à diversidade sexual. Para realizar o trabalho, deverá ser realizada uma retrospectiva histórica a partir de textos publicados em jornais e revistas, informações disponíveis em bancos de dados em geral e entrevistas como atores, diretores e estudiosos do assunto. Este trabalho já foi iniciado em relação às telenovelas. Ao mesmo tempo, aprofundaremos o estudo do referencial teórico, especialmente os trabalhos inscritos genericamente nos chamados Estudos Gays e Lésbicos e na Teoria Queer e desenvolveremos uma metodologia capaz de analisar os objetos. O trabalho se justifica, basicamente, em função do aumento da presença de gays e lésbicas na mídia em geral e no teatro e da inexistência de uma análise destes produtos culturais a partir da Teoria Queer. Também verificaremos que inexistem trabalhos acadêmicos específicos sobre políticas culturais para a comunidade GLBTT, apesar do programa Brasil Sem Homofobia já dispor de um capítulo específico sobre a cultura. Outro objetivo é a criação de um grupo de estudo sobre as obras fundamentais da Teoria Queer e dos Estudos Gays e Lésbicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cultura.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Estudos de gênero.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERREIRA, A. H. N.2018 FERREIRA, A. H. N. ; SANT'ANA, T. . Au-delà des rivalités provinciales : poétiques visuelles tropicalistes et autres projets d?art étendu depuis la perspective du Nord-Est brésilien. Artl@s Bulletin, v. 7, p. 76, 2018.

2.
SANT'ANA, T.2016 SANT'ANA, T.. Sobre arte, conhecimentos e linhas de fuga. Revista Periódicus, v. 1, p. https://portals, 2016.

3.
SANT'ANA, T.2016 SANT'ANA, T.. OUTRAS CENAS DO QUEER À BRASILEIRA: UMA INCURSÃO SOBRE ARTES E GEOPOLÍTICAS QUEER NO BRASIL. Revista Ambivalências, v. 4, p. http://seer.ufs, 2016.

4.
COLLING, L.2012COLLING, L. ; CONCEICAO, P. S. ; LOPES, Maycon ; SANT'ANA, T. ; SANCHES, J. C. ; BRAGA, Guedes Cintia. ; SANTOS, Matheus. . Um panorama dos estudos sobre mídia, sexualidades e gêneros não normativos no Brasil.. Gênero, v. 12, p. 77-108, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
COLLING, L. ; SANT'ANA, T. . Um breve olhar sobre a transexualidade na mídia. In: Maria Thereza Ávila Dantas Coelho; Liliana Lopes Pedral Sampaio. (Org.). Transexualidade - Um olhar multidisciplinar. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2014, v. , p. 255-266.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SANT'ANA, T.. Terceira margem do queer. Revista CULT, São Paulo, p. 20 - 23, 10 ago. 2017.

2.
SANT'ANA, T.. Três flertes poéticos para uma política da diferença sexual e de gênero na arte. Site Políticas do CUS, 14 set. 2014.

3.
FERREIRA, A. H. N. ; SANT'ANA, T. . Departamento PEBA & cia.. Jornal de um dia só - 3a. Bienal da Bahia, Salvador, 19 jul. 2014.

4.
FERREIRA, A. H. N. ; SANT'ANA, T. . Departamento a todo vapor. Jornal de um dia só - 3a. Bienal da Bahia, 16 jul. 2014.

5.
FERREIRA, A. H. N. ; SANT'ANA, T. . Departamento da marchetaria de ficções instáveis. Jornal de um dia só - 3a. Bienal da Bahia, 10 jul. 2014.

6.
FERREIRA, A. H. N. ; SANT'ANA, T. . Departamento do pós-racialismo (corpo, dispositivo e subjetivação). Jornal de um dia só - 3a. Bienal da Bahia, 10 jul. 2014.

7.
FERREIRA, A. H. N. ; SANT'ANA, T. . Departamento da inserção do ato num sistema de regras. Jornal de um dia só - 3a. Bienal da Bahia, 07 jul. 2014.

