Eutalita Bezerra da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1794480161205275
  • Última atualização do currículo em 28/12/2017


Doutoranda e Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco. Membro dos grupos de pesquisa Jornalismo Ambiental (GPJA) e Televisão e Audiências (GPTV). Tem experiência em divulgação científica, telejornalismo e jornalismo ambiental. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eutalita Bezerra da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, E. B.;BEZERRA, E.;EUTALITA, B.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Comunicação e Informação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: O jornalismo na constituição de lugares de memória: a construção do (re)conhecimento em reportagens sobre conflitos ambientais,
Orientador: llza Maria Tourinho Girardi.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2014 - 2016
Mestrado em Comunicação e Informação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Meio Ambiente no telejornalismo: efeitos de sentido sobre preservação no Nordeste Viver e Preservar,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Ilza Maria Tourinho Girardi.
Coorientador: Flávio Antonio Camargo Porcello.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2008 - 2011
Graduação em Jornalismo.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: O jornalismo e os documentos da ECO-92: o caso Suape.
Orientador: Isaltina Maria de Azevedo Mello Gomes.




Atuação Profissional



Folha de Pernambuco, FOLHAPE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Repórter
Outras informações
Jornalista do caderno de Economia do jornal Folha de Pernambuco, tendo exercido funções de reportagem e edição. Também atuou nos suplementos, nos cadernos de Saúde, Imóveis, Carreira e Concursos.


Rede Globo Nordeste, TVGLOBO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário
Outras informações
Estagiária da Rede Globo Nordeste, atuando na apuração, produção e reportagem.


Instituto Federal de Pernambuco, IFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário
Outras informações
Estagiária da assessoria de comunicação do campus Vitória do IFPE.


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação científica


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2015 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas de ensino realizadas junto com a orientadora na disciplina de Jornalismo Ambiental
03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, .

08/2014 - 12/2014
Estágios , Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, .

Estágio realizado
Estágio docência realizado na disciplina de Comunicação e Educação Ambiental.


