Maria Elizabeth Bueno de Godoy

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  • Última atualização do currículo em 26/11/2018


Doutora em História Social pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (2014), com ênfase em História e Historiografia Antiga, especializada no estudo da obra de Tucídides e nas leituras do Livro IV. Mestre em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009), com ênfase na discussão entre mythos e lógos contemplada no debate historiográfico das obras dos helenistas Jean-Pierre Vernant e Marcel Detienne; pesquisadora na área de Grécia Antiga, financiada pela agência CAPES. Monitora dos cursos de Antiga e Medieval durante os anos de 2007 e 2008. Graduada e Licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Professora de língua e literatura inglesa certificada pela Universidade de Cambridge (UK), e professora de Filosofia Antiga e Medieval do Colegiado de Filosofia da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Elizabeth Bueno de Godoy
Nome em citações bibliográficas
GODOY, M. E. B.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Amapá, Colegiado de Filosofia-UEAP.
Avenida Presidente Getúlio Vargas - até 2299/2300
Central
68900070 - Macapá, AP - Brasil
Telefone: (96) 21010506
URL da Homepage: http://www2.ueap.edu.br/pagina/curso_licenciatura_filosofia.html


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2014
Doutorado em História Social.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Pilos: Peripécia Ateniense na Narrativa Tucidideana? Considerações acerca da leitura Mithistórica de F.M. Cornford, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Francisco Murari Pires.
Palavras-chave: História; Tucídides; Tragédia; Historiografia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Historiografia Antiga.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História.
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2009
Mestrado em História Social da Cultura.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Rumor e Razão em Jean-Pierre Vernant e Marcel Detienne.,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Flávia Maria Schlee Eyler.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: História; Jean-Pierre Vernant; Marcel Detienne; Alteridade; Sacrifício; Política.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga.
2001 - 2006
Graduação em História.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: "Duelo às Portas Céias. O paradoxo do homem grego entre o excesso e a medida na Guerra do Peloponeso".
Orientador: Flávia Maria Schlee Eyler.
Bolsista do(a): Pontifícia Universidade Católica do RJ, PUC/RIO, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Decisive Questions on the Fifth-Century Sophists. (Carga horária: 40h).
Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, SBEC, Brasil.
2011 - 2011
Língua Inglesa.
Universidade de Cambridge, CAMBRIDGE U., Grã-Bretanha.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Amapá, UEAP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professor das disciplinas de Introdução à Filosofia; História da Filosofia no Brasil e Filosofia Medieval

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professor das disciplinas de Filosofia da Arte; Filosofia da Religião e Filosofia Antiga

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professor das Disciplinas: Filosofia Medieval (turmas LFL 16.3 e LFL 17.1); Filosofia Política; História da Filosofia no Brasil .

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professora da disciplina História da Filosofia no Brasil, ministrada no Período Letivo Intervalar oferecido no semestre de 2016.2.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professora das disciplinas: Antropologia Filosófica. Filosofia da Arte e Introdução à Filosofia, ministradas no semestre letivo de 2017.1


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Doutoranda
Outras informações
Doutorado concluído em 2013 (ano do depósito da tese). Defesa realizada em janeiro de 2014 na FFLCH-USP. Banca: Prof. Dr.Rafael Faraco Benthien (UFPR), Profa.Dra.Flávia Maria Schlee Eyler (PUC/Rio), Profa. Dra. Filomena Yoshie Hirata (FFLCH-USP), Prof. Dr. Miguel Soares Palmeira (FFLCH-USP) e Prof. Dr. Francisco Murari Pires (FFLCH-USP).


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitora de História Antiga, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Monitora do Curso de História Antiga I (História da Grécia até a expansão de Alexandre) Supervisão Profa. Dra. Flávia Maria Schlee Eyler

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitora, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Monitora do Curso de História Antiga II (História de Roma. Das origens ao Império de Marco Aurélio) Supervisão Profa. Dra. Isabela Fernandes

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto de Mestrado: Rumor e Razão em Jean-Pierre Vernant e Marcel Detienne

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Estágio de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Estagiária do IRI, Carga horária: 30
Outras informações
Estágiária do Núcleo de Documentação do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI - PUC-Rio).

