Eliana Santana Lisbôa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1566259460908373
  • Última atualização do currículo em 08/12/2018


Eliana Santana Lisbôa é Doutora (diploma revalidado pela Universidade Federal do Paraná) e Mestre (diploma revalidado pela Universidade Federal de Santa Catarina) em Ciência da Educação, Área de Especialização em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho, Braga, Portugal. Atua na área de Educação - Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento, Avaliação da Aprendizagem, Informática na Educação, Didática Geral e Didática da Computação, Metodologia da Pesquisa, Educação a Distância, Inclusão Digital, Redes Sociais com ênfase no Desenvolvimento Profissional do Professor em Tecnologia da Informação e Comunicação- DPP em TIC e Estágio Supervisionado. Possui 74 artigos publicados, dos quais 20 foram publicados em periódicos nacionais e internacionais, 52 em congressos no Brasil e no exterior e 2 publicações em capítulos de livros. Membro do grupo de pesquisa CNPQ: Tecnologias Digitais na educação: formação, desenvolvimento e inovação. Atualmente é Professora da Universidade Federal do Paraná- Setor Palotina - Palotina- PR. E-mail: eslisboa2008@gmail.com, eliana.lisboa@ufpr.br (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eliana Santana Lisbôa
Nome em citações bibliográficas
LISBÔA, Eliana Santana;LISBÔA, ELIANA SANTANA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Paraná, Departamento de Sociais e Humanas.
Rua Pioneiro, 2153
Jardim Dallas
85950000 - Palotina, PR - Brasil
Telefone: (44) 32118500
Ramal: 8580
URL da Homepage: https://www.ufpr.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Doutorado em Ciências da Educação.
Universidade do Minho (CIED), UMINHO (CIED), Portugal.
Título: Aprendizagem informal na rede social Proedi: um contributo para o desenvolvimento profissional dos professores (na área das TIC), Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Clara Pereira Coutinho.
Bolsista do(a): Fundação da Ciência e Tecnologia, FCT, Itália.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2010
Mestrado em Educação - Tecnologia Educativa.
Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.
Título: Aprendizagem Informal na Web Social? Um estudo na rede social Orkut,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Clara Pereira Coutinho.
Palavras-chave: Redes Sociais, Comunidades Virtuais, Orkut, Web 2..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2004
Especialização em Supervisão Escolar. (Carga Horária: 360h).
Faculdade de Teologia Hokemãh, FATEH, Brasil.
Título: A Educação e o Desenvolvimento Harmônico na Unidade Escolar Gervásio Protásio dos Santos.
Orientador: Pedro Cardoso Lindoso.
1996 - 1999
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
Título: A Educação Integral e e o desenvolvimento das compeências intelectuais, emocionais e espirituais na Escola Gervásio Protásio Santos...
Orientador: Iva Sousa.




Formação Complementar


2014 - 2014
Formação em Educação a Distância para Tutores. (Carga horária: 60h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, IFMA, Brasil.
2013 - 2013
Intensive English Standard Pre-Intermediate. (Carga horária: 240h).
Institute of English Language Studies, IELS, Malta.
2012 - 2012
Formação Prof de Tratamento de dados em SPSS. (Carga horária: 15h).
Formação e Consultoria Ltda, CEFOLGEST, Portugal.
2012 - 2012
Abordagem às Metodologias Qualitativas. (Carga horária: 3h).
Associação Académica da Universidade do Minho, AAUM, Portugal.
2012 - 2012
Análise Qualitativa com apoio do Software webQDA 1. (Carga horária: 8h).
Universidade de Aveiro, UA, Portugal.
2012 - 2012
Análise de Conteúdo em Investigação Qualitativa.
Associação Académica da Universidade do Minho, AAUM, Portugal.
2012 - 2012
Curso de Inglês - Nível A2+. (Carga horária: 50h).
Universidade do Minho, UM, Portugal.
2011 - 2012
Curso de Inglês - A2. (Carga horária: 50h).
Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.
2011 - 2011
Políticas de Ed. e Aprend. ao longo da vida. (Carga horária: 4h).
Universidade do Minho, UM, Portugal.
2010 - 2011
Curso de Inglês A1+. (Carga horária: 50h).
Universidade do Minho, UM, Portugal.
2010 - 2011
Curso de Inglês A1+. (Carga horária: 50h).
Universidade do Minho, UM, Portugal.
2009 - 2010
Curso de Inglês A1. (Carga horária: 50h).
Universidade do Minho, UM, Portugal.
2009 - 2010
Curso de Inglês - A1. (Carga horária: 50h).
Universidade do Minho, UM, Portugal.
2008 - 2008
Vídeo Conferência Arte com Desenvlvimento Sustentá. (Carga horária: 24h).
Prefeitura Municiapl de São Luís, PMSL, Brasil.
2008 - 2008
Indicadores Econômicos: Como Utilizá-los?. (Carga horária: 32h).
Prefeitura Municipal de São Luís, PMSL, Brasil.
2008 - 2008
Workshop-Empreendorismo Sustentável da Jeventude p. (Carga horária: 32h).
Prefeitura Municipal de São Luís, PMSL, Brasil.
2008 - 2008
Educação à Distância: Visão do Passado ou visão do. (Carga horária: 32h).
Prefeitura Municiapl de São Luís, PMSL, Brasil.
2008 - 2008
Indicadores Econômicos: Como Utilizá-los?. (Carga horária: 32h).
Prefeitura Municipal de São Luís, PMSL, Brasil.
2008 - 2008
Oficina de reciclagem de Papel. (Carga horária: 32h).
Prefeitura Municiapl de São Luís, PMSL, Brasil.
2008 - 2008
Metolodologia Índice de qualidade de Vida Urbana d. (Carga horária: 32h).
Prefeitura Municiapl de São Luís, PMSL, Brasil.
2008 - 2008
Seminário Proinfo e TV Escola-Experiências Integra. (Carga horária: 21h).
Secretaria Nacional de Educação a Distância, SNEAD, Brasil.
2007 - 2007
Curso de formação Continuada em Educação Infantil. (Carga horária: 120h).
Secretaria Municipal de Educação de São Luís, SEMED, Brasil.
2007 - 2007
Formação de Profissionais do Programa Nacional de. (Carga horária: 160h).
Secretaria Nacional da Juventude, SNJ, Brasil.
2007 - 2007
Formação de Coordenadores do Programa Nacional de. (Carga horária: 160h).
Secretaria Nacional da Juventude, SNJ, Brasil.
2006 - 2006
Curso de Alfabetização e letramento no Ensino Fund. (Carga horária: 160h).
Secretaria Municipal de Educação de São Luís, SEMED, Brasil.
2005 - 2005
Formação Continuada na pedagogia da Alternância. (Carga horária: 150h).
Secretaria Municipal de Educação de São Luís, SEMED, Brasil.
2005 - 2005
Formação de Educadores do Programa Nacional de Inc. (Carga horária: 160h).
Instituto Superior de Administração e Negócios, ISAN, Brasil.
2004 - 2004
O Papel da Didática na formação de Professores. (Carga horária: 100h).
Secretaria Municipal de Educação de Sanata Helena, SMESH, Brasil.
2003 - 2003
Qualificação proffisional para Supervisores Pedagó. (Carga horária: 80h).
Secretaria Municipal de Educação de Sanata Helena, SMESH, Brasil.
2002 - 2002
Formação Continuada para professores da pré-escola. (Carga horária: 120h).
Secretaria Municipal de Santa Helena, SMSH, Brasil.
2002 - 2002
Deficiência Auditiva através da Metodologia à Dist. (Carga horária: 158h).
Secretaria Municipal de São Luís (MA), SEMED, Brasil.
2002 - 2002
Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos. (Carga horária: 160h).
Secretaria Municipal de Educação de Sanata Helena, SMESH, Brasil.
2001 - 2001
Curso sobre Concepção e Formação de Projetos de Co. (Carga horária: 2001h).
Agencia Brasileira de Cooperação - ABC, ABC, Brasil.
2001 - 2001
Formação Continuada de Professores do programa de. (Carga horária: 40h).
Prefeitua Municipal de Alto Alegre do Pindaré, PMAAP, Brasil.
2001 - 2001
Estudos do Parãmetros Curriculares Nacionais ? PCN. (Carga horária: 80h).
Prefeitua Municipal de Alto Alegre do Pindaré, PMAAP, Brasil.
2001 - 2001
Formação Continuada na Educação Pré-Escolar. (Carga horária: 200h).
Prefeitua Municipal de Alto Alegre do Pindaré, PMAAP, Brasil.
2001 - 2001
Metodologia das Escolas Familiares Rurais. (Carga horária: 200h).
Prefeitua Municipal de Alto Alegre do Pindaré, PMAAP, Brasil.
2000 - 2000
Formação Continuada em Multi-Meios Aplicadores a E. (Carga horária: 120h).
Prefeitua Municipal de Alto Alegre do Pindaré, PMAAP, Brasil.
2000 - 2000
Oficina de Música da Cultura Infantil. (Carga horária: 48h).
Fundação Vaale do Rio Doce, FVRD, Brasil.
2000 - 2000
Deficiência Auditiva através da Metodologia à Dist. (Carga horária: 158h).
Secretaria Municipal de Educação de São Luís, SEMED, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Avançado Jandaia do Sul, .

12/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , SP/DEE - Departamento de Engenharias e Exatas e DSH, .

12/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Sociais e Humanas, .


