Bruno Augusto Torres

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9433708303267683
  • Última atualização do currículo em 23/11/2018


Possui graduação em Tecnologia de Análise de Sistemas Informatizados pela Faculdade de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (FAETERJ - 2007), Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade de Informática Lemos de Castro (2009), Especialista em Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação pela Universidade Estácio de Sá (2014) e licenciado em Informática pela AVM - Cândido Mendes (2016). Cursando mestrado em Informática na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Analista de Segurança da Informação do Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Linguagens de Programação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bruno Augusto Torres
Nome em citações bibliográficas
TORRES, B. A.;TORRES, Bruno A.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Especialização em Gestão Estratégia de Tecnologia da Informação. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Título: A CRIPTOGRAFIA E SUAS PRINCIPAIS APLICAÇÕES.
Orientador: CLAUDINEI DI NUNO.
2015 - 2016
Graduação em Licenciatura em Informática.
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
2007 - 2009
Graduação em Sistemas de Informações.
Faculdade de Informatica Lemos de Castro, FILC, Brasil.
Título: Sistema de Gestão de Recursos Humanos.
Orientador: Carlos Carestiato.
2003 - 2006
Graduação em ANÁLISE DE SISTEMAS INFORMATIZADOS.
Faculdade de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro, FAETERJ, Brasil.
Título: Sistemas Integrados.
Orientador: Marcio Francisco Campos.
2001 - 2001
Curso técnico/profissionalizante em GALVANOPLASTIA.
CENTRO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL DOS AFONSOS, CTPA, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Curso Segurança Web: Vulnerabilidades do seu sistema e OWASP. (Carga horária: 8h).
Alura, ALURA, Brasil.
2018 - 2018
Curso Internet das Coisas: Medindo e publicando dados com NodeMcu e MQTT. (Carga horária: 12h).
Alura, ALURA, Brasil.
2018 - 2018
Arduino: Do zero ao jogo. (Carga horária: 20h).
Alura, ALURA, Brasil.
2018 - 2018
Java e JSTL: Tags para facilitar o desenvolvimento JSP. (Carga horária: 6h).
Alura, ALURA, Brasil.
2018 - 2018
Internet das coisas: Conecte dispositivos à nuvem com Amazon IoT. (Carga horária: 10h).
Alura, ALURA, Brasil.
2017 - 2017
UX: o que é experiência de usuário. (Carga horária: 2h).
Alura, ALURA, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em BASIC 2. (Carga horária: 40h).
CULTURA INGLESA, CULTURA, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Elaboração de Plano de Dados Abertos. (Carga horária: 20h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2016 - 2016
CSS3. (Carga horária: 7h).
DEVMEDIA, DEVMEDIA, Brasil.
2015 - 2016
Extensão universitária em BASIC 1. (Carga horária: 40h).
CULTURA INGLESA, CULTURA, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em e-MAG Conteudista. (Carga horária: 20h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em e-MAG Desenvolvedor. (Carga horária: 30h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2012 - 2014