8.
SANT'ANA, T.. Quem é Louco?. Jornal Reverso, 16 jul. 2009.

9.
SANT'ANA, T.. Arê Baba!. Jornal Reverso, Cachoeira, 15 jul. 2009.

10.
SANT'ANA, T.. Hospital de Santo Antonio continua inativo. Jornal Reverso, 15 jul. 2009.

11.
OLIVEIRA, Alanna ; SANT'ANA, T. . Vivências mineiras. Jornal Reverso, Cachoeira.

12.
PINTO, C. ; SANT'ANA, T. . Identidades marcadas pela fé. Jornal Reverso.

13.
SANT'ANA, T.. Dia para trans formar o jornalismo. Site Políticas do CUS.

14.
FERREIRA, A. H. N. ; SANT'ANA, T. . Departamento da performatividade de gênero. Jornal de um dia só - 3a. Bienal da Bahia, Salvador.

15.
SANT'ANA, T.. 'Queermuseu': a apropriação que acabou em censura. Le Monde Diplomatique.

16.
SANT'ANA, T.. 40 anos de resistência LGBT. Jornal Reverso.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANT'ANA, T.. Corpos erráticos: Ensaio sobre política da diferença no Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual. In: VII Congresso Internacional de Estudos sobre a diversidade sexual e de gênero da ABEH, 2014, Rio Grande. Anais do VII Congresso Internacional de Estudos sobre a diversidade sexual e de gênero da ABEH, 2014.

2.
FERREIRA, A. H. N. ; SANT'ANA, T. . Para além de rivalidades provinciais: poéticas visuais tropicalistas e outros projetos de arte expandida sob a perspectiva do Nordeste. In: 23° Encontro Nacional da ANPAP - Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2014, Belo Horizonte. Anais do 23º Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas., 2014.

3.
FERREIRA, A. H. N. ; SANT'ANA, T. . Axés e pertencimentos: marchetaria entre mitologias contemporâneas afro-brasileiras e performance-arte. In: 22º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas ? ANPAP, 2013, Belém. Anais do 22º Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2013.

4.
SANT'ANA, T.. Norma, abjeção e uma jornalista que adora dar diagnósticos - Narrativas sobre a transexualidade no Fantástico. In: VI Congresso Internacional de Estudos sobre Diversidade Sexual e de Gênero da ABEH, 2012, Salvador. CD ROM - Anais do VI Congresso Internacional de Estudos sobre Diversidade Sexual e de Gênero da ABEH, 2012.

5.
SANT'ANA, T.; SANCHES, J. C. . Revelando o segredo? A transexualidade fotografada pela revista Playboy. In: II 2Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades, 2011, Salvador. Anais II Seminário Enlaçando Sexualidades (2011), 2011.

6.
FERREIRA, A. H. N. ; SANT'ANA, T. . Corpo, dispositivo e subjetivação: Experiências entre performance e vídeo. In: 20° Congresso da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), 2011, Rio de Janeiro. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Rio de Janeiro: UERJ/REDE SIRIUS/BIBLIOTECA CEH/B, 2011.

7.
SANT'ANA, T.. A dimensão etnocenológica de matricialidades no Recôncavo da Bahia. In: I RECITEC - Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia, 2011, Cruz das Almas. Anais do I RECITEC, 2011.

8.
SANT'ANA, T.. ?Sou mulher, sou menininha, só não tenho piriquitinha? ? Narrativas sobre a transexualidade no Fantástico. In: XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2011, Maceió. Anais XIII INTERCOM Região Nordeste, 2011.

9.
SANT'ANA, T.. Pet Sounds - As bichinhas na praia dos beach boys: A homossexualidade na telenovela Três Irmãs. In: VI ENECULT - Encontro Multidisciplinar de Estudos em Cultura, 2010, Salvador. CD-ROM Anais VI ENECULT, 2010.

10.
SANT'ANA, T.. ?Bicha preta, pobre e afetada? Aqui não, hein?!? ? Corpo e identidade homossexual na revista gay A capa. In: XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2010, Campina Grande. CD-ROM Anais XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste ? Campina Grande ? PB ? 10 a 12 de Junho, 2010.

11.
SANT'ANA, T.. "Tá pensando que travesti é bagunça?!" - Narrativas sobre a travestilidade em três programas da tv brasileira. In: 8º Encontro Nacional Universitário da Diversidade Sexual, 2010, Campinas. CD-ROM 8 ENUDS, 2010.

