Maria Alice Setubal

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  • Última atualização do currículo em 13/12/2010


Possui mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Psicilogia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Atualmente é presidente da Fundação Tide Setubal e diretora do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária. , atuando principalmente nos seguintes temas: educação, escrita, ensino, escola e leitura. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Alice Setubal
Nome em citações bibliográficas
SETUBAL, M. A.

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Tide Setubal.
Rua Jerônimo Vieira, 164 13º andar
Itaim
04536-000 - Sao Paulo, SP - Brasil


Formação acadêmica/titulação


1990 - 1992
Doutorado em Psicilogia da Educação.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A elaboraçãoo da escrita no contexto social e escolar: as multideterminações da evolução da escrita em diferentes grupos-classe, Ano de obtenção: 1992.
Orientador: Profa Dra Bernardete Gatti.
Palavras-chave: psicologia; educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
1975 - 1979
Mestrado em Ciência Política.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O empresário e o Estado no Brasil 1964-1973 A política de controle de preço.,Ano de Obtenção: 1979.
Orientador: Braz José de Araújo.
Palavras-chave: ciência polítca.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
1970 - 1974
Graduação em Bacharelado em Ciências Sociais.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1972 - 1973
Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Atuação Profissional



Fundação Tide Setubal, FTAS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Presidente, Enquadramento Funcional: Presidente


UNICEF Bogotá, UNICEF, Colômbia.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora
Outras informações
Assessora regional Educação para a América Latina e Caribe


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Coordenadora, Enquadramento Funcional: Coordenadora


UNICEF, UNICEF, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1993
Vínculo: Coordendora, Enquadramento Funcional: Coordenadora


Banco Internacional de Reconstrucao e Desenvolvimento (Banco Mundial), BIRD, Estados Unidos.
Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: Coordenadora, Enquadramento Funcional: Coordenadora


Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa - GB, INEP, Guiné Bissau.
Vínculo institucional

1991 - 1991
Vínculo: pesquisadora coordenadora, Enquadramento Funcional: pesquisadora coordenadora


Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - Atual
Vínculo: Diretora Presidente, Enquadramento Funcional: Diretora


Instituto Brasileiro de Educação, Cultura e Ciências, IBECC, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1988
Vínculo: Coordenadora, Enquadramento Funcional: Coordenadora
Outras informações
Coordenadora na área de Linguagem do projeto Clube de Ciência e Cultura.


Pré Escola Dominó, PED, Brasil.
Vínculo institucional

1980 - 1986
Vínculo: Diretora, Enquadramento Funcional: Diretora
Outras informações
Diretora e Supervisora


Colégio Santa Cruz, CSC, Brasil.
Vínculo institucional

1976 - 1977
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora de Métodos e Técnicvas de pesquisa


Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

1975 - 1977
Vínculo: Professora assistente, Enquadramento Funcional: professora
Outras informações
Professora Assitente da disciplina de Sociologia



