Verônica Klepka

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  • Última atualização do currículo em 29/11/2018


Possui Licenciatura em Ciências/Biologia pela Faculdade de Jandaia do Sul (FAFIJAN-2008), Especializações em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (FAFIMAN - 2009) e Metodologia do Ensino Superior (UNOPAR- 2011), Mestrado (2014) e Doutorado (2017) em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), na área de Ciências da Natureza, Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, História e Epistemologia da Ciência. Participa do grupo de estudos e pesquisas da UFTM: Integração de Saberes na Formação de Professores de Ciências para o Campo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Verônica Klepka
Nome em citações bibliográficas
KLEPKA, V.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias.
Avenida Doutor Randolfo Borges Júnior n.1400
Univerdecidade
38064200 - Uberaba, MG - Brasil
Telefone: (034) 33313131
URL da Homepage: http://www.uftm.edu.br/icene/index.php/y/departamento-de-educacao-em-ciencias-matematica-e-tecnologias


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2017
Doutorado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: MUDANÇAS HISTÓRICAS E EPISTEMOLÓGICAS NA TAXONOMIA E SUAS REPERCUSSÕES ATUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Prof. Dra. Maria Julia Corazza.
Palavras-chave: classificação dos seres vivos; Taxonomia; sistemática filogenética; Ensino de Ciências.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Taxonomia.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Sistemática Filogenética.
2012 - 2014
Mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: HISTÓRIA DA CIÊNCIA COMO INSTRUMENTO PARA REFLEXÃO METODOLÓGICA NO ENSINO DE BIOLOGIA,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Prof. Dra. Maria Julia Corazza.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2011 - 2011
Especialização em Metodologia do Ensino Superior. (Carga Horária: 360h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
Título: O PAPEL DAS REPRESENTAÇÕES MULTI-MODAIS NA FORMAÇÃO PRÁTICA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS DIANTE DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ESTUDO DE CASO..
Orientador: Prof. Ms. Carlos Eduardo de Souza Gonçalves..
2009 - 2009
Especialização em Meio Ambiente e Recursos Hídricos. (Carga Horária: 360h).
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari, FAFIMAN, Brasil.
Título: QUALIDADE DA ÁGUA NA BACIA DO RIO PIRAPÓ, PARANÁ, BRASIL: UMA REVISÃO DAS CONDIÇÕES BIÓTICAS E ABIÓTICAS.
Orientador: Profa. Ms. Marlene Rodrigues da Silva.
2005 - 2008
Graduação em Ciências/Biologia.
Faculdade de Jandaia do Sul, FAFIJAN, Brasil.
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Astrofísica Geral. (Carga horária: 120h).
Observatório Nacional, ON, Brasil.
2012 - 2012
Aprendizagem Colaborativa e Mapas Conceituais. (Carga horária: 40h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - AR/PR, SENAR-PR, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Abordagem Multimodal para Ensino. (Carga horária: 64h).
Grupo de Trabalho em Rede- Governo do Estado, GTR, Brasil.
2011 - 2011
Educação e Diversidade: a escola inclusiva. (Carga horária: 40h).
Instituto Técnologico de Desenvolvimento Educacional, ITDE, Brasil.
2011 - 2011
educação fiscal. (Carga horária: 160h).
Escola de Administração Fazendária, ESAF, Brasil.
2009 - 2010
Extensão universitária em Aperfeiçoamento para capacitação de tutores EAD. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Assistente A2, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê de Ética em Pesquisa, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado.
04/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias - DECMT, .

Cargo ou função
Membro Titular do Colegiado do Curso de Licenciatura em Educação do Campo Portaria n. 646 de 24 de junho de 2015..
10/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, CONSELHO DE ENSINO DA UFTM, .

Cargo ou função
representante docente ICENE.
12/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto ICENE, .

Cargo ou função
representante docente ICENE.
11/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias - DECMT, .

Cargo ou função
Integrante do Colegiado do Departamento Didático-Científico de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias (DECMT) do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) - portaria n.1240, de 25 de novembro de 2014..
07/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias - DECMT, .

07/2014 - Atual
Ensino, Licenciatura em Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação de Jovens e Adultos
Estratégias de avaliação
Seminário Integrador II
Botânica Geral
Estágio Supervisionado I
Estágio Supervisionado II
Genética e Evolução
04/2016 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias - DECMT, .

Cargo ou função
Comissão Interna de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Educação do Campo.
04/2016 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias - DECMT, .

Cargo ou função
Membro do grupo de trabalho PDI extensão.
03/2016 - 05/2016
Extensão universitária , Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias - DECMT, .

Atividade de extensão realizada
Cursos de Verão 2016.
06/2015 - 04/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias - DECMT, .

Cargo ou função
Suplente do Colegiado do Curso de Licenciatura em Educação do Campo Portaria n. 646 de 24 de junho de 2015..
03/2015 - 11/2015
Extensão universitária , Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias - DECMT, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de extensão Processos argumentativos na construção do conhecimento Sistemático Filogenético..
06/2015 - 07/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias - DECMT, .

Cargo ou função
Integrante da Comissão Eleitoral da Comissão Permanente de Pessoal Docente CPPD biênio 2015/2015. Resolução n. 003 de 29 de junho de 2015..
09/2014 - 06/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias - DECMT, .

Cargo ou função
Integrante do Colegiado do curso de Licenciatura em Educação do Campo Portaria n.907, de 12 de setembro de 2014.
09/2014 - 06/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias - DECMT, .

Cargo ou função
Integrante do Núcleo Docente Estruturante do curso de Licenciatura em Educação do Campo - portaria 908, de 12 de setembro de 2014 e portaria 654, de 24 de junho de 2015..
04/2015 - 05/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias - DECMT, ICENE.

