Ariana Ferreira Marques

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4006558554381028
  • Última atualização do currículo em 26/07/2016


É mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo. É especialista em Docência do Ensino Superior. Possui graduação em Letras - Português/Inglês (licenciatura) e graduação em Letras - Tradutor Intérprete em Inglês (bacharelado). Possui graduação em Pedagogia (licenciatura). Atualmente, cursa a especialização em Ciência e Tecnologia pela UFABC. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Linguística e Revisão Textual. Atualmente, é professora da Universidade Metodista de São Paulo nos cursos de graduação em Letras, Direito, Ciências Contábeis e Economia, professora no curso de Pós-graduação de Português: Língua e Literatura e professora bolsista da CAPES no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Atua como professora na rede pública do município de Santo André. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ariana Ferreira Marques
Nome em citações bibliográficas
MARQUES, A. F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Metodista de São Paulo, Rudge Ramos.
Rua do Sacramento 230
Rudge Ramos
09640000 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil
Telefone: (011) 43665600
Ramal: 5002
URL da Homepage: www.metodista.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em Educação.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: A formação inicial e o estágio supervisionado: as representações de alunos sobre a prática do estágio de um curso de Letras a distância,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Norines Panicacci Bahia.
Bolsista do(a): UMESP, UMESP, Brasil.
2015
Especialização em andamento em Ciência e Tecnologia. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Bolsista do(a): Prefeitura de Santo André - Secretaria de Educação, SE, Brasil.
2011 - 2011
Especialização em A Construção da Docência no Ensino Superior. (Carga Horária: 450h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: O processo de autorreflexão dos alunos estagiários do sexto semestre de Letras EAD acerca de suas próprias práticas pedagógicas..
Orientador: Adriana Barroso de Azevedo.
Bolsista do(a): UMESP, UMESP, Brasil.
2011 - 2012
Graduação em Pedagogia para Licenciados.
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Título: Variantes Linguísticas na sala de aula: desafios do professor de Língua Portuguesa.
2009 - 2010
Graduação em Letras - Português/Inglês.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: A imagens da norma culta subjetiva circulantes no curso de Letras EAD da UMESP: Uma análise linguístico-discursiva.
Orientador: Leda Cecília Szabo.
Bolsista do(a): Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2005 - 2007
Graduação em Letras - Bacharelado.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: Análise comparativa de títulos e subtítulos de bulas de remédios.
Orientador: Professor Mestre Daniel Adelino Costa Oliveira da Cruz.




Formação Complementar


2014 - 2014
Ensino de humanidades. (Carga horária: 3h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2014 - 2014
Pedagogia da Tensão. (Carga horária: 2h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2014 - 2014
Webaula na pós-graduação. (Carga horária: 4h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2014 - 2014
O professor universitário no cenário da atualidade. (Carga horária: 4h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2013 - 2013
Roteiro para videoaulas: passos e dicas. (Carga horária: 3h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2013 - 2013
Questionário Digital. (Carga horária: 2h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2013 - 2013
Uma teoria do campo pedag. na persp. da sociolog. (Carga horária: 3h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2013 - 2013
Moodle: Novidades da Nova Versão. (Carga horária: 2h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2013 - 2013
Texto, multiletramento e novas tecnologias. (Carga horária: 3h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2012 - 2012
Leitura, leitor e o movimento do texto. (Carga horária: 3h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2012 - 2012
Palestra de Abertura: Ler e Conhecer. (Carga horária: 2h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2012 - 2012
Expressão Corporal na Teleaula. (Carga horária: 4h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2012 - 2012
Plano de Avaliação. (Carga horária: 2h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2012 - 2012
Diário Digital. (Carga horária: 2h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação de Conteúdo. (Carga horária: 20h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2012 - 2012
Cidadania e Biopoder: uma introdução. (Carga horária: 3h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2011 - 2011
Paulo Freire: formação profissional e tecnológica. (Carga horária: 6h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2011 - 2011
Conflito nas relações docente-discente:choque de c. (Carga horária: 3h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2011 - 2011
Capacitação de Conteúdo. (Carga horária: 20h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2011 - 2011
Expressividade vocal: sua importância no ensino. (Carga horária: 3h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2011 - 2011
Capacitação de Conteúdos. (Carga horária: 20h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2010 - 2010
A Pedagogia do Oprimido. (Carga horária: 6h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2010 - 2010
Ansiedade e Depressão: como subprodutos da pró-ati. (Carga horária: 4h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2010 - 2010
Relacionamento - Atores sociais e Metodista. (Carga horária: 1h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2010 - 2010
Educação: Pedagogia , Ensino e Relacionamento. (Carga horária: 3h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2010 - 2010
Panorama do Ensino Superior e Avaliação. (Carga horária: 2h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2010 - 2010
Ética nas relações docente-discente. (Carga horária: 2h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2009 - 2009
CAPDOCTV Básico. (Carga horária: 16h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2009 - 2009
Semana de Capacitação PROEAD. (Carga horária: 15h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2009 - 2009
Semana de Capacitação para Prof. Tutores Veteranos. (Carga horária: 12h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2009 - 2009
Produção de conteúdo didático. (Carga horária: 2h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2009 - 2009
Desenvolvimento de materiais didáticos. (Carga horária: 3h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2008 - 2008
Siga para Fechamento de Semestre. (Carga horária: 1h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2008 - 2008
Tutoria Conceitos e Práticas. (Carga horária: 1h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2008 - 2008
Semana de Capacitação PROEAD. (Carga horária: 17h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2008 - 2008
Excel. (Carga horária: 3h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2008 - 2008
Curso intensivo de Libras - Módulo I. (Carga horária: 40h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2001 - 2008
Inglês. (Carga horária: 741h).
Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo, SE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica I, Carga horária: 30


