André Luis Valadares de Aquino

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6154486124272578
  • Última atualização do currículo em 03/01/2019


Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia, da Universidade Federal do Pará (UFPA); graduado em Letras pela UFPA. Atualmente é professor na UFPA, docente externo, com atuação na graduação em Letras, campus de Castanhal. Atua como professor/coordenador de disciplinas na graduação em Letras a distância (2015-) da UFPA. Atuou como professor do magistério superior no Plano Nacional de Professores da Educação Básica, PARFOR (2015-). Na educação básica, atua como professor pela Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC, 2017-). Foi bolsista de pesquisa e experimentação artística, do Instituto de Artes do Pará, IAP (2011). Foi colaborador da pesquisa de Antonio Dimas de Moraes, da Universidade de São Paulo (USP), que resultou na edição do volume "Cenas da vida amazônica", de José Veríssimo (Martins Fontes, 2011). Tem ensaios publicados nas revistas "Tamanha poesia" (Polo de Pesquisa em Poesia Portuguesa Moderna e Contemporânea, Centro de Estudos Portugueses da Faculdade de Letras,UFMG, 2016, Brasil), "Texto Poético" (GT ANPOLL Teorias do Texto Poético, 2016, Brasil), "Belas Infiéis" (UNB, 2014, Brasil), entre outras. Na "Plural Pluriel Revue des cultures de langue portugaise" (Université Paris Ouest Nanterre La Défense, 2012, França), n. 9, tem publicadas as fotografias curadas para a exposição "Um passeio nos campos seria uma viagem pelo mundo" (IAP, 2011), para constituir a edição do dossiê "Amazonies brésiliennes". Tem poemas publicados na Polichinello Revista Literária, n. 12 ("Por acaso") e n. 15 ("Poéticas da Transgressão"). Tem interesse principalmente pelos seguintes temas: Poesia de língua portuguesa, Crítica de poesia, Educação literária, Amazônia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
André Luis Valadares de Aquino
Nome em citações bibliográficas
AQUINO, A. L. V. de


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em LINGUAGENS E SABERES NA AMAZÔNIA.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: "Um passeio nos campos seria uma viagem pelo mundo": Linguagem e experiência em Dalcídio Jurandir,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Gunter Karl Pressler.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2006 - 2011
Graduação em Letras - Língua Portuguesa.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Orientador: Gunter Karl Pressler.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Poesia e música (Festival de Inverno da UFMG), com José Miguel Wisnik. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2016 - 2016
O retorno do épico, com Jorge Fernandes da Silveira (UFRJ). (Carga horária: 8h).
Programa de Pós-Graduação em Letras, UFPA, PPGL/UFPA, Brasil.
2009 - 2009
Introdução ao pensamento de Walter Benjamin, com Wille Bolle (USP). (Carga horária: 20h).
Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, NAEA-UFPA, Brasil.
2008 - 2008
Grande Sertão: Veredas, com Benedito Nunes. (Carga horária: 24h).
Centro de Cultura e Formação Cristã, CCFC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Na UFPA, Campus Universitário de Castanhal, Faculdade de Letras, em 2015, fui professor assistente, substituto, até 2017; desde 2017, sou professor externo à Instituição (colaborador). As disciplinas ministradas foram: Teoria do texto poético, Teoria do texto narrativo, Literatura portuguesa medieval, Literatura portuguesa clássica, Literatura portuguesa moderna, Literatura portuguesa contemporânea, Formação da literatura brasileira.

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Na UFPA, Instituto de Letras e Comunicação, ILC, Faculdade de Letras, Coordenação do curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa modalidade a Distância, sou professor/coordenador de disciplinas do ensino superior, desde 2015. As disciplinas ministradas foram: Oficina de ensino da literatura, Teorias do texto poético, Poesia portuguesa e brasileira, Narrativa portuguesa e brasileira II.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
No Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, PARFOR, UFPA, atuei como professor no curso de graduação em Licenciatura em Letras Língua Portuguesa, entre os anos de 2015 e 2017. As disciplinas ministradas foram: Literatura portuguesa Clássica, na cidade de Belém, em 2015, e nas cidades de Castanhal e Mocajuba, em 2016; e Literatura portuguesa contemporânea, na cidade de Castanhal, em 2017.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio a atividades acadêmicas, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA-UFPA), sob orientação da Profa. Rosa Acevedo Marin e do Prof. Durbens Martins Nascimento.


Secretaria de Estado de Educação do Pará, SEDUC-PA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor contrato temporário, Enquadramento Funcional: URE 3, Carga horária: 190
Outras informações
Professor de Artes, com lotação na Escola Estadual Leonardo Negrão, Abaetetuba, Pará.


Casa da Linguagem, CL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Na Fundação Cultural do Pará, Casa da Linguagem, Belém (PA), entre 2013 e 2016, fui professor em oficinas para formação de leitores e iniciação artística, tendo como público principalmente alunos da educação básica. As oficinas ministradas foram Leitura e produção de textos, Redação, Leitura e escrita criativa, entre outras. No nível de formação de professores, ministrei a oficina: Literatura infantil na sala de aula.


Fundação Curro Velho, FCV, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Na Fundação Curro Velho, em 2014, fui professor em oficina na educação quilombola, para alunos da educação básica, em Salvaterra (PA), a oficina ministrada foi Leitura e produção de textos.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Apoio técnico em ações de Arte, Carga horária: 30
Outras informações
Atuei na elaboração de projetos culturais, organização de eventos, de formações, entre outras promoções artísticas.


Instituto de Artes do Pará, IAP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenação de projeto artístico
Outras informações
Prêmio Bolsa de criação, experimentação, pesquisa e divulgação artística do Instituto de Artes do Pará (atualmente Casa das Artes, Fundação Cultural do Pará). Atuei como coordenador do projeto, do qual participaram Gunter Karl Pressler (pesquisador), Izabela Leal (pesquisadora), Elza Lima (fotógrafa), Leidiane Leal (fotógrafa), Durval Soeiro (fotógrafo), entre diversos colaboradores em Belém, Soure, Salvaterra, Cachoeira do Arari e Ponta de Pedras. A bolsa possibilitou pesquisas bibliográfica e de campo em municípios do Marajó (PA) em torno da obra romanesca de Dalcídio Jurandir.