Cargo ou função
Integrante da Comissão Interna de Seleção de Propostas Submetidas ao Edital Nacional PROEXT/MEC/SESU 2016. Portaria n. 347 de 7 de abril de 2015..
10/2014 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias - DECMT, ICENE.

Cargo ou função
Integrante da Comissão Pedagógica para Implantação dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Química e Matemática campus Iturama. Portaria n. 1066 de 17 de outubro de 2014..

Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Regime: Dedicação exclusiva.


Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: PSS, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Tutora Presencial, Enquadramento Funcional: bolsa, Carga horária: 10


Prefeitura Municipal de Apucarana-PR, PREFEITURA MUN., Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: PSS, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Docente nas áreas de Ciências, Biologia e Matemática dos Ensinos Fundamental, Médio e EJA

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: Docente em Biologia, Carga horária: 6
Outras informações
Docente Voluntária do Cursinho Pré Vestibular do Município de Apucarana-Pr

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Tutora Presencial, Enquadramento Funcional: Tutoria, Carga horária: 10
Outras informações
Bolsista pela UFPR para Tutoria do Curso de Aperfeiçoamento de Educação Integral e Integrada, Curso a distância.



Linhas de pesquisa


1.
Ensino de Ciências
2.
História e Epistemologia da Ciências
3.
Formação de Professores


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
O SABER DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS ACERCA DO USO E PRESERVAÇÃO DE SEMENTES CRIOULAS
Descrição: Iniciação Científica com bolsa.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Verônica Klepka - Coordenador / MARCOS SALES FERREIRA - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Bolsa.
2018 - Atual
HISTÓRIA, EPISTEMOLOGIA, EDUCAÇÃO E CIÊNCIA: PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO.
Descrição: Busca investigar como o contexto de produção interno e externo às Ciências Naturais pode ajudar a construção do conhecimento científico escolar de tópicos interdisciplinares presentes na sala de aula de ciências. Assim, tem como objetivo analisar como os contextos de produção da ciência contribuem para os contextos de produção de conhecimento científico no Ensino de Ciências acerca dos tópicos i) Classificação dos Seres Vivos; ii) Energia; e, iii) Modelos na Ciência, e para a formação de professores; investigar a História e Epistemologia da Ciência relacionada aos tópicos i) Classificação dos Seres Vivos; ii) Energia; e, iii) Modelos na Ciência; e, identificar estratégias de inserção da História e Epistemologia da Ciência relacionada aos tópicos i) Classificação dos Seres Vivos; ii) Energia; e, iii) Modelos na Ciência no Ensino de Ciências com vistas a novas e futuras desdobramentos de pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Verônica Klepka - Coordenador.
2012 - 2014
História da Ciência como reflexão metodológica para o ensino de Biologia
Descrição: Este projeto compõe a pesquisa de mestrado que vem sendo realizada com o objetivo de incluir a história da ciência no ensino de ciências por meio do episódio histórico de Robert Hooke (1665)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Verônica Klepka - Integrante / Maria Julia Corazza - Coordenador.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Experiências e perspectivas interdisciplinares na área de ciências da vida e da natureza: práticas formativas e pedagógicas na educação do campo
Descrição: O projeto Experiências e perspectivas interdisciplinares na área de ciências da vida e da natureza: práticas formativas e pedagógicas na educação do campo tem como objetivo desenvolver ações de formação continuada à professores de escolas do campo que atuam ministrando disciplinas na área de ciências da vida e da natureza, trabalhando o ensino de ciências em diálogo com as temáticas suscitadas no cotidiano do estudante do campo. Almejamos desenvolver processos formativos que aliem as diversas demandas contemporâneas da sociedade ao trabalho docente em sala de aula, no intuito de fazer com que o professor perceba o seu papel como agente transformador e, consequentemente, estimulador dos educandos a perceberem, a discutirem e a buscarem soluções para a realidade social na qual estão inseridos. Neste contexto a presente proposta busca propiciar aos participantes uma abordagem contextualizada e interdisciplinar, de conteúdos científicos, rompendo com o estigma disciplinar que prejudica o entendimento amplo de aspectos da natureza, uma vez que esta não é fragmentada. Frente ao exposto, acreditamos que esta abordagem extensionista trará grande impacto social, visto que os participantes podem ser multiplicadores desta proposta em salas de aulas, cursos, etc..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Verônica Klepka - Integrante / Rodrigo dos Santos Crepalde - Integrante / Tânia Halley Oliveira Pinto - Coordenador / Elaine Santos Rodrigues da Mata - Integrante.
2017 - 2017
A Classificação biológica na história e na escola
Descrição: A literatura tem demonstrado que os estudantes pouco ou nada sabem sobre importantes conceitos acerca da evolução e da forma de classificação dos seres vivos por meio da sistemática filogenética. Parte dessa defasagem encontra-se na prática pedagógica de professores de ciências e biologia que reconhecem a complexidade do conteúdo e as dificuldades de sua formação no que diz respeito a ele. Portanto, tanto professores quanto alunos sentem-se despreparados. A incompreensão tende a ser problemática, pois afeta todos os outros conhecimentos biológicos, uma vez que um organismo é um todo que integra conhecimentos das mais diversas disciplinas isoladas na escola. Objetivando contribuir com a aprendizagem efetiva desse conteúdo, a presente proposta visa possibilitar a professores de ciências e biologia da educação básica do município de Uberaba e região por meio de um curso de formação continuada, o conhecimento das mudanças ocorridas na classificação dos seres vivos, assim como propiciar o aprendizado acerca da interpretação e construção de árvores filogenéticas. Espera-se com isso fazer com que os conhecimentos atuais da ciência e da universidade cheguem à sociedade e, mais precisamente aos estudantes por meio da contribuição com a prática pedagógica desses professores..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2017 - 2017