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitora e Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Monitora e Pesquisadora assistente do Prof Dr. Emanuel Bouzon em História Antiga III (Mesopotâmia e Egito)


FIOCRUZ-COC RJ, FIOCRUZ/COC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisadora-Historiadora Projeto Saúde
Outras informações
Pesquisadora do Projeto "150 anos de História da Saúde no Rio de Janeiro", trabalhando como assistente de Pesquisa da equipe coordenada pela Profa. Dra. Rachel Fróes (FIOCRUZ/COC).


Colégio Teresiano, CAP-PUC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária Docente, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estagiária de História nas turmas do 1º ano do Ensino Médio e 5º ano do Ensino Fundamental.


Centro Britânico de Estudos, CULTURA INGLESA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Professor Titular, Enquadramento Funcional: Professor da Língua Inglesa, Carga horária: 24



Projetos de pesquisa


2009 - 2014
A Leitura trágica da História da Guerra do Peloponeso de Tucídides e suas (re) leituras a partir de F.M. Cornford
Descrição: O projeto tem como objetivo analisar a recepção da leitura da História tucidideana como uma tragédia por F.M. Cornford ao longo do século XX, reconhecida até a publicação de seu "Thucydides Mythistoricus" como marco cientificista. A aproximação realizada pelo autor, da "História" à tragédia Ática provoca (re) leituras, críticas e contrapontos que, em verdade, contextualizam os 'vazios textuais' existentes na obra de Tucídides. Entre estas as de Jonh Finley Jr., Jean-Pierre Vernant, Adam Parry, Connor e R. N. Lebow serão contempladas neste estudo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Elizabeth Bueno de Godoy - Integrante / Francisco Murari Pires - Coordenador.
2007 - 2008
Rumor e Razão em Jean-Pierre Vernant e Marcel Detienne
Descrição: O que queremos dizer quando falamos do homem grego? O singular cria um impasse diante da diversidade de situações, modos de vida e dos regimes políticos da história grega antiga. Este grego seria aquele dos tempos arcaicos, o herói homérico, o polites, ou o homem trágico do século V a.C.? Através das reflexões e pesquisas dos helenistas Jean-Pierre Vernant e Marcel Detienne, o anér (homem grego) é apresentado em sua multiplicidade de facetas, fruto de suas relações com o divino, com a natureza, com os outros e consigo mesmo. Ao longo do VI e do V século os gregos desenvolveram práticas e reflexões acerca de sua identidade, práticas essas, pertinentes à construção do ideal figurado pelo que os autores definem como o Mesmo. Seu par diametralmente oposto, o Outro, traduz os excessos. Em busca do ideal de conduta e virtude, o homem grego olha para este ?outro? em si; aquele que precisa ser olhado de frente. Da leitura de Vernant e Detienne, numa construção reflexiva que parte do modelo de homem da epopéia de Homero àquele problematizado na tragédia Ática, delineia-se neste estudo, não o grego como foi em si, mas o grego tal como aparece para estes helenistas, neste incessante ir e vir da alteridade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Maria Elizabeth Bueno de Godoy - Integrante / Flavia Maria Schlee Eyler - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Antiga.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Medieval.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Grego
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2012
Certificate of Advanced English-CAE, University of Cambridge-UK.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GODOY, M. E. B.2018GODOY, M. E. B.; COSTA, F.L. . Oralidade e Resistência em Terra Sonâmbula, de Mia Couto. PROLÍNGUA (JOÃO PESSOA), v. 13, p. 54-62, 2018.

2.
GODOY, M. E. B.2018GODOY, M. E. B.; COSTA, F.L. . A Terra Sonâmbula de Mia Couto, e as metáforas no contexto da Literatura Pós-Colonial. REVISTA CRIOULA (USP), v. 21, p. 593-619, 2018.

3.
GODOY, M. E. B.2016GODOY, M. E. B.; DURAO, G. A. . Marcel Detienne: Helenismo, Comparação e Reflexões no Contexto Nacional. Revista de História Comparada (UFRJ), v. 10, p. 163-189, 2016.

4.
GODOY, M. E. B.2015GODOY, M. E. B.. A política de Cléon no Livro IV de Tucídides: Peripécias da demagogia. Investigação Filosófica, v. 6, p. 2-13-13, 2015.

5.
GODOY, M. E. B.2010 GODOY, M. E. B.. Rumor e Razão em Jean-Pierre Vernant e Marcel Detienne: Considerações sobre a Tragédia Ática. Revista Angelus Novus, v. 1, p. 4-30, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GODOY, M. E. B.. A Týche de Pilos: Releituras do Livro IV de Tucídides. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018. v. 1.

