Uriens Maximiliano Ravena Cañete

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1679933893383176
  • Última atualização do currículo em 17/08/2017


Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Sociologia - PPGSA, pela Universidade Federal do Pará. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação de Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, pela Universidade Federal do Pará - UFPA e Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade da Amazônia - UNAMA. Trabalha com populações pesqueiras na costa norte brasileira, mais especificamente na costa do estado do Amapá em uma unidade de conservação Parna Cabo Orange. Tem conhecimento de manejo, unidades de conservação, recursos comuns, economia ecológica, desenvolvimento na Amazônia e gestão de recursos naturais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Uriens Maximiliano Ravena Cañete
Nome em citações bibliográficas
CAÑETE, U. M. R.


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Antropologia e Sociologia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Orientador: Sônia Maria Simões Barbosa Magalhães Santos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2012 - 2014
Mestrado profissional em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Pesca artesanal no Parque Nacional do Cabo Orange: contextos de conflito socioambiental e estratégias de manejo alternativo, Ano de Obtenção: .
Orientador: Sônia Maria Simões Barbosa Magalhães Santos.
Palavras-chave: conflitos socioambientais; manejo; recursos pesqueiros.
2008 - 2011
Graduação em Comunicacao Social - Jornalismo.
Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
Título: COMUNICAÇÃO E SOCIABILIDADE NA AMAZÔNIA: O USO DO CELULAR EM SANTA ROSA DO PURUS/AC.
Orientador: Ivânia Neves.




Formação Complementar


2009 - 2009
NVIVO. (Carga horária: 12h).
Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.


Atuação Profissional



Institut de Recherche pour le Développement, IRD, França.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Centrais Elétricas do Norte do Brasil, ELETRONORTE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Voluntário em pesquisa, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 20
Outras informações
Participei como voluntário do projeto de pesquisa: ?Captura, Beneficiamento e Cadeia Produtiva da Frota de Emalhe na Região Norte do Brasil? (Edital MCT/CNPq/CT-Agronegócio/MPA Nº 036/2009).

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: PIBIC/CNPq, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista PIBIC/CNPq vinculado ao projeto: "Populações Amazônicas e Meio Ambiente: a dinâmica das relações interculturais entre indígenas e ribeirinhos do médio e baixo Rio Purus para o acesso e uso dos recursos naturais" (CNPq/UFPA).


Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Voluntário pesquisa, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 20
Outras informações
Participante voluntário do projeto de pesquisa: ?Gestão das Águas na Amazônia: peculiaridades e desafios no contexto sócio-político regional da bacia do rio Purus."

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Voluntário em pesquisa, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 20
Outras informações
Participante voluntário do projeto de pesquisa ?Recursos hídricos da represa de Tucuruí com ênfase nos aspectos químicos, biológicos, sócio-ambiental e estatísticos?.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Voluntário em pesquisa, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 20
Outras informações
Atuei como voluntário no projeto de pesquisa "Gestão das águas na Amazônia: peculiaridades e desafios socio-poiticos regionais na bacia do Rio Purus" financiado pelo CNPQ/PPG7 e UNAMA.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Voluntário em pesquisa, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 20
Outras informações
Participante voluntário do projeto de extensão da UNAMA ?O fazer Virtuoso: geração de renda, empoderamento e consciência ambiental no Igarapé Mata Fome ? Belém/Pará?.



