Raoni Carvalho Gondim

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6156538117483985
  • Última atualização do currículo em 22/05/2018


Coordenador do curso de Artes Plásticas EBA/UFBA. Professor Efetivo da Escola de Belas Artes, Universidade Federal da Bahia. Ministra o componente curricular EBA 154 - Metodologia de Projeto em Artes e Design. Doutorando em Artes Visuais pelo PPGAV-UFBA - Universidade Federal da Bahia. Mestre em Artes Visuais, PPGAV-UFBA - Universidade Federal da Bahia, (2015); Especialista em Artes Visuais: Cultura e Processos de Criação, Senac ? GO, (2010); Graduado em Fotografia, pela Faculdade Cambury - GO, (2008). . Professor orientador - FAV/EaD, Universidade Federal de Goiás, (2009-14). Membro do grupo de pesquisa Arte Híbrida, Universidade Federal da Bahia e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), desde 2013. Idealizador e coordenador do projeto ?PERCOGRAFIAS?, contemplado pelo edital ProEXT-Artes/ UFBA -2014. Idealizador e Organizador associado do livro-obra "Pó.Boi.Pedra - Percografias", 2015 - ISBN 9788561619191. Comunicação ?Trajetos Possíveis: o caminhar como obra aberta? no X Colóquio Franco Brasileiro de Estética, realizado na Escola de Belas Artes/ Ufba, 2013. Artista colaborador da revista ?Vitamina #2?, 2014. Autoria do catálogo da exposição ?Percografias; Inscritos Imaginários?, UFBA, 2014. Palestra ?Percografias; Inscritos Imaginários?, a convite da disciplina ?Metodologia de Projeto?, Escola de Belas Artes, Ufba, 2014. Artigo "Homo Viator: Poéticas errantes", pela revista on-line ARTEFACTUM, 2014. Resumo expandido ??Phantasmagorical images: vintage cards, live mosses, and concept of time in contemporary photography? no ?New Semiotics, Between Tradition and Inovation?, pela New Bulgarian University, Sofia, Bulgária, 2014. Artigo ?Apropriação, hibridização e desconstrução da imagem fotográfica?, com Celeste Wanner, apresentado no 23° Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas ? ANPAP, 2014. Vídeo e Artigo "El deseo de la tentativa - posibles conjuntos en la construcción del libro ?Percografias - Pó.Boi.Pedra?, no Congreso Internacional de Investigación en Artes Visuales ? ANIAV, Valencia, Espanha, 2015. Comunicação ?Charles s. Peirce e o signo da fotografia no trabalho de Rosângela Rennó?, no 16º Encontro Internacional sobre Pragmatismo (EIP), PUC/SP, 2015. Artigo "Semeando Métodos", pela revista METAgraphias v.1 n.1(1) 2016 - UnB. Artigo "À sua Imagem", aprovado pela 25º ANPAP 2016. Coordenação da mesa "Imagem, Experiência e Método" no Congresso Ufba 70 anos, 2016. Participação da mesa "Grupo de Pesquisa Arte híbrida", no Congresso Ufba 70 anos, 2016. Turnê com o espetáculo ?Perfume para Argamassa?, Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2010. Mostra coletiva "Poéticas do Reencontro", Parede Galeria, Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia, 2013. Individual - "Percografias; Inscritos Imaginários?, Galeria Cañizares, 2014. Individual - ?Desmontação", Galeria Cañizares, 2014. Obra ?À sua Imagem?, na ?IV Mostra de Performance: a imagem e o efêmero?, Raoni Gondim e Celeste Wanner, 2014. Curadoria ? Mostra coletiva ?Immensus?, Galeria Cañizares, 2014. Curador para ocupação - ?Atalho e Torno?, na Galeria ACBEU ? Salvador, 2014. Coletiva ??À sua Imagem ? o duplo?, na ?V Mostra de Performance - Conflitos e Convergências?, Raoni Gondim e Celeste Wanner, 2015. Obra "Untitled" na ?VI Mostra de Performance - A Sociedade da Imagem?, Raoni Gondim e Celeste Wanner, 2016. Obra "Trópticos" na Exposição "Docentes em Pauta", Galeria Cañizares, 2016. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Raoni Carvalho Gondim
Nome em citações bibliográficas
GONDIM, R. C.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Artes Visuais.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Percografias: Imagem, Palavra, Paisagem,
Orientador: Maria Celeste de Almeida Wanner.
Palavras-chave: Imagem; arte contemporânea; Experiência.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Filosofia da Linguagem.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Educação.
2013 - 2015
Mestrado em Artes Visuais.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Percografia: Experiência, Imagem e Paisagem,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Maria Celeste de Almeida Wanner.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Experiência; Metodologia em processos de criação; Imagem.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Poéticas Visuais.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2009 - 2010
Especialização em Artes Visuais: Cultura e criação.
Centro Universitário Senac, SENAC, Brasil.
Título: Rito de Passagem: Transcendências na poética pós-moderna.
Orientador: Daniel Cabral Borges.
2007 - 2008
Graduação em Fotografia e Imagem.
Faculdade Cambury de Goiânia, CAMBURY, Brasil.
Título: Processo de Criação da Imagem Sinestésica: Análise Poética.
Orientador: Carlos Cipriano Gomes Junior.




Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente A, Carga horária: 40
Outras informações
Escola de Belas Artes. EBA 154 - Metodologia do Projeto

Atividades

4/2018 - Atual
Direção e administração, Coordenação do Curso de Artes Plásticas, .

Cargo ou função
Coordenador do curso de Artes Plásticas.
3/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Docente Estruturante do Curso de Artes Plásticas, .

Cargo ou função
Membro do NDE.
01/2016 - Atual
Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de projeto em Artes e Design

Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Orientador-EAD, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas: Leitura e Produção de texto -2009 Antropologia da Arte e da Imagem -2009 Arte, Percepção e Aprendizagem -2009 Historia das Artes Visuais I -2009 Teoria da arte e cultura -2010 Arte e Cultura Visual/ Compreensão e Interpretação de Imagens/ Antropologia da Arte a de Imagem -2010 História das Artes visuais II: Do Renascimento ao Neoclássico/ Teoria da Arte e da Cultura -2010 Imagem, Percepção e Aprendizagem -2011 Laboratório de Poéticas Contemporâneas/ Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem - 2011



Projetos de pesquisa


2004 - Atual
Arte Híbrida
Descrição: ARTE HÍBRIDA O Grupo Arte Híbrida investiga Imagens na Arte Contemporânea através de pesquisas teórico-práticas no processo de permanência e deslocamento de técnicas tradicionais, como desenho, pintura, escultura, gravura, cerâmica,fotografia,entre outras, bem como as investigações dos processos criativos em ambientes virtuais. Seu quadro de pesquisadores é composto por representantes de Universidades nacionais e internacionais, com encontros periódicos em diversos lugares o que em muito tem contribuído para desenvolvimento da pesquisa em artes visuais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Raoni Carvalho Gondim - Integrante / Maria Celeste de Almeida Wanner - Coordenador / Eriel de Araújo Santos - Integrante.


Projetos de extensão


2014 - Atual
PERCOGRAFIAS
Descrição: ?Percografias? é um projeto que propõe trabalhar com o ?Caminhar como Arte? nos municípios de Caeté-Açu e Igatú, na região da Chapada Diamantina, um olhar voltado à terra como uma das fontes mais nobres de vida ? física e espiritual. Por ser uma arte desmaterializada, que acontece durante o próprio processo do caminhar, o resultado será apresentado através de fotografias, mapas imaginários, site-specific realizados coletivamente. O tema mostra o "re-encantamento da terra?, revelação-desvelação do espírito do lugar, entrelaçados com a memória pessoal, histórias que são marcas feitas na terra que provocam e evocam o "espírito do lugar". As obras serão expostas na Biblioteca Central de Caeté-Açu e na Galeria de Arte Contemporânea de Igatu. A poética se constrói a partir dos registros visuais, através do método Cartográfico, de Deleuze e Guatarri, com ações que envolvem caminhadas, palestras, realização de trabalhos tendo como suporte e materiais a própria Natureza. O projeto se encerra com uma exposição em Salvador, contendo fotografias, projeções e o catálogo explicativo..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Raoni Carvalho Gondim - Integrante / Maria Celeste de Almeida Wanner - Coordenador / Natalia de Ávila Cavalcante - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal da Bahia - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Poéticas Visuais Contemporâneas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Metodologia de pesquisa em processos de criação.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Linguagens Visuais Contemporâneas.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte e experiência.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Imagem e Fotografia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GONDIM, R. C.2016GONDIM, R. C.; CAVALCANTE, N. A. ; WANNER, M. C. A. . Semeando Métodos. METAgraphias: metalinguagens e outras figuras, v. 1, p. 220-227, 2016.