12.
SANT'ANA, T.; MESQUITA, Gislene . O triunfo da sensibilidade: A representação da homossexualidade feminina em A favorita. In: V Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2009, Salvador. CD-ROM V ENECULT, 2009.

13.
SANT'ANA, T.. Leo Kret do Brasil - A rainha da fechação: Um corpo estranho nas notícias das eleições de Salvador. In: II EBECULT - Encontro Baiano de Estudos em Cultura, 2009, Feira de Santana. CD Anais II EBECULT, 2009.

14.
SANCHES, J. C. ; SANT'ANA, T. . Deixa ousada até a mais santinha! Uma análise das propagandas do desodorante Axe. In: EBECULT - Encontro Baiano de Estudos em Cultura, 2008, Salvador. CD-ROM Anais do EBECULT. Salvador, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANT'ANA, T.. Temperando a heteronormatividade: As normas sexuais na homossexualidade feminina em A favorita. In: Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades, 2009, Salvador. Caderno de programação e resumos. Salvador: EDUNEB, 2009.

2.
SANT'ANA, T.. Pet Sounds - As bichinhas na praia dos beach boys: A homossexualidade na telenovela Três Irmãs. In: 7 ENUDS - Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual, 2009, Belo Horizonte. 7 ENUDS - Caderno de Resumos, 2009.

3.
SANT'ANA, T.. Leo Kret do Brasil - A rainha da fechação: Um corpo estranho nas notícias das eleições de Salvador. In: II EBECULT - Encontro Baiano de Estudos em Cultura, 2009, Feira de Santana. Livro de Resumos do II Encontro Baiano de Estudos em Cultura - II EBECULT., 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
SANT'ANA, T.. O queer foge do sul-sudeste: uma interpretação peba, anti-oficial, indisciplinada e desautorizada da genealogia do queer no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SANT'ANA, T.. Cinema, gongação e política da diferença: quando fechar ainda não era 'queer'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANT'ANA, T.. Meu queer arrota cheiro de caranguejo e gosto de chopp: Prelúdios queer no cinema de Jomard Muniz de Britto. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANT'ANA, T.. Arte, enfretamentos e formas de ativismo de dissidência sexual e de gênero no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SANT'ANA, T.. O que pode o abjeto na comunicação?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SANT'ANA, T.. Cartas ao mau velhinho: afetos e prelúdios do queer no cinema de Jomard Muniz de Britto. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SANT'ANA, T.. Cinema, gongação e política da diferença: quando fechar ainda não era 'queer'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SANT'ANA, T.. Comunicação, arte e micropolíticas de gênero: uma auto-avaliação do ENUDS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SANT'ANA, T.. 'Cada uma sabe a dor e a delícia de ser o que é' - narrativas sobre a transexualidade no Fantástico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SANT'ANA, T.. A dimensão etnocenológica de matricialidades do Recôncavo da Bahia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SANT'ANA, T.; SANCHES, J. C. . Revelando o segredo? A transexualidade fotografada pela revista Playboy. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SANT'ANA, T.. A dimensão etnocenológica de matricialidades no Recôncavo da Bahia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
FERREIRA, A. H. N. ; SANT'ANA, T. . Corpo, dispositivo e subjetivação: Experiências entre performance e vídeo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SANT'ANA, T.. Pet Sounds - As bichinhas na praia dos beach boys: A homossexualidade na telenovela Três Irmãs. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SANT'ANA, T.. Man Hunt - Os caçadores de homens: Corpo e identidade homossexual em um site de relacionamento gay. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
SANT'ANA, T.. Tempo é correnteza, rio é vida. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SANT'ANA, T.. "Tá pensando que travesti é bagunça?!" - Narrativas sobre a travestilidade em três programas da tv brasileira.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SANT'ANA, T.; MESQUITA, Gislene . O triunfo da sensibibilidade: A representação da homossexualidade feminina em A favorita. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SANT'ANA, T.. Leo Kret do Brasil - A rainha da fechação: Um corpo estranhos nas notícias das eleições de Salvador. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SANT'ANA, T.. Leo Kret do Brasil - A rainha da fechação: Um corpo estranho nas notícias das eleições de Salvador. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SANT'ANA, T.. A globalização de uma cultura jovem: A midia como formadora e afirmadora de tribos urbanas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
SANCHES, J. C. ; SANT'ANA, T. . Deixa ousada até a mais santinha! Uma análise das propagandas do Axe. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
SANCHES, J. C. ; SANT'ANA, T. . DEIXA OUSADA ATÉ A MAIS SANTINHA! UMA ANÁLISE DAS PROPAGANDAS DO DESODORANTE AXE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SANT'ANA, T.. Mais que 'experimental'. Cruz das Almas: UFRB, 2013 (Caixa Anjo Negro).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANT'ANA, T.. Relato do Seminário Reflexões, propostas e ações para o enfrentamento à violência contra LGBT no estado da Bahia. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANT'ANA, T.. Baixa dos Sapateiros - Tiago Sant?Ana | Canal-Arte. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SANT'ANA, T.. Na baixa do sapateiro. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
SANT'ANA, T.. Vozes altas. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
SANT'ANA, T.. Baixa do Sapateiro exibe calçado como simbolo da luta dos negros. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANT'ANA, T.. A performance negra das Artes Visuais: corpo, tempo, espaço, política. 2018. .

