Elisa Novaski Cordeiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2537294525041188
  • Última atualização do currículo em 13/02/2019


Doutoranda em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná. Mestre em Letras pela mesma instituição (2013), na área de concentração Estudos Linguísticos, linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras Modernas. Possui especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2010). Graduada em Licenciatura em Letras Português Espanhol pela Universidade Federal do Paraná (2007). Atualmente é professora titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, atuando nas seguintes frentes: ensino de língua espanhola, ensino de português para estrangeiros e formação inicial de professores de língua estrangeira no curso de Letras Inglês. Tem interesse nos seguintes temas: ensino de línguas estrangeiras, foco na forma, aprendizagem colaborativa, ensino de espanhol como língua estrangeira, ensino de português para falantes de outras línguas e formação inicial e continuada de professores de línguas estrangeiras. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elisa Novaski Cordeiro
Nome em citações bibliográficas
CORDEIRO, E. N.;NOVASKI CORDEIRO, ELISA;NOVASKI, Elisa;CORDEIRO, ELISA NOVASKI

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Rua Sete de Setembro, 3165
Rebouças
80230901 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 33104597
URL da Homepage: http://www.calem.ct.utfpr.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Estudos Linguísticos.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Formação inicial de professores de letras português inglês ? um estudo sobre o desenvolvimento profissional de professores em formação inicial por meio da prática didática propiciada pelo ensino de PFOL,
Orientador: Francisco Carlos Fogaça.
Palavras-chave: PFOL; Formação de professores; Ensino de língua estrangeira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2011 - 2013
Mestrado em Letras.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: A aprendizagem colaborativa e o ensino de gramática na aula de espanhol como língua estrangeira,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Terumi Koto Bonnet Villalba.
Palavras-chave: Aprendizagem colaborativa; Foco na forma; Ensino de espanhol como língua estrangeira; Ensino de espanhol para brasileiros.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2010
Especialização em Ensino de Língua Estrangeira. (Carga Horária: 360h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Título: Abordagem cultural no livro didático de língua estrangeira moderna.
Orientador: Maristela Pugsley Werner.
2003 - 2007
Graduação em Licenciatura em Letras Português Espanhol.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1999 - 2001
Ensino Médio (2º grau).
Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná Unidade Curitiba, CEFET PR, Brasil.
1990 - 1998
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Municipal Pe Natal Pigatto, EMPNP, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora de Letras, atuando na graduação e extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de língua espanhola, Carga horária: 20


Universidade Positivo, POSITIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Editora de textos, Carga horária: 44
Outras informações
Editoração de textos de materiais didáticos para cursos de graduação e pós graduação à distância ofertados pela Universidade Positivo.


Colégio Internacional Everest, CIE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professora de língua espanhola, Carga horária: 10
Outras informações
Professora de espanhol de 5° a 8° séries do Ensino Fundamental II.


Instituto Espanhol Garcia Lorca, IEGL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professora de Espanhol, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Espanhol de todos os níveis.


Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus, AFESBJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professora de Espanhol de Ensino Médio, Carga horária: 10
Outras informações
Professora das turmas de 1º ano do Ensino Médio.


Escola Pedro Apóstolo, EPA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Funadamental, Carga horária: 4
Outras informações
Professora responsável pelo acompanhamento presencial dos alunos, bem como responsável por inserir atividades no ambiente virtual da escola e propor atividades à distância para os alunos.


Complexo Educacional Anchieta, CEA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa de Ensino Méd, Carga horária: 20


Contact Center Américas, CCA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Atendente de telemarketing bilingüe, Carga horária: 36
Outras informações
Operadora responsável pelo atendimento dos clientes da empresa Esso - Exon Mobil de 10 países da América Central e Andina.