Biofertilizantes e Educação do Campo: programa de incentivo e fortalecimento da agricultura familiar
Descrição: Biofertilizantes e Educação do Campo: programa de incentivo e fortalecimento da agricultura familiar é um conjunto de ações de ensino, pesquisa e extensão que se somam às práticas do discentes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFTM em suas comunidades possibilitando a formação mais aprofundada na produção e manejo dos biofertilizantes. Biofertilizantes são alternativas de alto custo-benefício para o desenvolvimento de sistemas agrícolas sustentáveis, reposição dos nutrientes do solo e aproveitamento de matéria orgânica. Com o aumento da demanda por alimentos no mundo, o desgaste do solo, água e ar pelo uso de produtos químicos como fertilizantes e agrotóxicos tem sido causados sérios danos aos ecossistemas, à saúde do trabalhador e do consumidor e ao planeta de modo geral. Além do alto custo dos fertilizantes e agrotóxicos acrescenta-se o prejuízo que causam ao solo, eliminando os microrganismos responsáveis pelo equilíbrio natural na ciclagem de nutrientes. Este programa objetiva desenvolver projetos de pesquisas, formação e Implantação da produção de Biofertilizantes em comunidades de Minas Gerais e Rondônia, comunidades de nossos discentes, por meio de parcerias além de assessorar as famílias cuja produção de biofertilizantes for implantada analisando os resultados obtidos na produção e manejo utilizados fortalecendo a agricultura familiar consciente e ecológica. A metodologia consistirá em 4 fases nas quais espera-se realizar oficinas, alcançando nosso público alvo, reduzir o consumo de fertilizantes químicos, contribuir com a formação no âmbito acadêmico e profissional de nossos discentes e divulgar os resultados de nossas pesquisas no âmbito da UFTM e nacionalmente....
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Verônica Klepka - Coordenador / Rodrigo dos Santos Crepalde - Integrante / Tânia Halley Oliveira Pinto - Integrante / FAGNER DE SOUZA - Integrante.
2016 - 2016
Ecologia de Riachos: conceitos, métodos e análises
Descrição: Curso de Verão.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
Introdução à ictiologia: peixes continentais neotropicais
Descrição: Curso de extensão.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Curso de Verão Epistemologia, Educação e Ciências
Descrição: Apresenta, discute e subsidia o aprofundamento futuro de estudantes de licenciatura nas teorias epistemológicas da ciência e nas pesquisas educacionais que tomam essa linha de pesquisa como meta de discussão, criando possibilidades de instrumental teórico para eventuais pesquisas no âmbito da UFTM..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Verônica Klepka - Coordenador.
2015 - 2015
Curso de Verão Pressupostos teóricos e práticos da pesquisa qualitativa na educação.
Descrição: Visa introduzir historicamente as principais linhas de pensamento epistemológico voltadas à construção da ciência, discutir suas controvérsias dando ênfase nas visões contemporâneas da pesquisa qualitativa como prática social. Além disto, este curso pretende dar subsídios à construção e reflexão dos principais aspectos da pesquisa, orientando os estudantes, futuros professores, à correta formulação e adequação da questão de pesquisa, da hipótese e dos objetivos, reconhecendo como o embasamento teórico torna-se um aspecto que orienta a interpretação dos dados levantados..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Verônica Klepka - Integrante / Tânia Halley Oliveira Pinto - Coordenador.
2015 - 2015
Curso de Verão Ecologia de Riachos: Conceitos, métodos e análises.
Descrição: Visa proporcionar uma introdução à ecologia de ecossistemas aquáticos continentais, viabilizando aos participantes um amplo conhecimento dos conceitos e métodos mais empregados nesta área. Além disso, os temas abordados no curso podem direcionar aos alunos uma perspectiva de futuros projetos ou de ampliação de projetos na área de ecologia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Verônica Klepka - Coordenador / FAGNER DE SOUZA - Integrante.
2015 - 2015
Processos Argumentativos na construção do conhecimento sistemático filogenético.
Descrição: Projeto de Extensão de 360 horas realizado por meio de oficinas pedagógicas em uma escola pública estadual do Município de Uberaba-MG no período de março a novembro de 2015 com o objetivo de tratar o conhecimento biológico fazendo uso da Teoria da Evolução e dos aspectos históricos, conceituais e teóricos da classificação dos seres vivos numa perspectiva filogenética. Fazer com que os conhecimentos atuais da universidade cheguem à sociedade por meio de ações conjuntas. Propiciar o melhor entendimento dos processos biológicos além de oferecer aos integrantes do projeto a rotina de pesquisa, extensão e docência entre outras atividades comuns à sua futura atuação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Verônica Klepka - Coordenador / Fagner Souza - Integrante / Tânia Halley Oliveira Pinto - Integrante / Sebastiana Donizete Galante - Integrante.Financiador(es): Pró-Reitoria de Extensão Universitária/UFTM - Outra.
2013 - 2013
História da Ciência: proposta de inclusão na Biologia
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (21) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Verônica Klepka - Integrante / Maria Julia Corazza - Coordenador.