2.
COLLING, L. ; THURLER, D. ; NOGUEIRA, Gilmaro ; PIRAJÁ, Chamusca Tess ; BRAGA, Guedes Cintia. ; SANTOS, Matheus. ; SANT'ANA, T. ; SANCHES, J. C. . II Curso de Introdução à Política e Teoria Queer. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SOUZA, D. A. ; SANCHES, J. C. ; SANT'ANA, T. . A pauta fotográfica. 2009. (Texto publicado na Galeria Recôncavo).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
SANT'ANA, T.. Casa de purgar. 2018. Performance.

2.
SANT'ANA, T.. Baixa dos Sapateiros. 2018. Diversas.

3.
SANT'ANA, T.; FONSECA, R. . Vamos de mãos dadas. 2018. Diversas.

4.
SANT'ANA, T.. Passar em branco. 2018. Vídeo.

5.
SANT'ANA, T.. Refino #2. 2017. Vídeo.

6.
SANT'ANA, T.. Refino. 2017. Performance.

7.
SANT'ANA, T.. Apagamento #1 (Cabula). 2017. Vídeo.

8.
SANT'ANA, T.. Bejé Oró #3. 2016. Performance.

9.
SANT'ANA, T.. Fundanga. 2016. Performance.

10.
SANT'ANA, T.. Anunciação. 2016. Vídeo.

11.
SANT'ANA, T.. Desígnio. 2016. Instalação.

12.
SANT'ANA, T.. Atravessando Estácio. 2016. Performance.

13.
SANT'ANA, T.; ROBINSON, L. . Sem título (Espíritos das encruzilhadas). 2016. Outra.

14.
SANT'ANA, T.. Refino (Da série Manufatura e colonialidade). 2016. Performance.

15.
SANT'ANA, T.. Proposições para o Recôncavo n#4. 2013. Instalação.

16.
SANT'ANA, T.. Chagas #2. 2013. Intervenção Urbana.

17.
SANT'ANA, T.. Como explicar Rousseau, o homem em estado de natureza e a origem da desigualdade para 20 quilos de peixe fresco. 2013. Intervenção Urbana.

18.
SANT'ANA, T.. Composições simples para ouvir ancestrais. 2013. Fotografia.

19.
SANT'ANA, T.. Proposições para o Recôncavo n#3. 2012. Performance.

20.
SANT'ANA, T.. Proposições para o Recôncavo n#4. 2012. Instalação.

21.
SANT'ANA, T.; MARTINEZ, T. V. Q. . Proposições para o Recôncavo n#2. 2011. Performance.

22.
SANT'ANA, T.; MARTINEZ, T. V. Q. . Proposições para o Recôncavo n#2. 2011. Outra.

23.
SANT'ANA, T.. Doce X. 2010. Outra.

24.
SANT'ANA, T.. Preguiça pós-almoço. 2009. Fotografia.

25.
SANT'ANA, T.. A espera. 2009. Fotografia.

26.
SANT'ANA, T.. Marcas no corpo. Marcas do tempo.. 2009. Fotografia.

27.
SANT'ANA, T.. Rede de cercar. 2009. Fotografia.

28.
SANT'ANA, T.. Esperando na janela. 2009. Fotografia.

29.
SANT'ANA, T.; SANCHES, J. C. ; MARTINEZ, T. V. Q. . Performance - Reencantamento do Discurso do Corpo. 2009. Outra.

30.
LINS, A. ; SANT'ANA, T. ; SANCHES, J. C. ; SOUZA, G. ; MOTA, Fernando . Foto-instalação Retratos do Recôncavo. 2009. Instalação.

