Larissa Danielle de Carvalho Barros

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  • Última atualização do currículo em 23/07/2018


Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes e graduada em Ciências Biológicas Licenciatura plena pela mesma universidade. Experiência na área de Zoologia e Ecologia atuando principalmente nos temas: Comportamento de grupos sociais de insetos e taxonomia de cupins. Experiência também no ensino de biologia na educação básica ( médio e fundamental) e superior. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Larissa Danielle de Carvalho Barros
Nome em citações bibliográficas
BARROS, L. D. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Montes Claros.
Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro
Vila Mauricéia
99999999 - Montes Claros, MG - Brasil - Caixa-postal: 126
Telefone: (038) 33219404


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Ciências Biológicas.
Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
Título: Nível de dano causado por cupins em plantios de cana-de-açúcar irrigada,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Ronaldo Reis Júnior.
Bolsista do(a): PRFH 225-Petrobras, PRFH225, Brasil.
2007 - 2010
Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena.
Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
Orientador: Ronaldo Reis Júnios.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Introdução à taxonomia de Cupins. (Carga horária: 24h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2011 - 2011
Introdução ao Latex. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
2008 - 2008
Espeleologia básica. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
2008 - 2008
Análise Estruturais e Histoquímica em Galhas. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.


Atuação Profissional



E. E. Dr. Carlos Albuquerque, E.E. DR. C. A., Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 18, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor de Ciências e Biologia.


Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado, Carga horária: 6, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docência (Estagio em docência), Carga horária: 1

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiário do Laboratório de Biologia Comportamental e Computacional. Desenvolvendo trabalhos na aráa de conservação.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 5
Outras informações
Monitora do Minicurso de Conhecendo as drogas: efeitos sobre o sistema nervoso central, realizado pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Bicuni, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Vinculo de Bolsista no Laboratório de Biologia Computacional e Comportamental.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitoria
Outras informações
Ministrou o Minicurso Blogs como instrumento de interação na comunidade.Projeto Biotemas na Educação Básica - Unimontes.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora
Outras informações
Monitora do Minicurso Metologia Cientifica para Alunos da Educação Básica, realizado na Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 4
Outras informações
Participação como monitora da Disciplina de Biologia do NAP - Núcleo de Atividades para Promoção da Cidadania promovida pela Coordenação de Extensão Comunitária/Pró-Reitoria de Extensão.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Bolsista Fapemig, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolveu trabalhos na área de comportamento de insetos sociais no Laboratório de Biologia Computacional

Atividades

04/2011 - 10/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Biologia
04/2011 - 10/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências Naturais
3/2008 - 3/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Monitora da disciplina de Biologia no NAP - Núcleo de Atividades para Promoção da Cidadania promovido pela Coordenadoria de Extensão Comunitária/Pró-reitoria de Extensão.

E. E. Dr. Carlos Albuquerque, EEDCA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Biologia, Carga horária: 16


E E Clovis Salgado, EECS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Biologia, Carga horária: 3


E E Aristides Porto, EEAP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Biologia e Ciências, Carga horária: 20


E E Felicio Pereira de Araújo, EEFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Biologia, Carga horária: 16


E E Felicio Pereira de Araújo, EEFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Biologia, Carga horária: 15


E E Professor Alcides de Carvalho, EEPAC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências, Carga horária: 16


E E Professora Marilda de Oliveira, EEPMO, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Biologia, Carga horária: 16


E E Simeão Ribeiro, EESR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Biologia, Carga horária: 16



Projetos de pesquisa


2010 - Atual
Biodiversidade e regeneração natural em florestas tropicais secas brasileiras
Descrição: A presente proposta visa aumentar o conhecimento sobre a biodiversidade brasileira, com foco nas pouco estudadas florestas tropicais secas (FTS) brasileiras, também conhecidas como florestas estacionais deciduais ou matas secas. Para esse fim, serão investigadas alterações tanto na diversidade de espécies como na diversidade funcional de vários grupos de organismos ao longo de um gradiente de regeneração natural em três áreas diferentes: norte de Minas Gerais, interior da Paraíba e Serra do Cipó, na região central de Minas Gerais. Assim, o padrão de diversidade de espécies será investigado ao longo do processo de sucessão ecológica nas florestas tropicais secas brasileiras, com o objetivo verificar como as funções e a integridade do ecossistema se recuperam após o uso e abandono da terra. Além disso, a proposta pretende integrar profissionais da área de sensoriamento remoto, que utilizarão os dados de reflectância foliar para calcular índices espectrais e validar a diferenciação os estágios sucessionais das florestas tropicais secas através de imagens de satélite. Finalmente, será realizada uma investigação da situação sócio-ambiental no entorno das áreas de estudo, com foco principal no uso tradicional dos recursos naturais e possíveis conflitos entre unidades de conservação e as populações existentes nas suas redondezas. Assim, a presente Rede Temática tem caráter multidisciplinar e fornecerá informações muito importantes para a avaliação da efetividade de estratégias de conservação (como a criação de unidades de conservação) e de recuperação de áreas degradadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Larissa Danielle de Carvalho Barros - Integrante / Mário Marcos do Espírito Santo - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2007 - 2008
Desenvolvimento e validação de um modelo amostral para cupins utilizando o caminhamento de Levy
Descrição: A pesquisa científica geralmente utiliza o método amostral para a obtenção os dados necessários ao desenvolvimento do trabalho. Sendo assim, a qualidade da informação obtida na amostragem é fundamental, pois é a partir dela que as conclusões serão feitas. No entanto, o método amostral a ser utilizado é, normalmente, relevado a segundo plano, utilizando-se um método já consagrado em artigos anteriores, normalmente por tradição. Porém, não é verdade que um mesmo método amostral seja válido para todas as situações. A maioria dos trabalhos que tentam propor uma nova metodologia amostral, normalmente ficam limitados a pequenas modificações de uma metodologia já existente. Mas a definição de quais serão os pontos amostrais é, geralmente, uma constante (o transecto). No entanto, em muitas situações, inclusive no forrageamento de várias espécies animais, a melhor forma de se encontrar o que se procura é caminhando em Levy, sendo este, um movimento aleatório específico que possue características fractais. O objetivo deste projeto é desenvolver um modelo amostral baseado no caminhamento de Levy, compará-lo com outros modelos amostrais diante de vários aspectos ecológicos e validá-lo no campo utilizando-se cupins como objeto de estudo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Larissa Danielle de Carvalho Barros - Integrante / Ronaldo Reis Junior - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Comportamento Animal.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Taxonomia dos Grupos Recentes.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
BARROS, L. D. C.; ALMEIDA, V. A. ; Oliveira ; REIS JUNIOR, R. ; ALVES ; ROCHA ; PIMENTA . Estimação do número de pares de bases de nucleotídeos por meio do software estatístico R. In: V Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão- Universidade e Inovação, 2011, Montes Claros. V Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão- Universidade e Inovação, 2011.

