Rubiana Brasilio Santa Bárbara

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5525431196863411
  • Última atualização do currículo em 14/10/2018


Doutoranda em Educação e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá-Pr, atua como professora no Departamento de Teoria e Prática na mesma instituição. É graduada em Letras e Pedagogia, especialista em Psicopedagogia e Educação Especial. Sua produção acadêmica é constituída por trabalhos em que foca o ensino-aprendizagem. Atua como professora do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR) pela UEM. Atuou como formadora do PACTO pela Alfabetização na Idade Certa também pela Universidade Estadual de Maringá, ministrou aulas para a graduação de pedagogia na Pedagogia do Campo pela UEM. Possui experiência na educação básica do Estado do Paraná. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rubiana Brasilio Santa Bárbara
Nome em citações bibliográficas
BÁRBARA, R. B. S.


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Orientador: MARIA TEREZINHA BELLANDA GALUCH.
2008 - 2010
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Profissão Professor em Comenius,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: João Luiz Gasparin.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Transição para a Idade Moderna; Professor; Método; Manual Didático; Natureza; Tipografia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2010
Especialização em Educação Especial. (Carga Horária: 408h).
Instituto Paranaense de Ensino, INSTITUTO, Brasil.
Título: Artigo:O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS.
2003 - 2005
Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. (Carga Horária: 600h).
Sociedade Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia, SOET, Brasil.
Título: O Tempo de Aprender.
Orientador: Eliane Rose Maio Braga e Antonio Alexandre Junior.
2012 - 2014
Graduação em PEDAGOGIA.
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ, INSEP, Brasil.
1999 - 2001
Graduação em Letras Português / Inglês.
Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
Título: Fernando Pessoa e os Heterônimos.
Orientador: Prof.ª SIlvana Oliveira.




Formação Complementar


2011 - 2011
I Encontro Nacional dos Tutores da Educação a Dist. (Carga horária: 8h).
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS TUTORES DA EDUCACAO A DISTÂNCIA, ANATED, Brasil.
2010 - 2010
Docencia para o ensino superior. (Carga horária: 60h).
União de Faculdades Metropolitanas de Maringá, UNIFAMMA, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Capacitação para tutores a distância. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Bolsista do PARFOR, Carga horária: 20
Outras informações
Aula Ministrada: Políticas Públicas

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Formação Docente e Prática de Ensino nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Educação Especial Didática

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista - FNDE, Enquadramento Funcional: tutor, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: TEMPORÁRIO, Enquadramento Funcional: TUTOR A DISTÂNCIA, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora a Distância - Curso de Deficiência Sensorial Auditiva e Educação Escolar Indígena pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual de Maringá.

Atividades

07/2012 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DIdática
Estágio Supervisionado
Formação e Acão Docente
Políticas Públicas
Necessidades Educacionais Especiais
Psicologia
Educação e Informática

Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: PSS, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: PSS, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: PSS, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: PSS, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20



Projetos de extensão


2016 - 2016
Pedagogia-PARFOR: Educação e pesquisa em foco II
Descrição: Apresentação de artigos organizados por temáticas resultantes de pesquisas realizadas pelas acadêmicas do Curso de Pedagogia - PARFOR..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (19) .
Integrantes: Rubiana Brasilio Santa Bárbara - Coordenador.
2015 - 2015
SARAU EM MOVIMENTO
Descrição: o projeto teve como objetivos promover a leitura de obras literárias considerando sua importância na formação intelectual, ética, moral, social e artística; Exercitar e difundir práticas da expressão verbal e corporal contribuindo para o enriquecimento das estratégias de ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (60) .
Integrantes: Rubiana Brasilio Santa Bárbara - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BÁRBARA, R. B. S.2011BÁRBARA, R. B. S.; Melo, Cristiane Silva . O atendimento educacional especializado na construção da autonomia do aluno com necessidades educacionais especiais. Psicopedagogia On Line, v. 1, p. 1-1, 2011.

2.
BÁRBARA, R. B. S.2009BÁRBARA, R. B. S.. Uma Gestação com Pensamentos de Vingança - Qual é a Relação com as Dificuldades de Aprendizagem de. Psicopedagogia. Associação Brasileira de Psicopedagogia, v. 1, p. 1-1, 2009.

