Danylo Semim Garcia

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9508621718646214
  • Última atualização do currículo em 29/04/2018


Graduado em Física Licenciatura, Mestre em Ensino de Ciências, ambos pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, e Doutorando em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. Possui experiência na área de Ensino de Ciências com ênfase no ensino de Física Moderna e Astronomia, e Educação em Astronomia em ambientes não-formais. Atualmente vinculado a pesquisa de formação de conceitos em processos de ensino e aprendizagem e no uso de atividades práticas e modelos representacionais para o ensino de Física e Astronomia. Integrante dos grupos de pesquisa Ciências: Educação e Popularização (InFi - UFMS) e Pesquisa em Ensino de Ciências (FC-UNESP). Espelho CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/9508621718646214 ID ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7591-8620 (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Danylo Semim Garcia
Nome em citações bibliográficas
GARCIA, D. S.


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Educação Para a Ciência.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Orientador: Rodolfo Langhi.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Astronomia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Física Moderna e Contemporânea.
Setores de atividade: Educação.
2013 - 2015
Mestrado em Ensino de Ciências.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: O conceito de espaço em Física Moderna: um estudo a partir de objetos da Cosmologia,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Hamilton Perez Soares Corrêa.
Bolsista do(a): Programa Institucional de Bolsas de Estudos para Pós-Graduação, PROPP/UFMS, Brasil.
Palavras-chave: Astronomia; Física Moderna e Contemporânea; Modelos Representacionais; Lev Semenovitch Vygotsky.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Física Moderna e Contemporânea.
2013 - 2015
Aperfeiçoamento em Capacitação para Qualificação de Professor Tutor a Distância - UAB. (Carga Horária: 350h).
Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
Título: Plano Anual de Capacitação - PACC 2013 e PACC 2014. Ano de finalização: 2015.
2007 - 2013
Graduação em Física - Licenciatura.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA NA FORMAÇÃO DO FÍSICO: Discurso dos alunos sobre a inserção da história da ciência no bacharelado e na licenciatura em Física..
Orientador: Hamilton Perez Soares Corrêa.




Formação Complementar


2016 - 2016
"Oficina AVA Moodle e Webconferência". (Carga horária: 10h).
Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Escola de Formação de Jovens Astrônomos de 2015. (Carga horária: 808h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2015 - 2015
Cosmologia - Da Origem ao fim do Universo. (Carga horária: 120h).
Observatório Nacional, ON, Brasil.
2014 - 2015
Qualificação para Tutor a Distância UAB. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Curso de Introdução à Astronomia e à Astrofísica. (Carga horária: 30h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Escola de Formação de Jovens Astrônomos de 2014. (Carga horária: 808h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2013 - 2013
Qualificação para Tutor a Distância UAB. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Introdução à SIsmologia. (Carga horária: 20h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Normalização de Trabalhos Acadêmicos/ABNT. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2011 - 2011
Bases de Dados do Portal de Periódicos da CAPES.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Programa Permanência. (Carga horária: 42h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2006 - 2006
Mautenção, Montagem e Programação de Microcomp.. (Carga horária: 200h).
SENAI - Departamento Regional do Mato Grosso do Sul, SENAI/DR/MS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Pesquisador CAPES, Enquadramento Funcional: Professor Formador/Conteudista, Carga horária: 68
Outras informações
Professor Formador/Conteudista da disciplina de Termodinâmica Básica I, de Práticas Pedagógicas de Física Introdutória, de Termodinâmica e de Mecânica no curso de Física Licenciatura na Faculdade de Educação a Distância da Universidade Federal da Grande Dourados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Pesquisador CAPES, Enquadramento Funcional: Professor Formador/Conteudista, Carga horária: 60
Outras informações
Professor Formador/Conteudista da disciplina de História da Física do curso de Física Licenciatura pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Faculdade de Educação a Distância da Universidade Federal da Grande Dourados

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Pesquisador CAPES, Enquadramento Funcional: Professor Formador/Conteudista, Carga horária: 68
Outras informações
Professor Formador/Conteudista da disciplina de Prática Pedagógica em Eletricidade e Magnetismo do curso de Física Licenciatura pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Faculdade de Educação a Distância da Universidade Federal da Grande Dourados