Instituto Universidade Popular, UNIPOP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Na ONG Instituto Universidade Popular, UNIPOP, Belém (PA), em 2013, fui professor em disciplina de Leitura e interpretação de textos em curso de educação profissional para alunos da educação básica.


Prefeitura Municipal de Soure, PMS/PA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Orientador, Carga horária: 20
Outras informações
Na Prefeitura Municipal de Soure (PA), no arquipélago do Marajó, fui professor na educação de jovens e adultos, PROJOVEM, em 2012.



Projetos de pesquisa


2010 - 2016
A tradução como recepção na poesia portuguesa e brasileira contemporânea
Descrição: A pesquisa parte de traduções realizadas por poetas portugueses contemporâneos e procura investigar o ato de tradução como mecanismo de recepção de um autor por outro, fazendo com que uma língua se inscreva na outra. Toda escrita parte de um ato de leitura que estabelece um diálogo com o passado, o que faz com que a literatura seja sempre uma reescrita de textos anteriores, como Roland Barthes e Julia Kristeva já haviam apontado. A condição contemporânea da literatura não pode prescindir da relação entre as diferentes línguas e culturas que a determinam, produzindo um campo aberto e permeável às mudanças. A partir do ensaio de Walter Benjamin sobre A tarefa do tradutor , o projeto procura desenvolver os estudos teóricos sobre a tradução no sentido de deixar explícita a relação entre aquilo que é próprio de uma determinada língua e/ou cultura e o que é estrangeiro a ela, relação que se revela na distância inevitável entre o texto original e o texto traduzido. Sabendo que é impossível recuperar o que está dito no texto original, a pesquisa analisa as estratégias de tradução empregadas pelos poetas a serem estudados, de modo a revelar os traços característicos de suas poéticas, estabelecendo as convergências e divergências linguísticas e culturais que emergem a partir do gesto de traduzir..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: André Luis Valadares de Aquino - Integrante / Izabela Guimarães Guerra Leal - Coordenador.
2008 - 2013
O Texto como Ato e como Obra: um estudo comparativo sobre a Literatura da Amazônia e a Literatura dos Viajantes
Descrição: O projeto atual aborda, de forma comparativa, a literatura stricto sensu da Amazônia e a literatura dos viajantes (segunda metade do século XIX e primeira metade do século XX). A fundamentação teórica sobre a interpretação dos textos literários e críticos, na trilha da Hermenêutica e da Antropologia Literária (ISER e STIERLE), norteia o estudo sobre a literatura ficcional e dos viajantes da Amazônia; e a Narratologia (GENETTE) permite minuciosamente o desdobramento sobre a estrutura discursiva dos textos. O lugar de nossa pesquisa é a Amazônia Brasileira, especialmente a Amazônia Paraense, e a obra de Dalcídio Jurandir como ponto de partida e de retorno..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: André Luis Valadares de Aquino - Coordenador / GUNTER KARL PRESSLER - Integrante.


Outros Projetos


2013 - 2013
Memórias do Cinema no Marajó
Descrição: O Memórias do Cinema no Marajó é um projeto de pesquisa que tem como objetivo principal investigar e discutir a experiência social do cinema na vida urbana da cultura Marajoara. Está alicerçado em três momentos distintos e inter-relacionados: 1)Pesquisa bibliográfica; 2) Pesquisa de campo, visando o levantamento de dados documentais orais, escritos e visuais; 2)Produção de momentos de discussão dessa experiência de pesquisa com a comunidade acadêmica e a comunidade investigada. O projeto foi contemplado, em 2011, pelo prêmio de Arte e Cultura da PROEX a partir do qual desenvolveu um evento de arte pública e um vídeo experimental no município de Breves - cidade Marajoara. Desde 2012 dedica-se a pesquisa nos municípios de Soure, Portel e Gurupá. O projeto está diretamente vinculado a Linha de Pesquisa História e Memórias do Cinema no Pará, do Grupo de Trabalho em Imagem (GTI/UFPA). Participam do Projeto profissionais de diversas áreas do conhecimento como Artes, História, Letras, Educação e Comunicação compondo, assim, uma ação interdisciplinar e Multicampi..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: André Luis Valadares de Aquino - Integrante / José Sena da Silva Filho - Coordenador.
2011 - 2011
"Um passeio nos campos seria uma viagem pelo mundo": Topografia ou fotografia rasurada na tradução literária da Amazônia em Dalcídio Jurandir
Descrição: Prêmio Bolsa de criação, experimentação, pesquisa e divulgação artística do Instituto de Artes do Pará (atualmente Casa das Artes, Fundação Cultural do Pará). O prêmio resultou em obra de crítica e criação literária, publicada parcialmente no catálogo 10ª edição da Bolsa de criação, experimentação, pesquisa e divulgação artística, em 2012, e na Plural Pluriel Revue des cultures de langue portugaise, n. 9 (Université Paris Ouest Nanterre La Défense), 2012, França..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: André Luis Valadares de Aquino - Coordenador / Izabela Guimarães Guerra Leal - Integrante / Mário da Silva Santos Neto - Integrante / Flávia Meneses - Integrante / José Sena da Silva Filho - Integrante / Durval Monteiro Soeiro - Integrante / Elza Lima - Integrante / Leidiane Leal - Integrante / Gunter Pressler - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Professor patrono da turma de formandos da graduação em Licenciatura em Letras, habilitação em Português, da UFPA, campus de Castanhal, Turma de 2012.
2011
Prêmio Bolsa de Criação, experimentação, pesquisa e divulgação artística, categoria Pesquisa crítica, Instituto de Artes do Pará, IAP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AQUINO, A. L. V. de2016 AQUINO, A. L. V. de. 'Sob o manto daquelas palavras, a cicatriz crescia em vermelho': Fernando Paixão e a melancolia moderna portuguesa. Tamanha Poesia, v. 1, p. 204-212, 2016.

