Matheus Felipe Barbosa Bahia Fritzsons

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2748481291566166
  • Última atualização do currículo em 26/10/2017


Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais Mestre em Administração Pública pela Fundação joão Pinheiro Especialista em políticas públicas com foco em gênero e raça pela Universidade Federal de Ouro Preto Vasta experiência em pesquisas quantitativas e qualitativas, bem como elaboração de relatórios técnicos ou de pesquisas. Trabalho desenvolvido em áreas como administração pública, análise de dados elaboração e coordenação de pesquisas e equipes e análise de políticas públicas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Matheus Felipe Barbosa Bahia Fritzsons
Nome em citações bibliográficas
FRITZSONS, M. F. B. B.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Administração Pública.
Fundação João Pinheiro, FJP, Brasil.
Título: O empoderamento social e a redução da desigualdade socioecômica em Minas Gerasi entre 2000 e 2010,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Murilo Cássio Xavier Fahel.
Coorientador: Sílvio Ferreira Júnior.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Empoderamento social; desigualdade socioeconômica; gastos sociais.
2013 - 2014
Especialização em Gestão de políticas públicas - GPPER. (Carga Horária: 380h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: A desigualdade econômica no contexto das famílias monoparentais femininas.
2006 - 2011
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Análise da Focalização do Programa Bolsa Família em Minas Gerais.
Orientador: Natália Sátyro.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, P/BELO HORIZONTE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador adjunto de pesquisa, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenação conjunta com a PRODABEL para o processo de geocadastramento dos domicílios em regiões do território contido no programa BH-Cidadania, da Secretaria de Políticas Sociais da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte ? SPS/PBH. Trabalho realizado em parceria entre a PRODABEL e a SPS/PBH onde o trabalho foi coordenar e integrar a equipe de técnicos de recadastramento do CadÚnico oriundos da SPS e a equipe de técnicos da PRODABEL, no intuito de agilizar e dar continuidade ao trabalho deste em cadastrar os domicílios irregulares do município de Belo Horizonte. Responsável também pela seleção de regiões onde o trabalho integrado seria realizado em datas específicas obedecendo ao calendário das duas instituições.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Técnico de ensino superior, Carga horária: 40
Outras informações
Técnico analista de dados quantitativos e dados sociais da Prefeitura de Belo Horizonte, Secretaria Municipal de Políticas Sociais/GPTR ? Gerencia de Programas de Transferência de Renda, cujo trabalho é analisar os dados relativos ao Programa Bolsa Família bem como assessorar a coordenação com municiamento de informações a respeito do PBF em Belo Horizonte. Mapeamento e elaboração de relatórios acerca dos produtos criados. Trabalho realizado entre junho de 2012 e maio de 2013.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de pesquisa, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenação do processo de recadastramento do Cadastro Único para Programas Sociais do público alvo do Programa Bolsa Família realizado pela Secretaria de Políticas Sociais da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte - SPS/PBH. O trabalho consistiu em selecionar os bairros e o público cujo CadÚnico apresentava-se em situação irregular. A tarefa abrangia também a criação da logística de campo, de modo que era necessário a divisão de uma equipe de 15 técnicos da PBH para percorrer os bairros selecionados onde havia concentração de famílias em situação irregular.

Atividades

07/2012 - 05/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Secretaria Municipal de Políticas Sociais, .


Governo do Estado de Minas Gerais, GOVERNO/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Prefeitura Municipal de Contagem, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenador técnico de survey no desenvolvimento do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social - PMHIS, no município de Contagem ? MG, onde o trabalho foi de mapear e realizar o diagnóstico habitacional em Contagem. Identificar e calcular o déficit quantitativo e qualitativo habitacional bem como coordenar a realização de pesquisas de caráter quantitativo e qualitativo junto à população e instituições administrativas municipais.


