Leila Rachel Barbosa Alexandre

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2002555668464845
  • Última atualização do currículo em 26/06/2018


Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português, pela Universidade Federal do Piauí. Foi bolsista PIBIC/CNPq no projeto "Dialogismo, referenciação e gêneros do discurso: correlações, imbricações e processos de mútua influência", sob orientação do Prof. Dr. Francisco Alves Filho. É Mestre em Letras pela UFPI, na área de concentração Estudos de Linguagem. Foi bolsista CAPES no mestrado. É membro do Núcleo de Pesquisa em Texto, Gênero e Discurso Cataphora (UFPI). Cursa Doutorado em Linguística Aplicada na Universidade Federal de Minas Gerais. Atua principalmente na área de Gêneros do Discurso, com ênfase em Gêneros Digitais, e atualmente pesquisa as relações entre letramento digital e letramento acadêmico. É professora efetiva da Universidade Federal do Piauí - Campus Ministro Petrônio Portella (Teresina), com lotação no curso de Licenciatura em Letras-LIBRAS. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leila Rachel Barbosa Alexandre
Nome em citações bibliográficas
ALEXANDRE, L. R. B.


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFMG.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: OS CAMINHOS DA LEITURA ONLINE DE GRADUANDOS RECÉM-INGRESSOS PARA REALIZAR TAREFAS ACADÊMICAS,
Orientador: Carla Viana Coscarelli.
2010 - 2012
Mestrado em Letras.
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
com período sanduíche em Universidade Federal de Minas Gerais (Orientador: Francisco Alves FIlho).
Título: O PERFIL FAKE COMO UM GÊNERO DO TWITTER,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Francisco Alves Filho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Gênero Retórico; Twitter; Fakes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2009
Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português.
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
A produção de textos multissemióticos em sala de aula: uma abordagem rizomá. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Formação para Avaliadores das Redações ENEM 2013. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Inglês Instrumental II. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Inglês Instrumental I. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2008 - 2008
O Erotismo em "O amor natural" de Carlos Drummond. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2008 - 2008
Escritura Erótica. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Lotação no curso de Licenciatura em Letras-LIBRAS, Campus Ministro Petrônio Portella - Teresina - PI

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Campus Senador Helvídio Nunes de Barros - Picos - PI

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Temporário - PARFOR

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista pesquisadora (iniciação científica)

Atividades

03/2018 - Atual
Ensino, Letras - Libras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfologia e Sintaxe da LIBRAS
08/2017 - 12/2017
Ensino, Letras - Libras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa em Ciências Humanas
Semântica e Pragmática da LIBRAS
03/2017 - 07/2017
Ensino, Letras - Libras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação de Surdos e Novas Tecnologias
Morfologia e Sintaxe da LIBRAS
03/2017 - 07/2017
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas e Letras, .

Atividade de extensão realizada
COMO FAZER PESQUISA NA ÁREA DE LINGUÍSTICA.
01/2017 - 05/2017
Ensino, Letras - Libras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia da LIBRAS (PARFOR)
10/2015 - 02/2016
Ensino, Letras - Libras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia da LIBRAS
Comunicação Empresarial
03/2015 - 07/2015
Ensino, Licenciatura plena em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística
Semântica
Seminário I
09/2014 - 01/2015
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial
Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa
Prática de Leitura e Produção de Texto I
04/2014 - 08/2014
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos I
Morfologia e Sintaxe da Língua Portuguesa III
Pragmática
Trabalho de Conclusão de Curso II
04/2014 - 08/2014
Outras atividades técnico-científicas , Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros.

Atividade realizada
Coordenadora da área de Letras - Português do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros.
12/2013 - 08/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, .

Cargo ou função
Representante docente do curso de Letras junto ao Conselho Departamental do Campus.
03/2014 - 04/2014
Direção e administração, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, .

Cargo ou função
Coordenadora Interina do Curso de Letras.
10/2013 - 03/2014
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfologia da Língua Portuguesa I
Morfologia e Sintaxe da Língua Portuguesa III
Sintaxe da Língua Portuguesa II
05/2013 - 09/2013
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial (60h)
Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa (60h)
Leitura e Produção de Textos I (60h)
Leitura, Interpretação e Produção de Textos (30h)
Oficina II (30h)
12/2012 - 04/2013
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial (60h)
Linguagem e Produção de Textos I (60h)
Meios Modernos de Comunicação I (45h)
Português V - Monográfico (60h)
07/2012 - 01/2013
Ensino, Letras - Inglês (PARFOR), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução aos Estudos Linguísticos (60H)
09/2012 - 11/2012
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial (60h)
Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa (45h)
Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa (60h)
Português I (60h)
10/2011 - 12/2011
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas e Letras, Departamento de Letras.

Atividade de extensão realizada
Curso de Extensão ?Algumas reflexões sobre tecnologia na sala de aula?.
01/2011 - 01/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente de Seleção - COPESE, .

Cargo ou função
Avaliadora de Redação - Programa Seriado de Ingresso na Universidade (PSIU 2010).
08/2010 - 12/2010
Estágios , Centro de Ciências Humanas e Letras, Departamento de Letras.

Estágio realizado
Estágio de Docência em Ensino Superior realizado em virtude de a mestranda ter sua pesquisa apoiada pela CAPES. Disciplina ministrada: Português IV - Monográfico (Carga horária total de 60h).
11/2010 - 11/2010
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas e Letras, Departamento de Letras.

Atividade de extensão realizada
Curso de Extensão em Língua Portuguesa: Gramática, Leitura e produção de textos - Módulo II - 5 horas/aula.

Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor seletivado, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor temporário - PARFOR, Carga horária: 60

Atividades

07/2013 - 11/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TCC I - PARFOR (60h)
08/2013 - 09/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia (60h)
Sintaxe da Língua Portuguesa I (60h)
04/2013 - 07/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estruturalismos Linguísticos (60h)
Introdução aos Estudos Linguísticos (60h)

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista CAPES/Procad-NF, Enquadramento Funcional: Aluna de Mestrado Sanduíche
Outras informações
Projeto PROCAD-NF. Convênio UFPI-UFMG.Título do Projeto: Significação, referenciação e objetos de discurso: Uma visão integradora de caráter discursivo e sócio-linguístico. Coordenadora: Profª. Drª Maria Auxiliadora Ferreira Lima


Instituto Dom Barreto, IDB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Professora Auxiliar, Carga horária: 30