2.
AQUINO, A. L. V. de2016 AQUINO, A. L. V. de; PRESSLER, G. K. . 'Um passeio nos Campos seria uma viagem pelo mundo':A poética dos Campos de Dalcídio Jurandir. Texto Poético, v. 21, p. 171-213, 2016.

3.
AQUINO, A. L. V. de2012AQUINO, A. L. V. de. 'A chuva apodrecia os campos e os homens': tradução e melancolia ou uma narrativa enferma. Revista Trama (UNIOESTE. Online), v. 8, p. 43-54, 2012.

4.
AQUINO, A. L. V. de2012 AQUINO, A. L. V. de. 'A chuva apodrecia os campos e os homens': 1 tradução e melancolia ou uma narrativa enferma. Belas Infiéis, v. 1, p. 17-27, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
AQUINO, A. L. V. de. Diários de Viagem. Catálogo da 10ª Edição da Bolsa de Criação, Experimentação, Pesquisa e Divulgação Artística. 1ed.Belém: IAP, 2012, v. , p. 17-.

2.
AQUINO, A. L. V. de. O lugar da Formação de Antonio Candido ante o horizonte de José Veríssimo. In: Maria do Socorro Simões. (Org.). Belém Insular: Produtos, Roteiros e Propostas. 1ed.Belém: Ed. do NUMA, 2010, v. , p. 65-86.

3.
AQUINO, A. L. V. de; PRESSLER, G. K. . Movimento de linguagem poética e processo de recepção em Chove nos Campos de Cachoeira e Marajó de Dalcídio Jurandir. In: Maria do Socorro Simões. (Org.). Navegando entre o rio e a floresta por vias do Marajó: com vistas ao ensino pesquisa e extensão. Belém: Ed. da UFPA, 2010, v. , p. 201-226.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AQUINO, A. L. V. de; PRESSLER, G. K. . Que significa a recepção dos textos poéticos? Uma experiência de linguagem ou os possíveis de Dalcídio Jurandir. In: XIV Congresso de Estudos Literários Todos os Poemas o Poema, 2012, Vitória-ES. XIV Congresso de Estudos Literários Todos os Poemas o Poema. Vitória-ES: EDUFES, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
AQUINO, A. L. V. de; ARAUJO, Marília do S. O. . Diários das deambulações do escrever ou a poesia jogo contra o autor, em Palavra e Rosto de Fernando Paixão. In: 68ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 2016, Porto Seguro (BA). Anais da 68ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC, 2016.

2.
AQUINO, A. L. V. de. A linguagem poética de Dalcídio Jurandir e a recepção dos romances Chove nos Campos de Cachoeira (1941) e Marajó (1947). In: 62º Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2010, Natal-RN. 62ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2010.

3.
AQUINO, A. L. V. de. O lugar da ?Formação? de Antonio Candido ante o horizonte de José Veríssimo. In: 62ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da ciência (SBPC), 2010, Natal-RN. 62ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da ciência (SBPC), 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AQUINO, A. L. V. de. Que significa a recepção dos textos poéticos? A experiência de Dalcídio Jurandir. In: Congresso Internacional Fluxos Literários Ética e Estética, 2012, Florianólolis-Santa Catarina. Fluxos Literários Ética e Estética. Florianópolis: Ed. UFSC, 2012.

2.
AQUINO, A. L. V. de; PRESSLER, G. K. . Amazônia - Lugar de Linguagem. Representação Literária de Processos Culturais. In: 54 INTERNATIONAL CONGRESS OF AMERICANISTS, 2012, Viena- Áustria. 54 INTERNATIONAL CONGRESS OF AMERICANISTS, 2012.

3.
AQUINO, A. L. V. de. A linguagem poética de Dalcídio Jurandir e a Recepção dos romances Chove nos Campos de Cachoeira (1941) e Marajó (1947). In: III Congresso Internacionmal de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia - CIELLA, 2011, Belém. Caderno de Resumos. Belém: EDUFPA, 2011.

4.
AQUINO, A. L. V. de. A identidade nacional pelo Outro: José Veríssimo ou A história da literatura como projeto de civilização. In: IX Seminário Internacional de História da Literatura, 2011, Porto Alegre. IX Seminário Internacional de História da Literatura. Porto Alegre: PUCRS, 2011.

5.
AQUINO, A. L. V. de. A cultura ?original? da Amazônia brasileira na tradução para a língua poética em Dalcídio Jurandir ou Uma narrativa enferma. In: II Encontro Nacional do GT de Teoria do Texto Poético, ANPOLL, 2011, Cidade de Goiás. II Encontro Nacional do GT de Teoria do Texto Poético, ANPOLL, 2011.

6.
AQUINO, A. L. V. de. A Linguagem Poética de Dalcídio Jurandir e a Recepção dos Romances Chove nos Campos de Cachoeira (1941) e Marajó (1947). In: XXI Seminário de iniciação Científica - UFPA, 2010, Belém-PA. RESUMOS: XXI Seminário de iniciação Científica - UFPA. Belém-PA: EDUFPA, 2010.

7.
AQUINO, A. L. V. de. Por acaso, o jogo dalcidiano no interior do labirinto de linguagem: ?o que sairá daqui, nada ou quase uma arte?.. In: XVI Fórum Paraense de Letras, 2010, Belém-PA. Caderno de Resumos do XVI Fórum Paraense de Letras. Belém-PA: EDUNAMA, 2010.

8.
AQUINO, A. L. V. de. A Linguagem Poética de Dalcídio Jurandir e a Recepção dos Romances Chove nos Campos de Cachoeira (1941) e Marajó (1947). In: XVI Fórum Paraense de Letras, 2010, Belém-PA. Caderno de Resumos do XVI Fórum Paraense de Letras. Belém-PA: EDUNAMA, 2010.

