Débora Reis Pacheco

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1813120549897091
  • Última atualização do currículo em 06/01/2019


Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Neuropedagogia e Psicanálise com docência no Ensino Superior pelo Instituto Saber. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade São Marcos e Licenciatura em Matemática pela Universidade Bandeirante. Atualmente cursa doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Desenvolve pesquisa e estudos sobre currículos de Matemática e materiais de apoio ao desenvolvimento curricular. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Débora Reis Pacheco
Nome em citações bibliográficas
PACHECO, D. R.;PACHECO, DÉBORA REIS


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Programa de Pós Graduação em Educação Matemática.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Orientador: Célia Maria Carolino Pires.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2013 - 2015
Mestrado em Educação Matemática.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: O uso de materiais curriculares de Matemática por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental para o tema Espaço e Forma.,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Célia Maria Carolino Pires.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Educação Matemática; Materiais Curriculares; Ensino de Geometria.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
2010 - 2011
Especialização em Neuropedagogia e Psicanálise/Docência Ens.Superior. (Carga Horária: 420h).
Instituto Saber, INSTITUTO SABER, Brasil.
Título: A Neuropedagogia e o Ensino da Geometria nos anos inciais.
Orientador: Adriana Gabanini e Diana Maia de Lima.
2008 - 2010
Graduação em Matemática.
Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
2005 - 2007
Graduação em Pedagogia.
Universidade São Marcos, UNIMARCO, Brasil.
Título: Discalculia na Educação Básica: um desafio.
Orientador: Elisabete Cardieri.




Formação Complementar


2015 - 2015
A escola como refúgio - com Jorge Larrosa. (Carga horária: 3h).
Centro de Estudos Madalena Freire, CEMADALENAFREIRE, Brasil.
2012 - 2012
Eles não entendem o enunciado? - com Imenes. (Carga horária: 6h).
PRISMA - Centro de Estudos do Colégio Santa Maria, PRISMA, Brasil.
2012 - 2012
Figuras e formas: O trabalho de Geometria no EF I. (Carga horária: 18h).
Centro de Formação Escola da Vila, ESCOLA DA VILA, Brasil.
2011 - 2011
Jogos e as aprendizagens de Matemática. (Carga horária: 6h).
Centro de Formação Escola da Vila, ESCOLA DA VILA, Brasil.
2010 - 2010
Resolução de problemas - 4º ao 6º ano do EF. (Carga horária: 3h).
Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática, CAEM, Brasil.
2010 - 2010
Resolução de problemas na construção de conceitos. (Carga horária: 18h).
Centro de Formação Escola da Vila, ESCOLA DA VILA, Brasil.
2007 - 2007
Palestra ministrada pelo Prof. Lino de Macedo. (Carga horária: 2h).
Escola Carandá, CARANDÁ, Brasil.
2005 - 2005
O Sócio-Construitivismo. (Carga horária: 9h).
Unidade de Ensino Infantil Futura, FUTURA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Discente


be.Living Educação Bilíngue, BE.LIVING, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 22

Atividades

01/2011 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Polivalente

Instituto Lumiar, LUMIAR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor - Mestre, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 7

Atividades

02/2015 - 06/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Projeto - Cidade Ideal (Matemática)
Projeto - Jogos de tabuleiro (Matemática)
Projeto - Sistema monetário (Matemática)
Módulo - Números e Operaçãos
Módulo - Sistema monetário

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de Mestrado, Carga horária: 20

Atividades

02/2012 - 03/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, .


Editora Moderna, EM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Contratada

Atividades

01/2014 - 06/2014
Serviços técnicos especializados , Editora Moderna, .

Serviço realizado
Ampliação do Manual do Professor - Livro didático - Matemática - Ensino Fundamental I.

Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas, IBEP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Contratada

Atividades

01/2015 - 06/2015
Serviços técnicos especializados , IBEP, .

Serviço realizado
Elaboração de conteúdo - Livro didático - Matemática - Ensino Fundamental I.
09/2013 - 06/2014
Serviços técnicos especializados , IBEP, .

Serviço realizado
Elaboração de roteiros para Objetos Educacionais Digitais - Matemática.