Projetos de extensão


2016 - Atual
Língua em Uso
Descrição: Projeto desenvolvido na UTFPR/Curitiba pelo Grupo de Estudos de PFOL (GPFOL), cujo objetivo é oportunizar momentos de socialização entre estrangeiros e brasileiros. Ele constitui-se em um encontro mensal entre alunos estrangeiros, acadêmicos de letras, professores de PFOL e demais convidados. Nesses encontros, diferentes temáticas culturais brasileiras são abordadas com o objetivo de ajudar na inserção desse público no Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Elisa Novaski Cordeiro - Integrante / Fernanda Deah Chichorro Baldín - Coordenador / Jeniffer Imaregna Alcantara de Albuquerque - Integrante.
2011 - Atual
Português para falantes de outras línguas (PFOL)
Descrição: Projeto que envolve curso de PFOL e grupo de estudos, desenvolvido juntamente com acadêmicos de Licenciatura em Letras Português-Inglês da UTFPR..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) .

Integrantes: Elisa Novaski Cordeiro - Integrante / Fernanda Deah Chichorro Baldín - Integrante / Marcia Regina Becker - Coordenador / Jeniffer Imaregna Alcantara de Albuquerque - Integrante.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: Revista de Letras
2017 - Atual
Periódico: REVISTA X


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Formação de professores.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Ensino de português para falantes de outras línguas.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Ensino de espanhol como língua estrangeira.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Ensino de Línguas Estrangeiras.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CORDEIRO, ELISA NOVASKI2017CORDEIRO, ELISA NOVASKI; BALDIN, FERNANDA DEAH CHICHORRO . O processo de formação inicial de professores de Português para Falantes de Outras Línguas na UTFPR-CT: integração entre prática pedagógica e teoria. LÍNGUAS & LETRAS (ONLINE), v. 18, p. 96-111, 2017.

2.
CORDEIRO, ELISA NOVASKI2017CORDEIRO, ELISA NOVASKI; KONDO, R. H. . DESESCOLARIZAÇÃO E LEITURIZAÇÃO: UMA PROPOSTA DE LEITURA PARA ENSINO DE PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS. REVISTA X, v. 12, p. 25-42, 2017.

3.
CORDEIRO, E. N.;NOVASKI CORDEIRO, ELISA;NOVASKI, Elisa;CORDEIRO, ELISA NOVASKI2012CORDEIRO, E. N.. POR QUE UTILIZAR O FOCO NA FORMA NAS AULAS DE ESPANHOL PARA FALANTES BRASILEIROS?. Revista X, v. 1, p. 02, 2012.

4.
NOVASKI, Elisa2011NOVASKI, Elisa; Maristela Pugsley Werner . Abordagem Cultural na Aula de Língua Estrangeira. Revista de Letras, v. 14, p. 13, 2011.

5.
NOVASKI CORDEIRO, ELISA2007NOVASKI CORDEIRO, ELISA. NOVO AVENIDA BRASIL 2: O OLHAR DO ESTRANGEIRO NO BRASIL. Pesquisas em Discurso Pedagógico (Online), v. 2016, p. 07, 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CORDEIRO, ELISA NOVASKI. PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL (PDE): COMPREENSÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES ORIENTADORES. In: VI Congresso Latinoamericano de Formação de Professores de Línguas, 2017, Londrina. Blucher Education Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2016. p. 278.

2.
CORDEIRO, E. N.. Estudio de la forma a través del aprendizaje colaborativo. In: IX Conferencia Internacional Linguística 2015, 2015, La Habana. Estudios Linguísticos de la IX Conferencia Científica Internacional Linguística 2015, 2015.

3.
CORDEIRO, E. N.. Foco na forma e aprendizagem colaborativa na aula de língua estrangeira. In: VI Encuentro de Professores de Lengua Española del Estado de Paraná, 2012, Matinhos. VI Encuentro de Professores de Lengua Española del Estado de Paraná, 2012.

4.
CORDEIRO, E. N.; PRETTO, J. R. . A importância do foco na forma na aula de língua estrangeira moderna.. In: VI SEMINÁRIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DA FAFIPAR, 2012, Paranaguá. Anais do VI SEMINÁRIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DA FAFIPAR. Paranaguá: Unespar, 2012. v. 1. p. 66-71.

5.
CORDEIRO, E. N.; SILVA . ENSINO DA GRAMÁTICA NAS DIFERENTES METODOLOGIAS: DA GRAMÁTICA E TRADUÇÃO AO FOCO NA FORMA. In: VI Seminário de Estudos Linguísticos e Literários da Fafipar, 2012, Paranaguá. Anais do VI SEMINÁRIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DA FAFIPAR. Paranaguá: Unespar, 2012. v. 1. p. 50-57.