9.
AQUINO, A. L. V. de. Literatura da Amazônia e Identidade Nacional: História da Literatura como Projeto de Civilização. In: XV Fórum Paraense de Letras, 2009, Belém-PA. XV Fórum Paraense de Letras. Belém-PA: EDUNAMA, 2009.

10.
PRESSLER, G. K. ; AQUINO, A. L. V. de ; NETO, M. S. ; XAVIER, L. ; BITENCOURT I. S. P. . Jose Veríssimo, Historiador e Crítico da Literatura Brasileira. In: XVII Semana Acadêmica dos Estudantes de Letras da UFPA - Colóquio Dalcídio Jurandir, 2009, Belém-PA. XVII Semana Acadêmica dos Estudantes de Letras da UFPA - Colóquio Dalcídio Jurandir. BELÉM-PA: EDUFPA, 2009.

11.
AQUINO, A. L. V. de. Jose Veríssimo, Historiador e Crítico da Literatura Brasileira. In: XX Seminário de Iniciação Científica - UFPA, 2009, Belém-PA. XX Seminário de Iniciação Científica - UFPA. Belém-PA: EDUFPA, 2009.

12.
AQUINO, A. L. V. de. José Veríssimo: Crítico e Historiador da Literatura Brasileira. In: XIII IFNOPAP & III CAMPUS FLUTUANTE, 2009, Belém-PA. XIII IFNOPAP & III Campus Flutuante. Belém-PA: EDUFPA, 2009.

13.
AQUINO, A. L. V. de. Fogo e Respeito: O Complexo de Prometeu ante Três Casas e Um Rio de Dalcídio Jurandir. In: XIV Fórum Paraense de Letras, 2008, Belém-PA. XIV Fórum Paraense de Letras. Belém-PA: EDUNAMA, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, D. A. ; SILVA, P. L. ; AQUINO, A. L. V. de . Filosofia e Transgressão: Por uma educação profana. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
AQUINO, A. L. V. de; Neto, M. da S. S. . Deus e diabo na escrita: Haroldo de Campos e a questão do sublime. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
AQUINO, A. L. V. de. 'Sob o manto daquelas palavras, a cicatriz crescia em vermelho': Fernando Paixão e a melancolia moderna portuguesa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
AQUINO, A. L. V. de. Max Martins e a Imagem: Imagens de Max Martins. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
AQUINO, A. L. V. de. Diários de Eutanázio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
AQUINO, A. L. V. de; Neto, M. da S. S. . Experiência de escrita, experiências de morte: conversações sobre poesia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
AQUINO, A. L. V. de; ARAUJO, Marília do S. O. . Diários das deambulações do escrever ou A poesia jogo contra o autor, em Palavra e Rosto de Fernando Paixão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
AQUINO, A. L. V. de; Neto, M. da S. S. . 'Isto não é um cachimbo': conversações sobre poesia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
AQUINO, A. L. V. de. 'O chalé é um mundo de músicas distantes': Por uma tradução musical de Dalcídio Jurandir. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
AQUINO, A. L. V. de. ?Um passeio nos campos seria uma viagem pelo mundo?: Destroços de paisagens em Chove nos Campos de Cachoeira de Dalcídio Jurandir. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
AQUINO, A. L. V. de. Metalinguagem e confecção de paisagem, onde a região da obra de Dalcídio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
AQUINO, A. L. V. de. Dalcídio Jurandir ou o 'poeta' como paisagista: as perspectivas abertas dos Campos de linguagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
AQUINO, A. L. V. de. "Os campos caminhavam sem fim com a marcha das estrelas": um passeio nos campos de linguagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
PRESSLER, G. K. ; AQUINO, A. L. V. de . Amazônia - Lugar de Linguagem. Representação Literária de Processos Sociais e Culturais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
AQUINO, A. L. V. de; PRESSLER, G. K. . Que significa a recepção dos textos poéticos? Uma experiência de linguagem ou os possíveis de Dalcídio Jurandir. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
PRESSLER, G. K. ; AQUINO, A. L. V. de ; Neto, M. da S. S. ; CANAVARRO, E. X. ; MENESES, F. . O romance moderno no Pará: Dalcídio Jurandir. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
AQUINO, A. L. V. de. 'A chuva apodrecia os campos e os homens': Tradução e melancolia ou uma narrativa enferma. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
AQUINO, A. L. V. de. A cultura ?original? da Amazônia brasileira na tradução para a língua poética em Dalcídio Jurandir. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
AQUINO, A. L. V. de; PRESSLER, G. K. . Propriedade, ?A demarca­ção dos seus campos?, apropriação e tradução: Experiência de Passagem ou e A linguagem poética de Dalcídio Jurandir. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
AQUINO, A. L. V. de; FILHO, J. S. da S. ; NICÁCIO, P. . Culturas e Paisagens no Marajó: Experimentações Etnográficas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
AQUINO, A. L. V. de. O Triângulo Autor-Obra-Leitor na Teoria da Recepção. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
AQUINO, A. L. V. de. O lugar da ?Formação? de Antonio Candido ante o horizonte de José Veríssimo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
AQUINO, A. L. V. de. A Linguagem Poética de Dalcídio Jurandir e a Recepção dos Romances Chove nos Campos de Cachoeira (1941) e Marajó (1947). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
AQUINO, A. L. V. de. Movimento de Linguagem Poética e Processo de Recepção em Chove nos Campos de Cachoeira e Marajó de Dalcídio Jurandir. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
AQUINO, A. L. V. de. O "Jogo" Dalcidiano no Interior do "Labirinto": Chove nos Campos de Cachoeira e Marajó. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
AQUINO, A. L. V. de. Por acaso, o jogo dalcidiano no interior do labirinto de linguagem: ?o que sairá daqui, nada ou quase uma arte?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
AQUINO, A. L. V. de. A Linguagem Poética de Dalcídio Jurandir e a Recepção dos Romances Chove nos Campos de Cachoeira (1941) e Marajó (1947). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
AQUINO, A. L. V. de. Jogo da Linguagem Poética e Arquitetura do Labirinto em Dalcídio Jurandir: Uma Aposta. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
AQUINO, A. L. V. de. José Veríssimo: Crítico e Historiador da Literatura Brasileira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
AQUINO, A. L. V. de. Literatura da Amazônia e Identidade Nacional: História da Literatura como Projeto de Civilização. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
AQUINO, A. L. V. de. Literatura da Amazônia e Identidade Nacional: História da Literatura como Projeto de Civilização. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
AQUINO, A. L. V. de. Jose Veríssimo, Historiador e Crítico da Literatura Brasileira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
AQUINO, A. L. V. de. Literatura da Amazônia: Um Projeto de Integração. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
AQUINO, A. L. V. de; BITENCOURT I. S. P. . O (n)ovo da Poesia Concreta. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