Escola Carandá, CARANDÁ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

01/2010 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Polivalente
01/2009 - 01/2010
Estágios , Escola Carandá, .

Estágio realizado
Identificar dificuldades dos alunos, fazer substituição do professor quando necessário, participar de atividades em classe junto aos alunos..
01/2007 - 01/2008
Estágios , Escola Carandá, .

Estágio realizado
Identificar dificuldades dos alunos, participar de atividades em classe, auxiliar nos planejamentos e no uso de materiais didáticos.

COLÉGIO AVICENA, COLÉGIO AVICENA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 22

Atividades

01/2008 - 12/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Polivalente - 3º e 4º ano

Escola Fazendo Arte, EFA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de Graduação/Iniciação Científica, Carga horária: 20


Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora pesquisadora


Escola Lumen, EL, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professora Contratada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40


Unidade de Ensino Infantil Futura, FUTURA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
A Matemática na Estrutura Curricular e Formação de Professores

Objetivo: Estudo do papel que a Matemática desempenha na estrutura curricular do ensino elementar e médio e estudo sobre a reorientação da formação do professor de Matemática com ênfase nas pesquisas sobre as representações dos professores feitas de sua prática e sobre as relações professor-aluno-saber matemático..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Estudos de Aula (Lesson Study): contribuições para a melhoria da qualidade do ensino de Matemática e para o desenvolvimento profissional de seus professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Estadual - DRE - LESTE 1
Descrição: Neste projeto discutimos o uso que professores fazem de currículos prescritos e apresentados, as coerências e incoerências entre as várias instâncias curriculares. Também usamos a metodologia de estudos de aulas (lesson study) em pesquisas que analisam o uso de materiais curriculares e livros por parte de professores e pesquisadores.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Relações entre professores e materiais que apresentam o currículo de Matemática : um campo emergencial.
Descrição: O Projeto tem como objetivos realizar estudos sobre materiais que apresentam o currículo de Matemática, como foco na relação que o professor estabelece com eles; identificar características dos materiais que favorecem e que dificultam melhor interação com os professores. Para esse estudo, em função de estarem sendo usados atualmente por um grande contingente de professores, selecionamos alguns materiais: os Cadernos de Apoio e Aprendizagem da Secretaria Municipal da Educação de São Paulo, destinado a alunos de 1o. a 9o. anos do Ensino Fundamental e os materiais de Alunos e Diários do Professor - Secretaria Estadual da Educação de São Paulo - destinado a alunos de 1o. a 5o. anos do Ensino Fundamental.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) .
Integrantes: Débora Reis Pacheco - Integrante / Célia Maria Carolino Pires - Coordenador / Gilberto Januario - Integrante / Kátia Cristina Lima Santana - Integrante / Wagner Barbosa de Lima Palanch - Integrante / Silvana Ferreira Lima - Integrante.
2009 - 2009
Dificuldades de Aprendizagem em Matemática ao final do cilco II do Ensino Fundamental
Descrição: Nesta pesquisa abordaremos as dificuldades de aprendizagem matemática do 5º ano (atual ciclo I, antigo ciclo II) do Ensino Fundamental de um colégio particular, utilizando questionários e entrevistas. Para elaboração do trabalho, foi preciso um estudo sobre as expectativas de aprendizagem e a apresentação de algumas avaliações nacionais e internacionais, que pudessem nos situar sobre as dificuldades na aprendizagem matemática. Além disto, citamos alguns autores que discutem as dificuldades de aprendizagem matemática embasando nossa análise do colégio pesquisado. Sabemos que muitos alunos se queixam da matemática, por isso a reflexão sobre as dificuldades de aprendizagem matemática é importante, devemos entender como esta disciplina é apresentada aos alunos e quais são suas dúvidas, e assim intervir de maneira correta. No primeiro momento da pesquisa discutimos sobre as expectativas do ensino de matemática ao final do ciclo I da Educação Básica. Seguimos com a apresentação dos dados de avaliações nacionais e internacionais, e com o diálogo de autores sobre as dificuldades de aprendizagem. Após estes estudos e a aplicação dos questionários e entrevistas, analisaremos os dados obtidos para sugerirmos atividades ou ações aos professores.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Débora Reis Pacheco - Integrante / Joel Martins Soares - Integrante / Diana Maia de Lima - Coordenador.