Projetos de pesquisa


2012 - 2014
OSE Guyamapa - Observaçãopor Satélite do meio ambiente
Descrição: Este projeto tem como objetivo principal estabelecer cooperação regional formalizada entre instituições de pesquisa o orgãos gestores do meio ambiente na Guiana francesa, Amapa, Pará e no Suriname. Tendo como finalidade a criação de referências comuns para o gerenciamento ambiental no Platô das Guianas; harmonização de metodologias para a elaboração de indicadores ambientais a partir de dados satelitais; produção de informações ambientais compartilhadas na Bacia do Oyapoque. Parceria Proponente - IRD Espace Parceiro principal Guiana : CNES/CSG Parceiro principal estrangeiro : INPE Instituições associadas Suriname : MOH, BOG, MGFP Instituições parceiras na Guyane: DIREN, CIRAD, IFREMER, PAG, CNRS, UAG, Pasteur, CHC, ONF, WWF, PNRG Instituições parceiras no Brasil : INPE, MPEG, UFPa, UFRA, IEPA, PNT, PNCO, UEAP, EMBRAPA, IBAMA, ICMBio, SEMA-AP, Instituto Evandro Chagas Outras parcerias : Nev@ntropic, Geomatys, IGN Espace. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Uriens Maximiliano Ravena Cañete - Integrante / Voyner Ravena Cañete - Integrante / Thereza Prost - Coordenador.
2012 - Atual
Representação da Ação Antrópica sobre o Meio Ambiente nas Ilhas e Entorno do Reservatório da Barragem da UHE de Tucuruí, com a Utilização da Lógica Fuzzy e Redes Neurais Artificiais
Descrição: O projeto tem como objetivo geral a elaboração de uma análise que permite construir um conhecimento sobre a ação antrópica em áreas de empreendimentos hidrelétricos. Utiliza-se, como parte do processo de compreensão da interferência antrópica sobre o meio ambiente, um cenário de representação da realidade construído com técnicas da inteligência computacional, mais especificamente as Redes Neurais Artificiais e a Lógica Fuzzy que operam em softwares consagrados e utilizados no mercado e pelo meio acadêmico. Projeto cadastrado na PROPESP (PPR-NAEA-0253/2012)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Uriens Maximiliano Ravena Cañete - Integrante / Voyner Ravena Cañete - Integrante / Nírvia Ravena de Sousa - Coordenador / Thales Maximiliano Ravena Cañete - Integrante / Rômulo Magalhães de Sousa - Integrante / Cleide Lima de Souza - Integrante.Financiador(es): Centrais Elétricas do Norte do Brasil - Auxílio financeiro.
2010 - 2012
CAPTURA, BENEFICIAMENTO E CADEIA PRODUTIVA DA FROTA DE EMALHE NA REGIÃO NORTE DO BRASIL
Descrição: O projeto pretende diagnosticar a atividade pesqueira da frota de emalhe da regiao Norte do Brasil e a cadeia produtiva das principais espécies alvo: pescada amarela, serra e gurijuba nos seus diversos elos e atores, incluindo aspectos de viabilidade das pescarias, visando subsidiar estratégias de manejo e o estabelecimento de políticas de desenvolvimento sustentáveis deste setor. Para tal planejam-se as seguintes metas: - Caracterizar as frotas envolvidas, sua dinâmica espaço-temporal e mão de obra. - Descrever os aspectos socioeconômicos e culturais de atores e processos envolvidos em sua cadeia de produção; - Identificar os custos de produção incluindo insumos, mão de obra e investimentos, bem como avaliar a viabilidade econômica da frota atuante nessa modalidade; - Identificar as alternativas viáveis e rentáveis das formas de processamento do pescado, avaliando a qualidade dos produtos oferecidos no mercado local, buscando quantificar perdas e outros problemas. - Analisar a rede de distribuição e comercialização dos produtos, no mercado regional, nacional e eventualmente internacional (identificação de segmentos de atividades econômicas que se relacionam como fornecedoras ou consumidoras de produtos para o arranjo produtivo). - Divulgar os resultados obtidos aos formadores de políticas públicas, tomadores de decisão e para o público em geral não especializado. - Sugerir estratégias para o manejo e desenvolvimento de políticas de apoio a esta modalidades de pesca. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Uriens Maximiliano Ravena Cañete - Integrante / Voyner Ravena Cañete - Integrante / Victoria Isaac - Coordenador.
2009 - 2012
Populações Amazônicas e Meio Ambiente: a dinânmica das relações interculturais entre indígenas e ribeirinhos do médio e baixo Rio Purus para o acesso e uso dos recursos naturais
Descrição: O objetivo central dessa proposta, vinculado ao referido edital, relacionou-se à descrição das relações na interação social entre as populações tradicionais do médio e baixo Purus e sua interface com os recursos hídricos da área, enfocando especialmente a capacidade institucional dos municípios e as demandas originadas pela população local. Assim, esta proposta refere-se ao desdobramento de um projeto inicial, que nesta nova etapa busca compreender como se processa e delineia a relação construída em um cenário mais dinâmico de relações interculturais mais freqüentes e intensas, especialmente focando como essas relações se configuram enquanto estratégias para o acesso aos recursos naturais em um cenário que estabelece restrições cada vez mais intensas sobre os mesmos. Este projeto focará especificamente quatro grupos indígenas: Apurinã, Jamamadi, Paumari e Banawá...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Uriens Maximiliano Ravena Cañete - Integrante / Voyner Ravena Cañete - Coordenador / Nírvia Ravena de Sousa - Integrante / Thales Maximiliano Ravena Cañete - Integrante.
2008 - 2011
Gestão das Águas na Amazônia: Peculiaridades e desafios no contexto sócio-político regional da bacia do rio Purus
Descrição: Enquanto um desdobramento do projeto "Gestão das Águas na Amazônia: Peculiaridades e desafios no contexto sócio-político regional da bacia do rio Purus" financiado pelo CNPq no período de 2005 a 2008 este projeto busca identificar elementos que caracterizam a relação de populações tradicionais amazônicas com os recursos hídricos e de que forma, no nível local, a compreensão das especificidades destes grupos, associadas a arranjos institucionais que irão operar no nível estadual e municipal, podem ser eficazes na utilização da água na região amazônica, onde a complexidade que envolve a gestão das águas exige compreensão em suas dimensões política, econômica, social e cultural. Duas abordagens contribuirão para o delineamento dos trabalhos, no que concerne ao método: o diagnóstico quantitativo e a realização de pesquisas tipo survey, para a caracterização sócio-ambiental e o levantamento de conflitos sobre a água. As respectivas estratégias metodológicas permitirão descrever os principais atores, a distribuição espacial das comunidades tradicionais, a delimitação espacial e identificação sócio-cultural das comunidades indígenas, e o estado das águas ...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Empoderamento, ethos local e recursos naturais: a cartografia social como estratégia para a elaboração de planos de ação em RESEX?s marinhas do salgado paraense