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor/Tutor a distância, Carga horária: 12
Outras informações
Professor tutor da disciplina de Prática Pedagógica de Física Introdutória do curso de Física Licenciatura pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Faculdade de Educação a Distância da Universidade Federal da Grande Dourados

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor/Tutor a distância, Carga horária: 12
Outras informações
Professor tutor da disciplina de Prática Pedagógica de Mecânica do curso de Física Licenciatura pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Faculdade de Educação a Distância da Universidade Federal da Grande Dourados

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor/Tutor a distância, Carga horária: 12
Outras informações
Professor tutor da disciplina de Eletricidade e Magnetismo do curso de Física Licenciatura pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Faculdade de Educação a Distância da Universidade Federal da Grande Dourados

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor/Tutor a distância, Carga horária: 12
Outras informações
Professor tutor da disciplina de Pré-Cálculo do curso de Física Licenciatura pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Faculdade de Educação a Distância da Universidade Federal da Grande Dourados

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor/Tutor a distância, Carga horária: 12
Outras informações
Professor tutor da disciplina de Cálculo I do curso de Física Licenciatura pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Faculdade de Educação a Distância da Universidade Federal da Grande Dourados

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor/Tutor a distância, Carga horária: 12
Outras informações
Professor tutor da disciplina de Cálculo II do curso de Física Licenciatura pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Faculdade de Educação a Distância da Universidade Federal da Grande Dourados

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor/Tutor a distância, Carga horária: 12
Outras informações
Professor tutor da disciplina de Mecânica Básica I do curso de Física Licenciatura pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Faculdade de Educação a Distância da Universidade Federal da Grande Dourados


Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor/Instrutor/Supervisor na EFJA 2015, Carga horária: 20
Outras informações
EFJA - Escola de Formação de Jovens Astrônomos Maiores informações: https://goo.gl/FpuI9u e (67) 3345-7031

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor/Instrutor/Supervisor na EFJA 2014, Carga horária: 20
Outras informações
EFJA - Escola de Formação de Jovens Astrônomos Maiores informações: https://goo.gl/FpuI9u e (67) 3345-7031

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa, Divulgação e Levantamento, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto Yotedi

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Pesquisa e Análise, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto Sismologia no Pantanal - Pesquisa e monitoramento de sismos na estação de Aquidauana/MS (AQDB).

Atividades

11/2012 - 12/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Física, .

10/2011 - 10/2012
Extensão universitária , DFI/CCET, Departamento de Física - Centro de Ciências Exatas e Tecnologia.

Atividade de extensão realizada
SISMICIDADE NA REGIÃO DO PANTANAL: Análise de sismogramas da estação de Aquidauana ? MS (AQDB).

Instituto Educacional Arancuã, IEA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Física e Astronomia, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.


Secretaria do Estado da Educação de Mato Grosso do Sul, SED-MS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 20


Faculdade Católica Paulista, UCA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 12
Outras informações
Professor do curso de graduação de Engenharia Civil e tecnólogos de Construção de Edifícios atuante nas disciplinas de Fenômenos de Transporte; Mecânica dos Fluidos; Física Geral e Experimental.


Faculdades Integradas de Bauru, FIB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 12
Outras informações
Professor dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção nas áreas de ensino de disciplinas aplicadas à Física.



Linhas de pesquisa


1.
Ensino de Física Moderna e Astronomia
2.
Linguagem, discurso e Ensino de Ciências
3.
Processos de Ensino e Aprendizagem


