Andriza Machado Becker

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0449173013722650
  • Última atualização do currículo em 30/05/2017


Graduada em Letras/Português pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Pós- graduada no Curso de Especialização em Literatura Brasileira (UNIFRA) e no Curso de Especialização em TIC Aplicadas à Educação (UFSM) e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM). Possui experiência como tutora a distância junto ao Curso de Letras/Espanhol e Literaturas - EAD/UFSM/UAB, no qual ministrou disciplinas de caráter didático-pedagógicas no âmbito da formação docente de nível superior. Foi Oficial Técnica Temporária do Exército Brasileiro, atuando como professora de Língua Portuguesa e Redação, no Colégio Militar de Santa Maria-RS. Atualmente é professora efetiva do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), no Instituto Federal Catarinense - campus Luzerna. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andriza Machado Becker
Nome em citações bibliográficas
BECKER, A. M.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal Catarinense, Campus Luzerna.
Rua Vigário Frei João, 550
Centro
89609000 - Luzerna, SC - Brasil
Telefone: (49) 35234300
Ramal: 4327


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Constituição de comunidade: [im] possibilidades no percurso formativo em EAD,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Adriana Moreira da Rocha Maciel.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 - 2011
Especialização em TICs Aplicadas à Educação. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: A ferramenta wiki - desafios e contribuições na formação universitária presencial.
Orientador: Fabiane Viera Romano.
2008 - 2010
Especialização em Literatura Brasileira. (Carga Horária: 360h).
Centro Universitário Franciscano, UNIFRA, Brasil.
Título: Formação de comunidades leitoras na cibercultura.
Orientador: Vera Elizabeth Prola Farias.
2003 - 2008
Graduação em Letras - Língua Portuguesa.
Centro Universitário Franciscano, UNIFRA, Brasil.
Título: Signos de Identidades Culturais na Pós-Modernidade - uma leitura de O Matador.
Orientador: Vera Elizabeth Prola Farias.




Formação Complementar


2016 - 2016
Curso de Capacitação de Elaboradores e Revisores de Questões. (Carga horária: 8h).
Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
2014 - 2014
Gêneros Textuais na Prova de Redação. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2013 - 2013
Capacitação em Autoria e Co-autoria em AVEA. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação em Fluência Pedagógica para Tutores. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Programa de Educação Continuada -PEC. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Leitura em Língua Inglesa I. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2009 - 2009
Formação de Tutores. (Carga horária: 40h).
Centro de Ensino a Distância, CENEDI, Brasil.
2009 - 2009
Administração da EAD. (Carga horária: 40h).
Centro de Ensino a Distância, CENEDI, Brasil.
2009 - 2009
I Encontro de Formação em Serviço.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2009 - 2009
Leitura e análise dialógica de textos. (Carga horária: 15h).
Centro Universitário Franciscano, UNIFRA, Brasil.
2009 - 2009
Atualização em Assuntos Educacionais. (Carga horária: 90h).
Foco Multicursos, FOCO, Brasil.
2009 - 2009
Capacitação de Tutores. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio Militar de Santa Maria, CMSM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Oficial Técnica Temporária, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2015 - 12/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Redação (2º ano)
08/2015 - 11/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Redação (9º ano)
12/2014 - 01/2015
Direção e administração, Seção de Comunicação Social, .

Cargo ou função
Chefia.
03/2014 - 12/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Redação (2º ano)
08/2014 - 11/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Redação (9º ano)

Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência, FATEC/RS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Apoio Administrativo, Carga horária: 20

Atividades

09/2013 - 01/2014
Outras atividades técnico-científicas , Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação - LABLER/UFSM, Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação - LABLER/UFSM.

Atividade realizada
Atuação no Projeto Portal WebEnglish - direcionado à formação continuada de professores de inglês como língua estrangeira/adicional. Apoio à coordenadora adjunta para gestão das ações em seus aspectos administrativos, executivos e gerenciais..

Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: tutor a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação como tutora a distância junto ao Curso de Letras/Espanhol e Literaturas EaD/ UFSM/UAB.

