Caio Bruno Ribeiro Falcão

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0628646750822884
  • Última atualização do currículo em 23/05/2018


Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2009), mestrado em Saúde Humana e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco (2012) e doutorado em Genética pela Universidade Federal de Pernambuco (2016). Tem experiência na área de Genética. Cursou a Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva do IMIP-PE (2016-2018). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Caio Bruno Ribeiro Falcão
Nome em citações bibliográficas
FALCÃO, C.B.R.;FALCÃO, CAIO BRUNO RIBEIRO


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Genética.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Genética e conservação do guaiamum Cardisoma guanhumi (Decapoda: Gecarcinidae) e dos seus habitats em Pernambuco., Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Prof Dr Rodrigo Augusto Torres.
Coorientador: Profª Drª Mônica Lucia Adam.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
Palavras-chave: Ecologia de estuários; Toxicologia ambiental; Genética; Crustáceos.
2010 - 2012
Mestrado em Saúde Humana e Meio Ambiente.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Os Cervídeos Brasileiros e a Doença da Debilidade Crônica: Verificação de Polimorfismos Genéticos Associados à Susceptibilidade.,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Prof. Dr. José Eduardo Garcia.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
Palavras-chave: Encefalopatia Espongiforme Transmissível; Cervídeos Brasileiros; Prion diseases.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Animal.
2016 - 2018
Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva. (Carga Horária: 5760h).
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, IMIP, Brasil.
Título: Doenças Neuroinvasivas Relacionadas às Arboviroses no Estado de Pernambuco.
Orientador: Jadson Mendonça Galindo.
2005 - 2009
Graduação em Bacharelado em Ciências Biólogicas.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Efeitos Da Acidificação Da Água Do Mar Sobre A Taxa De Sobrevivência Das Larvas Do Caranguejo Arborícola Aratus Pisonii (Milne Edwards, 1837) (Brachyura: Grapsidae) Nas Primeiras 72h De Vida.
Orientador: Prof. Dr. Ralf Schwamborn.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Metodologias Inovadoras. (Carga horária: 14h).
Faculdade Imaculada Conceição do Recife, FICR, Brasil.
2008 - 2008
Ecopedagogia. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Atuação Profissional



Espaço Ciências, EC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
Aula sobre Marcadores Moleculares ministrada na disciplina Genética para o curso de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco - Carga horária: 2 horas.

Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Doutorando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor
Outras informações
Participou como monitor da disciplina AT-279 Biotecnologia oferecida ao curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco. Monitor nas aulas práticas sobre eletroforese de DNA em gel de agarose.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Mestrando, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Atividade de Docência, Enquadramento Funcional: Atividade de Docência
Outras informações
Aula sobre Endocruzamento e consaguinidade, Genética Quantitativa e Herdabilidade ministrada na disciplina Genética de Populações para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco - Carga horária: 3 horas.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 10


Distrito Sanitário IV, DSIV, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Residente em Saúde Coletiva, Enquadramento Funcional: Residente, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.