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
O conceito de espaço em Física Moderna: um estudo a partir de objetos da Cosmologia.
Descrição: Existem varias formas de abordagem da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino médio. Combinamos tematicamente os estudos de Astronomia e FMC para a inserção dos conceitos ligados ao espaço e sua deformação, a expansão do universo e a gravitação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Danylo Semim Garcia - Coordenador / Hamilton Perez Soares Corrêa - Integrante.
2011 - 2013
A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA NA FORMAÇÃO DO FÍSICO: Discurso dos alunos sobre a inserção da história da ciência no bacharelado e na licenciatura em Física.
Descrição: Trata os aspectos ligados às questões da História da Ciência na formação do acadêmico dos cursos de Física. A partir de elementos ligados à história da Física e sua evolução, busca descrever a percepção dos acadêmicos sobre a importância desses elementos em sua formação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Danylo Semim Garcia - Coordenador / Hamilton Perez Soares Corrêa - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - 2015
Escola de Formação de Jovens Astrônomos de 2015
Descrição: O projeto da EFJA se constitui como uma ação de ensino, pesquisa e extensão junto às escolas estaduais da cidade de Campo Grande, buscando fomentar um ambiente de estudo adequado para a cultura científica e a difusão de conhecimentos científicos através de encontros, cursos, palestras, observações astronômicas, realização de oficinas e a produção de material didático (impresso e digital), voltados ao ensino de temas astronômicos no ensino de Física, constituindo um Ensino Inovador, com a presença de Astronomia e Física Moderna, Contemporânea na escola..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Danylo Semim Garcia - Integrante / Paula Santos Orofino - Integrante / Ellen Regina R B - Integrante / Tairine Machado - Integrante / Hamilton Perez Soares Corrêa - Coordenador.
2014 - 2014
Escola de Formação de Jovens Astrônomos de 2014
Descrição: O projeto da EFJA se constitui como uma ação de ensino, pesquisa e extensão junto às escolas estaduais da cidade de Campo Grande, buscando fomentar um ambiente de estudo adequado para a cultura científica e a difusão de conhecimentos científicos através de encontros, cursos, palestras, observações astronômicas, realização de oficinas e a produção de material didático (impresso e digital), voltados ao ensino de temas astronômicos no ensino de Física, constituindo um Ensino Inovador, com a presença de Astronomia e Física Moderna, Contemporânea na escola..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Danylo Semim Garcia - Integrante / Paula Santos Orofino - Integrante / Ellen Regina R B - Integrante / Thiago V. Valério - Integrante / Tairine Machado - Integrante / Hamilton Perez Soares Corrêa - Coordenador.
2012 - 2012
Projeto Erastótenes
Descrição: O Projeto Eratóstenes Brasil possui abrangência nacional, e professores de Campo Grande (MS), onde se localiza a coordenação nacional, serão convidados para encontros de formação continuada sobre Astronomia, abrangendo os conceitos relacionados ao Projeto Eratóstenes (forma da Terra, campo gravitacional, estações do ano, solstícios e equinócios, movimento aparente da esfera celeste, características de corpos astronômicos, metodologias de ensino destes conteúdos)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Danylo Semim Garcia - Integrante / Rodolfo Langhi - Coordenador / Hamilton Perez Soares Corrêa - Integrante / Fabiana Andrade de Oliveira - Integrante / Charlene Marcondes Avelar - Integrante / Tais Rodolfo de Almeida - Integrante.
2011 - 2012
Projeto Yotedi
Descrição: O Projeto Yotedi trabalha com algumas das lacunas existentes no ensino e divulgação da Astronomia. Podemos destacar no trabalho realizado um levantamento da produção científica na ultima década dos trabalhos ligados a Divulgação e Ensino de Astronomia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2008 - 2008
Software de simulação de fenômenos físicos
Descrição: Projeto de bolsa de extensão oferecido pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis com carga horária de 336 horas com tutoria do Prof. Dr. Paulo Ricardo da Silva Rosa, junto ao Departamento de Física-DFI/CCET..
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Danylo Semim Garcia - Coordenador / Paulo Ricardo da Silva Rosa - Integrante.