2.
GODOY, M. E. B.. Sociedade e Cultura na Antiguidade. 1. ed. Taubaté: Universidade de Taubaté, 2010. v. 1. 125p .

Capítulos de livros publicados
1.
GODOY, M. E. B.. Ktema te es Aei: os (des)caminhos da História de Tucídides no século XXI. In: André Bueno; Gustavo Durão. (Org.). Novos Olhares para os Antigos. Interpretações da Antiguidade no mundo contemporâneo. 1ed.Rio de Janeiro: Sobre Ontens, 2018, v. 1, p. 411-464.

2.
GODOY, M. E. B.. A política de Cléon no Livro IV de Tucídides: caminho ateniense em púrpuras esquileanas. In: Marcelo Carvalho;Gisele Amaral. (Org.). Filosofia Grega e Helenística. 1a.ed.São Paulo: Anpof, 2015, v. 1, p. 78-89.

3.
GODOY, M. E. B.. Pilos: Peripéteia Ateniense na Narrativa Tucidideana? Considerações acerca da teoria trágica da natureza humana. In: Marcelo Carvalho e Vinicius Figueredo. (Org.). Filosofia Antiga e Medieval. 1aed.São Paulo: Anpof, 2013, v. , p. 389-398.

4.
GODOY, M. E. B.; EYLER, F. M. S. . Autóctone & Arquegeta. Os modos de fundar territórios na voz de Marcel Detienne. In: Eyler, Flávia M. Schlee; Fernandes, Isabela. (Org.). A Vida, a Morte e as Paixões no Mundo Antigo: Novas Perspectivas. 1ed.Rio de Janeiro: , 2012, v. , p. 117-128.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GODOY, M. E. B.. Filosofia Tragédia e Ensino do Homem Grego. In: I Congresso Internacional de formação de professores do Amapá/III Fórum das Licenciaturas da UEAP, 2015. Filosofia,Tragédia e Ensino do homem grego. Macapá: UEAP, 2015. v. Unico. p. 1-15.

2.
GODOY, M. E. B.. A Leitura Trágica da História da Guerra do Peloponeso de Tucídides. In: XX Ciclo de Debates em História Antiga - Unidade e Diversidade, 2010, Rio de Janeiro. XX Ciclo de Debates em História Antiga - Unidade e Diversidade. Rio de Janeiro: Laboratório de História Antiga (LHIA)-IFCS/UFRJ, 2010. p. 615-623.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GODOY, M. E. B.. A política de Cléon no Livro IV de Tucídides: Peripécias da demagogia. In: I Encontro Investigação Filosófica - EIFIL, 2015, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do I Encontro Investigação Filosófica (EIFIL). Rio de Jnario: Investigação Filosófica, 2015. v. 1. p. 5-5.

2.
GODOY, M. E. B.. Rumor e Partilha: A face cívica da crença entre os gregos. In: XXIII Ciclo de Debates em História Antiga: Política e Comunidade, 2013, Rio de Janeiro. XXIII Ciclo de Debates em História Antiga: Política e Comunidade. Rio de Janeiro: IH/UFRJ, 2013. v. 1. p. 72-72.

3.
GODOY, M. E. B.. A syggraphé tucidideana entre o Mito e a História. In: XXII Ciclo de Debates em História Antiga. História e Narrativas, 2012, Rio de Janeiro. XXII Ciclo de Debates em História Antiga. História e Narrativas. Rio de Janeiro: LHIA - Instituto de HIstória da UFRJ, 2012. p. 66-67.

4.
GODOY, M. E. B.. Pilos: Peripéteia Ateniense na narrativa tucidideana? Considerações acerca da teoria trágica da natureza humana. In: XV Encontro Nacional da Anpof, 2012, Curitiba. XV Encontro Nacional da Anpof. Caderno de Resumos. -: -, 2012. v. 1. p. 537-537.

5.
GODOY, M. E. B.. A syggraphé tucidideana entre o Mito e a História. In: VII Encontro de Pós-Graduandos da USP, 2012, São Paulo. Estudos Interdisciplinares nas HUmanidades:Perspectivas e Limites. São Paulo: EPOG/fflch/usp, 2012. v. 1. p. 17-17.

