Edgar Cabral Viegas Borges da Cruz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7291164327482143
  • Última atualização do currículo em 12/07/2017


Possui graduação em História pela Universidade Federal do Pará (2008). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social da Amazônia. Atualmente atuando na área da educação, como professor nas redes particular e pública estadual de ensino. Atualmente, mestrando no programa de pós-graduação profissional PROFHISTÓRIA na área de ensino de História, no polo UFPA - Ananindeua (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Edgar Cabral Viegas Borges da Cruz
Nome em citações bibliográficas
CRUZ, Edgar Cabral V. B.


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado profissional em andamento em Ensino de História.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Anacronismo - Agente facilitador ou obstáculo à prática docente?, Ano de Obtenção: .
Orientador: Siméia de Nazaré Lopes.
Coorientador: Wesley Garcia Ribeiro Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ensino de História; Anacronismo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino de História.
Setores de atividade: Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.
2003 - 2008
Graduação em História.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Entre desordens e espancamentos : um estudo sobre a violência e a criminalidade na Belém da Belle Époque (1897-1901).
Orientador: Franciane Gama Lacerda.




Formação Complementar


2012 - 2012
Introdução à Educação Digital. (Carga horária: 50h).
Núcleo de Tecnologia Educacional - Prof. Washington Luís Barbosa Lopes, NTE - BELÉM - PA, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria de Estado de Educação - Pará, SEDUC - PA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40


Associação para o Desenvolvimento Educacional do Pará, ADEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Carteira assinada, Enquadramento Funcional: Professor


Grupo Educacional Ideal, G.E.I., Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Carteira assinada, Enquadramento Funcional: Professor



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História Regional do Brasil.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino fundamental e médio.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
CRUZ, Edgar Cabral V. B.. NOÇÕES DE TEMPORALIDADE: UMA ANÁLISE SOBRE O PAPEL DO ANACRONISMO NA PRÁTICA DOCENTE. In: Rafael Elias de Queiroz Ferreira. (Org.). ENTRE A ACADEMIA E A SALA DE AULA Propostas e discussões sobre o ensino de História. 1ed.Belém - PA: Editora Ximango Educacional, 2017, v. , p. 131-141.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Simpósio das linhas de pesquisa do ProfHistória. 2017. (Simpósio).

2.
I Simpósio On-line de Ensino de História.Anacronismo - Agente facilitador ou obstáculo à prática docente?. 2017. (Simpósio).

3.
X Simpósio Regional de História - "As crises da República e o ensino de História: a Democracia brasileira em questão.".Retratos fragmentados: Onde estão os quilombos nos livros de História?. 2016. (Simpósio).

4.
Encontro Estadual do Ensino Médio. 2014. (Encontro).

5.
I Simpósio de Estudos Sobre Futebol.Futebol e identidade regional na capital paraense: questões políticas e sociais (1884-2007). 2012. (Simpósio).

6.
IV Olimpíada Nacional em História do Brasil - UNICAMP. IV Olimpíada Nacional em História do Brasil - UNICAMP - Professor orientador. 2012. (Olimpíada).

7.
A presença e a expulsão dos Jesuitas no Pará - O Patrimônio Jesuítico Revisitado. 2009. (Outra).

8.
II Seminário sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais. 2008. (Seminário).

9.
Seminário de Estudos Coloniais: Novas Perspectivas sobre o Descobrimento do Brasil: a Viagem de Duarte Pacheco Pereira (1498) ao Hemisfério Ocidental. 2008. (Seminário).

10.
IV Simpósio Nácional de Estado e Poder: Intelectuais. 2007. (Simpósio).

11.
Seminário de Estudos Coloniais: Antonio Vieira e Amazônia Colonial. 2007. (Seminário).

12.
Seminário de Instalação da Escola de Governo. 2003. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CRUZ, Edgar Cabral V. B.. I Simpósio On-line de Ensino de História. 2017. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
CRUZ, Edgar Cabral V. B.. NOÇÕES DE TEMPORALIDADE: UMA ANÁLISE SOBRE O PAPEL DO ANACRONISMO NA PRÁTICA DOCENTE. In: Rafael Elias de Queiroz Ferreira. (Org.). ENTRE A ACADEMIA E A SALA DE AULA Propostas e discussões sobre o ensino de História. 1ed.Belém - PA: Editora Ximango Educacional, 2017, v. , p. 131-141.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CRUZ, Edgar Cabral V. B.. I Simpósio On-line de Ensino de História. 2017. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 23:02:27