Outros Projetos


2017 - Atual
Integração de Saberes na Formação de Professores de Ciências para o Campo
Descrição: Os conhecimentos tradicionais emergem de relações particulares que povos e comunidades tradicionais mantêm com a natureza. Esses saberes, como os que encontramos em comunidades do campo, têm sido silenciados ao longo do tempo, fortalecendo perspectivas etnocêntricas e colonialistas que artificialmente favorecem a assimetria entre os conhecimentos tradicional e científico, interditam o diálogo entre culturas e negam as identidades camponesas. Objetivando compreender as relações entre os conhecimentos tradicional e científico que emergem de práticas sociais do campo, bem como caracterizar suas contribuições para formação de professores em uma perspectiva intercultural em ciências, o presente grupo de pesquisa pretende investigar os conhecimentos tradicionais que emergem de práticas sociais do campo relacionadas ao plantio, colheita, manejo, cuidado da saúde de seres humanos e animais, nos espaços socioculturais, etc. [...].
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2014 - 2016
Periódico: Imagens da Educação
2016 - 2016
Periódico: Revista F@pciência
2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP


Revisor de projeto de fomento


2015 - 2016
Agência de fomento: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SC
2015 - 2016
Agência de fomento: Ministério da Educação
2014 - 2016
Agência de fomento: Pró-Reitoria de Extensão Universitária/UFTM


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Ensino de Ciências.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Biologia Geral.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Ciência.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Epistemologia da Ciência.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Aprovação em Concurso Público (efetivo), Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
2014
Aprovação em Concurso Público (efetivo), Secretaria do Estado do Paraná.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
KLEPKA, V.2018 KLEPKA, V.; CORAZZA, Maria Julia . A NATUREZA DA CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS NA GRÉCIA ANTIGA. Diálogos (On-line), v. 22, p. 202-224, 2018.

2.
KLEPKA, V.2018KLEPKA, V.; CORAZZA, Maria Julia ; SOUZA, F. . JOHN HOGG (1800-1869) E A DESCRIÇÃO DO QUARTO REINO NATURAL: PRIMIGENUM. HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ENSINO: CONSTRUINDO INTERFACES, v. 18, p. 125-139, 2018.

3.
KLEPKA, V.2018 KLEPKA, V.; CORAZZA, Maria Julia . O ESSENCIALISMO NA CLASSIFICAÇÃO DE LINEU E A REPERCUSSÃO DESSA CONTROVÉRSIA NA BIOLOGIA. HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ENSINO: CONSTRUINDO INTERFACES, v. 18, p. 73-110, 2018.

4.
KLEPKA, V.2017 KLEPKA, V.; CORAZZA, Maria Julia . Animálculo, Infusório, Protozoa, Primigenum, Protoctista, Primalia ou Protista? Contribuições históricas para o problema conceitual dos protozoários.. HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ENSINO: CONSTRUINDO INTERFACES, v. 15, p. 41-62, 2017.

5.
CREPALDE, R. S.2017CREPALDE, R. S. ; KLEPKA, V. ; PINTO, T. H. O. . Interculturalidade e conhecimento tradicional sobre a Lua na formação de professores no/do campo.. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 2, p. 836-860, 2017.

6.
KLEPKA, V.2015KLEPKA, V.; CORAZZA, Maria Julia . A responsividade de licenciandos em produções didáticas para o Ensino de Ciências: análise de propostas respaldadas na Teoria de Galperin.. Revista Contexto & Educação, v. 30, p. 171-193, 2015.

7.
de SOUZA, F.2015de SOUZA, F. ; KLEPKA, V. ; ABREU, J. A. S. ; DELMÔNICO, V.L.V. . INFLUÊNCIA DE BARREIRAS BIOGEOGRÁFICAS NA DISTRIBUIÇÃO DA ICTIOFAUNA. SaBios (Faculdade Integrado de Campo Mourão. Online), v. 10, p. 73-130, 2015.

8.
SOUZA, F.2014SOUZA, F. ; SANTOS, C. J. ; TRAMONTE, R. P. ; KLEPKA, V. . ESTRUTURA DA COMUNIDADE DE MACROINVERTEBRADOS EM TRÊS CÓRREGOS NA BACIA DO ALTO RIO > PARANÁ: UMA RELAÇÃO QUALIDADE AMBIENTAL E PARÂMETROS ECOLÓGICOS. Revista em Agronegócios e Meio Ambiente, v. 7, p. 413-427, 2014.

9.
KLEPKA, V.2014KLEPKA, V.; CORAZZA, Maria Julia . A história da ciência no diagnóstico inicial dos domínios de ações cognoscivas: uma aplicação direcionada pela teoria de Galperin. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v. 9, p. 1-18, 2014.

10.
KLEPKA, V.2014KLEPKA, V.; LEITE, R. F. ; FRANCO, V. S. . CONTRIBUIÇÕES FILOSÓFICAS DO CONCEITO DE TEMPO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DE TEMPO EM LICENCIANDOS DE QUÍMICA E BIOLOGIA.. Areté (Manaus), v. 7, p. 43-57, 2014.

11.
PEREIRA, D. M.2014PEREIRA, D. M. ; KLEPKA, V. ; PINHEIRO, J. . LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA UFTM: ALGUMAS EXPERIÊNCIAS EM TEMPO-ESCOLA E TEMPO-COMUNIDADE. Revista Eletrônica Cadernos CIMEAC, v. 4, p. 6-21, 2014.

12.
KLEPKA, V.2014KLEPKA, V.; SOUZA, F. . A RELAÇÃO ENTRE A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE BIOLOGIA E SEU DESCOMPASSO EM RELAÇÃO À PRÁTICA.. Areté (Manaus), v. 7, p. 33-42, 2014.

13.
SOUZA, F.2013SOUZA, F. ; KLEPKA, V. . IMPACTOS ECOLÓGICOS EM UM FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA: UMA ABORDAGEM MACROECOLÓGICA POR MEIO DE IMAGENS. Diálogos&Saberes, v. 9, p. 95-107, 2013.