Projetos de pesquisa


2010 - Atual
GÊNEROS ESCRITOS: RETÓRICA E IDEOLOGIA
Descrição: Os gêneros escritos e suas funções retóricas e ideológicas em empresas e instituições..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Leila Rachel Barbosa Alexandre - Integrante / Bruno Diego de Resende Castro - Integrante / Lafity dos Santos Silva - Integrante / Dr. Francisco Alves Filho - Coordenador / José Nilson Santos da Costa Filho - Integrante / Maria Lourdilene Vieira - Integrante / João Batista de Sá - Integrante / César Augusto dos Santos - Integrante / Digenário Pessoa de Sousa - Integrante / Maria Roziane - Integrante.
2008 - 2009
Dialogismo, referenciação e gêneros do discurso: correlações, imbricações e processos de mútua influência
Descrição: O problema focalizado nesta pesquisa é investigar o papel que desempenha os processos de referenciação na constituição dos gêneros do discurso, tomando como critério privilegiado de observação o dialogismo, ou seja, levar em conta qual voz sócio-axiológica orienta a construção dos referentes. Parte-se dos seguintes pressupostos teóricos: a) os gêneros do discurso se constituem como uma ferramenta que orienta os modos como os falantes falam sobre as diversas realidades, conferindo-lhes formas determinadas de acabamento; b) a referência não pode ser considerada como uma simplória atividade de etiquetagem de um mundo supostamente discretizado e pronto, mas como uma ação sócio-cognitiva e sócio-axiológica de fabricação de referentes (cf. Blinkstein, 2003); a instabilidade categorial, constitutiva dos processos de referenciação, pode ser melhor compreendida se vista tendo como parâmetro o papel do dialogismo. Esta pesquisa pode ser bastante relevante para explicar com mais precisão o caráter ao mesmo tempo instável e estável dos processos de referenciação, bem como para desfazer alguns equívocos gereralizantes que têm sido apontados por pesquisas recentes, como a de que o processo de referenciação é realizado in loco e tende fortemente para uma instabilidade (Mondada e Dubois, op. cit.). Ademais, trata-se de uma pesquisa que pode trazer ganhos significativos para uma compreensão mais ajustada das complexas relações entre linguagem e realidade, tanto porque foge de uma visão ingênua e simplista como porque tenta fugir das generalizações típicas das teses mais recentes. Os objetivos principais da pesquisa são: investigar diferentes modos de fabricação de um mesmo referente natural ou social em função de diferentes posições sócio-axiológicas, gêneros do discurso e esferas de atividade humana; explicar o papel da referenciação na constituição dos gêneros do discurso, buscando evidenciar algumas tendências gerais para esta correlação; explicar o funcionamento ao mesmo tem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Leila Rachel Barbosa Alexandre - Integrante / Bruno Diego de Resende Castro - Integrante / Dr. Francisco Alves Filho - Coordenador / Maria Roziane - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALEXANDRE, L. R. B.2017ALEXANDRE, L. R. B.. A multimodalidade nas revistas eletrônicas gerenciadas pelo Open Journal Systems (OJS) a partir da perspectiva da Semiótica Social. Fórum Linguístico, v. 14, p. 2362, 2017.

2.
ALVES FILHO, F.2012ALVES FILHO, F. ; CASTRO, B. D. R. ; ALEXANDRE, L. R. B. . #MARCARPORQUE - FUNÇÕES SÓCIO-RETÓRICAS DAS HASHTAGS NO TWITTER. Revista do GEL, v. 9, p. 85-110, 2012.

3.
ALVES FILHO, F.2012ALVES FILHO, F. ; ALEXANDRE, L. R. B. . A CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE DISCURSO NOS PERFIS FAKES DO TWITTER. Linguagem em (Dis)curso (Online), v. 12, p. 765-792, 2012.

4.
ALVES FILHO, F.2011 ALVES FILHO, F. ; SILVA, L. S. ; ALEXANDRE, L. R. B. . Relações de imbricação entre Gêneros do discurso e Referenciação no Jornal Folha de S. Paulo. Veredas (UFJF. Online), v. 15, p. 222-237, 2011.

5.
ALEXANDRE, L. R. B.2011ALEXANDRE, L. R. B.; CASTRO, B. D. R. ; VIEIRA, M. L. . OPERAÇÕES DE RETEXTUALIZAÇÃO EM TEXTOS DIVULGADOS EM SITES E NO TWITTER - O CASO DOS PERFIS DAS UNIVERSIDADES PIAUIENSES. Texto Livre, v. 4, p. 1-10, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, G. E. A. ; ALEXANDRE, L. R. B. ; MAZUR, L. C. S. . Google Docs: Produção de artigo de opinião. In: Carla Viana Coscarelli. (Org.). Cidadania digital: atividades para formação do pensamento crítico. 1ed.Belo Horizonte: SC Literato, 2017, v. , p. 19-22.

2.
ALEXANDRE, L. R. B.; MAZUR, L. C. S. ; TARTONI, M. R. R. ; SILVA, M. T. ; OLIVEIRA, R. O. F. B. ; GONDIM, R. ; NETO, S. . Veracidade das notícias no Facebook. In: Carla Viana Coscarelli. (Org.). Cidadania digital: atividades para formação do pensamento crítico. 1ed.Belo Horizonte: SC Literato, 2017, v. , p. 121-150.

3.
ALEXANDRE, L. R. B.; CASTRO, B. D. R. . Processos de Referenciação em perfis de humor do tipo 'da depressão' e em perfis institucionais no Twitter: as IES como objeto de discurso. In: CATARINA DE SENA SIRQUEIRA MENDES DA COSTA; FRANCISCO ALVES FILHO; MARIA AUXILIADORA FERREIRA LIMA. (Org.). REFERENCIAÇÃO, ENUNCIAÇÃO E ENSINO. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2014, v. , p. 13-34.

4.
ALEXANDRE, L. R. B.; CASTRO, B. D. R. . A situação retórica e o propósito comunicativo do gênero perfil de grandes lojas de departamento no Twitter. In: Francisco Alves Filho; Emanoel Barbosa de Sousa; Lafity dos Santos Alves. (Org.). Gêneros em Ação: Abordagens Sociorretóricas. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2013, v. , p. 109-132.

5.
ALVES FILHO, F. ; ALEXANDRE, L. R. B. ; SILVA, L. S. . Acima dos fatos, a polícia: o nome próprio como marcador da promoção policial nos jornais piauienses. In: Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa; Maria Auxiliadora Ferreira Lima. (Org.). Nas trilhas da linguagem: pesquisa e ensino. Teresina/Rio de Janeiro: EDUFPI/Booklink, 2011, v. , p. 85-105.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ZAVAM, A. ; ALEXANDRE, L. R. B. . Resenha do livro 'Tecnologias para Aprender', organizado por Carla Viana Coscarelli. Revista Presença Pedagógica, Belo Horizonte, , v. 22, p. 65 - 68, 19 jul. 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALEXANDRE, L. R. B.. Utilização de software livre nas escolas da rede estadual de Teresina-PI. In: Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre: UEADSL, 2015, Belo Horizonte. Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre. Belo Horizonte, 2015.