35.
AQUINO, A. L. V. de. Fogo e Respeito: O Complexo de Prometeu ante Três Casas e Um Rio de Dalcídio Jurandir. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
Pacheco, A. ; AQUINO, A. L. V. de . Antologia Literária Cidade, vol. IV. Belém-PA: L&A Editora, 2010 (Crítica de dobra de página).

2.
Pacheco, A. ; AQUINO, A. L. V. de . Antologia Literária Cidade, vol. V. Belém-PA: L&A Editora, 2010 (Crítica de dobra de página).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FIGUEIREDO, G. R. S. ; AQUINO, A. L. V. de ; LEAL, L. M. . Batucando com Bruno de Menezes (Projeto de experimentação artística selecionado e contemplado com a Lei de incentivo Tó Teixeira, FUMBEL). 2010.

2.
SANTOS, M. R. S. ; AQUINO, A. L. V. de . Entre o Rio e a Rua. Cartografia de saberes artístico-culturais emergentes das práticas educativas na Ilha de Caratateua, Belém do Pará (Revisão de livro científico, Ed. UEPA). 2010.

3.
FIGUEIREDO, G. R. S. ; AQUINO, A. L. V. de ; LEAL, L. M. . Casa dos Tambores (Projeto de experimentação artística contemplado com o Prêmio SECULT de Difusão Musical, 2009). 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
AQUINO, A. L. V. de; PRESSLER, G. K. . A linguagem poética de Dalcídio Jurandir e a receção dos romances Chove nos campos de Cachoeira (1941) e Marajó (1947). 2010. (Relatório de pesquisa).

2.
AQUINO, A. L. V. de; PRESSLER, G. K. . O legado de José Veríssimo, historiador e crítico da literatura brasileira. 2009. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
AQUINO, A. L. V. de; LIMA,E. ; SOEIRO, D. M. ; LEAL, L. M. . Exposição 'Um passeio nos campos seria uma viagem pelo mundo'. 2011. Fotografia.

2.
AQUINO, A. L. V. de. Curadoria Coletiva 'Mostra Outubro', Associação Fotoativa. 2011. Fotografia.

3.
AQUINO, A. L. V. de. Exposição Coletiva 'Mostra Outubro', Associação Fotoativa. 2011. Fotografia.

Outras produções artísticas/culturais
1.
AQUINO, A. L. V. de. Polichinello Revista Literária, n. 12, Poema publicado 'Leitura'. 2014 (Poema).

2.
AQUINO, A. L. V. de. Polichinello Revista Literária, n. 13, Leitura de poemas com Antonio Moura, Izabela Leal e Marcílio Dias. 2011 (Lançamento Polichinello, n. 13).

3.
AQUINO, A. L. V. de. Polichinello Revista Literária, n. 12, Poema publicado 'Mar ainda não cosmos'. 2010 (Poema).

4.
AQUINO, A. L. V. de. Antologia do I Prêmio PROEX de Literatura. 2010 (Poema Publicado).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MOREIRA, A. S.; AQUINO, A. L. V. de. Participação em banca de Maissa Tais da Silva Bonfim.Território entremeado: Espaços da memória e travessias identitárias em Ponte do galo e Órfãos do eldorado. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

2.
MOREIRA, A. S.; AQUINO, A. L. V. de. Participação em banca de Randell Silva dos Santos.Uma leitura comparada dos contos O búfalo, de Clarice Lispector, e O negro e as cercanias do negro, de Haroldo Maranhão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

3.
AQUINO, A. L. V. de; FERNANDES, J. G. dos S.. Participação em banca de Emilly Lorane Almeida Rodrigues."...ligava o gravador pra gravar o passado pra apresentar... no presente": A narrativa oral e o declínio da relação narrador-ouvinte. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

4.
SOUZA, F. R. M.; AQUINO, A. L. V. de. Participação em banca de Elizabeth Silveira Soares.Duas mulheres diante do espelho: Uma leitura dos contos Amor de Clarice Lispector e O cesto de mia Couto. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará.

5.
Leal, I. G. G.; QUEIROZ, J. M.; AQUINO, A. L. V. de. Participação em banca de Mayara Castro Ribeiro.Mãos que criam imagens: Visualidade e escrita em Ana Hatherly. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

6.
QUEIROZ, J. M.; AUGUSTI, V.; AQUINO, A. L. V. de. Participação em banca de Joelma Lima Barbosa dos Passos.Camilo: entre cabeça, coração e estômago. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

7.
ALVES, S. A. G.; SANTOS, D. A.; AQUINO, A. L. V. de. Participação em banca de Paula Jamile Dantas Modesto.Artes visuais e ludicidade da educação infantil na escola SESC do município de Castanhal-PA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

8.
MOREIRA, A. S.; AQUINO, A. L. V. de; SANTOS, J. S.. Participação em banca de Maylane do Nascimento Castro.Do Sertão à Amazônia: O domínio da terra em São Bernardo e Marajó. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

9.
ALVES, S. A. G.; AQUINO, A. L. V. de; SANTOS, J. S.. Participação em banca de Polinana Sales Belchior.Clarice, uma vida que se escreve. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

10.
MOREIRA, A. S.; AQUINO, A. L. V. de; SANTOS, J. S.. Participação em banca de Rayniere Felipe Alvarenga de Sousa.Autoritarismo no romance Cinzas do Norte. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

