Laura Mendes Rodrigues

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9162084472316779
  • Última atualização do currículo em 11/02/2019


Mestranda do PPG Educação em Ciências -Química da Vida e Saúde na Universidade Federal do Pampa- Unipampa 2018/1. Licenciada em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do RS (2008), com especialização em Educação Física Escolar pela Universidade do Norte do Paraná, (2017). Atuação inicial no Centro de Atenção Psicossocial- CAPS (2006 á 2008), no Projeto de Promoção da Saúde, Prevenção de Doenças e Agravos não Transmissíveis- DANTs, (2009 à 2014) e Centro de Convivência Maior (2010 à 2014). Nomeada para rede municipal, (2011) e estadual (2014) na educação básica como professora de educação física dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Integrante do Grupo de Estudos em Educação Física e Esportes- GEEFE, do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores - GEPEF e do Grupo de estudos e pesquisa em Gênero, Educação e diferença- TUNA. Possui interesse nas áreas de Educação Física escolar, saúde, educação em saúde, Formação de Professores e pesquisas humanas e sociais. Email: prof.laurafumagalli@gmail.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Laura Mendes Rodrigues
Nome em citações bibliográficas
RODRIGUES, L. M.;Laura. Mendes. Rodrigues;FUMAGALLI, L. M.R.;FUMAGALLI, LAURA MENDES RODRIGUES;FUMAGALLI, Laura Mendes Rodrigues;RODRIGUES, LAURA MENDES

Endereço


Endereço Profissional
PREFEITURA MUNICIPAL DE URUGUAIANA.
AVENIDA QUINZE DE NOVEMBRO
CENTRO
97500510 - Uruguaiana, RS - Brasil
Telefone: (55) 34136227


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Título: Intervenções colaborativas no processo de desenvolvimento profissional docente, utilizando a temática promoção da saúde,Orientador: Phillip Vilanova Ilha.
2016 - 2017
Especialização em Especialização em Educação Física Escolar.
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
Título: AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM DESAFIO A CUMPRIR.
2005 - 2008
Graduação em Educação Física.
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL- PUC- CAMPUS URUGUAIA, PUCRS, Brasil.
Título: AS METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE PÚBLICA E PRIVADA DO MUNICIPIO DE URUGUAIANA-RS-BRASIL..
Orientador: LÚCIO ANDRÉ BRANDT.
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos, PRÓ UNI, Brasil.
2000 - 2002
Ensino Médio (2º grau).
ELISA FERRARI VALLS, ELISA, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Curso de Mapeador- Iniciante. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2017 - 2017
ESPORTE INCLUSIVO. (Carga horária: 20h).
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL, SEDUC, Brasil.
2017 - 2017
OFICINA DE FUTSAL. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2017 - 2017
Curso Internacional de Técnico de Ecoesporte. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2015 - 2016
EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL. (Carga horária: 80h).
Cidade Aprendizagem, Cid Apz, Brasil.
2015 - 2015
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR- JOGOS E BRINCADEIRAS. (Carga horária: 80h).
Cidade Aprendizagem, Cid Apz, Brasil.
2015 - 2015
EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO ESCOLAR. (Carga horária: 80h).
Cidade Aprendizagem, Cid Apz, Brasil.
2012 - 2012
Ginástica Cerebral. (Carga horária: 45h).
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA-RS, UFSM, Brasil.
2006 - 2006
EDUCAÇÃO FÍSICA. (Carga horária: 53h).
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL, PUCRS, Brasil.
2005 - 2005
EDUCAÇÃO FÍSICA. (Carga horária: 60h).
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL, PUCRS, Brasil.
2005 - 2005
EDUCAÇÃO FÍSICA. (Carga horária: 23h).
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL- PUC- CAMPUS URUGUAIA, PUCRS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Pesquisadora voluntária, Enquadramento Funcional: Pesquisadora em Grupo de Pesquisa (GEPEF), Carga horária: 2

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Pesquisadora Voluntária, Enquadramento Funcional: Pesquisadora no Grupo de Estudos (GEEFE), Carga horária: 2

Atividades

07/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, .