Secretaria Municipal de Educação de São Luís, SEMED, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Especialista em Educação, Carga horária: 20

Atividades

01/2006 - 06/2008
Direção e administração, Superinendência da Área de Educação de Jovens e Adultos, .

Cargo ou função
Exerci a função de Coordenadora Municipal do PROJOVEM no município de São Luís.
10/2004 - 01/2005
Direção e administração, Superinendência da Área de Educação de Jovens e Adultos, .

Cargo ou função
Desenvolvi o Projecto "Metodologia da Pedagogia da Alternância", aprovado pelo governo federal, que tinha como objectivo formar professores nesta metodologia. Após sua aprovação e coordenei o curso e prestei assesoria na Casa Familiar Rural do Muni.

Ministério Público Estadual, MPE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Profissional cedido, Carga horária: 30


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, IFMA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: não obrigatório, Carga horária: 20


Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Prática de Ensino, Carga horária: 12

Atividades

06/2002 - 12/2002
Ensino, Ciências Físicas e Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ministrava adisciplina práticas de ensino no curso de Ciências Físicas e Biológicas aos alunos do Programa Nacional de Capacitação Docente - PROCAD (UEMA), no pólo de Miranda do Norte

Prefeitura Municipal de Governador Nunes Freire, PMGNF, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora Municipal, Carga horária: 40

Atividades

01/2000 - 04/2002
Direção e administração, Secretaria Mnicipal de Educação, .

Cargo ou função
Desempenhei as seguintes funções: Coordenava o Departamento de Avaliação Educacional, realizava o censo escolar das escolas municipais, Coordenava os pólos dos Parâmetros Curriculares nacionais- PCNs e ministrva palestras com diretores, pais, profes.

Secretaria Municipal de Educação de Governador Nunes Freira, SMEGNF, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora Municipal dos Pólos PCNs, Carga horária: 20


Secretaria Municipal de Santa Helena, SMSH, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40

Atividades

06/2002 - 10/2004
Direção e administração, Assessoria Pedagógica, .

Cargo ou função
desempenhei as seguintes funções: Coordenava a Educação Infantil e educação Fundamental do município; ministrava cursos de especializações para professores e supervisores; coordenava o processo de escolha dos livros didáticos; participava de reuniõe.


Linhas de pesquisa


1.
Ensino de Ciências Exatas e Tecnologias

Objetivo: A pesquisa na área de ensino, em particular no ensino de Ciências Exatas e Tecnologias, repercute positivamente para: Compreender o modus operandi de profissionais da educação, dos níveis Fundamental e Médio, no ensino de Física, Química, Matemática e Computação. Espera-se que os componentes do grupo se envolvam com pesquisas na área da metodologia de ensino, na área das ciências exatas ou da computação, visando concretamente obter resultados no ambiente em que está inserido o grupo, isto é, na região Oeste do Paraná. O objeto de estudo, que é a avaliação dos métodos de ensino utilizados por professores de exatas e tecnologias nos alunos do Nível Fundamental e do Nível Médio, também será, complementarmente, incrementado de pesquisas nas áreas básicas da física, química, matemática e computação, com vistas à posterior implementação de projetos de ensino e extensão universitária nas comunidades da região referida..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: computação, tecnologias, exatas.
2.
TEDE: Tecnologias Digitais na educação: formação, desenvolvimento e inovação
3.
Avaliação da Aprendizagem
4.
Desenvolvimento de tecnologias digitais para a Educação
5.
Estratégias Didático-Pedagógicas mediadas por Tecnologias Digitais
6.
Formação de Professores para o Uso das Tecnologias
7.
Inovação em Tecnologias Digitais aplicada a educação
8.
Educação, Formação Humana e Políticas Públicas Educacionais


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
M- LEARNING: potencialidades dos apps para ensinar e aprender no ensino superior
Descrição: o presente projeto de pesquisa que tem como objetivo investigar se existem estratégias de ensino e aprendizagem com os dispositivos móveis que promovam a aprendizagem autônoma e ao longo da vida no ensino superior. Para o feito será desenvolvida uma investigação de caráter descritiva e exploratória que seguirá, preferencialmente, uma abordagem qualitativa, ou interpretativa. Em termos estritamente metodológicos, o plano de investigação é um estudo de caso, cujo principal objetivo será compreender uma situação particular que envolveu um estudo intensivo e detalhado com os ?entes? envolvidos que, no caso específico do estudo, investigar se existe estratégias de ensino e aprendizagem com os dispositivos móveis que promovam a aprendizagem autônoma e ao longo da vida..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
MOOC: Analisando as características tecnológicas e pedagógicas subjacentes a produção de cursos que assumem esse formato
Descrição: A presente investigação que pretendemos desenvolver segue uma abordagem qualitativa ou interpretativa. O plano de investigação do estudo é do tipo analítico pelo fato da investigação se basear num processo de análise documental em que as fontes de dados serem os MOOCS. O seu objetivo próximo será inventariar e caracterizar os MOOCS existentes e analisar as funcionalidades tecnológicas e pedagógicas envolvidas na sua implementação. Na componente conceitual, começaremos a discorrer sobre sociedade da informação e seus conceitos subjacentes, centrando nossa atenção às competências necessárias para aprender e ensinar no século XXI, onde os MOOCS assumem valor acrescido. Também abordaremos algumas teorias pedagógicas denominadas como teorias construtivistas. Completa a revisão de literatura uma abordagem aos conceitos de usabilidade e interface gráficas de ambientes educacionais em plataformas digitais. O estudo empírico, de índole descritiva partirá, inicialmente, de uma análise dos MOOCS existentes, utilizando a metodologia de Revisão Sistemática da Literatura. Definidos os critérios de inclusão e exclusão, será criada e validada uma grelha que será utilizada na análise de conteúdo da base de dados (MOOCS selecionados). Para complementar a investigação aplicaremos um questionário tipo survey, cuja finalidade será analisar como, de fato, é efetivada a participação e aprendizagem dos estudantes que utilizam esses ambientes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Eliana Santana Lisbôa - Coordenador / Lilia Kelli da Silva - Integrante.
2017 - Atual
Online peer assessment (cooperação internacional)
Descrição: sta pesquisa refere-se a tarefa 5 do projeto "Avaliação no Ensino Superior: o potencial de métodos alternativos" vinculado a Universidade do Minho sob a coordenação geral das Dras: Clara Pereira Coutinho e Maria Assunção Flores Fernandes. No âmbito da tarefa 5 buscamos compreender como potencializar a interação e a colaboração pedagógica com vistas ao desenvolvimento, nos professores formadores, nos professores em formação e nos alunos o pensamento crítico para a autonomia e para a autoavaliaçao em contextos de peer assessment (avaliação por pares) desenvolvidas em regime blended Learning (ensino híbrido ou misto). Propomos analisar projetos educacionais, metodologias e tecnologias, com destaque as da web 2.0, para conceber e implementar peer assessment. Buscamos resultados com implicações práticas para a concepção de atividades de colaboração e avaliação inovadoras em ambientes de regime blended que podem ser adaptadas e estendidas à modelos semipresenciais e/ou de Educação online. Consequentemente, corroboráramos a convergência de paradigmas educacionais (presencial e a distância), incluindo Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação num contexto educacional amplo, em diversos níveis e modalidades, bem como, contribuir com a integração dessas tecnologias no currículo escolar, sem prejuízo em ambos os contextos: presencial e online. Assim, o caráter inovador que este estudo apresenta relaciona-se com o aprofundamento e a diversificação dos processos de avaliação alternativas online no Brasil e em Portugal.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (4) / Mestrado profissional: (3) .
Integrantes: Eliana Santana Lisbôa - Integrante / Clara Pereira Coutinho - Integrante / Selma dos Santos Rosa - Coordenador / Valdir Rosa - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Narrativas digitais: elemento integrador entre currículo e as Tecnologias digitais no Ensino Fundamental I
Descrição: O presente projeto de extensão em primeira linha constitui uma tentativa de aproximar a universidade da comunidade em geral buscando o fortalecimento do tripé ensino ?pesquisa- extensão, através de uma relação dialógica permanente com os agentes do processo de educação, os alunos do Curso de Licenciatura e a Universidade, buscando partilhar ideias e aprendermos de forma colaborativa. Tem como finalidade principal, proporcionar aos estudantes do ensino fundamental (1ª ? 4ª série) o desenvolvimento de competências digitais e linguística de forma interdisciplinar, lúdica e prazerosa, utilizando como artefato mediador as tecnologias na produção e narrativas digitais. Cremos que essa iniciativa aproxima a escola do mundo dos jovens - nativos digitais (PRENSKY, 200)que já nasceram imersos num mundo permeado por tecnologias digitais, que aprendem não mais em preto e branco, mas sim de forma colorida , lançando mãos de hipertexto onde ficam zapeando (VEEN & VRAKING, 2009) em vários ambientes virtuais em busca de informação. A adoção dessa estratégia ajudará os alunos a construírem significados através de textos em múltiplos formatos associando o áudio, a imagem, o vídeo para representarem o seu entendimento acerca de uma temática em estudo, de forma interdisciplinar e contextualizada. Essa iniciativa partiu da identificação, na nossa atividade de acompanhamento em estágios, a dificuldade dos alunos que chegam ao ensino fundamental maior, decifrando apenas códigos linguísticos sem saber interpretar e ler o mundo, condição essa, que pensamos ser imprescindível para o exercício de sua cidadania. Já para os alunos do Curso de Licenciatura em Computação, o envolvimento e participação nesse projeto seria uma oportunidade de conhecer mais de perto o campo de exercício profissional, para que possam refletirem constantemente sua prática confrontando com as teorias estudadas em sala de aula e sua prática, num processo de retroalimentação constante. Acreditamos que dessa forma, propiciaríamos aos mesmos, uma aprendizagem mais significativa, além de incitarmos o espírito de pesquisador tão necessário ao aluno acadêmico..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Eliana Santana Lisbôa - Coordenador.
2016 - Atual
Oficinas de Programação de Computadores para Estudantes do Ensino Fundamental e Médio
Descrição: O projeto visa proporcionar aos alunos das escolas de Palotina e região a oportunidade de terem contato com a programação de computadores por meio de oficinas ofertadas gratuitamente, contribuindo, assim, para r o desenvolvimento do pensamento lógico e computacional e pelo interesse pela matemática e Ciência da Computação.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Eliana Santana Lisbôa - Coordenador / HELIO HENRIQUE LOPES COSTA MONTE-ALTO - Integrante / JEFER BENEDETT DORR - Integrante.
2016 - Atual
Capacitação de Professores de Matemática para o Ensino com o apoio de Programação de Computadores
Descrição: O curso aborda tópicos essenciais de Computação e programação, focando na prática, de modo que permita aos participantes utilizarem a programação em aula de modo a auxiliar no desenvolvimento matemático e do raciocínio lógico de seus alunos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Eliana Santana Lisbôa - Coordenador / HELIO HENRIQUE LOPES COSTA MONTE-ALTO - Integrante / JEFER BENEDETT DORR - Integrante.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ROSA, S. S.2018ROSA, S. S. ; COUTINHO, Clara Pereira ; FLORES, M. A. ; LISBÔA, Eliana Santana ; ROSA, V. . Online Perr Assessment- um contributo para a integração de tecnologias digitais ao blended learning. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, v. 20, p. 15-30, 2018.

