Maria Janete Velten

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  • Última atualização do currículo em 17/01/2018


Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA(2011). Especialização em História de Minas Séx XIX (1998- UFSJ) e em Gestão em Educação a Distância ( 2003-UFJF). Bacharel em Filosofia (1996) com Licenciatura em Filosofia, Historia e Sociologia(1998) pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Docente em curso de Pós Graduação na área de Pedagogia Empresarial atuando na disciplina de Gerenciamento de pessoas, Desenvolvimento de Pessoas e Organizações e na disciplina de Desenvolvimento e Treinamento. Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico atuando nas disciplinas de Filosofia, Sociologia, Gestão da Qualidade e Empreendedorismo. Ampla experiência na Gestão da área de Recursos Humanos com ênfase no Desenvolvimento e Educação Empresarial. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Janete Velten
Nome em citações bibliográficas
VELTEN, M. J.;VELTEN, MARIA JANETE


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2011
Mestrado profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local.
Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.
Título: Gestão de demandas e de ofertas de cursos técnicos a distância: desafios postos pelo Sistema e-Tec ao regime de colaboração e às estratégias de desenvolvimento local, Ano de Obtenção: .
Orientador: Lucília Regina de S.Machado.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Regime de colaboração; Sistema e-Tec Brasil; Institutos Federais de Educação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estado e Governo / Especialidade: Estudos do Poder Local.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.
Setores de atividade: Educação; Administração Pública, Defesa e Seguridade Social.
2002 - 2003
Especialização em Gestão em Educação a Distância. (Carga Horária: 425h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: EMBRATEL: Dando uma Força à Força de Vendas.
Orientador: Fernanda Campos.
1996 - 1998
Especialização em Historia de Minas Séc XIX. (Carga Horária: 435h).
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
Título: Braços Negros de Queluz: Senhores e Escravos nas cartas de Alforria(XIX).
Orientador: Afonso de Alencastro Graça Filho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1996 - 1997
Graduação em Licenciatura em Filosofia, História e Sociologia.
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
1992 - 1996
Graduação em Filosofia.
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
1984 - 1984
Curso técnico/profissionalizante.
Faculdade Pereira de Freitas, FPF, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
 Seminário de Responsabilidade Ambiental. (Carga horária: 4h).
Fundação Guimarães Rosa, FGR, Brasil.
2009 - 2009
 Inovação e Tecnologia ? Políticas Púbicas Vigent. (Carga horária: 8h).
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
2008 - 2008
 Gestão e Estratégia de Relacionamento em Contact. (Carga horária: 16h).
Catho Educação Executiva, CATHO, Brasil.
2007 - 2007
Como utilizar Filmes para T& D. (Carga horária: 7h).
Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, ABTD, Brasil.
2001 - 2001
Recursos Humanos para Call center e Telemarketing. (Carga horária: 98h).
Instituto de Telemarketing e Serviço ao Cliente, TMKTRJ, Brasil.
1998 - 1998
Capacitação de animadores Sócio-Culturais. (Carga horária: 16h).
Modus Faciendi, MODUS FACIENDI, Brasil.
1995 - 1995
Jogos de Empresa e Técnicas Vivenciais. (Carga horária: 24h).
MRG-consultoria e Treinamento Empresarial, MRG, Brasil.
1995 - 1995
Gerenciamento Moderno do controle de Perdas. (Carga horária: 24h).
Det Norske Veritas, NNV, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Escola Estadual Levindo Costa Carvalho, EELCC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 16
Outras informações
Professor na área de História para o Ensino Médio e Fundamental.