PREFEITURA MUNICIPAL DE URUGUAIANA, SESMA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Regente de Classe- Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Educação Física dos anos finais do Ensino Fundamental

Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE EDUCAÇAO FÍSICA, Carga horária: 24
Outras informações
COORDENAÇÃO DO PROJETO DANTS- EXERCÍCIOS FÍSICOS ORIENTADOS COM PROPÓSITO DE PROMOVER A SAÚDE, PREVENIR DOENÇAS E AGRAVOS CAUSADOS PELO SEDENTARISMO, ESTRESSE E OCIOSIDADE.

Atividades

10/2017 - Atual
Direção e administração, 10º Coordenadoria Regional de Educação, .

Cargo ou função
Vice- Diretora.

10º Coordenadoria Regional de Educação, 10ºCRE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: REGENTE DE CLASSE- PROFESSOR, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: REGENTE DE CLASSE- PROFESSOR, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: VICE DIRETORA, Carga horária: 20

Atividades

09/2011 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Física


Linhas de pesquisa


1.
1- Atividade Física e Promoção da Saúde
2.
2- Ensino, aprendizagem, metodologias de avaliação
3.
3- Esporte, atividades físicas e Saúde
4.
4- Metodologias Ativas e Formação de professores
5.
5- Inclusão escolar e Jogos Paradesportivos


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Intervenções colaborativas no processo de desenvolvimento profissional docente, utilizando a temática promoção da saúde
Descrição: A escola é um espaço institucional privilegiado para a convivência social, para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde e à construção de uma resposta aos desafios colocados para a sociedade. Tanto a saúde quanto a educação buscam caminhos para construir um sujeito em estado de permanente aprendizagem, aprendendo a aprender, aprendendo a ensinar e ensinando a aprender. Nesse contexto, a presente pesquisa objetiva investigar a influência de intervenções colaborativas no processo de desenvolvimento profissional docente, utilizando a temática promoção da saúde. Situado nos domínios da abordagem qualitativa e caracterizado, quanto aos objetivos, como exploratório, esse estudo trata-se de uma pesquisa colaborativa, o qual, utilizará o método não-probalístico intencional, selecionando 01 (uma) escola de médio a grande porte da rede municipal de ensino de Uruguaiana/RS, como população do estudo. Serão inclusos todos os professores que lecionam, nos anos finais do ensino fundamental, da escola selecionada e que aceitarem participar voluntariamente. Serão excluídos do estudo, os docentes que não realizarem as entrevistas/questionários e que não tiverem uma participação efetiva nas intervenções colaborativas. A fim de alcançar o objetivo proposto, no desenvolvimento da pesquisa, serão utilizados diferentes procedimentos metodológicos, organizados em três momentos: O primeiro, identificará as concepções prévias dos professores sobre promoção da saúde e, também, como se apresentam as práticas pedagógicas vigentes relativo aos temas sobre promoção da saúde; O segundo momento consistirá de um programa de intervenções colaborativa levando em conta os resultados encontrados no primeiro momento, visando à reflexões dos conceitos e práticas vigentes dos docentes sobre a promoção de saúde; O terceiro momento buscará constatar a influência das intervenções no que se refere ao desenvolvimento profissional docente, a contribuição para o saber e à prática docente. Como instrumento de coleta de dados utilizar-se-á de questionários, entrevistas, gravações, observação participante e diário de campo. Para análise dos dados qualitativos empregará a análise de conteúdo, para os demais dados utilizará a estatística descritiva. A pesquisa será conduzida de acordo com os princípios éticos, de acordo com as Resoluções 510/16 e da Resolução nº 466/12 do Ministério da Saúde que regulamenta as pesquisas com seres humanos no Brasil. Espera-se que através da aproximação positiva entre pesquisador e professores, que as intervenções colaborativas contribuam com as práticas pedagógicas docentes a partir da investigação da própria prática...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) .