2.
LISBÔA, Eliana Santana2018LISBÔA, Eliana Santana; KARLING, D. A. ; GIL, F. H. . Redes Semânticas como ferramentas cognitivas: um estudo exploratório no Ensino de Ciências. PAIDÉI@ (SANTOS), v. 10, p. s/p-s/p, 2018.

3.
PEREIRA, V. C.2018PEREIRA, V. C. ; LISBÔA, Eliana Santana . Reflexão sobre a utilização do ambiente virtual de aprendizagem pelos professores do núcleo de educação a distância da Universidade Federal do Maranhão ? NEAD/UFMA: um estudo exploratório. Revista Querubim (Online), v. 7, p. 70-76, 2018.

4.
MONTE-ALTO, H. H. L. C.2017MONTE-ALTO, H. H. L. C. ; SCHREINER, M. A. ; DORR, J. B. ; LISBÔA, Eliana Santana ; SOARES, J. P. R. S. . Iniciativas para a Disseminação da Ciência da Computação na Educação Básica no Município de Palotina ? Paraná. EXTENSÃO EM FOCO, v. 13, p. 92-111, 2017.

5.
SANTOS, E. T. L.2016SANTOS, E. T. L. ; LISBÔA, Eliana Santana ; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista . Competências para a Docência Online:Um estudo com professores do Curso de Pedagogia do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal do Maranhão. Paidéi@ (Santos), v. 8, p. s/p-s/p, 2016.

6.
LISBÔA, Eliana Santana2015LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Construção do conhecimento online: o caso da rede social Proedi. Paidéi@ (Santos), v. 7, p. s/p-s/p, 2015.

7.
LISBÔA, Eliana Santana;LISBÔA, ELIANA SANTANA2013LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Colaboração Online: Como Avaliar?. Paidéi@ (Santos), v. 4, p. s-p, 2013.

8.
COUTINHO, Clara Pereira2013COUTINHO, Clara Pereira ; LISBÔA, ELIANA SANTANA . Social networks as spaces for informal teacher professional development: challenges and opportunities. International Journal of Web Based Communities, v. 9, p. 199-211, 2013.

9.
LISBÔA, Eliana Santana2013LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Analysing Interactions in a Teacher Network Forum: A Sociometric Approach. Journal of Digital Learning in Teacher Education, v. 24, p. 141, 2013.

10.
BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista2012BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista ; LISBÔA, Eliana Santana ; COUTINHO, Clara Pereira . NARRATIVAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: Um estudo com alunos de Licenciatura em Pedagogia. Teias (Rio de Janeiro. Impresso), v. 13, p. 191-204, 2012.

11.
LISBÔA, Eliana Santana;LISBÔA, ELIANA SANTANA2012LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Instrumentos para avaliação das aprendizagens em fóruns de discussão online: um contributo teórico e prático. Revista Educaonline, v. 6, p. 86-104, 2012.

12.
BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista2011BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista ; LISBÔA, Eliana Santana ; COUTINHO, Clara Pereira . Google Educacional:Utilizando Ferramentas Web 2.0 em Sala de Aula. Revista EducaOnline. Revista Educaonline, v. 5, p. 17-44, 2011.

13.
LISBÔA, Eliana Santana;LISBÔA, ELIANA SANTANA2011LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Comunidades Virtuais: Sistematizando Conceitos. Paidéi@ (Santos), v. 2, p. s-p, 2011.

14.
COUTINHO, Clara Pereira2011COUTINHO, Clara Pereira ; LISBÔA, Eliana Santana . Sociedade da Informação, do Conhecimento e da Aprendizagem: Desafios Para Educação No Século XXI. Revista Lusofona de Educacao, v. XVIII, p. 5-22, 2011.

15.
BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista2011BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista ; LISBÔA, Eliana Santana ; COUTINHO, Clara Pereira . Google Educacional - utilizando ferramentas Web 2.0 em sala de aula. Paidéi@ (Santos), v. 3, p. 00-00, 2011.

16.
BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista2011BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista ; LISBÔA, Eliana Santana ; COUTINHO, Clara Pereira . O Infográfico e as suas Potencialidades Educacionais. Quaestio: Revista de Estudos de Educação, v. 13, p. 163-183, 2011.

17.
LISBÔA, Eliana Santana;LISBÔA, ELIANA SANTANA2011LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Informal Learning in social networks: A study of the Orkut social network. Issues in Educational Research, v. 21, p. 162-174, 2011.

18.
JESUS, Anabela Gomes de2010JESUS, Anabela Gomes de ; VARELA, António Manuel Leitão Macedo ; LISBÔA, Eliana Santana ; TEIXEIRA, G. S. . "O mestre ignorante: Cinco lições sobre a emancipação intelectual" de Jacques Rancière: Resenha do Livro. Resenhas Educativas/ Education Review, v. 75, p. 1-7, 2010.

19.
LISBÔA, Eliana Santana;LISBÔA, ELIANA SANTANA2010LISBÔA, Eliana Santana; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista . Utilização educativa da rede social Orkut: um contributo para o estado da arte. Prisma.com, v. 11, p. 1-25, 2010.

20.
LISBÔA, Eliana Santana;LISBÔA, ELIANA SANTANA2010LISBÔA, Eliana Santana; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista ; COUTINHO, Clara Pereira . Conceitos Emergentes no Contexto da Sociedade da Informação: Um Contributo Teórico. Paidéi@ (Santos), v. 2, p. 1-26, 2010.

21.
LISBÔA, Eliana Santana;LISBÔA, ELIANA SANTANA2009 LISBÔA, Eliana Santana; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista ; COUTINHO, Clara Pereira . Avaliação Online através das Ferramentas da Web 2.0. Paidéi@ (Santos), v. 2, p. s-p-s-p, 2009.

22.
LISBÔA, Eliana Santana;LISBÔA, ELIANA SANTANA2009 LISBÔA, Eliana Santana; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista ; COUTINHO, Clara Pereira . Desenho em Quadrinhos Online: vantagens e possibilidades de utilização em contexto educativo. Paidéi@ (Santos), v. 2, p. s-p-s-p, 2009.

23.
LISBÔA, Eliana Santana;LISBÔA, ELIANA SANTANA2009LISBÔA, Eliana Santana; JESUS, Anabela Gomes de ; VARELA, António Manuel Leitão Macedo ; TEIXEIRA, G. S. ; COUTINHO, Clara Pereira . LMS em Contexto Escolar: estudo sobre o uso da Moodle pelos docentes de duas escolas do Norte de Portugal. Educacao, Formacao & Tecnologias, v. 2, p. 44-57, 2009.

24.
LISBÔA, Eliana Santana;LISBÔA, ELIANA SANTANA2009LISBÔA, Eliana Santana. Recensão Digital do Portal Educacional das WebQuest em Língua Portuguesa. Educacao, Formacao & Tecnologias, v. 2, p. 108-111, 2009.

25.
LISBÔA, Eliana Santana;LISBÔA, ELIANA SANTANA2009LISBÔA, Eliana Santana; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista ; COUTINHO, Clara Pereira . Análise das comunidades ?Web 2.0? na rede social Orkut. Paidéi@ (Santos), v. 2, p. 00-00, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . O Processo de Comunicação na Sociedade da Informação: em busca de um referencial teórico. In: Bottentuit Junior, João Batista; Coutinho, Clara Pereira. (Org.). Educação On-line: conceitos, metodologias, ferramentas e aplicações. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2012, v. , p. 41-60.