3.
BÁRBARA, R. B. S.2009BÁRBARA, R. B. S.. Educar para a Vida: Relato de uma Entidade que Abriga Crianças em Situação de Vulnerabilidade. Psicopedagogia Online, v. 1, p. 1-1, 2009.

4.
LAZARETTI, L. M.2009LAZARETTI, L. M. ; BÁRBARA, R. B. S. . Reflexões sobre a educação das crianças de Zero a Cinco anos. Diálogos & Saberes (Mandaguari), v. 5, p. 125-1, 2009.

5.
BÁRBARA, R. B. S.2005BÁRBARA, R. B. S.. Um dia de uma professora recém-formada. Psicopedagogia Online, v. 1, p. 1, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BÁRBARA, R. B. S.. PROFISSÃO PROFESSOR EM COMÊNIUS. 1. ed. MARINGÁ: HUMANITAS VIVENS, 2012. v. 10. 224p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BÁRBARA, R. B. S.; ROCHA, A. S. . The universal method in comenius. In: International Standing Conference for the History of Education-33ISCHE, 2011, San Luis Potosí. Citizens imagined or socially constructed. San Luis Potosí: CIESAS, 2011.

2.
BÁRBARA, R. B. S.; Melo, Cristiane Silva . Os Movimentos de Educação e Cultura Popular (1950-1960) e o Ideário de Alfabetização: Contribuições à História da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. In: V Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação em História, 2010, Maringá. V Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação em História, 2010.

3.
Melo, Cristiane Silva ; BÁRBARA, R. B. S. . Considerações Acerca da Educação no Brasil Império: As Ideias Pedagógicas na Reforma Couto Ferraz. In: V Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação em História, 2010, Maringá. V Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação em História, 2010.

4.
LAZARETTI, L. M. ; BÁRBARA, R. B. S. . A Especificidade do Trabalho Educativo na Educação Infantil: Primeiros Apontamentos. In: I Simpósio Nacional de Educação e XX Semana de Pedagogia, 2008, Cascavél-Pr. I Simpósio Nacional de Educação e XX Semana de Pedagogia. Cascavél: Fundação Araucária, 2008.

5.
BÁRBARA, R. B. S.; GASPARIN, J. L. . O Ensino em Comenius: um resgate dos valores da educação no século XVII. In: II CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2008, Maringá-Pr. Anais do ... Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2008.

6.
COSTA, L. P. ; LAZARETTI, L. M. ; SILVA, M. C. A. ; BÁRBARA, R. B. S. . A Brincadeira e a Formação Humana: Elementos para Discutir a Criança na Educação Infantil. In: III Encontro de Pesquisa em Educação, I Jornanda de Gestão Educacional e XV Semana de Pedagogia - Pedagogia 35 anos: História e Memória, 2008, Maringá-Pr. III Encontro de Pesquisa em Educação, I Jornanda de Gestão Educacional e XV Semana de Pedagogia - Pedagogia 35 anos: História e Memória. Maringá: Huma Multimídia, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Melo, Cristiane Silva ; BÁRBARA, R. B. S. . Considerações acerca da educação no Brasil Império: As ideias pedagógicas na Reforma Couto Ferraz (1854). In: V Fórum de Pesquisa e Pós-graduação em História XVI Semana de História da UEM, 2010, Maringá. V Fórum de Pesquisa e Pós-graduação em História XVI Semana de História da UEM, 2010.

2.
BÁRBARA, R. B. S.; Melo, Cristiane Silva . Os Movimentos de Educação e Cultura Popular (1950-1960) e o ideário de alfabetização: Contribuições à história da educação de jovens e adultos no Brasil. In: V Fórum de pesquisa e pós-graduação em história, 2010, Maringá. V Fórum de pesquisa e pós-graduação em história, 2010.

3.
COSTA, L. P. ; BÁRBARA, R. B. S. . A Educação da Criança na Idade Antiga e Média. In: VII Jornada de Estudos Antigos e Medievais VI Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do PR e SC, 2008, Maringá. Caderno de Resumos - VII Jornada de Estudos Antigos e Medievais - VI Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do PR e SC - Educação, Política e Religiosidade, 2008. p. 17-75.