Linhas de pesquisa


1.
Jornalismo e Processos editoriais

Objetivo: Tem por objetivos realizar pesquisas sobre jornalismo e processos editoriais nas seguintes abordagens: fundamentação teórica e epistemológica; linguagem e produção de sentidos; identidade, ética e campo profissional; jornalismo especializado; história da edição e do jornalismo; economia política das organizações jornalísticas e editoriais; rotinas de produção, edição e circulação em diferentes meios; imagem, tecnologia e design. ..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo.
Palavras-chave: jornalismo.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Jornalismo Ambiental na concepção dos jornalistas que fazem a cobertura de meio ambiente na América Latina, Caribe, Portugal, Espanha e Países Africanos de Língua Portuguesa (2014-2016)
Descrição: Descrição: Projeto de pesquisa que tem por objetivo geral investigar a concepção de Jornalismo Ambiental por parte dos jornalistas que fazem a cobertura sobre meio ambiente nos veículos de comunicação na América Latina, Caribe, Portugal, Espanha e países africanos de língua portuguesa. Seu referencial teórico é construído a partir de autores como Baccheta (2000), Sorhuet (2003), Reyes (2003), Parrat (2006), Bueno (2008), Girardi e outros (2012). A metodologia empregada envolve pesquisa bibliográfica e estudo descritivo com abordagem qualitativa, com aplicação de questionários para coleta dos dados. Apresenta o cronograma de trabalho que terá a duração de três anos. Conclui que a realização da pesquisa trará elementos para aprimorar o conceito de jornalismo ambiental que está conectado com a cidadania e a função social do jornalismo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ilza Maria Tourinho Girardi - Coordenador / Reges Toni Schwaab - Integrante / Eloísa Beling Loose - Integrante / Camana,Ângela - Integrante / Claudia Herte de Moraes - Integrante/ Eutalita Bezerra - INtegrante / Sarah Motter - Integrante.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Eutalita Bezerra da Silva - Coordenador / Ilza Maria Tourinho Girardi - Integrante / Angela Camana - Integrante / Sarah Bueno Motter - Integrante / Claudia Herte de Moraes - Integrante / Reges Toni Schwaab - Integrante / Eloise Beling Loose - Integrante / Débora Gallas Steigleder - Integrante.
2014 - Atual
Grupo de Pesquisa Televisão e Audiência: os desafios no contexto da convergência digital de mídias - GPTV
Descrição: A televisão talvez seja uma das mídias mais impactadas com o novo contexto da convergência digital, principalmente porque sempre trabalhou com audiências cativas, mas nos últimos anos tem enfrentado uma população de espectadores heterogêneos e nômades. O desafio é mapear este público, conhecer para quem se fala (e para quem se produz) e, principalmente, o que realmente interessa a este público, sendo ele exibido e/ou produzido em diferentes plataformas tevê aberta, fechada, na internet e nos dispositivos moveis . Esta é a proposta deste grupo de pesquisa aprofundar a discussão sobre as rotinas de produção, as estratégias narrativas ficcionais ou jornalísticas e as mudanças de comportamento das audiências neste novo contexto. Com possibilidades de pesquisas aplicadas; proposição de novas metodologias de analise e o desenvolvimento de projetos que englobem o ensino e a pesquisa. Com o objetivo de participar de publicações e eventos científicos da área.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) . Integrantes: Cristiane Finger Costa - Coordenador / Flávio Antônio Camargo Porcello - Integrante /Eutalita Bezerra da Silva - integrante / Leandro Olegário dos Santos - Integrante / Mariana Corsetti Oselame - Integrante / Mateus Dias Vilela - Integrante / Mario Abel Bressan Junior - Integrante / Débora Sartori - Integrante / Greetchen Ferreira Ihitz - Integrante/ Filipe Peixoto - Integrante.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Eutalita Bezerra da Silva - Integrante / Cristiane Finger - Coordenador / Flávio Antônio Camargo Porcello - Integrante / Greetchen Ferreira Ihitz - Integrante / Filipe Peixoto - Integrante.
2011 - 2012
O Complexo industrial Portuário de Suape na pauta da mídia
Descrição: Atuou como bolsista de iniciação científica na pesquisa que tem como objetivo analisar o papel da mídia nas discussões sobre as implicações ambientais com a consolidação do Complexo Industrial Portuário de Suape. O corpus escolhido são as reportagens publicadas por dois grandes jornais do Estado de Pernambuco (Jornal do Commercio e Diario de Pernambuco), dois jornais e duas revistas de circulação nacional (Folha de S. Paulo e Estado de S. Paulo, Revista Veja e Revista Carta Capital), correspondendo ao período 2007-2010, quando Suape começou a viver sua melhor fase, com a implantação de empreendimentos estruturadores, geração de 15 mil novos empregos e pelo menos R$ 1,4 bilhão em investimentos públicos e R$ 30,6 bilhões em investimentos da iniciativa privada. É justamente nesse período que o tema começou a se tornar pauta frequente na imprensa local e também na nacional. A análise é ancorada por trabalhos sobre Meio Ambiente e pela Análise Crítica do Discurso (ACD), mais especificamente pela Teoria Social do Discurso. A opção pelos pressupostos da Teoria Social do Discurso se deve ao fato de que sob esse enfoque, a investigação ultrapassa os limites impostos pela materialidade do texto e pela descrição de fenômenos linguísticos para alcançar aspectos sociais que envolvem a linguagem em uso.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Eutalita Bezerra da Silva - Integrante / Isaltina Maria de Azevedo Mello Gomes - Coordenador.
