Edilânea Nunes Mélo

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  • Última atualização do currículo em 25/05/2018


Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual da Paraíba (2006), especialização em Atividade Física e Saúde Pública (2008) e em Gestão e Avaliação da Educação Pública (2014) pela Universidade de Pernambuco e mestrado em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB (PAPGEF UPE/UFPB) (2012). Atualmente é Assistente de Gestão Escolar na Escola de Referência em Ensino Médio Professora Marilene Chaves de Santana, doutoranda do PAPGEF UPE/UFPB, graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia da UPE Campus Mata Norte e participa do Grupo de Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde, onde vem estudando a saúde e o bem-estar de crianças em idade pré-escolar, bem como a prática de atividade física e comportamento de risco em adolescentes. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Edilânea Nunes Mélo
Nome em citações bibliográficas
MÉLO, E. N.;MÉLO, EDILÂNEA NUNES;MÉLO, EDILÂNEA;MELO, EDILANEA NUNES;MELO, E. N.

Endereço


Endereço Profissional
Escola Marilene Chaves de Santana.
Avenida Manoel Almeida, 510
Centro
55715000 - Feira Nova, PE - Brasil
Telefone: (081) 36452904


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Doutorado em Educação Física.
Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE UFPB, PAPGEF UPE UFPB, Brasil.
Orientador: Mauro Virgílio Gomes de Barros.
2010 - 2012
Mestrado em Educação Física.
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Título: Nível de atividade física de crianças pré-escolares e ambiente físico e social de escolas de educação infantil da cidade do Recife (PE),Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Mauro Virgílio Gomes de Barros.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2013 - 2014
Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública. (Carga Horária: 360h).
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Título: Infraestrutura da Escola e Desempenho de Estudantes: uma pesquisa-ação.
2006 - 2008
Especialização em Atividade Física e Saúde Pública. (Carga Horária: 375h).
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Título: Prevalência de Inatividade Física em Estudantes do Ensino Médio de Aracaju (SE).
Orientador: Agostinho Gonçalves da Silva Júnior.
2018
Graduação em andamento em Pedagogia.
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
2001 - 2006
Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física.
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Título: Infarto do Miocárdio: Um estudo dos fatores de risco e sua relação com o estilo de vida ativo.
Orientador: Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino.