Secretaria Estadual de Saúde - PE, SES-PE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Residente em Saúde Coletiva, Enquadramento Funcional: Residente, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2012 - 2016
Genética e conservação do Guaiamum (Cardisoma guanhumi) e dos seus habitats em Pernambuco.
Descrição: A costa litorânea do estado de Pernambuco tem sofrido nas últimas décadas forte pressão antrópica. A consequência destes efeitos tem sido visto como importante problema pelo fato dos ecossistemas costeiros, tais como estuários e manguezais, serem ambientes de fundamental importância na manutenção dos ecossistemas costeiros. Além disto, algumas espécies endêmicas dessas regiões (como o guaiamum) constituem a principal fonte de renda de muitas famílias no nordeste brasileiro. Desta forma, é imprescindível o conhecimento do atual status de conservação destes animais assim como destes ecossistemas. A avaliação da estrutura genética e dos efeitos genotóxicos surge como importante ferramenta de avaliação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Conectividade e conservação do caranguejo insular terrestre Johngarthia lagostoma (H. MILNE EDWARDS, 1837) (DECAPODA: GECARCINIDAE): variabilidade genética, morfológica e desenvolvimento larval.
Descrição: Johngarthia lagostoma é uma espécie pertencente à família de caranguejos semiterrestres Gecarcinidae. Sua distribuição abrange ambientes insulares do Atlântico Sul. Atualmente a espécie encontra-se no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, devido ao seu tamanho populacional reduzido, falta aparente de troca gênica entre as populações e captura ilegal presente na Ilha de Fernando de Noronha. Estudos aplicados para fauna carcinológica têm reportado caracteres moleculares e morfológicos para analisar a estrutura da população e tem proporcionado a interpretação dos padrões de variabilidade e o reconhecimento de grupos discretos de indivíduos. Os estudos que abordam a espécie J. lagostoma são iniciais e é de suma importância uma continuidade visando sua conservação. Considerando que dos quatro ambientes insulares que J. lagostoma ocorre, três são pertencentes à província brasileira (Oceano Atlântico ocidental), a presente proposta visa verificar a existência de conectividade genética entre as populações do caranguejo J. lagostoma entre as ilhas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas, diferente da população da Ilha de Trindade e os diferentes padrões morfológicos entre as populações de caranguejos dos três ambientes citados. Dessa forma, objetiva-se investigar a variabilidade genética e morfológica de J. lagostoma entre diferentes populações de três ambientes insulares e descrever o ciclo larval dessa espécie. O estudo será realizado no Parque Nacional Marinho e Área de Proteção Ambiental Estadual do Arquipélago Fernando de Noronha (PE) e nas Reservas Ecológicas Atol das Rocas (RN), Trindade e Martin Vaz (ES). Em campo os exemplares de J. lagostoma serão coletados manualmente e os dados referentes ao sexo, coloração, comprimento, largura da carapaça e peso serão registrados. Em seguida, os espécimes serão fotografados seg.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Caio Bruno Ribeiro Falcão - Integrante / Ralf Schwamborn - Integrante / Rodrigo Augusto Torres - Integrante / José Roberto Botelho de Souza - Integrante / Simone Maria de Albuquerque Lira - Coordenador / Jonata Arruda de Francisco - Integrante / Érika Cavalcante Leite dos Santos - Integrante / Renata Polyana de Santana Campelo - Integrante / Cynthia Daianne Mello de Lima - Integrante / Ígor de Ávila Teixeira - Integrante.Financiador(es): Fundação O Boticário de Proteção à Natureza - Auxílio financeiro.
2010 - 2012
Os cervídeos brasileiros e a doença priônica (CWD): verificação dos polimorfismos genéticos associados à susceptibilidade.
Descrição: A Doença da Debilidade Crônica dos Cervídeos , Chronic Wasting Disease (CWD), é uma doença do grupo das encefalopatias espongiformes transmissíveis (EETs) que acomete cervídeos norte-americanos. Assim como as outras EETs, a CWD é uma doença fatal, e vêm sendo considerada epidêmica nos Estados Unidos. O agente causal é uma proteína modificada denominada príon, codificada naturalmente em todas as espécies animais pelo gene Prnp. Sabe-se que, em quatro espécies de cervídeos norte-americanos, mutações de ponto no gene Prnp estão associadas à maior susceptibilidade de seus portadores à CWD. Até o presente não existe nenhum estudo sobre as mutações gênicas que potencialmente conferem susceptibilidade ou resistência de cervídeos neotropicais ao CWD. O presente projeto visa o estudo da seqüência do gene Prnp em três espécies de cervídeos neotropicais de ocorrência no Brasil, objetivando a identificação de mutações que, assim como nas espécies norte-americanas, possam estar envolvidas na susceptibilidade dos indivíduos em adquirir a doença. Espera-se, ao final do projeto, definir se as espécies brasileiras de cervídeos devem ser enquadradas no rol de espécies potencialmente susceptíveis ao CWD. Dessa forma, esperamos prover as autoridades competentes de informação técnica suficiente para que entrada dessa doença no Brasil seja dificultada..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
Efeitos da acidificação da água do mar sobre a taxa de sobrevivência das larvas do caranguejo arborícola aratus pisonii nas primeiras 72h de vida.
Descrição: Desde a Revolução Industrial os níveis de liberação de CO2 na atmosfera aumentaram exponencialmente. A maior parte da liberação é proveniente da ação dos seres humanos principalmente as atividades industriais e agrícolas. Esse acúmulo de CO2 atmosférico vem desencadeando uma série de problemas no meio ambiente e o mais recente destes problemas é a acidificação oceânica, visto que o mar é o responsável por absorver a maior parte desse CO2 liberado. Na reação H2O + CO2 são liberados íons de H+ que tendem a acidificar a água, além de reduzir os níveis de Ca++ disponível para os animais calcificadores. Neste trabalho, foi avaliado o efeito da acidificação da água do mar na taxa de sobrevivência das larvas do crustáceo arborícola Aratus pisonii..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Biociências


