Luis Humberto Miquelino

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  • Última atualização do currículo em 06/08/2018


Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (2012), Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Uberaba (2004). Professor Titular da Universidade de Uberaba nos cursos Administração, Ciências Contábeis e de Engenharias e Tecnologias na Modalidade Presencial e no curso de Licenciatura em Matemática na Modalidade EAD;. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear e Probabilidade e Estatística e Geometria Analítica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luis Humberto Miquelino
Nome em citações bibliográficas
MIQUELINO, L. H.;MIQUELINO, Luís Humberto

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Uberaba, Câmara de Ensino de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.
Avenida Nenê Sabino, 1801
Universitário
38055500 - Uberaba, MG - Brasil - Caixa-postal: 38055500
Telefone: (34) 33198800
Ramal: 8748
Fax: (34) 8860
URL da Homepage: www.uniube.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2012
Mestrado em Educação.
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Título: O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e o do Desenvolvimento Profissional do Professor de Cálculo,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Profa. Dra. Marilene Ribeiro Resende.
Palavras-chave: Ensino do Cálculo Diferencial. Uso do recurso comp; Desenvolvimento Profissional Docente; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2004
Graduação em Licenciatura Plena em Matemática.
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professor Convidado para ministrar aulas nos Encontros Presenciais dos Cursos de Licenciatura em Matemática, Administração e Engenharias, na Modalidade EaD (Educação a Distância)

Atividades

07/2018 - Atual
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
Pré-Cálculo
07/2018 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Básica
Matemática para decisões administrativas I
Matemática para decisões administrativas II
01/2018 - 06/2018
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Básica
Matemática para decisões administrativas II
01/2018 - 06/2018
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pré-Cálculo
Cálculo Diferencial e Integral I
07/2017 - 12/2017
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Básica
Matemática Para Decisões Administrativas II
07/2017 - 12/2017
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral 1
Pré-Cálculo
01/2017 - 06/2017
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Básica
Matemática Para Decisões Administrativas II
01/2017 - 06/2017
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pré-Cálculo
07/2016 - 12/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática para decisões administrativas I
07/2016 - 12/2016
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
01/2016 - 06/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática para decisões Administrativas II
01/2016 - 01/2016
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
07/2015 - 12/2015
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Lógicos Matemáticos II (Cálculo II e Geometria Analítica)
07/2015 - 12/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática para decisões Administrativas I
07/2015 - 12/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática para decisões Administrativas II
01/2015 - 06/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Para Decisões Administrativas II
01/2015 - 06/2015
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Lógico-Matemáticos II (Cálculo II com Geometria Analítica)
07/2014 - 12/2014
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Para Decisões Administrativas I
Matemática Para Decisões Administrativas II
07/2014 - 12/2014
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Lógico-Matemáticos II (Cálculo II com Geometria Analítica)
01/2014 - 06/2014
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Para Decisões Administrativas II
01/2014 - 06/2014
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Lógico-Matemáticos II (Cálculo II com Geometria Analítica)
07/2013 - 12/2013
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Lógico-Matemáticos II (Cálculo II com Geometria Analítica)
07/2013 - 12/2013
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Para Decisões Administrativas I
01/2013 - 06/2013
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Lógico-Matemáticos III (Cálculo III)
Equações Diferenciais e Aplicações (Cálculo IV)
01/2013 - 06/2013
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Para Decisões Administrativas I
Matemática Para Decisões Administrativas II
06/2012 - 12/2012
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Para Decisões Administrativas I
Matemática Para Decisões Administrativas II
06/2012 - 12/2012
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Lógico-Matemáticos II (Cálculo II com Geometria Analítica)
01/2012 - 06/2012
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial
01/2012 - 06/2012
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Para Decisões Administrativas II
01/2012 - 06/2012
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Para Decisões Administrativas II
07/2011 - 12/2011
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral II
07/2011 - 12/2011
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral II
07/2011 - 12/2011
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral II
01/2011 - 07/2011
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral II
01/2011 - 06/2011
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
Cálculo Diferencial e Integral II
01/2011 - 06/2011
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral II
07/2010 - 12/2010
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral II
01/2010 - 06/2010
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral II
Probabilidade e Estatística
01/2010 - 06/2010
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Probabilidade e Estatística
07/2009 - 12/2009
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
Cálculo Diferencial e Integral II
07/2009 - 12/2009
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Probabilidade e Estatística
07/2009 - 12/2009
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral II
03/2009 - 06/2009
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral II