14.
KLEPKA, V.2013KLEPKA, V.; CORAZZA, Maria Julia . O papel motivador e problematizador da observação da cortiça enquanto episódio na História da Biologia: uma análise das interações discursivas.. Atas do ... ENPEC, v. 9, p. 1-8, 2013.

15.
de SOUZA, F.2012de SOUZA, F. ; KLEPKA, V. . A IMPORTÂNCIA DA HIDROGRAFIA SOBRE A BIOGEOGRAFIA AQUÁTICA REGIONAL: UM CASO DOS AFLUENTES DA BACIA DO RIO PARANÁ. Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade, v. 1, p. 68-90, 2012.

16.
KLEPKA, V.2011KLEPKA, V.. QUALIDADE DA ÁGUA NA BACIA DO RIO PIRAPÓ: UMA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES BIÓTICAS E ABIÓTICAS. DIÁLOGOS & SABERES (MANDAGUARI), v. 7, p. 9-17, 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, Diones Ferreira ; CREPALDE, R. S. ; PINTO, T. H. O. ; KLEPKA, V. . ?A LUA GOVERNA TUDO QUANTO HÁ?: CONHECIMENTOS TRADICIONAIS ASSOCIADOS A PRÁTICAS SOCIAIS DO CAMPO EM COMUNIDADES DO NORTE DE MINAS GERAIS. In: Congresso Interinstitucional Brasileiro de Educação Popular e do Campo - CIBEPOC Congresso Interinstitucional Brasileiro de Educação Popular e do Campo - CIBEPOC, 2018, Catalão- GO. v. 1 (2018) Eixo 1 - Ensino, Aprendizagem e Práticas Pedagógicas. Catalão-GO: Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão, 2017. v. 1. p. 1053-1063.

2.
KLEPKA, V.; CORAZZA, Maria Julia . A RESPONSIVIDADE DE LICENCIANDOS EM PRODUÇÕES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DE PROPOSTAS RESPALDADAS NA TEORIA DE GALPERIN.. In: 2º Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 13ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2014, Marília-São Paulo. 2º Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 13ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CREPALDE, R. S. ; KLEPKA, V. ; PINTO, T. H. O. . Uma contribuição para a integração dos conhecimentos tradicionais e científicos na educação em ciências: a lua na vida no/do campo. In: V Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, 2018, Niterói -RJ. Caderno de Resumos: ENE ciências, 2018.

2.
KLEPKA, V.; CORAZZA, Maria Julia . A história da ciência no diagnóstico inicial dos domínios de ações cognoscivas: uma aplicação direcionada pela teoria de Galperin. In: IV Jornada de História da Ciência e Ensino, 2013, São Paulo-SP. Caderno de Resumos, 2013. v. 7. p. 26-27.

Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA, M. S. ; KLEPKA, V. . O SABER DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS ACERCA DO USO E PRESERVAÇÃO DE SEMENTES CRIOULAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
KLEPKA, V.. ?A atuação profissional do Biólogo: Educação'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LUCIANO, A. P. G. ; KLEPKA, V. . Tensões Simbólicas:perspectivas da docência após o 29 de Abril.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
KLEPKA, V.; CORAZZA, Maria Julia . A RESPONSIVIDADE DE LICENCIANDOS EM PRODUÇÕES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DE PROPOSTAS RESPALDADAS NA TEORIA DE GALPERIN.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
KLEPKA, V.; CORAZZA, Maria Julia . A História da Ciência no diagnóstico inicial dos domínios de ações cognoscivas: uma aplicação direcionada pela Teoria de Galperin.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
KLEPKA, V.; CORAZZA, Maria Julia ; FUJII, Rosângela Xavier ; PEREIRA, Beatriz Cordioli . A epistemologia da Ciência na compreensão dos licenciandos de Ciências Biológicas.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
KLEPKA, V.; CORAZZA, Maria Julia . Robert Hooke: redescobrindo a cortiça.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
de SOUZA, F. ; KLEPKA, V. ; ABREU, J. A. S. ; DELMÔNICO, V.L.V. ; TOZZO, R. A. ; SANTOS, C.J. . Influência de barreiras biogeográficas na distribuição da ictiofauna na bacia do rio da Prata. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
KLEPKA, V.; CORAZZA, Maria Julia . O papel motivador e problematizador da observação da cortiça enquanto episódio na História da Biologia: uma análise das interações discursivas.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PEREIRA, Beatriz Cordioli ; CORAZZA, Maria Julia ; FUJII, Rosângela Xavier ; KLEPKA, V. . As representações sociais da profissão docente na perspectiva de licenciandos de biologia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
KLEPKA, V.. Interdisciplinaridade: o que é afinal?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
Diogo da Silva ; Flaviane Martins Costa ; KLEPKA, V. ; Luana Mara Picotti ; VERONEZ . Análise do Livro Didático: Microbiologia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
Diogo da Silva ; Flaviane Martins Costa ; KLEPKA, V. ; Luana Mara Picotti ; VERONEZ . Da reciclagem à Decoração. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
VERONEZ ; KLEPKA, V. ; Flaviane Martins Costa ; Diogo da Silva ; Luana Mara Picotti . Rio Caviúna. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
Diogo da Silva ; Flaviane Martins Costa ; KLEPKA, V. ; Luana Mara Picotti ; VERONEZ . Tabagismo e Câncer. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
Diogo da Silva ; Flaviane Martins Costa ; KLEPKA, V. ; VERONEZ ; Luana Mara Picotti . Analise do Livro Didático. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
Diogo da Silva ; Flaviane Martins Costa ; KLEPKA, V. ; Luana Mara Picotti ; VERONEZ . Análises Fisico-Químicas da Água da Lagoa de Rolândia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
BECKER ; Luana Mara Picotti ; Flaviane Martins Costa ; KLEPKA, V. ; VERONEZ ; Diogo da Silva . Os anfíbios Primitivos na Escala Evolutiva dos Vertebrados. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
BARROS ; SARZI ; Luana Mara Picotti ; Flaviane Martins Costa ; KLEPKA, V. ; VERONEZ ; Diogo da Silva . O esqueleto do Pato. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
Diogo da Silva ; Flaviane Martins Costa ; KLEPKA, V. ; Luana Mara Picotti ; VERONEZ . Desenvolvimento do Sistema Digestório nas Primeiras Semanas da Gestação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
Diogo da Silva ; Flaviane Martins Costa ; KLEPKA, V. ; Luana Mara Picotti ; VERONEZ . Banco da Saúde. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
Diogo da Silva ; KLEPKA, V. ; Flaviane Martins Costa ; Luana Mara Picotti ; VERONEZ . O Sistema Digestório em Ruminantes. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
KLEPKA, V.. Qualidade da água na bacia do rio Pirapó, Paraná, Brasil: uma revisão das condições bióticas e abióticas. 2010 (Trabalho de Conclusão de Curso).