Projetos de extensão


2013 - 2013
Tematizando a prática nas aulas de Matemática: novos desafios
Descrição: O projeto tem por objetivo apresentar aos professores dos anos finais do Ensino Fundamental, da rede municipal de educação de Barueri, as principais contribuições das pesquisas na área de Educação Matemática sobre ensino e aprendizagem de diferentes conteúdos do Ensino Fundamental: Números Naturais e Operações; Espaço e forma; Grandezas e medidas; e Tratamento da Informação. Com base nesses aportes teóricos tematizará a prática desses professores, buscando uma reflexão sobre ela com vistas a seu aprimoramento..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) .
Integrantes: Débora Reis Pacheco - Integrante / Célia Maria Carolino Pires - Coordenador / Kátia Cristina Lima Santana - Integrante / Silvana Ferreira Lima - Integrante / Simone Bueno - Integrante / Luciane Santos Rosenbaum - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2009
Primeira Classificação na II Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica - Ciências Humanas - Ensino de Ciências Exatas, UNIBAN.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PACHECO, DÉBORA REIS2017PACHECO, DÉBORA REIS; PIRES, CÉLIA MARIA CAROLINO . Materiais curriculares de Matemática e suas relações com políticas públicas brasileiras. Educação Matemática Debate, v. 1, p. 256-276, 2017.

2.
PIRES, C. M. C.2016PIRES, C. M. C. ; PACHECO, D. R. ; BORELLI, S. S. . PROFESSORES DO 1º ANO QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO: UMA POSSIBILIDADE DE MUDANÇA DA PRÁTICA A PARTIR DA FORMAÇÃO. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 1, p. 49-52, 2016.

3.
PACHECO, D. R.;PACHECO, DÉBORA REIS2015PACHECO, D. R.; PIRES, C. M. C. . Impactos de materiais curriculares na prática do professor que ensina Matemática nos anos iniciais. Revemat : Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 10, p. 227-242, 2015.

4.
PACHECO, D. R.;PACHECO, DÉBORA REIS2014PACHECO, D. R.; PIRES, C. M. C. . Investigações a respeito da construção de conhecimentos geométricos pelas crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 5, p. 18-34, 2014.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Gabriela Fernandes ; PACHECO, D. R. . Projeto Festa Junina. Projetos Escolares Ensino Fundmental, p. 20 - 22, 25 maio 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PACHECO, D. R.; SILVA, Marcio Antonio da . (A)Onde está a Matemática?. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018, Foz do Iguaçi. Anais do VII SIPEM. v. único. p. 1-12.

2.
PACHECO, D. R.; PIRES, C. M. C. . MATERIAIS CURRICULARES: POSSIBILIDADE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. In: VIII Congresso Ibero-americano de Educação Matemática, 2017, Madrid. VIII CIBEM 2017, 2017. v. CB743. p. 227-234.

3.
PACHECO, D. R.. MATERIAIS CURRICULARES DE MATEMÁTICA: PRIMEIROS CAMINHOS METODOLÓGICOS. In: XI Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática, 2017, Campo Grande. Anais do XI Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática, 2017. v. 11. p. 76-83.

4.
PACHECO, D. R.. O desenvolvimento do Projeto EMAI no âmbito escolar. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do XII ENEM - Educação Matemática na contemporaneidade: desafios e possibilidades, 2016. p. 1-12.

5.
BORELLI, S. S. ; PACHECO, D. R. ; PIRES, C. M. C. . Formação de professores do 1º ano que ensinam matemática no Ensino Fundamental da rede estadual de São Paulo: uma experiência de planejamento coletivo em um projeto de pesquisa. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais XII ENEM, 2016. p. 1-12.

6.
PACHECO, D. R.; BORELLI, S. S. ; SANTOS, A. S. ; CUNHA, A. R. . O planejamento coletivo e a prática em uma sala de aula do 1º ano do Ensino Fundamental: uma atividade sobre contagem. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais XII ENEM, 2016. p. 1-10.