Atividades

07/2013 - 12/2013
Ensino, Letras/Espanhol EAD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumentalização para EAD
Sociologia da Educação
03/2013 - 07/2013
Ensino, Letras/Espanhol EAD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria do Conhecimento e Epistemologia
07/2012 - 12/2012
Ensino, Letras/Espanhol EAD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumentalização para Acesso à Informação
03/2012 - 07/2012
Ensino, Letras/Espanhol EAD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumentalização para EAD
Sociologia da Educação
07/2011 - 12/2011
Ensino, Letras/Espanhol EAD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Educação
03/2011 - 07/2011
Ensino, Letras/Espanhol EAD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução aos Estudos Literários
07/2010 - 12/2010
Ensino, Letras/Espanhol EAD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Panorama de Literatura Espanhola
03/2010 - 07/2010
Ensino, Letras/Espanhol EAD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução aos Estudos Literários
07/2009 - 12/2009
Ensino, Letras/Espanhol EAD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumentalização para Acesso à Informação

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS, CVSM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: contratado, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40

Atividades

01/2007 - 01/2008
Serviços técnicos especializados , Diretoria legislativa, .

Serviço realizado
Auxiliar na redação de ofícios, memorandos, relatórios, correções textuais e elaboração de documentos administrativos..

Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Luzerna, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Ensino Médio Integrado ao Técnico em Segurança do Trabalho.
03/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Luzerna, .

Cargo ou função
Membro do Comitê de Ensino.
02/2017 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I
Português Instrumental
Língua Portuguesa II
03/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Luzerna, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Ensino Médio Integrado ao Técnico em Automação Industrial.
02/2016 - 12/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I
Língua Portuguesa II
02/2016 - 07/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Comunicação Técnica