Formação Complementar


2018 - 2018
Atualização em Gestão Escolar. (Carga horária: 30h).
Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.
2015 - 2015
III Curso de Atividade Física e Saúde Pública. (Carga horária: 40h).
Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde, SBAFS, Brasil.
2013 - 2013
Princípios de Leitura e Escrita de Artigo científi. (Carga horária: 8h).
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo, SBPC, Brasil.
2013 - 2013
Técnicas de geoprocessamento para pesquisas em AF. (Carga horária: 4h).
IX Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, CBAFS, Brasil.
2013 - 2013
A Arte de Falar em Público. (Carga horária: 4h).
Aprender TI Online, TI ONLINE, Brasil.
2012 - 2012
Aprenda a Administrar o Seu Tempo. (Carga horária: 4h).
Aprender TI Online, TI ONLINE, Brasil.
2012 - 2012
Marketing Pessoal. (Carga horária: 1h).
Aprender TI Online, TI ONLINE, Brasil.
2012 - 2012
Introdução à Gestão de Pessoas. (Carga horária: 5h).
Aprender TI Online, TI ONLINE, Brasil.
2012 - 2012
Análise de Regressão Múltipla. (Carga horária: 40h).
Faculdade de Saúde Pública/USP, FSP/USP, Brasil.
2012 - 2012
Pacote Estatístico Stata - versão 9/10. (Carga horária: 20h).
Faculdade de Saúde Pública/USP, FSP/USP, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Escolar. (Carga horária: 180h).
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
2011 - 2011
Revisões Sistemáticas na Área de Atividade Física.
VIII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, CBAFS, Brasil.
2011 - 2011
Atividade Física e Saúde. (Carga horária: 6h).
34º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, SICE, Brasil.
2008 - 2008
Educação Interdimensional. (Carga horária: 16h).
Modus Faciendi - Desenvolvimento Social e Ação Educativa, MODUS FACIENDI, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Prevenção do uso de drogas p/ educ. de esc. públic.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2006 - 2006
Atividade Física e Doenças Cardiovasculares. (Carga horária: 6h).
VII Simpósio Nordestino de Atividade Física & Saúde, SNAFS, Brasil.
2006 - 2006
Corpo, Cultura e Movimento. (Carga horária: 6h).
III Fórum de Educação Física da UEPB, FEFUEPB, Brasil.
2005 - 2005
Ginástica de Academia. (Carga horária: 15h).
9º Encontro Norte/Nordeste de Fitness e Fisioterapia, ENORFF, Brasil.
2005 - 2005
Oficina de Ritmos. (Carga horária: 15h).
9º Encontro Norte/Nordeste de Fitness e Fisioterapia, ENORFF, Brasil.
2005 - 2005
Recreação. (Carga horária: 15h).
9º Encontro Norte/Nordeste de Fitness e Fisioterapia, ENORFF, Brasil.
2004 - 2004
Arbitragem de Natação. (Carga horária: 20h).
Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, CBDA, Brasil.
2004 - 2004
Cardiopatias e o Exercício Físico. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2004 - 2004
Epidemiologia da Atividade Física. (Carga horária: 5h).
VI Simpósio Nordestino de Atividade Física & Saúde, SNAFS, Brasil.
2003 - 2003
Hidroginástica para Academia. (Carga horária: 15h).
3º Encontro Brasil/Nordeste de Atividades Corporais, EMBRAC, Brasil.
2003 - 2003
Clínica de Natação. (Carga horária: 15h).
3º Encontro Brasil/Nordeste de Atividades Corporais, EMBRAC, Brasil.
2003 - 2003
Prog. de Reab. Aquática de Lesões no Joelho/Coluna. (Carga horária: 15h).
3º Encontro Brasil/Nordeste de Atividades Corporais, EMBRAC, Brasil.
2002 - 2002
Ginástica de Academia. (Carga horária: 15h).
2º Encontro Brasil/Nordeste de Atividades Corporais, EMBRAC, Brasil.
2002 - 2002
Massagem e Relaxamento Corporal. (Carga horária: 15h).
2º Encontro Brasil/Nordeste de Atividades Corporais, EMBRAC, Brasil.
2001 - 2001
Curso de Relações Humanas e Motivação Pessoal. (Carga horária: 15h).
Serviço de Motivação e Aperfeiçoamento Profissional, SEMAP, Brasil.
2000 - 2000
Informática Básica. (Carga horária: 96h).
Genius Informática, GENIUS, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, SEEP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Atuou na Escola Estadual Padre Nicolau Pimentel no período de junho de 2006 a fevereiro de 2008, onde ministrou aulas no ensino fundamental e médio. Ministrou aulas na educação infantil e no normal médio da Escola Jandira de Andrade Lima, porém permaneceu nesta escola somente dois meses, sendo transferida para as escolas do Programa de Educação Integral. No referido programa, a professora desenvolveu suas atividades docentes na Escola de Referência em Ensino Médio Dr. Sebastião de Vasconcelos Galvão, ministrando aulas de Educação Física e, durante um semestre, de Inglês; e também ministrou aulas de Educação Física na Escola de Referência em Ensino Médio Austro Costa. Em maio de 2010 a referida professora solicitou afastamento para cursar mestrado e retornou em maio de 2012 como diretora adjunta da Escola Pontes de Miranda. Atualmente é assistente de gestão da Escola de Referência em Ensino Médio Professora Marilene Chaves de Santana.


Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Pesquisa e Desenvolvimento, Enquadramento Funcional: Membro do GPES, Carga horária: 4


Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário do Curso de Educação Física


Departamento Regional da Paraíba, SESI-PB, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20


Instituto Ariádnes, IA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Fìsica, Carga horária: 2
Outras informações
Leciona na área de Educação Física do Ensino Fundamental II


Associação 4S Promenor, 4S, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário de Educação Física, Carga horária: 20


Hospital Universitário Alcides Carneiro, HUAC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 10
Outras informações
Atuou como visitante recreadora


Centro de Hidroterapia e Recuperação Funcional, HIDROFISIO, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário de Educação Física, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio em aulas de hidroginástica e natação


Instituto de Promoção da Cidadania e Desenvolvimento Humano - Flor do Limão, FLOR DO LIMÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4
Outras informações
Realizou trabalho voluntário na biblioteca