6.
CORDEIRO, E. N.; Maristela Pugsley Werner . Relação entre Cultura e Língua no Livro Didático. In: XX Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná - CELLIP, 2011, Londrina. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2011. v. XX.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CORDEIRO, E. N.; SILVA ; PRETTO, J. R. . O procedimento sequência didática nas aulas de espanhol Uma experiência com o gênero textual e-mail formal. In: III Congresso de Letras das Faculdades Santa Cruz, 2012, Curitiba. Caderno de Resumos do III Congresso de Letras das Faculdades Santa Cruz, 2012, 2012. v. 1.

2.
CORDEIRO, E. N.; SILVA ; PRETTO, J. R. . A formação de zonas de desenvolvimento proximal na aula de língua estrangeira moderna. In: III Congresso de Letras das Faculdades Santa Cruz, 2012, Curitiba. Caderno de Resumos do III Congresso de Letras das Faculdades Santa Cruz, 2012, 2012. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
CORDEIRO, ELISA NOVASKI; BALDIN, FERNANDA DEAH CHICHORRO . Mesa Redonda: Fazendo pesquisa em sala de aula: experiências com o PFOL/UTFPR - CT. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CORDEIRO, ELISA NOVASKI. Formação inicial de professores de línguas estrangeiras - um estudo sobre o desenvolvimento profissional de professores em formação inicial por meio da prática didática propiciada pelo ensino de PFOL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CORDEIRO, E. N.; KONDO, R. H. . DESESCOLARIZAÇÃO E LEITURIZAÇÃO: UMA PROPOSTA DE LEITURA PARA ENSINO DE PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CORDEIRO, E. N.. Novo Avenida Brasil: o olhar do estrangeiro no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CORDEIRO, E. N.; LUCENA, O. R. . A aprendizagem colaborativa na sala de aula de PFOL: um relato de experiência.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CORDEIRO, E. N.. Estudio de la forma a través del aprendizaje colaborativo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CORDEIRO, E. N.. A busca da forma aliada ao sentido através da aprendizagem colaborativa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CORDEIRO, E. N.. Foco na forma na aula de espanhol para falantes brasileiros através da aprendizagem colaborativa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
CORDEIRO, E. N.. Foco na forma e aprendizagem colaborativa na aula de língua estrangeira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CORDEIRO, E. N.; SILVA ; PRETTO, J. R. . O procedimento sequência didática nas aulas de espanhol Uma experiência com o gênero textual e-mail formal.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CORDEIRO, E. N.; SILVA ; PRETTO, J. R. . A formação de zonas de desenvolvimento proximal na aula de língua estrangeira moderna. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CORDEIRO, E. N.; SILVA . ENSINO DA GRAMÁTICA NAS DIFERENTES METODOLOGIAS: DA GRAMÁTICA E TRADUÇÃO AO FOCO NA FORMA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CORDEIRO, E. N.; PRETTO, J. R. . A IMPORTÂNCIA DO FOCO NA FORMA NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CORDEIRO, E. N.; Maristela Pugsley Werner . Relação entre Cultura e Língua no Livro Didático. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
BROIETTI, E. R. B. ; BRASIL, E. S. ; CORDEIRO, E. N. ; NAGAL, A. A. . Congresso Latinoamericano de Educadores da Rede de Ensino Sagrado de ensino - Projeto de Pesquisa : Empreendedorismo - Empresa Júnior (E. Médio). 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CORDEIRO, E. N.. Participação em banca de PATRICIA DE GOES WOLF. A UTILIZAÇÃO DE CURTA-METRAGEM PARA MOTIVAÇÃO NO APRENDIZADO DE ESPANHOL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Estrangeira Mod) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CORDEIRO, ELISA NOVASKI; BALDIN, FERNANDA DEAH CHICHORRO; COSTA, E. J. C. G.. Participação em banca de Murilo de Quadros Jesus.Fala em interação no contexto de PFOL da UTFPR: contribuições sobre estratégias de turnos de fala. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
CORDEIRO, ELISA NOVASKI; BALDIN, FERNANDA DEAH CHICHORRO; COSTA, E. J. C. G.. Participação em banca de Bianca Lemes da Silva Schlemm.Professores de Português para Hispanófonos em contexto de não imersão: um estudo sobre crenças. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CORDEIRO, E. N.; LOPES; BALDIN, F. D. C.. Banca Julgadora do Teste Seletivo para Professor Substituto. 2014.