Projetos de pesquisa


2008 - 2008
2ª Edição Prêmio Cultura Viva
Descrição: Idealizado pelo Ministério da Cultura, com o patrocínio da Petrobras, coordenação técnica do CENPEC e apoio do Canal Futura, a segunda edição do prêmio teve como objetivo estimular e dar visibilidade a iniciativas que desenvolvem práticas culturais e educativas na e com a participação da comunidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - Atual
Projeto Terra Paulista: história, arte, costume.
Descrição: As origens culturais e históricas de São Paulo constituem o objeto de pesquisa e documentação do Projeto Terra Paulista, coordenado e desenvolvido desde 2003 pelo Cenpec. Registrar e divulgar o processo de formação do Estado de São Paulo e desenvolver um olhar crítico para essa história. Valorizar o patrimônio cultural paulista, material e imaterial, e as vivências de cidadãos comuns. Articular um elo entre passado/presente/futuro, de modo a recuperar um sentimento de pertencimento à cultura paulista..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
1999 - 2001
Projeto Educação na década de 90
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1999 - 2001
Avaliação da Educação Básica nos Anos 90
Descrição: O Projeto Avaliação da Educação Básica na Década de 90 foi uma pesquisa analítica, convertida em publicação, que reuniu relatos de 22 pessoas ligadas a órgãos governamentais, entidades empresariais, instituições não-governamentais e universidades que, durante a década de 90, participaram do processo de discussão, formulação e implementação das políticas educacionais brasileiras. Os depoimentos do livro, intitulado Educação Básica no Brasil nos Anos 90 Políticas Governamentais e Ações da Sociedade Civil, trazem histórias e análises muitas vezes ignoradas pela maioria dos envolvidos com a questão da educação básica no país. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1997 - 1999
Guia de livros didáticos de 1ª a 4ª séries
Descrição: Guia de livros didáticos de 1ª a 4ª séries; MEC/FAE.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1997 - 1998
Aceleração de Aprendizagem - 5ª a 8ª Séries - Correção de Fluxo
Descrição: O Projeto Aceleração de Aprendizagem Correção de Fluxo é uma proposta metodológico-curricular para a melhoria da aprendizagem de alunos multirrepetentes e com defasagem idade-série do Ensino Fundamental de 5ª à 7ª séries..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1997 - 1997
Projeto Educação e Participação - Ações Complementares à Escola
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1997 - 1997
Projeto de Aceleração São Paulo e Paraná
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1996 - 1998
Aceleração de Aprendizagem - 1ª a 4ª Séries
Descrição: O Aceleração de Aprendizagem é uma proposta metodológico-curricular para a melhoria da aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental com defasagem idade-série, ou seja, com idade inadequada às séries em que estudam. Inicialmente, o projeto foi desenvolvido para as Classes de Aceleração (CAs) de 1ª a 4ª série da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE-SP). A proposta foi considerada inovadora porque partia do princípio de que os conteúdos curriculares não pertencem a uma série determinada. Eles foram reagrupados em unidades e eixos temáticos, com base em sua abrangência, relevância e adequação ao universo cultural dos alunos. O projeto teve por base um conjunto de materiais de apoio para professores e alunos, bem como um programa de formação dos educadores, ambos elaborados pelo Cenpec..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1996 - 1997
A gestão de políticas públicas educacionais municipais
Descrição: A gestão de políticas públicas educacionais municipais; Projeto Nordeste, UNICEF.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1995 - 2002
Avaliação do Livro Didático
Descrição: Avaliar a qualidade e a pertinência dos livros didáticos disponibilizados para o ensino fundamental inscritos no Programa Nacional do Livro Didático e orientar o Ministério da Educação na seleção e escolha das publicações..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1995 - 1996
Escola, Educação e comunidade
Descrição: Escola, Educação e comunidade; Projeto Nordeste e UNICEF.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1995 - 1996
Registro de experiências bem sucedidas em formação de professores
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1995 - 1996
Guia de livro didático da 1ª a 4ª séries
Descrição: Guia de livro didático da 1ª a 4ª séries - MEC/FAE.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1994 - 1996
Educação e Participação: ações complementares à escola
Descrição: Educação e Participação: ações complementares à escola - Prêmio Itaú-UNICEF.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1994 - Atual
Prêmio Itaú UNICEF
Descrição: Identificar, reconhecer e dar visibilidade ao trabalho de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos que estimulam o ingresso, o regresso, a permanência, a aprendizagem e a participação de crianças e adolescentes na escola pública. Fortalecer e divulgar experiências inovadoras comprometidas com a educação e com a cidadania na luta contra as desigualdades do país. Favorecer a qualificação de suas equipes técnicas e de agentes públicos das áreas da Educação e da Assistência Social. Contribuir no debate e na formulação de políticas públicas dedicadas à infância e à juventude..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
1993 - 1994
Análise e registro de experiências de ONGs que atuam em ações complementares à escola
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1992 - 1996
Gestão de Políticas Públicas Municipais
Descrição: Em 1992, uma equipe de pesquisadores do Cenpec percorreu quinze municípios distribuídos por nove estados brasileiros (Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco, Ceará e Piauí) para investigar e registrar a gestão de sistemas educacionais de prefeituras que estavam implementando experiências significativas voltadas para a melhoria da qualidade do ensino público..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1992 - 1993
Análise e registro de experiências municipais educacionais em 15 municípios brasileiros
Descrição: Análise e registro de experiências municipais educacionais em 15 municípios brasileiros - UNICEF.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1992 - 1992
Avaliação do rendimento escolar de 1ª a 8ª EEPG Etelvina de Góes Marcucci
Descrição: O estudo partiu do levantamento dos aspectos físicos, materiais e relativos à gestão e às práticas pedagógicas da Escola Estadual de Primeiro Grau Etelvina Góes Marcucci, no bairro de Vila Suzana, próximo à favela Paraisópolis, em São Paulo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1992 - 1992