2.
COUTINHO, Clara Pereira ; LISBÔA, Eliana Santana . Avaliação em ambientes online: desafios e oportunidades. In: M.P.Alves; J. C.Morgado. (Org.). Avaliação em Educação: Políticas, Processos e Práticas. 1ªed.Santo Tirso - Portugal: De Facto Editores, 2012, v. , p. 259-288.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LISBÔA, Eliana Santana; SPECK, R. A. . Os Professores, as tecnologias e a formação. Pensar a Educação, 27 abr. 2018.

2.
SPECK, R. A. ; LISBÔA, Eliana Santana . II Simpósio Tecnologias Digitais e o ensino de ciências na sociedade contemporânea. Pensar a Educação em Pauta, 09 mar. 2018.

3.
SPECK, R. A. ; LISBÔA, Eliana Santana . O que temos após três anos de Plano Nacional de Educação? Parte II. Pensar a educação em pauta, 01 set. 2017.

4.
LISBÔA, Eliana Santana; SPECK, R. A. . O Estágio Supervisionado: reflexões e práticas na formação do professor à luz da Didática. Pensar a Educação em pauta, 25 ago. 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LISBOA, L. V. ; LISBÔA, Eliana Santana . Método Indutivo Intercultural: uma análise da utilização do calendário socionatural como uma proposta pedagógica na escola da comunidade indígena Sorocaima I. In: III Simpósio Amazônico sobre Políticas Públicas em Educação, 2018, Manaus. Implicações da relação público-privada para a democratização da educação. Manaus: Universidade Federal do Amazonas- UFAM, 2018.

2.
GIL, F. H. ; SCHREINER, M. A. ; LISBÔA, Eliana Santana ; KARLING, D. A. . STI- Lógica Livre: uma contribuição ao ensino de Equivalência Lógica. In: II SIMPÓSIO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS E COMPUTAÇÃO ? II SLEC,, 2018, Palotina. Tecnologias digitais e o ensino de ciências na sociedade contemporânea. Palotina: UFPR, 2018. p. 53-59.

3.
KARLING, D. A. ; DORR, J. B. ; LISBÔA, Eliana Santana . Concepção de Grade de Horário com Software Livre na Universidade Federal do Paraná ? Setor Palotina. In: Tecnologias digitais e o ensino de ciências na sociedade contemporânea, 2018. Tecnologias digitais e o ensino de ciências na sociedade contemporânea. Palotina: UFPR, 2018. p. 88-95.

4.
KARLING, D. A. ; MONTE-ALTO, H. H. L. C. ; LISBÔA, Eliana Santana . ATHENA: um sistema de apoio à decisão no processo de matrícula em disciplinas. In: II SIMPÓSIO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS E COMPUTAÇÃO ? II SLEC, 2018, Palotina. Tecnologias digitais e o ensino de ciências na sociedade contemporânea. Palotina: UFPR, 2018. p. 110-116.

5.
LISBÔA, Eliana Santana. Competências Necessárias à educação do século XXI: desafios da globalização para escolas e professores: competências para o século XXI.. In: Anais do I Congresso Internacional de Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2017, Cornélio Procópio- PR. Anais do I Congresso Internacional de Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Cornélio Procópio: Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2017. p. 162-169.

6.
ROSA, S. S. ; COUTINHO, Clara Pereira ; LISBÔA, Eliana Santana ; ROSA, V. . Hands-on-Tec: Uma proposta de sequência didática online para a articulação entre o conteúdo, a pedagogia e a tecnologia (TPACK) na formação de professores. In: Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores (Formação e[m] contexto de trabalho), 2017, Braga- Portugal. Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores (Formação e[m] contexto de trabalho). Braga Portugal: Universidade do Minho, Instituto de Educação -Centro de Investigação em Estudos da Criança, 2017. p. 160-168.

7.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Desenvolvimento Profissional de Professores (DPP) em TIC: em busca de um referencial teórico. In: Atas do II Colóquio ? Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores (Formação e[m] contexto de trabalho), 2017, Braga- Portugal. Atas do II Colóquio ? Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores (Formação e[m] contexto de trabalho). Braga- Portugal: Universidade do Minho, Instituto de Educação Centro de Investigação em Estudos da Criança, 2017. p. 251-256.

8.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Teoria da Aprendizagem Colaborativa Online e o ensino mediatizado pelas TDIC. In: I Colóquio ? Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores (Formação e[m] contexto de trabalho), 2017, Braga- Portugal. I Colóquio ? Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores (Formação e[m] contexto de trabalho). Braga- Portugal: Universidade do Minho, Instituto de Educação Centro de Investigação em Estudos da Criança., 2017. p. 257-264.

9.
ROSA, S. S. ; COUTINHO, Clara Pereira ; FLORES, M. A. ; LISBÔA, Eliana Santana ; ROSA, V. . Online Peer Assessment: Um estudo exploratório sobre propostas de uso de Tecnologias Digitais.. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia), 2017, 2017, Gramado- RS. XXV Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação, 2017. Gramado - RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017. p. 11-21.

10.
LISBÔA, Eliana Santana; ROSA, S. S. ; ROSA, V. . Teoria da Aprendizagem Colaborativa On-line: um contributo para o estado da Arte. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia), 2017, 2017, Gramado- RS. . XXV Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação, 2017.. Gramado- RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017. v. 1. p. 189-197.

11.
LISBÔA, ELIANA SANTANA; MONTE-ALTO, HELIO ; SILVA, MARIA LUIZA . Clubes de Programação com Scratch nas Escolas e a Interdisciplinaridade. In: XXIII Workshop de Informática na Escola, 2017, Recife. Recife-PE: Sociedade Brasileira de Computação ? SBC, 2017. p. 1174-1178.

12.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Knowledge Construction in Social Networks: does it really matter?. In: INTED2014, 2014, Valência. 8th International Technology, Education and Development Conference. Valência: International Association of Technology, Education and Development - IATED Academy, 2014. p. 2051-2059.

13.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Challenges and globalization for schools and teachers. Competencies for the 21stcentury. In: INTED2013, 2013, Valência. 7th International Technology, Education and Development Conference. Valência: International Association of Technology, Education and Development (IATED, 2013. p. 1077-1085.

14.
COUTINHO, Clara Pereira ; LISBÔA, Eliana Santana . Pre-service teachers´ perceptions on educational networking: an exploratory study. In: Society for Information Technology & Teacher Education International Conference, 2013, New Orleans, Louisiana, U.S.A. In R. McBride & M. Searson (Eds.), Proceedings of Society for Information Technology & Teacher Education International Conference 2013. Chesapeake, VA: AACE, 2013. p. 3482-3492.

15.
COUTINHO, Clara Pereira ; LISBÔA, Eliana Santana . Conceptual Models for the Creation and Development of Virtual Communities: a contribution to the state-of-the-art. In: Society for Information Technology & Teacher Education International Conference, 2013, New Orleans, Louisiana, U.S.A. In R. McBride & M. Searson (Eds.), Proceedings of Society for Information Technology & Teacher Education International Conference 2013. Chesapeake, VA: AACE, 2013. p. 3101-3106.

16.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Teaching Presence in a Social Network: Analysis of the interactions in the forum ?Technology vs Methodology?.. In: Edulearn13, 2013, Barcelona. 5th International Conference on Education and New Learning Technologies - EDULEARN 2013. Barcelona: IATED, 2013. p. 6574-6580.

17.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . SNA: A framework for analyzing interaction in a social network. In: Edulearn13, 2013, Barcelona. 5th International Conference on Education and New Learning Technologies- EDULEARN 2013. Barcelona: IATED, 2013. p. 6549-6555.

18.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira ; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista . Livemocha: Rede Social de Aprendizagem Colaborativa em Línguas Estrangeiras. In: Atas da VIII Conferência Internacional de TIc na Educação - Challenges 2013, 2013, Braga. Challenges 2013: aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, Leraning Anytime anywhere. Braga: Centro de Competência Tic do Instituto de Educação da Universidade do Minho, 2013. p. 995-1008.

19.
BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista ; LISBÔA, Eliana Santana ; COUTINHO, Clara Pereira . Percepção de alunos sobre as potencialidades dos filmes e Vídeos digitais na educação: uma experiência em dois cursos de Licenciatura. In: Atas da VIII Conferência Internacional de TIc na Educação - Challenges 2013, 2013, Braga. Challenges 2013: aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, Leraning Anytime anywhere. Braga: Centro de Competência Tic do Instituto de Educação da Universidade do Minho, 2013. p. 873-885.

20.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Evaluating Teaching Presence in a Virtual Environment: Examining Interactions in a Forum of the PROEDI Social Network. In: 6th International Tecnology, Education and development conference -INTED - 2012, 2012, Valência. Proceedings of the International Association of Technology, Education and Development IATED. Valência - Espanha: International Association of Technology, Education and Development IATED, 2012. p. 1415-1424.

21.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Generation X, Y and Z: Challenges for Teaching and Learning. In: 2012 Eden Annual Conference, 2012, Porto- Portugal. Open Learning Generations - Closing The Gap from Generation. Porto: European Distance and E-Learning Network., 2012.

22.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Digital Literacy in the European Union: a Contribution to the State-of-the-Art. In: 2012 Eden Annual Conference, 2012, Porto- Portugal. Open Learning Generations ? Closing the Gap from Generation ?Y? to the Mature Lifelong Learneers. Porto- Portugal: European Distance and E-Learning Network, 2012.

23.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Evaluating e-moderation: analysis of the interactions In a forum of the PROEDI social network. In: EDULEARN12 Proceedings, 2012, Barcelona. International Conference on Education and New Learning Technologies. Barcelona: L. Gómez Chova, I. Candel Torres, A. López Martínez International Association of Technology, Educati, 2012. p. 6428-6437.