Fundação João Pinheiro, FJP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Pré-teste/Survey, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenação do pré teste da pesquisa IQVDS - Índice de Qualidade de Vida em Defesa Social. Realizada entre a FJP e a Fundação Guimarães Rosa. Seleção da amostra e treinamento dos aplicadores, bem como as designações específicas para aplicação correta da etapa de pré teste da pesquisa.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Outro Estagiário, Enquadramento Funcional: Bolsista IC, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Survey, Carga horária: 30
Outras informações
Coordenação de Survey na pesquisa: ?Perfil dos professores de séries iniciais? desenvolvida numa parceria entre o GAME/FaE e a Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, cujo trabalho foi elaborar e organizar a logística de aplicação de 5000 questionários em 74 cidades distribuídas pelo estado de Minas Gerais, selecionar os municípios para a amostra, contratar aplicadores, coordenar as equipes de aplicação, organizar toda a logística de campo e organizar as informações para análise estatística. Trabalho realizado entre julho e outubro de 2010.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador de pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenação geral do projeto ?Top of Mind? para a ACIAS/CDL de Lagoa Santa. Onde o trabalho foi coordenar a organização da equipe, seleção do perfil da amostragem, construção de questionário, elaboração da logística de campo e análise dos resultados, bem como a construção de relatórios finais para a contratante. Realizado entre agosto e outubro de 2010.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Técnico, Carga horária: 20
Outras informações
Participação no desenvolvimento do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte ? PDDI ? RMBH realizado pelo CEDEPLAR/UFMG, atuando como pesquisador de área de segurança pública metropolitana e assistência social metropolitana. Foram desenvolvidos trabalhos em pesquisas quantitativas e cartografia digital dos temas pesquisados.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador sobre juventude, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio no Observatório da Juventude da UFMG no ano de 2008 cujo trabalho básico foi refinar microdados provenientes do IBGE e Ministério da Educação e analisar dados quantitativos e qualitativos de pesquisas oriundas do próprio núcleo como para pesquisas de mestrado e doutorado.

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Coordenador Geral de Empresa Jr, Carga horária: 10
Outras informações
Estágio na MEIOS ? Empresa Júnior de Ciências Sociais UFMG com início segundo semestre de 2007 se encerrando no início do segundo semestre de 2009, com os seguintes trabalhos realizados  Coordenação de campo durante a aplicação do SURVEY no projeto ?Espaço FaFiCH 2008? realizado pela MEIOS - Empresa Júnior de Ciências Sociais UFMG em dezembro de 2007  Coordenação geral do projeto ?Espaço FaFiCH 2008? realizado pela MEIOS ? Empresa Júnior de Ciências Sociais.UFMG de novembro de 2007 a fevereiro de 2008  Transcrições de entrevistas em profundidade  Participação na elaboração do relatório quantitativo e tabulação de dados no software SPSS referentes ao ?projeto Espaço FaFiCH 2008?  Elaboração de relatório técnico especial para o projeto ?Espaço FaFiCH 2008?  Coordenação do projeto ?Top of Mind? para a ACIAS/CDL de Lagoa Santa.  Tabulação, análise e elaboração de relatório para a AMAS.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aplicador de questionários, Carga horária: 20
Outras informações
Aplicação de questionários e codificação no SPSS em contrato pelo Centro de Estudos Urbanos (CEURB/UFMG) para levantamento de um dossiê do padrão sócio- econômico e arquitetônico do Conjunto Habitacional São Vicente (IAPI).



Linhas de pesquisa


1.
Coordenação de equipes e análise de dados estatísticos


Projetos de pesquisa


2012 - 2012
Análise da Pobreza Multidimensional: uma abordagem municipal e microrregional para o Brasil e Minas Gerais
Descrição: A presente proposta está centrada na aplicação do Índice de Pobreza Multidimensional IPM no Brasil e Minas Gerais com utilização de dados secundários produzidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas - IBGE e Fundação João Pinheiro - FJP. A inovação proposta é a incorporação de novas dimensões e indicadores contextualizados e de níveis de desagregação intra-urbano, intra-metropolitano, municipal, regional e estadual para um diagnóstico mais preciso e calibrado da pobreza. A viabilidade dessa análise contextualizada e desagregada pode ser estratégica para uma mensuração polissêmica e identificação de bolsões de pobreza com vistas ao desenvolvimento de políticas sociais com maior grau de focalização (target) e mais efetivas no alcance dos resultados previstos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
ndice para Priorização dos Investimentos Financeiros na Atenção Primária do SUS no Estado de Minas Gerais
Descrição: O presente estudo objetiva elaborar e utilizar um critério eqüitativo de hierarquização dos municípios do Estado Minas Gerais, como forma de se estabelecer localidades prioritárias quanto ao recebimento de investimentos na atenção primária, levando em conta as necessidades sanitárias e a oferta pré-existente em cada localidade.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Avaliação de programas de transferência continuada de renda em Minas Gerais
Descrição: Avaliação da focalização e impacto dos programas de transfereência continuada de renda do estado de Minas Gerais. A partir de tratamento de dados seundários, será realizada a avaliação da eficiência, eficácia e efetividade dos programas de transferência de renda no estado de Minas Gerais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Matheus Felipe Barbosa Bahia Fritzsons - Integrante / Murilo de Cássio Xavier Fahel - Coordenador / Bruno Cabral França - Integrante / Mariana Canaan - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.