Extensão universitária em ESPANHOL. (Carga horária: 300h).
CURSO YES, YES, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em ITIL V3 FOUNDATIONS 2011 PREP. (Carga horária: 16h).
TRAINNING EDUCATION SERVICES, TRAINNING, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em COBIT 4.1 FOUNDATIONS EXAM PREP. (Carga horária: 16h).
TRAINNING EDUCATION SERVICES, TRAINNING, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em PMP ADVANCED - PREPARATÓRIO PARA CERTIFICAÇÃO PMI. (Carga horária: 32h).
TRAINNING EDUCATION SERVICES, TRAINNING, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. (Carga horária: 40h).
INSTITUTO DE LOGÍSTICA DA AERONÁUTICA, ILA, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em LINUX SYSTEM ADMINISTRATOR. (Carga horária: 120h).
M.CURY, M.CURY, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em PMP FOUNDATIONS. (Carga horária: 16h).
TRAINNING EDUCATION SERVICES, TRAINNING, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em LINUX NETWORK ADMINISTRATOR. (Carga horária: 120h).
M.CURY, M.CURY, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em MODELO DE TI NA FAB. (Carga horária: 23h).
DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA AERONÁUTICA, DTI, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em JOOMLA. (Carga horária: 40h).
CENTRO DE COMPUTAÇÃO DA AERONÁUTICA DE BRASÍLIA, CCA - BR, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em JAVA NINJA. (Carga horária: 32h).
COTI INFORMÁTICA, COTI, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em REDES ESTRUTURADAS - NOÇÕES BÁSICAS. (Carga horária: 16h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PES. (Carga horária: 8h).
ETALENT, ETALENT, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em C# E ASP.NET. (Carga horária: 48h).
DIGIDATA, DIGIDATA, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em RESTAURANDO IMAGENS COM O PHOTOSHOP CS 2. (Carga horária: 2h).
Instituto Infnet do Rio de Janeiro, INFNET, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em PLANEJANDO UMA MIGRAÇÃO PARA WINDOWS 2003. (Carga horária: 2h).
Instituto Infnet do Rio de Janeiro, INFNET, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em IMPLEMENTANDO ACESSO REMOTO NA ADM DE REDES. (Carga horária: 2h).
Instituto Infnet do Rio de Janeiro, INFNET, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em MCP WINDOWS SERVER 2003. (Carga horária: 96h).
M.CURY, M.CURY, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em TECNOLOGIAS DE REDES E CABEAMENTO ESTRUTURADO. (Carga horária: 72h).
M.CURY, M.CURY, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em ACCESS. (Carga horária: 48h).
Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, FAETEC, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em INFORMÁTICA BÁSICA MÓDULO 2. (Carga horária: 62h).
Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, FAETEC, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em INFORMÁTICA BÁSICA MÓDULO 1. (Carga horária: 52h).
Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, FAETEC, Brasil.
2003 - 2003
2ª SEMANA TECNOLÓGICA E CULTURAL. (Carga horária: 6h).
Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, FAETEC, Brasil.