11.
MOREIRA, A. S.; AQUINO, A. L. V. de; SANTOS, J. S.. Participação em banca de Esther dos Santos Silva.Clarice Lispector: O duplo e a alteridade nos contos Miss Algreve e Ele me bebeu. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

12.
AQUINO, A. L. V. de; MENDONCA, F.. Participação em banca de Izabela Karen Rodrigues de Sousa.Água viva e a festa das palavras: A prosa musical de Clarice Lispector. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

13.
AQUINO, A. L. V. de; TRUSEN, S. M.. Participação em banca de Geisiane Evelin Monteiro Costa.Deambulações de Alfredo em Belém do Grão-Pará: A cidade amazônica moderna desvelada pelos olhares de um flaneur. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

14.
AQUINO, A. L. V. de; SANTOS, D. A.. Participação em banca de Nelynne de Paula Silva Trindade.O prazer do ler: o livro como um brinquedo e a leitura como um jogo de criança. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

15.
AQUINO, A. L. V. de; ALVES, S. A. G.; VANSILER, J. J. M.. Participação em banca de Rafael de Lima Sales."Não, a vida não era bonita": A melancolia moderna em contos de Clarice Lispector. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

16.
AQUINO, A. L. V. de; Guimarães, G. M. da S.. Participação em banca de Maria Cleonice dos Anjos Ramos & Mônica Ferreira Pinheiro.Do amor como perdição: Paradoxos da vida moderna na novela de Camilo Castelo Branco. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

17.
AQUINO, A. L. V. de; MOREIRA, A. S.; SILVA, J. A.. Participação em banca de Shierly Maria Sousa Nunes."Palavras mágicas", palavras obscenas: Figurações do feminino no conto de Haroldo Maranhão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

18.
AQUINO, A. L. V. de; Neto, M. da S. S.; SOUZA, F. R. M.. Participação em banca de Márcio Bruno Reis da Costa.O legado de Vicente Salles: Critérios e métodos de abordagem literária. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

19.
AQUINO, A. L. V. de; ALVES, S. A. G.; VANSILER, J. J. M.. Participação em banca de Nelson dos Santos Fernandes."Nau feita de vento": A imaginação aérea na poesia de Paulo Plínio Abreu. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

20.
Leal, I. G. G.; RIBEIRO, G. M. P.; AQUINO, A. L. V. de. Participação em banca de Ivana Stefani Moreira Matos.Entre Húmus de Raul Brandão e Húmus de Herberto Helder: O processo de reescrita. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

21.
AQUINO, A. L. V. de; FURTADO, M. T.. Participação em banca de Maria Santina dos Santos Maciel.Machado de Assis contista no ensino fundamental maior. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará.

22.
AQUINO, A. L. V. de; FERNANDES, J. G. dos S.. Participação em banca de Priscila Gonçalves da Silva.As cinzas do Norte como cinzas do Mundo: A narrativa dentro da narrativa ou o escalonamento de memória no romance de Milton Hatoum. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

23.
AQUINO, A. L. V. de; MOREIRA, A. S.. Participação em banca de Adriele de Lima Nunes & Selma Trindade de Lima.Literatura e oralidade: Considerações sobre a obra de Dalcídio Jurandir. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

24.
AQUINO, A. L. V. de; FURTADO, M. T.. Participação em banca de Jaciara Pacheco dos Santos.A escrita performática de Walcyr Monteiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

25.
AQUINO, A. L. V. de; MOREIRA, A. S.. Participação em banca de Adriana de Nazaré de S.Pereira & Raimunda M. da R.Pitombeira.Cordel na floresta: Sobre a função da literatura de cordel. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

26.
AQUINO, A. L. V. de; Guimarães, G. M. da S.. Participação em banca de Theyla Fernanda Lima Vasconcelos.A vida mágica de um narrador amazônico: Walcyr Monteiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

27.
AQUINO, A. L. V. de; FURTADO, M. T.. Participação em banca de Alice Moreira da Silva Chaves & Cícero Gilvandir da Silva."Tudo é e não é": Um estudo das antíteses no Grande Sertão: Veredas de Guimarães Rosa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

28.
AQUINO, A. L. V. de; SOUZA, F. R. M.. Participação em banca de Neuziane Ribeiro Medeiros.Formas do nacionalismo em O Poço e Primeiro de Maio de Mário de Andrade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

29.
AQUINO, A. L. V. de; SOUZA, F. R. M.. Participação em banca de Natalia de Sousa Santos.A Amazônia de Mário de Andrade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

30.
AQUINO, A. L. V. de; SOUZA, F. R. M.. Participação em banca de Wilker Gonçalves Melo.Las formas de la melancolia en la vida de Lazarillo de Tormes: La metonimia del hombre en la fase pre-moderna de la cultura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal do Pará.

31.
FILHO, J. S. da S.; AQUINO, A. L. V. de. Participação em banca de Dienne Tainã Conceição Silva & Jéssica Marina Raiol Fôro.Perfume: a revenge story Reading and translation of the legend "The Smelling woman". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Pará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Congresso Internacional de Literatura e Teologia (ALALITE). Teopoética: Mística & Poesiaa e. Deus e diabo na escrita: Haroldo de Campos e a questão do sublime. 2018. (Congresso).

2.
68ª Reunião da SBPC.Diários das deambulações do escrever ou a poesia jogo contra o autor, em Palavra e Rosto de Fernando Paixão. 2016. (Outra).

3.
Colóquio Max Martins 90.Max Martins e a Imagem: Imagens de Max Martins. 2016. (Outra).

4.
I Colóquio de Poesia Portuguesa Moderna e Contemporânea.?Sob o manto daquelas palavras, a cicatriz crescia em vermelho?: Fernando Paixão e a melancolia moderna portuguesa. 2016. (Outra).

5.
XIV Congresso de Estudos Literários Todos os Poemas o Poema. Que significa a recepção dos textos poéticos? Uma experiência de linguagem ou os possíveis de Dalcídio Jurandir. 2012. (Congresso).