SE - Secretaria de Educação de Santo André, SE-SA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Educação Infantil e Fundamental, Carga horária: 27


Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Docente - Pós-Graduação
Outras informações
Docente no curso de Pós-Graduação: Português - Língua e Literatura na disciplina de Análise do Discurso

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 32
Outras informações
Docente nos cursos de: Letras, Direito, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professora no PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica)



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, S. P. ; MARQUES, A. F. . Literatura, leitor e tecnologia: proposta para aulas mais interativas. In: Norinês Panicacci Bahia; Roger Marchesini de Quadros Souza. (Org.). INICIAÇÃOÀ DOCÊNCIA COMO INOVAÇÃO - O PIBID NA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO. 1ed.São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2014, v. 1, p. 1-272.

2.
MARQUES, A. F.. O Estágio Supervisionado e a Formação de Professores: aquisição dos saberes docentes. In: Silvio Pereira da Silva. (Org.). Linguagem, língua e literatura na prática docente. 1ed.São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2014, v. , p. 55-58.

3.
MARQUES, A. F.. Estágio Supervisionado: refletindo sobre a realidade escolar a partir da história da educação. In: Silvio Pereira da Silva; Patrícia Sosa Mello. (Org.). Linguagem, língua e literatura na prática docente. 1ed.São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2014, v. , p. 47-52.

4.
MARQUES, A. F.. Tecnologias em sala de aula: desafios e contribuições para o professor. In: Silvio Pereira da Silva; Patrícia Sosa Mello. (Org.). Linguagem, língua e literatura na prática docente. 1ed.São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2014, v. , p. 53-56.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MARQUES, A. F.. Reflexão sobre as práticas pedagógicas: estudo a partir de estágio supervisionado em Letras EAD. Collatio (USP), São Paulo, p. 41 - 52, 21 abr. 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
MARQUES, A. F.. A formação inicial e o Estágio Supervisionado: as representações de alunos sobre a prática do estágio em um curso de Letras a distância. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MARQUES, A. F.. A reflexão sobre as práticas pedagógicas: um estudo desenvolvido a partir do estágio supervisionado no curso de Letras EAD. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MARQUES, A. F.; MELO, P. S. ; SANTIAGO, C. . As imagens da norma culta subjetiva circulantes em um curso de Letras a distância. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
MARQUES, A. F.; MELLO, P. S. ; SANTIAGO, C. . A eficiência dos métodos e abordagens no Ensino de Língua Estrangeira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MARQUES, A. F.. Amor e morte ? uma análise cognitiva em textos literários. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MARQUES, A. F.. Perspectivas de Trabalho Para o Profissional de Letras: Relatos de Experiencia Sobre o Trabalho de tutoria da FACEL na EAD Metodista. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
MARQUES, A. F.. A reflexão sobre as práticas pedagógicas: um estudo desenvolvido a partir do estágio supervisionado do curso de Letras EAD. São Bernardo do Campo: Metodista digital, 2012 (Resumo de Trabalho publicado em anais de Congresso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MARQUES, A. F.. Participação em banca de - Amanda Caroline Cuba e Ricardo Diego da Silva.Glossários de áreas de especialidade confeccionados pelos alunos do curso de Letras ? Tradutor e Intérprete do ano de 2011: análise da pertinência e coerência dos termos selecionados. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Bacharelado) - Universidade Metodista de São Paulo.

2.
MARQUES, A. F.. Participação em banca de Amarílis Benetti de Araújo e Guilherme Garcia de Almeida.Análise comparativa de palavrões e insultos presentes na legenda e na dublagem do seriado Orange is the new black. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Bacharelado) - Universidade Metodista de São Paulo.

3.
MARQUES, A. F.. Participação em banca de Alessandra Ribeiro Rozante e Paola Pagani Alves.Análise contrastiva das traduções brasileira - O Apanhador no Campo de Centeio - e portuguesa - Uma Agulha no Palheiro - da obra The Catcher in the Rye, de J. D. Salinger. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Bacharelado) - Universidade Metodista de São Paulo.