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
INTERVENÇÃO PARA REDUÇÃO DO COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO E MELHORIA DA FUNÇÃO COGNITIVA A PARTIR DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mauro Virgilio Gomes de Barros em 28/05/2018.
Descrição: Descrição: A proposta de investigação apresentada neste projeto tem como foco o desenvolvimento de um estudo de intervenção delineado com o objetivo de analisar o efeito de diferentes esquemas de oferta de aulas de Educação Física em escolas de educação integral sobre três desfechos principais: a exposição a comportamento sedentário, a função cognitiva e o desempenho acadêmico. Para alcançar este objetivo, propõe-se a realização de ensaio comunitário fatorial, randomizado e de base escolar (school-based factorial trial) no qual os estudantes de ensino médio de escolas de educação integral serão expostos a quatro regimes de oferta de aulas de Educação Física, sendo um deles o esquema tradicional (2 aulas semanais) que representará no ensaio a condição ?controle?. Os demais esquemas são: (1) ampliação do número de aulas de duas para quatro aulas/semana; (2 manutenção do número de aulas, com oferta de ações de treinamento e engajamento de pessoal para os professores das escolas; e, (3) combinação dos esquemas 1 e 2. A hipótese estabelecida é de que serão observados efeitos nos três desfechos (redução do comportamento sedentário e melhoria da função cognitiva e do desempenho acadêmico) em qualquer um dos esquemas (1, 2 e 3) quando comparado à condição controle. Estudos recentes, inclusive investigações realizadas no estado de Pernambuco pelo grupo de pesquisadores que propõem este projeto, sugerem que há uma elevada proporção de adolescentes expostos à inatividade física (cerca de um terço), padrão alimentar inadequado (~50%) e exposição a comportamento sedentário (~50-60%). Estudantes do ensino médio que vivem em grandes cidades e que frequentam escolas públicas constituem um subgrupo exposto a maior vulnerabilidade exigindo a investigação de estratégias adequadas de intervenção. A intervenção proposta neste projeto de pesquisa é de fácil disseminação e adoção, por isso é importante avaliar se a mesma é também efetiva. Os resultados do estudo podem auxiliar também o desenvolvimento de insumos e tecnologias de apoio às ações desenvolvidas no âmbito do Programa Saúde na Escola..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Edilânea Nunes Mélo - Integrante / Mauro Virgilio Gomes de Barros - Coordenador / Jorge Bezerra - Integrante / Rodrigo Antunes Lima - Integrante / Simone José dos Santos - Integrante / Anísio Luiz da Silva Brito - Integrante / HARDMAN, CARLA - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2010 - 2013
Estudo Longitudinal de Observação da Saúde e Bem-Estar de Crianças em Idade Pré-Escolar
Descrição: Há evidências na literatura indicando que a prática de atividades físicas na infância e na juventude desempenha um papel fundamental na prevenção de inúmeros agravos à saúde, além de ser um determinante da conduta em relação à atividade física na fase adulta da vida. Considerando-se a escassez de estudos focalizando crianças em idade pré-escolar, o objetivo deste estudo é realizar investigações que permitam ampliar o corpo de conhecimento sobre exposição a fatores comportamentais e desenvolvimentais relacionados à saúde e bem-estar em crianças na faixa etária dos 2 aos 6 anos, com especial ênfase na investigação do comportamento em relação à prática de atividades físicas, exposição a comportamentos sedentários e desenvolvimento de habilidades motoras. Trata-se de um estudo longitudinal com três inquéritos epidemiológico transversais aninhados, no qual o primeiro representará o baseline para o acompanhamento dos sujeitos. O seguimento dos sujeitos será efetuado ao longo de 3 anos (2010-2013), com medidas anuais sempre no segundo semestre de cada ano..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Edilânea Nunes Mélo - Integrante / Agostinho Gonçalves Silva Júnior - Integrante / Mauro Virgilio Gomes de Barros - Coordenador / Maria Teresa Cattuzzo - Integrante / Jorge Bezerra - Integrante / Simone Storino Honda Barros - Integrante / Carla Menêses Santos - Integrante / Nilma Kelly Ribeiro de Oliveira - Integrante / Rodrigo Antunes Lima - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Auxílio financeiro.
2010 - 2012
Prática de Atividades Físicas e Comportamento de Risco à Saúde em Estudantes do Ensino Médio no Estado de Pernambuco: Estudo de Tendência Temporal (2006-2011)
Descrição: Na atualidade, dispõe-se de um considerável corpo de evidências científicas quanto à importância que as atividades físicas e outros fatores que caracterizam o estilo de vida têm em termos de prevenção de inúmeras doenças crônicas não transmissíveis e melhoria da qualidade de vida. As opções, atitudes e comportamentos que definem o modo de vida das pessoas passaram a ser encarados como aspectos fundamentais para a saúde física e mental em pessoas de todas as idades. Apesar de se reconhecer a importância, tanto os estudos realizados no Brasil quanto em outros países indicam que grande parte da população continua exposta a elevada prevalência de níveis insuficientes de prática de atividades físicas e a outras condutas de risco à saúde (alimentação inadequada, consumo de bebidas alcoólicas e de drogas ilícitas, tabagismo, dentre outros). Um levantamento epidemiológico realizado em 2006 evidenciou que a exposição a estes fatores comportamentais era alta entre adolescentes estudantes do ensino médio em Pernambuco. O objetivo deste projeto de investigação é analisar a tendência temporal em relação à prática de atividades físicas, comportamentos sedentários e outros fatores de risco à saúde em adolescentes estudantes do ensino médio do estado de Pernambuco. Nesse sentido, pretende-se repetir o levantamento de base populacional e abrangência estadual (estudo transversal) que foi conduzido em 2006, de modo a permitir análises de tendências considerando o intervalo de cinco anos (2006-2011). A realização do estudo permitirá, inicialmente, a identificação da situação atual quanto à prevalência de exposição a selecionados comportamentos de risco; além disso, mediante comparação dos estudos transversais repetidos, será possível verificar a tendência de modificação na frequência de exposição a estes fatores e, por conseguinte, a avaliação das ações desenvolvidas para lidar com os problemas identificados em 2006..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (3) .
Integrantes: Edilânea Nunes Mélo - Integrante / Agostinho Gonçalves Silva Júnior - Integrante / Mauro Virgilio Gomes de Barros - Integrante / Jorge Bezerra - Integrante / Simone Storino Honda Barros - Integrante / Carla Menêses Santos - Integrante / Nilma Kelly Ribeiro de Oliveira - Integrante / Rodrigo Antunes Lima - Integrante / Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas - Coordenador / Luis Antônio Vancea - Integrante / Petrúcio Venceslau de Moura - Integrante.