6.
1º Simpósio de Literatura Paraense.O romance moderno no Pará: Dalcídio Jurandir. 2011. (Simpósio).

7.
II Encontro Nacional do GT de Teoria do Texto Poético, ANPOLL.A cultura ?original? da Amazônia brasileira na tradução para a língua poética em Dalcídio Jurandir. 2011. (Encontro).

8.
I Simpósio Nacional Linguagens e Saberes na Amazônia.Propriedade, ?A demarca­ção dos seus campos?, apropriação e tradução: Experiência de Passagem ou e A linguagem poética de Dalcídio Jurandir. 2011. (Seminário).

9.
I Simpósio Tradução e Memória."A chuva apodrecia os campos e os homens": tradução e melancolia ou uma narrativa enferma. 2011. (Simpósio).

10.
Oficina de "Curadoria", com Alexandre Sequeira. 2011. (Oficina).

11.
62º Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.A linguagem poética de Dalcídio Jurandir e a recepção dos romances Chove nos campos de Cachoeira (1941) e Marajó (1947). 2010. (Outra).

12.
Seminário revirando o Baú da Pesquisa.O Triângulo Autor-Obra-Leitor a partir da Teoria da Recepção. 2010. (Seminário).

13.
XIV Encontro Nacional IFNOPAP e IV Campus Flutuante.Movimento de linguagem poética e processo de recepção em Chove nos campos de Cachoeira e Marajó de Dalcídio Jurandir. 2010. (Encontro).

14.
Ciclo de Palestras Cem Anos de Dalcídio Jurandir - Fundação Curro Velho. 2009. (Seminário).

15.
Encontro de Escritores da Amazônia e do Mundo: Arte, Cultura e Inclusão.. 2009. (Encontro).

16.
Fórum Social Mundial 2009. 2009. (Outra).

17.
Iniciação à linguagem da fotografia. 2009. (Outra).

18.
XII Feira Pan-Amazônica do Livro - Literatura e História Pan-Amazônicas, com Bella Joseph. 2009. (Seminário).

19.
XII Feira Pan-Amazônica do Livro - Seminário Dalcídio Jurandir para todos.Literatura da Amazônia: Um Projeto de Integração. Dalcídio Jurandir, um "regionalista menor"?. 2009. (Seminário).

20.
XIII Encontro Nacional IFNOPAP E III Campus Flutuante.. José Veríssimo: Crítico e Historiador da Literatura Brasileira. 2009. (Encontro).

21.
XV Fórum Paraense de Letras.Literatura da Amazônia e Identidade Nacional: História da Literatura como Projeto de Civilização. 2009. (Outra).

22.
XVII Semana Acadêmica de Letras da UFPA & Colóquio Dalcídio Jurandir.Literatura da Amazônia e Identidade Nacional: História da Literatura como Projeto de Civilização. 2009. (Outra).

23.
XX Semana de Iniciação Científica - UFPA.José Veríssimo, Historiador e Crítico da Literatura Brasileira. 2009. (Outra).

24.
IV Fórum Bienal de Pesquisa em Arte. 2008. (Outra).

25.
IV Seminário Nacional de Avaliação de Ensino e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional. 2008. (Seminário).

26.
Seminário Internacional Amazônia e Fronteiras do Conhecimento. 2008. (Seminário).

27.
XII Feira Pan-Amazônica do Livro - Literatura e História Pan-Amazônicas, com Bella Joseph. 2008. (Seminário).

28.
XIV Fórum Paraense de Letras.Fogo e Respeito: O Complexo de Prometeu ante Três Casas e Um Rio de Dalcídio Jurandir. 2008. (Outra).

29.
XIX Encontro Nacional dos Estudantes de Letras.O (n)ovo da Poesia Concreta. 2008. (Encontro).

30.
XVI Semana Acadêmica de Letras da Universidade Federal do Pará.O (n)ovo da Poesia Concreta. 2008. (Oficina).

31.
59ª Reunião Anual da SBPC. 2007. (Outra).

32.
59ª Reunião Anual da SBPC - A Formação da Identidade Cultural na Literatura Popular Brasileira. 2007. (Outra).

33.
Análise Estrutural da Narrativa: Propp e Lévi-Strauss. 2007. (Outra).

34.
I Conferência Estadual de Cultura: Construindo Políticas Públicas na Diversidade. 2007. (Outra).

35.
I Congresso Internacional de Estudos Lingüísticos e Literários na Amazônia - CIELLA. 2007. (Congresso).

36.
Processo Criativo do Conto, com Paulo Scott. 2007. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AQUINO, A. L. V. de. I Mousiké "Isto não é um cachimbo". 2015. (Outro).

2.
FERNANDES, J. G. dos S. ; AQUINO, A. L. V. de . I Simpósio Nacional Linguagens e Saberes. 2011. (Outro).

3.
AQUINO, A. L. V. de; SOEIRO, D. M. ; FILHO, J. S. da S. ; Neto, M. da S. S. ; MENESES, F. ; LEAL, L. M. . Circuito das Artes 2011 - Instituto de Artes do Pará - "Um passeio nos Campos seria uma viagem pelo mundo". 2011. (Exposição).

4.
SEQUEIRA, A. ; AQUINO, A. L. V. de . Mostra "Outubro". 2011. (Exposição).

5.
PRESSLER, G. K. ; AQUINO, A. L. V. de ; BITENCOURT I. S. P. ; NETO, M. S. . Seminário Revirando o Baú da Pesquisa. 2010. (Outro).

6.
COSTA, C. C. A. ; AQUINO, A. L. V. de . Encontro de Escritores da Amazônia e do Mundo: Arte, Cultura e Inclusão. 2009. (Outro).

7.
CARDOSO, C. ; AQUINO, A. L. V. de ; LEAL, L. M. . Ciclo de Palestras Cem Anos de Dalcídio Jurandir - Fundação Curro Velho. 2009. (Congresso).