24.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Social Networks and Collaborative Learning: an Empirical Approach. In: EDULEARN12 Proceedings, 2012, Barcelona. International Conference on Education and New Learning Technologies. Barcelona: L. Gómez Chova, I. Candel Torres, A. López Martínez International Association of Technology, Educati, 2012. p. 6438-6447.

25.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Social Network Analysis (SNA): a study of a Social Network in the forum Proedi.. In: ICERI12, 2012, Madri- Espanha. 5th International Conference of Education, Research and Innovation. Madri- Espanha: L. Gómez Chova, A. López Martínez, I. Candel Torres ( Eds).International Association of Technology,, 2012. p. 5832-5838.

26.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Análise da colaboração em uma discussão assíncrona online (DAO) da rede PROEDI. In: III Seminário Web Currículo - Educação e Mobilidade, 2012, São Paulo. III Seminário Web Currículo - Educação e Mobilidade. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2012.

27.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Cognitive presence in virtual environments: analysis based on an interaction-based community of inquiry model. In: AECT12, 2012, Louisville, KY. E.U.A. AECT12. Louisville, KY. E.U.A: AECT, 2012.

28.
COUTINHO, Clara Pereira ; LISBÔA, Eliana Santana . Avaliando a presença do Ensino em um Ambiente de Comunicação Assíncrona: Analise das interacções em um fórum da rede social Proedi. In: 18° CIAED Congresso Internacional ABED de EaD, 2012, São Luís- MA. 18° CIAED Congresso Internacional ABED de EaD. São Paulo: ABED, 2012.

29.
COUTINHO, Clara Pereira ; LISBÔA, Eliana Santana ; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista ; COSTA, L. C. G. . Potencial Educativo das Comunidades Online no Ensino da Língua Portuguesa. Um contributo para o Estado da Arte. In: 18° CIAED Congresso Internacional ABED de EaD, 2012, São Luís- MA. 17º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. São Paulo: ABED, 2012.

30.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Teachers in the digital age: design and validation of a social network interface. In: International Technology, Education and Development Conference, 2011, Valencia - Espanha. INTED2011 (International Technology, Education and Development Conference). Valencia - Espanha: IATED, 2011. p. 005503-005508.

31.
COUTINHO, Clara Pereira ; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista ; LISBÔA, Eliana Santana . Creating digital books with Web 2.0 tools : new opportunities for teaching and learning. In: Technology & Teacher Education International Conference, 2011, Nashville, TN, USA. Proceedings of Society for Information Technology & Teacher Education International Conference 2011. Nashville, TN, USA: Association for the Advancement of Computing in Education (AACE), 2011. p. 3076-3091.

32.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Redes sociais como espaços informais de partilha de informações: análise de um fórum na Proedi. In: Challenges 2011, 2011, Braga - Portugal. VII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2011- Perspectivas de Inovação. Braga - Portugal: Centro de Competência da Universidade do Minho, 2011. p. 1227-1238.

33.
BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista ; LISBÔA, Eliana Santana ; COUTINHO, Clara Pereira . Desenvolvimento de Narrativas Digiatais na Formação Inical de Professores - Um estudo com alunos de Licenciatura em Pedagogia da UFMA. In: Chanllenges 2011, 2011, Braga - Portugal. VII Conferência Internacional de TIC na Educação Challenges 2011 Perspectivas de Inovação. Braga - Portugal: Centro de Competência da Universidade do Minho, 2011. p. 1151-1163.

34.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Communication in Virtual Environments: from the One-All Model to the All-All model. In: 3rd annual International Conference on Education and New Learning Technologies, 2011, Barcelona. EDULEARN11 Proceedings. Valência - Espanha: IATED Pub, 2011. p. 5737-5743.

35.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . E-moderation in a Thematic Sample of Orkut Virtual Communities: Challenges and Opportunities. In: 3rd annual International Conference on Education and New Learning Technologies, 2011, Barcelona. EDULEARN11 Proceedings. Valência - Espanha: IATED Pub, 2011. p. 6081-6089.

36.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Social Networks as spaces for the professional development of teachers. In: 15th Biennial of the International Study Association on Teachers and Teaching, 2011, Braga - Portugal. ISATT. Braga: University of Minho., 2011. p. 699-705.

37.
BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista ; LISBÔA, Eliana Santana ; COUTINHO, Clara Pereira . O Infográfico e Suas Potencialidades Educacionais. In: IV Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais, 2011, Sorocaba- SP. Anais do IV Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais. São Paulo: Universidade de Sorocaba, 2011. p. s-p.

38.
COUTINHO, Clara Pereira ; LISBÔA, Eliana Santana . Digital Inclusion and citizenship on the Internet: a proposal for the inclusion of teachers of the National Program PROJOVEM using a social network. In: International Conference e-ruralnet Network, 2011, Florença. In F. Ugolini & V. Tsipidis (eds.). Proceedings of the International Conference ICT for inclusive Learning: the way forward. Florença- Itália: Euracademy Association, 2011. p. 145-149.

39.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . A Problemática da e-moderação à luz da teoria Ator-Rede. In: I Encontro @rcaComum, 2010, Braga. Actas do I Encontro @rcaComum. Braga, Portugal: ArcaComum Associação, 2010. v. I. p. 21-33.

40.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Design and Validation of An Analysis Grid of Social Networks (Virtual Communities). In: Society For Information Technology & Teacher - SITE 2010, 2010, San Diego- Califórnia. Proceedings of Society for Information Technology & Teacher Education International Conference 2010. Chesapeake, VA: AACE, 2010. p. 162-169.

41.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Moderated versus Public Communities: a Study on the Social network Orkut. In: EDULEARN10 - International Conference on Education and New Learning Technologies, 2010, Barcelona. DULEARN10 - International Conference on Education and New Learning Technologies. Barcelona: International Association of Technology, Education and Development (IATED)., 2010. p. 3434-3439.

42.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . REdes Sociais e Currículo: Uma Reflexão sobre o potencial educativo do Orkut. In: IX Colóquio sobre Questões Curriculares / V Colóquio Luso-Brasileiro., 2010, Porto. Debater o Currículo e seus campos. Actas do IX Colóquio sobre Questões Curriculares / V Colóquio Luso-Brasileiro. Braga: Centro de Investigação em Educação ? I.E. ? U. Minho, 2010. p. 4505-4517.

43.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Comunidades da Rede Social Orkut que versam sobre o Eixo Temático Educação, Formação e Tecnologia: Um Estudo Exploratório. In: I Encontro Internacional de TIC e Educação- ticEDUCA2010, 2010, Lisboa. I Encontro Internacional de TIC e Educação. Lisboa: Instituto de Educação - universidade de Lisboa, 2010. p. 631-636.

44.
COUTINHO, Clara Pereira ; LISBÔA, Eliana Santana . THE E-MODERATION ISSUE FROM THE PERSPECTIVE OF ACTORNETWORK THEORY (ATN). In: International Conference of Education, Research and Innovation- ICERI2010, 2010, Madri - Espanha. International Conference of Education, Research and Innovation- ICERI2010. Madri - Espanha: International Association of Technology, Education and Development (IATED, 2010. p. 6115-6223.

45.
LISBÔA, Eliana Santana; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista ; COUTINHO, Clara Pereira . Avaliação de Aprendizagens em Ambientes Online: O Contributo das Tecnologias Web 2.0. In: VI Conferência Internacional de TIC na Educação, 2009, Braga. Actas do VI Challenges 2009. Braga: Universidade do Minho, 2009.

46.
MACHADO, Ana Cláudia ; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista ; LISBÔA, Eliana Santana ; COUTINHO, Clara Pereira . O Cd-Rom como Recurso Pedagógico Auxíliar de Aprendizagem na Plataforma Moodle: Um Relato de Experiência. In: VI Conferência Internacional di TIC na Educação, 2009, Braga. VI Chanlleges 2009. Braga: Universidade doMinho, 2009.

47.
BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista ; LISBÔA, Eliana Santana ; COUTINHO, Clara Pereira . Livros Digitais: novas oportunidades para os educadores na era Web 2.0. In: VI Conferência Internacional de TIC na Educação, 2009, Braga. VI Challenges 2009. Braga: Universidade do Minho, 2009.

48.
LISBÔA, Eliana Santana; VARELA, António Manuel Leitão Macedo ; JESUS, Anabela Gomes de ; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista . Objectos de Aprendizagem: Construção a Partir de Uma Ferramenta de Autoria eXe+. In: VI Conferência Internacional de TIC na Educação, 2009, Braga. VI Challenges 2009. Braga: Universidade do Minho, 2009.

49.
BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista ; LISBÔA, Eliana Santana ; COUTINHO, Clara Pereira . Podcast e Vodcast: o potencial da ferramenta Voice Thread. In: Encontro Sobre Podcast, 2009, Braga - Portugal. Actas do Encontro Sobre Podcasts. Braga - Portugal: Universidade do Minho, 2009. p. 281-285.

50.
BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista ; LISBÔA, Eliana Santana ; COUTINHO, Clara Pereira . Podcast: Uma Revisão dos Estudos Realizados no Brasil e em Portugal. In: Encontro Sobre Podcasts, 2009, Braga - Portugal. Actas do Encontro Sobre Podcasts. Braga - Portugal: Universidade do Minho, 2009. p. 293-298.