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Voyner Ravena Cañete em 18/08/2017.
Descrição: Construir a cartografia social dos recursos naturais e seus usos através do mapeamento participativo com as comunidades que integram a RESEX-Mar Mãe Grande de Curuçá, consolidando, ainda, um banco de informações sobre os ambientes e as formas de uso social dos mesmos que os usuários da RESEX Mar Mãe Grande de Curuçá estabelecem no interior da UC..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (8) .
Integrantes: Uriens Maximiliano Ravena Cañete - Integrante / Voyner Ravena Cañete - Coordenador.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAÑETE, U. M. R.2015CAÑETE, U. M. R.; RAVENA-CAÑETE, Voyner ; SANTOS, S. M. S. B. M. . Pesca artesanal e manejo: conflito socioambiental em uma área de unidade de conservação do Parque Nacional do Cabo Orange, Oiapoque, Amapá.. Revista Novos Cadernos NAEA, v. 18, p. 179-198, 2015.

2.
CAÑETE, U. M. R.2010 CAÑETE, U. M. R.. Democracia, Neoliberalismo e Instituições no Brasil: o caso de Fernando Collor de Mello. Lato & Sensu (UNAMA), v. 11, p. 00-00, 2010.

3.
AVIZ, L. B. S.2009 AVIZ, L. B. S. ; CAÑETE, U. M. R. . A comunicação dos direitos humanos em área de exclusão social.. Lato & Sensu (UNAMA), v. 10, p. 153-159, 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAÑETE, U. M. R.; MAGALHAES, S. M. S. B. ; CANETE, V. R. . Pescadores artesanais, recursos comuns e conflito: cenários de pesca em uma área de Unidade de conservação Parque Nacional do Cabo Orange, Oiapoque/Amapá. In: XXIX Reunião Brasileira de Antropologia, 2014, Natal. Antropologia das Populações Costeiras: Práticas Sociais e Conflito, 2014.

2.
CAÑETE, U. M. R.; MAGALHAES, S. M. S. B. ; CANETE, V. R. . Manejo, recursos comuns e política ambiental: a descentralização como alternativa de preservação ambiental.. In: Associação Latinoamericana de Sociologia. XXIX Congresso Latinoamericano de Sociologia, 2013, Santiago. GT 15 Medio Ambiente, sociedad y desarollo sustentable., 2013.