31.
SANT'ANA, T.; SANCHES, J. C. ; MARTINEZ, T. V. Q. . Bejé O Ró - Performance. 2009. Outra.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERREIRA, M. F.; SANT'ANA, T.; NOVA, L. H. S.. Participação em banca de Diogo Silva de Oliveira.A marcha das vadias: a interatividade entre jornais online, internautas e o Facebook. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Histórias Afro-atlânticas. Apagamento #1 (Cabula). 2018. (Exposição).

2.
In Loqus. Anunciação. 2018. (Exposição).

3.
Axé Bahia: The power of art in an afro-brazilian metropolis. Apagamento #1 (Cabula). 2017. (Exposição).

4.
Festival Performe-se: fronteiras borradas, fronteiras erguidas. Refino #2. 2017. (Exposição).

5.
XII ENECULT. 2016. (Encontro).

6.
I ERUDSG - I Encontro Regional em Universidade de Diversidade Sexual e de Gênero do Norte e Nordeste.Arte, enfretamentos e ativismos da dissidência sexual e de gênero no Brasil. 2015. (Encontro).

7.
II Seminário Internacional Desfazendo Gênero.Meu queer arrota cheiro de caranguejo e gosto de chopp: preludios queer no cinema de Jomard Muniz de Britto. 2015. (Seminário).

8.
IV Seminário Enlaçando Sexualidades.Cinema, gongação e política da diferença: quando fechar ainda não era "queer". 2015. (Seminário).

9.
VII Congresso Internacional de Estudos sobre a diversidade sexual e de gênero da ABEH. Corpos erráticos: Ensaio sobre política da diferença no Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual. 2014. (Congresso).

10.
Ciclo Permanente de Palestras Subjetividades, Sexualidade e Culturas. 2013. (Outra).

11.
Seminário Reflexões, propostas e ações para o enfrentamento à violência contra LGBT no estado da Bahia. 2013. (Seminário).

12.
III Seminário Acadêmico de Jornalismo."Cada uma sabe a dor e a delícia de ser o que é" - Narrativas sobre a transexualidade no Fantástico. 2012. (Seminário).

13.
VI Congresso Internacional de Estudos sobre Diversidade Sexual e de Gênero da ABEH.Norma, abjeção e uma jornalista que adora dar diagnósticos - Narrativas sobre a transexualidade no Fantástico. 2012. (Encontro).

14.
20° Congresso da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP). Corpo, dispositivo e subjetivação: Experiências entre performance e vídeo. 2011. (Congresso).

15.
II Seminário do PLUG - Cultura digital, software livre e educação. 2011. (Seminário).

16.
II Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades.Revelando o segredo? A transexualidade fotografada pela revista Playboy. 2011. (Seminário).

17.
I RECITEC - Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia.A dimensão etnocenológica de matricialidades no Recôncavo da Bahia. 2011. (Outra).

18.
Seminário Corpo em Prospecção 2 - Performance-art e outros dispositivos.A dimensão etnocenológica de matricialidades do Recôncavo da Bahia. 2011. (Seminário).

19.
XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. ?Sou mulher, sou menininha, só não tenho piriquitinha? ? Narrativas sobre a transexualidade no Fantástico. 2011. (Congresso).

20.
19º Encontro Nacional da ANPAP - Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. 2010. (Encontro).

21.
8º Encontro Nacional Universitário da Diversidade Sexual."Tá pensando que travesti é bagunça?!" - Narrativas sobre a travestilidade em três programas da tv brasileira.. 2010. (Encontro).

22.
Seminário: Territórios da Ficção - Brasil Século XXI (De Agora e de Ontem: recortes ficcionais). 2010. (Seminário).

23.
Seminário: Territórios da Ficção - Brasil Século XXI (Espaços da intimidade). 2010. (Seminário).

24.
Seminário: Territórios da Ficção - Brasil Século XXI (Memória e Política).Tempo é correnteza, rio é vida. 2010. (Seminário).

