Sara Concepción Chena Centurión

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9544832461377054
  • Última atualização do currículo em 07/10/2016


Possui graduação em pedagogia pela Faculdade Araguaia (2005), especialista em linguística aplicada ao ensino de línguas (FARA) e mestrado em LINGUAGENS E SABERES NA AMAZÔNIA pela Universidade Federal do Pará (2014). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia na educação, código linguístico de educação especial, ensino/aprendizagem de língua espanhola, enseñanza a distancia e educação de surdos.. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sara Concepción Chena Centurión
Nome em citações bibliográficas
CENTURIÓN, S. C. C.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em LINGUAGENS E SABERES NA AMAZÔNIA.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Toponimos do Tupi na cidade de Castanhal,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Carmen Lúcia Reis Rodrigues.
2005 - 2008
Especialização em Linguística aplicada ao ensino de línguas. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Araguaia, FARA, Brasil.
Título: A funcionalidade da LIBRAS aliada a Língua Portuguesa (modalidade escrita): uma inclusão efetiva do surdo na sociedade..
Orientador: Edna Misseno.
2001 - 2005
Graduação em pedagogia.
Faculdade Araguaia, FARA, Brasil.
Título: O papel do educador y o imaginario da comunidade escola.
Orientador: Stella Maris Brand Scarel.




Formação Complementar


2011 - 2011
Certificado em Língua Portuguesa para Extrangeiros.
Instituto Nacional de Pesquisa Educacional, INPE, Brasil.
2005 - 2007
Gestão de Recursos Humanos.
Faculdade Cambury de Goiânia, CAMBURY, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria de Educação do Maranhão, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Contrato para Educação Indígena, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Educação Indígena com o grupo etnico Ka'apor


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular

Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PARFOR
Outras informações
Psicologia da Educação - Polo Barcarena Psicologia da Educação - Polo Tailândia Fundamentos da Educação - Polo Tomé Acú Lingua Brasileira de Sinais I - Polo Abaetetuba Libras - Polo Barcarena Trabalho de conclusão de curso I - Polo Bragança Trabalho de conclusão de curso II - Polo Bragança Trabalho de conclusão de curso III -Polo Capanema

Atividades

08/2016 - 09/2016
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estagio Supervisionado III
04/2016 - 05/2016
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II
02/2014 - 03/2014
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Brasileira de sinais - LIBRAS
11/2013 - 12/2013
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Linguagem
Linguagem e comunicação do campo

Colegio Interativa, CI, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de língua espanhola, Carga horária: 16


Colegio Anglo de Campinas, CAC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Estagiaria, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação como Auxiliar de Coordenação e como professora de Leíngua Espanhola.


Universidade do Tocantins, UNITINS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Professor especia e interprete, Enquadramento Funcional: professor especialista, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Interprete, Carga horária: 20

Atividades

03/2011 - 06/2011
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Codigo Linguistico de educação especial libras
03/2011 - 06/2011
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Código Linguístico e Libras
08/2010 - 12/2010
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Abordagens Metodologia do Ensino Aprendizagem da Língua espanhola e respectivas literatura
03/2010 - 06/2010
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua espanhola
08/2009 - 12/2009
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Código Linguístico de educação espacial libras
03/2009 - 06/2009
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estagio Supervisionado II: Regencia e Língua espanhola
Língua espanhola IV
Língua espanhola V
08/2008 - 12/2008
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua espanhola III

Faculdade Católica do Tocantins, FACTO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Língua brasileira de sinais, Carga horária: 4

Atividades

03/2011 - 06/2011
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras


Projetos de pesquisa


2008 - 2009
Formação de professores de língua estrangeira
Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar e compreender os processos de formação de professores de Língua Estrangeira (LE), observando que há muito a discutor sobre o processo de formação de professores de LE, tanto no ensino presencial como na modalidade a distancia. Assim, mostra-se a relevancia desta pesquisa com o intuito de sempre observar os processos de ensino/aprendizagem, analisar as ferramentas que contribuam com a ensino/aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Guarani
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
CENTURIÓN, S. C. C.; Vasconcelos. C.T.J . Temas geradores e ensino da Língua Espanhola.. In: Kyldes Batista, Cristiane Tavares e Sibele Latícia Biazotto. (Org.). Letras na escola: ensino-pesquisa e extensão. Palmas: , 2010, v. , p. 23-36.

Apresentações de Trabalho
1.
CENTURIÓN, S. C. C.. O surdo e a funcionalidade da língua portuguesa (modalidade escrita): uma possivel inclusão social.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ALMENIDA, C. H. L. ; CENTURIÓN, S. C. C. ; MACHADO, P. R. ; Vasconcelos. C.T.J . El uso de las nuevas tecnologias en el proceso de enseñanza e aprendizaje de E/LE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ALMENIDA, C. H. L. ; CENTURIÓN, S. C. C. ; MACHADO, P. R. ; Vasconcelos. C.T.J . La enseñanza a distancia (EaD) y nuevas perspectivas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
CENTURIÓN, S. C. C.; ALMENIDA, C. H. L. . Língua espanhola IV. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).

