Carla Alexandre Barboza de Sousa

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  • Última atualização do currículo em 26/08/2018


Atua na área de Inovação e Desenvolvimento de Tecnologias voltadas à Educação desde 2007, com projetos que envolvem metodologias ativas, desenvolvimento de games e gamificação, objetos digitais de aprendizagem, softwares educativos e conteúdos curriculares para novas mídias. Tem se dedicado ao design de experiências de aprendizagem, principalmente na formação de professores para o desenvolvimento de competências, habilidades e itens de avaliação, além do uso das TIC; atua com coordenação pedagógica de projetos de inovação tecnológica, consultora e analista educacional, muitas vezes como product owner. Mestra em Educação Matemática e Tecnológica, Especialista em Informática aplicada à educação e Licenciada em Letras. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carla Alexandre Barboza de Sousa
Nome em citações bibliográficas
SOUSA, C. A. B.;ALEXANDRE, C.

Endereço


Endereço Profissional
Joy Street.
Rua da Guia, 142 sl 108
Recife Antigo
50030220 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 32240234
URL da Homepage: joystreet.com.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: O Jogo em jogo: a contribuição dos games no processo de aprendizagem de estudantes do Ensino Fundamental,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Marcelo Sabbatini.
Palavras-chave: Aprendizagem; Games; Cultura digital.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2011
Especialização em Informática aplicada à Educação. (Carga Horária: 380h).
Faculdade Frassinetti do Recife, FAFIRE, Brasil.
Título: A Interação que motiva: o uso de rede social e jogos a favor da aprendizagem significativa.
Orientador: Flavia Mendes de Andrade e Peres.
2006 - 2009
Graduação em Letras - Português/Inglês.
Faculdade Frassinetti do Recife, FAFIRE, Brasil.
Título: O ensino da Língua Portuguesa através de softwares educativos.
Orientador: Nelma Menezes de Azevedo - Flavia Mendes Peres.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em Compreensão de textos: processos cognitivos e ensino. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2015 - 2015
Oficina da Palavra. (Carga horária: 12h).
Marco Zero Conteúdo, MZC, Brasil.
2014 - 2014
Dyslexia: how to identify? How to remediate? Método fonomímico Paula Teles. (Carga horária: 34h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Avaliação da Tecnologia Educacional para o Ensino. (Carga horária: 60h).
Pós-graduação em Educação matemática e Tecnológica - UFPE, EDUMATEC/UFPE, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Tópicos em Tecnologia com ênfase em EAD. (Carga horária: 30h).
Pós-graduação em Educação matemática e Tecnológica - UFPE, EDUMATEC/UFPE, Brasil.
2010 - 2010
Formação de professores no contexto digital. (Carga horária: 8h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Letramento e alfabetização. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.


Atuação Profissional



Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, CESAR, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Educacionak, Carga horária: 40


Joy Street, JS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora pedagógica, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenação de equipe pedagógica Coordenação de consultores especializados Desenvolvimento de produtos para Educação Avaliação de questões padrão ENEM. Avaliação de descritores produzidos na OJE (Olimpíada de Jogos Digitais e Educação) Apoio pedagógico na construção de plataformas digitais de aprendizagem Treinamento de professores na produção e na utilização da OJE Construção de conteúdos para as Olimpíadas Apoio pedagógico no desenvolvimento do PLINKS Formação e capacitação de avaliadores para os Concursos Professor Autor e Show de Aula


Faculdade Frassinetti do Recife, FAFIRE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Especialização, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Especialização, Carga horária: 4
Outras informações
Professora da disciplina Novas Tecnologias aplicadas à Sala de Aula do Curso de Especialização em Linguística aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa.


Grupo Gênese de Ensino, GGE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de redação, Carga horária: 40
Outras informações
Professora de Redação dos 9º e 1º Anos. Correção de provas


Educandus Tecnologia Educacional, EDUCANDUS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Revisora ortográfica, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenação de equipe na atualização do Software para a nova ortografia da Língua Portuguesa.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora/Formadora, Carga horária: 20
Outras informações
Capacitação de professores no uso do Software (escolas particulares e todas as GREs do Estado de PE). Adaptação de roteiros para aulas multimídia. Construção de narrativas para gibis online

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora conteúdista, Carga horária: 20
Outras informações
Produção de conteúdos multimídia para softwares educativo de Língua Portuguesa (Ensino Fundamental II).