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Atividade Física e Saúde Pública.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2006
Aprovada e classificada em 1º lugar em concurso público. Cargo: Profª de Educação Física, Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Estado da Paraíba..
2006
Aprovada e classificada em 5º lugar em concurso público. Cargo: Profª de Educação Física, Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Pernambuco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, CAROLINE2016SILVA, CAROLINE ; BASTOS, LETÍCIA ; SANTOS, SIMONE ; MÉLO, EDILÂNEA ; SILVA JÚNIOR, AGOSTINHO ; BARROS, MAURO . Profile of adolescent users of physical activity programs offered in the Primary Health Care System. REVISTA BRASILEIRA DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE, v. 21, p. 504-511, 2016.

2.
MENDONCA, G.2014MENDONCA, G. ; CHENG, L. A. ; MELO, E. N. ; DE FARIAS JUNIOR, J. C. . Physical activity and social support in adolescents: a systematic review. Health Education Research, v. 30, p. 1-18, 2014.

3.
MÉLO, EDILÂNEA2013MÉLO, EDILÂNEA; BARROS, MAURO ; HARDMAN, CARLA ; SIQUEIRA, MARIA ; WANDERLEY JÚNIOR, RILDO ; OLIVEIRA, ELUSA . Associação entre o ambiente da escola de educação infantil e o nível de atividade física de crianças pré-escolares. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v. 18, p. 53-62, 2013.

4.
MELO, EDILANEA NUNES2013MELO, EDILANEA NUNES; BARROS, MAURO ; REIS, RODRIGO SIQUEIRA ; HINO, ADRIANO AKIRA FERREIRA ; SANTOS, CARLA MENESES ; FARIAS JUNIOR, JOSE CAZUZA . O ambiente no entorno da escola está associado ao deslocamento ativo para escola em pré-escolares?. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano (Online), v. 15, p. 393-404, 2013.

5.
MÉLO, EDILÂNEA NUNES2012MÉLO, EDILÂNEA NUNES; MENESES, ALDEMIR SMITH ; SILVA JÚNIOR, AGOSTINHO DA ; WANDERLEY JÚNIOR, RILDO ; BARROS, MAURO V G DE . Associação entre religiosidade, atividade física e comportamento sedentário em adolescentes. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v. 17, p. 359-369, 2012.

6.
CARVALHO, P. D.2011CARVALHO, P. D. ; BARROS, M. V. G. ; SANTOS, C. M. ; MÉLO, E. N. ; OLIVEIRA, N. K. R. ; LIMA, R. A. . Prevalência e fatores associados a indicadores negativos de saúde mental em adolescentes estudantes do ensino médio em Pernambuco, Brasil. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Impresso), v. 11, p. 227-238, 2011.

7.
CARVALHO, P. D.2011MÉLO, E. N.; CARVALHO, P. D. ; BARROS, M. V. G. ; LIMA, R. A. ; SANTOS, C. M. . Condutas de risco à saúde e indicadores de estresse psicossocial em adolescentes estudantes do Ensino Médio. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso), v. 27, p. 2095-2105, 2011.

8.
OLIVEIRA, N. K. R.2011OLIVEIRA, N. K. R. ; LIMA, R. A. ; MÉLO, E. N. ; SANTOS, C. M. ; BARROS, S. S. H. ; BARROS, M. V. G. . Reprodutibilidade de Questionário para Medida da Atividade Física e Comportamento Sedentário em Crianças Pré-escolares. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v. 16, p. 228-233, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MÉLO, E. N.. Ambiente e atividade física em crianças pré-escolares. 1. ed. Curitiba: Appris, 2014. 88p .

Capítulos de livros publicados
1.
MÉLO, E. N.; SANTOS, S. J. ; OLIVEIRA, N. K. R. . Projeto ELOS-Pré: Métodos e Trabalho de Campo. In: Mauro Virgilio Gomes de Barros; Rafael Miranda Tassitano; Elusa Santina Antunes de Oliveira. (Org.). Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde. 1ed.Recife: Editora Universitária da UFRPE, 2016, v. , p. 8-20.