II Projeto de Investimento para Região Nordeste
Descrição: II Projeto de Investimento para Região Nordeste: Diagnóstico da secretaria de educação no maranhão, Sergipe, Ceará, Piauí, e Bahia. Realizado em parceria com Arthur Andersen para Banco Mundial.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1991 - 1992
Diagnóstico da Secretaria de educação do Estado de São Paulo
Descrição: Pesquisa diagnóstica da situação das Secretarias de Estado da Educação do Maranhão, Sergipe, Bahia, Ceará e Piauí. O estudo identificou os problemas e as oportunidades principais para aperfeiçoar a eficiência das gestões operacional e pedagógica das secretarias, e propôs planos de ação específicos para cada questão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1991 - 1991
Diagnóstico da EEPG Etelvina de Góes Marcucci
Descrição: Diagnóstico da EEPG Etelvina de Góes Marcucci. Apoio Porto Seguro Seguros.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1991 - 1991
A elaboração da lingua escrita numa abordagem sócio-interacionista
Descrição: A elaboração da lingua escrita numa abordagem sócio-interacionista: desafios de uma avaliação INEP.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1989 - 1989
Memória e brincadeiras na cidade de São Paulo
Descrição: Discutir a importância e o significado do brincar através da análise das brincadeiras de crianças na cidade de São Paulo durante a primeira metade do Século XX. O estudo realizado pelo Cenpec resultou na publicação do livro Memória e Brincadeiras na Cidade de São Paulo nas Primeiras Décadas do Século XX. A obra foi dividida em três capítulos, a saber: 1) Discussão da importância e do significado do brincar na formação da identidade da criança; 2) Apresentação da metodologia de pesquisa e discussão teórica sobre o conceito de memória; 3) Reprodução de relatos de pessoas que viveram a infância em São Paulo nesse período, organizados segundo categorias determinadas, e discussão da importância dos grupos de brincadeiras. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1988 - 2001
Leitura e Escrita - Letra Viva
Descrição: Aprimorar o processo de alfabetização na escola pública e desenvolver material de apoio para professores e alunos em uma abordagem sócio-interacionista. O Leitura e Escrita consistiu na elaboração de material didático dirigido a professores e alunos de escolas públicas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1987 - 1988
Elaboração do Programa de Leitura e Escrita
Descrição: Elaboração do Programa de Leitura e Escrita - avaliação do material em duas escolas públicas da rede estadual da Grande São Paulo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2002 - Atual
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Descrição: A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro realizada pelo Ministério da Educação, em parceria com a Fundação Itaú Social e o Cenpec, desenvolve ações de formação de professores e premia poesias, textos de memórias e artigo de opinião, elaborados por alunos das escolas públicas de todo o país. .
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
1999 - Atual
Melhoria da Educação no Município
Descrição: Contribuir para o fortalecimento de gestões municipais voltadas ao desenvolvimento de políticas públicas que garantam a educação como direito social e a proteção integral de crianças e adolescentes. Estruturado pelo Cenpec, pelo Unicef, pela Fundação Itaú Social (FIS) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o programa propôs o estabelecimento de um diálogo plural e crítico entre os representantes das diferentes políticas municipais e demais instâncias sociais sobre a necessidade de definir uma nova relação entre educação e proteção social dentro dos municípios. Nesse sentido, favoreceu a interlocução e a integração entre gestores de diferentes instituições governamentais e não-governamentais, com vistas ao desenvolvimento de uma política integrada de atendimento à criança e ao adolescente. Também investiu na formação de redes de apoio mútuo para promover o desenvolvimento regional, incentivando o intercâmbio entre municípios..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
1997 - 2000
Jovens, Saber e Socialização
Descrição: A pesquisa Jovens, Saber e Socialização teve como objetivo criar um espaço de diálogo com adolescentes de 13 a 17 anos, alunos do ensino fundamental público, para verificar como as experiências, os sentidos e as condições de vida dos adolescentes relacionavam-se com o seu processo de aprendizagem e o cotidiano escolar. Criar um espaço de interlocução com estudantes de 5ª a 8ª séries de escolas públicas, traçar um perfil desses jovens e verificar como ocorre sua socialização e de que forma esses fatores influem em seu desempenho escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
1994 - 1994
Oficinas de Matemática e de Leitura e Escrita
Descrição: Oferecer a profissionais de educação do ensino público de São Paulo uma formação continuada em matemática e em leitura e escrita. Procurou-se ainda, estimular por meio de oficinas, a troca de experiências e a reflexão sobre novas práticas pedagógicas..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
1993 - 1997
Raízes e Asas
Descrição: O Projeto Raízes e Asas foi concebido para apoiar a formação de educadores comprometidos com o ensino de qualidade e a concretização de práticas democráticas na escola. Nele, o Cenpec atuou em parceria com o Programa de Apoio Comunitário (Proac), do Banco Itaú, o Unicef e o Ministério da Educação (MEC). Inicialmente, foram feitos seminários e estudos com especialistas para definir conceitos e temas que contemplassem as principais questões da escola pública. As pesquisas aconteceram em campo, em diversas regiões do país. Identificaram-se escolas e secretarias de educação que vivenciavam experiências concretas de mudanças positivas para a qualidade de ensino, com seus próprios recursos, por meio de propostas inovadoras com a participação da comunidade. As experiências foram selecionadas, registradas e analisadas. O levantamento compôs um conjunto de publicações e avalizou a parte teórica do projeto. Foi elaborado um kit contendo oito fascículos com os temas: A escola e sua função social; Gestão escolar; Trabalho coletivo na escola; Projeto de escola; Ensinar e aprender; Como ensinar: um desafio; A sala de aula; e Avaliação. O material ainda é composto por oito cartazes e o livro Qualidade para Todos: o caminho de cada escola..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.



Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SETUBAL, M. A.2010SETUBAL, M. A.. Equidade e desempenho escolar: é possível alcançar uma educação de qualidade para todos?. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 91, p. 345-366, 2010.

2.
SETUBAL, M. A.2006SETUBAL, M. A.; ÉRNICA, Maurício . Porque educação e cultura?. Cadernos CENPEC, v. 1, p. 143-147, 2006.

3.
SETUBAL, M. A.2006SETUBAL, M. A.. Os programas de correção de fluxo no contexto das políticas educacionais contemporâneas. Em Aberto, v. 1, p. 9-19, 2006.

4.
SETUBAL, M. A.1995SETUBAL, M. A.. Currículo e autonomia da escola. Idéias, v. 1, p. 151-9, 1995.

5.
SETUBAL, M. A.1994SETUBAL, M. A.. As multideterminações da evolução da escrita. Estudos em Avaliação Educacional, v. 1, p. 47-65, 1994.

6.
SETUBAL, M. A.1993SETUBAL, M. A.. A lingua escrita numa perspectiva interacionista: embates e similaridades.. Idéias, v. 1, p. 95-104, 1993.

7.
SETUBAL, M. A.1990SETUBAL, M. A.. Processo de elaboração da leitura e da escrita numa abordagem sócio-interacionista: desafios de uma avaliação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 72, p. 209-211, 1990.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SETUBAL, M. A.; Equipe Prêmio Cultura Viva (Org.) . Cultura, Educação e Comunidade. 1. ed. São Paulo: CENPEC, 2008. v. 1. 100p .

2.
SETUBAL, M. A.. Vivências Caipiras: pluralidade cultural e diferentes temporalidades na terra apulista. São Paulo: CENPEC / Imesp, 2005. v. 1. 143p .

3.
SETUBAL, M. A.. Coleção Terra Paulista - Jovens. Sõa Paulo: Cenpec / Imprensa Oficial, 2005. v. 10.

4.
SETUBAL, M. A.. Almanaque Cortes e Recortes da História da Terra Paulista. São Paulo: CENPEC, 2005. v. 1. 103p .

5.
SETUBAL, M. A.. Almanaque: Cortes e recortes da Terra Paulista. 1. ed. São Paulo: Imprensa Oficial SP, 2005. v. 1. 104p .

6.
SETUBAL, M. A.. Coleção Terra Paulista: história, arte, costumes. São Paulo: CENPEC / IMESP, 2004. v. 3.

7.
SETUBAL, M. A.. Novo letra viva: programa de leitura e escrita - alfabetização - Manual do Professor. São Paulo: Cenpec / Formato, 2004. v. 1. 229p .

8.
ABREU, R. M. (Org.) ; HASSENPFLUG, W. N. (Org.) ; FROCHTENGARTEN, T.B. (Org.) ; REZENDE, S.M. (Org.) ; FONSECAR, V.N. (Org.) ; CLARA, R.A. (Org.) ; SETUBAL, M. A. (Org.) . Educação e Participação: ONG - parceria da escola. 6. ed. São Paulo: CENPEC, 2003. v. 1. 112p .