2.
ALEXANDRE, L. R. B.; CASTRO, B. D. R. . São apenas 140 caracteres? Pressões comunicativas e transgressões dos limites do Twitter. In: III Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2011, Recife. Anais Eletrônicos, 2010.

3.
ALEXANDRE, L. R. B.. ?UM RONALDO MAIS RONALDO? ? UMA DISCUSSÃO SOBRE OCORRÊNCIAS DE EXPRESSÕES NOMINAIS INDEFINIDAS COM NOME PRÓPRIO. In: XXIII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos, 2011, Teresina. Anais XXIII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos. Teresina: EDUFPI, 2011. p. 653-660.

4.
ALEXANDRE, L. R. B.. AÇÃO PRAGMÁTICA DESEMPENHADA PELOS PERFIS FAKES DE CELEBRIDADES NO TWITTER: A VISÃO DOS CRIADORES. In: VI Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais (SIGET), 2011, Natal. Anais, 2011.

5.
ALEXANDRE, L. R. B.. A INFLUÊNCIA DO GÊNERO NA REFERENCIAÇÃO: O CASO DA CARTA AO LEITOR. In: 1º Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem - SINIEL, 2010, Recife. SINIEL: 1º Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem - Anais Eletrônicos. Recife: Editora Universitária da UFRPE, 2010.

6.
ALEXANDRE, L. R. B.; CASTRO, B. D. R. . UMA ANÁLISE SEMÂNTICA, DISCURSIVA E DE GÊNERO DA AMBIGUIDADE EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS. In: II Congresso Internacional de Estudos Linguístcos e Literários na Amazônia (CIELLA), 2010, Belém. Anais do II Congresso Internacional de Estudos Linguístcos e Literários na Amazônia (CIELLA). Curitiba: CRV, 2010. v. 1. p. 167-177.

7.
ALEXANDRE, L. R. B.. A PREVISÃO DO COMPORTAMENTO ADOLESCENTE ? O CASO DOS TESTES DE REVISTAS. In: IV ECLAE - Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, 2010, Teresina. IV ECLAE - Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino. Teresina: EDUFPI, 2009.

8.
ALEXANDRE, L. R. B.. O indefinido nas expressões anafóricas com nomes próprios. In: VI Congresso Internacional da Abralin, 2009, João Pessoa. Anais - VI Congresso Internacional da Abralin. João Pessoa: Idéia, 2009. v. 1.

9.
ALEXANDRE, L. R. B.. OS OBJETOS-DE-DISCURSO EM ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA - VARIAÇÕES E INTENÇÕES. In: III Encontro do Mestrado em Letras - EnMel, 2009, Teresina. III Enmel Linguagem & Discurso: estudos linguísticos e literários. Teresina: EDUFPI, 2008.

10.
ALEXANDRE, L. R. B.; BRITO, M. R. S. ; CASTRO, B. D. R. . Adão e Eva no Paraíso e Genesis - O dilema do homem do século XIX. In: Encontro Internacional de Texto e Cultura, 2009, Fortaleza. Anais do Encontro Internacional de Texto e Cultura. Fortaleza: Edições UFC, 2009. p. 832-840.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ALVES FILHO, F. ; ALEXANDRE, L. R. B. . Organização retórica da seção de justificativa de projetos de pesquisa de programas de pós-graduação. In: VIII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2015, São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2015. p. 814-815.

2.
ALEXANDRE, L. R. B.; CASTRO, B. D. R. ; ALVES FILHO, F. . Processos de instabilização de referentes em interações cotidianas. In: XVIII Seminário de Iniciação Científica, 2009, Teresina. XVI Seminário de Iniciação Científica da Ufpi, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALEXANDRE, L. R. B.. HABILIDADES TECNOLÓGICAS E FAZER ACADÊMICO: O QUE (NÃO) APRENDEMOS NA UNIVERSIDADE?. In: V COGITE - Colóquio sobre Gêneros & Textos, 2016, Teresina. Caderno de Resumos e Programação do IV Colóquio sobre Gêneros & Textos. Teresina: Núcleo Cataphora/UFPI, 2016. p. 21-21.

2.
ALEXANDRE, L. R. B.. ?Os caminhos de navegação e de leitura online percorridos por graduandos em Letras para realizar tarefas acadêmicas. In: VII SETED - Seminário de Teses e Dissertações, 2016, Belo Horizonte. Caderno de Resumos. VII Seminário de Teses e Dissertações. Belo Horizonte: UFMG, 2016. p. 107-108.

3.
ALEXANDRE, L. R. B.; CASTRO, B. D. R. . A percepção de graduandos recém-ingressos da Universidade Federal do Piauí em relação ao gênero Resumo: uma comparação da prática realizada no Ensino Médio com a realizada no Ensino Superior. In: 3º CONGRESSO INTERNACIONAL LINGUAGEM E INTERAÇÃO, 2015, São Leopoldo - RS. Caderno de Resumos do Congresso Internacional Linguagem e Interação 3. São Leopoldo: Casa Leiria, 2015. p. 263-263.

4.
ALEXANDRE, L. R. B.; CASTRO, B. D. R. . Perfis Organizacionais e Institucionais no Twitter: uma Análise da Experiência de Não-Recorrência de Exemplares dos Gêneros. In: I Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória, 2014, São Luís. Caderno de programação e resumos do I Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória: literatura, cinema, gêneros digitais e outros gêneros. São Luís: EDUFMA, 2014. p. 223-224.

5.
ALEXANDRE, L. R. B.; SILVA, C. R. B . A organização retórica da seção de justificativa de projetos de pesquisa: um estudo comparativo entre a prática de escrita de mestrandos e as indicações de manuais de escrita acadêmica. In: IV COGITE - Colóquio sobre Gêneros & Textos, 2014, Teresina. Caderno de Resumos e Programação [do] IV Colóquio sobre Gêneros & Textos. Teresina: Núcleo Cataphora, 2014. p. 71-72.

6.
ALEXANDRE, L. R. B.. O JOGO ENTRE O ARQUETÍPICO E O ESPECÍFICO NA FORMA COMPOSICIONAL DO GÊNERO NOTÍCIA POLICIAL. In: III Colóquio sobre Gêneros & Textos (III COGITE), 2013, Teresina. Caderno de Resumos e Programação [do] III Colóquio sobre Gêneros & Textos. Teresina: Núcleo Cataphora/UFPI, 2013. p. 17-18.