2009 - Atual
Divulgação científica e telejornalismo brasileiro
Descrição: O projeto se propõe a investigar a cobertura de Ciência e Tecnologia em telejornais brasileiros de canal aberto. Pretendemos avaliar, comparativamente, como se dá a divulgação científica no telejornalismo praticado por emissoras públicas e comerciais, envolvendo os conteúdos abordados, a linguagem utilizada e os formatos das matérias. Tomando por base a Análise do Discurso, observaremos o comportamento textual e discursivo dessas matérias. Embora seja um trabalho de natureza, predominantemente, qualitativa, também iremos realizar um levantamento quantitativo (os tipos de inserção, as temáticas e áreas do conhecimento abordadas, a freqüência e a regularidade da veiculação, o enfoque [nacional, regional, internacional], entre outros).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Isaltina Maria de Azevedo Mello Gomes - Coordenador / Júlia Arraes de Alencar - Integrante / Raíssa Ebrahim dos Santos - Integrante / Davi Lira de Melo - Integrante / Ana Carolina da Cunha Siqueira - Integrante / Eutalita Bezerra da Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Eutalita Bezerra da Silva - Integrante / Isaltina Maria de Azevedo Mello Gomes - Coordenador / davi lira de melo - Integrante / Raissa Ebrahim dos Santos - Integrante / julia arraes de alencar - Integrante / Ana Carolina da Cunha Siqueira - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - 2016
COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA NA PERSPECTIVA DA EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL
Descrição: Descrição: Ministrar conteúdos teóricos sobre a comunicação comunitária e a educomunicação socioambiental. Estimular a reflexão sobre o potencial de transformação social oferecidos pelas rádios, vídeos e jornais comunitários. Estimular a reflexão sobre o potencial desses veículos de comunicação para o empoderamento das comunidades,inclusão social e construção da democracia nos meios de comunicação. Refletir sobre a importância da consciência ambiental e valores da ética ambiental para a construção de uma vida sustentável. Possibilitar a prática, a partir de conteúdos técnicos, da produção dessas modalidades de comunicação comunitária. Avaliar a qualidade dos materiais produzidos durante as oficinas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Eutalita Bezerra da Silva - Integrante / Ilza Maria Tourinho Girardi - Coordenador / Eliege fante - Integrante / ERICK GOMES - Integrante / Maria Alice Menezes - Integrante.
2016 - Atual
Análise crítica de produtos midiáticos por estudantes e professores de escolas públicas - 3ª edição
Descrição: 2015 - Atual Análise crítica de produtos midiáticos por estudantes e professores de escolas públicas - 3ª edição Descrição: Devido à relevância da mídia na mediação dos processos de comunicação, em particular sua agência na construção da "realidade", bem como seu lugar de formação de opiniões sobre o mundo, com esta ação (desenvolvida em escolas públicas do Rio Grande do Sul) objetiva-se fomentar/ampliar as competências (apresentando técnicas de análise, interpretação e produção de conteúdo) de os alunos de ensino médio criticarem os produtos midiáticos, bem como colaborarem na produção de conteúdos. O projeto prevê ações com os alunos do ensino médio e curso de curta duração com os professores de escolas públicas de Porto Alegre. Nessa direção, os principais objetivos são: 1) construir com os estudantes processos de análise crítica de produtos midiáticos que contribuam para que compreendam de maneira mais profunda as gramáticas, os enquadramentos, as representações midiáticas e as suas relações com a construção da realidade social; 2) contribuir para os professores das escolas públicas se atualizem sobre os processos de análise crítica de produtos midiáticos e/ou desenvolvam essas competências. A ação é desenvolvida pelos componentes do Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder (GCCOP) www.gccop.com , vinculado ao PPGCOM da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e registrado no diretório do CNPq, e por demais alunos do PPGCOM/UFRGS. A atividade conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão/UFRGS e das escolas públicas do RS. Para 2015 estão previstas as seguintes ações: 1) mini cursos de análise crítica de produtos midiáticos, ministrados por alunos de pós-graduação do PPGCOM/UFRGS para alunos de ensino médio de escolas públicas, e oficina com o mesmo enfoque, no salão de extensão da UFRGS; e 2) curso de análise crítica de produtos midiáticos, ministrado pelos professores da Faculdade de Biblioteconomia da UFRGS para os professores das escolas públicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (5) . Integrantes: Cássia Aparecida Lopes da Silva - Integrante / Diego Wander Silva - Integrante / Rudimar Baldissera - Coordenador / Carlise Porto Schneider Rudnicki - Integrante / Dinair Velleda Teixeira - Integrante / Eutalita Bezerra da Silva - Integrante / Mônica Carvalho de Oliveira - Integrante / isaura generoso mourão - Integrante / Letícia Lançanova - Integrante..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Eutalita Bezerra da Silva - Integrante / Rudimar baldissera - Coordenador / Cássia aparecida lopes da silva - Integrante / Dinair Velleda Teixeira - Integrante / MONICA CARVALHO DE OLIVEIRA - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico).