Apresentações de Trabalho
1.
BÁRBARA, R. B. S.; SERCONEK, G. C. . JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO: PRÁTICAS PARA RECURSO DIDÁTICO DISTRIBUÍDO PELO MEC. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
BÁRBARA, R. B. S.; ROCHA, A. S. . O método universal em Comenius. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Melo, Cristiane Silva ; BÁRBARA, R. B. S. . Considerações acerca da educação no Brasil Império: As ideias pedagógicas na Reforma Couto Ferraz (1854). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
BÁRBARA, R. B. S.; Melo, Cristiane Silva . Os Movimentos de Educação e Cultura Popular (1950-1960) e o Ideário de Alfabetização: Contribuições à História da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
BÁRBARA, R. B. S.; Melo, Cristiane Silva . Os Movimentos de Educação e Cultura Popular (1950-1960) e o Ideário de Alfabetização: Contribuições à História da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
BÁRBARA, R. B. S.; GASPARIN, J. L. . O Ensino em Comenius: um resgate dos valores da educação no século XVII. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
BÁRBARA, R. B. S.; LAZARETTI, L. M. . A Especificidade do Trabalho Educativo na Educação Infantil: Primeiros Apontamentos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
COSTA, L. P. ; LAZARETTI, L. M. ; SILVA, M. C. A. ; BÁRBARA, R. B. S. . A Brincadeira e a Formação Humana: Elementos para Discutir a Criança na Educação Infantil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
CONEGLIAN, André Vinícios Lopes ; PUZIOL, J. K. P. ; COSTA, L. P. ; GRANDINI, L. ; LAZARETTI, L. M. ; CABREIRA, L. G. ; KRAEMER, M. ; SILVA, M. C. A. ; BARROS, M. ; PANCOTTE, R. ; BÁRBARA, R. B. S. ; FRANCO, S. A. P. . Análise da Formação e Desenvolvimento Humano na Perspectiva Marxiana. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
BÁRBARA, R. B. S.; SERCONEK, G. C. . Jogos de Alfabetização: práticas para recursos didáticos distribuídos pelo MEC. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GALUCH, M. T. B.; MASHIBA, G. C. X.; BÁRBARA, R. B. S.. Participação em banca de JÉSSICA C. RODRIGUES DA SILVA.Reflexões sobre o Ensino do Gênero Textual Propaganda nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
RODRIGUERO, C. R. B.; BÁRBARA, R. B. S.; COSTA, L. P.. Participação em banca de ALESSANDRA RODRIGUES LEOPOLDINO E GISELE DA SILVA DOS SANTOS.A Medicalização na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
RODRIGUERO, C. R. B.; BÁRBARA, R. B. S.; COSTA, L. P.. Participação em banca de ANA CLÁUDIA BATISTA E CINTHIA DE MELLO.A Inclusão do Aluno com Deficiência Intelectual no Ensino Regular. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

4.
RODRIGUERO, C. R. B.; BÁRBARA, R. B. S.; COSTA, L. P.. Participação em banca de ROSANA APARECIDA DOS SANTOS DA CUNHA.A Violência Familiar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

5.
CHICARELLE, R. J.; BÁRBARA, R. B. S.; NEVES, I. C.. Participação em banca de WÉLIDA PRISCILA DA SILVA GONÇALVES.Contribuições das Artes Visuais na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

6.
RODRIGUERO, C. R. B.; BÁRBARA, R. B. S.; NEVES, I. C.. Participação em banca de ROSILENE DA SILVA.Desenvolvimento e Aprendizagem: Relação Família-Escola. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

7.
BOGATSCHOV, D. N.; GODOY, G. A. V.; BÁRBARA, R. B. S.. Participação em banca de ROSELI BEZERRA DA CRUZ FONTES.PEDAGOGIA CORPORATIVA NA FORMAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

8.
FUTATA, M. D. A.; BOGATSCHOV, D. N.; BÁRBARA, R. B. S.. Participação em banca de Michele Brabo Viana.Leitura e escrita na educação infantil - estudo sobre as propostas nos documentos orientadores do estado do paraná. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

9.
CARVALHO, F. A.; GRANDINI, L.; BÁRBARA, R. B. S.. Participação em banca de FRANCIELE FERREIRA.DA Invenção da Infância aos Direitos da Criança. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