Outros Projetos


2013 - Atual
Ciências, Educação e Popularização
Descrição: Este grupo de pesquisa abriga as linhas: educação em astronomia, difusão e popularização de conhecimentos, disseminação de conhecimentos nas áreas de qualidade de vida e vigilância em saúde, educação ambiental, divulgação científica em museus, centros e casas de ciência, alfabetização científica e tecnológica, educação nas ciências humanas, biológicas e exatas. O grupo atua também na produção e promoção de exposições virtuais e reais, estudos contemporâneos e históricos, considerando os aspectos filosóficos, científicos, culturais, políticos e econômicos subjacentes e os meios disponíveis nos diversos momentos e localidades. Os projetos de pesquisa são vinculados à Casa da Ciência de Campo Grande, aperfeiçoando suas atividades de popularização da ciência..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Danylo Semim Garcia - Integrante / Rodolfo Langhi - Integrante / Hamilton Perez Soares Corrêa - Coordenador / Tairine Lemes Dias Machado - Integrante / Ellen Regina Romero Barbosa - Integrante / Paula Santos Orofino - Integrante / Thiago Vareiro Valério - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral/Especialidade: Ensino de Física.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Astronomia / Subárea: Ensino de Astronomia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação para a Ciência.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GARCIA, D. S.; OROFINO, P. S. ; CORREA, H. P. S. . Um Modelo Representacional para Abordagem da Deformação do Espaço no Ensino de FMC. In: XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017, São Carlos - SP. A Física e o Cidadão Contemporâneo, 2017.

2.
OROFINO, P. S. ; GARCIA, D. S. ; CORREA, H. P. S. . Meninas experimentando a física: uma abordagem de conceitos físicos. In: XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física (XXII SNEF), 2017, São Carlos - SP. A Física e o Cidadão Contemporâneo, 2017.

3.
OROFINO, P. S. ; SANTOS, T. A. ; GARCIA, D. S. . Formação inicial de professores de Física: apontamentos e contribuições. In: VI CBE - Congresso Brasileiro de Educação, 2017, Bauru - SP. Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada, 2017.

4.
GARCIA, D. S.; CORREA, H. P. S. . Um modelo de representação da deformação do espaço: uma atividade de FMC para o Ensino Médio. In: Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015, Uberlândia. Enfrentamentos do Ensino de Física na Sociedade Contemporânea, 2015.

5.
GARCIA, D. S.; CORREA, H. P. S. . Um modelo com representação tridimensional do Cruzeiro do Sul como atividade para o ensino de Astronomia.. In: Simpósio Nacional de Ensino em Astronomia, 2014, Curitiba. III SNEA, 2014.

6.
OROFINO, P. S. ; CORREA, H. P. S. ; GARCIA, D. S. ; BARBOSA, E. R. R. ; VALERIO, T. V. . Experimentação problematizadora para o ensino de conceitos físicos. In: IV SINECT - Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2014, Ponta Grossa PR. IV SINECT, 2014.

7.
GARCIA, D. S.; CORREA, H. P. S. . A importância da história na formação do físico: discurso dos acadêmicos sobre a inserção da História da Ciência no Bacharelado e na Licenciatura em Física. In: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física ? SNEF 2013, 2013, São Paulo - SP. XX Simpósio Nacional de Ensino de Física O ENSINO DE FÍSICA NOS ÚLTIMOS 40 ANOS: BALANÇO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS., 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GARCIA, D. S.; OROFINO, P. S. ; CORREA, H. P. S. . Escola de Formação de Jovens Astrônomos: uma abordagem dos conceitos das unidades de massa e raio solar. In: I Congresso de Ensino de Ciências, Educação Ambiental e Saúde, 2016, Campo Grande - MS. ?A Aproximação das Pesquisas em Ensino de Ciências Educação Ambiental e Saúde com a Educação Básica?, 2016.

2.
GARCIA, D. S.; OROFINO, P. S. ; CORREA, H. P. S. . Uma abordagem dos conceitos das unidades de massa e raio solar: a construção de um diagrama HR. In: I Congresso de Ensino de Ciências, Educação Ambiental e Saúde, 2016, Campo Grande - MS. ?A Aproximação das Pesquisas em Ensino de Ciências Educação Ambiental e Saúde com a Educação Básica?, 2016.

3.
GARCIA, D. S.; CORREA, H. P. S. . A importância da história na formação do físico: discurso dos acadêmicos sobre a inserção da História da Ciência no Bacharelado e na Licenciatura em Física. In: SINTEC - Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2012, Rio Grande - RS. Anais do II Seminário Internacional de Educação em Ciências. Rio Grande, RS, Brasil: S471a Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2012. p. http://www.nuep.

