Fernanda Chagas Borelli

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5184691981950321
  • Última atualização do currículo em 14/04/2014


Economista pela UFRJ, especialista em Marketing, mestre e doutora em Administração pelo Coppead/ UFRJ, com sanduíche na Aalto Business School, Helsinki. Atua principalmente na área de Comportamento do Consumidor e tem interesse por significados do consumo, anti-consumo, resistência e consumo responsável. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernanda Chagas Borelli
Nome em citações bibliográficas
BORELLI, F. C.;BORELLI, Fernanda Chagas


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2014
Doutorado em Administração.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
com período sanduíche em Aalto University (Orientador: Johanna Moisander).
Título: Consumo Responsável sob a Perspectiva Prático Teórica: Um Estudo Etnográfico em uma Ecovila, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Leticia Moreira Casotti.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.
Palavras-chave: Teoria da Prática; Consumo Responsável; Etnografia; Consumo Consciente.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Comportamento do Consumidor.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
2007 - 2009
Mestrado em Administração.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O Antes e o Depois: um Estudo Exploratório sobre o Consumo de Cirurgia Plástica de Jovens Mulheres no Rio de Janeiro,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Letícia Moreira Casotti.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Cirurgia Plástica; Comportamento do Consumidor; Identidade; Consumo; Beleza.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Comportamento do Consumidor.
2004 - 2004
Especialização em MBA Marketing. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A estratégia da Claro para firmar-se no mercado de PME.
Orientador: Leticia Moreira Casotti.
1994 - 1999
Graduação em Ciências Econômicas.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Inovação Tecnológica: tendências e formas de cooperação.
Orientador: Carlos Frederico Leão Rocha.




Atuação Profissional



COPPEAD-UFRJ, COPPEAD, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Convidada

Atividades

02/2009 - Atual
Ensino, Curso de Formação em Marketing, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Princípios de Marketing
Tópicos em Pesquisa de Marketing
Marketing de Serviços

Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 8

Atividades

02/2011 - 07/2011
Ensino, Comunicação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing de Serviços

Centro Universitário da Cidade, UniverCidade, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assitente, Carga horária: 10

Atividades

08/2009 - 02/2012
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Serviços

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário, Carga horária: 8

Atividades

08/2008 - 12/2008
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing

Claro, CLARO, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Funcionário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Telemar Norte Leste - Rio de Janeiro, OI/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2003
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Funcionário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Comportamento do Consumidor.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BORELLI, F. C.2012BORELLI, F. C.; HEMAIS, M. W. ; DIAS, P. I. R. C. . Sandálias Kenner. RAC. Revista de Administração Contemporânea (Impresso), v. 16, p. 157-171, 2012.

2.
Fontes, Olivia de Almeida2012Fontes, Olivia de Almeida ; BORELLI, Fernanda Chagas ; CASOTTI, LETICIA MOREIRA . Como ser homem e ser belo? Um estudo exploratório sobre a relação entre masculinidade e o consumo de beleza. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre. Online), v. 18, p. 400-432, 2012.

3.
BORELLI, Fernanda Chagas2012BORELLI, Fernanda Chagas; HEMAIS, MARCUS WILCOX ; DIAS, PEDRO IVO ROGEDO COSTA . ECOLÓGICOS OU CONTROLADOS? CONSTRUINDO DISCURSIVAMENTE O CONSUMIDOR CONSCIENTE
DOI: 10.5585/remark.v11i2.2294. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 11, p. 18-42, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BORELLI, Fernanda Chagas. A Practice Theory e o Estudo do Consumo: Reforçando o Chamado de Alan Warde. In: V Encontro de Marketing da Anpad, 2012, Curitiba. V Encontro de Marketing da Anpad, 2012.

2.
BORELLI, Fernanda Chagas; CASOTTI, LETICIA MOREIRA . The Before and After: A Study of Plastic Surgery Consumption with Young Women in Brazil. In: Association for Consumer Research Conference 2012, 2012, Vancouver. Advances in Consumer Research, 2012. v. 40.