2.
SILVA, L. V. ; BARROS, L. D. C. ; Dias,J. S. ; Mendes,A. ; Moura,C. B. S. ; ALMEIDA, V. A. . A Concepção e o consumo de álcool por jovens de escolas da rede pública de Montes Claros. In: lV Fórum de Ensino,Pesquisa, Extensão e Gestão, 2010, Montes Claros. lV Fórum de Ensino,Pesquisa, Extensão e Gestão, 2010.

3.
BARROS, L. D. C.; REIS JUNIOR, R. ; Oliveira . Diversidade de cupins em ambientes de transição. In: 3 Fórum de ensinoo,pesquisa, extensão e gestão, 2009, Montes Claros. 3 Fórum de ensino, pesquisa, extensão e gestão, 2009.

4.
Fermandes, P.R. ; BARROS, L. D. C. ; CARVALHO, V. S. ; Menezes, J. C. ; SANTO, M.F. . Estudo Modular como estratégia para o ensino experimentar de ciências na educação básica. In: X Semana da Biologia, Vl Encontro Norte Mineiro de Biológos, 2009, Montes Claros. X Semana da Biologia, 2009.

5.
BARROS, L. D. C.; Oliveira ; REIS JUNIOR, R. . Diversidade de cupins em ambientes de transição. In: 3ª Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2009, Montes Claros. 3ª Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2009.

6.
BARROS, L. D. C.; Mendes,A. ; Dias,J. S. ; SILVA, L. V. ; ALMEIDA, V. A. ; Moura,C. B. S. . Conhecendo as drogas- Efeitos sobre o sistema Nervoso Central. In: X Semana da Biologia, Vl Encontro Norte Mineiro de Biológos, 2009, Montes Claros. X Semana da Biologia, Vl Encontro Norte Mineiro de Biológos, 2009.

7.
Dias,J. S. ; BARROS, L. D. C. ; Mendes,A. ; SILVA, L. V. ; ALMEIDA, V. A. ; Moura,C. B. S. . Conhecimento da população de Montes Claros sobre mudanças climáticas globais e suas medidas mitigadoras. In: X Semana da Biologia, V Encontro Norte Mineiro de Biológos, 2008, Montes Claros. X Semana da Biologia, V Encontro Norte Mineiro de Biológos, 2008.

8.
Mendes,A. ; BARROS, L. D. C. ; OLIVEIRA,M. O. S. ; ARRUDAS, S. R. ; MANTRAGOLO,F.S.V. ; Roberto Ananias . Análise do conhecimento prévio de alunos matriculados no 1º ano do ensino médio de diferentes escolas públicas de Montes Claros inseridos n NAP sobre a Biologia e Método Científico. In: 2º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2008, Montes Claros. 2º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2008.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ll Simpósio Brasileiro de Termitologia. 2013. (Simpósio).

2.
Os novos rumos da pesquisa em ciências biológicas. 2011. (Simpósio).

3.
3ª Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão.Diversidade de cupins em ambientes de transição. 2009. (Outra).

4.
10ª Semana da Biologia e 5ª Encontro Norte-Mineiro de Biólogos-Avanços e Perspectivas. 2008. (Oficina).

5.
10ª Semana da Biologia e 5º Encontro Norte-Mineiro de Biólogos- Avanços e Perspectivas.Conhecimento Da População de Montes Claros sobre Mudanças Climáticas Globais e suas medidas Mitigdoras. 2008. (Encontro).

6.
2º Fórun de Ensino,Pesquisa, Extensão e Gestão. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARROS, L. D. C.; França, G ; Vascocelos, Pedro ; Avelino, L. ; QUITINO, A. . lll Simpósio do Mestrado de Ciências Biológicas, XV Semana da Biologia e X Encontro Norte Mineiro de Biólogos. 2013. (Outro).

2.
BARROS, L. D. C.. 3º Fórum de ensino, pesquisa, extensão e gestão. 2009. (Outro).

3.
BARROS, L. D. C.. 2º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão. 2008. (Outro).




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