2.
LOPES; CORDEIRO, E. N.; SILVA. Processo Seletivo para Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Câmpus Curitiba da Universidade Federal Tecnológica do Paraná.. 2012. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
#Tecnológica - Mostra de Cursos da UTFPR. O português como língua estrangeira. 2015. (Feira).

2.
Experiências com o ensino de português a estrangeiros: relatos de alunos e professores em formaçãoõe. 2015. (Encontro).

3.
II Encontro de português para falantes de outras linguas: metodologias e práticas de ensino-aprendizagem.A aprendizagem colaborativa na sala de aula de PFOL: um relato de experiência. 2015. (Encontro).

4.
II Mostra de Pesquisas em Língua e Literatura Estrangeira. 2015. (Seminário).

5.
IX Conferencia Internacional Linguística. Estudio de la forma a través del aprendizaje colaborativo. 2015. (Congresso).

6.
V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira.Novo Avenida Brasil: o olhar do estrangeiro no Brasil. 2015. (Simpósio).

7.
#Tecnológica - Mostra de Cursos da UTFPR. Espanhol, uma língua "fácil". 2014. (Exposição).

8.
I Mostra de Pesquisa em Língua e Literatura Estrangeira. 2014. (Exposição).

9.
I ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E A TEORIA SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL E DA ATIVIDADE: O RESGATE DO DIÁLOGO.A busca da forma aliada ao sentido através da aprendizagem colaborativa. 2012. (Encontro).

10.
III Fórum de Produção Discente do Programa de Pós Graduação em Letras da UFPR.Foco na forma na aula de espanhol para falantes brasileiros através da aprendizagem colaborativa. 2012. (Outra).

11.
IV Encuentro de Professores de Español.Foco na forma e aprendizagem colaborativa na aula de língua estrangeira. 2012. (Encontro).

12.
III Semana de formação docente. 2011. (Encontro).

13.
XX Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná - CELLIP.Relação entre cultura e língua no livro didático. 2011. (Seminário).

14.
Congresso Latinoamericano de Educadores. 2010. (Congresso).

15.
Desafios no ensino-aprendizagem de língua inglesa e na formação continuada de professores.. 2010. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CORDEIRO, ELISA NOVASKI; BALDIN, FERNANDA DEAH CHICHORRO . Falando em PFOL. 2018. (Outro).

2.
CORDEIRO, ELISA NOVASKI. Experiências com o PFOL. 2018. (Outro).

3.
CORDEIRO, ELISA NOVASKI. Encontro de Monitores e Docentes do PFOL. 2018. (Outro).

4.
CORDEIRO, ELISA NOVASKI. Ciclo de Palestras: Pesquisa em Linguagens. 2018. (Outro).

5.
ALBUQUERQUE, J. I. A. ; CORDEIRO, E. N. ; BALDIN, F. D. C. ; BECKER, M. R. . III Encontro de Português para Falantes de Outras Línguas. 2017. (Outro).

6.
ALBUQUERQUE, J. I. A. ; CORDEIRO, E. N. ; BECKER, M. R. ; BALDIN, F. D. C. . II Encontro de Português para Falantes de Outras Línguas. 2016. (Outro).

7.
CORDEIRO, E. N.. #Tecnológica - Mostra de Cursos da UTFPR. 2015. .

8.
CORDEIRO, E. N.. #Tecnológica - Mostra de Cursos da UTFPR. 2014. .



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
LAURA DE ARAÚJO CESCONETTO. LEITURA: O USO DE CONTOS LITERÁRIOS EM UMA TURMA DE PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Elisa Novaski Cordeiro.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 16:40:43