Faculdade Frassinetti do Recife, FAFIRE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Aluno pesquisador, Enquadramento Funcional: Aluno autor de projeto, Carga horária: 10
Outras informações
Projeto aprovado pelo Nupic (Núcleo de pesquisa da Fafire) sobre os PCNs de Língua Portuguesa.



Projetos de pesquisa


2006 - 2008
PCNs de Língua Portuguesa do 3º e 4º ciclos
Descrição: A pesquisa abordou as estratégias utilizadas pelos professores de LP para transformar os PCNs em recursos didáticos. Também contribuiu para aprofundar as discussões sobre o tema e sobretudo para refletir a prática pedagógica no que diz respeito ao uso dos PCNs. A pesquisa foi totalmente embasada nos Parâmetros Curriculares Nacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Carla Alexandre Barboza de Sousa - Integrante / Maria Lúcia Ribeiro - Coordenador.Financiador(es): Faculdade Frassinetti do Recife - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Inovação e Educação.
2.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Formação de professores.
3.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Construção de itens de avaliação e matrizes educacionais.
4.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Tecnologia, objetos digitais de aprendizagem e gamificação.
5.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Lingüística.
6.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Literatura Brasileira.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:4
Carla Alexandre  Data: 01/11/2013

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
ALEXANDRE, Carla.  Data: 01/12/2014

Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUSA, C. A. B.2012 SOUSA, C. A. B.; PERES, Flávia M. A. . A educação que motiva: o uso de rede social e jogos a favor da aprendizagem significativa. EDU.TEC - Revista Científica Digital da FAETEC, v. 3, p. 1-13, 2012.

2.
SOUSA, C. A. B.2011 SOUSA, C. A. B.; PERES, Flávia M. A. . A educação que motiva: o uso de rede social e jogos a favor da aprendizagem significativa. Hipertextus revista digital (UFPE), v. 7, p. 1-13, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
ALEXANDRE, C.. O jogo em foco: uma discussão sobre games e aprendizagem. In: RAABE, A. L. A.; GOMES, Alex Sandro; BITTENCOURT, Ig Ibert; PONTUAL, Taciana. (Org.). Educação Criativa: multiplicando experiências para a aprendizagem. 1ed.Recife: Pipa Comunicação, 2016, v. 4, p. 301-347.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALEXANDRE, C.; SABBATINI, M. . PLINKS: uma aventura narrativizada através dos games. In: X Seminário de Jogos Eletrônicos, comunicação e Educação, 2014, Salvador. Trabalhos Aprovados, 2014. v. 10. p. 1-9.

2.
ALEXANDRE, C.; SABBATINI, M. . A contribuição dos jogos digitais nos processos de aprendizagem. In: 5º Simpósio de Hipertexto e tecnologias na educação e 1º colóquio internacional de tecnologias na educação, 2013, Recife. Aprendizagem Móvel dentro e fora da escola: livro de resumos. Recife: Pipa Comunicação, 2013. v. 5. p. 98-98.

3.
SOUZA, B. ; SOUSA, C. A. B. . A Olimpíada de Jogos digitais e Educação e as mudanças na relação entre professor e aluno. In: SBGames, 2012, Brasília. SBGames 2011 - Computing Track, 2012.

4.
ALEXANDRE, C.. O Ensino de Língua Portuguesa através de Softwares Educativos. In: 13º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 4º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP, 2010, São Paulo. Anais do Congresso, 2010.

5.
NASCIMENTO, Y. S. (Ynah de Souza Nascimento) ; SOUSA, C. A. B. . Produção de Aulas Digitais de Língua Portuguesa - Possibilidades e Desafios. In: 2º Simpósio Nacional de Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2008, REcife. Anais Eletrônicos. Recife, 2008. v. 2.