9.
SETUBAL, M. A.. Educação e Particiapção: ONG - identidade em mutação. 4. ed. São Paulo: CENPEC, 2003. v. 1. 64p .

10.
ABREU, R. M. (Org.) ; FROCHTENGARTEN, T.B. (Org.) ; SETUBAL, M. A. (Org.) . Educação e Participação: ONG - parceria da família. 4. ed. São Paulo: CENPEC, 2003. v. 1. 68p .

11.
SETUBAL, M. A.; ABREU, R. M. (Org.) ; PIMENTEL, Z. P. (Org.) . Educação e Participação: ONG - nós, você e sua equipe. 3. ed. São Paulo: CENPEC, 2002. v. 1. 24p .

12.
SETUBAL, M. A.. Educação e Participação: ONG - função social. 3. ed. São Paulo: CENPEC, 2002. v. 1. 64p .

13.
SETUBAL, M. A.; HUBERT, A. ; LOPES, V.V. . Educação básica no Brasil nos anos 90: polítcas governamentais e ações da sociedade civil. São Paulo: CENPEC, 2001. v. 1. 119p .

14.
SETUBAL, M. A.; FARIA, Ana Beatriz Goulart . Escola: que lugar é esse?. São Paulo: CENPEC, 2001. v. 1. 83p .

15.
SETUBAL, M. A.. Cadernos: Fazendas Históricas em Itu: presença bandeirística; A comida brasileria como o sabor da nossa história; Fazenda Cpoava: origem e atitude; Nas trilhas da natureza. São Paulo: CENPEC, 2001. v. 4.

16.
SETUBAL, M. A.. Educación y Democracia. Bogotá - Colombia: Unicef, 1999.

17.
SETUBAL, M. A.. Projeto Transe: transformando a educação no 1º grau. Brasília: Inovações Educacionais / Minist Educação e do Desporto, 1997. v. 1. 85p .

18.
SETUBAL, M. A.. Nuevas formas de aprender y enseñar. Demandas que surgen de la autonomía y la descentralización - Aportes teóricos y ejemplos en torno a nuevas formas de aprender y enseñar. Chile: UNESCO, 1996.

19.
SETUBAL, M. A.. Oficinas de matemática e de leitura e escrita: escola comprometida com a qualidade. São Paulo: Plexus/CENPEC, 1995. 157p .

20.
SETUBAL, M. A.; LOMÔNACO, Beatriz ; BRUNSIZIAN, Izabel . Letra Viva: programa de leitura e escrita- alfabetização. São Paulo: Cenpec, 1994. v. 2. 190p .

21.
SETUBAL, M. A.. Conquistando o mundo da escrita - Educação em Ação. São Paulo: Ática, 1994. 190p .

22.
SETUBAL, M. A.. Conquistando o mundo da escrita: o contexto social e o escolar no processo de aprendizagem. São Paulo: Ática, 1994. v. 1. 190p .

23.
SETUBAL, M. A.. Coleção Eduação e Desenvolvimento Municipal. São Paulo: CENPEC / UNICEF, 1993. v. 15.

24.
SETUBAL, M. A.. Dicas: o que fazer para que a educação básica dê certa em seu município. São Paulo e Brasília: CENPEC - UNICEF, 1993. 64p .

25.
SETUBAL, M. A.. Desenvolvimento - aprendizagem e a prática pedagógica: temas para discussão. São Paulo: Cenpec, 1992. v. 1. 112p .

26.
SETUBAL, M. A.; Davis, C. ; ESPOSITO, Yara L. ; PIMENTEL, Z. P. . Alternativas para a melhoria do ensino: a escola-cooperativa em foco. São Paulo: CENPEC, 1991. v. 1. 40p .

27.
SETUBAL, M. A.. Avaliação da escrita nas séries iniciais. , 1991.

28.
SETUBAL, M. A.; LOMÔNACO, Beatriz . Subsídios para um trabalho de leitura e escrtia nas série iniciais. São Paulo: CENPEC, 1991. v. 4.

29.
SETUBAL, M. A.. O materialismo dialético na psicologia de Henri Wallon. São Paulo: CENPEC, 1991.

30.
SETUBAL, M. A.; Garcia, M.A. ; FERRARI, Sônia C.M. . Memória e brincadeiras na cidade de São Paulo nas primeiras décadas do século XX. São Paulo: Cortez, 1989. 129p .