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2011
Prêmio Expocom Nordeste 2011 (jornal impresso), Intercom.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SILVA, E. B.. Produtos ecológicos começam a virar moda. Folha de Pernambuco, Pernambuco, 30 set. 2013.

2.
SILVA, E. B.. O que fazer com os resíduos de uma obra?. Folha de Pernambuco, 14 dez. 2012.

3.
SILVA, E. B.. Pensada além do replantio. Folha de Pernambuco, Pernambuco, 07 nov. 2012.

4.
SILVA, E. B.. Agora é a vez dos morros do Recife. Folha de Pernambuco, 20 jul. 2012.

5.
SILVA, E. B.. Casas sustentáveis já estão chegando no estado. Folha de Pernambuco, Pernambuco, 13 jul. 2012.

6.
SILVA, E. B.. Santo Amaro está na mira das construtoras. Folha de Pernambuco, Pernambuco, 18 maio 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, E. B.; CAMANA, A. ; BELMONTE, RV . Justiça ambiental no Cais José Estelita: uma proposta de alargamento da discussão. In: 15 encontro nacional de pesquisadores em Jornalismo, 2017, São paulo. Anais do 15 encontro nacional de pesquisadores em Jornalismo, 2017.

2.
SILVA, E. B.. SObre vazios à beira do rio: Apontamentos acerca do caráter vacante do Cais José estelita no Jornalismo pernambucano. In: 40 Congresso brasileiro de ciências da comunicação, 2017, Curitiba. Anais do 40 Congresso brasileiro de ciências da comunicação, 2017.

3.
SILVA, E. B.. Preservação e exploração ambiental no telejornalismo: apontamentos sobre o discurso do NOrdeste Viver e Preservar. In: XXVI Compós, 2017, São Paulo. Anais do XXVI COmpós, 2017.

4.
GIRARDI, I. ; SILVA, E. B. . Cais José Estelita (PE) em disputa: o discurso de CartaCapital acerca do conflito ambiental. In: 14 Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2016, Palhoça. Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2016.

5.
SILVA, E. B.. O sertanejo e a seca ? o lugar do saber popular no discurso do NEVP sobre estiagem. In: IV Seminário Internacional de Estudos Literários, 2015, Frederico Westphalen. Anais do IV Seminário Internacional de Estudos Literários, 2015.

6.
PEIXOTO, F. ; SILVA, E. B. ; CAMPOS, L. ; OSELAME, M. . Sensacionalismo e jornalismo ambiental: alguns apontamentos. In: XIII Seminário Internacional da Comunicação, 2015, Porto Alegre. Anais do XIII Seminário Internacional da Comunicação, 2015.

7.
OSELAME, M. ; SILVA, E. B. ; PEIXOTO, F. ; CAMPOS, L. . Revista TV Sul Programas: o registro dos primeiros passos da televisão no Rio Grande do Sul. In: XIII Seminario Internacional da Comunicação, 2015, Porto Alegre. Anais do XIII Seminario Internacional da Comunicação, 2015.