8.
PRESSLER, G. K. ; AQUINO, A. L. V. de ; BITENCOURT I. S. P. . Centenário Dalcídio Jurandir: Belém-Marajó. 2009. (Outro).

9.
PRESSLER, G. K. ; AQUINO, A. L. V. de ; NETO, M. S. ; XAVIER, L. ; BITENCOURT I. S. P. . Seminário Dalcídio Jurandir para Todos. 2009. (Outro).

10.
AQUINO, A. L. V. de. Seminário Internacional Amazônia e Fronteiras do Conhecimento. 2008. (Outro).

11.
AQUINO, A. L. V. de. Seminário Nacional de Avaliação de Ensino e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Emilly Lorane Almeida Rodrigues. "...ligava o gravador pra gravar o passado pra apresentar... no presente": A narrativa oral e o declínio da relação narrador-ouvinte. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará. Orientador: André Luis Valadares de Aquino.

2.
Adriel Nadson da Silva Modesto. ?Além do amor?, além da poesia: A música da linguagem em Vinicius de Moraes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará. Orientador: André Luis Valadares de Aquino.

3.
Brena Tayná Costa Alcântara. "O sentimento do Mundo": Drummond e a melancolia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará. Orientador: André Luis Valadares de Aquino.

4.
Nelson dos Santos Fernandes. "Nau feita de vento": A imaginação aérea na poesia de Paulo Plínio Abreu. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará. Orientador: André Luis Valadares de Aquino.

5.
Nelynne de Paula Silva Trindade. O prazer do ler: o livro como um brinquedo e a leitura como um jogo de criança. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará. Orientador: André Luis Valadares de Aquino.

6.
Geisiane Evelin Monteiro Costa. Deambulações de Alfredo em Belém do Grão-Pará: A cidade amazônica moderna desvelada pelos olhares de um flaneur. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará. Orientador: André Luis Valadares de Aquino.

7.
Shierly Maria Sousa Nunes. "Palavras mágicas", palavras obscenas: Figurações do feminino no conto de Haroldo Maranhão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará. Orientador: André Luis Valadares de Aquino.

8.
Izabela Karen Rodrigues de Sousa. Água viva e a festa das palavras: A prosa musical de Clarice Lispector. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará. Orientador: André Luis Valadares de Aquino.

9.
Rafael de Lima Sales. "Não, a vida não era bonita": A melancolia moderna em contos de Clarice Lispector. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará. Orientador: André Luis Valadares de Aquino.

10.
Márcio Bruno Reis da Costa. O legado de Vicente Salles: Critérios e métodos de abordagem literária. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará. Orientador: André Luis Valadares de Aquino.

11.
Maria Cleonice dos Anjos Ramos & Mônica Ferreira Pinheiro. Do amor como perdição: Paradoxos da vida moderna na novela de Camilo Castelo Branco. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará. Orientador: André Luis Valadares de Aquino.

12.
Adrielle de Lima Nunes & Selma Trindade de Lima. Literatura e Oralidade: Considerações obre a obra de Dalcídio Jurandir. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará. Orientador: André Luis Valadares de Aquino.

13.
Alice Moreira da Silva Chaves & Cícero GIlvanir da Silva. "Tudo é e não é": Um estudo das antíteses no Grande Sertão Veredas de Guimarães Rosa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará. Orientador: André Luis Valadares de Aquino.

14.
Adriana de N. de Sota Pereira & Raimunda M. R. N. Pitombeira. "Cordel na Floresta": sobre a função da literatura de cordel. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará. Orientador: André Luis Valadares de Aquino.

15.
Jaciara Pacheco dos Santos. A escrita performática de Walcyr Monteiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará. Orientador: André Luis Valadares de Aquino.

16.
Priscila Gonçalves da Silva. As Cinzas do Norte como Cinzas do Mundo: A narrativa dentro da narrativa ou o escalonamento de memória no romance MIlton Hatoum. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará. Orientador: André Luis Valadares de Aquino.

17.
Wilker Gonçalves Melo. As formas da melancolia na vida de Lazarilho de Tormes: A representação melancólica do homem pré-moderno. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal do Pará. Orientador: André Luis Valadares de Aquino.

18.
Neuziane Ribeiro Medeiros. Formas do nacionalismo em O Poço e Primeiro de Maio de Mário de Andrade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará. Orientador: André Luis Valadares de Aquino.

19.
Natalia de Sousa Santos. A Amazônia de Mário de Andrade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará. Orientador: André Luis Valadares de Aquino.

20.
Theyla Fernanda Lima Vasconcelos. A vida mágica de um narrador amazônico: Walcyr Monteiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará. Orientador: André Luis Valadares de Aquino.



Outras informações relevantes


De 2009 a 2011, realizei pesquisa de arquivo e levantamento da obra de José Veríssimo (ficção, crítica e historiografia literária) em bibliotecas públicas de Belém, para colaboração ao trabalho do Prof. Dr. Antonio Dimas, da USP, que resultou em reedição do volume ?Cenas da vida amazônica?, de José Veríssimo, pela editora Martins Fontes, de São Paulo, em 2011. No ensaio introdutório à edição, o autor menciona a colaboração (DIMAS, 2011, p. XXXIX).
Na "Plural Pluriel Revue des cultures de langue portugaise, n. 9" (Université Paris Ouest Nanterre La Défense), 2012, França, foram publicadas fotografias curadas por mim para a exposição "Um passeio nos campos seria uma viagem pelo mundo" (Instituto de Arte do Pará, IAP, Belém, 2011), para constituir a edição do dossiê "Amazonies brésiliennes", Endereço eletrônico: http://revue1-13.pluralpluriel.org/ (cf. edição n. 09).
Publiquei poemas na revista Polichinello n. 12, de 2010, "Por acaso", edição em que também contribuiu Eduardo Pellejero, Alberto Pucheu, Vicente Franz Cecim, entre outros; e n. 15, de 2014, "Poéticas da Transgressão", edição em que também contribuiu Giorgio Agamben, Marília Garcia, Claudio Willer, entre outros.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 17:04:29