7.
ALEXANDRE, L. R. B.; CASTRO, B. D. R. . O funcionamento dos gêneros no Twitter: uma discussão à luz dos Estudos Retóricos de Gênero. In: VII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2013, Fortaleza. Caderno de Resumos e Programação do VII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. Fortaleza: UECE/UFC, 2013. p. 333-333.

8.
ALEXANDRE, L. R. B.; CASTRO, B. D. R. ; ALVES FILHO, F. ; VIEIRA, M. L. . Minicurso: Gêneros Acadêmicos. In: VI Encontro Linguístico Literário do Mestrado em Letras (VI EnMel, 2012, Teresina. CADERNO DE RESUMOS E PROGRAMAÇÃO, 2012. p. 33-34.

9.
ALEXANDRE, L. R. B.. A NARRATIVA DE BASTIDORES NO GÊNERO PERFIL FAKE DO TWITTER: ESTRATÉGIAS RETÓRICAS. In: 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2012, Recife. 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação - Livro de Resumos, 2012. p. 135-135.

10.
ALEXANDRE, L. R. B.. Ação pragmática desempenhada pelos perfis fakes de celebridades no Twitter: a visão dos criadores. In: VI Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais (SIGET), 2011, Natal. Caderno de Programação e Resumos. Natal: EDUFRN, 2011. p. 236-236.

11.
ALEXANDRE, L. R. B.. A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO DE GÊNEROS NA CONSTRUÇÃO DOS FAKES DO TWITTER. In: IV Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais, 2011, Sorocaba. IV Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais - Caderno de Resumos, 2011. p. 116-117.

12.
ALEXANDRE, L. R. B.. A influência do Gênero na Referenciação: o caso da Carta ao Leitor. In: I Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem (SINIEL), 2010, Recife. I SINIEL - Caderno Eletrônico de Resumos. Recife: Editora Universitária da UFRPE, 2010.

13.
ALEXANDRE, L. R. B.. ?UM RONALDO MAIS RONALDO? ? UMA DISCUSSÃO SOBRE OCORRÊNCIAS DE EXPRESSÕES NOMINAIS INDEFINIDAS COM NOME PRÓPRIO. In: XXIII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos, 2010, Teresina. XXIII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos - Programação e Resumo, 2010. p. 185-185.

14.
ALEXANDRE, L. R. B.; CASTRO, B. D. R. . #MARCARPORQUE - FUNÇÕES E RELAÇÕES DISCURSIVAS DAS HASHTAGS NO TWITTER. In: III Colóquio Aled Brasil. Discurso e Práticas Sociais. Um tributo à Luiz Antônio Marcuschi, 2010, Recife. III Colóquio Aled Brasil.Discurso e Práticas Sociais. Um tributo à Luiz Antonio Marcuschi, 2010. p. 456-457.

15.
ALEXANDRE, L. R. B.; CASTRO, B. D. R. . A construção do objeto de discurso através da intertextualidade nos fakes do Twitter. In: VII Evidosol (Encontro Virtual de Documentação em Software Livre) e IV Ciltec-online (Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online), 2010. VIIevidosol/Resumos, 2010.

16.
ALEXANDRE, L. R. B.; CASTRO, B. D. R. . APENAS 140 CARACTERES? PRESSÕES COMUNICATIVAS E TRANSGRESSÕES DOS LIMITES DO TWITTER. In: 3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2010, Recife. 3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação - Livro de Resumos, 2010. p. 65-65.

17.
ALEXANDRE, L. R. B.. Normas dadas e normas praticadas na composição das placas de formatura. In: V ENCONTRO LINGUÍSTICO E LITERÁRIO DO MESTRADO EM LETRAS - UFPI, 2010, Teresina. V ENCONTRO LINGUÍSTICO E LITERÁRIO DO MESTRADO EM LETRAS - UFPI, 2010.

18.
ALEXANDRE, L. R. B.; CASTRO, B. D. R. . Uma Análise Semântica, Discursiva e de Gênero da Ambiguidade em Anúncios Publicitários. In: II Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia - CIELLA, 2009, Belém. II CIELLA - Programação e Resumos, 2009.

19.
ALEXANDRE, L. R. B.. A previsão do comportamento adolescente - o caso dos testes de revistas. In: IV ECLAE - Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, 2009, Teresina (PI). IV ECLAE- Livro de Resumos e Programação, 2009.

20.
ALEXANDRE, L. R. B.; BRITO, M. R. S. ; CASTRO, B. D. R. . Adão e Eva no Paraíso e Genesis - O dilema do homem do século XIX. In: Encontro Internacional de Texto e Cultura, 2008, Fortaleza - CE. Encontro Internacional de Texto e Cultura - Programas e Resumos. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2008.

21.
ALEXANDRE, L. R. B.. Os objetos-de-discurso em Ensaio sobre a Cegueira - Variações e Intenções. In: III Encontro Linguístico e Literário do Mestrado em Letras da UFPI, 2008, Teresina. III EnMel - Programação e resumos, 2008.

