Gleidson Gabriel da Cruz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0598325045993859
  • Última atualização do currículo em 22/02/2017


Psicólogo formado pelo Instituto de Educação Superior de Brasília IESB (2008). Fez pós-graduação em Docência na Educação Superior na faculdade IESB (2011). Mestre pela PUC-GO; Doutorando pela UnB. A linha de pesquisa é em análise do comportamento, controle aversivo, reforço, autismo. Está pesquisando a aprendizagem fazendo uso do controle aversivo em tarefas de discriminação simples. Pesquisa também o trabalho desempenhado por mães de crianças com Autismo fazendo o uso da Análise do Comportamento Aplicada; Tem experiência com Análise do Comportamento Aplicada na clínica e em acompanhamento domiciliar com criança/adolescente e adulto com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Desenvolve atividades de supervisão no Instituto Walden4. Desenvolve atividades de cursos online. Atualmente é um coordenador da JACs do Brasil e diretor do Instituto Walden4. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gleidson Gabriel da Cruz
Nome em citações bibliográficas
CRUZ, G. G.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto de Educação Superior de Brasília.
L2 sul 612/613
Asa sul
70655-739 - Brasilia, DF - Brasil
URL da Homepage: www.iesb.br


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Ciências do Comportamento.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Diferenciação de efeitos de reforçamento condicionado,
Orientador: Elenice Seixas Hanna.
2014 - 2015
Mestrado em Psicologia.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Título: O uso de reforço positivo e negativo em uma tarefa de Escolha de Acordo com o Modelo: Aquisição e Retenção,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Cristiano Coelho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 - 2011
Especialização em Docência no Ensino Superior. (Carga Horária: 450h).
Instituto de Educação Superior de Brasília, IESB, Brasil.
Título: Uma prática cooperativa usando tecnologias da internet: No modelo de Sistema Personalizado de Ensino - PSI.
Orientador: Catarina Gama Catão.
2004 - 2008
Graduação em psicologia.
Instituto de Educação Superior de Brasília, IESB, Brasil.
Título: Aplicação de Programas de Ensino a Crianças Autistas baseados na Análise do Comportamento Aplicada.
Orientador: Micheline Silva.




Formação Complementar


2010
Docência na Educação Superior. (Carga horária: 450h).
Instituto de Educação Superior de Brasília, IESB, Brasil.
2015 - 2015
CAPACITAÇÃO DE PAIS PARA INTERVENÇÃO COMPORTAMENTA. (Carga horária: 4h).
ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2015 - 2015
CONCEPTUAL ISSUES IN VERBAL BEHAVIOR - AVANÇADO. (Carga horária: 4h).
ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado


Instituto de Educação Superior de Brasília, IESB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Técnico de laboratório, Carga horária: 44
Outras informações
Atividades desenvolvidas: Aplicação e correção de provas, com plantões de dúvidas (atendimento individual e em grupo); gerenciamento do desempenho discente; condução e orientação de trabalhos experimentais com ratos e humanos para as disciplinas de Processos Básicos de Aprendizagem e Processos Básico de Motivação;Trabalhos desenvolvidos utilizando-se a metodologia de ensino Sistema Personalizado de Ensino (PSI).



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
O uso do reforço positivo e negativo em uma tarefa de escolha de Acordo com o Modelo: Aquisição e Retenção
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Gleidson Gabriel da Cruz - Integrante / CRISTIANO COELHO - Coordenador / Renato Vinícius de Oliveira - Integrante / Julio Cesar Abdala Filho - Integrante / Wivinny Ferreira Lima - Integrante / Andre Carvalho Lindemam - Integrante / Amanda Viana dos Santos - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TODOROV, J. C.2012TODOROV, J. C. ; CARVALHO, L. C. ; COUTO, K. C. ; CRUZ, G. G. ; CUNHA, C. O. R. . FIXED-INTERVAL PAUSE DURATION IN CHAINED FIXED-RATIO, FIXED-INTERVAL SCHEDULES. Psychology & Neuroscience (Online), v. 5, p. 91-96, 2012.