6.
GODOY, M. E. B.. Pilos e a Peripéteia Ateniense na narrativa tucidideana. In: XXI Ciclo de Debates em História Antiga-Tempo & Espaço, 2011, Rio de Janeiro. Tempo & Espaço. Rio de Janeiro: IH/UFRJ, 2011. p. 63-63.

7.
GODOY, M. E. B.. A Leitura trágica da História da Guerra do Peloponeso de Tucídides. In: XX Ciclo de Debates em História Antiga - Unidade e Diversidade, 2010, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos: XX Ciclo de Debates em História Antiga. Unidade e Diversidade. Rio de Janeiro: Itaca, 2010. v. 1. p. 44-44.

Artigos aceitos para publicação
1.
GODOY, M. E. B.; COSTA, F.L. . A Benfazeja, de Guimarães Rosa: catarse e paixão no sertão. SOCIOPOÉTICA (ONLINE), 2018.

2.
GODOY, M. E. B.; COSTA, F.L. . Duelo, de Guimarães Rosa: Moira em Interface com a Violência do Ser-tão. REVISTA OPINIÃES ? REVISTA DOS ALUNOS DE LITERATURA BRASILEIRA USP, 2018.

3.
GODOY, M. E. B.; COSTA, F.L. . A Terra Sonâmbula, de Mia Couto: memórias míticas e metáforas de Guerra.. Entre Parêntesis, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
GODOY, M. E. B.. Ájax, o herói dissonante. Honra e vergonha no paradoxo trágico de Sófocles. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GODOY, M. E. B.. Ájax, o herói dissonante. Honra e vergonha no paradoxo trágico de Sófocles. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
GODOY, M. E. B.. Tucídides para inglês ler: a História entre a tradução e o estudo de Thomas Hobbes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GODOY, M. E. B.. Ájax, o herói dissonante. Honra e vergonha no paradoxo trágico de Sófocles. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
GODOY, M. E. B.. Tucídides para Todos: proposta de novas leituras da História da Guerra do Peloponeso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
GODOY, M. E. B.. A política de Cléon no Livro IV de Tucídides: Peripécias da demagogia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GODOY, M. E. B.. Macunaíma entre Gregos e Troianos: essa mistura dá samba. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
GODOY, M. E. B.. Tucídides para todos, proposta de novas leituras da História da Guerra do Peloponeso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
GODOY, M. E. B.. A política de Cléon no Livro IV de Tucídides: o caminho ateniense em púrpuras esquileanas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
GODOY, M. E. B.. Pilos: Peripéteia Ateniense na Narrativa Tucidideana? Considerações acerca da teoria trágica da natureza humana. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
GODOY, M. E. B.. A syggraphé tucidideana entre o Mito e a História. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
GODOY, M. E. B.. Pilos e a Peripéteia Ateniense na narrativa tucidideana. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
GODOY, M. E. B.. A Leitura trágica da História da Guerra do Peloponeso de Tucídides. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
GODOY, M. E. B.. A Leitura trágica da História da Guerra do Peloponeso de Tucícides. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
GODOY, M. E. B.. English and History. The representations of the English language in History. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
GODOY, M. E. B.. Sociedade e Cultura na Antiguidade. Taubaté: UNITAU, 2010 (Fascículo EaD da UNITAU).

2.
GODOY, M. E. B.. História da saúde no Rio de Janeiro: instituições e patrimônio arquitetônico (1808-1958). Rio de Janeiro: Fiocruz, 2008 (Assistente de Pesquisa).

3.
GODOY, M. E. B.. À Deriva: Velhas e novas Segmentações na América Latina. Rio de Janeiro: Radar do Sistema Internacional IRI-PUC/Rio, 2008. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
GODOY, M. E. B.. Parecer (ad hoc) para Cadernos PET-Filosofia. 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
GODOY, M. E. B.. Pequeno dicionário grego de conceitos filosóficos. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
AYMORÉ, D. de S.R. ; GODOY, M. E. B. . O que está vivo está vivo. O que está morto, está morto?. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
GODOY, M. E. B.. A tragédia e a comédia ática como arte política. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
GODOY, M. E. B.. Sociedade e Cultura na Antiguidade. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno de História Antiga).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
EYLER, F. M. S.; NASCIMENTO, D.V.; GODOY, M. E. B.; MEDEIROS, M. S.; RODRIGUES, A. E. M.. Participação em banca de Victor Ribeiro Villon. A História em Desconcerto: As Anékdota de Procópio de Cesareia e a Antiguidade Tardia. 2014. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do RJ.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GODOY, M. E. B.; LIMA, R. e S.; BARROS, A. D.. Participação em banca de Renilma Figueiredo dos Santos.A Problematização do Mal na Percepção de Agostinho. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Amapá.