3.
CAÑETE, U. M. R.; CAÑETE, T.M.R. ; CANETE, V. R. . Pescadores artesanais, recursos comuns e manejo: cenários de pesca em uma área transfronteiriça amazônica brasil/guyana francesa.. In: IV Reunião Equatorial de Antropologia e XIII Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste, REA/ABANNE, 2013, Fortaleza. Grupo de Trabalho 2: Antropologia das Populações Costeiras, 2013.

4.
CAÑETE, U. M. R.; CANETE, V. R. . Sociabilidade, identidade e comunicação em área de fronteira: o uso do celular em Santa Rosa do Purus/Ac -Brasil. In: 3º Encontro da Região Norte da Sociedade Brasileira de Sociologia: Amazônia e Sociologia: fronteiras do século XXI, 2012, Manaus. GT 07 ? Fronteiras nas Amazônias: processos sociais e simbólicos e de integração sulamericana., 2012.

5.
CAÑETE, U. M. R.; NEVES, I. ; CANETE, V. R. . COMUNICAÇÃO E SOCIABILIDADE NA AMAZÔNIA: O USO DO CELULAR EM SANTA ROSA DO PURUS/AC. In: VI Encontro Nacional da ANPPAS, 2012, Belém. Mídia e Meio Ambiente, 2012.

6.
CAÑETE, U. M. R.; NEVES, I. ; CANETE, V. R. . Comunicação e Sociabilidade na Amazônia: o uso do celular em Santa Rosa Do Purus/Ac. In: 5º ENCONTRO DA REDE DE ESTUDOS RURAIS, 2012, Belém. Cultura e comunicação no mundo rural, 2012.

7.
CAÑETE, U. M. R.; AVIZ, L. B. S. ; CANETE, V. R. . Comunicação Impressa e Exclusão Social: mostrando cenários, apontando limites. In: II Conferência Sul-Americana de Mídia Cidadã/VII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã, 2011, Belém. ?Amazônia e o direito de comunicar?, 2011.

8.
AVIZ, L. B. S. ; CAÑETE, U. M. R. ; CANETE, V. R. . Percepções e memória da apropriação e uso dos recursos naturais em uma população de uma área pobre em Belém. In: V Simpósio Internacional e VI Simpósio Nacional de Geografia Agrária, 2011, Belém. Anais do V Simpósio Internacional de Geografia Agrária, 2011.

9.
AVIZ, L. B. S. ; CAÑETE, U. M. R. . Transformando a realidade social através da Comunicação dos Direitos Humanos. In: 6º encontro anual da Associação Nacional de Direitos Humanos Pesquisa e Pós-Graduação ANDHEP, 2010, Brasília. VI Encontro Anual da ANDHEP, 2010.

10.
CANETE, V. R. ; Ravena, N.S. ; CAÑETE, T.M.R. ; ROCHA, W. M. ; CAÑETE, U. M. R. . Território, identidade e conflito: descrevendo cenários de fronteira em Santa Rosa do Purus/AC. In: II Encontro da Sociedade Brasileira de Sociologia da Região Norte, 2010, Belém. Anais do II Encontro da Sociedade Brasileira de Sociologia da Região Norte, 2010.

11.
AVIZ, L. B. S. ; CANETE, V. R. ; CAÑETE, U. M. R. . Comunicação e Direitos Humanos: Instrumentos de Transformação Social.. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010, Caxias do Sul. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010.

12.
CANETE, V. R. ; CAÑETE, T.M.R. ; CAÑETE, U. M. R. ; ROCHA, W. M. . Os indígenas de Santa Rosa do Purus: Gestão Pública e Diversidade Cultural. In: 5º Encontro Anual da Associação Nacional de Direitos Humanos Pesquisa e Pós-Graduação ANDHEP, 2009, Belém. V Encontro da ANDHEP - Direitos Humanos, Democracia e Diversidade., 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CAÑETE, U. M. R.; CAÑETE, T.M.R. . Amazônia e Fronteira: os indígenas de Santa Rosa do Purus/AC e a Gestão Pública Local. In: 62ª Reunião Anual de Sociedade Brasileira para o Progresso e Ciência, 2010, Natal. Anais da 62ª Reunião Anual de Sociedade Brasileira para o Progresso e Ciência, 2010.