2.
WANDERLEY JUNIOR, R. S. ; MÉLO, E. N. ; RAMOS, K. T. S. ; BEZERRA, J. . Aulas de Educação Física, Recreio e Atividades Físicas Estruturadas: quais as contribuições para os níveis de atividade física em pré-escolares?. In: Mauro Virgilio Gomes de Barros; Rafael Miranda Tassitano; Elusa Santina Antunes de Oliveira. (Org.). Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde. 1ed.Recife: Editora Universitária da UFRPE, 2016, v. , p. 61-72.

3.
CHENG, L. A. ; MÉLO, E. N. ; SANTOS, S. J. ; WANDERLEY JUNIOR, R. S. . Comportamento Sedentário em Pré-escolares: como os profissionais podem auxiliar na redução destes comportamentos?. In: Mauro Virgilio Gomes de Barros; Rafael Miranda Tassitano; Elusa Santina Antunes de Oliveira. (Org.). Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde. 1ed.Recife: Editora Universitária da UFRPE, 2016, v. , p. 21-29.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MÉLO, E. N.; WANDERLEY JUNIOR, R. S. ; BARROS, M. V. G. . Percepção de Imagem Corporal em Pré-escolares e Fatores Associados. In: 5º Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco, 2015, Juazeiro. Anais do 5º CEFIVASF - "Perspectivas da Educação Física no Vale do São Francisco: Aplicações na escola, saúde e desempenho, 2015. p. 92-92.

2.
MÉLO, E. N.; SANTOS, C. M. ; WANDERLEY JUNIOR, R. S. ; BARROS, M. V. G. . There is association between perception of school context with participation in physical education classes among adolescent?. In: 5th International Congress on Physical Activity and Public Health, 2014, Rio de Janeiro. 5th International Congress on Physical Activity and Public Health, 2014. p. 286-286.

3.
HARDMAN, C. M. ; WANDERLEY JUNIOR, R. S. ; MELO, E. N. ; BARROS, M. V. G. . Perception of the level of interest in physical activity and perception of motor competence among preschoolers. In: 5th International Congress on Physical Activity and Public Health, 2014, Rio de Janeiro. 5th International Congress on Physical Activity and Public Health, 2014. p. 256-256.

4.
SOUZA, A. S. I. ; FRANCA, C. K. S. ; BARROS, M. V. G. ; MÉLO, E. N. ; WANDERLEY JUNIOR, R. S. . Associação entre o baixo nível de atividade física e a prevalência do excesso de peso em pré-escolares. In: Simpósio Internacional de Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde, 2014, Ipojuca. Anais do I Simpósio Internacional de Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde, 2014. p. 30-30.

5.
MÉLO, E. N.; SILVA, G. T. M. ; HARDMAN, C. M. ; SANTOS, S. J. ; WANDERLEY JUNIOR, R. S. ; BARROS, M. V. G. . Características dos ambientes físicos relacionados à prática de atividade física das escolas de educação infantil. In: IX Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2013, Curitiba. Pessoas Ativas, Cidades Saudáveis, 2013.

6.
BEZERRA, J. ; WANDERLEY JUNIOR, R. S. ; MÉLO, E. N. ; LOPES, A. S. ; OLIVEIRA, E. S. A. ; BARROS, M. V. G. . Distribuição regional das preferências de lazer em estudantes do ensino médio do estado de Pernambuco: análise comparativa entre 2006 e 2011. In: IX Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2013, Curitiba. Pessoas Ativas, Cidades Saudáveis, 2013.

7.
MÉLO, E. N.; SANTOS, C. M. ; BARROS, M. V. G. . Ambiente da escola de educação infantil e nível de atividade física de crianças pré-escolares. In: 35º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2012, São Paulo. Esporte e Atividade Física: o legado para saúde da população, 2012. v. 20. p. 60-60.

8.
MÉLO, E. N.; MENESES, AS ; SILVA JUNIOR, A. G. ; BARROS, M. V. G. . Nível Insuficiente de Atividades Físicas e Religiosidade em Adolescentes. In: 34º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2011, São Paulo. Especulações e Evidências em Atividade Física e Esporte, 2011. v. 19. p. 3-322.

9.
MÉLO, E. N.; MENESES, AS ; SANTOS, S. J. ; SILVA JUNIOR, A. G. ; BARROS, M. V. G. . Comportamento Sedentário e Religiosidade em Adolescentes. In: Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2011, Gramado. Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde: da concepção ao envelhecimento. Pelotas: Gráfica e Editora Universitária, 2011.

10.
MÉLO, E. N.; BRITO, A. L. S. ; LIMA, R. A. ; CHENG, L. A. ; BARROS, M. V. G. . Associação entre ambiente físico interno de escolas de educação infantil, nível de atividade física e comportamento sedentário de pré-escolares. In: Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2011, Gramado. Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde: da concepção ao envelhecimento. Pelotas: Gráfica e Editora Universitária, 2011.