8.
SILVA, E. B.. Mobilização e ativismo: uma análise sobre o lugar do jornalismo ambiental no 'dever ser' da prática jornalística. In: III Encontro nacional de pesquisadores em jornalismo ambiental, 2015, São Paulo. Anais do III Encontro nacional de pesquisadores em jornalismo ambiental, 2015.

9.
SILVA, E. B.; PORCELLO, F. A. C. . Eles dizem de si: uma análise sobre o discurso de telejornalistas em campanha institucional. In: XIII Seminário Internacional da Comunicação, 2015, Porto Alegre. Anais do XIII Seminário Internacional da Comunicação, 2015.

10.
SILVA, E. B.. O discurso telejornalístico na cobertura do #ocupeestelita. In: 12 ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, 2014, Santa Cruz do sul. Anais do 12º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2014, 2014.

11.
SILVA, E. B.. O jornalismo e os documentos da ECO-92: um estudo sobre Suape. In: 2º Encontro Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (EICA), 2013, São cristovão. Anais Eica 2013, 2013.

12.
GOMES, I. M. A. M. ; MELO, D. L. ; SILVA, E. B. ; SANTOS, R. E. . O jornalismo ambiental pernambucano e o complexo de Suape. In: 1º Encontro Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (EICA), 2011, São cristovão. ANAIS 1ºEICA 2011, 2011.

13.
GOMES, I. M. A. M. ; BRITTO, D. S. ; SILVA, E. B. ; ALENCAR, J. A. ; SANTOS, R. E. . Mudanças no olhar da imprensa pernambucana sobre Suape: do desenvolvimentista ao socioambiental. In: 9º. Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2011, Rio de Janeiro. Anais do IX Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, E. B.; GOMES, I. M. A. M. . Jornal da cultura e Repórter Brasil - A construção de um discurso cienífico. In: XIX congresso de iniciação científica da UFPE, 2011, recife. Anais do XIX Conic em 2011, 2011.

2.
SILVA, E. B.; GOMES, I. M. A. M. . A ciência no Jornal Nacional: Uma análise quantitativa e qualitativa. In: XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2010, Campina Grande. Anais do XII Congresso de comunicação da Região Nordeste, 2010.

3.
SILVA, E. B.; GOMES, I. M. A. M. . A ciência no Jornal nacional. In: XVIII congresso de iniciação científica da UFPE, 2010, recife. Anais do XVIII Conic em 2010, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, E. B.. SOBRE VAZIOS À BEIRA DO RIO: APONTAMENTOS ACERCA DO CARÁTER VACANTE DO CAIS JOSÉ ESTELITA NO JORNALISMO PERNAMBUCANO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SILVA, E. B.; CAMANA, A. ; BELMONTE, RV . JUSTIÇA AMBIENTAL NO CAIS JOSÉ ESTELITA: UMA PROPOSTA DE ALARGAMENTO DA DISCUSSÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SILVA, E. B.. Preservação e exploração ambiental no Telejornalismo: apontamentos sobre o Nordeste Viver e Preservar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SILVA, E. B.. De armazéns a espigões: o embate entre construtoras e movimentos sociais pelo direito ao Cais José Estelita, em Pernambuco. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SILVA, E. B.. Jornalismo e memória: por uma proposta metodológica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
GIRARDI, I. ; SILVA, E. B. . Cais José Estelita (PE) em disputa: o discurso de CartaCapital acerca do conflito ambiental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SILVA, E. B.. O SERTANEJO E A SECA ? O LUGAR DO SABER POPULAR NO DISCURSO DO NORDESTE VIVER E PRESERVAR SOBRE ESTIAGEM. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
SILVA, E. B.; PORCELLO, F. A. C. . Eles dizem de si: uma análise sobre o discurso de telejornalistas em campanha institucional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
PEIXOTO, F. ; SILVA, E. B. ; CAMPOS, L. ; OSELAME, M. . Sensacionalismo e jornalismo ambiental: alguns apontamentos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
OSELAME, M. ; SILVA, E. B. ; CAMPOS, L. ; PEIXOTO, F. . Revista TVSUL Programas - o registro dos primeiros passos da televisão no Rio Grande do sul. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
SILVA, E. B.. Mobilização e ativismo: uma análise sobre o lugar do jornalismo ambiental no 'dever ser' da prática jornalística. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
SILVA, E. B.. O discurso telejornalístico na cobertura do #Ocupeestelita. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
SILVA, E. B.. Não existe imparcialidade: a mídia e sua influência na construção de uma opinião pública. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SILVA, E. B.. Entre a economia e o meio ambiente: o caso Suape. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
GOMES, I. M. A. M. ; SILVA, E. B. ; MELO, D. L. ; SANTOS, R. E. . O jornalismo ambiental pernambucano e o Complexo de Suape. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
GOMES, I. M. A. M. ; BRITTO, D. S. ; SILVA, E. B. ; ALENCAR, J. A. ; SANTOS, R. E. . Mudanças no olhar da imprensa pernambucana sobre Suape: do desenvolvimentista ao socioambiental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
SILVA, E. B.; GOMES, I. M. A. M. . Jornal da cultura e Repórter Brasil - A construção de um discurso cienífico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
SILVA, E. B.; GOMES, I. M. A. M. . A CIÊNCIA NO JORNAL NACIONAL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
SILVA, E. B.; GOMES, I. M. A. M. . A Ciência no Jornal Nacional: Uma análise quantitativa e qualitativa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, E. B.. ações que combinam desenvolvimento e sustentabilidade. Fortaleza: Fundação Konrad adenauer, 2009 (Coletânea de reportagens).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, E. B.. Nordeste Viver e Preservar. 2011.