2.
GONDIM, R. C.2016GONDIM, R. C.; WANNER, M. C. A. . À SUA IMAGEM: MATÉRIA-AÇÃO-FOTOGRAFIA. ANAIS DO ... ENCONTRO NACIONAL DA ANPAP (ONLINE), v. 1, p. 1873-1885, 2016.

3.
WANNER, M. C. A.2016WANNER, M. C. A. ; BARBOSA, K. M. S. M. ; GONDIM, R. C. . A escanografia artística e o método pragmático de Charles S Peirce. Caderno da ... Jornada do Centro Internacional de Estudos Peirceanos, v. 16, p. 4-14, 2016.

4.
GONDIM, R. C.2014GONDIM, R. C.; WANNER, M. C. A. . APROPRIAÇÃO, DESCONSTRUÇÃO E HIBRIDIZAÇÃO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA. Anais do ... Encontro Nacional da ANPAP (Online), v. 1, p. 1189-1197, 2014.

5.
GONDIM, R. C.2014 GONDIM, R. C.. Homo Viator; poéticas errantes. ARTEFACTUM, v. 1, p. 322, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GONDIM, R. C.; ALMEIDA, T. ; WANNER, M. C. A. . Pó.Boi.Pedra - Percografias. 1. ed. Salvador: Cian, 2015. v. 250. 144p .

Capítulos de livros publicados
1.
GONDIM, R. C.; WANNER, M. C. A. ; ALMEIDA, T. . Diário - Cartografias. In: Raoni Carvalho Gondim; Tarcisio de Almeida; Maria Celeste de Almeida Wanner. (Org.). Pó.Boi.Pedra- Percografias. 1ed.: , 2015, v. , p. 133-136.

2.
GONDIM, R. C.; ALMEIDA, T. . O diálogo e seus Porquês. In: Tarcisio Almeida; Maria Celeste de Almeida Wanner. (Org.). Pó.Boi. Pedra - Percografias. 1ed.Salvador: Cian, 2015, v. , p. 9-15.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
WANNER, M. C. A. ; MELANIAS, Karla ; GONDIM, R. C. ; CAVALCANTE, N. . CHARLES S. PEIRCE E O SIGNO DA FOTOGRAFIA NO TRABALHO DE ROSÂNGELA RENNÓ.. In: 16º Encontro Internacional sobre Pragmatismo, 2015, São Paulo. 16º Encontro Internacional sobre Pragmatismo. São Paulo: PUC/SP, 2015. v. 1. p. 168-170.

2.
GONDIM, R. C.; WANNER, M. C. A. . APROPRIAÇÃO, DESCONSTRUÇÃO E HIBRIDIZAÇÃO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA. In: 23º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP, 2014, Belo Horizonte. ECOSSISTEMAS ARTÍSTICOS. Belo Horizonte: UFMG, 2014. v. I. p. 1189-1197.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
WANNER, M. C. A. ; GONDIM, R. C. . HORTUS CONCLUSUS: A REPRESENTAÇÃO DA PAISAGEM NAS ARTES VISUAIS DO SÉCULO XXI À LUZ DO CONCEITO DE EXPERIÊNCIA DE JOHN DEWEY.. In: 17º Encontro Internacional sobre Pragmatismo, 2017, São Paulo. 17º Encontro Internacional sobre Pragmatismo. São Paulo: Centro de Estudos de Pragmatismo, 2017. v. 17. p. 167-168.

2.
GONDIM, R. C.. Phantasmagorical images: vintage cards, live mosses, and concept of time in contemporary photography. In: NEW SEMIOTICS-BETWEEN TRADITION AND INNOVATION, 2014, Sophia. 12TH WORLD CONGRESS OF SEMIOTICS. Sophia: NBU PUBLISHING HOUSE, 2014. p. 42.