Integrantes: Laura Mendes Rodrigues - Integrante / VERONICA DE CARVALHO VARGAS - Integrante / ILHA, PHILLIP VILANOVA - Coordenador / THAIS DE LIMA SANTOS - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Oficinas de Esportes
Descrição: O esporte constitui um importante instrumento para a formação integral do cidadão, favorecendo deste modo a consciência de seu próprio corpo, explorar seu limites, aumentar as suas possibilidades, desenvolver o espírito de solidariedade, de cooperação mútua e de respeito pelo coletivo. Nesse sentido, é importante proporcionar aos professores, que atuam na educação básica, constante formação e capacitação nas mais diversas modalidades esportivas, como também, de diversas abordagens pedagógicas do esporte. É nesse sentido, que o presente projeto de extensão visa proporcionar espaços e momentos de formação continuada, e também de formação inicial, aos professores da rede pública de Uruguaiana e acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física, sobre esportes coletivos e individuais. As ações de formação dar-se-ão através de atividades teóricas e práticas sobre os aspectos estruturais, funcionais, metodológicos, didáticos, técnicos e táticos dos desportes. Utilizar-se-á de oficinas pedagógicas dos seguintes esportes: Rugby, Badminton, Esporte Orientação, Xadrez, Voleibol, Basquetebol, Handebol, Futebol, Esportes Adaptados, entre outros elencados pelos próprios professores e/ou acadêmicos da Educação Física. As oficinas pedagógicas realizar-se-ão quinzenalmente ou mensalmente, conforme disponibilidade dos professores da rede pública, no campus da Unipampa de Uruguaiana e também nas escolas nos quais os professores lecionam...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Laura Mendes Rodrigues - Integrante / ILHA, PHILLIP VILANOVA - Coordenador / THAIS DE LIMA SANTOS - Integrante / Letícia Corrêa Vaz - Integrante / Gabriel Peiter Engers - Integrante / Fernando Ferreira Dias - Integrante / ANDREY PIEGAS PIFFERO - Integrante / Luciano Eduardo Gomes Ferreira - Integrante / Lúcia Helena Rivero Meza - Integrante / Bianca Martins Mello - Integrante / Caroline Xavier Fialho - Integrante / Any Gracyelle Brum dos Santos - Integrante / Vinícius dos Santos Silveira - Integrante / Vitória Rodrigues Rocha - Integrante.
2017 - Atual
Formação em Ecoesporte

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Phillip Vilanova Ilha em 01/02/2019.
Descrição: O Ecoesporte é uma modalidade esportiva que tem como princípio filosófico o equilíbrio entre o homem e a natureza. Proporciona a interação com o meio ambiente, o desenvolvimento de uma consciência ecológica, bem como, o desenvolvimento das capacidades físicas e cognitivas, aprimorando a autoconfiança e a segurança dos seus praticantes. O Ecoesporte consiste em uma corrida ou caminhada em ambiente natural e desconhecido, no qual o atleta deve ter o senso de orientação para localizar metas (objetos da natureza ou pontos), no menor tempo possível, de dia ou a noite, conduzindo apenas um mapa cartográfico e uma bússola para orientação. Nesse contexto, que o presente projeto de extensão visa capacitar acadêmicos, professores da rede pública municipal e estadual de ensino, nessa modalidade esportiva. As ações de capacitação dar-se-ão através de atividades teóricas e práticas sobre os aspectos filosófico, técnicos e práticos do Ecoesporte, sendo desenvolvidas atividades quinzenalmente, no Campus da Unipampa de Uruguaiana, parques, campos e áreas que serão mapeadas para o esporte...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Laura Mendes Rodrigues - Integrante / VERONICA DE CARVALHO VARGAS - Integrante / ILHA, PHILLIP VILANOVA - Coordenador / THAIS DE LIMA SANTOS - Integrante / Gabriel Peiter Engers - Integrante / ANDREY PIEGAS PIFFERO - Integrante / José Otavio Franco Dornelles - Integrante.