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Animal.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Molecular.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Mutagenese.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
Menção Honrosa - Apresentação oral nível doutorado, XX Encontro de Genética do Nordeste.
2011
Menção Honrosa - Prêmio Pós-Graduação-Oral, 57º Congresso Brasileiro de Genética.
2002
Prêmio Personalidade Destaque 2002 - Categoria Meio Ambiente, Jornal Grande Recife.
2001
Prêmio Vasconcelos Sobrinho - Menção Honrosa, CPRH.
2001
XII Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito, Volvo do Brasil Veículos Ltda..


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FALCÃO, CAIO BRUNO RIBEIRO2017FALCÃO, CAIO BRUNO RIBEIRO; LIMA, ISABEL LUIZA DE MELO NUNES FREIRE ; DUARTE, JOSÉ MAURÍCIO BARBANTI ; DE OLIVEIRA, JOÃO RICARDO MENDES ; TORRES, RODRIGO AUGUSTO ; WANDERLEY, ARTUR MAIA ; GOMES DA CUNHA, JOSÉ ERITON ; GARCIA, JOSÉ EDUARDO . Are Brazilian cervids at risk of prion diseases?. Prion, v. 11, p. 1-6, 2017.

2.
FALCÃO, C.B.R.;FALCÃO, CAIO BRUNO RIBEIRO2012FALCÃO, C.B.R.; GARCIA, J.E. . Chronic Wasting Disease: The Prion Disease of Cervids. ARS Veterinária (Online), v. 28, p. 13-21, 2012.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FALCÃO, C.B.R.. Ambiental Traffic. Climate Change Report.

2.
FALCÃO, A. ; FALCÃO, C.B.R. . Crab and its Habitat Conservation Project. LEAVE IT TO US.

3.
FALCÃO, C.B.R.. Crab´s Steps. Making The World A Bettter Place.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FALCÃO, C.B.R.; PINHEIRO, M. A. A. ; TORRES, R.A. ; ADAM, M.L. . Genotoxicidade espaço-temporal em guaiamum (cardisoma guanhumi) como ferramenta de monitoramento de manguezais tropicais do nordeste do Brasil. In: XX ENGENE - Encontro de Genética do Nordeste, 2014, Campina Grande. XX ENGENE - Encontro de Genética do Nordeste, 2014.

2.
LIRA, S.M.A. ; FALCÃO, C.B.R. ; TEIXEIRA, I. A. ; SCHWAMBORN, R. ; TORRES, R.A. . Diversidade e estruturação genética de populações do caranguejo insular Jonhgarthia lagostoma em ilhas do Atlântico Sul. In: VIII Congresso Brasileiro sobre Crustáceos, 2014, Bonito. VIII Congresso Brasileiro sobre Crustáceos, 2014.

3.
FALCÃO, C.B.R.; CUNHA, J.E.G. ; DUARTE, J.M.B. ; OLIVEIRA, J.R.M. ; TORRES, R.A. ; GARCIA, J.E. . Genetic similarities as possible trends on evolution and susceptibility to prion diseases in the Neotropical deer (Cervidae). In: I International Symposium on Evolutionary Biology, 2012, João Pessoa. I International Symposium on Evolutionary Biology, 2012.