4.
MARQUES, A. F.. Participação em banca de Hendrik Isecke.Desverbalização e transcodificação: análise da interpretação da 86ª Cerimônia de Entrega dos Academy Awards na TNT. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Bacharelado) - Universidade Metodista de São Paulo.

5.
MARQUES, A. F.. Participação em banca de Thaís A. Dionysio.Estrangeirismos: ameaça ou fenômeno natural da língua?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Universidade Metodista de São Paulo.

6.
MARQUES, A. F.. Participação em banca de Joyce Santos Medeiros.A importância da Literatura Infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Universidade Metodista de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Aula Inaugural do Projeto Planeta Leitura e Brincadeiras Musicais. 2014. (Outra).

2.
Magia da Leitura. 2014. (Oficina).

3.
Mario Quintas - Palestra - Avaliação Escolar e a Pratica. 2014. (Outra).

4.
Mario Quintas - Palestra - Importância do lúdico para o processo de ensino - aprendizagem. 2014. (Outra).

5.
Mario Quintas - Palestra - Síndrome de Burnout em professores. 2014. (Outra).

6.
Rede em Roda - Conectando Saberes. 2014. (Encontro).

7.
XVI Congresso Metodista, XV Seminário de Extensão da Metodista e X Seminário PIBIC/UMESP de Pesquisa. 2013. (Congresso).

8.
I Simpósio Internacional de Educação a Distancia e I Encontro de Pesquisadores em Educação a a distancia. 2012. (Simpósio).

9.
Oficina Construção de roteiros para objetos de aprendizagem em mídias interativas. 2012. (Simpósio).

10.
XIII Mostra de Produção Acadêmica e III Encontro de Egressos e Egressas.A formação inicial e o estagio supervisionado: as representações de alunos sobre a pratica do estagio de um curso de Letras a distancia. 2012. (Outra).

11.
XIII Seminário Internacional: Filosofia e Educação - Fundamentos e Politicas. 2012. (Seminário).

12.
5 Siac - Simpósio Ação Cidadã. 2011. (Simpósio).

13.
Disciplina Pós-Graduação (stricto sensu), mestrado e doutorado:. 2011. (Outra).

14.
Fórum EAD - Discussão dos Resultados da Autoavaliação do 2º semestre de 2010. 2011. (Encontro).

15.
II Semana de Educação em Direitos Humanos. 2011. (Encontro).

16.
Políticas de subjetividade e formação de professores. 2011. (Encontro).

17.
XIV Congresso de Iniciação e Produção Científica; XIII Seminário de Extensão da Metodista; e VIII Seminário PIBIC/UMESP de Pesquisa. Estratégias de orientação, avaliação e ensino de língua estrangeira no curso de Letras EAD. 2011. (Congresso).

18.
XIV Congresso de Iniciação e Produção Científica; XIII Seminário de Extensão da Metodista; e VIII Seminário PIBIC/UMESP de Pesquisa. 2011. (Congresso).

19.
5ª Semana Cultural da Facel - O livro na era digital: perspectivas para o profissional de Letra, Pedagogia e Tradução. 2009. (Outra).

20.
Aspectos humanos da formação docente: Problemas e Desafios para a formação de educadores. 2009. (Outra).

21.
Fórum EAD de Avaliação 2008-2009. 2009. (Encontro).

22.
Simpósio Identidade e Literatura na América Latina: a produção literária latino-americana contemporânea. 2009. (Simpósio).

23.
XII Congresso de Iniciação e Produção Científica; XI Seminário de Extensão da Metodista; e VI Seminário PIBIC/UMESP de Pesquisa. 2009. (Congresso).

24.
XII Congresso de Iniciação e Produção Científica; XI Seminário de Extensão da Metodista; e VI Seminário PIBIC/UMESP de Pesquisa.. 2009. (Congresso).

25.
4ª Semana Cultural da FACEL - ?Guimarães Rosa: Um rio de intertextualidade? e ?Guimarães Rosa: Entre percursos, trajetórias e territórios?. 2008. (Outra).

26.
FÓRUM EAD. 2008. (Encontro).

27.
Perspectivas de Trabalho para o Profissional de Letras: Relatos de Experiência sobre o Trabalho de Tutoria da FACEL na EAD Metodista. 2008. (Encontro).

28.
XI Congresso de Iniciação e Produção Científica, X Seminário de Extensão da Metodista e V Seminário PIBIC/UMESP de Pesquisa da Universidade Metodista de São Paulo. Ensino de línguas: algumas representações em EAD. 2008. (Congresso).

29.
A interpretação, a conquista da América e o outro. 2007. (Outra).

30.
X Congresso de Iniciação e Produção Científica; IX Seminário de Extensão Metodista; IV Seminário PIBIC/UMESP de Pesquisa. 2007. (Congresso).

31.
O conflito no Oriente Médio - com foco na Palestina. 2006. (Encontro).

32.
Semana Cultural da Fcauldade de Educação e Letras. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARQUES, A. F.. 3rd ABC English Language Professionals Conference. 2009. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 18:48:01