2.
CAÑETE, T.M.R. ; CANETE, V. R. ; Ravena, N.S. ; SOUSA, R.M. ; CAÑETE, U. M. R. . Ribeirinhos do Purus: uma população tradicional em foco. In: 61ª Reunião Anual de Sociedade Brasileira para o Progresso e Ciência, 2009, Manaus. Anais da 61ª Reunião Anual de Sociedade Brasileira para o Progresso e Ciência, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAÑETE, U. M. R.; CANETE, V. R. ; NEVES, I. . Comunicação em Parâmetros Interétnicos: o uso do celular em Santa Rosa do Purus. In: 63ª Reunião Anual de Sociedade Brasileira para o Progresso e Ciência, 2011, Goiânia. Comunicação em Parâmetros Interétnicos: o uso do celular em Santa Rosa do Purus, 2011.

2.
CAÑETE, U. M. R.; AVIZ, L. B. S. . Os indígenas de Santa Rosa do Purus/AC e a Gestão Pública Local. In: II Encontro da Sociedade Brasileira de Sociologia da Região Norte, 2010, Belém. Anais do II Encontro da Sociedade Brasileira de Sociologia da Região Norte, 2010. p. 176-177.

Apresentações de Trabalho
1.
CAÑETE, U. M. R.; MAGALHAES, S. M. S. B. ; CANETE, V. R. . Pescadores artesanais, recursos comuns e conflito: cenários de pesca em uma área de Unidade de conservação Parque Nacional do Cabo Orange, Oiapoque/Amapá. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CAÑETE, U. M. R.; CANETE, V. R. . Recursos comuns, conflito e territórios: cenários de pesca em uma área transfronteiriça Amazônia - Brasil/Guyana Francesa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CAÑETE, U. M. R.; MAGALHAES, S. M. S. B. ; CANETE, V. R. . Manejo, recursos comuns e política ambiental: a descentralização como alternativa de preservação ambiental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CAÑETE, U. M. R.; CAÑETE, T.M.R. ; CANETE, V. R. . Pescadores artesanais, recursos comuns e manejo: cenários de pesca em uma área transfronteiriça amazônica brasil/guyana francesa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CAÑETE, U. M. R.; CANETE, V. R. . Sociabilidade, identidade e comunicação em área de fronteira: o uso do celular em Santa Rosa do Purus/Ac -Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
CAÑETE, U. M. R.; NEVES, I. ; CANETE, V. R. . OMUNICAÇÃO E SOCIABILIDADE NA AMAZÔNIA: O USO DO CELULAR EM SANTA ROSA DO PURUS/AC. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CAÑETE, U. M. R.; NEVES, I. ; CANETE, V. R. . Comunicação e Sociabilidade na Amazônia: o uso do celular em Santa Rosa Do Purus/Ac. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
AVIZ, L. B. S. ; CAÑETE, U. M. R. . Transformando a realidade social através da Comunicação dos Direitos Humanos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
CAÑETE, U. M. R.; CANETE, V. R. . As estratégias de acesso aos recursos naturais na bacia do Rio Purus. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
CAÑETE, U. M. R.; AVIZ, L. B. S. ; CANETE, V. R. . Comunicação Impressa e Exclusão Social: mostrando cenários, apontando limites.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
AVIZ, L. B. S. ; CAÑETE, U. M. R. ; CANETE, V. R. . Percepções e memória da apropriação e uso dos recursos naturais em uma população de uma área pobre em Belém. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
CAÑETE, U. M. R.; NEVES, I. ; CANETE, V. R. . Comunicação em Parâmetros Interétnicos: o uso do celular em Santa Rosa do Purus. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
CANETE, V. R. ; Ravena, N.S. ; CAÑETE, T.M.R. ; ROCHA, W. M. ; CAÑETE, U. M. R. . Território, identidade e conflito: descrevendo cenários de fronteira em Santa Rosa do Purus/AC. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
CAÑETE, U. M. R.; AVIZ, L. B. S. . Os indígenas de Santa Rosa do Purus/AC e a Gestão Pública Local. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
CANETE, V. R. ; CAÑETE, T.M.R. ; CAÑETE, U. M. R. ; ROCHA, W. M. . Os indígenas de Santa Rosa do Purus: Gestão Pública e Diversidade Cultural. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
29ª Reunião Brasileira de Antropologia.Pescadores artesanais, recursos comuns e conflito: cenários de pesca em uma área de Unidade de Conservação Parna Cabo Orange, Oiapoque/Amapá. 2014. (Encontro).