Atuação Profissional



HLCA, HLCA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: ANALISTA DE SISTEMAS, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, TJ/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: DESENVOLVEDOR DE SISTEMAS, Carga horária: 40


Universidade da Força Aérea, UNIFA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: TENENTE QCOA ANS - ANALISTA DE SISTEMAS, Carga horária: 40
Outras informações
Chefe da Seção de Desenvolvimento de Sistemas, Chefe da Seção de Redes de Computadores.


MARINHA DO BRASIL, MB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: ANALISTA DE SISTEMAS, Carga horária: 40


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de Segurança da Informação, Carga horária: 40


Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, FAETEC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Estágio Docente em Informática, Enquadramento Funcional: Estágio Docente em Informática


Colégio Santo Inácio, CSI, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Estágio Docente em Informática, Enquadramento Funcional: Estágio Docente em Informática



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
App-teaching: pensando em uma pedagogia da hipermobilidade
Descrição: Descrição: O projeto de pesquisa possui como tema ?App-teaching: por uma pedagogia da hipermobilidade?, apontando uma proposta de sistematização de práticas educativas com uso de aplicativos, um assunto recente, mas que já faz parte dos cotidianos escolares. Aos poucos, inventividades artesanais com aplicativos são instauradas nos diversos ambientes formativos, é preciso que se reflita sobre uma pedagogia que considere tais fatores. Como objetivo geral pretende-se compreender quais práticas educacionais e metodologias pedagógicas podem emergir do uso de dispositivos móveis em contexto de educação online, desenvolvendo, com o método da pesquisa-formação na cibercultura, produção de atos de currículo com aplicativos em hipermobilidade. Desta forma, será possível proporcionar a criação de um ambiente de aprendizagem-ensino móvel, com usos de aplicativos como estratégia pedagógica, para a emergência de dispositivos de ensino e pesquisa, autoria e produção de conteúdo na era da conectividade ou hipermobilidade, de forma a repensar uma pedagogia propícia à contemporaneidade.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: Bruno Augusto Torres - Integrante / Vivian Martins - Coordenador / Gabriela Ribeiro - Integrante / Milena Quattrer - Integrante / Welton Fernando Zonatti - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Formação de Docentes para a Educação Online
Descrição: O Curso de Formação de Docentes para a Educação Online, oferecido pelo IFRJ Campus Belford Roxo, tem como público-alvo professores (as) e demais profissionais da educação da região metropolitana do Rio de Janeiro. Os objetivos são: compreender os fundamentos da cibercultura e da interação online como possibilidades educativas; desenvolver estratégias para a mediação pedagógica online, planejando conteúdos e situações de aprendizagem, principalmente com uso de aplicativos; valorizar os potenciais das tecnologias digitais e dos recursos multimídia para a educação contemporânea; e explorar possibilidades educativas e comunicacionais da educação online em ambientes virtuais de aprendizagem e aplicativos. O curso aborda a educação online, pensando nas tecnologias e nos novos cidadãos que têm suas vidas modificadas pelos processos ciberculturais emergentes. Há a proposta de uma mudança nas práticas educacionais que privilegiam a formação para as experiências, em contexto de mobilidade ubíqua, pensando que as interfaces digitais podem proporcionar uma educação mais dinâmica, interativa e colaborativa. O projeto propõe a formação de docentes na cibercultura, desmistificando o uso das tecnologias digitais em contextos educativos e experienciar diversos usos que podem ser realizados com as potencialidades da web 4.0, a fim de proporcionar as melhores condições de aprendizagem em contexto de educação online.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: ANALISE DE SISTEMAS INFORMATIZADOS.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
3º colocado na maratona de programação Hack@UNIRIO 2017 - Equipe Decoders, UNIRIO.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAPRA, E. P. ; FERREIRA, S. B. L. ; TORRES, B. A. . Verificação da Adequação do Conteúdo Textual dos Serviços Web Públicos Brasileiros para Usuários com Baixo Letramento. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2017, Lavras/MG. Information system for participatory digital governance, 2017.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, V. M. L. ; TORRES, B. A. . Educação a distância: a quebra do paradigma a partir do olhar sobre a mobilidade e a ubiquidade.. In: VI Seminário Mídias & Educação, 2015, Rio de Janeiro: Colégio Pedro. Educação a distância: a quebra do paradigma a partir do olhar sobre a mobilidade e a ubiquidade., 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
TORRES, B. A.. A internet como espaço de divulgação: as lojas virtuais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
TORRES, B. A.. Moodle: Como disponibilizar sua plataforma de ensino na internet. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
TORRES, B. A.. Sistemas Integrados do ISTCC-RJ. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I CONGRESSO INTERNACIONAL EM HUMANIDADES DIGITAIS. 2018. (Congresso).

2.
Internet das Coisas: os próximos desafios da hiperconectividade. 2018. (Outra).

3.
1º SEMINÁRIO MULHER NO PODER: DIÁLOGO SOBRE EMPODERAMENTO FEMININO. 2017. (Seminário).

4.
Hack@UNIRIO 2017.Adote um calouro. 2017. (Outra).

5.
Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. 2017. (Simpósio).

6.
Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação.Verificação da Adequação do Conteúdo Textual dos Serviços Web Públicos Brasileiros para Usuários com Baixo Letramento. 2017. (Simpósio).

7.
Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas. 2017. (Simpósio).

8.
Workshop Motivação e Trabalho em Equipe. 2017. (Outra).

9.
Conferência Anual Orientada à Segurança (CAOS) - 2016. 2016. (Outra).

10.
IX SIMPÓSIO NACIONAL ABCiber. 2016. (Simpósio).

11.
Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Comp.. 2016. (Simpósio).

12.
VI SEMINÁRIO MÍDIAS & EDUCAÇÃO.A Perspectiva da Ubiquidade na Educação a Distância. 2015. (Seminário).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
TORRES, B. A.. Sistemas Integrados do ISTCC-RJ. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 8:40:37