22.
ALEXANDRE, L. R. B.. A construção do referente Ronaldo na capa das revistas Veja e IstoÉ. In: III Encontro Linguístico e Literário do Mestrado em Letras da UFPI, 2008, Teresina. III EnMel - Programação e Resumos, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
ALEXANDRE, L. R. B.. A multimodalidade nas revistas eletrônicas gerenciadas pelo Open Journal Systems (OJS) a partir da perspectiva da Semiótica Social. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ALEXANDRE, L. R. B.; COSCARELLI, C. V. . Habilidades necessárias para o letramento digital: o ponto de vista de matrizes de avaliação e de planejamento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ALEXANDRE, L. R. B.. ?Os caminhos de navegação e de leitura online percorridos por graduandos em Letras para realizar tarefas acadêmicas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ALEXANDRE, L. R. B.. HABILIDADES TECNOLÓGICAS E FAZER ACADÊMICO: O QUE (NÃO) APRENDEMOS NA UNIVERSIDADE? [participação em Mesa-Redonda]. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
ALEXANDRE, L. R. B.; CASTRO, B. D. R. . A percepção de graduandos recém-ingressos da Universidade Federal do Piauí em relação ao gênero Resumo: uma comparação da prática realizada no Ensino Médio com a realizada no Ensino Superior. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ALEXANDRE, L. R. B.. Utilização de software livre nas escolas da rede estadual de Teresina-PI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
ALVES FILHO, F. ; ALEXANDRE, L. R. B. . Organização retórica da seção de justificativa de projetos de pesquisa de programas de pós-graduação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ALEXANDRE, L. R. B.. LETRAMENTOS ACADÊMICOS E LETRAMENTOS DIGITAIS: A INTERAÇÃO ENTRE FATORES CONTEXTUAIS E TECNOLÓGICOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
ALEXANDRE, L. R. B.; CASTRO, B. D. R. . Perfis Organizacionais e Institucionais no Twitter: uma Análise da Experiência de Não-Recorrência de Exemplares dos Gêneros. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ALEXANDRE, L. R. B.; SILVA, C. R. B . A organização retórica da seção de justificativa de projetos de pesquisa: um estudo comparativo entre a prática de escrita de mestrandos e as indicações de manuais de escrita acadêmica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ALEXANDRE, L. R. B.; CASTRO, B. D. R. . Processos de referenciação em perfis de humor do tipo ?da depressão? e em perfis institucionais no TWITTER: as IES como objeto de discurso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ALEXANDRE, L. R. B.; CASTRO, B. D. R. . O funcionamento dos gêneros no Twitter: uma discussão à luz dos Estudos Retóricos de Gênero. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ALEXANDRE, L. R. B.. O JOGO ENTRE O ARQUETÍPICO E O ESPECÍFICO NA FORMA COMPOSICIONAL DO GÊNERO NOTÍCIA POLICIAL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ALEXANDRE, L. R. B.. Fusão forma/ substância nos Fakes do Twitter: as recorrências do gênero materializadas nos perfis.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CASTRO, B. D. R. ; ALEXANDRE, L. R. B. . Oficina ministrada: Estratégias e Técnicas para o uso do PowerPoint em Trabalhos Acadêmicos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
ALEXANDRE, L. R. B.. A NARRATIVA DE BASTIDORES NO GÊNERO PERFIL FAKE DO TWITTER: ESTRATÉGIAS RETÓRICAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ALEXANDRE, L. R. B.; CASTRO, B. D. R. ; VIEIRA, M. L. . Operações de retextualização em textos divulgados em sites e no Twitter - o caso dos perfis das universidades piauienses. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
ALEXANDRE, L. R. B.. Ação pragmática desempenhada pelos perfis fakes de celebridades no Twitter: a visão dos criadores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
ALEXANDRE, L. R. B.. A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO DE GÊNEROS NA CONSTRUÇÃO DOS FAKES DO TWITTER. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ALEXANDRE, L. R. B.. "As (quase) novidades do hipertexto" [participação em mesa-redonda]. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
ALEXANDRE, L. R. B.. A influência do Gênero na Referenciação: o caso da Carta ao Leitor. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
ALEXANDRE, L. R. B.; CASTRO, B. D. R. . Atos de fala e Gêneros textuais/discursivos: Uma breve discussão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
ALEXANDRE, L. R. B.; CASTRO, B. D. R. . Os conflitos entre recorrência e dinamicidade no Twitter: As (im)possibilidades como gênero do discurso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
ALEXANDRE, L. R. B.. ?UM RONALDO MAIS RONALDO? ? UMA DISCUSSÃO SOBRE OCORRÊNCIAS DE EXPRESSÕES NOMINAIS INDEFINIDAS COM NOME PRÓPRIO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
ALEXANDRE, L. R. B.; CASTRO, B. D. R. . #MARCARPORQUE - FUNÇÕES E RELAÇÕES DISCURSIVAS DAS HASHTAGS NO TWITTER. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
ALEXANDRE, L. R. B.; CASTRO, B. D. R. . A construção do objeto de discurso através da intertextualidade nos fakes do Twitter. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
ALEXANDRE, L. R. B.; CASTRO, B. D. R. . APENAS 140 CARACTERES? PRESSÕES COMUNICATIVAS E TRANSGRESSÕES DOS LIMITES DO TWITTER. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
ALEXANDRE, L. R. B.. Normas dadas e normas praticadas na composição das placas de formatura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
ALEXANDRE, L. R. B.. O indefinido nas expressões anafóricas com nomes próprios. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
ALEXANDRE, L. R. B.; CASTRO, B. D. R. . Uma Análise Semântica, Discursiva e de Gênero da Ambiguidade em Anúncios Publicitários. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
SILVA, L. S. ; ALEXANDRE, L. R. B. . Notícia Policial ou Coluna Social? - A Promoção da Polícia Marcada pelo Nome Próprio nos Jornais Piauienses. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
ALEXANDRE, L. R. B.. Por uma Legitimidade do Estudo de Gêneros: os argumentos de Todorov e Bakhtin. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
ALEXANDRE, L. R. B.. A previsão do comportamento adolescente - o caso dos testes de revistas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

34.
ALEXANDRE, L. R. B.. Processos de instabilização de referentes em interações cotidianas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

35.
ALEXANDRE, L. R. B.. Os objetos de discurso em Ensaio sobre a Cegueira - Variações e Intenções. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
ALEXANDRE, L. R. B.. A Construção do referente Ronaldo nas capas das revistas Veja e IstoÉ: Da glória à crise. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

37.
ALEXANDRE, L. R. B.; BRITO, M. R. S. ; CASTRO, B. D. R. . "Adão e Eva no Paraíso" e Genesis: o dilema do homem do século XIX. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALEXANDRE, L. R. B.; LIMA, C. A. C. R. . Minicurso ministrado na VI Jornada Acadêmica: GÊNEROS ACADÊMICOS NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: CARACTERÍSTICAS RECORRENTES E ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO DE RESUMO E RELATÓRIO DE PESQUISA. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ALEXANDRE, L. R. B.. Minicurso ministrado no IV Encontro Acadêmico de Letras: 'Gêneros e Referenciação'. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ALEXANDRE, L. R. B.; CASTRO, B. D. R. ; VIEIRA, M. L. ; ALVES FILHO, F. . Minicurso ministrado no VI EnMel: 'Gêneros Acadêmicos'. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ALEXANDRE, L. R. B.; CASTRO, B. D. R. . Minicurso ministrado no XII Simpósio de Letras: "O TRABALHO ACADÊMICO E O POWERPOINT: DISCUTINDO ESTRATÉGIAS E TÉCNICAS". 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
ALEXANDRE, L. R. B.; CASTRO, B. D. R. . Minicurso ministrado no VII Festival Shakespeare: "Trabalhando com affordances: o que as pessoas fazem nas redes sociais". 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
ALEXANDRE, L. R. B.; CASTRO, B. D. R. . Minicurso ministrado no XII Simpósio de Letras: "REFLEXÕES SOBRE TECNOLOGIA E PRODUÇÃO DE TEXTO ACADÊMICO". 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
ALEXANDRE, L. R. B.; CASTRO, B. D. R. . Algumas reflexões sobre tecnologia na sala de aula. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
ALEXANDRE, L. R. B.. Língua Portuguesa: Gramática, Leitura e produção de textos - Módulo II. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
ALEXANDRE, L. R. B.. PROCESSOS DE INSTABILIZAÇÃO DE REFERENTES EM INTERAÇÕES COTIDIANAS. 2009. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BARBOSA, M. L. V.; SOUSA, E. B.; ALEXANDRE, L. R. B.. Participação em banca de Conceição de Maria Ferreira de Macêdo.A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DE TEXTOS EM LIBRAS A PARTIR DA RETEXTUALIZAÇÃO ORAL FEITA POR TILS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal do Piauí.