51.
LISBÔA, Eliana Santana; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista ; COUTINHO, Clara Pereira . O Contributo do Vídeo na Educação Online. In: X Congresso Internacional Galego ? Português de Psicopedagogia, 2009, Braga - Portugal. Actas do X Congresso Internacional Galego - Português de Psicopedagogia. Braga - Portugal: Universidade do Minho, 2009. p. 5858-5868.

52.
LISBÔA, Eliana Santana; TEIXEIRA, G. S. ; JESUS, Anabela Gomes de ; VARELA, António Manuel Leitão Macedo ; COUTINHO, Clara Pereira . O Computador e a Internet como Instrumentos Pedagógicos: Estudo Exploratório com Professores de duas Escolas do Norte de Portugal. In: X Congresso Internacional Galego ? Português de Psicopedagogia, 2009, Braga - Portugal. Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga- Portugal: Universidade do Minho, 2009. p. 5842-5857.

53.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . O Papel do E-moderador em comunidades Virtuais: um estudo na rede Social Orkut. In: XI Simpósio Internacional de Informátiva Educativa, 2009, Coimbra. XI Simpósio Internacional de Informátiva Educativa. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2009.

54.
LISBÔA, Eliana Santana; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista ; COUTINHO, Clara Pereira . Uso do Flickr em Contexto Educativo. In: VI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESuD), 2009, São Luís. Anais do VI Congresso Brasileiro de ensino Superior a Distância (ESuD). São Luís - Maranhão: Universidade Estadual do Maranhão, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LISBÔA, Eliana Santana. Competências necessárias a educação do século XXI: Desafios da Sociedade em rede para escolas e professores. In: Tecnologias digitais e o ensino de ciências na sociedade contemporânea, 2018, Palotina. Tecnologias digitais e o ensino de ciências na sociedade contemporânea. Palotina: UFPR, 2018. p. 162-169.

2.
PEREIRA, V. C. ; LISBÔA, Eliana Santana . Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal do Maranhão ? NEAad/UFMA: Uma reflexão sobre a utilização do ambiente virtual de aprendizagem pelos professores. In: II Simpósio de Licenciaturas em Ciências Exatas e em Computação- II SLEC, 2018, Palotina. Tecnologias digitais e o ensino de ciências na sociedade contemporânea. Palotina: UFPR, 2018. p. 213-215.

3.
KARLING, D. A. ; GIL, F. H. ; LISBÔA, Eliana Santana . App Inventor: uma ferramenta para ajudar alunos a criarem aplicativos educacionais por meio de cenários de programação. In: II Simpósio de Licenciaturas em Ciências Exatas e em Computação- II SLEC, 2018, Palotina. Tecnologias digitais e o ensino de ciências na sociedade contemporânea. Palotina: UFPR, 2018. p. 219-221.

4.
SILVA, L. K. ; LISBÔA, Eliana Santana . MOOC no Ensino Superior: um levantamento prévio das plataformas existentes. In: II Simpósio de Licenciaturas em Ciências Exatas e em Computação- II SLEC, 2018, Palotina. Tecnologias digitais e o ensino de ciências na sociedade contemporânea. Palotina: UFPR, 2018. p. 225-227.

5.
SANTOS, C. T. ; SILVA, L. B. ; LISBÔA, Eliana Santana . O que faz o avião manter-se no ar? ama sequência didática online baseada na técnica hands-on. In: II Simpósio de Licenciaturas em Ciências Exatas e em Computação- II SLEC, 2018. Tecnologias digitais e o ensino de ciências na sociedade contemporânea. Palotina: UFPR, 2018. p. 228-230.

6.
SILVA, M. L. ; LISBÔA, Eliana Santana . Narrativas Digitais como elemento integrador entre currículo e as tecnologias digitais. In: II Simpósio de Licenciaturas em Ciências Exatas e em Computação- II SLEC, 2018, Palotina. Tecnologias digitais e o ensino de ciências na sociedade contemporânea. Palotina: UFPR, 2018. p. 235-237.

7.
GIL, F. H. ; KARLING, D. A. ; DORR, J. B. ; LISBÔA, Eliana Santana . App Inventor: uma alternativa didático-pedagógica para desenvolver o pensamento computacional no Ensino Superior. In: II Simpósio de Licenciaturas em Ciências Exatas e em Computação- II SLEC, 2018, Palotina. Tecnologias digitais e o ensino de ciências na sociedade contemporânea. Palotina: UFPR, 2018. p. 216-218.

8.
GIL, F. H. ; LISBÔA, Eliana Santana . Jogos eletrônicos no ensino da Matemática: um estudo com alunos do 6º ano de uma escola pública. In: Simpósio de Licenciaturas em Ciências Exatas e em Computação: educação em tempos de cultura digital, 2016, Jandaia do Sul- Paraná. Simpósio de Licenciaturas em Ciências Exatas e em Computação: educação em tempos de cultura digital. Jandaia do Sul- Paraná: UFPR, 2016. p. 31-32.

9.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Collaboration in social networks: an analysis according to the Murphy's Model. In: ECER/EERA 2012, 2012, Cádiz- Espanha. ECER/EERA 2012. Cádiz- Espanha: ECER/EERA 2012, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Challenges and globalization for schools and teachers. Competencies for the 21stcentury. In: INTED2013, 2013, Valência. 7th International Technology, Education and Development Conference. Valência: International Association of Technology, Education and Development (IATED, 2013. p. s/p.

2.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Teaching Presence in a Social Network: Analysis of the interactions in the forum ?Technology vs Methodology?. In: Edulearn13, 2013, Barcelona. 5th International Conference on Education and New Learning Technologies - EDULEARN 2013. Barcelona: IATED. p. 0-0.

3.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . SNA: A framework for analyzing interaction in a social network. In: Eduleran13, 2013, Barcelona. 5th International Conference on Education and New Learning Technologies- EDULEARN 2013. Barcelona: IATED, 2013. p. o-0.

4.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Evaluating Teaching Presence in a Virtual Environment: Examining Interactions in a Forum of the PROEDI Social Network.. In: 6th International Tecnology, Education and development conference -INTED - 2012, 2012, Valência - Espanha. Abstracts of the International Association of Technology, Education and Development IATED. Valência - Espanha: International Association of Technology, Education and Development IATED, 2012.

5.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Evaluating e-moderation: analysis of the interactions In a forum of the PROEDI social network. In: EDULEARN12 Abstracts, 2012, Barcelona. International Conference on Education and New Learning Technologies. Barcelona: L. Gómez Chova, I. Candel Torres, A. López Martínez International Association of Technology, Educati, 2012. p. ---.

6.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Social Networks and Collaborative Learning: an Empirical Approach. In: EDULEARN12 Abstracts, 2012, Barcelona. International Conference on Education and New Learning Technologies. Barcelona: L. Gómez Chova, I. Candel Torres, A. López Martínez International Association of Technology, Educati, 2012. p. ---.

7.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Social Network Analysis (SNA): a study of a Social Network in the forum Proedi. In: ICERI12, 2012, Madri- Espanha. 5th International Conference of Education, Research and Innovation. Madri- Espanha: International Association of Technology, Education and Development (IATED), 2012.

8.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . E-moderation in a Thematic Sample of Orkut Virtual Communities: Challenges and Opportunities. In: 3rd annual International Conference on Education and New Learning Technologies, 2011, Barcelona. EDULEARN11 Abstract. Valência - Espanha: IATED Pub, 2011. p. 0-0.

9.
COUTINHO, Clara Pereira ; LISBÔA, Eliana Santana . Perspectivando modelos de Formação de Professores que Integram as TIC nas Práticas Letivas: Um Contributo para o Estudo da Arte. In: ICEM-SIIE'2011 "Old meets new - media in education", 2011, Aveiro - Portugal. Old meets new: Media in Education - Proceedings of the 61st International Council for Educational Media and XIII International Symposium on Computers in Education (ICEM & SIIE'2011) Joint Conference. Aveiro - Portugal: Universidade de Aveiro, 2011. p. 251-262.

Apresentações de Trabalho
1.
LISBÔA, Eliana Santana. Metodologias Ativas: Sala de aula invertida. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LISBÔA, Eliana Santana. As mídias na práxis docente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Challenges and globalization for schools and teachers. Competencies for the 21stcentury. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Teaching Presence in a Social Network: Analysis of the interactions in the forum ?Technology vs Methodology?.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . SNA: A framework for analyzing interaction in a social network.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Evaluating Teaching Presence in a Virtual Environment: Examining Interactions in a Forum of the PROEDI Social Network. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . ).Evaluating e-moderation: analysis of the interactions. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . ocial Networks and Collaborative Learning: an Empirical Approach. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Avaliando a presença do Ensino em um Ambiente de Comunicação Assíncrona: Analise das interacções em um fórum da rede social Proedi. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Cognitive presence in virtual environments: analysis based on an interaction-based community of inquiry model. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Social Network Analysis (SNA): a study of a Social Network in the forum Proedi. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Digital Literacy in the European Union: a Contribution to the State-of-the-Art. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Generation X, Y and Z: Challenges for Teaching and Learning. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Communication in Virtual Environments: from the One-All Model to the All-All model. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . E-moderation in a Thematic Sample of Orkut Virtual Communities: Challenges and Opportunities. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Social Networks as spaces for the professional development of teachers. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . A Problemática da e-moderação à luz da teoria Ator-Rede. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Comunidades da Rede Social Orkut que versam sobre o Eixo Temático Educação, Formação e Tecnologia: Um Estudo Exploratório. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MACHADO, Ana Cláudia ; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista ; LISBÔA, Eliana Santana ; COUTINHO, Clara Pereira . O CD-ROM Como Recurso Pedagógico Auxiliar de Aprendizagem na Plataforma Moodle: Um relato de experiência. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
LISBÔA, Eliana Santana; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista ; COUTINHO, Clara Pereira . Avaliação de Aprendizagens em Ambientes Online: O contibuto das tecnologias Web 2.0. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
LISBÔA, Eliana Santana; VARELA, António Manuel Leitão Macedo ; JESUS, Anabela Gomes de ; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista . Objectos de Aprendizagem: Construção a partir de uma ferramenta de autoria eXe+. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista ; LISBÔA, Eliana Santana ; COUTINHO, Clara Pereira . Podcast e Vodcast: o potencial da ferramenta Voice Tread. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista ; LISBÔA, Eliana Santana ; COUTINHO, Clara Pereira . Podcast: Uma Revisão dos Estudos Realizados no Brasil e em Portugal. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
LISBÔA, Eliana Santana; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista ; COUTINHO, Clara Pereira . Contributo do Vídeo na Educação Online. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
LISBÔA, Eliana Santana; TEIXEIRA, G. S. ; JESUS, Anabela Gomes de ; VARELA, António Manuel Leitão Macedo ; COUTINHO, Clara Pereira . O Computador e a Internet como Instrumentos Pedagógicos: Estudo Exploratório com Professores de duas Escolas do Norte de Portugal. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . O Papel do E-moderador em Comunidades Virtuais: um estudo na rede Social Orkut. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Processos ou técnicas
1.
LISBÔA, Eliana Santana. Solicitação de redistribuição de docente- 23075.118576/2016-20. 2016.