10.
LUCAS, M. A. O. F.; BÁRBARA, R. B. S.; COSTA, M. D.. Participação em banca de JÊNNIFER VIEIRA COSTA.Alfabetização e Letramento: Concepções de Acadêmicos do Curso de Pedagogia da UEM. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

11.
LUCAS, M. A. O. F.; PINGOELLO, I.; BÁRBARA, R. B. S.. Participação em banca de CARLA PRISCILA SANTOS MENEGHIM.O Papel do Jogo na Aprendizagem da Linguagem Escrita: Alternativas Metodológicas para a Organização do Ensino. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

12.
RODRIGUERO, C. R. B.; SILVA, T. S. A.; BÁRBARA, R. B. S.. Participação em banca de GABRIELA CELESTINO CIOLI.Inclusão de Autistas na Escola Regular: Reflexões Iniciais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

13.
RODRIGUERO, C. R. B.; SILVA, T. S. A.; BÁRBARA, R. B. S.. Participação em banca de BIANCA GARCIA SEGATI.Síndrome de Asperger: Reflexões Acerca da Inclusão Escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

14.
GALUCH, M. T. B.; MASHIBA, G. C. X.; BÁRBARA, R. B. S.. Participação em banca de TAYNARA SANTANA FACINA.Organização do Ensino em Livros Didáticos para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Desenvolvimento da Cidadania e da Solidariedade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

15.
MASHIBA, G. C. X.; GALUCH, M. T. B.; BÁRBARA, R. B. S.. Participação em banca de KAMILLA DOS REIS BRAGUETO.A Adultização Precoce como Influência da Indústria Cultural na InfÂncia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

16.
MASHIBA, G. C. X.; GALUCH, M. T. B.; BÁRBARA, R. B. S.. Participação em banca de BEATRIZ PERES TIETZE.A Influência da Indústria Cultural no Processo de Subjetividade da Criança. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

17.
GALUCH, M. T. B.; MASHIBA, G. C. X.; BÁRBARA, R. B. S.. Participação em banca de ALINE FERNANDA MANTOVANI.Preconceito e Inclusão nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

18.
MASHIBA, G. C. X.; GALUCH, M. T. B.; BÁRBARA, R. B. S.. Participação em banca de MARIANI REZENDE MOLINARI.Indústria Cultural: A Influência da Mídia Televisiva na Constituição da Subjetividade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

19.
MENDONCA, F. W.; BÁRBARA, R. B. S.; MENEZES, M. C. B.. Participação em banca de KARINE LUCIANE INÁCIO BIDUTI.As Contribuições da Teoria Histórico-Cultural sobre o Papel da Mediação na Formação do Psiquismo Humano. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

20.
BÁRBARA, R. B. S.; CHICARELLE, R. J.; GRANDINI, L.. Participação em banca de Kelen Rosana Teixeira da Silva.Elementos Lúdicos e Suas Influências no Desenvolvimento Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

21.
BÁRBARA, R. B. S.; CHICARELLE, R. J.; GRANDINI, L.. Participação em banca de Letícia Volpato.Os Embates, Avanços e Retrocessos da Organização Curricular como Elementos Críticos e Norteadores do Tipo de Práticas Realizadas na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

22.
BÁRBARA, R. B. S.; YAEGASHI, S.F.R; MIRANDA, P.R. Participação em banca de Anna Karla Peliçon.O Abuso Psicológico Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

23.
YAEGASHI, S.F.R; BÁRBARA, R. B. S.; MIRANDA, P.R. Participação em banca de ANNA KARLA PELIÇON.Funções Parentais e Desenvolvimento Afetivo: Reflexões Sobre o Abusco Psicológico Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

24.
BÁRBARA, R. B. S.. Participação em banca de Camila Fernanda Piva.O Desenvolvimento da Sexualidade Infantil: A Contribuição Teórica das Correntes Psicológicas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

25.
BÁRBARA, R. B. S.. Participação em banca de Tamires Frankini Batista.Educação de Jovens e Adultos: Considerações sobre o Programa Paraná Alfabetizado. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Congresso Internacional de Teoria Crítica: gênese, desdobramentos, apropriapriações. 2014. (Congresso).