2.
BARBOSA, M. L. V.; ALEXANDRE, L. R. B.; SOUSA, E. B.. Participação em banca de Eliene Maria de Oliveira Tôrres Silva.O ENSINO DA LIBRAS NO PROCESSO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS SURDAS NO CENTRO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM SURDEZ ?CAS-PI. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal do Piauí.

3.
BARROS, L. E. S.; TORRES, F. F.; ALEXANDRE, L. R. B.. Participação em banca de Ana Paula de Brito Moura.DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUICATIVA: o ensino-aprendizagem da expressão oral na aula de língua portuguesa do 9º ano do ensino Fundamental da Escola Municipal Porfírio Mendes de Moura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí.

4.
TORRES, F. F.; BARROS, L. E. S.; ALEXANDRE, L. R. B.. Participação em banca de Lorena da Silva Moura.Letramento no Ensino Médio e suas implicações para a formação do discente em uma escola pública de Ipiranga ? PI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí.

5.
TORRES, F. F.; ALEXANDRE, L. R. B.; LUZ, F. M.. Participação em banca de Maria Denilma de Souza Luz.O professor de LP e sua interação com as novas tecnologias: contribuições para o ensino de língua inovador. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí.

6.
TORRES, F. F.; ALEXANDRE, L. R. B.; LUZ, F. M.. Participação em banca de Jonielson Soares de Araújo.Novas tecnologias como ferramentas de motivação e aprendizagem no ensino de LP: um estudo sobre a (im)postura do professor e sua relação a tecnologia em sala de aula. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí.

7.
CARVALHO, M. V. L.; WANDERLEY, J. M. D.; ALEXANDRE, L. R. B.. Participação em banca de Dayane Cortez Sousa.A REPRESENTAÇÃO DA FEMININA EM CHARGES QUE ENVOLVEM A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF: um estudo orientado sob a perspectiva da Análise do Discurso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí.

8.
NASCIMENTO, J. F.; RAMOS, A. V.; ALEXANDRE, L. R. B.. Participação em banca de Sérgio de Sousa Ribeiro.O uso Facebook mediado por TICs e sua utilização como ferramenta de auxílio no ensino de Língua Materna. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí.

9.
ALEXANDRE, L. R. B.; AQUINO, L. M.; TORRES, F. F.. Participação em banca de Romário de Sales Rodrigues.A educação brasileira como alvo de críticas no gênero textual charge: um estudo à luz da análise do discurso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí.

10.
ALEXANDRE, L. R. B.; BARROS, L. E. S.; NASCIMENTO, J. F.. Participação em banca de Maria Elenilde Leal de Sousa.Diferentes representações do preconceito linguístico para alunos dos cursos de Letras e Pedagogia da UFPI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí.

11.
ALEXANDRE, L. R. B.; CARVALHO, M. V. L.; NASCIMENTO, J. F.. Participação em banca de Cibelle de Sousa Macêdo.O processo de ensino/aprendizagem da produção textual no 9º ano do ensino fundamental na E. M. Sinobilina. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí.

12.
ALEXANDRE, L. R. B.; RAMOS, A. V.; NASCIMENTO, J. F.. Participação em banca de Manuela da Silva Sousa.A compreensão da charge através da inferência conectiva durante a leitura no Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí.

13.
ALEXANDRE, L. R. B.; RAMOS, A. V.; CARVALHO, M. V. L.. Participação em banca de Erismar Veloso de Sousa.Implicações do ensino tradicional de leitura e produção de textos no 9º ano do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí.

14.
VIANA, M. O. L.; ALEXANDRE, L. R. B.; SOUSA, T. H. Q.. Participação em banca de Lurdiane Ferreira Santos.As propagandas da Skol e da Brahma e sua relação com a identidade nacional: um estudo sob a luz da análise do discurso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.

15.
SILVA, L. S.; ALEXANDRE, L. R. B.; FELIX, A. E. A. S.. Participação em banca de Crislene Dias de Santana.O Homem, a Mulher e a Construção de sentidos nos discursos das letras do estilo forró. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão.

16.
SILVA, L. S.; ALEXANDRE, L. R. B.; FACUNDES, L. P.. Participação em banca de Leylla Maraisa Silva Bezerra.O poder persuasivo do discurso religioso: um olhar à luz da AD. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BARBOSA, M. L. V.; ALEXANDRE, L. R. B.; MARQUES, A. S. A.. SELEÇÃO PÚBLICA PARA PROFESSOR SUBSTITUTO, CLASSE AUXILIAR, NÍVEL I, EM REGIME DE TI-40h VINCULADO À COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS-LIBRAS - CCHL - UFPI-TERESINA-PIAUÍ (Edital n. 02/2017). 2017. Universidade Federal do Piauí.

2.
LUCHI, M.; MARQUES, A. S. A.; ALEXANDRE, L. R. B.. CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE DO MAGISTÉRIO SUPERIOR - EDITAL Nº 09/2017?UFPI, de 01 de junho de 2017. 2017. Universidade Federal do Piauí.

3.
LIRIO, C. J.; ALEXANDRE, L. R. B.; MARTINS, M. C. R.. SELEÇÃO PÚBLICA PARA PROFESSOR SUBSTITUTO, CLASSE AUXILIAR, NÍVEL I, EM REGIME DE TI-40h PARA O CAMPUS SENADOR HELVÍDIO NUNES DE BARROS-UFPI-PICOS-PIAUÍ (Edital n. 05/2013). 2013. Universidade Federal do Piauí.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ABRALIN EM CENA PIAUÍ. A multimodalidade nas revistas eletrônicas gerenciadas pelo Open Journal Systems (OJS) a partir da perspectiva da Semiótica Social. 2018. (Congresso).

2.
VI Colóquio sobre Gêneros & Textos - COGITE.INTERFACES ENTRE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DE LIBRAS E TEXTO, GÊNERO E DISCURSO. 2018. (Outra).