7.
PACHECO, D. R.. Materiais curriculares do estado de São Paulo: um recurso de implementação curricular. In: XII Colóquio sobre Questões Curriculares / VII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo / II Colóquio Luso-Afro- Brasileiro de Questões Curriculares, 2016, Recife-PE. Anais XII Colóquio sobre Questões Curriculares / VII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo / II Colóquio Luso-Afro- Brasileiro de Questões Curriculares, 2016.

8.
PALANCH, W. B. L. ; PACHECO, D. R. ; PIRES, C. M. C. . A implementação de materiais curriculares nas escolas públicas de São Paulo. In: 3º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática, 2015, Ilha Solteira. Anais do 3º FNCM: investigações, políticas e práticas curriculares. Ilha Solteira: Unesp/IS, 2015. v. único. p. 151-161.

9.
PACHECO, D. R.; PIRES, C. M. C. . Materiais Curriculares de Espaço e Forma e o professor dos Anos Iniciais. In: 4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Ilhéus. Anais do 4º Simpósio: Educação Matemática e contexto da diversidade cultural. Ilhéus: UESC, 2015. v. único. p. 2773-2784.

10.
PACHECO, D. R.. Espaço e Forma nos anos iniciais e o uso de materiais curriculares. In: VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Pirenópolis. VI SIPEM. Brasília: SBEM, 2015. v. único. p. 1-12.

11.
PACHECO, D. R.; PIRES, C. M. C. . A Prática Docente e o uso de materiais curriculares de Espaço e Forma nos Anos Iniciais. In: II Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais, 2014, São Carlos. II EEMAI. São Carlos: UFSCar, 2014. v. único. p. 267-278.

12.
PACHECO, D. R.. Geometria nos Anos Iniciais: relação entre professores e materiais curriculares. In: XVII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (EBRAPEM), 2013, Vitória. XVII EBRAPEM. Vitória, 2013. v. único. p. 22-22.

13.
PACHECO, D. R.; PIRES, C. M. C. . O professor polivalente e sua relação com os Materiais Curriculares de Geometria. In: 2º Fórum Nacional Sobre Currículos de Matemática, 2013, São Paulo. Anais do 2º FNCM: pesquisas e políticas públicas. São Paulo: Zapt Editora/PUC/SP, 2013. v. único. p. 148-160.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PACHECO, D. R.. Student movement: captures AND/or resistances?. In: 11th International Deleuze and Guattari Conference, 2018, Campinas-Unicamp. 11th International Deleuze and Guattari Conference, 2018. v. único. p. 82.

2.
FRANCO NETO, V. ; PACHECO, D. R. . THE CITIZENSHIP NOTIONS IN MATHEMATICS TEXTBOOK TO RURAL PRIMARY SCHOOL IN BRAZIL. In: First Psychology of Mathematics Education Regional Conference, South America, 2018, Rancagua. Anais First Psychology of Mathematics Education Regional Conference, South America, 2018.

3.
PACHECO, D. R.; LIMA, Diana Maia de . Dificuldade de aprendizagem em Matemática na Educação Básica. In: 9º Congresso Nacional de Iniciação Científica, 2009, São Paulo. CONIC-SEMESP, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PACHECO, D. R.. O professor dos anos iniciais e sua relação com Materiais Curriculares de Espaço e Forma. In: XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2014, Fortaleza. Caderno de Resumos do XVII ENDIPE: a Didática e a Prática de Ensino nas relações entre a escola, a formação de professores e a sociedade. Fortaleza: EdUECE, 2014. v. único. p. 98.

2.
PACHECO, D. R.; CARDIERI, E. . A Discalculia na Educação Básica. In: XVI Congresso de Iniciação Científica UFSCar, 2008, São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar, 2008. v. 4. p. 870.