Faculdades Associadas de Uberaba, FAZU, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor N 2, Carga horária: 2

Atividades

02/2014 - 07/2014
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Probabilidade e Estatística

Centro de Aprendizagem Pequeno Estudante Semente do Amanhã, COLÉGIO FAS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

02/2016 - 03/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática das séries finais do Ensino Fundamental - 6º ao 9º ano

Colégio Tiradentes da Polícia Militar, CTPMMG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor CTPM- PEB - Ensino médio, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 13

Atividades

02/2014 - 03/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática e Empreendedorismo

Sociedade Educacional UBerabense, SEU, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Referência do Curso de Licenciatura em Matemática - Modalidade EAD

Vínculo institucional

2000 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 40
Outras informações
Atuava nos departamentos Administrativos da Instituição



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
PROJETO OBEDUC: O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Descrição: A qualidade da educação básica no Brasil, nas últimas décadas, tem se constituído em preocupação de órgãos e agências governamentais, de gestores, de pesquisadores do campo da educação e de professores que nela atuam. Os resultados das avaliações sistêmicas nacionais e internacionais, como o PISA e o SAEB, mostram que os estudantes brasileiros atingem baixos níveis nas escalas estabelecidas. No que se refere ao ensino e aprendizagem da matemática, o estudante ao final do Ensino Fundamental (9o ano) consegue fazer basicamente o que ele deveria ter competência para realizar ao final dos anos iniciais (5oano). Esses resultados por si só mostram que investimentos, estudos e pesquisas devem ser realizados para que a aprendizagem matemática seja mais eficaz. Considerando, ainda, que as Tecnologias de Informação e Comunicação estão cada vez mais presentes na vida desses estudantes, inclusive nas escolas, e podem contribuir para a sua aprendizagem, essa pesquisa tem como objetivo geral: investigar como situações didáticas mediadas por recursos tecnológicos, particularmente os digitais, contribuem para a aprendizagem da álgebra nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A pesquisa pretende, ainda, promover a formação e o desenvolvimento profissional de pesquisadores, de professores em serviço e a inserção social do Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba UNIUBE. Optamos por uma abordagem qualitativa de pesquisa, guiada pelos pressupostos da Engenharia Didática que permite associar o plano teórico com o experimental da prática educativa. Essa metodologia divide a pesquisa em quatro fases distintas, porém, relacionadas: análises preliminares, análise a priori, experimentação e análise a posteriori. A pesquisa será desenvolvida em escolas públicas de ensino fundamental, situadas em Uberaba-MG. Serão sujeitos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, preferencialmente do 8o e 9o anos, que se dispuserem e forem autorizados pelos pais a participar do estudo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: SITUAÇÕES DIDÁTICAS MEDIADAS PELAS TECNOLOGIAS
Descrição: A qualidade da educação básica no Brasil, nas últimas décadas, tem se constituído em preocupação de órgãos e agências governamentais, de gestores, de pesquisadores do campo da educação e de professores que nela atuam. Os resultados das avaliações sistêmicas nacionais e internacionais, como o PISA e o SAEB, mostram que os estudantes brasileiros atingem baixos níveis nas escalas estabelecidas. No que se refere ao ensino e aprendizagem da matemática, o estudante ao final do Ensino Fundamental (9oano) consegue fazer basicamente o que ele deveria ter competência para realizar ao final dos anos iniciais (5oano). Esses resultados por si só mostram que investimentos, estudos e pesquisas devem ser realizados para que a aprendizagem matemática seja mais eficaz. Considerando, ainda, que as Tecnologias de Informação e Comunicação estão cada vez mais presentes na vida desses estudantes, inclusive nas escolas, e podem contribuir para a sua aprendizagem, essa pesquisa tem como objetivo geral: investigar como situações didáticas mediadas por recursos tecnológicos, particularmente os digitais, contribuem para a aprendizagem da álgebra nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A pesquisa pretende, ainda, promover a formação e o desenvolvimento profissional de pesquisadores e a inserção social do Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba UNIUBE. Optamos por uma abordagem qualitativa de pesquisa, guiada pelos pressupostos da Engenharia Didática que permite associar o plano teórico com o experimental da prática educativa. Essa metodologia divide a pesquisa em quatro fases distintas, porém, relacionadas: análises preliminares, análise a priori, experimentação e análise a posteriori. A pesquisa será desenvolvida na Escola Municipal Uberaba, situada em Uberaba-MG. Serão sujeitos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, preferencialmente do 8o e 9o anos, que se dispuserem e forem autorizados pelos pais a participar do estudo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE CÁLCULO
Descrição: PESQUISA RELACIONADA AO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE CÁLCULO.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Aprendizagem nos cursos de formação de professores na modalidade a distância
Descrição: Ao longo de sua história, os cursos de Educação a Distância trazem no bojo de seu conceito a idéia de cumprir um papel sócio-cultural, político e pedagógico no atendimento a um número significativo de pessoas da sociedade que, por razões de diferenças e desigualdades sociais, não consegue chegar aos meios universitários na busca de uma graduação. São cursos com características próprias e, na atualidade, contam com as inovações da tecnologia favoráveis às interações entre alunos e professores. Neste estudo, pretendemos discutir não somente as propostas de EAD apontadas pelo MEC, mas principalmente investigar como os alunos dos cursos de licencenciaturas da Uniube, modalidade EAD, descrevem o processo de sua própria aprendizagem. Em coerência com esses objetivos optamos por uma abordagem quali-quantitativa contando com uma pesquisa bibliográfica. Os procedimentos de coleta de dados incluem aplicação de um questionário e a técnica de grupo focal. Constitui o campo de investigação da pesquisa, alunos concluintes de seis cursos de licenciatura na modalidade EAD do Instituto de Formação de Professores da Uniube, dos pólos Triângulo Mineiro e Espírito Santo.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Matemática Aplicada.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
MIQUELINO, Luís Humberto; RESENDE, M. R. . As Tecnologias de Informação e Comunicação e o Desenvolvimento Profissional do Professor de Cálculo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MIQUELINO, Luís Humberto; NEVES, J. D. ; CARVALHO, L. S. . O Ensino e a Aprendizagem da Álgebra nos anos finais do Ensino Fundamental e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MIQUELINO, Luís Humberto; RESENDE, M. R. . OS PROFESSORES DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL E O USO DO RECURSO COMPUTACIONAL E DAS TECNOLOGIAS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MIQUELINO, L. H.; RESENDE, M. R. . Os Professores de Cálculo Diferencial e Integral e o uso dos recursos Computacionais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
MIQUELINO, L. H.. Trilegal e Quadrigraf: Um estudo do Ciclo Trigonométrico. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
MIQUELINO, L. H.. Curso de Extensão Pré-Universitário. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Encontro de Pesquisa em Educação; II Congresso Internacional-Trabalho Docente e Processos Educativos; II Simpósio de Ética em Pesquisa. 2013. (Congresso).