11.
CHENG, L. A. ; HINO, A. A. F. ; MÉLO, E. N. ; SANTOS, S. J. ; BARROS, M. V. G. . Características dos ambientes físicos relacionados à prática de atividade física no entorno das escolas de educação infantil. In: VIII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2011, Gramado. Atividade Física e Saúde: da concepção ao envelhecimento, 2011.

12.
SANTOS, S. J. ; HINO, A. A. F. ; CHENG, L. A. ; MÉLO, E. N. ; BARROS, M. V. G. . Método de observação para avaliar ambiente escolar e atividade física em pré-escolares. In: VIII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2011, Gramado. Atividade Física e Saúde: da concepção ao envelhecimento, 2011.

13.
MÉLO, E. N.; CARVALHO, M. S. B. . Interdisciplinaridade x Ludicidade: construindo conhecimento a partir do brincar. In: II Mostra de Inovações Pedagógicas, 2009, Caruaru/PE. Anais da II Mostra de inovações Pedagógicas - 100 anos de Mestre Vitalino, 2009.

14.
MÉLO, E. N.; SILVA JUNIOR, A. G. ; OLIVEIRA, A. C. C. . Prevalência de Inatividade Física em Estudantes do Ensino Médio de Aracaju (SE). In: 1º Encontro Paraibano de Educação Física Escolar, 2008, João Pessoa-PB. 1º Encontro Paraibano de Educação Física Escolar, 2008.

15.
MÉLO, E. N.; CARVALHO, M. S. B. . (Re)Construindo o ambiente: uma ação educativa. In: I Mostra de Inovações Pedagógicas, 2008, Recife. I Mostra de Inovações Pedagógicas, 2008. p. 58-58.

16.
MÉLO, E. N.; Laurentino, D. N. A. . Inatividade Física e Hipertensão: fatores de risco predominantes entre pacientes vítimas de infarto do miocárdio. In: VII Simpósio Nordestino de Atividade Física e Saúde, 2005, João Pessoa-PB. Promoção da Atividade Física e da Saúde: avanços e perspectivas. João Pessoa-PB: Editora Universitária/UFPB, 2005.

17.
MÉLO, E. N.; Laurentino, D. N. A. . Infarto do Miocárdio: um estudo dos fatores de risco e sua relação com o estilo de vida ativo. In: II Mostra de produção do conhecimento do Departamento de Educação Física-UEPB, 2005, Campina Grande-PB. II Mostra de Produção do Conhecimento do Departamento de Educação Física-UEPB, 2005.

18.
MÉLO, E. N.; Laurentino, D. N. A. . Infarto do Miocárdio: um estudo dos fatores de risco e sua relação com o estilo de vida ativo. In: I Mostra Científica do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, 2005, Campina Grande-PB. Interfaces do Conhecimento, 2005.

19.
MÉLO, E. N.; Laurentino, D. N. A. . Inatividade física como fator de risco para o infarto do miocárdio. In: III Fórum de Educação Física da UEPB, 2005, Campina Grande-PB. A Educação Física dialogando com as Inovações Tecnológicas, 2005.

20.
MÉLO, E. N.; LIRA, E. M. ; C. JUNIOR, J. A. ; COELHO, M. J. S. ; SILVA NETO, L. G. ; SALDANHA, M. W. . O nível de atividade física praticada por portadores de cardiopatia do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUOC) em Campina Grande-PB. In: II Fórum de Educação Física da UEPB, 2004, Campina Grande-PB. A Educação Física e suas experiências significantes, 2004.