Projetos de ensino


2017 - Atual
Esporte Universitário
Descrição: Dentre as diferentes fatias da população que precisam de oportunidade de acesso a práticas corporais planejadas, orientadas e avaliadas estão os estudantes universitários (Marcondeli et al., 2008). Grande parte dos estudantes universitários, por razões como a necessidade de organizar o tempo entre os estudos e o trabalho, acaba por não realizar nenhum tipo de atividade física regular (Marcondeli et al., 2008). Uma alternativa para a redução na inatividade física seria a oferta de programas de atividade física na própria instituição, o que, mesmo para os que trabalham, poderia facilitar a realização de alguma atividade física. É bem verdade que em muitas universidades brasileiras existe o esporte universitário. Todavia, a ótica de oferta e planejamento deste esporte é muitas vezes visando o rendimento esportivo para a participação em jogos, como é destacado por Estarepravo et al. (2010). Não obstante, é importante que fique claro, que o problema não é existir a alternativa do esporte de competição para estudantes universitários, e sim existir exclusivamente esta expressão. Nesse sentido, partimos da premissa que é necessário e adequado disponibilizar aos discentes universitários a oportunidade de participarem de modalidades esportivas centradas na ótica educacional e do lazer, oportunizando a um número maior de estudantes o acesso ao esporte e, consequentemente, aumentando seus níveis de atividade física e todos os benefícios a ela associados. Portanto, o presente projeto de ensino objetiva proporcionar aos discentes do campus Uruguaiana a prática de modalidades esportivas educacionais, bem como, a melhoria no convívio e na integração social, da autoestima, das capacidades e habilidades motoras e das condições de saúde. Serão ofertados a todos os acadêmicos, campus Uruguaiana, práticas de modalidades esportivas na forma de clubes esportivos. Pretende-se, inicialmente, proporcionar as modalidades Rygby e Futebol de campo, com possibilidades de ampliação para as modalidades Ecoesporte, Caminhada/Corrida e Ciclismo. As mesmas serão desenvolvidas duas vezes por semana, com duração de 1h30min, no próprio campus. As atividades serão desenvolvidas pelo docente coordenador juntamente com os discentes e professores colaboradores do projeto. A equipe executora do projeto pretende reunir-se semanalmente para planejamento e avaliação da metodologia utilizada nas atividades, bem como os ganhos qualitativos para o público alvo com a participação no projeto. Com os fatos e dados constatados no desenvolvimento do projeto serão realizados grupos de estudos para amadurecer os conhecimentos observados sobre esporte educacional, e as possibilidades de avançar na proposta para dar conta dos objetivos propostos e dos resultados esperados. Espera-se com a execução do projeto a democratização do acesso ao esporte e lazer, mobilizar a comunidade acadêmica e obter um aumento do número de praticantes de atividades esportivas educacionais, buscando uma melhoria no convívio e na integração social, bem como a melhoria da autoestima, das capacidades e habilidades motoras e das condições de saúde dos participantes. Esperamos que a importância da prática regular de atividades esportivas e de lazer seja reconhecida em nossa Instituição, que os praticantes/beneficiados reconheçam esta prática como um direito e que os não praticantes se conscientizem da importância deste hábito para de uma vida saudável, culminando na implementação do Programa enquanto uma Política de Assistência Estudantil...
Situação: Em andamento; Natureza: Ensino.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Laura Mendes Rodrigues - Integrante / VERONICA DE CARVALHO VARGAS - Integrante / ILHA, PHILLIP VILANOVA - Coordenador / THAIS DE LIMA SANTOS - Integrante.
Temáticas: Formação inicial ou continuada de professores, Ensino e aprendizagem.
Cooperações: Instituição de Ensino.


Outros Projetos


2009 - 2014
Projeto de Promoção da Saúde, Prevenção de Doenças e Agravos não Transmissíveis- DANTS
Descrição: O Projeto DANTS, está presente em todos os bairros do munícipio de Uruguaiana, nas Unidades básicas de saúde, ofertando gratuitamente no mínimo 3 vezes na semana Exercícios físicos, planejados, orientados e executados por profissionais da Educação Física, registrados no órgão de atuação, com o propósito de diminuir os índices de doenças causadas pelo sedentarismo, diminuir a ociosidade, propiciar o convívio social, melhorar a auto estima, aumentar os conhecimentos teóricos e práticos e o empoderamento pessoal sobre sua saúde e qualidade de vida. Os integrantes do projeto usufruem ainda de acompanhamento regular da pressão arterial, realizada por técnicos de enfermagem, acompanhamento médico quando necessário, palestras interativas sobre diferentes temáticas relacionadas a Promoção da Saúde, acompanhamento da melhora no condicionamento físico, através de avaliações físicas, acompanhamento, orientações e troca de experiências realizadas pelos educadores físicos, psicólogas e nutricionistas que fazem parte do projeto....
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) .