Trabalhos técnicos
1.
LISBÔA, Eliana Santana. Moderadora da sessão: Emerging Techonologies In Education. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LISBÔA, Eliana Santana. Cenários prospectivos de integração das tecnologias na educação e formação. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Professores na Era Digital - PROEDI. 2011; Tema: Desenvolvimento Profissional dos Professores em TIC. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira . Análise das Interações em Redes Sociais: Teoria e Prática. 2012. .

2.
LISBÔA, Eliana Santana. no Curso de Formação de Educadores do Programa Nacional de Inclusão de Jovens - PROJOVEM. 2006. .

3.
LISBÔA, Eliana Santana. Curso de Formação Continuada para Professores da Pré-Escola. 2002. .

4.
LISBÔA, Eliana Santana. Curso de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos. 2002. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SCHREINER, M. A.; LISBÔA, Eliana Santana; SPECK, R. A.; MEIER, W. M. B.; MONTE-ALTO, HELIO. Participação em banca de Fabio Henrique Gil.Desenvolvimento de um sistema Tutor Inteligente para o ensino de equivalência lógica proposicional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - UFPR- Setor Palotina.

2.
MONTE-ALTO, H. H. L. C.; LISBÔA, Eliana Santana; SILVA, A. P. R.; DORR, J. B.; ASSIS, M. V. O.. Participação em banca de Daniel Antonio Karling.Desenvolvimento de Sistema de Apoio Acadêmico: uma aplicação da Lógica Fuzzy na recomendação de disciplina. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - UFPR- Setor Palotina.

3.
LISBÔA, Eliana Santana; SPECK, R. A.; SILVA, A. P. R.; DEBASTIANI, C.. Participação em banca de Matheus Rocha Ribas.O professor de Ciências e a Gestão Escolar: lugares e percepções. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina.

4.
LISBÔA, Eliana Santana; PALCHA, L. S.; IARED, V. G.; ROSSETO, D.. Participação em banca de Luana de Moraes Margatto.AS Tecnologias digitais no discurso de professores de Biologia: entre elos e duelos para inovação em sala de aula. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná- Setor Palotina.

5.
MELO, H. A.; LISBÔA, Eliana Santana; MIRANDA, A. D. M.. Participação em banca de Silviane Mascarenhas da Silva.Jogos e seu uso no Ensino de Matemática para o 1º ano do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

6.
MELO, H. A.; LISBÔA, Eliana Santana; MIRANDA, A. D. M.. Participação em banca de Iomar de Sousa e Sousa.Leitura e Escrita: importância e processo de ensino-aprendizagem na Escola Municipal de Santa Rita. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

7.
QUEIROZ FILHO, C. M.; LISBÔA, Eliana Santana; SOUSA, C. D.. Participação em banca de Tereza Cristina Bezerra Santos.Bullyng na escola: causas e consequências. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

8.
QUEIROZ FILHO, C. M.; LISBÔA, Eliana Santana; SOUSA, C. D.. Participação em banca de Caio Falcão Marcelino.Pierre Bourdieu: uma análise sobre o desdobramento da Educação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

9.
MELO, H. A.; ALVES, M. E.; LISBÔA, Eliana Santana. Participação em banca de Elcilene da Silva Costa.A importância do Lúdico na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

10.
ALVES, M. E.; LISBÔA, Eliana Santana; MELO, H. A.. Participação em banca de Edilma Sousa Ataíde.Cantigas de roda: o papel das cantigas de roda na Educação Infantil da Creche Jerusalém- Santo Amaro - MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

11.
ALVES, M. E.; LISBÔA, Eliana Santana; MELO, H. A.. Participação em banca de Iglacy Penha Silva.A utilização dos contos de fadas para a formação do caráter na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

12.
ALVES, M. E.; LISBÔA, Eliana Santana; MELO, H. A.. Participação em banca de Fernanda Lucinda da Silva Caldas.Programa "Mais Educação": novos desafios para a educação integral no município de Humberto de Campos - MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

13.
MELO, H. A.; ALVES, M. E.; LISBÔA, Eliana Santana. Participação em banca de Lucenilde Lisboa da Cunha.O brincar: uma perspectiva do lúdico na sala do 1º ano do ensino fundamental da Escola Municipal José Maria da Costa Santos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

14.
MELO, H. A.; ALVES, M. E.; LISBÔA, Eliana Santana. Participação em banca de Itaciara dos Santos Silva.A importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem no 2º ano do Ensino Fundamental na escola Municipal Joaquim Alves Mendonça. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

15.
ALVES, M. E.; LISBÔA, Eliana Santana; MELO, H. A.. Participação em banca de Selvita da Conceição Bezerra Medeiros.Programa Saúde na Escola: um estudo sobre a aplicabilidade das ações do Programa Saúde na Escola, na Escola Neiva de Santana - Município de Santo Amaro- MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LISBÔA, Eliana Santana; PEREIRA, E. N.; SILVA, A. P. R.; SCHREINER, M. A.; MONTE-ALTO, HELIO; WILD, R.; ROSA, V.; SPECK, R. A.; DORR, J. B.; ASSIS, M. V. O.. Integrante da banca avaliadora do Concurso Público, área de conhecimento: Ensino de Computação. 2018. Universidade Federal do Paraná- Setor Palotina.

2.
LISBÔA, Eliana Santana; TONEZEER, C.; SEQUINEL, R.; CACCIAMANI, J. L.; POLINARSKI, C. A.. Concurso Público para Professor Adjunto na área de Educação, Ensino de Ciências - Universidade Federal do Paraná. 2016. Universidade Federal do Paraná.

3.
TONEZEER, C.; LISBÔA, Eliana Santana; BARTELMEBS, R. C.; CACCIAMANI, J. L.; CARVALHO, M. A. B.. Concurso Público para professor magistério Superior, área de conhecimento Ensino de Ciências. 2016. Universidade Federal do Paraná.

4.
LISBÔA, Eliana Santana; SPECK, R. A.; PALCHA, L. S.; FRICK, L. T.. Integrante da Comissão julgadora do processo seletivo- Redação Instrumental e Metodologia Científica. 2016.

Outras participações
1.
LISBÔA, Eliana Santana. Comissão Científica como avaliador(a) de comunicação do II Simpósio de Licenciaturas em Ciência Exatas e Computação ? II SLEC. 2018. Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina.

2.
ROSA, S. S.; ROSA, V.; LISBÔA, Eliana Santana; LUCAS, L. B.. A integração de tecnologias digitais na Educação Básica: A estratégia didático-pedagógica Hands-on-tec como meio para o desenvolvimento do pensamento crítico. 2018. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

3.
LISBÔA, Eliana Santana; MORETTO, Y.; BARTELMEBS, R. C.. Avaliação de desempenho em Estagio Probatório - Raquel Ângela Speck. 2016. Universidade Federal do Paraná.

4.
LISBÔA, Eliana Santana; ROCHADELLI, R.; FRICK, L. T.; SILVA, A. P. R.. Comissão de Homologação de inscrição do processo seletivo- Economia Rural. 2016. Universidade Federal do Paraná- Setor Palotina.

5.
LISBÔA, Eliana Santana; BARTELMEBS, R. C.; DIAS, L. C.; SPECK, R. A.. integrante de banca de homologação das inscriçõs concurso público- Ensino de Ciências. 2016. Universidade Federal do Paraná- Setor Palotina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Simpósio de Licenciatura em Ciências Exatas e Computação - II SLEC.Mediadora da Palestra- Tecnologias Digitais na educação: otimizando o processo de aprendizagem. 2018. (Simpósio).

2.
I Congresso Internacional de Ensino. "DESAFIOS DA GLOBALIZAÇÃO PARA ESCOLAS E PROFESSORES: COMPETÊNCIAS PARA O SÉCULO XX. 2017. (Congresso).

3.
Simpósio de Licenciaturas em Ciências Exatas e em Computação.Cenários Prospectivos de integração das tecnologias digitais na Educação e na Formação. 2016. (Simpósio).

