Amanda Lopes Blanco

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7264407423734324
  • Última atualização do currículo em 03/10/2017


Atualmente é estudante da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Amanda Lopes Blanco
Nome em citações bibliográficas
BLANCO, A. L.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em História.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Título: POSSÍVEIS REPRESENTAÇÕES DA SOCIEDADE PORTUGUESA DOS SÉCULOS XIV e XV NAS CRÔNICAS DE FERNÃO LOPES E GOMES EANNES DE ZURARA: A PRODUÇÃO DE MEMÓRIA DA DINASTIA DE AVIS,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Marcelo Santiago Berriel.
2013 - 2014
Especialização em História Antiga e Medieval - Religião e Cultura. (Carga Horária: 360h).
Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro, FSB-RJ, Brasil.
Título: A Peculiaridade das três Ordens Medievais em Portugal do Século XV: Um estudo a partir da Regência de D. Pedro de Avis.
Orientador: Kimon Speciale Barata Ribeiro.
2008 - 2012
Graduação em História.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ/IM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Graduando, Enquadramento Funcional: Estudante

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Pesquisador voluntário
Outras informações
Projeto: Gênero e Discuros Político: visões do feminino nas crônicas de Rui de Pina. Funções: Banco de dados e Pesquisa

Atividades

2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Multidisciplinar, .



Linhas de pesquisa


1.
História Intelectual e Práticas Discursivas

Objetivo: O LITHAM organiza-se em torno de duas linhas de pesquisa (Sociedade e Economia Política - e - Cultura, Política e Idéias), as quais, por sua se dividem em sublinhas que sintetizam a investigação cujo foco é a divisão em temas específicos que atendam a contento as singularidades relativas a sociedades e fatos pretéritos. Resumo da Sublinha: Busca-se apreender campos semânticos e alcances socioculturais de construções discursivas da intelectualidade..


Projetos de pesquisa


2010 - Atual
"Falando sobre a Sociedade" através das imagens
Descrição: Estudos e produção de representações do social com imagens fixas , fotográficas e imagens em movimento, cinema e audiovisual...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Amanda Lopes Blanco - Integrante / Ana Lucia Lucas Marins - Coordenador.
2010 - Atual
Gênero e Discuros Político: visões do feminino nas crônicas de Rui de Pina
Descrição: A pesquisa insere-se no âmbito de uma história político-cultural, no viés das relações de gênero e poder. O recorte temático da pesquisa consiste nas imagens de rainhas elaboradas pelo discurso produzido pela Dinastia de Avis em Portugal, com destaque para as crônicas de Rui de Pina, dentro de um quadro mais amplo dos perfis femininos configurados neste discurso (1385-1481)...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Amanda Lopes Blanco - Integrante / miriam cabral coser - Coordenador.
2009 - Atual
LITHAM
Descrição: O LITHAM é um grupo de pesquisas interdisciplinar voltado para as áreas de Teoria da História, Antiguidade e Medievo, e como tal inclui pesquisadores ligados a diferentes grupos científicos, como por exemplo, o CEIA - Centro Interdisciplinar de Estudos da Antiguidade (UFF), o 'Scriptorium', Laboratório de Estudos Medievais e Ibéricos (UFF) e o LHIA (UFRJ), Laboratório de História Antiga. Estes pesquisadores, por sua vez, possuem distintas linhas de pesquisa e que obtem, individualmente e/ou institucionalmente, apoio de diferentes órgãos de fomento em seus projetos. Em nosso caso, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, que hospeda o grupo e da qual faz parte a maioria de seus membros é parceira fundamental para a existência e o estímulo das atividades ali desenvolvidas, em particular na Baixada Fluminense e no interior do Estado do Rio de Janeiro...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1BLANCO, A. L.2016BLANCO, A. L.. Representação do herói e do anti - herói medieval em Fernão Lopes. Revista Poder & Cultura, v. 3, p. 64-81, 2016.