4.
FALCÃO, C.B.R.; DUARTE, J.M.B. ; CUNHA, J.E.G. ; OLIVEIRA, J.R.M. ; GARCIA, J.E. . Are Brazilian cervids on risk of prion diseases?. In: 57º Congresso Brasileiro de Genética, 2011, Águas de Lindóia. Resumos do 57º Congresso Brasileiro de Genética, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
FALCÃO, C.B.R.. Genética e conservação do guaiamum e dos seus habitats em Pernambuco. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FALCÃO, C.B.R.; PINHEIRO, M. A. A. ; TORRES, R.A. ; ADAM, M.L. . Análise espaço-temporal da estrutura genético-populacional e danificação genômica de populações de guaiamum (Cardisoma guanhumi) como ferramenta de monitoramento de manguezais tropicais do Nordeste do Brasil.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
FALCÃO, C.B.R.; PINHEIRO, M. A. A. ; ADAM, M.L. ; TORRES, R.A. . Variação, conectividade e estruturação genética das populações do guaiamum (Cardisoma guanhumi) em manguezais tropicais do estado de Pernambuco.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
FALCÃO, C.B.R.; PINHEIRO, M. A. A. ; TORRES, R.A. ; ADAM, M.L. . Genotoxicidade espaço-temporal em guaiamum (cardisoma guanhumi) como ferramenta de monitoramento de manguezais tropicais do nordeste do Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
FALCÃO, C.B.R.; CUNHA, J.E.G. ; DUARTE, J.M.B. ; OLIVEIRA, J.R.M. ; TORRES, R.A. ; GARCIA, J.E. . Genetic similarities as possible trends on evolution and susceptibility to prion diseases in the Neotropical deer (Cervidae). 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
FALCÃO, C.B.R.. Genotoxicidade e Genética de Estrutura de populações no Guaiamum ( Cardisoma guanhumi) como ferramentas de monitoramento e manejo de ambientes estuarinos no estuarinos no estado de Pernambuco.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
FALCÃO, C.B.R.; DUARTE, J.M.B. ; CUNHA, J.E.G. ; OLIVEIRA, J.R.M. ; GARCIA, J.E. . Are Brazilian Cervids on Risk of Prion Diseases?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
FALCÃO, C.B.R.; DUARTE, J.M.B. ; CUNHA, J.E.G. ; OLIVEIRA, J.R.M. ; GARCIA, J.E. . Os Cervídeos Brasileiros e a Doença Priônica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
FALCÃO, C.B.R.. Ambiental Traffic. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
FALCÃO, C.B.R.. Crab´s Steps. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
FALCÃO, A. ; FALCÃO, C.B.R. . Crab and its Habitat Conservation Project. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
FALCÃO, C.B.R.; PINHEIRO, M. A. A. ; TORRES, R.A. ; ADAM, M.L. . Análise espaço-temporal da estrutura genético-populacional e danificação genômica de populações de guaiamum (Cardisoma guanhumi) como ferramenta de monitoramento de manguezais tropicais do Nordeste do Brasil. 2015 (Resumos em Congresso).

2.
FALCÃO, C.B.R.; PINHEIRO, M. A. A. ; ADAM, M.L. ; TORRES, R.A. . Variação, conectividade e estruturação genética das populações do guaiamum (Cardisoma guanhumi) em manguezais tropicais do estado de Pernambuco. 2015 (Resumos em Congresso).

3.
FALCÃO, C.B.R.; DUARTE, J.M.B. ; CUNHA, J.E.G. ; OLIVEIRA, J.R.M. ; GARCIA, J.E. . Os Cervídeos Brasileiros e a Doença Priônica 2011 (Resumos em Congresso).

4.
CUNHA, J.E.G. ; SILVA, R.J.G. ; FALCÃO, C.B.R. ; GARCIA, J.E. ; OLIVEIRA, J.R.M. . Modeling the tri-dimensional pattern of expression for the PRNP gene in human brain and association to prion diseases 2011 (Resumos em Congresso).

5.
PINHEIRO, I.L. ; CAMPINA, R.C.F. ; LIRA, L.A. ; SILVA, A.A.M. ; FALCÃO, C.B.R. ; CAVALCANTE, TCF ; SOUZA, S.L. . A desnutrição perinatal altera a quantidade de neurônios serotoninérgicos no Núcleo Dorsal da Rafe de ratos tratados com fenfluramina 2011 (Resumos em Congresso).

6.
PINHEIRO, I.L. ; CAMPINA, R.C.F. ; ALMEIDA, L.C.A. ; BORBA, T.K.F. ; LIRA, L.A. ; MARTIMIANO, P.H.N. ; FALCÃO, C.B.R. ; SOUZA, S.L. . Efeito da desnutrição perinatal sobre a expressão da enzima triptofano hidroxilase no núcleo dorsal da rafe em ratos tratados com fenfluramina 2011 (Resumos em Congresso).