2.
International Standing Conference for the History of Education-33ISCHE. O método universal em Comenius. 2011. (Congresso).

3.
V Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação em História & XVI Semana de História.Considerações Acerca da Educação no Brasil Império: As ideias pedagógicas na Reforma Couto Ferraz (1854). 2010. (Outra).

4.
A Dislexia e o TDAH em questão. 2009. (Outra).

5.
Temas em Educação. 2009. (Outra).

6.
II CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação. O Ensino em Comenius: um resgate dos valores da educação no século XVII. 2008. (Congresso).

7.
III Encontro de Pesquisa em Educação, I Jornada de Gestão Educacional e XV Semana de Pedagogia - Pedagogia 35 anos: História e Memória.A Brincadeira e a Formação Humana: Elementos para Discutir a Criança na Educação Infantil. 2008. (Encontro).

8.
Introdução a História das Idéias Pedagógicas no Brasil. 2008. (Outra).

9.
I Simpósio Nacional de Educação - XX Semana de Pedagogia.A Especificidade do Trabalho Educativo na Educação Infantil: Primeiros Apontamentos. 2008. (Simpósio).

10.
VII Congreso Internacional Salud Mental y Derechos Humanos. Formação e Concepções do Materialismo Histórico-Dialético na Educação. 2008. (Congresso).

11.
VII Congreso Internacional Salud Mental y Derechos Humanos. Análise da Formação e Desenvolvimento Humano na Perspectiva Marxiana. 2008. (Congresso).

12.
Ciclo de Palestras: POlíticas Públicas na Atualidade III - Diversidade Cultural e Educação. 2007. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
SUELI APARECIDA DA SILVA. Ludicidade na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

2.
SONIA MARIA D´ANGELO DA SILVA. O LÚDICO COMO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

3.
ROSEMAR DA COSTA SOARES. O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

4.
ROSILENE MARIA ARRUDA. METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

5.
VANDA MARIA JANUÁRIO ALVES. A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

6.
VALDEVINA DA CUNHA GUERREIRO. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

7.
URSALE HENCHEL. SOCIALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

8.
TAIS REGINA TONDIN. A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR / ALUNO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

9.
ROSELI MEERT THOMAS. JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

10.
IVANETE REGINA CORTEZ SASDELLI. INTER-RELAÇÕES, RECURSOS MULTIMÍDIA E EDUCAÇÃO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

11.
JOÃO CARLOS PEREIRA DE MORAIS. O PODER DA CIÊNCIA ENQUANTO BASE DE ARGUMENTAÇÃO: O CASO DE DOIS DISCURSOS OPOSTOS SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

12.
MARCELLA CHAGAS COELHO. JOSÉ CHAGAS E A EDUCAÇÃO CÍVICA EM SANTO ANTÔNIO DA PLATINA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

13.
ROSEMERY DA SILVA. LEITURA: UM CAMINHO PARA A TRANSFORMAÇÃO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

14.
OLGA CRISTINA ALVES DA SILVA. A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS MATEMÁTICOS À APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

15.
RITA CHOUKAIRA. O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

16.
MARIA BEATRIZ NOGUEIRA. AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO: UMA FERRAMENTA NORTEADORA DE CAMINHOS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

17.
SILVANA PENITENTE. JOGOS E BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO NA CRIANÇA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

18.
MARILDA ISABEL FERNANDES. LÍNGUA DE SINAIS: IMPORTÂNCIA E DIFICULDADES PARA O ALUNO SURDO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

19.
MARILZA CRISTINA DE O. MENDONÇA. A EXPLORAÇÃO DA IMAGINAÇÃO, DA IMITAÇÃO E DA REGRA COM A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O Material Didático em Foco. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

20.
LUCIANE NUNES GIRARDI. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

21.
MARIA LEDA CARLOS DA SILVA. A LITERATURA INFANTIL PARA CRIANÇAS DE 04 A 05 ANOS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

22.
MARIA MADALENA DA S. MARTINS. A BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

23.
MARIA JOSÉ GOMES MAGALHÃES. A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

24.
MARIA HELENA DA SILVA OLIVEIRA. O FAZ DE CONTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

25.
IRISMAR DE FÁTIMA CORDEIRO. A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE ENTRE EDUCADOR E ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO AGENTE AUXILIAR NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