3.
PACHECO, D. R.. Discalculia na Educação Básica: alguns aspectos. In: XII JORNADA CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO, 2008, SÃO PAULO. XII Jornada Científica do Centro Universitário São Camilo, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
PACHECO, D. R.; SILVA, Marcio Antonio da . (A)Onde Está a Matemática?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PACHECO, D. R.. Student movement: captures AND/or resistances?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PACHECO, D. R.. Materiais curriculares de matemática: primeiros caminhos metodológicos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
PACHECO, D. R.. MATERIAIS CURRICULARES DO ESTADO DE SÃO PAULO: UM RECURSO DE IMPLEMENTAÇÃO CURRICULAR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
PALANCH, W. B. L. ; PACHECO, D. R. ; PIRES, C. M. C. . A implementação de materiais curriculares nas escolas públicas de São Paulo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PACHECO, D. R.; PIRES, C. M. C. . Materiais Curriculares de Espaço e Forma e o professor dos Anos Iniciais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PACHECO, D. R.; PIRES, C. M. C. . A prática docente e o uso de materiais curriculares de Espaço e Forma nos Anos Iniciais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PACHECO, D. R.. Geometria nos Anos Iniciais: relação entre professores e materiais curriculares. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PACHECO, D. R.; PIRES, C. M. C. . O professor polivalente e sua relação com os Materiais Curriculares de Geometria. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PACHECO, D. R.; CARDIERI, E. . Discalculia e a Educação Básica: alguns aspectos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
PACHECO, D. R.; Soares, Joel Martins ; LIMA, Diana Maia de . Dificuldades de aprendizagem em Matemática ao final do ciclo II do Ensino Fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PACHECO, D. R.; LIMA, Diana Maia de . Dificuldades de aprendizagem em Matemática na Educação Básica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
PACHECO, D. R.; CARDIERI, E. . Discalculia na Educação Básica: alguns aspectos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PACHECO, D. R.; CARDIERI, E. . Discalculia: Um desafio. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
PACHECO, D. R.; CARDIERI, E. . A Discalculia na Educação Básica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
PACHECO, D. R.. Discalculia: um desafio. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
PACHECO, D. R.; Soares, Joel Martins ; LIMA, Diana Maia de . Dificuldades de aprendizagem em Matemática ao final do ciclo II do Ensino Fundamental 2009 (Iniciação Científica).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PIRES, C. M. C. ; PACHECO, D. R. . Materiais Curriculares e Implementação Curricular em Matemática. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
PACHECO, D. R.. Coleção Eu Gosto mais - Matemática - 1º ao 5º ano (livro do alunos). 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - livro didático).

2.
PACHECO, D. R.. Coleção Eu Gosto mais - Matemática - 1º ao 5º ano (Manual do Professor). 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - livro didático).

3.
PACHECO, D. R.. OED de Matemática - Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Objeto Educacional Digital).

4.
PACHECO, D. R.. Guia do professor - Matemática -1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - livro didático).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2ª Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação. 2015. (Outra).

2.
3º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática.A implementação de Materiais Curriculares nas escolas públicas de São Paulo. 2015. (Outra).

3.
4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Materiais curriculares de Espaço e Forma e o professor dos anos iniciais. 2015. (Simpósio).

4.
III Fórum de Discussão: Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática. 2015. (Encontro).

5.
Seminário de estudos V: Aprendizagem significativa: Uma ilusão perdida numa cultura de ensino para testagem. 2015. (Seminário).

6.
Seminário VI: Aprendizagens de Professoras que Ensinam Matemática em uma Comunidade de Prática. 2015. (Seminário).

7.
II Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais (II EMAI).A prática docente e o uso de materiais curriculares de Espaço e Forma nos Anos Iniciais. 2014. (Encontro).

8.
IV Seminário de Educação Matemática: Aprender e conquistar autonomia. (UNICAMP). 2014. (Seminário).

9.
Seminário ?Análise no século XIX: de ciência mista a saber puro?,. 2014. (Seminário).

10.
Seminário ?Pesquisas orientadas por professores do PEPGEM da PUC/SP, que contemplam perspectivas culturais e sócio histórico culturais?. 2014. (Seminário).

11.
Seminário Ä aprendizagem de professores de matemática a partir da participação em grupos colaborativos?. 2014. (Seminário).

12.
Seminário de Estudos I: Formação de professores, mais especificamente de professores de matemática: demandas institucionais e da Universidade. 2014. (Seminário).

13.
Seminário de Estudos I: Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais e formação de professores envolvidos nesses processos. 2014. (Seminário).

14.
Seminário de Estudos II: Formação de professores e Educação Matemática. 2014. (Seminário).

15.
Seminário de Estudos III: Questões relevantes para a formação de professores de matemática reveladas pela pesquisa em sala de aula. 2014. (Seminário).