3.
VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa.Habilidades necessárias para o letramento digital: o ponto de vista de matrizes de avaliação e de planejamento. 2017. (Simpósio).

4.
Encontro Juventude e Virtualidade. 2016. (Encontro).

5.
Grande Conferência The Anthropocene Across Media Borders: from Scientific Discourse to Blockbuster. 2016. (Outra).

6.
V COGITE - Colóquio sobre Gêneros & Textos.HABILIDADES TECNOLÓGICAS E FAZER ACADÊMICO: O QUE (NÃO) APRENDEMOS NA UNIVERSIDADE? [participação em Mesa-Redonda]. 2016. (Outra).

7.
VII SETED - Seminário de Teses e Dissertações.?Os caminhos de navegação e de leitura online percorridos por graduandos em Letras para realizar tarefas acadêmicas. 2016. (Seminário).

8.
3º CONGRESSO INTERNACIONAL LINGUAGEM E INTERAÇÃO. A percepção de graduandos recém-ingressos da Universidade Federal do Piauí em relação ao gênero Resumo: uma comparação da prática realizada no Ensino Médio com a realizada no Ensino Superior. 2015. (Congresso).

9.
Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre: UEADSL. Utilização de software livre nas escolas da rede estadual de Teresina-PI. 2015. (Congresso).

10.
IV Semana de Letras.LETRAMENTOS ACADÊMICOS E LETRAMENTOS DIGITAIS: A INTERAÇÃO ENTRE FATORES CONTEXTUAIS E TECNOLÓGICOS. 2015. (Outra).

11.
VIII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Organização retórica da seção de justificativa de projetos de pesquisa de programas de pós-graduação. 2015. (Simpósio).

12.
I Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória.Perfis Organizacionais e Institucionais no Twitter: uma Análise da Experiência de Não-Recorrência de Exemplares dos Gêneros. 2014. (Encontro).

13.
IV COGITE - Colóquio sobre Gêneros & Textos.A organização retórica da seção de justificativa de projetos de pesquisa: um estudo comparativo entre a prática de escrita de mestrandos e as indicações de manuais de escrita acadêmica. 2014. (Outra).

14.
III Colóquio sobre Gêneros & Textos (III COGITE).O JOGO ENTRE O ARQUETÍPICO E O ESPECÍFICO NA FORMA COMPOSICIONAL DO GÊNERO NOTÍCIA POLICIAL. 2013. (Outra).

15.
IV Encontro Acadêmico de Letras.Minicurso: "Gêneros e Referenciação". 2013. (Encontro).

16.
IV Semana Acadêmica de Pedagogia e III Semana de Letras.Letramentos: currículo, língua(gens), tempos e espaços. 2013. (Outra).

17.
Simpósio de Referenciação, Variação e Significação.Processos de referenciação em perfis de humor do tipo ?da depressão? e em perfis institucionais no TWITTER: as IES como objeto de discurso. 2013. (Simpósio).

18.
VII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.O funcionamento dos gêneros no Twitter: uma discussão à luz dos Estudos Retóricos de Gênero. 2013. (Simpósio).

19.
4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação.A NARRATIVA DE BASTIDORES NO GÊNERO PERFIL FAKE DO TWITTER: ESTRATÉGIAS RETÓRICAS. 2012. (Simpósio).

20.
II Semana de Linguagens e Códigos.Estratégias e Técnicas para uso do PowerPoint em trabalhos acadêmicos. 2012. (Outra).

21.
VI ENCONTRO LINGUÍSTICO E LITERÁRIO DO MESTRADO EM LETRAS - UFPI.Minicurso: "Gêneros Acadêmicos". 2012. (Encontro).

22.
VII Festival Shakespeare.Minicurso: "Trabalhando com affordances: o que as pessoas fazem nas redes sociais". 2012. (Outra).

23.
VIII Jornada de Estudos em Literaturas e Culturas Ibéricas.Fusão forma/ substância nos Fakes do Twitter: as recorrências do gênero materializadas nos perfis.. 2012. (Outra).

24.
XII Simpósio de Letras.Minicurso: Trabalho acadêmico e o PowerPoint: discutindo estratégias e técnicas. 2012. (Simpósio).

25.
XII Simpósio de Letras.Minicurso: Reflexões sobre tecnologia e produção de texto acadêmico. 2012. (Simpósio).

26.
I COGITE - COLÓQUIO DE ESTUDOS SOBRE GÊNEROS & TEXTOS.O PROBLEMA DA RELAÇÃO ENTRE GÊNERO E MEIO DIGITAL: GÊNERO OU CONJUNTO DE AFFORDANCES?. 2011. (Outra).

27.
IV Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais.A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO DE GÊNEROS NA CONSTRUÇÃO DOS FAKES DO TWITTER. 2011. (Encontro).

28.
VIII Evidosol e V Ciltec on-line. Operações de retextualização em textos divulgados em sites e no Twitter - o caso dos perfis das universidades piauienses. 2011. (Congresso).

29.
VI Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais (SIGET).Ação pragmática desempenhada pelos perfis fakes de celebridades no Twitter: a visão dos criadores. 2011. (Simpósio).

30.
V SEMANA DE LETRAS - LITERATURA E LINGUAGEM: PESQUISA E ENSINO EM FOCO.As (quase) novidades do hipertexto. 2011. (Outra).

31.
3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação.APENAS 140 CARACTERES? PRESSÕES COMUNICATIVAS E TRANSGRESSÕES DOS LIMITES DO TWITTER. 2010. (Simpósio).

32.
Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. Os conflitos entre recorrência e dinamicidade no Twitter: As (im)possibilidades como gênero do discurso. 2010. (Congresso).

33.
III Colóquio Aled Brasil. Discurso e Práticas Sociais. Um tributo à Luiz Antonio Marcuschi.#MARCARPORQUE - FUNÇÕES E RELAÇÕES DISCURSIVAS DAS HASHTAGS NO TWITTER. 2010. (Outra).

34.
I Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem (SINIEL).A influência do Gênero na Referenciação: o caso da Carta ao Leitor. 2010. (Simpósio).

35.
V ENCONTRO LINGUÍSTICO E LITERÁRIO DO MESTRADO EM LETRAS - UFPI.Normas dadas e normas praticadas na composição das placas de formatura. 2010. (Encontro).

36.
VII Evidosol (Encontro Virtual de Documentação em Software Livre) e IV Ciltec-online (Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online). A construção do objeto de discurso através da intertextualidade nos fakes do Twitter. 2010. (Congresso).

37.
VI Jornada de Estudos em Literaturas e Culturas Ibéricas.Atos de fala e Gêneros textuais/discursivos: Uma breve discussão. 2010. (Outra).