EE Cônego Luis Vieira da SIlva, EECLVS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Filosofia, Carga horária: 16


Escola Estadual Iracema de Almeida, não possui, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Sociologia, Carga horária: 6


Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Professor Temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Lecionando para EPT - Matérias lecionadas: Filosofia, Sociologia, Gestão da Qualidade e Empreendedorismo


Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais de Minas Gerias, CEPEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Curso de Pós Graduação: Pedagogia Empresarial Disciplina: Pedagogia nas Organizações, Gerenciamento de pessoas


Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsa BAT II, Enquadramento Funcional: Bolsa, Carga horária: 20


Empresa Brasileira de Telecomunicações, EMBRATEL, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente, Carga horária: 40
Outras informações
Gestão dos Programas de desenvolvimentos e habilidades dos Call center da Embratel. Gestão dos processos de atendimento das áreas de atendimento ao Faturamento e Cobrança de dos Call Center´s.


BrasilCenter Comunicações Ltda, BCC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente, Carga horária: 44
Outras informações
?Gestão da área de Treinamento, Campanhas e Qualidade. Gestão da área de Recursos Humanos e Administração - áreas de Recursos HUmanos, Medicina e Segurança do Trabalho, Treinamento e Financieor.

Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente, Carga horária: 44
Outras informações
Gestão da área de Treinamento


Aço MInas Gerais, AÇOMINAS, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1996
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico em Segurança do Trbalho, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação nas áreas de Treinamento e Campanhas de Segurança. Atuação na equipe de testes e liberação de EPI, bem como em prestaçào de atendmento em áreas de serviço externas em manutenção.


JV Recursos Humanos, JVRH, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Diretora
Outras informações
Consultoria e Treinamento nas diversas áreas de Recursos Humanos, Organização de Call Center e Liderança.


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Outro- Bolsista Especialização, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2010 - 2011
Benefícios proporcionados pelo Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local/UNA na percepção de seus alunos ingressantes no período de 2008 a 2010
Descrição: Pesquisa quanti-qualitativa sobre percepções de mestrandos matriculados entre 2008 e 2010 sobre os benefícios (educacionais, sociais, culturais, econômicos e outros) proporcionados pelo Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA. Esta pesquisa nasceu no contexto do desenvolvimento do projeto de pesquisa coletivo sobre Saberes Profissionais em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Perfil, formação e atividades profissionais de alunos do Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local: ingressantes entre 2008 e 2010
Descrição: Pesquisa quanti-qualitativa sobre elementos da identidade pessoal, educacional, formativa e das atividades ocupacionais e profissionais de matriculados no curso de Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, do Centro Universitário UNA entre 2008 e 2010. Esta pesquisa nasceu no contexto do desenvolvimento do projeto de pesquisa coletivo sobre Saberes Profissionais em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Desenvolvimento de Territórios e Construção da Identidade dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Descrição: Esta pesquisa trata do processo político de reordenamento da rede federal de educação profissional e tecnológica, que visa torná-la indutora do desenvolvimento de territórios. A referência desta investigação é a Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008, que criou 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) no país, determinados, dentre outras finalidades, a promover a sustentabilidade ambiental, o fortalecimento de arranjos produtivos, sociais e culturais, o desenvolvimento local e as tecnologias sociais. Esta pesquisa se limita ao estudo do processo de construção da nova identidade institucional dos 05 Institutos Federais de Minas Gerais. O reordenamento da rede federal por meio da constituição dos IF representa a interiorização da oferta educacional a partir de cidades-pólo; cobertura do maior número possível de mesorregiões e sintonia com Arranjos Produtivos, Sociais e Culturais Locais. Interessa verificar de que forma os IF, no seu nascedouro, estão se programando para: a) responder, de forma ágil e eficaz, às demandas crescentes por formação de recursos humanos; b) desenvolver a pesquisa e a extensão mediante o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas e a socialização de seus benefícios às comunidades concernidas. A educação, como outras políticas públicas de caráter social, sofreu as conseqüências da reforma neoliberal do Estado, problema que se somou a outro com caráter antigo, o clientelismo. Daí, a importância do acompanhamento, monitoramento e avaliação da política pública quando esta se propõe a incorporar novos elementos como a promoção do desenvolvimento de territórios e o desenvolvimento sustentável. A existência de organismos permanentes devotados a estas funções de regulação constitui um fator importante para que a política pública alcance suas finalidades. É esta a intenção do Observatório Desenvolvimento de Territórios, Educação e Gestão Social do Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Maria Janete Velten - Integrante / Lucília Regina de Souza Machado - Coordenador / Eloisa H. Santos - Integrante / Patrícia Matoso Nicácio Alves da Silva - Integrante / Claudete Fernandes de Oliveira - Integrante / Aluízio Barro - Integrante / Lenise Vieira de Souza - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.