2.
VII Encontro de Pesquisa em Educação; II Congresso Internacional-Trabalho Docente e Processos Educativos; II Simpósio de Ética em Pesquisa. O Ensino e a Aprendizagem da Álgebra nos anos finais do Ensino Fundamental e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. 2013. (Congresso).

3.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática-XI ENEM.As Tecnologias de Informação e Comunicação e o Desenvolvimento Profissional do Professor de Cálculo. 2013. (Encontro).

4.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática-XI ENEM. 2013. (Encontro).

5.
1º Congresso Internacional de Trabalho Docente e Processos Educativos. 2011. (Congresso).

6.
1º Simpósio de Ética e pesquisa. 2011. (Simpósio).

7.
6º Encontro de Pesquisa em Educação. 2011. (Encontro).

8.
10º Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED - Centro Oeste. OS PROFESSORES DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL E O USO DO RECURSO COMPUTACIONAL E DAS TECNOLOGIAS. 2010. (Congresso).

9.
5º Encontro de Pesquisas em Educação. OS PROFESSORES DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL E O USO DO RECURSO COMPUTACIONAL. 2009. (Congresso).

10.
Programa de Capacitação de Professores de Ambientes Virtuais. 2009. (Oficina).

11.
I - Congresso Regional de Formação de Educadores. Trilegal e Quadrigraf: Um estudo do Ciclo Trigonométrico. 2004. (Congresso).

12.
I - Congresso Regional de Formação de Educadores. 2004. (Congresso).

13.
Prevenção em Medicina Ocupacional. 2003. (Outra).




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