Projetos de pesquisa


2011 - 2012
Docência, tutoria e discência em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem (AVEA): processos formativos nos cursos de licenciatura da UAB/UFSM
Descrição: Pesquisa de caráter propositadamente amplo para que propicie o seu desdobramento em subprojetos, objetivando: [1] investigar o perfil, competências e necessidades formativas dos protagonistas que interagem no contexto virtual dos cursos de licenciatura da UFSM, tendo como foco a perspectiva de sua formação e desenvolvimento profissional; [2] desenvolver indicadores de avaliação processual dos processos formativos e tecnológicos nos cursos de licenciatura a Distância, tendo como perspectiva a sua qualificação permanente. A metodologia a ser empregada apóia-se nos princípios da pesquisa quantitativo-qualitativa. O estudo envolverá dados bibliográficos, exploratório-descritivos, enquetes e entrevistas narrativas, tendo como sujeitos docentes, tutores, estudantes e egressos dos cursos de licenciatura a distância desenvolvidos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), partícipe do Projeto Universidade Aberta do Brasil (UAB). A realização desta pesquisa tem significativa relevância para o desenvolvimento da Educação a Distância (EAD) nessa Instituição de Educação superior (IES), considerando que os resultados da pesquisa poderão revelar os diferentes papéis e necessidades dos protagonistas da EAD e apontar as fragilidades e potencialidades das estruturas presenciais e virtuais dos cursos. Pretende-se promover a experiência e conhecimento dos pesquisadores a respeito da educação em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem (AVEA) e contribuir para a qualificação dos cursos de licenciatura a distância que têm lugar na UFSM..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Andriza Machado Becker - Coordenador / Silvia Maria de Aguiar Isaia - Integrante / Ana Claudia Pavão Siluk - Integrante / Doris Vargas Bolzan - Integrante / Lorena Inês Peterini Marchezan - Integrante / Patrícia do Amaral Comarú - Integrante / Leila Maria Araújo Santos - Integrante / Elisane Maria Rampelotto - Integrante / Hugo Antonio Fontana - Integrante / Andrea F. Cechin - Integrante / Adriana Moreira da Rocha Veiga - Integrante.
2009 - 2012
A gênese dos movimentos construtivos da docência na praxiologia autobiográfica professores ingressantes na educação profissional tecnológica
Descrição: O Projeto em pauta envolve três pesquisas inter-relacionadas, cujos fios tramam questões significativas para elucidação dos movimentos construtivos da docência: na sua interface com os saberes específicos (GTFORMA - Profª. Silvia Maria de Aguiar Isaia); a articulação de estes saberes com os da docência (KÓSMOS - Profª. Adriana Moreira da Rocha Maciel) e a aprendizagem docente (GPFOPE - Profª. Doris Pires Vargas Bolzan). Buscamos compreender os movimentos construtivos de constituir-se como docente na Educação Profissional Tecnológica, portanto, na Educação Superior. A problemática da proposta que ora apresentamos encontra-se na gênese formativa do saber docente dos professores da Educação Profissional Tecnológica, estruturada em um conhecimento específico, do qual os professores são originários em sua primeira formação e que provavelmente influenciará na gênese dos movimentos construtivos da docência superior. A pesquisa será pautada em uma praxiologia autobiográfica, centrada no estudo do saber docente, seu processo construtivo, inicial e evolutivo, e como se expressa na investigação autobiográfica. Propomos o acompanhamento de dois grupos de docentes ingressantes como efetivos em Instituições Públicas de Educação Profissional, ambos participantes de um Programa Especial de Graduação destinado à formação de professores para esta modalidade de ensino. Envolverá a transição desses sujeitos para o contexto de atuação docente em cursos de graduação tecnológica, abrangendo no máximo 05 anos de inserção profissional na docência superior. Os objetivos gerais serão [1] investigar as trajetórias formativas de professores ingressantes no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e que atuam com a Graduação Tecnológica, buscando apreender a gênese dos saberes docentes, na confluência entre os saberes profissionais específicos do campo profissional de origem e os saberes da docência nos movimentos construtivos que envolvem os anos iniciais na profissão docente na Educação Superior..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Andriza Machado Becker - Coordenador / Silvia Maria de Aguiar Isaia - Integrante / Doris Vargas Bolzan - Integrante / Patrícia do Amaral Comarú - Integrante / Leila Maria Araújo Santos - Integrante / Adriana Moreira da Rocha Veiga - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Redação&Chimarrão: curso preparatório para o ENEM
Descrição: O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) se tornou a principal forma de acesso ao Ensino Superior na rede pública de ensino do Brasil. Nesse sentido, os candidatos ao ENEM devem estar atentos à estrutura do certame, o qual estrutura-se a partir de habilidades e competências - exigindo assim, posicionamento crítico e capacidade de resolução de situações problema, por exemplo. Dentro da área de linguagens, a prova de redação do ENEM exige a produção de um texto do tipo dissertativo-argumentativo em que haja competência leitora e escritora de gênero textual e capacidade de propor intervenção na realidade social. De acordo com essa realidade, o curso ?Redação&Chimarrão? tem como objetivo preparar os cursistas para a redação do ENEM conforme os critérios pré-estabelecidos ? os quais estão baseados em cinco competências distintas: I. Domínio da domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; II. Adequação à estrutura do texto dissertativo-argumentativo; III. Construção argumentativa; IV. Articulação adequada entre as partes do texto e V. Elaboração de proposta de intervenção social. Assim, os estudantes do IFC ? campus Luzerna, candidatos ao ENEM 2017, bem como os candidatos e estudantes do entorno social do campus, terão a oportunidade, durante o curso, de participar de metodologias que visam a desenvolver as habilidades necessárias para a mobilização das competências esperadas na redação do ENEM..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2012 - 2013
Projeto Inovar 2012: integração universidade-escola para o uso das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) na educação básica
Descrição: Projeto financiado pelo PROLICEN - Programa de Licenciaturas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2013
PROEXT - Programa de Formação e Desenvolvimento Profissional de Tutores on-line e presenciais - PROEXT 2012/2013
Descrição: O programa propõe dinamizar estratégias de formação e desenvolvimento profissional de tutores online e presenciais das licenciaturas a distância UFSM, Conta com o financiamento integral do PROEXT para Programas na área temática de Educação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2012
PROEXT - Programa de Formação e Desenvolvimento Profissional de Tutores on-line e presenciais - PROEXT 2011/2012
Descrição: Esta proposta de programa extensionista envolve o contexto da formação de professores mediante cursos de Educação a Distância (EAD) desenvolvidos pela Universidade Aberta do Brasil (UAB)/Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tratando-se das licenciaturas a distância, o debate sobre a qualidade dos processos formativos e a real preparação dos egressos para o enfrentamento das diferentes realidades, ganha relevância pelo impacto direto no Sistema Educacional Brasileiro. A UFSM desenvolve regularmente os seguintes cursos de licenciatura a distância: Pedagogia, Educação Especial, Física, Letras/Espanhol e Letras/Português, Matemática, Ciências Sociais, atendendo em torno de 18 polos nas regiões sul e sudeste. Movimenta-se, portanto, simultaneamente, um número significativo de tutores online e presenciais para que seja possível a comunicação ininterrupta com os polos e consequentemente com os estudantes. Partindo-se do levantamento das necessidades percebidas por tutores virtuais/presenciais com relação a sua formação continuada e ao apoio no desenvolvimento de projetos que aproximem a ação educativa virtual das realidades dos diferentes municípios-polos, a presente proposta tem como objetivo promover um programa de formação continuada e, consequentemente, desenvolvimento profissional para tutores atuantes nos cursos de licenciatura a distância da UFSM, articulando as atividades formativas às escolas do entorno dos polos EaD, constituindo-se assim uma rede de formação integrada..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Andriza Machado Becker - Coordenador / Silvia Maria de Aguiar Isaia - Integrante / Doris Vargas Bolzan - Integrante / Adriana Moreira da Rocha Veiga - Integrante.