21.
MÉLO, E. N.; LIRA, E. M. ; C. JUNIOR, J. A. ; SILVA NETO, L. G. ; MOTA, R. A. S. ; SALDANHA, M. W. . Nível de atividade física habitual entre portadores de cardiopatias no Hospital Universitário Alcides Carneiro em Campina Grande-PB. In: VI Simpósio Nordestino de Atividade Física & Saúde, 2004, Recife. A Promoção de Estilos de Vida Saudáveis, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
MÉLO, EDILÂNEA NUNES. Saúde: tema transversal ou conteúdo principal das aulas de Educação Física na escola?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MÉLO, E. N.; SANTOS, C. M. ; WANDERLEY JUNIOR, R. S. ; BARROS, M. V. G. . There is association between perception of school context with participaion in physical education classes among adolescent?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SOUZA, A. S. I. ; FRANCA, C. K. S. ; BARROS, M. V. G. ; MÉLO, E. N. ; WANDERLEY JUNIOR, R. S. . Associação entre o baixo nível de atividade física e a prevalência do excesso de peso em pré-escolares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
MÉLO, E. N.; SILVA, G. T. M. ; HARDMAN, C. M. ; SANTOS, S. J. ; WANDERLEY JUNIOR, R. S. ; BARROS, M. V. G. . Características dos ambientes físicos relacionados à prática de atividade física das escolas de educação infantil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BEZERRA, J. ; WANDERLEY JUNIOR, R. S. ; MÉLO, E. N. ; LOPES, A. S. ; OLIVEIRA, E. S. A. ; BARROS, M. V. G. . Distribuição regional das preferências de lazer em estudantes do ensino médio do estado de Pernambuco: análise comparativa entre 2006 e 2011. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
MÉLO, E. N.; SANTOS, C. M. ; BARROS, M. V. G. . Ambiente da escola de educação infantil e nível de atividade física de crianças pré-escolares. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MÉLO, E. N.; MENESES, AS ; SILVA JUNIOR, A. G. ; BARROS, M. V. G. . Nível Insuficiente de Atividades Físicas e Religiosidade em Adolescentes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
MÉLO, E. N.; MENESES, AS ; SANTOS, S. J. ; SILVA JUNIOR, A. G. ; BARROS, M. V. G. . Comportamento sedentário e religiosidade em adolescentes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
MÉLO, E. N.; BRITO, A. L. S. ; LIMA, R. A. ; CHENG, L. A. ; BARROS, M. V. G. . Associação entre ambiente físico interno de escolas de educação infantil, nível de atividade física e comportamento sedentário de pré-escolares. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
CHENG, L. A. ; HINO, A. A. F. ; MÉLO, E. N. ; SANTOS, S. J. ; BARROS, M. V. G. . Características dos ambientes físicos relacionados à prática de atividade física no entorno das escolas de educação infantil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SANTOS, S. J. ; HINO, A. A. F. ; CHENG, L. A. ; MÉLO, E. N. ; BARROS, M. V. G. . Método de observação para avaliar ambiente escolar e atividade física em pré-escolares. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
MÉLO, E. N.; CARVALHO, M. S. B. . Interdisciplinaridade x Ludicidade: construindo conhecimento a partir do brincar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MÉLO, E. N.; SILVA JUNIOR, A. G. ; OLIVEIRA, A. C. C. . Prevalência de Inatividade Física em Estudantes do Ensino Médio de Aracaju (SE). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MÉLO, E. N.; OLIVEIRA, I. C. A. M. V. . (Re)Construindo o Ambiente: uma ação educativa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MÉLO, E. N.; Laurentino, D. N. A. . Infarto do Miocárdio: um estudo dos fatores de risco e sua relação com o estilo de vida ativo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
MÉLO, E. N.; Laurentino, D. N. A. . Inatividade física como fator de risco para o infarto do miocárdio. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MÉLO, E. N.; Laurentino, D. N. A. . Inatividade Física e Hipertensão: fatores de risco predominantes entre pacientes vítimas de infarto do miocárdio. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
MÉLO, E. N.; Laurentino, D. N. A. . Infarto do Miocárdio: um estudo dos fatores de risco e sua relação com o estilo de vida ativo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
MÉLO, E. N.; LIRA, E. M. ; C. JUNIOR, J. A. ; COELHO, M. J. S. ; SILVA NETO, L. G. ; SALDANHA, M. W. . O nível de atividade física praticada por portadores de cardiopatia do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) em Campina Grande-PB. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
MÉLO, E. N.; LIRA, E. M. ; C. JUNIOR, J. A. ; SILVA NETO, L. G. ; MOTA, R. A. S. ; SALDANHA, M. W. . Nível de atividade física habitual entre portadores de cardiopatias no Hospital Universitário Alcides Carneiro em Campina Grande-PB. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MÉLO, E. N.. Coordenador do Curso: Promoção da Atividade Física e Saúde na Escola. 2014.

2.
MÉLO, E. N.. Avaliação de resumos do IX Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde. 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
MÉLO, E. N.. Medidas de Atividades Físicas em Adolescentes. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13º Seminário Nacional "Escola? Presente.". 2017. (Seminário).

2.
VI Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco. 2017. (Congresso).

3.
VIII Conferência Municipal de Assistência Social. 2017. (Outra).

4.
5º Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco. Percepção da imagem corporal em pré-escolares e fatores associados. 2015. (Congresso).

5.
II Congresso Internacional Multiprofissional em Saúde. Saúde: tema transversal ou conteúdo principal das aulas de Educação Física na escola?. 2015. (Congresso).

6.
5th International Congress on Physical Activity and Public Health. There is association between perception of school context with participaion in physical education classes among adolescent?. 2014. (Congresso).

7.
7º Seminário Nacional "Escola? Presente" / VI Fórum de Educação Integral. 2014. (Seminário).

8.
Simpósio Internacional de Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde. 2014. (Simpósio).

9.
1º Simpósio de Pesquisa em Exercício Físico na Saúde e na Doença. 2013. (Simpósio).

10.
65ª Reunião Anual da SBPC. 2013. (Outra).

11.
IX Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde. Características dos ambientes físicos relacionados à prática de atividade física das escolas de educação infantil. 2013. (Congresso).

