Eline Salume Xavier Nossa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2860604285360507
  • Última atualização do currículo em 31/08/2017


Possui graduação em Pedagogia (UNEB); especialização em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação (UNEB), especialização em Educação Infantil (PMS/UFBA/MEC); especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (Fac. São Bento) e Mestrado em Filosofia (UFBA). Tem experiência em educação infantil, na primeira fase da educação fundamental, em educação de jovens e adultos (EJA) e em formação de professores. Tem experiência em coordenação de educação de jovens e adultos (EJA) e Programa Universidade Solidária (UNEB/MEC). É membro representante de professores no Conselho Escolar do Centro de Educação Infantil (CMEI) Álvaro da Franca Rocha e dedica estudos também nesta área. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eline Salume Xavier Nossa
Nome em citações bibliográficas
NOSSA, E. S. X.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2014
Mestrado em Filosofia.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Os limites da linguagem e o trabalho da filosofia no Tractatus de Wittgenstein,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: João Carlos Salles Pires da Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Wittgenstein; Tractatus; Ética; Círculo de Viena; Positivismo lógico.
Grande área: Ciências Humanas
2005 - 2016
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 640h).
Faculdade São Bento da Bahia, FSBB, Brasil.
Título: Educar e Cuidar: Desafios para educadores e educandos enquanto sujeitos subjetivos.
2010 - 2011
Especialização em Educação Infantil. (Carga Horária: 440h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Entre a legalidade e a receptividade: as professoras e auxiliares de educação infantil da rede municipal de Salvador diante das atribuições sobre o cuidar.
Orientador: Suzane Maria Silva Maranduba.
Bolsista do(a): Prefeitura Municipal de Salvador, PMS, Brasil.
2003 - 2005
Especialização em Met. do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: Projeto Brincar é Preciso.
Orientador: Stella Rodrigues do Santos.
1996 - 2001
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
A experiência Lóczy na Educação e Cuidados nos pri. (Carga horária: 24h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2011 - 2011
Formação de Professores do Projeto Educação Cidadã. (Carga horária: 64h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2010 - 2010
Aluna especial da discip. O estereótipo na cultura, na educação e na mídia. (Carga horária: 30h).
Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEDUC/UNEB, PPGEDUC/UNEB, Brasil.
2009 - 2009
Cultura Lúdica e Formação do Brincante. (Carga horária: 80h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2007 - 2007
Educação inclusiva. (Carga horária: 80h).
Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica, CEAP, Brasil.
2007 - 2007
Metodologia do Português. (Carga horária: 80h).
Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica, CEAP, Brasil.
2006 - 2006
Metodologia da Matemática. (Carga horária: 80h).
Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica, CEAP, Brasil.
2005 - 2005
Estudo do currículo como Espaço de Formação. (Carga horária: 80h).
Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica, CEAP, Brasil.
2003 - 2003
O trabalho em grupo. (Carga horária: 20h).
Núcleo de Psicologia Social da Bahia, Núcleo, Brasil.
2001 - 2001
Aperf de professor: repensando a prática educativa. (Carga horária: 80h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2000 - 2000
Aperfeiçoamento para professores na área de D.A.. (Carga horária: 100h).
Instituto Anísio Teixeira, IAT/SEC, Brasil.
1997 - 1997
Aperfeiçoamento para Professores do Ciclo Básico. (Carga horária: 40h).
Instituto Anísio Teixeira, IAT/SEC, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria Municipal de Educação de Salvador, SMED, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico I, Carga horária: 20


Secretaria Municipal da Educação de Salvador, SMED, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Municipal I, Carga horária: 40

Atividades

09/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Municipal de Educação Infantil Álvaro da Franca Rocha, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Escolar.

Escola Creche Sonho da Criança, ECSC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor da Educação Infantil - Grupo II, Carga horária: 20


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 4
Outras informações
Trata-se do Grupo de Estudo e Pesquisa Empirismo, Fenomenologia e Gramática do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFBA, sob coordenação do Prof. João Carlos Salles Pires da Silva.


Colégio Antonio Vieira, CAV, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora (Ensino Fundamental), Carga horária: 20


Centro de Integração Empresa Escola, CIEE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 20


Escola Dinâmica, ED, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Educação Infantil, Carga horária: 20


Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Projeto Brincar é Preciso, Carga horária: 40
Outras informações
O Projeto Brincar é Preciso consiste na criação de espaços integrados de educação infantil nesta Universidade, a saber: Laboratório de Brinquedos, Brinquedoteca e Centro de Educação Infantil - Creche e Pré-escola.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultora do Projeto Brincar é Preciso
Outras informações
Neste período, atuei, em regime de consultoria, na criação e elaboração do Projeto Brincar é Preciso.

Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coord. do Programa Universidade Solidária, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária da Coord. de Prog. e Proj. de Pesq, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Bolsista de Inic. Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista do PICIN, Carga horária: 20
Outras informações
Título do projeto - Pegagogismo: o discurso sobre a infância na contemporaneidade; Orientadora: Maria de Fátima Alves Pereira


Serviço Social da Indústria, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Classe multi-seriada, Carga horária: 20


Escola Experimental, EE, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Professora Estagiária Ensino Fundamental, Carga horária: 20


Escola Estadual Leda Jesuíno dos Santos, EELJS, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Professora Estagiária Ensino Fundamental, Carga horária: 20



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da linguagem.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
NOSSA, E. S. X.. Os limites do científico no Tractatus de Wittgenstein. In: III Encontro de São Lázaro, 2012, Salvador. III Encontro de São Lázaro. Salvador: Quarteto, 2012. v. I. p. 170-171.

Apresentações de Trabalho
1.
NOSSA, E. S. X.. As professoras e auxiliares de Educação Infantil da rede municipal de Salvador diante das atribuições sobre o cuidar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
NOSSA, E. S. X.. Criança que brinca é criança que aprende. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
NOSSA, E. S. X.. Projeto Brincar é Preciso: Implantação de Laboratório de Brinquedos, Brinquedoteca e CEI na UNEB. 2008.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
NOSSA, E. S. X.. Curso de Auxiliares de Educação Infantil (A.D.I.). 2011. .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso de Educação de Jovens e Adultos "A escola que temos e a escola que queremos". 2014. (Congresso).

2.
III Encontro de São Lázaro.Os limites do científico no Tractatus de Wittgenstein. 2012. (Encontro).

3.
Seminário de Pesquisa em Educação Infantil.As professoras e auxiliares de Educação Infantil da rede municipal de Salvador diante das atribuições sobre o cuidar. 2012. (Seminário).



Outras informações relevantes


Participação semanal no Grupo de Estudo e Pesquisa Empirismo, Fenomenologia e Gramática da Universidade Federal da Bahia (http://www.efg.ufba.br), sob coordenação do Prof. João Carlos Salles Pires da Silva.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 22:23:58