2.
SILVA, E. B.. Nordeste Viver e Preservar. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
BALDISSERA, R ; GIRARDI, I. ; SILVA, E. B. . O olhar do Jornalismo Ambiental sobre os Problemas Ambientais. 2015. (Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
15 ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO.JUSTIÇA AMBIENTAL NO CAIS JOSÉ ESTELITA: UMA PROPOSTA DE ALARGAMENTO DA DISCUSSÃO. 2017. (Encontro).

2.
40 CONGRESSO NACIONAL DE CIENCIAS DA COMUNICAÇÃO (INTERCOM). SOBRE VAZIOS À BEIRA DO RIO: APONTAMENTOS ACERCA DO CARÁTER VACANTE DO CAIS JOSÉ ESTELITA NO JORNALISMO PERNAMBUCANO. 2017. (Congresso).

3.
Seminário Discente do PPGCOM/UFRGS. 2017. (Seminário).

4.
XXVI Compós.PRESERVAÇÃO E EXPLORAÇÃO AMBIENTAL NO TELEJORNALISMO: apontamentos sobre o discurso do Nordeste Viver e Preservar. 2017. (Encontro).

5.
14 encontro nacional de pesquisadores em Jornalismo.Cais José Estelita (PE) em disputa: o discurso de CartaCapital acerca do conflito ambiental. 2016. (Encontro).

6.
III Congreso de Estudios Pos Coloniales. De armazéns a espigões: o embate entre construtoras e movimentos sociais pelo direito ao Cais José Estelita, em Pernambuco. 2016. (Congresso).

7.
Jornadas de Pesquisa em Comunicação e Informação PPGCOM/UFRGS. 2016. (Outra).

8.
Seminário de Arborização Urbana: um exercício de cidadania e sustentabilidade socioambiental. 2016. (Seminário).

9.
Seminário discente do PPGCOM/UFRGS.Jornalismo e memória: por uma proposta metodológica. 2016. (Seminário).

10.
Aula aberta "As transformações culturais na contemporaneidade". 2015. (Outra).

11.
Aula aberta "Derechos Humanos, Medio Ambiente y Trabajo Agricola". 2015. (Outra).

12.
Aula aberta "La prensa de análisis como actor político - Estrategias y representaciones en tiempos de censura: los casos de La Opinión (Argentina) y Opinião (Brasil).". 2015. (Outra).