12.
35º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte.Ambiente da escola de educação infantil e nível de atividade física de crianças pré-escolares. 2012. (Simpósio).

13.
II Seminário Regional de Educação em Direitos Humanos. 2012. (Seminário).

14.
34º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte.Nível Insuficiente de Atividades Físicas e Religiosidade em Adolescentes. 2011. (Simpósio).

15.
I Fórum de Educação Integral de Pernambuco. 2009. (Outra).

16.
II Mostra de Inovações Pedagógicas.Interdisciplinaridade x Ludicidade: construindo conhecimento a partir do brincar. 2009. (Outra).

17.
1° Encontro Paraibano de Educação Física Escolar.Prevalência de Inatividade Física em Estudantes do Ensino Médio de Aracaju (SE). 2008. (Encontro).

18.
I Mostra de Inovações Pedagógicas do Programa de Educação Integral.(Re)Construindo o Ambiente: uma ação educativa. 2008. (Outra).

19.
I Seminário de Epidemiologia e Saúde.Medidas de Atividades Físicas. 2008. (Seminário).

20.
I Fórum Regional Repensando a Infância da Educação Infantil no Estado de Pernambuco. 2006. (Outra).

21.
III Fórum de Educação Física da UEPB.Inatividade Física como fator de risco para o infarto do miocárdio. 2006. (Outra).

22.
II Mostra de Produção do Conhecimento do Departamento de Educação Física - UEPB.Infarto do Miocárdio: Um estudo dos fatores de risco e sua relação com o estilo de vida ativo. 2006. (Outra).

23.
I Mostra Científica do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.Infarto do Miocárdio: Um estudo dos fatores de risco e sua relação com o estilo de vida ativo. 2006. (Outra).

24.
VII Simpósio Nordestino de Atividade Física & Saúde.Inatividade Física e Hipertensão: fatores de risco predominantes entre pacientes vítimas de infarto do miocárdio. 2006. (Simpósio).

25.
1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador de Campina Grande. 2005. (Outra).

26.
9° Enorff Encontro Norte/Nordeste de Fitness e Fisioterapia. 2005. (Encontro).

27.
II Fórum de Educação Física da UEPB.O nível da atividade física praticada por portadores de cardiopatia do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) em Campina Grande - PB. 2004. (Outra).

28.
III Encontro Campinense sobre surdez. 2004. (Encontro).

29.
International Teachers' Meeting. 2004. (Encontro).

30.
VI Simpósio Nordestino de Atividade Física & Saúde/ XIII Encontro Pernambucano de Pesquisa em Educação Física e Esportes.Nível de atividade física habitual entre portadores de cardiopatias no Hospital Universitário Alcides Carneiro em Campina Grande - PB. 2004. (Simpósio).

31.
XI Encontro Regional de Estudantes de Educação Física. 2004. (Encontro).

32.
3° Enbrac Encontro Brasil/Nordeste de Atividades Corporais. 2003. (Encontro).

33.
I Mostra de Produção do Conhecimento Científico do Departamento de Educação Física. 2003. (Outra).

34.
IX Seminário Municipal da 3ª Idade. 2003. (Seminário).

35.
2° Enbrac Encontro Brasil/Nordeste de Atividades Corporais. 2002. (Encontro).

36.
I Fórum de Educação Física da UEPB. 2002. (Outra).

37.
I Encontro dos Profissionais em Educação Especial e Mostra de Atividades Pedagógicas. 2001. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MÉLO, E. N.. II Simpósio Internacional de Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde. 2016. (Outro).

2.
MELO, E. N.. Simpósio Internacional de Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde. 2014. (Outro).

3.
MÉLO, E. N.. XIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2010. .

4.
MÉLO, E. N.; OLIVEIRA, N. K. R. ; SANTOS, C. M. . I Seminário de Epidemiologia e Saúde. 2008. (Outro).

5.
Laurentino, D. N. A. ; MÉLO, E. N. . II Mostra de Produção do Conhecimento do Departamento de Educação Física - UEPB. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Angélica Stephanie Inácio de Souza. Excesso de Peso e Fatores Associados em Pré-escolares da Cidade do Recife. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Edilânea Nunes Mélo.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MÉLO, EDILÂNEA NUNES. Saúde: tema transversal ou conteúdo principal das aulas de Educação Física na escola?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Outras informações relevantes


1. Foi aprovada no exame de proficiência com a finalidade de avaliar a capacidade de leitura e compreensão de artigos científicos em língua inglesa, oferecido pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB.
2. Realizou o Test of English for Academic Purposes (TEAP) pela TESEPrime, obtendo pontuação final 67 (B1).
3. Participou da elaboração dos Parâmetros Curriculares de Educação Física Ensino Fundamental e Médio do Estado de Pernambuco.
4. Foi aprovada no processo de Certificação Ocupacional para as funções de representação de Diretor Escolar e Diretor Adjunto da rede estadual de ensino público, em 14/11/2012.



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