Geiser Chalco Challco

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  • Última atualização do currículo em 10/12/2018


Possui graduação em Sistemas de Informação - Universidad Nacional de San Antonio Abad del Cusco (2007), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (2012) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (2018). Atualmente é tutor no Curso de Especialização em Computação Aplicada à Educação da Universidade de São Paulo e participante do projeto PNDL Interativo da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Informática na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional, Gamificação, Engenharia de Ontologias e Planejamento Automatizado. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Geiser Chalco Challco
Nome em citações bibliográficas
CHALLCO, G. C.;CHALLCO, GEISER CHALCO;Challco, Geiser Chalco;C. CHALLCO, GEISER;CHALLCO, GEISER C.;CHALCO, GEISER

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Alagoas, Reitoria, Instituto de Computação (IC).
Universidade Federal de Alagoas
Tabuleiro do Martins
57072900 - Maceió, AL - Brasil
Telefone: (82) 32141100


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2018
Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Gamification of collaborative learning scenarios: An ontological engineering approach to deal with motivational problems in scripted collaboration, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Seiji Isotani.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Motivational problems; Scripted collaboration; gamification; Ontologies; Computer-Supported Collaborative Learning.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2008 - 2012
Mestrado em Ciências da Computação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Planejamento instrucional automatizado em aprendizagem colaborativa com suporte computacional utilizando planejamento hierárquico,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Marco Aurélio Gerosa.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: planejamento instrucional; aprendizagem colaborativa; planejamento em inteligência artificial; planejamento hierárquico; roteiros colaborativos; gerador de cursos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2001 - 2007
Graduação em Sistemas de Informação.
Universidad Nacional de San Antonio Abad del Cusco, UNSAAC, Peru.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador no Projeto PNLD Interativo, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Computação (IC), .


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa de Tutoria, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor, Carga horária: 20

Atividades

08/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, .


Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo, FUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor e Analista de Sistemas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Grupo Apoio Técnico-Pedagógico da Universidade de São Paulo, ATP-USP, Brasil



Linhas de pesquisa


1.
Gamificação
2.
Engenharia de Ontologias
3.
Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional
4.
Planejamento Automatizado
5.
Modelagem Computacional em Educação
6.
Sistemas Computacionais de Educação
7.
Sistemas Computacionais Semânticos
8.
Gamificação
9.
Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional
10.
Ontologias


Projetos de pesquisa


2008 - 2010
Groupware Workbench

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marco Aurélio Gerosa em 05/10/2012.
Descrição: Groupware é evolutivo e é difícil de construir e de manter, e acaba tendo um código desorganizado e custoso de evoluir. Um kit de componentes concebido em função do modelo 3C de colaboração é utilizado para instrumentar o desenvolvedor de groupware. Na abordagem proposta, parte-se das necessidades de colaboração do grupo, analisadas a partir da comunicação, coordenação e cooperação, e componentes de software organizados em função deste modelo são utilizados para compor a solução. Mais informações na página: http://www.groupwareworkbench.org.br..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Informática na Educação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Inteligência Artificial.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de Software.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1CHALLCO, G. C.2016CHALLCO, G. C.; ANDRADE, F. R. H. ; Simone S. Borges ; I. BITTENCOURT, IG . Toward A Unified Modeling of Learner?s Growth Process and Flow Theory. EDUCATIONAL TECHNOLOGY & SOCIETY, v. 19, p. 215-227, 2016.

2.
5Reis, R. C. D.2016Reis, R. C. D. ; Rodriguez, C. L. ; CHALLCO, G. C. ; Takayama, K. L. ; MARQUES, L. B. ; Jaques, P. ; I. BITTENCOURT, IG ; ISOTANI, SEIJI . Step Towards a Model to Bridge the Gap between Personality Traits and Collaborative Learning Roles. Interaction Design and Architecture(s), v. 28, p. 124-144, 2016.

3.
2ISOTANI, SEIJI2016ISOTANI, SEIJI ; BITTENCOURT, IG I. ; CHALLCO, GEISER C. . Computer-based systems for automating instructional design of collaborative learning scenarios: a systematic literature review. INTERNATIONAL JOURNAL OF KNOWLEDGE AND LEARNING (PRINT), v. 11, p. 273-297, 2016.

4.
3Challco, Geiser Chalco2016Challco, Geiser Chalco; Mizoguchi, Riichiro ; ISOTANI, SEIJI . An Ontology Framework to Apply Gamification in CSCL Scenarios as Persuasive Technology. REVISTA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, v. 24, p. 67-76, 2016.

5.
4C. CHALLCO, GEISER2015 C. CHALLCO, GEISER; A. MOREIRA, DILVAN ; I. BITTENCOURT, IG ; Mizoguchi, Riichiro ; ISOTANI, SEIJI . Personalization of Gamification in Collaborative Learning Contexts using Ontologies. Revista IEEE América Latina, v. 13, p. 1995-2002, 2015.

6.
6CHALLCO, GEISER CHALCO2014 CHALLCO, GEISER CHALCO; GEROSA, MARCO AURÉLIO ; BITTENCOURT, IG IBERT ; ISOTANI, SEIJI . Automated instructional design for CSCL: A hierarchical task network planning approach. Expert Systems with Applications, v. 41, p. 3777-3798, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
Challco, Geiser Chalco; Mizoguchi, Riichiro ; ISOTANI, SEIJI . Using Ontology and Gamification to Improve Students Participation and Motivation in CSCL. Communications in Computer and Information Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2018, v. , p. 174-191.