Apresentações de Trabalho
1.
GARCIA, D. S.; OROFINO, P. S. ; LANGHI, R. ; CAVALCANTE, I. P. ; CORREA, H. P. S. . Oficina de construção de modelo 3D da constelação Cruzeiro do Sul, uma abordagem prática e teórica na Educação em Astronomia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
GARCIA, D. S.. Oficina de Construção de modelos tridimensionais de constelações no I SEFISMAT. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
BARBOSA, E. R. R. ; OROFINO, P. S. ; GARCIA, D. S. ; VALERIO, T. V. ; MACHADO, T. L. D. ; CORREA, H. P. S. . Resultados das ações da Escola de Formação de Jovens Astrônomos de 2014. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
VALERIO, T. V. ; GARCIA, D. S. ; CORREA, H. P. S. . Com o pé no pátio e o olho no céu 2011. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
PEREIRA, A. E. ; GARCIA, D. S. ; CORREA, H. P. S. ; LANGHI, R. ; VALERIO, T. V. . Projeto Yotedi. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
ALMEIDA, T. R. ; GARCIA, D. S. ; OLIVEIRA, F. A. ; CORREA, H. P. S. ; LANGHI, R. . Projeto Erastótenes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
GARCIA, D. S.. Um modelo para a representação da deformação do espaço. 2015.

2.
GARCIA, D. S.. Um modelo com representação tridimensional do Cruzeiro do Sul. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
GARCIA, D. S.; OROFINO, P. S. ; LANGHI, R. ; CAVALCANTE, I. P. ; CORREA, H. P. S. . Construção de modelo 3D da constelação cruzeiro do sul, uma abordagem prática e teórica na educação em Astronomia. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
GARCIA, D. S.. Oficina de Construção de modelos tridimensionais de constelações no I SEFISMAT. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
GARCIA, D. S.; CORREA, H. P. S. . Um modelo para a representação da deformação do espaço: uma atividade de FMC para o ensino médio. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de Fìsica Moderna e Astronomia).

4.
GARCIA, D. S.; CORREA, H. P. S. . Universo sua origem e sua estranheza. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
GARCIA, D. S.; CORREA, H. P. S. . Um modelo com representação tridimensional do Cruzeiro do Sul como atividade para o ensino de Astronomia.. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de Fìsica Moderna e Astronomia).

6.
GARCIA, D. S.; XIMENES, A.M.J. . MiniCurso: Qual Sua Resistência Elétrica?. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Semana Acadêmica EaD Integrada - Faculdade de Educação a Distância da Universidade Federal da Grande Dourados. 2017. (Encontro).

2.
VI CBE - Congresso Brasileiro de Educação. Formação inicial de professores de Física: apontamentos e contribuições. 2017. (Congresso).

3.
XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física.?A Física e o Cidadão Contemporâneo?. 2017. (Simpósio).

4.
I Congresso Nacional de Ensino de Ciências, Educação Ambiental e Saúde (I CONECEAS). ?A Aproximação das Pesquisas em Ensino de Ciências Educação Ambiental e Saúde com a Educação Básica?. 2016. (Congresso).

5.
II SEITA - Semana de Imersão Total em Astronomia.Ministrado pelo Prof. Dr. Roberto Boczko (IAG/USP). 2016. (Seminário).

6.
International Observe The Moon Night.InMOMN. 2016. (Outra).

7.
Simpósio Nacional de Ensino de Física.UM MODELO PARA A REPRESENTAÇÃO DA DEFORMAÇÃO DO ESPAÇO: UMA ATIVIDADE DE FMC PARA O ENSINO MÉDIO. 2015. (Simpósio).

8.
Simpósio Nacional de Educação em Astronomia.UM MODELO COM REPRESENTAÇÃO TRIDIMENSIONAL DO CRUZEIRO DO SUL COMO ATIVIDADE PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA. 2014. (Simpósio).

9.
Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia.EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA PARA O ENSINO DE CONCEITOS FÍSICOS. 2014. (Simpósio).