2.
VERONEZ ; Luana Mara Picotti ; KLEPKA, V. ; Flaviane Martins Costa ; Diogo da Silva . Da Reciclagem à Decoração. Jandaia do Sul: FAFIJAN, 2008 (material didático e painel).

3.
VERONEZ ; Luana Mara Picotti ; KLEPKA, V. ; Flaviane Martins Costa ; Diogo da Silva . Análise do Livro Didático. Faculdade de Jandaia do Sul: FAFIJAN, 2008 (Painel).

4.
VERONEZ ; Luana Mara Picotti ; KLEPKA, V. ; Flaviane Martins Costa ; Diogo da Silva . Análise do Livro Didático: Biologia Molecular. Faculdade de Jandaia do Sul: FAFIJAN, 2008 (Painel).

5.
Diogo da Silva ; Flaviane Martins Costa ; KLEPKA, V. ; Luana Mara Picotti ; VERONEZ . Rio Caviúna. Jandaia do Sul: FAFIJAN, 2007 (Painel).

6.
Diogo da Silva ; Flaviane Martins Costa ; KLEPKA, V. ; Luana Mara Picotti ; VERONEZ . Tabagismo e Câncer. Jandaia do Sul: FAFIJAN, 2007 (Painel).

7.
Diogo da Silva ; Flaviane Martins Costa ; KLEPKA, V. ; Luana Mara Picotti ; VERONEZ . Análise do Livro Didático. Jandaia do Sul: FAFIJAN, 2007 (Painel).

8.
Diogo da Silva ; Flaviane Martins Costa ; KLEPKA, V. ; Luana Mara Picotti ; VERONEZ ; BECKER . Análises Fisico-químicas da água da lagoa de Rolândia. Jandaia do Sul: FAFIJAN, 2006 (Painel).

9.
Diogo da Silva ; Flaviane Martins Costa ; KLEPKA, V. ; Luana Mara Picotti ; VERONEZ . Os anfíbios primitivos na escala evolutiva dos vertebrados. Jandaia do Sul: FAFIJAN, 2006 (material didático e painel).

10.
VERONEZ ; Luana Mara Picotti ; KLEPKA, V. ; Flaviane Martins Costa ; Diogo da Silva . Desenvolvimento do Sistema Digestório nas Primeiras semanas de Gestação. Jandaia do Sul: FAFIJAN, 2006 (material didático e painel).

11.
Diogo da Silva ; Flaviane Martins Costa ; KLEPKA, V. ; Luana Mara Picotti ; VERONEZ . O Esqueleto do Pato. Jandaia do Sul: FAFIJAN, 2006 (material didático e painel).

12.
BECKER ; Diogo da Silva ; Flaviane Martins Costa ; KLEPKA, V. ; Luana Mara Picotti . Banco da Saúde. Jandaia do Sul: FAFIJAN, 2005 (Material Didático).

13.
BECKER ; Diogo da Silva ; Flaviane Martins Costa ; KLEPKA, V. ; Luana Mara Picotti . O sistema digestório em ruminantes. Jandaia do Sul: FAFIJAN, 2005 (material didático e painel).


Demais tipos de produção técnica
1.
KLEPKA, V.. Redescobrindo a Cortiça- A história da ciência para compreender a observação XVIII da Obra Micrographia (Robert Hooke, 1665): Of the schematisme or texture of cork, ando f the cells and pores of some other such frothy bodies.. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
KLEPKA, V.. História da Ciência: proposta de inclusão na Biologia.. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
VERONEZ ; Luana Mara Picotti ; KLEPKA, V. ; Flaviane Martins Costa ; Diogo da Silva . Da reciclagem a decoraçao. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Exposiçao).

4.
VERONEZ ; Luana Mara Picotti ; KLEPKA, V. ; Flaviane Martins Costa ; Diogo da Silva . Os anfibios na Escala Evolutiva dos Vertebrados. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - maquete).

5.
VERONEZ ; SARZI ; Luana Mara Picotti ; KLEPKA, V. ; Flaviane Martins Costa ; Diogo da Silva ; BARROS . O esqueleto do Pato. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Maquete).