2.
MOREIRA, M. B.2007 MOREIRA, M. B. ; SOUZA, R. M. C. ; CRUZ, G. G. ; FONSECA, P. S. ; LIMA, F. F. R. . Comparação entre efeitos do uso da instrução programada e leitura de texto na aprendizagem de conceitos.. Ciência : Comportamento e Cognição, v. 1, p. 41-55, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CRUZ, G. G.; TORRES, L. U. ; CARNEIRO, J. M. L. . Application of Programs to Teach Children With Autism Based on Applied Behavior Analysis. In: 5th Annual ABAI Autism Conference: New Tools for Translating Science to Practice, 2011, Washington. 5th Annual ABAI Autism Conference: New Tools for Translating Science to Practice, 2011. v. 2. p. 35.

2.
CARNEIRO, J. M. L. ; TORRES, L. U. ; CRUZ, G. G. . Therapeutic Monitoring in School: Issues About This Practice From an Experience Report. In: 5th Annual ABAI Autism Conference: New Tools for Translating Science to Practice, 2011, Washington. 5th Annual ABAI Autism Conference: New Tools for Translating Science to Practice, 2011. p. 25.

Apresentações de Trabalho
1.
LINDEMAM, A. C. ; ABDALA FILHO, J. C. ; CRUZ, G. G. ; LIMA, W. F. ; LEAO, L. M. ; C. COELHO . CONSEQUENCIANDO O COMPORTAMENTO DE LEMBRAR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
LIMA, W. F. ; CRUZ, G. G. ; SOUSA, D. P. ; LEAO, L. M. ; LINDEMAM, A. C. ; ABDALA FILHO, J. C. ; FRANCO, A. S. ; OLIVEIRA, R. V. ; SANTOS, A. V. ; C. COELHO . Efeito Stroop: utilizando de reforçadores positivos e negativos para ensinar operantes discriminados. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
C. COELHO ; CRUZ, G. G. ; OLIVEIRA, R. V. ; ABDALA FILHO, J. C. ; LIMA, W. F. ; LINDEMAM, A. C. ; SANTOS, A. V. . Reforço positivo e negativo na aprendizagem de relações arbitrárias com crianças. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CRUZ, G. G.; C. COELHO ; MOREIRA, M. B. . EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS UTILIZANDO-SE UM SOFTWARE ONLINE E VÍDEOS DO YOUTUBE COMO CONSEQUÊNCIA REFORÇADORA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CRUZ, G. G.; MOREIRA, M. B. ; C. COELHO . PESQUISA EM TAREFAS DE EQUIVALÊNCIA NÃO SERÁ MAIS UM PROBLEMA PARA QUEM NÃO SABE PROGRAMAR: SOFTWARE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CRUZ, G. G.. Como criar e gerir uma clínica de psicologia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CRUZ, G. G.. Rotina e Práticas Interventivas no Spectro Autista: Prática Aliada a Teoria. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
COUTO, K. C. ; CARVALHO, L. C. ; TODOROV, J. C. ; CRUZ, G. G. ; CUNHA, C. O. R. . Será o tempo o senhor da razão? Replicação e extensão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
CRUZ, G. G.. O comportamento infantil: a importância das regras e análise funcional do comportamento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CRUZ, G. G.. O que um programa de treinamento de pais? Como aprendemos a nos comportar?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
CRUZ, G. G.. Como estimular criança no dia a dia usando o reforço positivo adequadamente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
CRUZ, G. G.. Transtorno Invasivo do desenvolvimento: intervenção baseada em evidências. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CRUZ, G. G.. Diagramação: Revista Psicologia IESB. 2009.

2.
MOREIRA, M. B. ; CRUZ, G. G. . Webmaster / Webdesigner. 2009.

3.
CRUZ, G. G.. Redator: Revista Eletrônica do IESB. 2009.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CRUZ, G. G.. Dia do orgulho Autista. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
CRUZ, G. G.. Ensinado modelagem a um aluno com deficiência visual. 2011. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
CRUZ, G. G.. Stroopendous 1.0. 2016. (Software).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Palestra "Escolhas e comportamento do consumidor".. 2016. (Outra).

2.
Palestra "Princípios Básicos de Análise do Comportamento: comportamento reflexo e respondente".. 2016. (Outra).

3.
Palestra "Promoção de interações sociais entre colegas e criança autista em ambiente de inclusão".. 2016. (Outra).

4.
Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. 2015. (Congresso).