Integrantes: Laura Mendes Rodrigues - Coordenador / Alex Santos Carvalho - Integrante / fausto Pereira Pereira - Integrante / Diego Xavier Roque - Integrante / MARCÍRIA PINTOS LAMBERT - Integrante.


Revisor de periódico


2019 - Atual
Periódico: REVISTA INTERDISCIPLINAR DE PROMOÇÃO DA SAÚDE


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Ensino.
4.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: SAÚDE.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Aprovação no Exame de Proficiência em Língua Espanhola, Universidade Federal do Pampa..
2016
Honra ao mérito por desempenho e contribuição na Educação Física na cidade de Uruguaiana RS., Prefeitura Municipal de Uruguaiana.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SAFONS, FELIPE COSTA2018 SAFONS, FELIPE COSTA ; FUMAGALLI, Laura Mendes Rodrigues ; ILHA, PHILLIP VILANOVA . Fatores motivacionais para a prática do futebol de campo em jovens atletas. Revista Interdisciplinar de Promoção da Saúde, v. 1, p. 80-85, 2018.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VARGAS, V. C. ; RODRIGUES, L. M. ; VILANOVA ILHA, P. ; SOARES, M. C. . ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS EM ATIVIDADES PARADESPORTIVAS. In: 9º SIEPE- SALÃO INTERNACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 2017, SANTANA DO LIVRAMENTO. O CONHECIEMNTO VAI ALÉM DAS FRONTEIRAS, 2017.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ANDREY PIEGAS PIFFERO ; ILHA, PHILLIP VILANOVA ; SANCHOTENE, I. J. ; FUMAGALLI, L. M.R. . IMPACTO DAS OFICINAS DE ESPORTES NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE. In: : Mostra Científica do 10° Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2018, Santana do Livramento. Anais do Mostra Científica do 10o Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE). Bagé: UNIPAMPA, 2018. v. 8.

2.
ANDREY PIEGAS PIFFERO ; FUMAGALLI, L. M.R. ; ILHA, PHILLIP VILANOVA . PREFERÊNCIAS DE ESCOLARES RELATIVAS À ORGANIZAÇÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÂO FÍSICA: MISTAS OU SEPARADAS POR SEXO. In: 37º Simpósio Nacional de Educação Física, 2018, Pelotas. Anais do 37º Simpósio Nacional de Educação Física. Pelotas: UFPEL, 2018, 2018.

3.
Caroline Xavier Fialho ; VILANOVA ILHA, P. ; FUMAGALLI, L. M.R. . PERCEPÇÕES DE ISOLAMENTO SOCIAL DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: : 37º Simpósio Nacional de Educação Física, 2018, Pelotas. Anais do 37º Simpósio Nacional de Educação Física. Pelotas: UFPEL, 2018, 2018.

4.
SANCHOTENE, I. J. ; FUMAGALLI, L. M.R. ; ILHA, PHILLIP VILANOVA . USO DE ÁLCOOL, TABACO POR ADOLESCENTES ESCOLARES EM MUNICÍPIO DE URUGUAIANA/RS. In: 37º Simpósio Nacional de Educação Física, 2018, Pelotas. Anais do 37º Simpósio Nacional de Educação Física. Pelotas: UFPEL, 2018., 2018.

5.
VARGAS, V. C. ; FUMAGALLI, L. M.R. ; ILHA, PHILLIP VILANOVA . NÍVEL E PERCEPÇÕES DE ATIVIDADE FÍSICA DE ESCOLARES. In: 37º Simpósio Nacional de Educação Física, 2018, Pelotas. Anais do 37º Simpósio Nacional de Educação Física. Pelotas: UFPEL, 2018., 2018.