2.
Challco, Geiser Chalco; Mizoguchi, Riichiro ; BITTENCOURT, IG IBERT ; ISOTANI, SEIJI . Gamification of Collaborative Learning Scenarios: Structuring Persuasive Strategies Using Game Elements and Ontologies. Communications in Computer and Information Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2016, v. 606, p. 12-28.

3.
Challco, Geiser Chalco; Mizoguchi, Riichiro ; BITTENCOURT, IG IBERT ; ISOTANI, SEIJI . Steps Towards the Gamification of Collaborative Learning Scenarios Supported by Ontologies. Lecture Notes in Computer Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2015, v. 9112, p. 554-557.

4.
Challco, Geiser Chalco; Moreira, Dilvan ; Mizoguchi, Riichiro ; ISOTANI, SEIJI . Towards an Ontology for Gamifying Collaborative Learning Scenarios. In: 12th International Conference - ITS 2014. (Org.). Lecture Notes in Computer Science. 1ed.Switzerland: Springer International Publishing, 2014, v. 8474, p. 404-409.

5.
Challco, Geiser Chalco; Moreira, Dilvan A. ; Mizoguchi, Riichiro ; ISOTANI, SEIJI . An Ontology Engineering Approach to Gamify Collaborative Learning Scenarios. In: 20th International Conference - CRIWG 2014. (Org.). Lecture Notes in Computer Science. 1ed.Switzerland: Springer International Publishing, 2014, v. 8658, p. 185-198.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Oliveira T. Gabriel ; TOLEDO, C. F. M ; ISOTANI, S. ; CHALLCO, GEISER C. ; PEREIRA, H. H. . A Plot from the Stars: Educational Game Development for Teaching Basic Mathematical Functions. In: CIG 2018, 2018, Maastricht. IEEE Conference on Computational Intelligence and Games. Holanda: IEEE, 2018. p. 346-353.

2.
CHALCO, GEISER; ANDRADE, FERNANDO ; OLIVEIRA, TAMIRES ; ISOTANI, SEIJI . Towards an Ontological Model to Apply Gamification as Persuasive Technology in Collaborative Learning Scenarios. In: XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2015, Maceió. org.crossref.xschema._1.Title@51e4de36, 2015. p. 499-598.

3.
Reis, R. C. D. ; Rodriguez, C. L. ; CHALLCO, G. C. ; Jaques, P. ; I. BITTENCOURT, IG ; ISOTANI, SEIJI . Relação entre os Estados Afetivos e as Teorias de Aprendizagem na Formação de Grupos em Ambientes CSCL. In: XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2015, Maceió. XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2015), 2015. p. 1012-1021.

4.
ANDRADE, F. R. H. ; CHALLCO, G. C. ; ISOTANI, S. . Em direção à Gamificação de Sistemas Tutores Inteligentes. In: Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação, 2014, Brasilia. Anais do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2014. p. 1-10.

5.
CHALLCO, GEISER CHALCO; ISOTANI, SEIJI . Towards a learning design authoring tool that generates personalized units of learning for CSCL. In: the 29th Annual ACM Symposium, 2014, Gyeongju. Proceedings of the 29th Annual ACM Symposium on Applied Computing - SAC '14. p. 778-3.

6.
CHALLCO, G. C.; GEROSA, M. A. ; BARROS, L. N. . Uso da técnica de planejamento hierárquico no sequenciamento automático de atividades colaborativas. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2010, João Pessoa. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2010. v. 1. p. 190-200.

7.
MEIRELLES, P. R. M. ; COBE, R. ; HANAZUMI, S. ; NUNES, P. ; CHALLCO, G. C. ; MARTINS, S. ; MORAIS, E. ; KON, F. . Crab: Uma ferramenta de configuração e interpretação de métricas de software para avaliação de qualidade de código. In: XXIII SBES-Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, 2009, Fortaleza-CE, Brasil. Anais da Sessão de Ferramentas do XXIII SBES - Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, 2009. v. 1. p. 33-39.


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
CHALLCO, G. C.. Automated-Learning-Design. 2012.

2.
CHALLCO, G. C.. JSHOP2ip - Java Simple Hierarchical Ordered Planner 2 for Instructional Planning. 2012.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6th Latin American School for Education, Cognitive and Neural Sciences (LASchool). 2016. (Oficina).

2.
Congresso Brasileiro de Informática na Educação. An Ontological Model to Apply Gamification as Persuasive Technology in Collaborative Learning Scenarios. 2015. (Congresso).

3.
Escola de Verão em Informática na Educação. 2015. (Oficina).

4.
III Escola de ontologias UFAL-USP. 2014. (Oficina).

5.
International Conference on Collaboration and Technology (CRIWG). An Ontology Engineering Approach to Gamify Collaborative Learning Scenarios. 2014. (Congresso).

6.
Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE).Uso da técnica de planejamento hierárquico no sequenciamento automático de atividades colaborativas. 2010. (Simpósio).

7.
V WIRE (Workshop para Introdução de Reúso em Empresas). 2010. (Oficina).

8.
V Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC). 2008. (Simpósio).

9.
XIV Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia). 2008. (Simpósio).




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