6.
BECKER ; Diogo da Silva ; Flaviane Martins Costa ; KLEPKA, V. ; Luana Mara Picotti . Banco da Saude. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo Didatico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Ovigli, Daniel; FERREIRA, D. C.; KLEPKA, V.. Participação em banca de Virlene Maria Elias Borges de Faria.Unidades de medida convencionais e não convencionais de comprimento na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do campo e/ou cidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

2.
SALDANHA NETO, D.; PINTO, T. H. O.; KLEPKA, V.. Participação em banca de Gleice Cristina dos Santos.O saber ameaçado das plantas medicinais e a educação do campo: um diálogo necessário.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Educação No Campo) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

3.
CORAZZA, Maria Julia; KLEPKA, V.; RODRIGUES, J. L.. Participação em banca de Murilo Del Bianco Lima.A natureza da ciência na concepção de licenciandos do curso de Ciências Biológicas.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá.

4.
CORAZZA, Maria Julia; FUJII, Rosângela Xavier; KLEPKA, V.. Participação em banca de Marcos Rogério Busso Luz.Contextualização no Ensino de Biologia: sentidos e significados atribuídos por licenciandos.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Pompeu, Carla; CAIXETA, L.; KLEPKA, V.. Edital 13/ 2018 - Processo Seletivo para Professor do Magistério Superior- Substituto Educação Matemática. 2018. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

2.
CREPALDE, R. S.; PEREIRA, D. R. M.; KLEPKA, V.. Edital n.11/2018 - Concurso Público para Professor do Magistério Superior- Classe A - Leitura e Escrita.... 2018. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

3.
CREPALDE, R. S.; SOUZA, D. C.; KLEPKA, V.. Edital nº 07/2017 do Concurso Público para Docente. 2017. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

4.
SALDANHA NETO, D.; PINTO, T. H. O.; KLEPKA, V.. Edital 054/2017 -Processo seletivo. 2017. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Outras participações
1.
KLEPKA, V.. I Semana da Licenciatura em Educação do Campo. 2016. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

2.
KLEPKA, V.. VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia e VIII Encontro Regional de Ensino de Biologia ( Regional Sul). 2016. Universidade Estadual de Maringá.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Anima literatura e estudos animais. 2016. (Outra).

2.
II Jornada Universitária pela Reforma Agrária. 2016. (Outra).

3.
5 Seminário Nacional das Licenciaturas em Educação do Campo. 2015. (Seminário).

4.
III Encontro Mineiro em Educação do Campo.Iniciativas extensionistas na Lecampo/UFTM: perspectivas e desafios. 2015. (Encontro).

5.
I Jornada Pierre Bourdieu e o Ensino de Ciências.Tensões Simbólicas:perspectivas da docência após o 29 de Abril.. 2015. (Outra).

6.
A História da Ciência e suas implicações na construção do conhecimento sobre Evolução.. 2014. (Oficina).

7.
Aula Magna: Concepções de Ciências: uma abordagem historiográfica.. 2014. (Seminário).

8.
CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL e 13ª JORNADA DO NÚCLEO DE ENSINO DE MARÍLIA.. A RESPONSIVIDADE DE LICENCIANDOS EM PRODUÇÕES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DE PROPOSTAS RESPALDADAS NA TEORIA DE GALPERIN.. 2014. (Congresso).

9.
II Simpósio Introdutório à Liga Acadêmica de Evolução. 2014. (Seminário).

10.
A análise de Discurso Crítica e as bases funcionais da linguagem. 2013. (Outra).

11.
Aula Magna PCM- Surracionalismo e Surrealidade da Ciência Moderna: as ideias de Bachelard para educação científica do século XXI.. 2013. (Outra).

12.
Concurso Público para provimento no cargo de Professor do Quadro Próprio do Magistério, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná ? SEED.*a ser realizada prova didática. 2013. (Outra).

13.
Ideias Alternativas e a Importância no Ensino de Ciências. 2013. (Outra).

14.
II Ciclo de Workshops: multiplas abordagens na pesquisa em Ensino de Ciências e na Educação Matemática. 2013. (Outra).

15.
IV Jornada de História da Ciência e Ensino: propostas, tendências e construção de interfaces.Revelando processos naturais por meio de instrumentos e outros aparatos científicos. 2013. (Outra).

16.
IV Jornada de História da Ciência e Ensino: propostas, tendências e construção de interfaces..A história da ciência como instrumento no ensino de Biologia. 2013. (Outra).

17.
IV Jornada de História da Ciência e Ensino: propostas, tendências e construção de interfaces..Arte e Ciência no renascimento: Galileu e Cigoli e as novas descobertas telescópicas. 2013. (Outra).

18.
IX ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2013. (Encontro).

19.
Workshop Alfabetização Científica. 2013. (Encontro).

20.
XIV Encontro Maringaense de Biologia e XXVII Semana da Biologia..Macroinvertebrados como bioindicadores de qualidade de água: uma ferramenta em estudos de impacto ambiental. 2013. (Encontro).

21.
XIV Encontro Maringaense de Biologia e XXVII Semana da Biologia.. 2013. (Encontro).

22.
XIV Encontro Maringaense de Biologia e XXVII Semana da Biologia..Montagem de experimentos simples para ensino fundamental e médio.. 2013. (Encontro).

23.
A pegada Ecológica e outras ferramentas para reflexão e a sensibilização no campo da educação ambiental. 2012. (Oficina).

24.
Educação, Ciência e Gênero. 2012. (Outra).

25.
Encontro de História e Filosofia da Biologia. 2012. (Encontro).

26.
I Ciclo de Workshops: Múltiplas abordagens na pesquisa em Ensino de Ciências e na Matemática. 2012. (Outra).

27.
III Fórum das Licenciaturas da UEM "Formação de professores: um diálogo entre as licenciaturas de biologia e química. ". 2012. (Outra).