6.
Luciano Eduardo Gomes Ferreira ; FUMAGALLI, L. M.R. ; ILHA, PHILLIP VILANOVA . ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: 37º Simpósio Nacional de Educação Física, 2018, Pelotas. Anais do 37º Simpósio Nacional de Educação Física, Pelotas: UFPEL, 2018., 2018.

7.
FUMAGALLI, L. M.R.; VARGAS, V. C. ; SILVA, L. S. ; ILHA, PHILLIP VILANOVA . Atividades paradesportivas no contexto escolar. In: II Encontro Regional de Ensino de Ciências, 2018, Porto Alegre. Anais do II Encontro Regional de Ensino de Ciências, 2018.

8.
SILVA, L. S. ; FUMAGALLI, L. M.R. ; VARGAS, V. C. ; LARA, S. . Avaliação e suas abordagens literárias na educação física escolar. In: II Encontro Regional de Ensino de Ciências, 2018, Porto Alegre. Anais do II Encontro Regional de Ensino de Ciências, 2018.

9.
VARGAS, V. C. ; FUMAGALLI, L. M.R. ; SILVA, L. S. ; ILHA, PHILLIP VILANOVA . Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental. In: II Encontro Regional de Ensino de Ciências, 2018, Porto Alegre. Anais do II Encontro Regional de Ensino de Ciências, 2018.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVEIRA, V. ; FUMAGALLI, Laura Mendes Rodrigues ; VARGAS, V. C. ; TEIXEIRA A M ; SANCHOTENE, I. J. ; VILANOVA ILHA, P. . ESTADO NUTRICIONAL E A CORRELAÇÃO COM A AUTOPERCEPÇÃO DA SAÚDE EM ESCOLARES.. In: 10º Salão Internacional de Pesquisa, Ensino e EXTENSÃO, 2018. Anais do 10º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa, 2018.. Santana do Livramento. v. v. 04..

2.
ANDREY PIEGAS PIFFERO ; SANCHOTENE, I. J. ; ILHA, PHILLIP VILANOVA ; VARGAS, V. C. ; FUMAGALLI, L. M.R. . Impacto das oficinas de esportes no desenvolvimento profissional docente. In: Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2018, Santana do Livramento. Anais Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2018, 2018.

3.
Letícia Corrêa Vaz ; FUMAGALLI, L. M.R. ; Luciano Eduardo Gomes Ferreira ; ILHA, PHILLIP VILANOVA ; Gabriel Peiter Engers ; Lúcia Helena Rivero Meza . Ecoesporte: uma possibilidade pedagógica no ensino da Educação Física. In: Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2018, Santana do Livramento. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2018, 2018.

4.
CARVALHO, A. S. ; RODRIGUES, L. M. ; PEREIRA, F. P. ; ROQUE, D. X. . EXERCÍCIOS FÍSICOS DIRECIONADOS À PACIENTES HIPERTENSOS. In: 11º Congresso Internacional da Rede Unida, 2014, FORTALEZA. Anais do 11º Congresso Internacional da Rede Unida. Fortaleza: Revista Interface, 2014. v. 18.

5.
PEREIRA, F. P. ; CARVALHO, A. S. ; RODRIGUES, L. M. ; ROQUE, D. X. . O PERFIL DOS PACIENTES DO SUS PARTICIPANTES DO PROJETO DANTS DO MUNICÍPIO DE URUGUAIANA RS.. In: 11º CONGRESSO INTERNACIONAL REDEUNIDA, 2014, FORTALEZA- CEARÁ. COMUNICAÇÃO, SAÚDE, EDUCAÇÃO. Fortaleza: REVISTA INTERFACE, 2014.

6.
CARVALHO, A. S. ; RODRIGUES, L. M. ; PEREIRA, F. P. ; ROQUE, D. X. . UM PARECER EM RELAÇÃO AO EXERCÍCIO FÍSICO E A QUALIDADE DE VIDA. In: 11º CONGRESSO INTERNACIONAL REDEUNIDA, 2014, FORTALEZA. COMUNICAÇÃO, SAÚDE, EDUCAÇÃO. FORTALEZA: REVISTA INTERFACE, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
RODRIGUES, L. M.. EDUCAÇÃO PARA TODOS, INCLUSÃO ATRAVÉS DO ESPORTE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
RODRIGUES, L. M.. ATIVIDADE DE RECREAÇÃO PARA IDOSOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1°CAMP BASQUETE FRONTEIRA OESTE.1°CAMP BASQUETE FRONTEIRA OESTE. 2018. (Outra).