2.
GODOY, M. E. B.; LIMA, R. e S.; FONSECA, J. G. S.. Participação em banca de Manoel Lourenço da Cruz Morais.O Ensino de Filosofia no Brasil: Caminhos Percorridos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Amapá.

3.
AYMORÉ, D. de S.R.; GODOY, M. E. B.; LIMA, R. e S.. Participação em banca de Claudia Guedes Braga.A liberdade em Sartre: Uma análise sobre a autonomia da escolha. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Amapá.

4.
LIMA, R. e S.; GODOY, M. E. B.; FONSECA, J. G. S.. Participação em banca de Fernando Maciel dos Anjos.A Concepção de democracia e educação em John Dewye. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Amapá.

5.
FONSECA, J. G. S.; LIMA, R. e S.; GODOY, M. E. B.. Participação em banca de Lisandra Emília Guedes de Lima."Emílio" de Rousseau: um projeto educacional relevante para os nossos dias. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Amapá.

6.
AYMORÉ, D. de S.R.; COUTO, D. R. T.; GODOY, M. E. B.. Participação em banca de Jainah Primo.Liberdade, angústia e responsabilidade no Existencialismo de Sartre. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Amapá.

7.
LIMA, R. e S.; GODOY, M. E. B.; FONSECA, J. G. S.. Participação em banca de Flávia Cristina Rodrigues Reis.A Infância como experiência: uma análise da educação filosofante de Kohan. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Amapá.

8.
ALENCAR, C. A. M.; GODOY, M. E. B.; BARBOSA, J. S.. Participação em banca de Joziane Moraes.Metodologia Socrática: fundamentação e aplicação do diálogo como prática pedagógica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Amapá.

9.
MENEZES, L. M. B. R.; GODOY, M. E. B.; ALENCAR, C. A. M.; LIMA, R. e S.. Participação em banca de Edmilson de Jesus Pereira.Os Pitagóricos e os Números. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Amapá.

10.
BARBOSA, J. S.; AYMORÉ, D. de S.R.; GODOY, M. E. B.. Participação em banca de Elivane Ramos Figueiredo.As Bases da Ordem Social: tensionamentos entre Hobbes e Rousseau. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Amapá.

11.
GODOY, M. E. B.; LIMA, R. e S.; AYMORÉ, D. de S.R.. Participação em banca de Ricardo Silva Oliveira.A manifestação da Philía Perfeita, segundo Aristóteles, na relação de Riobaldo e Diadorim no Grand Sertão Veredas de Guimarães Rosa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Amapá.

12.
LIMA, R. e S.; COUTO, D. R. T.; GODOY, M. E. B.. Participação em banca de Bruno José Bezerra Ribeiro.Espiritualidade e filosofia da realização em Martin Buber. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Amapá.

13.
GODOY, M. E. B.; MENEZES, L. M. B. R.; BARBOSA, J. S.. Participação em banca de Genilci dos Santos Laranjeira.A arte e o des-velamento do ser no pensamento de Martin Heidegger. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Amapá.

14.
GODOY, M. E. B.; NEVES, M. de S.. Participação em banca de Paloma da Silva Brito.Hércules Furioso. Epilepsia e Tragédia na Grécia Antiga. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GODOY, M. E. B.; AYMORÉ, D. de S.R.; MAIONE, V. R.. Edital No.018/2018-PROGRAD/UEAP. 2018. Universidade do Estado do Amapá.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Semana Amapaense de Filosofia. Interseções para uma Filosofia Africanista. 2017. (Congresso).

2.
III Simpósio Internacional Filosofia e Literatura República e Recepção.Ájax, o herói dissonante. Honra e vergonha no paradoxo trágico de Sófocles. 2017. (Simpósio).

3.
Congresso Internacional de Formação de Professores do Amapá/II Fórum de Licenciaturas da UEAPr. Filosofia Tragédia e Ensino do Homem Grego. 2015. (Congresso).