28.
O papel do pos graduando no desenvolvimento científico e tecnologico. 2012. (Outra).

29.
Pesquisa em Ensino de ciências: objetivos e desafios. 2012. (Outra).

30.
Seminário Internacional de Psicologia Histórico-Cultural. 2012. (Seminário).

31.
A Milenar Técnica do Bonsai.Curso Teórico e Prático sobre Confecção de Bonsai. 2008. (Oficina).

32.
Ciclo de Estudos Multidisciplinar. 2008. (Seminário).

33.
Concurso.ITAIPU Binacional. 2008. (Outra).

34.
Concurso INSS.Concurso Público INSS. 2008. (Outra).

35.
Concurso Público.Concurso CORREIOS. 2008. (Outra).

36.
Hábitos Diários e Desenvolvimento de Câncer. 2008. (Encontro).

37.
II Jornada Interdisciplinar. 2008. (Seminário).

38.
Trabalhando Sexualidade e Afetividade na Escola. 2008. (Encontro).

39.
Viagem Didática.Pontos Turísticos de Curitiba, Ponta Grossa e Cânion de Guartelá. 2008. (Outra).

40.
1ª Jornada Interdisciplinar. 2007. (Seminário).

41.
IX Semana de Biologia & IX Semana de Geografia. 2007. (Seminário).

42.
O Corpo Humano- Noções Básicas. 2007. (Encontro).

43.
Alterações Ambientais x Saúde Pública. 2006. (Seminário).

44.
I Evento Multidisciplinar: Educação, Meio Ambiente e Sociedade Contemporânea. 2006. (Seminário).

45.
IV Ciclo de Palestras em Biologia. 2006. (Seminário).

46.
Curso de Extensão em Biologia.Curso de Taxidermia em Animais. 2005. (Oficina).

47.
III Ciclo de Palestras emm Biologia. 2005. (Seminário).

48.
Viagem Didática.Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM-MUDI. 2005. (Outra).

49.
VII Semana de Biologia: A Natureza não tem preconceitos. 2005. (Seminário).

50.
ENEM.Exame Nacional do Ensino Médio. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA, D. C. ; PINTO, T. H. O. ; CREPALDE, R. S. ; OVIGLI, D. F. B. ; KATO, D. S. ; SALDANHA NETO, D. ; KLEPKA, V. ; PEREIRA, D. M. ; RODRIGUES, D. C. . I Semana da Licenciatura em Educação do Campo. 2016. (Outro).

2.
CREPALDE, R. S. ; PINHEIRO, J. S. ; OVIGLI, D. F. B. ; PEREIRA, D. R. M. ; KATO, D. S. ; FERNANDES, F. L. P. ; PINTO, T. H. O. ; KLEPKA, V. . I Seminário Temático: Café do Campo. 2014. (Outro).

3.
CORAZZA, Maria Julia ; KLEPKA, V. . Workshop Ensino por pesquisa: fundamentos e práticas. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rosemeire Martins de Almeida. PLANTAS MEDICINAIS, SABERES TRADICIONAIS E CULTURA DA COMUNIDADE VEREDA FUNDA. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. (Orientador).

2.
Maria Sandra de Sousa. A relação entre o conhecimento tradicional de enxerto e a influência da Lua na prática de um agricultor tradicional de Ilhas das Cabras-RPM. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. (Orientador).

3.
Marcos Sales Ferreira. O convívio com a seca no norte de Minas: estratégias de sobrevivência desenvolvidas pela Comunidade jardim. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. (Orientador).

4.
Ronildo Gaia da Silva. SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. (Orientador).

5.
Udilesio Oliveira Santos. AS VARIEDADES CRIOULAS DO PROJETO DE ASSENTAMENTO AGROEXTRATIVISTA VEREDAS VIVAS - COMUNIDADE TRADICIONAL VEREDA FUNDA, NORTE DE MINAS GERAIS. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. (Orientador).

6.
Gustavo Ferreira. A Pedagogia da Alternância na EJA: um olhar para o estudante-trabalhador.. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. (Orientador).

7.
Daniel Severino Dias. COMUNIDADE TRADICIONAL GERAIZEIRA DE SOBRADO: UMA HISTÓRIA DE LUTA E DISPUTA PELOS RECURSOS NATURAIS. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. (Orientador).

8.
Maria Cleomar Oliveira. A PRÁTICA DE ADUBAÇÃO ORGÂNICA NA COMUNIDADE TRADICIONAL RIACHO DOS CAVALOS, RIO PARDO DE MINAS- MG. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Marcos Sales Ferreira. O SABER DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS ACERCA DO USO E PRESERVAÇÃO DE SEMENTES CRIOULAS. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Universidade Federal do Triângulo Mineiro. (Orientador).



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
KLEPKA, V.2013KLEPKA, V.; CORAZZA, Maria Julia . O papel motivador e problematizador da observação da cortiça enquanto episódio na História da Biologia: uma análise das interações discursivas.. Atas do ... ENPEC, v. 9, p. 1-8, 2013.


Apresentações de Trabalho
1.
KLEPKA, V.. ?A atuação profissional do Biólogo: Educação'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
KLEPKA, V.. Redescobrindo a Cortiça- A história da ciência para compreender a observação XVIII da Obra Micrographia (Robert Hooke, 1665): Of the schematisme or texture of cork, ando f the cells and pores of some other such frothy bodies.. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
KLEPKA, V.. História da Ciência: proposta de inclusão na Biologia.. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CORAZZA, Maria Julia ; KLEPKA, V. . Workshop Ensino por pesquisa: fundamentos e práticas. 2013. (Outro).



Outras informações relevantes


Curso de Biologia em licenciatura realizado com auxílio integral recebido pelo Programa Universidade para Todos (PROUNI) do Governo do Estado após análise de notas e demais critérios avaliativos do Exame ENEM.



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