Membro de corpo editorial


2015 - 2015
Periódico: Revista do Colégio Militar de Santa Maria


Revisor de periódico


2015 - 2015
Periódico: COLLOQUIUM: Revista Científica do Colégio Militar de Santa Maria


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BECKER, A. M.2013BECKER, A. M.. Rede de Formação e Desenvolvimento Profissional e Constituição de Comunidade: um diálogo sobre o percurso formativo inicial docente em educação a distância. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, p. 1-10, 2013.

2.
BECKER, A. M.2012BECKER, A. M.. A Liquidez de Bauman: implicações para as práticas de pesquisa na contemporaneidade. P@rtes (São Paulo), v. fev/12, p. 1, 2012.

3.
BECKER, A. M.2012BECKER, A. M.. Fanfiction: Fenômeno da Extimidade Contemporênea. P@rtes (São Paulo), v. fev/12, p. 1, 2012.

4.
BECKER, A. M.2011BECKER, A. M.. A ferramenta wiki - desafios e contribuições na formação universitária presencial. Texto Livre, v. 4, p. 1-14, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
BECKER, A. M.; TRINDADE, C. O. . A Leitura no Contexto Multimidial da EAD. In: Marcus Vinícius Liessem Fontana; Vanessa Ribas Fialho; Amarildo Luiz Trevisan. (Org.). Línguas na EAD: construção coletiva. 1ed.Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2013, v. , p. 51-59.

2.
MACIEL, A.M.R. ; BARBIERO, D. R. ; ENDERLE, M. G. ; AVINIO, C. S. ; BECKER, A. M. ; VISENTINI, L. ; TREVISAN, N. V. ; FRACCARI, F. ; ZAMBERLAN, A. . Experiência de pesquisa e extensão na pós-graduação: o GPKOSMOS. In: Alicia Rivera Morales; Caetano Castro Roso; Valeska Fortes de Oliveira. (Org.). Redes de formação em Educação: experiências com pesquisas entre Brasil e México. 1ed.Curitiba-PR: CRV, 2013, v. , p. 175-181.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BECKER, A. M.. O espaço da leitura no contexto do ensino: reflexões sobre a era digital. COLLOQUIUM: Revista Científica do Colégio Militar de Santa Maria, Santa Maria -RS, p. 28 - 32, 01 dez. 2015.

2.
BECKER, A. M.. Fanfiction: como explicar esse novo fenômeno na web?. Kultme, 17 nov. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BECKER, A. M.; TREVISAN, N. V. . Construindo Novas Coreografias Didáticas com o uso das TICs no Ensino Fundamental. In: IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012, Caxias do Sul. Construindo Novas Coreografias Didáticas com o uso das TICs no Ensino Fundamental, 2012.

2.
BECKER, A. M.; TRINDADE, C. O. . A importância do Design Educacional na EAD. In: IX Encontro Virtual de Documentação em Software Livre, 2012. http://papers.textolivre.org/upload/artigos/95.pdf, 2012.

3.
TRINDADE, C. O. ; BECKER, A. M. . Aprendizagem colaborativa mediada pelo blog do Moodle. In: VIII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre, 2011. http://textolivre.org/wiki/VIIIevidosol/Registros_Completos.

4.
BECKER, A. M.; TRINDADE, C. O. . Produções textuais coletivas através da ferramenta wiki. In: VIII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre, 2011. http://textolivre.org/wiki/VIIIevidosol/Registros_Completos.