Apresentações de Trabalho
1.
GONDIM, R. C.; WANNER, M. C. A. ; CAVALCANTE, N. . Imagem, experiência e método. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
WANNER, M. C. A. ; GONDIM, R. C. ; SANTOS, Eriel de Araújo . Grupo de pesquisa Arte Híbrida. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
GONDIM, R. C.; CAVALCANTE, N. A. ; ALMEIDA, T. ; WANNER, M. C. A. . El deseo de la tentativa - posibles conjuntos en la construcción del libro ?Percografias - Pó.Boi.Pedra. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
GONDIM, R. C.. Phantasmagorical images: vintage cards, live mosses, and concept of time in contemporary photography. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
GONDIM, R. C.. Percografias; Inscritos Imaginários. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
WANNER, M. C. A. ; GONDIM, R. C. . APROPRIAÇÃO, DESCONSTRUÇÃO E HIBRIDIZAÇÃO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GONDIM, R. C.. Homo Viator: Uma poética errante. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
GONDIM, R. C.. Trajetos possíveis; O caminhar como obra aberta.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GONDIM, R. C.; WANNER, M. C. A. ; CAVALCANTE, N. A. . Arte Contemporânea: Imagem, Experiência e Método. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
GONDIM, R. C.. Pó.Boi. Pedra - Percografias. 2015. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

2.
ALMEIDA, T. ; GONDIM, R. C. . Pó.Boi. Pedra - Percografias. 2015. (Editoração/Livro).

3.
GONDIM, R. C.. Cartografias: Inscritos Imaginários. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
GONDIM, R. C.; ALMEIDA, T. . Percografias; Inscritos Imaginários. 2014. (Editoração/Catálogo).

5.
GONDIM, R. C.. Fotografia e Pós-modernidade. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
GONDIM, R. C.. Percurso e Criação em Rede. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
DAMASO, K. ; GONDIM, R. C. ; Viviane Domingues Meira . Perfume para Argamassa. 2011. Operística.

2.
DAMASO, K. ; Viviane Domingues Meira ; GONDIM, R. C. . Perfume para Argamassa. 2011. Operística.

3.
DAMASO, K. ; Viviane Domingues Meira ; GONDIM, R. C. . Perfume para Argamassa. 2011. Operística.

4.
DAMASO, K. ; Viviane Domingues Meira ; GONDIM, R. C. . Perfume para Argamassa. 2011. Operística.

5.
DAMASO, K. ; Viviane Domingues Meira ; GONDIM, R. C. . Perfume para Argamassa. 2011. Operística.

Artes Visuais
1.
MAY, A. ; GONDIM, R. C. . Curadoria - Overlook. 2018. Outra.

2.
GONDIM, R. C.; SYBINE, E. . Curadoria - 3ª Mostra Gráfica no MAM. 2017. Gravura.

3.
GONDIM, R. C.; SYBINE, E. . Curadoria - 3ª Mostra Gráfica na Reitoria da UFBA. 2017. Gravura.

4.
GONDIM, R. C.; MUNOZ, A. ; PITON, C. ; DIAS, C. ; ALFAYA, M. . VI Salão da EBA. 2017. Outra.

5.
GONDIM, R. C.; WANNER, M. C. A. . Untitiled. 2016. Vídeo.

6.
GONDIM, R. C.. Trópticos. 2016. Outra.

7.
GONDIM, R. C.; WANNER, M. C. A. . À SUA IMAGEM - 2. 2015. Instalação.

8.
GONDIM, R. C.; WANNER, M. C. A. ; ALMEIDA, T. . Pó.Boi.Pedra - Percografia. 2015. Livro de Artista.

9.
GONDIM, R. C.. Percografias; Inscritos Imaginários. 2014. Diversas.

10.
GONDIM, R. C.; WANNER, M. C. A. . Reperformance ' À sua imagem'. 2014. Performance.

11.
GONDIM, R. C.. Curadoria da exposição ' Immensus'. 2014. Outra.

12.
GONDIM, R. C.. Desmontagem. 2014. Instalação.

13.
GONDIM, R. C.; ALMEIDA, T. ; CAVALCANTE, N. A. . Atalho e Torno. 2014. Instalação.

14.
GONDIM, R. C.. Diário II - Emaranhados. 2013. Diversas.

15.
GONDIM, R. C.. Perfume para Argamassa - Instalação para Descoberto Incolor. 2011. Instalação.



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SYBINE, E.; GONDIM, R. C.. 3ª Mostra Gráfica. 2017. Universidade Federal da Bahia.

2.
GONDIM, R. C.; PITON, C.; MUNOZ, A.; DIAS, C.. VI Salão da EBA. 2017. Universidade Federal da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
25° ANPAP - Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. À SUA IMAGEM. 2016. (Congresso).