Outros Projetos


2010 - 2011
Panoramas da construção das identidades dos Institutos Federais mineiros.
Descrição: Subprojeto vínculado ao projeto de DESENVOLVIMENTO DE TERRITÓRIOS E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Educação a Distancia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Historia de Minas.


Idiomas


Espanhol
Compreende BemLê Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VELTEN, M. J.2015 VELTEN, M. J.; MACHADO, Lucília Regina de Souza . Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil e federalismo cooperativo. Trabalho & Educação (UFMG), v. 24, p. 137-152, 2015.

2.
MACHADO, LUCILIA REGINA DE SOUZA2013 MACHADO, LUCILIA REGINA DE SOUZA ; VELTEN, MARIA JANETE . Cooperação e colaboração federativas na educação profissional e tecnológica. Educação & Sociedade (Impresso), v. 34, p. 1113-1133, 2013.

3.
VELTEN, M. J.;VELTEN, MARIA JANETE2012 VELTEN, M. J.; MACHADO, Lucília Regina de Souza . GESTÃO DE DEMANDAS E DE OFERTAS DE CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA EM MINAS GERAIS. Revista de Políticas Pública, v. 16, p. 377-387, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
VELTEN, M. J.. ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL: ARTICULAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
VELTEN, M. J.. Monitoria e feedback como garantia de qualidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
VELTEN, M. J.. Luzes da Alforria: Estudos preliminares na Vila Real de Queluz. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
VELTEN, M. J.. A discriminação da mulher na cultura Cristã Ocidental. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
VELTEN, M. J.. Considerações sobre Democracia. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
VELTEN, M. J.. A Construção da noção de pessoa no candomblé. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Processos ou técnicas
1.
VELTEN, M. J.; MACHADO, Lucília Regina de Souza . valiação interna da gestão de demandas e ofertas de cursos técnicos a distância: Proposta aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que atuam no Sistema e-Tec Brasil. 2011.



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
VELTEN, M. J.; RAMALHO, L. E. G.; CESAR, J.. Banca de Concurso Público para Professor substituto Empreendedorismo/Gestão d Qualidade. 2014. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3º SEMINÁRIO FGR - Responsabilidade SocioAmbiental. 2009. (Seminário).

2.
XI Seminário Progresso de Pesquisa em Pós-Graduação - VI Encontro Interinstitucional de Pesquisa em Pós-Graduação.ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL: ARTICULAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO. 2009. (Seminário).

3.
II Ciclo de Comunicações Discentes.Considerações sobre Democracia. 1995. (Seminário).

4.
O Ser Humano no contexto Sociológico e Filosófico. 1995. (Seminário).

5.
I Ciclo de Comunicações Discentes.A Construção da noção de pessoa no candomblé. 1994. (Seminário).

6.
II CICLO DE ESTUDOS FILOSÓFICOS. 1994. (Seminário).

7.
I Ciclo de Estudos Filosóficos. 1993. (Seminário).

8.
III Semana de Filosofia. 1992. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Côrtes, C.f ; VELTEN, M. J. ; ASSIS, E. M. ; CARVALHO, G. A. ; SILVEIRA, M. C. ; SANTIAGO, A. . IV Festival de Arte e Cultura do CEFET-MG.. 2012. (Festival).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
VELTEN, M. J.;VELTEN, MARIA JANETE2012 VELTEN, M. J.; MACHADO, Lucília Regina de Souza . GESTÃO DE DEMANDAS E DE OFERTAS DE CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA EM MINAS GERAIS. Revista de Políticas Pública, v. 16, p. 377-387, 2012.




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