Apresentações de Trabalho
1.
ALEXANDRE, C.. Conversa Conectada - o professor e as tecnologias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
ALEXANDRE, C.. Semana de Ciência e Tecnologia do Estado do AP. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ALEXANDRE, C.. Contribuição dos Games no processo de aprendizagem de estudantes do EF. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
ALEXANDRE, C.. Aprendizagem com Diálogo e Diversão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ALEXANDRE, C.. Plinks - uma aventura narrativizada através dos games. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ALEXANDRE, C.. A contribuição dos Jogos Digitais nos processos de aprendizagen. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ALEXANDRE, C.. Jogos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
ALEXANDRE, C.. Novas Tecnologias na Sala de aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
ALEXANDRE, C.. Novas Tecnologias na Sala de aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
ALEXANDRE, C.. Novas Tecnologias nas salas de aula. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
ALEXANDRE, C.. A educação que motiva: o uso de rede social e games a favor da aprendizagem significativa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SOUSA, C. A. B.. Tecnologias na Educação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
NASCIMENTO, Y. S. (Ynah de Souza Nascimento) ; SOUSA, C. A. B. . Produção de aulas de Língua Portuguesa em suporte digital: possibilidades e desafios. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
ALEXANDRE, C.. Software Educacional Educandus. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
ALEXANDRE, C.. Aula de Português: encontro e interação de Irandé Antunes. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
Meira, L. ; Vasconcelos, F ; Credidio, D ; ALEXANDRE, C. . Apta. 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PERES, Flávia M. A. ; ALEXANDRE, C. . Educação e letramento em tempos virtuais. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
PADILHA, M. A. S. ; SILVA, I. M. ; ALEXANDRE, C. . Cenário(s), desafios e perspectivas de Formação Docente a distância. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
ALEXANDRE, C.; ARANHA, E. ; CORDEIRO, S. ; MOITA, F. ; SARMENTO, F. . Desafios do uso dos jogos digitais como ferramenta pedagógica. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
ALEXANDRE, C.. XVIII EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós Graduação em Educação Matemática. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALEXANDRE, C.. Café com Prosa. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ALEXANDRE, C.. Games e tecnologia - aprendendo a aprender. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ALEXANDRE, C.; Pinheiro, M. A. . Plinks - Guia do Educador. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual para o Professor).

4.
Pinheiro, M. A. ; SOUSA, C. A. B. . Jogos educativos e jogos educacionais: a gameficação da aprendizagem como questão para a escola.. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
ALEXANDRE, C.. Software Educandus. 2011. (Formação de Professores para uso de softwares).

6.
SOUSA, C. A. B.. Inglês instrumental para ciências biológicas. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
ALEXANDRE, C.; RIBEIRO, W. ; Cunha, Joelma ; MULLER, T. . Os Rios Turvos - romance moderno de Luzilá Ferreira. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Franklin, Walter; Furtado, Felipe; ALEXANDRE, C.. Participação em banca de Elismar Moraes dos Santos. Avaliação nos processos de usabilidade em sistemas acadêmicos e AVAs: uma revisão sistemática. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Engenharia de Software) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.

2.
FERRAZ, F. S.; ALEXANDRE, G. H. S.; ALEXANDRE, C.. Participação em banca de Rafael Simplício da Silva. Retenção de usuários e Engajamento em Plataforma Educacional - OJE. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Engenharia de Software) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Rodrigo Pimenta; Felipe Calado; ALEXANDRE, C.. Participação em banca de Marina Maranhão da Silva.Marcas em jogo: a gamificação como ferramenta de engajamento dos consumidores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SOUSA, C. A. B.. Concurso Professor Autor 1. 2011. Secretaria de Educação de PE.

2.
SOUSA, C. A. B.. Concurso Professor Autor 1. 2011. Secretaria de Educação de PE.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Clarice Lispector, redes sociais e cultura remix na internet. 2017. (Outra).

2.
I Seminário de Multiletramentos, Educação e Tecnológia.Gamificação, Competências, Habilidades e EaD - o que podemos esperar?. 2017. (Seminário).

3.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.O jogo em jogo: a contribuição dos games no processo de aprendizagem dos estudantes. 2017. (Outra).

4.
Colloque International de l'ARIC. 2016. (Outra).

5.
EPoGames.Aprendizagem com Diálogo e Diversão. 2015. (Encontro).

6.
Dyslexia: how to identify? How to remediate? Método fononímico Paula Teles. 2014. (Oficina).

7.
II World Dyslexia Forum. 2014. (Outra).

8.
Startup Weekend Recife Educational.Minha Provinha. 2014. (Outra).

9.
X Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação.PLINKS: uma aventura narrativizada através dos games. 2014. (Seminário).

10.
5º Simpósio de Hipertexto e tecnologias na educação e 1º colóquio internacional de tecnologias na educação.A contribuição dos jogos digitais nos processos de aprendizagem. 2013. (Simpósio).

11.
16º Edune. A educação que motiva: o uso de rede social e jogos a favor da aprendizagem significativa. 2012. (Congresso).

12.
Campus Party Recife. 2012. (Encontro).

13.
SBGames.http://www.sbgames2012.com.br/?page_id=193. 2012. (Simpósio).

14.
13º Congresso brasileiro de língua portuguesa. O ensino da língua portuguesa através de softwares educativos. 2010. (Congresso).

15.
3º Simpósio Hipertexto e Tecnolgias na Educação. 2010. (Simpósio).