10.
I Seminário de Recepção e Integração Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.I SERIAPEC. 2013. (Seminário).

11.
Simpósio Nacional de Ensino de Física.A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA NA FORMAÇÃO DO FÍSICO: DISCURSO DOS ACADÊMICOS SOBRE A INSERÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO BACHARELADO E NA LICENCIATURA EM FÍSICA.. 2013. (Simpósio).

12.
SINTEC2 - Seminário Internacional de Educação em Ciências.A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA NA FORMAÇÃO DO FÍSICO. 2012. (Seminário).

13.
XIV Escola de Verão do IAG - USP.Cursos e Oficinas. 2012. (Encontro).

14.
Encontro Regional de Ensino de astronomia - EREA.. 2010. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GARCIA, D. S.. XXII SNEF - CO02-01_Materiais, métodos e estratégias de ensino de Física. 2017. (Outro).

2.
GARCIA, D. S.. Escola de Formação de Jovens Astrônomos de. 2015. (Outro).

3.
GARCIA, D. S.. Escola de Formação de Jovens Astrônomos de. 2014. (Outro).

4.
GARCIA, D. S.; GIMENES, A. F. B. ; SILVA, A. T. T. ; CAMPELO JUNIOR, M. V. ; SOBRINHO, O. P. G. P. ; MACHADO, T. L. D. ; GOBARA, S. T. . II SERIAPEC - Seminário de Recepção e Integração Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. 2014. (Outro).

5.
GARCIA, D. S.. Avaliador da III FETECMS e II FETECCMS Júnior. 2013. (Outro).

6.
GARCIA, D. S.. Monitor Olimpíada Brasileira de Física 40hrs. 2011. (Concurso).

7.
GARCIA, D. S.. Monitor Olimpíada Brasileira de Física 40hrs. 2010. (Concurso).

8.
GARCIA, D. S.. Monitor Olimpíada Brasileira de Física 40hrs. 2009. (Concurso).

9.
GARCIA, D. S.. Monitor Olimpíada Brasileira de Física 40hrs. 2008. (Concurso).



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
GARCIA, D. S.; CORREA, H. P. S. . Universo sua origem e sua estranheza. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
GARCIA, D. S.; CORREA, H. P. S. . Um modelo com representação tridimensional do Cruzeiro do Sul como atividade para o ensino de Astronomia.. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de Fìsica Moderna e Astronomia).

2.
GARCIA, D. S.; CORREA, H. P. S. . Um modelo para a representação da deformação do espaço: uma atividade de FMC para o ensino médio. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de Fìsica Moderna e Astronomia).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GARCIA, D. S.. Avaliador da III FETECMS e II FETECCMS Júnior. 2013. (Outro).

2.
GARCIA, D. S.. Escola de Formação de Jovens Astrônomos de. 2014. (Outro).

3.
GARCIA, D. S.. Escola de Formação de Jovens Astrônomos de. 2015. (Outro).



Outras informações relevantes


Membro do Grupo de Pesquisa Ciências, Educação e Popularização (Instituto de Física/UFMS/Campo Grande) Grupo de pesquisa que abriga as linhas: educação em astronomia, difusão e popularização de conhecimentos, disseminação de conhecimentos nas áreas de qualidade de vida e vigilância em saúde, educação ambiental, divulgação científica em museus, centros e casas de ciência, alfabetização científica e tecnológica, educação nas ciências humanas, biológicas e exatas. O grupo atua também na produção e promoção de exposições virtuais e reais, estudos contemporâneos e históricos, considerando os aspectos filosóficos, científicos, culturais, políticos e econômicos subjacentes e os meios disponíveis nos diversos momentos e localidades. Os projetos de pesquisa referentes ao grupo são vinculados à Casa da Ciência de Campo Grande, aperfeiçoando suas atividades de popularização da ciência; Representante Discente de Pós-Graduação do Concelho do Instituto de Física da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul em 2013 e 2014; Sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Física - SBF; Aprovação em concurso público para professor temporário pelo edital nº. 013/2016 - RESULTADO FINAL, Faculdade de Ciências UNESP/BAURU.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 20:00:32