7.
FALCÃO, C.B.R.. Efeitos da Acidificação da Água do Mar Sobre a Taxa de Sobrevivência das Larvas do Caranguejo Arborícola Aratus Pisonii (Milne Edwards, 1837) (Brachyura: Grapsidae) nas Primeiras 72h de Vida. 2009 (Monografia).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LIMA, A. R. B. ; FALCÃO, C.B.R. ; ADAM, M.L. . Degradação ameaça até o cardápio. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
ADAM, M.L. ; FALCÃO, C.B.R. . Poluição altera o DNA de guaiamum. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica

Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
FALCÃO, C.B.R.; FALCÃO, J.R. . Paz no Trânsito. 1999. Teatral.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TORRES, R.A.; JACOBINA, U. P.; FALCÃO, C.B.R.. Participação em banca de Flávia Roberta Santos Andrade.Análise da Conectividade Genética da Tainha Branca (Mugil curema Valenciennes, 1836) no Nordeste Oriental do Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
FALCÃO, C.B.R.. Comissão Avaliadora na XIII Ciência Jovem. 2007. Espaço Ciências.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Simpósio brasileiro da fauna sobre-explotada e ameaçada de extinção..Análise espaço-temporal da estrutura genético-populacional e danificação genômica de populações de guaiamum (Cardisoma guanhumi) como ferramenta de monitoramento de manguezais tropicais do Nordeste do Brasil.. 2015. (Simpósio).

2.
1º Simpósio brasileiro da fauna sobre-explotada e ameaçada de extinção..Variação, conectividade e estruturação genética das populações do guaiamum (Cardisoma guanhumi) em manguezais tropicais do estado de Pernambuco.. 2015. (Simpósio).

3.
XX Encontro de Genética do Nordeste.Genotoxicidade espaço-temporal em guaiamum (cardisoma guanhumi) como ferramenta de monitoramento de manguezais tropicais do nordeste do Brasil. 2014. (Encontro).

4.
XX Encontro de Genética do Nordeste.Genotoxicidade espaço-temporal em guaiamum (cardisoma guanhumi) como ferramenta de monitoramento de manguezais tropicais do nordeste do Brasil. 2014. (Encontro).

5.
II Jornada de Pós-graduação em Genética.Genotoxicidade e genética de estrutura de populações no Guaiamum (Cardisoma guanhumi) como ferramentas de monitoramento e manejo de ambientes estuarinos no estado de Pernambuco.. 2012. (Outra).

6.
I International Symposium On Evolutionary Biology.Genetic similarities as possible trends on evolution and susceptibility to prion diseases in the Neotropical deer (Cervidae). 2012. (Simpósio).

7.
57º Congresso Brasileiro de Genética. Are Brazilian Cervids on Risk of Prion Diseases?. 2011. (Congresso).

8.
57º Congresso Brasileiro de Genética. Are Brazilian Cervids on Risk of Prion Diseases?. 2011. (Congresso).

9.
VI Simpósio de Ciências Biológicas e da Saúde.Os cervídeos Brasileiros e a Doença Priônica. 2011. (Simpósio).

10.
Semana do Biólogo 2008 e I Fórum sobre Empresa Júnior no CCB. 2008. (Oficina).

11.
Volvo Adventure International Award. Ambiental Traffic. 2007. (Congresso).

12.
XII Ciência Jovem.XII Ciência Jovem. 2007. (Outra).

13.
Festival da Juventude.A Política Pública Ambiental e as Consequências para a Juventude. 2006. (Encontro).

14.
Volvo Adventure International Award. Crab´s Steps. 2005. (Congresso).

15.
IV Semana do Manguezal - Espaço Ciência.Preservação do Siri e Seu Habitat Natural. 2000. (Outra).

16.
Millenium International Children´s Conference On The Environment. Crab and its Habitat Conservation Project. 2000. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ADAM, M.L. ; FALCÃO, C.B.R. . Poluição altera o DNA de guaiamum. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


Aprovado no Concurso Público Docente da Universidade de Pernambuco (UPE) 2015.2 (Campus Petrolina) Portaria Conjunta SAD/UPE nº54, de 15 de Junho de 2015 para o cargo de Professor Universitário, categoria Adjunto.

Aprovado na Seleção Pública Simplificada para Professor Substituto (Edital nº91/2017) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na Área de Ciências Biológicas, Genética e Biologia Molecular.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 24:09:18