5.
BECKER, A. M.. Leitura em suportes virtuais - Reflexões na EaD. In: I Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnológicas para integración en el Conosur, 2011, Pelotas-RS. Anales del I Encuentro internacional del conocimiento : diálogos en nuestra América / I Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnológicas para la Integración en el Conosur., 2011.

6.
BECKER, A. M.. Leitura e escrita na cibercultura: análise dos papeis sociais de professores e alunos. In: III MostraAcadêmica da FAMES, 2009, Santa Maria-RS. III MOSTRA FAMES, 2009.

7.
BECKER, A. M.. A construção de identidades culturais no Pós-Modernismo em sociedades periféricas - uma leitura de O Matador, de Patrícia Melo. In: VII Seminário Internacional em Letras: Linguagem, Cultura e Identidade, 2007, Santa Maria -RS. Anais_VII Seminário Internacional em Letras: Linguagem, Cultura e Identidade, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
TRINDADE, C. O. ; BECKER, A. M. . Explorando a Ferramenta Blog do Moodle. In: 26ª Jornada Acadêmica Integrada, 2011, Santa Maria -RS. http://portal.ufsm.br/jai/anais/index.htm, 2011.

2.
BECKER, A. M.; MIRANDA, R. S. ; TRINDADE, C. O. . Formação do leitor no ambiente virtual: uma experiência com o ensino de literatura em EaD. In: 2º Seminário de Pesquisa em EAD: experiências e reflexões sobre as relações entre o ensino presencial e a distância - 2º SePEAD, 2010, Florianópolis/SC. Anais_SePEAD, 2010.

3.
BECKER, A. M.. EaD - A Educação incorpora uma nova identidade de leitores. In: 25ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2010, Santa Maria -RS. EaD - A Educação incorpora uma nova identidade de leitores, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BECKER, A. M.. O Percurso Formativo Inicial em EAD: percepções a partir de um estudo exploratório. In: II Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas, 2012, Santa Maria-RS. Caderno de resumos, 2012.

2.
BECKER, A. M.. Práticas letradas na formação de comunidades leitoras. In: IV Simpósio Internacional do Núcleo de Estudos Avançados, 2009, Santa Maria-RS. Anais_IV Simpósio Internacional Linguagem, Cultura e Sociedade, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
BECKER, A. M.. Repositórios Digitais: implicações legais para a pesquisa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BECKER, A. M.. REDE DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E CONSTITUIÇÃO DE COMUNIDADE - um diálogo sobre o percurso formativo inicial docente em EAD. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BECKER, A. M.; MEYER, K. . Oficina sobre Webquest. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BECKER, A. M.. Oficina sobre a Ferramenta do Moodle - Glossário. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BECKER, A. M.; OESTERREICH, F. . Interação Tutor X Estudante. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BECKER, A. M.. Professor mediador na construção do conhecimento e como se constrói o conhecimento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BECKER, A. M.. Rede de formação e desenvolvimento profissional no percurso formativo em EaD: novas trajetórias. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MACIEL, A.M.R. ; BECKER, A. M. . Apresentação do Grupo de Pesquisa Kósmos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
BECKER, A. M.; RESENDE, F.O. . Elas ocupam as páginas das revistas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BECKER, A. M.; RESENDE, F.O. . Elas ocupam as páginas das revistas - I Semana Feminista. 2017. (Oficina).

3.
BECKER, A. M.. Como se preparar para o item Atualidades no Enem. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
KIST, L.B. ; BECKER, A. M. . Ensino de linguagens e suas tecnologias. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FONTANA, M. V. L; BECKER, A. M.. Participação em banca de Jorge Steindorff.Solidão Assistida na Construção do Conhecimento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol EAD/UAB) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
BECKER, A. M.; FUMACO, C. V.. Participação em banca de Wider Aparecido Rodrigues de Souza.Educação à Distância: contribuições para o uso das tecnologias em sala de aula. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol EAD/UAB) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
BECKER, A. M.; FUMACO, C. V.. Participação em banca de Ana Viale.Tecnologias das Informação e Comunicação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol EAD/UAB) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
ALMEIDA, A. C. P.; BECKER, A. M.. Participação em banca de Franciele Fernandes Pintos.A EaD e a formação de professores de espanhol como língua estrangeira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol EAD/UAB) - Universidade Federal de Santa Maria.