3.
HEMAIS, M. W. ; BORELLI, F. C. ; CASOTTI, L. M. ; DIAS, P. I. R. C. . Visões do que é ser Pobre: Os caminhos do estudo da baixa renda na Economia e em Marketing. In: XXXV Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2011, Rio de Janeiro. Anais do XXXV EnAnpad, 2011.

4.
BORELLI, F. C.; HEMAIS, M. W. ; DIAS, P. I. R. C. . Ecológicos ou Controlados? O Consumidor Consciente sob a Perspectiva do Consumidor Comum. In: XXXV Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2011, Rio de Janeiro. Anais do XXXV EnAnpad, 2011.

5.
DIAS, P. I. R. C. ; HEMAIS, M. W. ; BORELLI, F. C. . Utilização de variáveis binárias como método de seleção em pesquisas qualitativas: um estudo sobre carros. In: IV Encontro de Marketing da ANPAD, 2010, Florianópolis. Anais do IV Encontro de Marketing da ANPAD, 2010.

6.
BORELLI, F. C.; CASOTTI, L. M. . O Antes e o Depois no Consumo da Cirurgia Plástica: um Estudo Exploratório com Jovens Mulheres. In: IV Encontro de Marketing da ANPAD, 2010, Florianópolis. Anais do IV Encontro de Marketing da ANPAD, 2010.

7.
Fontes, Olivia de Almeida ; BORELLI, F. C. ; CASOTTI, L. M. . Como Ser Homem e Ser Belo? Um Estudo Exploratório sobre Práticas Masculinas de Consumo de Beleza. In: XXXIV Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2010, Rio de Janeiro. Anais do XXXIV ENANPAD, 2010.

8.
BORELLI, F. C.; HEMAIS, M. W. ; DIAS, P. I. R. C. . Caso Flipflop. In: XXXIV Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2010, Rio de Janeiro. Anais do XXXIV ENANPAD, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
BORELLI, Fernanda Chagas; CASOTTI, LETICIA MOREIRA . The Before and After: A Study of Plastic Surgery Consumption with Young Women in Brazil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BORELLI, Fernanda Chagas. A Practice Theory e o Estudo do Consumo: Reforçando o Chamado de Alan Warde. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
BORELLI, Fernanda Chagas. Observando consumo consciente sob a perspectiva da teoria de práticas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BORELLI, Fernanda Chagas. Practice-based approaches to business research. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
BORELLI, F. C.; CASOTTI, L. M. . O Antes e o Depois no Consumo da Cirurgia Plástica: um Estudo Exploratório com Jovens Mulheres. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
Fontes, Olivia de Almeida ; BORELLI, F. C. ; CASOTTI, L. M. . Como Ser Homem e Ser Belo? Um Estudo Exploratório sobre Práticas Masculinas de Consumo de Beleza. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
BORELLI, F. C.; HEMAIS, M. W. ; DIAS, P. I. R. C. . Caso Flipflop. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BORELLI, F. C.. Cadernos Discentes Coppead n. 33 - Entendendo o paradigma eclético de Dunning. 2010.

2.
BORELLI, F. C.. Cadernos Discentes Coppead n. 31 - Identidades na prateleira: um ensaio sobre identidade, consumo e corpo. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
BORELLI, F. C.; HEMAIS, M. W. . Caso Kenner. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caso de Ensino).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ENANPAD - Encontro da ANPAD. Como Ser Homem e Ser Belo? Um Estudo Exploratório sobre Práticas Masculinas de Consumo de Beleza. 2010. (Congresso).

2.
IV EMA - Encontro de Marketing da ANPAD. O Antes e o Depois no Consumo da Cirurgia Plástica: um Estudo Exploratório com Jovens Mulheres. 2010. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 18:33:13