26.
CELIA REGINA BASSO. O USO DOS QUADRINHOS COMO INCENTIVO À LEITURA E FACILITADORA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

27.
ANAIR ARAÚJO FERREIRA BORTOLETTI. LITERATURA INFANTIL E PRÁTICA EM SALA DE AULA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

28.
FÁTIMA MARIA BARBEIRO. A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS DE 03 A 05 ANOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

29.
DALVA APARECIDA DA SILVA OLIVEIRA. OLHARES SOBRE A FORMAÇÃO DO LEITOR NO 6º ANO: O DISCURSO E A PRÁTICA DE PROFESSORES SOBRE LEITURAS E LEITORES. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

30.
CILENE PEREIRA MOURA. A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

31.
CLAUDIA VEDOVOTO DE ALMEIDA. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA DE CONTOS DE FADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

32.
ANA CATARINA PEGORARO. O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

33.
CATIACILENE CORREIA DERBLI. O INCENTIVO À LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - LITERATURA MUITO PRAZER!. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

34.
ROSEMARY DA SILVA. ATIVIDADES LÚDICAS: AS BRINCADEIRAS E OS JOGOS CONTRIBUINDO PARA O APRENDIZADO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

35.
SIRLENE GOMES ANDRÉ. A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

36.
MARIA NEUSA GOIS. BLOCOS LÓGICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA EM CRIANÇAS DA PRÉ ESCOLA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

37.
SILVANA MARIA RICARDO BALBO. BRINCADEIRA E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

38.
ESTELINA MARIA MARQUES. A PRÁTICA DO LÚDICO NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

39.
SUSANA LOURENÇO DE BRITO. PEDAGOGIA HOSPITALAR: A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO NO AMBIENTE HOSPITALAR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

40.
LARISSA FERREIRA DE SOUZA. A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

41.
FRANCIELE REGINA TONIETTE. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

42.
ANDRÉA ALESSANDRA JANUÁRIO SCANACAPRA. A LITERATURA INFANTIL COMO ALTERNATIVA PRAZEROSA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

43.
SIMONE APARECIDA DOS SANTOS. A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

44.
GEISE CRISTINA DEPIERI. IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO âMBITO ESCOLAR PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

45.
ISMAEL RIBEIRO MENDONÇA. A LINGUAGEM MUSICAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O TRATAMENTO DISPENSADO PELO MATERIAL DIDÁTICO ÀS CARACTERÍSTICAS DE PRODUÇÃO, APRECIAÇÃO E REFLEXÃO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

46.
FATIMA GOMES DE OLIVEIRA SILVA. A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO: JOGAR E BRINCAR UMA FORMA DE ENSINAR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

47.
EDNA CRISTIANE T. DO NASCIMENTO. A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E OS ELEMENTOS BÁSICOS QUE COMPÕEM A BUSCA PELA AUTONOMIA ESCOLAR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

48.
Rubiana Brasilio Santa Bárbara. Dislexia, um distúrbio de aprendizagem: uma análise sobre as dificuldades de aprendizagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

49.
MARINA LEANDRA SPOHR SCHAEDLER. TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH): UMA REVISÃO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

50.
FABIANA DA SILVA. O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TDAH: ALGUMAS REFLEXÕES INICIAIS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

51.
TIRLEI SOIARA LAUTENSCHLAGER FERRARI. INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS FRENTE AO ALUNO COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

52.
MARINA PEREIRA DE GODOI MARQUES. DO PROFESSOR AO ALUNO: COMO O PROFESSOR DA REDE PÚBLICA PODE OBTER CAPACITAÇÃO PARA ATENDER ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NO MUNICÍPIO DE UMUARAMA/PR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

53.
ELISANGELA BARBOSA. ALUNOS COM TRANSTORNO DÉFICIT DE ATENÇÃO (TDA): ALGUMAS REFLEXÕES INICIAIS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

54.
SONIA MARIA CALEGARI MARQUES. ESTUDO DE CASO SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

55.
MARIA ELENICE DE OLIVEIRA CAVALI. REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

56.
ELIANE SCHINDLER. A DIFICULDADE DA CRIANÇA NA FASE INICIAL DA ALFABETIZAÇÃO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