31.
SETUBAL, M. A.. Construindo a leitura e a escrita: reflexão sobre uma prática alternativa em alfabetização.. São Paulo: Ática, 1988. v. 1. 76p .

Capítulos de livros publicados
1.
SETUBAL, M. A.. Escola: espaço de encontro entre políticas nacionais e políticas locais.. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1997, v. 1, p. 121-133.

2.
SETUBAL, M. A.. A escola como foco de análise: um estudo da 16 unidades escolares. In: Fundação Carlos Chagas. (Org.). Cadernos de pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1995, v. , p. 43-50.

3.
SETUBAL, M. A.. Qualidade do ensino: o desafio brasileiro. In: MEC/UNESCO. (Org.). Série Atualidade Pedagógicas. Brasília: MEC/UNESCO, 1994, v. , p. 9-17.

4.
SETUBAL, M. A.. A melhoria da qualidade do ensiono: do discurso à ação. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1993, v. , p. 83-86.

5.
SETUBAL, M. A.; DIETZSCH, M.J. . Itinerantes e itinerários na busca da palavra. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Funbdação Carlos Chagas, 1993, v. , p. 55-63.

6.
SETUBAL, M. A.; ESPINOSA, Rita de Cássia M. . A leitura e a escrita numa abordagem interacionista: uma experiência em sala de aula. A leitura e a escrita numa abordagem interacionista: uma experiência em sala de aula. São Paulo: ANDE, 1990, v. 1, p. 17-24.

7.
SETUBAL, M. A.; LOMÔNACO, Beatriz . A construção do papel do professor: uma experiência com alfabetizadores.. Cadernos de pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1990, v. , p. 71-78.

8.
SETUBAL, M. A.; Davis, C. ; ESPOSITO, Yara L. . Papel e valor das interações sociais em sala de aula.. Cadernos de pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1989, v. 1, p. 49-54.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SETUBAL, M. A.; GARRAFA, T. . Educação de qualidade e superação da pobreza. O Estado de São Paulo, São Paulo, 24 jul. 2008.

2.
SETUBAL, M. A.. Obstáculos ao diálogo entre escola e pais. O Estado de São Paulo, São Paulo, 13 dez. 2007.

3.
SETUBAL, M. A.. Muito além da transferência de renda. Folha de São Paulo, São Paulo, 11 set. 2007.

4.
SETUBAL, M. A.. Avaliação em educação: questão para todos ou só para especialistas?. Notícias da semana. Instituto Ethos, São Paulo, , v. 380, 05 jun. 2007.

5.
SETUBAL, M. A.. Um falso dilema na educação. Sindicato de Epecialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, 08 maio 2007.

6.
SETUBAL, M. A.. O desafio da educação no Brasil - Encarte. Problemas Brasileiiros, São Paulo, 15 maio 1996.

7.
SETUBAL, M. A.. Escuela: espacio de encuentro entre políticas nacionales y polítcas locales. Revista latinoamericana de innovaciones educativas Ministerio de Cultura y Educación da la República Argentina, Argentina, 01 jan. 1996.

8.
SETUBAL, M. A.. A maior riqueza é a educação. Época, São Paulo.

9.
SETUBAL, M. A.. Igualdade como direito e diversidade como riqueza. Fundação Tide Setubal, São Paulo.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SETUBAL, M. A.. The role and value of social interactions in the classroom.. In: XIV Colloquium of School Pshychology and Human Development, 1991, Braga - Portugal. The role and value of social interactions in the classroom. Braga-Portugal, 1991. v. 1.

2.
SETUBAL, M. A.. O processo de elaboração da leitura e da escrita numa abordagem sócio-interacionista: desafios de uma avaliação. In: ANPEP, 1990, São Paulo. O processo de elaboração de leitura e escrita num abordagem sócio-interacionista: desafios de uma avaliação. São Paulo: CENPEC, 1990.

3.
SETUBAL, M. A.. A leitrua e a escrita: desafios de uma experiência em sala de aula. In: Congresso de alfabetização de Uberlândia, 1990, Uberlândia - MG. A leitrua e a escrita: desafios de uma experiência em sala de aula, 1990.