Projetos de extensão


2008 - 2008
Observatório da Juventude
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FAHEL, M. C. X.2014FAHEL, M. C. X. ; Bruno Cabral ; Mariana Canaan ; FRITZSONS, M. F. B. B. . O impacto do Bolsa Família na Inclusão Educacional: análise da matrícula escolar em Minas Gerais. SER Social (Online), v. 14, p. 98-126, 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FRITZSONS, M. F. B. B.; COELHO, Valéria . Famílias monoparentais em Minas Gerais: Uma análise a partir da PAD-MG 2011. In: XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais - ABEP, 2014, São Pedro. Famílias monoparentais em Minas Gerais: Uma análise a partir da PAD-MG 2011, 2014.

2.
FAHEL, M. C. X. ; FRITZSONS, M. F. B. B. ; TEIXEIRA, J.G ; Bruno Cabral . Política Metropolitana Integrada de Assistência Social. In: III Conferência metropolitana da RMBH, 2011, Belo Horizonte. Anais da III Conferência metropolitana da RMBH, 2011.

3.
FAHEL, M. C. X. ; FRITZSONS, M. F. B. B. ; Bruno Cabral ; Mariana Canaan . O Efeito da condicionalidade-educação do Bolsa Família na Quebra da Pobreza Intergeracional. In: XXVII Congresso Internacional da Associação Latino-americana de Sociologia, 2011, Fortaleza. Anais do XXVII Congresso Internacional da Associação Latino-americana de Sociologia, 2011.

4.
FRITZSONS, M. F. B. B.. Análise da focalização e do combate à desigualdade de renda do Programa Bolsa Família. In: XVIII Jornadas de Jóvenes Investigadores AUGM, 2010, Santa Fé. La investigación científica: Eje desaroillo regional en los albores del bicentenario de la independencia latinoamericana. Santa Fé: Ediociones UNL, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FRITZSONS, M. F. B. B.. Análise da focalização e do combate à desigualdade de renda do Programa Bolsa Família. In: XVIII Jornada de Jóvenes Investigadores AUGM, 2010, Santa Fé, AR. XVIII Jornadas de Jóvenes Investigadores AUGM. Santa Fé: Ediciones UNL, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
FRITZSONS, M. F. B. B.; FAHEL, M. C. X. ; FERREIRA JUNIOR, S. . Análise da queda da desigualdade socioeconômica e seus efeitos no empoderamento dos municípios do estado de Minas Gerais entre 2000 E 2010. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FRITZSONS, M. F. B. B.. Análise da Focalização e d combate à desigualdade de renda do Programa Bolsa Família. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
FAHEL, M. C. X. ; Bruno Cabral ; Mariana Canaan ; FRITZSONS, M. F. B. B. . Relatório da Pesquisa Índice de Qualidade de Vida na População Relativa à Defesa Social.. 2010. (Relatório de pesquisa).

2.
FAHEL, M. C. X. ; Bruno Cabral ; TEIXEIRA, J.G ; FRITZSONS, M. F. B. B. . lano Diretor de Desenvolvimento Integrado da RMBH. 2010. (Relatório de pesquisa).

3.
FRITZSONS, M. F. B. B.; GOULART, R. L. ; VIANA, I. L. . Relatório descritivo do Survey / Projeto Espaço FaFiCH. 2007. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Congresso Internacional de Combate à Pobreza. O Índice do Desenvolvimento Familiar - IDF - e o combate à pobreza no município de Belo Horizonte-MG. 2013. (Congresso).

2.
XVIII Jornadas de Jóvenes Investigadores AUGM. Análise da focalização e combate à desigualdade de renda do Programa Bolsa Família. 2010. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 1:40:47