5.
ALMEIDA, A. C. P.; BECKER, A. M.. Participação em banca de Marilia Elusa dos Santos Brites.Formação de Formadores. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol EAD/UAB) - Universidade Federal de Santa Maria.

6.
ALMEIDA, A. C. P.; BECKER, A. M.. Participação em banca de Eliziane Magagnim Martins.Tecnologia no Ensino de Língua Estrangeira. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol EAD/UAB) - Universidade Federal de Santa Maria.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BECKER, A. M.. Banca avaliadora das redações do Processo Seletivo do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva. 2016. Exército Brasileiro.

2.
BECKER, A. M.. Banca avaliadora das redações do Processo Seletivo do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva. 2015. Exército Brasileiro.

Outras participações
1.
RESENDE, F.O.; ROPELATO, J. A.; BECKER, A. M.. Comissão de seleção de Professor Substituto. 2017. Instituto Federal Catarinense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Semana Feminista.Elas ocupam as páginas das revistas. 2017. (Oficina).

2.
Ciclo de Debates sobre o Currículo Integrado. 2016. (Encontro).

3.
V SECITEC.Comissão avaliadora. 2016. (Outra).

4.
Estágio de Atualização Pedagógica. 2015. (Seminário).

5.
IX Seminário de Educação da DEPA. 2015. (Seminário).

6.
X Encontro Virtual de Documentação em Software Livre.Comissão Avaliadora. 2013. (Encontro).

7.
Encontro entre Programas de Pós-Graduação do Brasil e do México. 2012. (Encontro).

8.
I Ciclo de Debates sobre Ensino e Tecnologias Educacionais. 2012. (Outra).

9.
II Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas. 2012. (Outra).

10.
IX Encontro Virtual de Documentação em Software Livre.Comissão Avaliadora. 2012. (Encontro).

11.
I Congresso de Educação, Pesquisa e Contemporaneidade. 2011. (Congresso).

12.
Jornada Virtual ABED de Educação a Distância. 2011. (Outra).

13.
VII Seminário de Educação Especial.Apresentação do Grupo de Pesquisa Kósmos. 2011. (Seminário).

14.
II Curso de Formação de Profissionais da Educação: A Escola que Protege. 2009. (Outra).

15.
III Seminário Nacional de Filosofia da Educação. 2009. (Seminário).

16.
VI Jornada de Literatura e Autoritarismo e II Simpósio Memórias da Repressão. 2008. (Seminário).

17.
VII Seminário Internacional em Letras: Linguagem, Cultura e Identidade. 2007. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BECKER, A. M.; MACIEL, A.M.R. ; WEBER, K. ; RIGAO, B. ; TREVISAN, N. V. ; WEBER, K. . Projeto Inovar 2013: Integração Universidade-Escola para o uso as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na Educação Básica: Possibilidades e Limitações dos Sistemas Públicos. 2013. (Outro).

2.
MACIEL, A.M.R. ; TREVISAN, A. L. ; BOLZAN, D. V. ; BACCIN, A. N. ; FLORES, P. P. ; BECKER, A. M. . Seminário da Linha de Pesquisa 1: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. 2012. (Outro).

3.
OLIVEIRA, V. M. F. ; ANTUNES, H. S. ; TREVISAN, A. L. ; COSTA, A. S. ; CONTREIRA, C. B. ; BACCIN, A. N. ; BECKER, A. M. . Encontro entre Programas de Pós-Graduação do Brasil e do México. 2012. (Outro).

4.
TOMAZETTI, E. M. ; TREVISAN, A. L. ; LAZZARIN, L. F. ; LUNARDI-LAZZARIN, M. L. ; STHAL, L. R. ; COSTA, L. C. ; FLORES, P. P. ; BECKER, A. M. ; COSTA, A. S. . I Congresso de Educação, Pesquisa e Contemporaneidade. 2011. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
KIST, L.B. ; BECKER, A. M. . Ensino de linguagens e suas tecnologias. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BECKER, A. M.. Como se preparar para o item Atualidades no Enem. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


- Atividade de Docência Orientada I junto ao Curso de Pedagogia, da UFSM, na disciplina "Ensino-aprendizagem em Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA)" - (2º semestre de 2011).
- Atividade de Docência Orientada II no Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional (PEG), da UFSM, na disciplina "Práticas de Investigação no Ensino como Princípio Educativo" - (1º semestre de 2012).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 12:27:42