4.
I Encontro Investigação Filosófica - EIFIL.A política de Cléon no Livro IV de Tucídides: Peripécias da demagogia. 2015. (Encontro).

5.
XVI Encontro Nacional da ANPOF. A política de Cléon no Livro IV de Tucídides: o caminho ateniense em púrpuras esquileanas. 2014. (Congresso).

6.
XIX Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos / I Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos Clássicos - O Futuro do Passado. Pilos: Peripéteia Ateniense na narrativa tucidideana? Considerações acerca da teoria trágica da natureza humana. 2013. (Congresso).

7.
XXII Ciclo de Debates em História Antiga. História e Narrativas. A syggraphé tucidideana entre o Mito e a História. 2012. (Congresso).

8.
XXI Ciclo de Debates em História Antiga-Tempo & Espaço. Pilos e a Peripéteia Ateniense na narrativa tucidideana. 2011. (Congresso).

9.
V EPOG - Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.A Leitura trágica da História da Guerra do Peloponeso de Tucícides. 2010. (Encontro).

10.
XX Ciclo de Debates em História Antiga - Unidade e Diversidade. A Leitura trágica da História da Guerra do Peloponeso de Tucídides. 2010. (Congresso).

11.
EPIVA.English and History. The representations of the English language in History. 2009. (Encontro).

12.
Seminário de Estudos Platônicos "A Escolha dos Personagens de Tirteu-Crítias por Platão". 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GODOY, M. E. B.. Minicurso "História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira. Práticas em sala de aula". 2018. (Outro).

2.
GODOY, M. E. B.; MENEZES, L. M. B. R. . I Ciclo de Tragédias da UEAP. 2017. (Festival).

3.
GODOY, M. E. B.; RODRIGUES, B. . III Semana Amapaense de Filosofia. 2017. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Karisia Nascimento Ribeiro. A Relação entre fé e razão: Considerações acerca do Pensamento de Tomás de Aquino. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Amapá. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Cindi Lúcia Brito da Silva. A Democracia aos olhos de Rousseau: uma visão histórica da política brasileira. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Filosofia) - Universidade do Estado do Amapá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ricardo Silva Oliveira. A Manifestação da Philía Perfeita, segundo Aristóteles, na Relação entre Riobaldo e Diadorim no Grande Sertão Veredas de Guimarães Rosa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Amapá. Orientador: Maria Elizabeth Bueno de Godoy.

2.
Renilma Figueiredo dos Santos. A Problematização do Mal na Percepção de Agostinho. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Amapá. Orientador: Maria Elizabeth Bueno de Godoy.

3.
Manoel Lourençoda Cruz Morais. O Ensino de Filosofia no Brasil: Caminhos Percorridos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Amapá. Orientador: Maria Elizabeth Bueno de Godoy.

4.
Genilci dos Santos Laranjeira. A Arte e o Des-Velamento do Ser no Pensamento de Martin Heidegger. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Amapá. Orientador: Maria Elizabeth Bueno de Godoy.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
GODOY, M. E. B.2016GODOY, M. E. B.; DURAO, G. A. . Marcel Detienne: Helenismo, Comparação e Reflexões no Contexto Nacional. Revista de História Comparada (UFRJ), v. 10, p. 163-189, 2016.


Livros e capítulos
1.
GODOY, M. E. B.. Pilos: Peripéteia Ateniense na Narrativa Tucidideana? Considerações acerca da teoria trágica da natureza humana. In: Marcelo Carvalho e Vinicius Figueredo. (Org.). Filosofia Antiga e Medieval. 1aed.São Paulo: Anpof, 2013, v. , p. 389-398.

2.
GODOY, M. E. B.; EYLER, F. M. S. . Autóctone & Arquegeta. Os modos de fundar territórios na voz de Marcel Detienne. In: Eyler, Flávia M. Schlee; Fernandes, Isabela. (Org.). A Vida, a Morte e as Paixões no Mundo Antigo: Novas Perspectivas. 1ed.Rio de Janeiro: , 2012, v. , p. 117-128.


Apresentações de Trabalho
1.
GODOY, M. E. B.. Tucídides para todos, proposta de novas leituras da História da Guerra do Peloponeso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
GODOY, M. E. B.. A tragédia e a comédia ática como arte política. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


Tradutora Acadêmica do Sistema Radar do Instituto Internacional da PUC/Rio.



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