2.
10° Salão Internacional de de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE).ESTADONUTRICIONAL EACORRELAÇÃOCOM AAUTOPERCEPÇÃODA SAÚDEEMESCOLARES. 2018. (Outra).

3.
37° Simpósio Nacional de Educação Física e Saúde.PARTICIPAÇÃO DE ESCOLARES COM SÍNDROME DE DOWN NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM URUGUAIANA/RS. 2018. (Simpósio).

4.
37º Simpósio Nacional de Educação Física e 3º Simpósio Sul Brasileiro de Atividade Física e Saúde.. 2018. (Simpósio).

5.
II Encontro de Formação em Educação Física ? Educação Infantil e Anos Iniciais, que teve como tema a ?Inclusão escolar e suas possibilidades?,. 2018. (Encontro).

6.
II Encontro Regional de Enino de Ciências- EREC. 2018. (Encontro).

7.
II Encontro Regional de Enino de Ciências- EREC.Atividades paradesportivas no contexto escolar. 2018. (Encontro).

8.
II Encontro Regional de Enino de Ciências- EREC.Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. (Encontro).

9.
II Encontro Regional de Enino de Ciências- EREC.Avaliação e suas abordagens literárias na educação física escolar. 2018. (Encontro).

10.
II SIMPÓSIO INTEGRADO DOS PPGs UNIPAMPA/URUGUAIANA e III SIMPÓSIO GAÚCHO DE INOVAÇÃO EM SAÚDE. 2018. (Simpósio).

11.
II SIMPÓSIO INTEGRADO DOS PPGs UNIPAMPA/URUGUAIANA e III SIMPÓSIO GAÚCHO DE INOVAÇÃO EM SAÚDE.ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE DOCENTES DE UM PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO. 2018. (Simpósio).

12.
Palestra: "Sujeitos com deficiência no Ensino Superior, vozes e significados. 2018. (Outra).

13.
9° Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE).ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS EM ATIVIDADES PARADESPORTIVAS. 2017. (Outra).

14.
1º JORNADA INTERNACIONAL DE CHEAN TAIJIQUAN. 2012. (Outra).

15.
III ENCONTRO ESPORTIVO DA FRONTEIRA OESTE.III ENCONTRO ESPORTIVO DA FRONTEIRA OESTE. 2012. (Encontro).

16.
II SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE. 2012. (Simpósio).

17.
Mercomovimento. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE ALUNOS DE 5º À 8º SÉRIE DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE URUGUAIANA/RS.. 2012. (Congresso).

18.
Mercomovimento. BENEFÍCIO DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS DIRECIONADOS À PACIENTES HIPERTENSOS. 2012. (Congresso).

19.
Mercomovimento. 2012. (Congresso).

20.
CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE. 2011. (Outra).

21.
CONIEF. 2006. (Congresso).

22.
CONIEF. 2005. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NEVES, R. ; VILANOVA ILHA, P. ; FUMAGALLI, L. M.R. ; VARGAS, V. C. ; ANDREY PIEGAS PIFFERO . Atualização das regras do voleibol. 2018. (Outro).

2.
VILANOVA ILHA, P. ; FUMAGALLI, L. M.R. . Comissão organizadora do curso de tênis de mesa. 2018. (Outro).

3.
RODRIGUES, L. M.. Projeto de Prevenção de Violência e Acidentes. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Vinicius dos Santos Silveira. ESTADO NUTRICIONAL E A CORRELAÇÃO COM A AUTOPERCEPÇÃO DA SAÚDE EM ESCOLARES. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Laura Mendes Rodrigues.

2.
Andrey Piegas Piffero. IMPACTO DAS OFICINAS DE ESPORTES NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Laura Mendes Rodrigues.

3.
Caroline Xavier Fialho. Perfil de saúde de estudantes dos anos finais do ensino fundamental. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Laura Mendes Rodrigues.



Inovação



Outros projetos



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 18:40:21