4.
SETUBAL, M. A.. Jogo, linguagem e processo de criação. In: 2º Congresso Brasileiro do Brinquedo na Educação de Crianças de 0 a 6 anos, 1990, São Paulo. Jogo, linguagem e processo de criação. CENPEC: São Paulo, 1990.

Apresentações de Trabalho
1.
SETUBAL, M. A.. Novos arranjos do investimento social privado. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SETUBAL, M. A.. Fórum Nossa São Paulo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
SETUBAL, M. A.. Valorização do professor passa por plano de carreira, salário digno e condições de trabalho. São paulo: Todos pela educação, 2008 (Entrevista).

2.
SETUBAL, M. A.. Donna DC - Lição de Casa. Florianópilis: Diário Catarinense - Grupo RBS, 2008 (Entrevista).

3.
SETUBAL, M. A.. Todos Pela Educação entrevista. Brasília: Governo do Distrito Federal - site oficial, 2008 (Entrevista).

4.
SETUBAL, M. A.. Siga o Mestre. São Paulo: Ideal Canal 70 TVA, 2008 (Entrevista).

5.
SETUBAL, M. A.. Fios entre Educação e Cultura. São Paulo: Cenpec, 2007 (Entrevista).

6.
SETUBAL, M. A.. Treinamento Folha. São Paulo: Folha Online, 2005 (Entrevista).

7.
SETUBAL, M. A.. Por dentro da história. 131: UMA, 2004 (Entrevista).

8.
SETUBAL, M. A.. Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. Brasília, 2000. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

9.
SETUBAL, M. A.. EDUCACAO: Portas para a cidadania. Ação educativa, 1999 (Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SETUBAL, M. A.. Por não somos como eles?. 2008. (Notícia).

2.
SETUBAL, M. A.. O grande desafio é educar. 2008. (Notícia).

3.
SETUBAL, M. A.. Fundação Tide Setubal em busca do desenvolvimento humano. 2008. (Notícia).

4.
SETUBAL, M. A.. Movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade.. 2007. (Notícia).

5.
SETUBAL, M. A.. Homenagem reconhece trabalho de valorização do patrimônio histórico. 2007. (Notícia).

6.
SETUBAL, M. A.. Fundação Tide Setubal realiza Feira do Livro. 2007. (Notícia).

7.
SETUBAL, M. A.. Secretária de Educação e Formação Profissional de Santo André participa da entrega do Prêmio Empreendedor 2007. 2007. (Notícia).

8.
SETUBAL, M. A.. Educar para a cidadania. 2007. (Notícia).

9.
SETUBAL, M. A.. Resposabilida social: empresas apostam na educação de jovens. 2007. (Notícia).

10.
SETUBAL, M. A.. Movimento luta para melhorar escolas na capital. 2007. (Notícia).

11.
SETUBAL, M. A.. Fundação Tide Setubal e Instituto Alana levam programa Ação Família para São Miguel Paulista. 2006. (Notícia).

12.
SETUBAL, M. A.. Histórias.... 2005. (Notícia).

13.
SETUBAL, M. A.. Caipira sim, senhor!. 2004. (Notícia).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
5º Congresso GIFE Sobre investimento Social Privado. Novos arranjos do investimento social privado. 2008. (Congresso).

2.
Fórum Nossa São Paulo.Mesa de apresentação das proposições. 2008. (Outra).



Outras informações relevantes


Participação em conselhos e comitês:
Associação LABOR - conselho de administração, desde 1993.
Fundação ABRINQ/NATURA - Comitê Técnico do Projeto Crer para Ver, 1996.
Instituto Ayrton Senna - Comitê Técnico da Área de Educação, 1996.
Fundação ABRINQ - Conselho de Administração, 1996/1998.
Comunidade Solidária - Comitê Técnico Concurso de Jovens, 1996.
Comunidade Solidária- 1998/2002
Fundação Itaú Social - grupo consultivo
Instituto para do Desenvolvimento Social   IDIS - 1999/2001
Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças   ABDL   2004/2006
Conselho Estadual de Educação de São Paulo- 2006
Membro da CPA - Comissão Própria de Auto-Avaliação da PUC-SP Cilco 2007/2008
Conselheira Instituto Akatu   2007
Conselheira Fundação Care Brasil   2006/2007
Coordenação do Prêmio Itaú-UNICEF que vem sendo realizado desde 1995.
Coordenação do Programa Melhoria da Educação no Município, realizado desde 1999.
Presidente da diretoria da PRÒTUR - Associação Pró-Turismo de Itú




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