2.
CENTURIÓN, S. C. C.; Paola Regina Martins Bruno . Códigos Linguísticos de Educação Especial - LIBRAS. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).

3.
ALMENIDA, C. H. L. ; CENTURIÓN, S. C. C. . Lengua española V. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno de conteúdo).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PINA, M. R. A.; RODRIGUES, R. J. P.; CENTURIÓN, S. C. C.. Participação em banca de Marilene Negrao dos Santos.Inclusión del alumno sordo en las clases de lengua española. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal do Pará.

2.
PINA, M. R. A.; CARRERA, C. C.; CENTURIÓN, S. C. C.. Participação em banca de Milene de Melo Almeida.Práctica docente de lengua española para el estudiante sordo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal do Pará.

3.
SANTOS, J. M.; CENTURIÓN, S. C. C.; PINA, M. R. A.. Participação em banca de Aurora de Castro Pantoja e Ziane Magno Ribeiro.Práctivas pedagógicas en las clases de ELE para el alumno sordo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal do Pará.

4.
CENTURIÓN, S. C. C.; SOUSA, H. J. G.; RODRIGUES, E. M. S.. Participação em banca de Antonio José da Silva Gomes.VENDE FRANGO-SE: marcas de variação linguística e oralidade em placas de rua. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará.

5.
ALENCAR, L. F.; SOUSA, H. J. G.; CENTURIÓN, S. C. C.. Participação em banca de Antonio Adalberto Mendonça dos Santos.Leitura interpretativa na formação dos discentes do 9 ano da escola E.E.F.M. Charles Assad. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I ELIG Encontro On Line do Grupo de Pesquisa Estudos da Linguagem e Gêneros.O surdo e a funcionalidade da língua portuguesa (modalidade escrita): uma possivel inclusão social. 2010. (Encontro).

2.
IV Encontro virtual de documentação de software livre - EVIDOSOL. I Congresso Internacional de Linguagem e tecnologia online.. Intérprete de língua de sianis: uma ponte entre o professor de educação a distância e o aluno surdo.. 2009. (Congresso).

3.
V Semana Academica de Letras - Estudos interculturais - uma construção dialógica..Aprendizado de Línguas. 2008. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Vilma de Araújo Silva e Washington Nabiça Pantoja. El articulo de opinión como recurso de la enseñanza de español lengua extranjera (ELE) una propuesta de enseñanza. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Sara Concepción Chena Centurión.

2.
José Ricardo Nixon da Slva e Mario Jorge Ramos. Canción en clase: una propuesta en el proceso de enseñanza de español (ELE). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Sara Concepción Chena Centurión.

3.
Roseliz Carvalho Farias. Dificultades encontradas por un profesor de lengua española para impartir clases en la escuela Manoel Lobato de Prmavera - Pará. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Sara Concepción Chena Centurión.

4.
Raimunda Silvane Silva Araújo e Mairy Cristiane da Silva. Preconceito linguístico: uma proposta de ntegração entre alunos da zona rural às demais turmas do Ensino Médio da escola Charles Assad. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Sara Concepción Chena Centurión.

5.
Vera Lúcia da Silva. A variação linguística no processo de ensino aprendizagem: um estudo de caso na setima série do E. F na E.M. E.F Manuel Libóro Maciel na cidade de Santa Luzia do Pará. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Sara Concepción Chena Centurión.

6.
José João Fagundes Soares e Francisca de Fátima da Silva. A música como instrumento de ensino aprendizagem nas aulas de língua espanhola/LE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Sara Concepción Chena Centurión.

7.
Elzi Pereira da Silva e Doracy Lima de Sousa. El uso de las canciones en el desarrollo de la comprensión auditiva en el aula de E/LE del noveno año de la enseñanza primaria. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Sara Concepción Chena Centurión.

8.
Rosiane do Socorro Silva da Silva e Edineia de Almenida. El papel del profesor de lengua española en la escuela José Domingos do Nascimento: de 6º a 9º año (municipio de Mojú). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Sara Concepción Chena Centurión.

9.
Elen Cristina Barros Ferreira e Maria Carmelia Neves Gomes. Uso de textos literarios para la enseñanza de ELE para los alumnos de la Escuela Fernando Ferrari: intercambio cultural imprescindible en la educación actual. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Sara Concepción Chena Centurión.

10.
Denise Castanhede de Oliveira e Maria Auxiliadora Oliveira. O uso da lnguagem em diferentes contextos: escola e Igreja. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Sara Concepción Chena Centurión.

11.
Keila Cristina Nogueira Fontes. O ensino de língua portuguesa para surdos na Escola João Gomes: um olhar para o ensino.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Sara Concepción Chena Centurión.

12.
Marinalda Prestes e José António Alves Ferreira. Oraldade e escrita: ferramentas valosas na alfabetização nos terceiros e quartos anos das escolas Julião Garcia e Lucila Bertulina. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Sara Concepción Chena Centurión.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 8:36:38