2.
Congresso UFBA 70 anos. Grupo de pesquisa Arte Híbrida. 2016. (Congresso).

3.
Congresso UFBA 70 anos. Imagem, Experiência e Método. 2016. (Congresso).

4.
16º Encontro Internacional sobre Pragmatismo.CHARLES S. PEIRCE E O SIGNO DA FOTOGRAFIA NO TRABALHO DE ROSÂNGELA RENNÓ. 2015. (Encontro).

5.
Congreso Internacional de Investigación en Artes Visuales -ANIAV. El deseo de la tentativa - posibles conjuntos en la construcción del libro ?Percografias - Pó.Boi.Pedra. 2015. (Congresso).

6.
23° ANPAP - Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. APROPRIAÇÃO, DESCONSTRUÇÃO E HIBRIDIZAÇÃO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA. 2014. (Congresso).

7.
NEW SEMIOTICS-BETWEEN TRADITION AND INNOVATION. Phantasmagorical Images: Vintage Cards, Live Mosses, And Concept Of Time In Contemporary Photography. 2014. (Congresso).

8.
X Colóquio Franco Brasileiro de Estética - Pesquisa em Artes.Homo viator: poética errante. 2013. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marina Alfaya. Salvador Neon. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Raoni Carvalho Gondim.

2.
Maria Caribé Marques. (EN)SAIO DO ESCURO:. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Raoni Carvalho Gondim.

3.
Franciele Schons. Gatos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Raoni Carvalho Gondim.

4.
Tarciana Pain Ribeiro. Boca do rio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Raoni Carvalho Gondim.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
GONDIM, R. C.2014GONDIM, R. C.; WANNER, M. C. A. . APROPRIAÇÃO, DESCONSTRUÇÃO E HIBRIDIZAÇÃO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA. Anais do ... Encontro Nacional da ANPAP (Online), v. 1, p. 1189-1197, 2014.

2.
GONDIM, R. C.2016GONDIM, R. C.; WANNER, M. C. A. . À SUA IMAGEM: MATÉRIA-AÇÃO-FOTOGRAFIA. ANAIS DO ... ENCONTRO NACIONAL DA ANPAP (ONLINE), v. 1, p. 1873-1885, 2016.

3.
WANNER, M. C. A.2016WANNER, M. C. A. ; BARBOSA, K. M. S. M. ; GONDIM, R. C. . A escanografia artística e o método pragmático de Charles S Peirce. Caderno da ... Jornada do Centro Internacional de Estudos Peirceanos, v. 16, p. 4-14, 2016.

4.
GONDIM, R. C.2014 GONDIM, R. C.. Homo Viator; poéticas errantes. ARTEFACTUM, v. 1, p. 322, 2014.


Livros e capítulos
1.
GONDIM, R. C.; ALMEIDA, T. ; WANNER, M. C. A. . Pó.Boi.Pedra - Percografias. 1. ed. Salvador: Cian, 2015. v. 250. 144p .


Apresentações de Trabalho
1.
GONDIM, R. C.; WANNER, M. C. A. ; CAVALCANTE, N. . Imagem, experiência e método. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
WANNER, M. C. A. ; GONDIM, R. C. ; SANTOS, Eriel de Araújo . Grupo de pesquisa Arte Híbrida. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GONDIM, R. C.; WANNER, M. C. A. ; CAVALCANTE, N. A. . Arte Contemporânea: Imagem, Experiência e Método. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Artes Visuais
1.
GONDIM, R. C.. Percografias; Inscritos Imaginários. 2014. Diversas.

1.
GONDIM, R. C.; ALMEIDA, T. ; CAVALCANTE, N. A. . Atalho e Torno. 2014. Instalação.

1.
GONDIM, R. C.; WANNER, M. C. A. ; ALMEIDA, T. . Pó.Boi.Pedra - Percografia. 2015. Livro de Artista.

1.
GONDIM, R. C.; WANNER, M. C. A. . Untitiled. 2016. Vídeo.

1.
GONDIM, R. C.. Trópticos. 2016. Outra.

1.
GONDIM, R. C.; SYBINE, E. . Curadoria - 3ª Mostra Gráfica no MAM. 2017. Gravura.

1.
GONDIM, R. C.; SYBINE, E. . Curadoria - 3ª Mostra Gráfica na Reitoria da UFBA. 2017. Gravura.

1.
GONDIM, R. C.; MUNOZ, A. ; PITON, C. ; DIAS, C. ; ALFAYA, M. . VI Salão da EBA. 2017. Outra.

1.
MAY, A. ; GONDIM, R. C. . Curadoria - Overlook. 2018. Outra.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 13:29:17