2.
BLANCO, A. L.2016BLANCO, A. L.. Produção de memória do Rei D. João I da dinastia de Avis na perspectiva de Fernão Lopes. Revista Tempo de Conquista, v. 19, p. 1, 2016.

3.
2BLANCO, A. L.2011BLANCO, A. L.. O Perfil Político do Infante D. Pedro na Prosa da Dinastia de Avis. Revista tempo de conquista, v. RTC10, p. RTC10, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
BLANCO, A. L.. Hernán Cortez E Montezuma ? Mentalidades Influenciadas Pelo Sistema Coletivo. In: Graciela Bonassa Garcia. (Org.). Perspectivas Históricas de uma mesma América. Rio de Janeiro: Prodocência UFRRJ, 2011, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BLANCO, A. L.. A Ordem Nobre Medieval e sua Relação com o Poder e a Sabedoria. In: XIV Encontro Regional de História: Memória e Patrimônio - ANPUH-RJ, 2010, Rio de Janeiro. Anais Complementares do XIV Encontro Regional de História: Memória e Patrimônio - ANPUH-RJ. Rio de Janeiro : NUMEM, 2010., 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BLANCO, A. L.. História e cinema: a problemática das fontes.. In: 20 Anos da Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ: A Diversidade na Pesquisa., 2010, Seropédica. Anais da XX Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ, 2010.

2.
BLANCO, A. L.. A Ordem Nobre Medieval e sua Relação com o Poder e a Sabedoria. In: XIV Encontro Nacional de História da ANPUH-RIO, 2010, Rio de Janeiro. Resumos do XIV Encontro Regional de História da ANPUH-Rio: Memória e Patrimônio. Rio de Janeiro: Numem, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
BLANCO, A. L.. O Perfil político e militar do Rei D. João I de Portugal: memórias da crônica de Fernão Lopes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BLANCO, A. L.. A ordem dos oratores e sua representação no Portugal Medieval do século XV: a atuação do Infante de Avis no Clero Português. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
BLANCO, A. L.. Representação do Clero Medieval Português no Século XV: A atuação do Infante D. Pedro de Avis no Clero de Portugal.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
BLANCO, A. L.. A Dicotomia do Escravo no Novo Mundo e o efeito ambíguo na sociedade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BLANCO, A. L.; TINOCO, I. W. S. . O 11 de setembro esquecido. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
BLANCO, A. L.. A origem divina e a obediência dos súditos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BLANCO, A. L.. A ordem nobre medieval e sua relação com o poder e a sabedoria. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BLANCO, A. L.. A dinâmica das mulheres africanas nas vertentes: Polílica, econômica e religiosa.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BLANCO, A. L.. História e cinema: a problemática das fontes.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BLANCO, A. L.. O Perfil político do Infante D. Pedro na Prosa dainastia de Avis. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Sexto Simpósio Internacional Sobre Religiosidad, Cultura y Poder (VI SIRCP).A produção de memória da religiosidade portuguesa em Fernão Lopes e Gomes Eannes de Zurara. 2016. (Simpósio).

2.
Congresso Internacional Ordens religiosas na Idade Média (séc. XII-XV): Concepções de poder e modelos de sociedadede. A ordem dos oratores e sua representação no Portugal Medieval do século XV: a atuação do Infante de Avis no Clero Português. 2014. (Congresso).

3.
Semana de Estudos Medievais - LEPEM.Representação do Clero Medieval Português no Século XV: A atuação do Infante D. Pedro de Avis no Clero de Portugal.. 2013. (Outra).

4.
VII Encuentro Latinoamericano de Estudiantes de Historia (ELEH).A Dicotomia do Escravo no Novo Mundo e o efeito ambíguo na sociedade. 2013. (Encontro).

5.
III Congresso Internacional de estudiantes de Historia. O 11 de setembro esquecido. 2012. (Congresso).

6.
XIV Encontro Nacional de História da ANPUH-RIO.participante. 2010. (Simpósio).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 17:32:51