57.
ROSANGELA ROMANOS MANGIALARDO. INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

58.
FABÍOLA AUGUSTA COLEONI. INCLUSÃO E AUTISMO: UM CAMINHO A SER PERCORRIDO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

59.
ANDREA FRANCIANI BAESSA DA SILVA. TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE:. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

60.
WERANTA BERWALD AMBIEL. AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

61.
KATHIA REGINA PORTO DA SILVA. AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

62.
JÂNIO CESAR DOS REIS. MÚSICA, UM DOS CAMINHOS PARA A INCLUSÃO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

63.
EDVANEA CRISTINA FRANCISCO. TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/ HIPERATIVIDADE NAS SÉRIES INICIAIS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

64.
ALEX WAGNER DA SILVA. PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DISLEXIA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

65.
SANDRA MARIA DOS SANTOS. A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO PRECOCE DO TDAH (TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

66.
MARIA DAS DORES DE ARAÚJO. ASPECTOS BIOLÓGICOS DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

67.
JULIANA GOMES NEGRI HENRIQUE. A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN EM ESCOLAS DA REDE REGULAR DE ENSINO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

68.
ANA PAULA FERRAZ RAMOS. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DE ADULTOS LEITORES. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

69.
MARA CRISTIANI BAQUETA. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC?S) NAS SALAS DE AULAS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

70.
JOSIANE CHAVES VILA REAL. LIBRAS: INCLUSÃO PEDAGÓGICA E SOCIAL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

71.
GIZELLE MORAES JANHAKI. LUDOTERAPIA: UMA EDUCAÇÃO PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA PARA CRIANÇAS.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

72.
VILMA DOMINGUES DA SILVA RIZZATO. O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

73.
MARINÊS NUNES. ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO NA ESCOLA: DA IDENTIFICAÇÃO A INCLUSÃO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

74.
MARIA JULIA CORREIA SOUZA. TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇAO/HIPERATIVIDADE (TDAH) EAS INFLUÊNCIAS NAS RELAÇÕES ESCOLARES. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

75.
DAGMAR REGINA BERNARDIS DE JESUS. APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM NECESSIDADES ESPECIAIS: DESAFIO DA INCLUSÃO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

76.
VÂNIA MORETTI. TDAH - TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE NA ESCOLA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

77.
MARINEZ FERRAZ DA SILVA OSTI. DISLEXIA: NAS SÉRIES INICIAIS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

78.
EDILENE PEREIRA DIONIZIO ZAMAI. EDUCAÇÃO ESPECIAL: HISTÓRIA E POLITÍCAS PÚBLICAS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

79.
THAIS ROMERO SARTORI. AS PECULIARIDADES DAS PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

80.
MARIELY HELOISA FERREIRA DE SOUZA. O DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO DE ALUNOS CEGOS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

81.
EDILAINE PATRON GERVONI. TRANSTORNO DO DEFÍCIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH): uma perspectiva de compreensão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

82.
RODRIGO ANTONIO BIADOLA. A IMPORTÂNCIA DO JOGO DE XADREZ NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

83.
MARIA ZULEIDE DA SILVA FELISBERTO. DIFICULDADE NA PRODUÇÃO ESCRITA DOS ALUNOS DE QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE MARILENA ? PR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

84.
DANIELY REGINY DA SILVA. MÚSICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

85.
JANETE APARECIDA PRECISO DA SILVA. INCLUSÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

86.
JULIANA LAINETE MOMODA. A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA COMUM. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

87.
IZABEL CRISTINA MICHELINE PIZANI. MÉTODOS DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS MATRICULADOS NO CENTRO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO (CAE) DE CIANORTE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.

88.
AMELIA BORGES PITTA. DISLEXIA E O APRENDIZADO EM ESCOLARES EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO: DIFICULDADES ENCONTRADAS POR PROFESSORES PARA SEU DIAGNÓSTICO PRECOCE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rubiana Brasilio Santa Bárbara.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
BÁRBARA, R. B. S.; SERCONEK, G. C. . Jogos de Alfabetização: práticas para recursos didáticos distribuídos pelo MEC. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 20:39:59