2.
IV REA/ XIII ABANNE. Pescadores Artesanais, recursos comuns e manejo: cenários de pesca em uma região transfronteiriça amazônica - Brasil/Guiana Francesa.. 2013. (Congresso).

3.
XXIX Congresso Latinoamericano de Sociologia. Manejo, recursos comuns e política ambiental: a descentralização como alternativa de preservação ambiental. 2013. (Congresso).

4.
3º Encontro de Sociedade Brasileira de Sociologia.Sociabilidade, identidade e comunicação em área de fronteira: o uso do celular em Santa Rosa do Purus /AC brasil. 2012. (Encontro).

5.
5º Encontro da Rede de Estudos Rurais.Comunicação e Sociabilidade na Amazônia: o uso do celular em Santa Rosa do Purus/ AC. 2012. (Encontro).

6.
III Associação Latino Americana de Antropologia. 2012. (Congresso).

7.
VI Encontro Nacional de Pós-Graduação de Pesquisa em Ambiente e Sociedade.COMUNICAÇÃO E SOCIABILIDADE NA AMAZÔNIA: O USO DO CELULAR EM SANTA ROSA DO PURUS/AC. 2012. (Encontro).

8.
63ª Reunião Anual de Sociedade Brasileira para o Progresso e Ciência.Comunicação em Parâmetros Interétnicos: o uso do celular em Santa Rosa do Purus. 2011. (Outra).

9.
II Conferência Sul-Americana de Mídia Cidadã/VII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã.Comunicação Impressa e Exclusão Social: mostrando cenários, apontando limites. 2011. (Outra).

10.
I Seminário Regional da Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación ? Bacia Amazônica. 2011. (Seminário).

11.
V Simpósio Internacional e VI Simpósio Nacional de Geografia Agrária.Percepções e memória da apropriação e uso dos recursos naturais em uma população de uma área pobre em Belém. 2011. (Simpósio).

12.
XXII Seminário de Iniciação Científica da UFPA.As estratégias de acesso aos recursos naturais na bacia do Rio Purus. 2011. (Seminário).

13.
III Encontro Latino Americano de Ciências Sociais e Barragens. 2010. (Encontro).

14.
XIV Fórum Acadêmico; III Seminário de Avaliação Institucional e Lançamento da XII Edição da Revista Lato & Sensu. 2010. (Seminário).

15.
5º Encontro Anual da Associação Nacional de Direitos Humanos Pesquisa e Pós-Graduação ANDHEP.Os indígenas de Santa Rosa do Purus: Gestão Pública e Diversidade Cultural. 2009. (Encontro).

16.
Fórum Social Mundial.Parcipação como ouvinte. 2009. (Outra).

17.
IV Conferência Internacional de Direitos Humanos - Os Direitos Humanos Desafiando o Século XXI. 2009. (Outra).

18.
VIII Seminário de Pesquisa e IX Seminário de Iniciação Científica da UNAMA.Quando a necessidade está na área: divulgação e discursos sobre direitos humanos em áreas de exclusão social.. 2009. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAÑETE, U. M. R.. VI Encontro Nacional de Pós-Graduação de Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ENAPPAS). 2012. (Outro).

2.
CASTRO, E. R. ; VAINER, C. ; CAÑETE, U. M. R. . III Encontro Latino Americano de Ciências Sociais e Barragens. 2010. (Outro).

3.
DUARTE, D. G. M. ; SANTANA, R. O. ; CAÑETE, U. M. R. . V Congresso Jurídico de Salinas. 2010. (Congresso).



Outras informações relevantes


Participação de pesquisa de campo, coleta e tratamento de dados nos projetos: ?Os efeitos das intervenções antrópicas na Bacia do Purus: análise das relações entre as funções ambientais, atores sociais e gestão das águas na Amazônia Legal?, ?Recursos hídricos da represa de Tucuruí com ênfase nos aspectos químicos, biológicos, sócio-ambiental e estatísticos? e ?Captura, Beneficiamento e Cadeia Produtiva da Frota de Emalhe na Região Norte do Brasil? (Edital MCT/CNPq/CT-Agronegócio/MPA Nº 036/2009). Aplicando questionários, entrevistas e posteriormente tabulando os dados coletados nos anos 2008, 2009 e 2011. Todos os dados foram tratados a partir dos programas SPSS e NVIVO.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 15:43:24