13.
Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental. 2015. (Congresso).

14.
Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental.Mobilização e ativismo: uma análise sobre o lugar do jornalismo ambiental no "dever ser" da prática jornalística. 2015. (Encontro).

15.
II Seminário GCCOP - Dimensões da sustentabilidade e comunicação. 2015. (Seminário).

16.
IV Seminário Internacional de Estudos Literários (SINEL).O sertanejo e a seca ? o lugar do saber popular no discurso do NEVP sobre estiagem. 2015. (Seminário).

17.
XIII Seminário Internacional de Comunicação.Eles dizem de si: uma análise sobre o discurso de telejornalistas em campanha institucional. 2015. (Seminário).

18.
12º encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. O discurso telejornalístico na cobertura do #Ocupeestelita. 2014. (Congresso).

19.
II Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental. 2014. (Encontro).

20.
I Seminário Internacional Filosofia e Educação: a atualidade do pensamento de Michel Foucault. 2014. (Seminário).

21.
Seminário Cooperação e Internacionalização em Comunicação ? 20 anos do PPGCOM?. 2014. (Seminário).

22.
2o Encontro Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (EICA),.O jornalismo e os documentos da ECO-92: um estudo sobre Suape. 2013. (Encontro).

23.
1° Encontro Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (EICA).O JORNALISMO AMBIENTAL PERNAMBUCANO E O COMPLEXO DE SUAPE. 2011. (Encontro).

24.
9° encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em jornalismo.Mudanças no olhar da imprensa pernambucana sobre Suape: do desenvolvimentista ao socioambiental. 2011. (Encontro).

25.
XIX Congresso de Iniciação Científica da UFPE. Jornal da cultura e Repórter Brasil - A construção de um discurso cienífico. 2011. (Congresso).

26.
XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. A Ciência no Jornal Nacional: Uma análise quantitativa e qualitativa. 2010. (Congresso).

27.
XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFPE. A ciência no jornal Nacional. 2010. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GIRARDI, I. ; BELMONTE, RV ; BEZERRA, E. ; CAMANA, A. ; FANTE, E. ; MASSIERER, C. ; STEIGLEDER, D.G. ; SCHWAAB, R. T. ; MORAES, C.H. . Jornadas de Comunicação e Informação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e informação da UFRGS. 2016. (Outro).

2.
GIRARDI, I. ; SILVA, E. B. ; CAMANA, A. ; MASSIERER, C. ; MOTTER, S.B. ; FANTE, E. ; MORAES, C.H. . III Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental. 2015. (Outro).

3.
BARROS, A.T. ; DE CARLI, A.A. ; DIAS, A.S. ; SANTOS, F. ; LOHMANN, R. ; SOUZA, M. E. ; FREITAS, C.S. ; CRUZ, M.A. ; LUPINACCI, L. ; SILVA, E. B. . Teoria geral do imaginário 50 anos depois: conceitos, noções, metáforas. 2015. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
LAURA SOARES SITO. A CONSOLIDAÇÃO DOS TERRITÓRIOS DO TRÁFICO DE DROGAS EM PORTO ALEGRE NO DISCURSO DO DIÁRIO GAÚCHO: ESTUDO A PARTIR DE REPORTAGENS SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gulherme Parzianello. Os movimentos de ocupação de espaços publicos como meios de comunicação cidadã: o Largo Vivo e a Serenata Iluminada. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Eutalita Bezerra da Silva.

2.
Rodrigo Ferreira. Lá e de volta outra vez. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Eutalita Bezerra da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, E. B.; GOMES, I. M. A. M. . A CIÊNCIA NO JORNAL NACIONAL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Outras informações relevantes


Dissertação defendida em 2016, no PPGCOM/UFRGS, com voto de louvor



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 16:56:29