16.
I Seminário de Pragmática. 2009. (Seminário).

17.
2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação.Produção de aulas de LP em suporte digital: possibilidades e desafios. 2008. (Simpósio).

18.
Encontro nacional de Letramento. 2008. (Encontro).

19.
IX Encontro prática pedagógica e cotidiano escolar.Inglês instrumental para ciências biológicas. 2008. (Encontro).

20.
V Congresso de Iniciação Científica da Fafire. PCNs de LP de 5ª e 6ª séries do EFII. 2008. (Congresso).

21.
Viva a Pernambucanidade Viva: X e VII Semitur. 2008. (Encontro).

22.
13º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil e 10º Encontro de Educação.Aula de português: encontro e interação. 2007. (Encontro).

23.
12º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil. 2006. (Encontro).

24.
3º Congresso de Iniciação Científica da Fafire. 2006. (Congresso).

25.
Pronúncia da Língua Inglesa. 2006. (Outra).

26.
Viva a Pernambucanidade Viva IX:Pernambuco, soy loco por ti!. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALEXANDRE, C.; Meira, L. . Jornada Joy de Educação. 2018. (Outro).

2.
ALEXANDRE, C.. XVIII EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós Graduação em Educação Matemática. 2014. (Outro).



Inovação



Produto tecnológico
1.
Meira, L. ; Vasconcelos, F ; Credidio, D ; ALEXANDRE, C. . Apta. 2014.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SOUSA, C. A. B.2012 SOUSA, C. A. B.; PERES, Flávia M. A. . A educação que motiva: o uso de rede social e jogos a favor da aprendizagem significativa. EDU.TEC - Revista Científica Digital da FAETEC, v. 3, p. 1-13, 2012.


Livros e capítulos
1.
ALEXANDRE, C.. O jogo em foco: uma discussão sobre games e aprendizagem. In: RAABE, A. L. A.; GOMES, Alex Sandro; BITTENCOURT, Ig Ibert; PONTUAL, Taciana. (Org.). Educação Criativa: multiplicando experiências para a aprendizagem. 1ed.Recife: Pipa Comunicação, 2016, v. 4, p. 301-347.


Apresentações de Trabalho
1.
ALEXANDRE, C.. Aula de Português: encontro e interação de Irandé Antunes. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
NASCIMENTO, Y. S. (Ynah de Souza Nascimento) ; SOUSA, C. A. B. . Produção de aulas de Língua Portuguesa em suporte digital: possibilidades e desafios. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ALEXANDRE, C.. A educação que motiva: o uso de rede social e games a favor da aprendizagem significativa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ALEXANDRE, C.. A contribuição dos Jogos Digitais nos processos de aprendizagen. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ALEXANDRE, C.. Plinks - uma aventura narrativizada através dos games. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ALEXANDRE, C.. Aprendizagem com Diálogo e Diversão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
ALEXANDRE, C.. Contribuição dos Games no processo de aprendizagem de estudantes do EF. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
ALEXANDRE, C.. Semana de Ciência e Tecnologia do Estado do AP. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
ALEXANDRE, C.. Games e tecnologia - aprendendo a aprender. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ALEXANDRE, C.. Café com Prosa. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
Pinheiro, M. A. ; SOUSA, C. A. B. . Jogos educativos e jogos educacionais: a gameficação da aprendizagem como questão para a escola.. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
ALEXANDRE, C.; Pinheiro, M. A. . Plinks - Guia do Educador. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual para o Professor).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ALEXANDRE, C.. XVIII EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós Graduação em Educação Matemática. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
ALEXANDRE, C.; ARANHA, E. ; CORDEIRO, S. ; MOITA, F. ; SARMENTO, F. . Desafios do uso dos jogos digitais como ferramenta pedagógica. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
PADILHA, M. A. S. ; SILVA, I. M. ; ALEXANDRE, C. . Cenário(s), desafios e perspectivas de Formação Docente a distância. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALEXANDRE, C.. XVIII EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós Graduação em Educação Matemática. 2014. (Outro).

2.
ALEXANDRE, C.; Meira, L. . Jornada Joy de Educação. 2018. (Outro).



Outras informações relevantes


Trabalha bem em equipe multidisciplinar; comunicativa e criativa - gosta de se envolver em processos criativos de inovação; ajuda no desenvolvimento de cronograma, escopo de projeto e fluxo de atividades.
Gosta de contar histórias e tem projeto de literatura infanto-juvenil em desenvolvimento.



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