16.
Seminário de Estudos IV: Aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores de matemática: algumas possibilidades de pesquisa. 2014. (Seminário).

17.
Um dia de reflexão encontro de professores e pesquisadores ? Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC/SP. 2014. (Encontro).

18.
XVII ENDIPE ? Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: A Didática e a Prática de Ensino nas relações entre a escola, a formação de professores e a sociedade.O professor dos Anos Iniciais e sua relação com os materiais curriculares de Espaço e Forma. 2014. (Encontro).

19.
II Fórum de Discussão: Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática no Brasil. 2013. (Outra).

20.
III Encontro de Produção Discente. 2013. (Encontro).

21.
II Seminário Pesquisas e Práticas em Educação Matemática - UNICSUL. 2013. (Seminário).

22.
IV Jornada de História da Ciência e do Ensino. 2013. (Outra).

23.
Palestra ?Problemas e novas perspectivas na formação inicial de professores no Brasil? da Profa. Dra. Bernardete Gatti. 2013. (Outra).

24.
Seminário de Estudos III: Teorias em Educação Matemática. 2013. (Seminário).

25.
Seminário de Estudos IV: Teorias em Educação Matemática. 2013. (Seminário).

26.
Seminário de Estudos IX: Teorias em Educação Matemática. 2013. (Seminário).

27.
Seminário de Estudos V: Teorias em Educação Matemática. 2013. (Seminário).

28.
Seminário de Estudos VI: Teorias em Educação Matemática. 2013. (Seminário).

29.
Seminário de Estudos VII: Teorias em Educação Matemática. 2013. (Seminário).

30.
Seminário de Estudos VIII: Teorias em Educação Matemática. 2013. (Seminário).

31.
Seminário de Estudos X: Teorias em Educação Matemática. 2013. (Seminário).

32.
Seminário de Estudos XI: Teorias em Educação Matemática. 2013. (Seminário).

33.
Um dia de reflexão: Encontro de Professores e Pesquisadores. 2013. (Encontro).

34.
VII Congreso Iberomericano de Educación Matemática. Enculturação matemática e proposições curriculares da Educação de Jovens e Adultos. 2013. (Congresso).

35.
XVII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós Graduação em Educação Matemática - EBRAPEM.Geometria nos Anos Iniciais: relação entre professores e materiais curriculares. 2013. (Encontro).

36.
1º Seminário Pesquisas e Práticas em Educação Matemáticca. 2012. (Seminário).

37.
III Congresso Multidisciplinar de Transtornos de aprendizagem e Reabilitaçãoçço. Discalculia e a Educação Básica: alguns aspectos. 2010. (Congresso).

38.
9º Congresso Nacional de Iniciação Científica. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2009. (Congresso).

39.
II Jornada de iniciação Científica e Tecnológica.DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA AO FINAL DO CILCO II DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2009. (Outra).

40.
VIII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia. DISCALCULIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ALGUNS ASPECTOS. 2009. (Congresso).

41.
XIII Congresso de Educação Saber 2009 - A MENTE QUE APRENDE SABE ENSINAR. 2009. (Congresso).

42.
II Simpósio Internacional de Pscicopedagogia.DISCALCULIA: UM DESAFIO. 2008. (Simpósio).

43.
Simpósio de Transtornos de Aprendizado - intersecção entre medicina, psicologia e pedagogia - Associação Paulista de Medicina. 2008. (Simpósio).

44.
XII Congresso de Educação Saber 2008 - O SABER DA COMUNIDADE CONSTRUINDO A COMUNIDADE DO SABER. 2008. (Congresso).

45.
XII JORNADA CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO.DISCALCULIA E A EDUCAÇÃO BÁSICA: ALUNS ASPECTOS. 2008. (Outra).

46.
XVI Congresso de Iniciação Científica. A DISCALCULIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2008. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PACHECO, D. R.; JANUARIO, G. ; SANTANA, K. C. L. ; ROSENBAUM, L. S. ; LIMA, S. F. ; PALANCH, W. B. L. ; BUENO, S. . 2º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática: Pesquisa e Políticas Públicas. 2013. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 17:35:23