5.
Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. 2015. (Congresso).

6.
Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. 2015. (Congresso).

7.
Introduction to Statistical Mediation Analysis. 2015. (Oficina).

8.
XV Encontro de Produção Científica de Psicologia da Puc GO.O uso de reforço Positivo e Negativo em uma tarefa de Escolha de Acordo com o Modelo: Aquisição e Retenção. 2015. (Encontro).

9.
Semana de Ciência e Tecnologia. 2014. (Congresso).

10.
Semana de Ciência e Tecnologia, promovida pela Pontifícia Universidade Católica de Goías. 2014. (Congresso).

11.
Uma Abordagem Comportamental para a Compreensão da Cultura. 2014. (Outra).

12.
Uma Abordagem Comportamental para a Compreensão da Cultura. 2014. (Outra).

13.
O Tratamento ABA para Transtorno do Espectro Autista com Ênfase no Desenvolvimento de Linguagem e em Problemas de Comportamento. 2013. (Outra).

14.
Mini-curso Análise do Comportamento Aplicada a Psicologia ClínicaXXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. 2012. (Encontro).

15.
Mini-Curso Autismo e Contribuições Recentes da Análise do Comportamento-XXI Encontro Brasileiro de Medicina Comportamental. 2012. (Encontro).

16.
XXI Encontro Brasileiro de Medicina Comportamental. 2012. (Encontro).

17.
ABPMC Mini-curso "Avaliação e Intervenção em Terapia Analítica-Comportamental Infantil". 2011. (Congresso).

18.
ABPMC Mini-curso "Estratégias para o Ensino de atividades de Vida Diária (AVD's) e Problemas Comportamentais Relacionado para Crianças com Autismo". 2011. (Congresso).

19.
ABPMC Mini-curso "Teoria sobre Equivalência de Estímulos". 2011. (Congresso).

20.
ABPMC XX Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental e I Encontro Sulamericano de Análise do Comportamento. Será o tempo o senhor da razão? Replicação e extensão. 2011. (Congresso).

21.
Workshop "Análise do Comportamento Autista e um Modelo de Intervenção com Base Científica". 2011. (Outra).

22.
XX Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental e I Encontro Sulamericano de Análise do Comportamento. 2011. (Congresso).

23.
DBAC-A Divisão Brasileira de Análise do Comportamento.Aplicação de Programas de Ensino a Crianças Autistas baseadas na Análise do Comportamento Aplicada. 2010. (Encontro).

24.
As duas faces do assédio moral: Jurídica e Psicologia. 2009. (Outra).

25.
XVI Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Abordagem comportamental do suicídio: um desafio terapêutico. 2007. (Encontro).

26.
XVI Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Análise funcional da prática do terapeuta comportmantal: para além das habilidades técnicas. 2007. (Encontro).

27.
XVI Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental. A utilização de recursos lúdicos na terapia análitico-comportamental. 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CRUZ, G. G.; MOREIRA, M. B. . Congresso online: JACs do Brasil I Jornada de Análise do Comportamento.. 2016. (Congresso).

2.
CRUZ, G. G.. Prática baseada em evidências. 2015. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CRUZ, G. G.. Rotina e Práticas Interventivas no Spectro Autista: Prática Aliada a Teoria. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Estágio na Empresa Jr de Psicologia do IESB (Gerência de Projetos): Panejamento de projetos; Construções de sites; Fundação da empresa e elaboração do estatuto.

Estágio em Psicologia Hospitalar (Hospital das Forças Armadas): Acompanhamento de pacientes na Hemodiálises; Acompanhamento de pacientes no UTI; Acompanhamentos de pacientes nos leitos.

Monitoria de disciplinas: Processos Básicos de Motivação; Processos Básicos de Aprendizagem; Estatística Inferencial; Estatística Descritiva; Psicofisiologia.

Trabalho voluntário com crianças autistas: Atividades desenvolvidas com os conceitos da ABA (Análise do Comportamento Aplicada).

Habilidade em programação utilizando Macromedia Flash; Word; Excel; PowerPoint; SPSS.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 14:16:26