38.
XXIII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos. ?UM RONALDO MAIS RONALDO? ? UMA DISCUSSÃO SOBRE OCORRÊNCIAS DE EXPRESSÕES NOMINAIS INDEFINIDAS COM NOME PRÓPRIO. 2010. (Congresso).

39.
II Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia - CIELLA. Uma Análise Semântica, Discursiva e de Gênero da Ambiguidade em Anúncios Publicitários. 2009. (Congresso).

40.
II Semana de Letras.Por uma Legitimidade do Estudo de Gêneros: os Argumentos de Todorov e Bakhtin. 2009. (Outra).

41.
IV ECLAE - Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino.A previsão do comportamento adolescente - o caso dos testes de revistas. 2009. (Encontro).

42.
VI Congresso Internacional da Abralin. O indefinido nas expressões anafóricas com nomes próprios. 2009. (Congresso).

43.
V Jornada de Estudos em Literaturas e Culturas Ibéricas.Notícia Policial ou Coluna Social? - A Promoção da Polícia Marcada pelo Nome Próprio nos Jornais Piauienses. 2009. (Outra).

44.
XVIII Seminário de Iniciação Científica.Processos de instabilização de referentes em interações cotidianas. 2009. (Seminário).

45.
6° Salão do Livro do Piauí-Salipi. 2008. (Outra).

46.
Encontro Internacional de Texto e Cultura."Adão e Eva no Paraíso" e Gênesis - O dilema do homem do século XIX. 2008. (Encontro).

47.
III Encontro do Mestrado em Letras-EnMel.Os objetos de discurso em Ensaio sobre a cegueira - Variações e Intenções. 2008. (Encontro).

48.
III Encontro do Mestrado em Letras-EnMel.A construção do referente Ronaldo na capa das revistas Veja e IstoÉ: da glória à crise. 2008. (Encontro).

49.
Semana de Letras. 2008. (Outra).

50.
X Encontro Regional dos Estudantes de Letras-Erel. 2008. (Encontro).

51.
II Encontro do Mestrado em Letras-EnMel. 2007. (Encontro).

52.
IX Encontro Regional dos Estudantes de Letras-Erel. 2007. (Encontro).

53.
4° Salão do Livro do Piauí-Salipi. 2006. (Outra).

54.
I Encontro de Pesquisadores em Linguagem e Literatura. 2006. (Encontro).

55.
I Encontro do Mestrado em Letras-EnMel. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALEXANDRE, L. R. B.; CASTRO, B. D. R. ; SILVA, C. R. B ; LIMA, C. A. C. R. ; SOUSA, E. B. ; ALVES FILHO, F. ; ALVES, L. S. ; SOUSA, L. C. ; BARBOSA, M. L. V. ; TORRES, M. R. L. . VI Colóquio sobre Gêneros & Textos - COGITE. 2018. (Congresso).

2.
CASTRO, B. D. R. ; SOUSA, E. B. ; ALVES FILHO, F. ; ALVES, L. S. ; ALEXANDRE, L. R. B. ; VIEIRA, M. L. . V COGITE - Colóquio sobre Gêneros & Textos. 2016. (Outro).

3.
CASTRO, B. D. R. ; SOUSA, E. B. ; SILVA, F. O. ; ALVES, L. S. ; ALEXANDRE, L. R. B. ; VIEIRA, M. L. . IV COGITE - Colóquio sobre Gêneros & Textos. 2014. (Congresso).

4.
ALEXANDRE, L. R. B.; CASTRO, B. D. R. ; SOUSA, E. B. ; SANTOS, E. P. ; ALVES, L. S. ; VIEIRA, M. L. . III Colóquio sobre Gêneros & Textos (III COGITE). 2013. (Outro).

5.
ALEXANDRE, L. R. B.. VI Encontro Linguístico e Literário do Mestrado em Letras. 2012. (Outro).

6.
ALEXANDRE, L. R. B.; ALVES FILHO, F. ; BRITO, M. R. S. ; CASTRO, B. D. R. ; SANTOS, C. A. ; SILVA, L. S. ; SOUSA, D. P. ; VIEIRA, M. L. . I COGITE - COLÓQUIO DE ESTUDOS SOBRE GÊNEROS & TEXTOS. 2011. (Outro).

7.
ALEXANDRE, L. R. B.. XXIII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos. 2010. (Congresso).

8.
ALEXANDRE, L. R. B.. II Semana de Letras. 2009. (Outro).

9.
ALEXANDRE, L. R. B.. IV Encontro do Mestrado em Letras. 2009. (Outro).

10.
ALEXANDRE, L. R. B.. IV ECLAE - Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Erismar Veloso de Sousa. Implicações do ensino tradicional de leitura e produção de textos no 9º ano do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Leila Rachel Barbosa Alexandre.

2.
Romário de Sales Rodrigues. A educação brasileira como alvo de críticas no gênero textual charge: um estudo à luz da análise do discurso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Leila Rachel Barbosa Alexandre.

3.
Manuela da Silva Sousa. A compreensão da charge através da inferência conectiva durante a leitura no Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Leila Rachel Barbosa Alexandre.

4.
Maria Elenilde Leal de Sousa. Diferentes representações do preconceito linguístico para alunos dos cursos de Letras e Pedagogia da UFPI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Leila Rachel Barbosa Alexandre.

5.
Cibelle de Sousa Macêdo. O processo de ensino/aprendizagem da produção textual no 9º ano do ensino fundamental na E. M. Sinobilina. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Leila Rachel Barbosa Alexandre.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
SILVA, G. E. A. ; ALEXANDRE, L. R. B. ; MAZUR, L. C. S. . Google Docs: Produção de artigo de opinião. In: Carla Viana Coscarelli. (Org.). Cidadania digital: atividades para formação do pensamento crítico. 1ed.Belo Horizonte: SC Literato, 2017, v. , p. 19-22.

2.
ALEXANDRE, L. R. B.; MAZUR, L. C. S. ; TARTONI, M. R. R. ; SILVA, M. T. ; OLIVEIRA, R. O. F. B. ; GONDIM, R. ; NETO, S. . Veracidade das notícias no Facebook. In: Carla Viana Coscarelli. (Org.). Cidadania digital: atividades para formação do pensamento crítico. 1ed.Belo Horizonte: SC Literato, 2017, v. , p. 121-150.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ZAVAM, A. ; ALEXANDRE, L. R. B. . Resenha do livro 'Tecnologias para Aprender', organizado por Carla Viana Coscarelli. Revista Presença Pedagógica, Belo Horizonte, , v. 22, p. 65 - 68, 19 jul. 2016.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/11/2018 às 5:37:12