25.
Seminário: Territórios da Ficção - Brasil Século XXI (O Real e o Fantátic: zonas limítrofes). 2010. (Seminário).

26.
Seminário Corpo e Cultura.Man Hunt - Os caçadores de homens: Corpo e identidade homossexual em um site de relacionamento gay. 2010. (Seminário).

27.
Stonewall 40 + o que no Brasil?. 2010. (Seminário).

28.
VI ENECULT - Encontro Multidisciplinar de Estudos em Cultura.Pet Sounds - As bichinhas na praia dos beach boys: A homossexualidade na telenovela Três Irmãs. 2010. (Encontro).

29.
XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. ?Bicha preta, pobre e afetada? Aqui não, hein?!? ? Corpo e identidade homossexual na revista gay A capa. 2010. (Congresso).

30.
II EBECULT - Encontro Baiano de Estudos em Cultura.Leo Kret do Brasil - A rainha da fechação: Um corpo estranho nas notícias das eleições de Salvador. 2009. (Encontro).

31.
III Fórum Pró-igualdade racial e Inclusão social do Recôncavo. 2009. (Simpósio).

32.
Um olhar contemporâneo.Leo Kret do Brasil - A rainha da fechação: Um corpo estranho nas notícias das eleições de Salvador. 2009. (Seminário).

33.
V Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.O triunfo da sensibilidade: A representação da homossexualidade feminina em A favorita. 2009. (Encontro).

34.
XXXIII Encontro Nacional de Casa de Estudantes. 2009. (Encontro).

35.
1º Seminario da Cátedra UNESCO "Milton Santos" de Cultura e Desenvolvimento. 2008. (Seminário).

36.
2º Simposio de Identidades culturais e religiosidade. 2008. (Simpósio).

37.
COLÓQUIO MILTON SANTOS.2.A globalização de uma cultura jovem: A mídia como formadora e afirmadora de tribos urbanas. 2008. (Outra).

38.
I EBECULT - Encontro Baiano de Estudos em Cultura.DEIXA OUSADA ATÉ A MAIS SANTINHA! UMA ANÁLISE DAS PROPAGANDAS DO DESODORANTE AXE. 2008. (Encontro).

39.
IV ENECULT. 2008. (Encontro).

40.
Palestra A fotografia contemporânea como estratégia. 2008. (Outra).

41.
Palestra Mundos do trabalho. 2008. (Outra).

42.
Seminário Internacional 40 anos do AI-5. 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANT'ANA, T.. Campo de Batalha. 2017. (Exposição).

2.
SIEGERT, N. ; SANT'ANA, T. . Future Afro-Brazil Vision in Time. 2017. (Exposição).

3.
SANT'ANA, T.; COLLING, L. . II Seminário Internacional Desfazendo Gênero. 2015. (Congresso).

4.
SANT'ANA, T.; FERREIRA, A. H. N. . Bienal como se faz? - Sistemas de troca 1. 2014. (Outro).

5.
SANT'ANA, T.; BOARETTO, R. S. ; MARTINS, D. F. C. . Incorpora - encontros virtuais em performance. 2013. (Festival).

6.
FERREIRA, A. H. N. ; SANT'ANA, T. ; SANCHES, J. C. ; MARTINEZ, T. V. Q. . Seminário Corpo em Prospecção 2 - Performance-art e outros dispostivos. 2011. (Outro).

7.
CIDREIRA, R. P. ; SANT'ANA, T. ; SANCHES, J. C. . Seminário Corpo e Cultura. 2010. (Outro).

8.
SEVERO, Rachel ; SANT'ANA, T. . I Fórum Estadual de Radiojornalismo. 2010. (Outro).

9.
VATIN, Xavier Gilles ; SANT'ANA, T. ; SANCHES, J. C. . Círculo de debates "Acesso ao ensino superior e ações afirmativas em perspctiva comparativa (Brasil/Estados Unidos). 2010. (Outro).

10.
CIDREIRA, R. P. ; SANT'ANA, T. ; SANCHES, J. C. ; SOUZA, G. . Seminário Corpo, Moda e Performance. 2009. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 7:50:15