4.
5th International Conference on Education and New Learning Technologies- EDULEARN 2013. SNA: A framework for analyzing interaction in a social network. 2013. (Congresso).

5.
5th International Conference on Education and New Learning Technologies- EDULEARN 2013. Teaching Presence in a Social Network: Analysis of the interactions in the forum ?Technology vs Methodology?. 2013. (Congresso).

6.
18º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância: ?Histórias, Analíticas e Pensamento ?Aberto?. Potencial Educativo das Comunidades Online no Ensino da Língua Portuguesa. Um contributo para o Estado da Arte. 2012. (Congresso).

7.
2012AECT Convention- Learning in the Age of Globalization. Cognitive presence in virtual environments: analysis based on an interaction-based community of inquiry model?. 2012. (Congresso).

8.
2012 Eden Annual Conference. Generation X, Y and Z: Challenges for Teaching and Learning. 2012. (Congresso).

9.
2012 Eden Annual Conference. Digital Literacy in the European Union: a Contribution to the State-of-the-Art. 2012. (Congresso).

10.
5th annual International Conference on Education and New Learning Technologies will be held in Barcelona. Evaluating e-moderation: analysis of the interactions. 2012. (Congresso).

11.
ECER 2012 (European Conference on Educational Research). Collaboration in social networks: an analysis according to the Murphy's Model. 2012. (Congresso).

12.
ICERI2012(Fifth International Conference of Education, Research an Inovation). Social Network Analysis (SNA): a study of a Social Network in the forum Proedi. 2012. (Congresso).

13.
INTED2012 (6th International Technology, Education and Development Conference). Evaluating Teaching Presence in a Virtual Environment: Examining Interactions in a Forum of the PROEDI Social Network. 2012. (Congresso).

14.
I Encontro Internacional de TIC e Educação.Comunidades da Rede Social Orkut que versam sobre o Eixo Temático Educação, Formação e Tecnologia: Um Estudo Exploratório. 2010. (Encontro).

15.
Encontro sobre Pod Cast. Podcast: Uma Revisão dos estudos realizados no Brasil e em Portugal. 2009. (Congresso).

16.
Encontro sobre Podcasts. Podcast eVodcast: o potencial da ferramenta Voice Thread. 2009. (Congresso).

17.
VI Conferência Internacional de TIC na Educação. Avaliação de aprendizagem em Ambientes Online: O contributo das tecnologias Web 2.0. 2009. (Congresso).

18.
VI Conferência Internacional de TIC na Educação. O CD-ROM como Recurso Pedagógico Auxiliar de Aprendizagem na Plataforma Moddle: Um Relato de Experiência. 2009. (Congresso).

19.
VI Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2009. Objectos de Aprendizagem: construção a partir de uma ferramenta de autoria eXE+. 2009. (Congresso).

20.
X Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia. Computador e Internet como instrumentos Pedagógicos: Estudo Exploratório com Professores de duas escolas do Norte de Portugal. 2009. (Congresso).

21.
X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. O Contributo do Vídeo na Educação Online. 2009. (Congresso).

22.
XI Simpósio Internacional de informática Educativa.Um Estudo Sobre os Portais Educacionais disponíveis em Língua Portuguesa. 2009. (Simpósio).

23.
XI Simpósio Internacional de Informática Educativa.O papel do E-moderador em Comunidades Virtuais: um estudo na Rede Social Orkut. 2009. (Simpósio).

24.
V Congresso Internacional de Educação ? Os Desafios no Processo de Ensino - Aprendizagem. 2004. (Congresso).

25.
II Encontro da 1ª Fase ? PROFA ? Programa de Formação de Professores Alfabetizadores.II Encontro da 1ª Fase ? PROFA ? Programa de Formação de Professores Alfabetizadores. 2001. (Encontro).

26.
Seminário de Educação Especial do Curso de pedagogia. 1998. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LISBÔA, Eliana Santana; DORR, J. B. . II Simpósio de Licenciaturas em Ciência Exatas e Computação ? II SLEC. 2018. (Congresso).

2.
LISBÔA, Eliana Santana. Metodologias Educacionais: Flipped classroom, Problem-based Learning e Design Based Research?. 2017. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Liliane do Vale Lisboa. Método Indutivo Intercultural: uma análise da utilização do calendário socionatural como uma proposta pedagógica na escola da comunidade indígena Sorocaima I. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência de la Educácion y de la Comunicación Social) - Universidade Del Salvador. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fábio Henriquel Gil. STI- Lógica Livre: um contributo à aprendizagem de Equivalência Lógica Proposicional no âmbito do Ensino Superior. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal do Paraná- Setor Palotina. (Orientador).

2.
Daniel Antonio Karling. Desenvolvimento de sistema de apoio acadêmico: uma aplicação da lógica fuzzy na recomendação de disciplinas. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal do Paraná- Setor Palotina. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Lilia Kelli da Silva. MOOC: Analisando as características tecnológicas e pedagógicas subjacentes a produção de cursos que assumem esse formato. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal do Paraná- Setor Palotina. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Cassiele Thais dos Santos. Estagio Supervisionado de Docência I. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Paraná- Setor Palotina. (Orientador).

2.
Fabio Henrique Gil. Estagio Supervisionado de Docência em Computação I. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Paraná- Setor Palotina. (Orientador).

3.
Lucas Bernardes da Silva. Estágio Supervisionado de Docência I. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Paraná- Setor Palotina. (Orientador).

4.
Daniel Antonio Karling. Estágio Supervisionado de Docência Computação I. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Paraná- Setor Palotina. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lygia Nagle da Conceição Silva. O ludico na poesia de Cecília Meireles: uma análise do conto "Brinquedos Incendiados". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Eliana Santana Lisbôa.

2.
Daniele Alves Reis dos Santos. A importância dos Contos de fadas na educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Eliana Santana Lisbôa.

3.
Joelma dos Santos Pinto Sousa. O lúdico como ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental na Unidade Integral de 1º grau professor Humberto de Campos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Eliana Santana Lisbôa.

4.
Josiel Barbosa Dantas Carvalho. O uso das tecnologias na rede pública de ensino no município de Bom Jesus das Selvas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Eliana Santana Lisbôa.

5.
Nivaldo Antônio Beserra Costa. Educação presencial x eduycação a distãncia: um estudo sobre as vantagens e desvantagens para a formação do educando. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Eliana Santana Lisbôa.

6.
Ramon da Silva Bomjardim. Análise e criação de formulários internos para o setor administrativo pedagógico da escola ABC da Criança. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Eliana Santana Lisbôa.

7.
Ecksâmia Taylene dos Santos. Competências na docência online: um estudo com professores do curso de Pedagogia do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal do Maranhão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Eliana Santana Lisbôa.

8.
Ivana de Sousa da Silva. O uso da tecnologia da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem; um estudo de caso em uma escola estadual do município de Primeira Cruz- MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Eliana Santana Lisbôa.

9.
Maria Alcilene Silveira Silva. Fatores que influenciam ou dificultam o dresenvolvimento do hábito da leitura e da escrita dos alunos das séries iniciai do ensino fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Eliana Santana Lisbôa.

10.
Maria do Livramento da Conceição Rodrigues. Contos infantis: resgatando o lúdico através dos contos infantis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Eliana Santana Lisbôa.

11.
Márcio Santos Silva. A importância da participação da família no processo de ensino e aprendizagem de crianças nas séries iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso na Escola Municipal Renato Acher. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Eliana Santana Lisbôa.

12.
Josilene Conceição Silva. A importância do Lúdico no ciclo de alafabetização da Escola Municipal de Humberto de Campos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Eliana Santana Lisbôa.

13.
Jeane de Jesus Bezerra Medeiros. A importância do Lúdico na Educação Infantil: concepções e práticas dos professores da Creche Jerusalém de Santo Amaro do Maranhão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Eliana Santana Lisbôa.

14.
Domingas das Neves Ramos. As potencialidades educativas dos Blogs; um estudo bibliográfico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Eliana Santana Lisbôa.

15.
Raimunda Nonata Portugal Samenezes. A importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Eliana Santana Lisbôa.

16.
José do Espírito Santo Correa e Correa. O processo de ensino e aprendizagem em salas multisseriadas na Escola Municipal Dr. Augusto César Ribeiro Fonseca nas turmas do 2º e 3º ano no município de Humberto de Campos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Eliana Santana Lisbôa.

Orientações de outra natureza
1.
Daniel Antonio Karling. Estagio Supervisionado de Docência II. 2017. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Computação) - Universidade Federal do Paraná- Setor Palotina. Orientador: Eliana Santana Lisbôa.

2.
Fabio Henrique Gil. Estágio Supervisionado em Docência II. 2017. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Computação) - Universidade Federal do Paraná- Setor Palotina. Orientador: Eliana Santana Lisbôa.

3.
Daniel Antonio Karling. Estágio Supervisionado em Docência I. 2016. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Computação) - Universidade Federal do Paraná- Setor Palotina. Orientador: Eliana Santana Lisbôa.

4.
Fabio Henrique Gil. Estágio Supervisionado de Docência I. 2016. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Computação) - Universidade Federal do Paraná- Setor Palotina. Orientador: Eliana Santana Lisbôa.

5.
Maria Luiza da Silva. Oficinas de Programação de Computadores para estudantes do Ensino Fundamental e Médio. 2016. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Computação) - Universidade Federal do Paraná- Setor Palotina. Orientador: Eliana Santana Lisbôa.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 8:38:47