Anna Carolina Antunes de Moraes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7897494465117453
  • Última atualização do currículo em 13/01/2017


Mestra em Letras pela USP (2013-2016), no programa de Estudos linguísticos, literários e tradutológicos em francês, tendo desenvolvido pesquisa na área da didática do francês, com enfoque no Francês para Objetivo Universitário.Licenciada em Letras Português/Francês pela UNESP/Assis (2008-2011), período no qual obteve aproveitamento de estudos na Universidade de Évora/ Portugal, no curso de Línguas, Literaturas e Culturas e realizou pesquisa de iniciação científica voltada para o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras no contexto Teletandem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Anna Carolina Antunes de Moraes
Nome em citações bibliográficas
MORAES, A. C. A.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Formação para a mobilidade acadêmica na França na área de Letras: da leitura literária ao commentaire linéaire francês,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Heloísa Brito de Albuquerque Costa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Francês para Objetivo Universitário; leitura literária; Mobilidade acadêmica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2012 interrompida
Graduação interrompida em 2013 em Biblioteconomia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Ano de interrupção: 2013
2010 - 2011
Graduação em Línguas, Literaturas e Culturas.
Universidade de Évora, UE, Portugal.
Bolsista do(a): Santander, SANTANDER, Brasil.
2008 - 2011
Graduação em Letras.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
La Francophonie : essence culturelle, nécessité politique.
Université Jean Moulin Lyon 3, LYON III, França.
2016 - 2016
Paroles de FLE {Français Langue Etrangère} niveau B2.
Université de Nantes, NANTES, França.
2015 - 2015
Cours de Français Langue étrangère.
Alliance Française Paris, AF, França.
2013 - 2013
Analisar o trabalho educacional: uma abordagem à serviço do métier. (Carga horária: 24h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/Universidade de São Paulo, FFLCH USP, Brasil.
2012 - 2012
Diploma DALF C1.
Aliança Francesa, AF, Brasil.
2011 - 2011
Tópicos Especiais de Linguística Aplicada: transculturalidade e interação. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
Proficiency.
Fisk, FISK, Brasil.
2008 - 2008
inglês - focus. (Carga horária: 60h).
Fisk, FISK, Brasil.
2008 - 2008
inglês - advanced 2. (Carga horária: 60h).
Fisk, FISK, Brasil.
2007 - 2007
inglês - advanced 1. (Carga horária: 60h).
Fisk, FISK, Brasil.
2001 - 2001
minicurso de língua francesa. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de língua portuguesa, Carga horária: 12


Wizard Brasil, WIZARD, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor francês, Carga horária: 20


Fundação Plural, FUN PLURAL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista
Outras informações
Responsável pela formatação da transcrição atualizada do documento


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora de francês no Centro de línguas e desenvolvimento de professores da UNESP/ Assis, com acompanhamento de professores supervisores de língua e prática de ensino

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações
Professor de Redação no Curso pré-vestibular 1ª opção, bolsita PROEX/ Bolsa de apoio acadêmico e extensão II

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Monitora
Outras informações
Estágio de monitoria realizado no laboratório de Teletandem da Unesp/Assis

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista
Outras informações
Bolsista PROEX/Bolsa de apoio acadêmico e extensão II, mo projeto "Programa de Alfabetização Solidária"

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora de Evento, Carga horária: 30
Outras informações
Monitora do IX Seminário de Estudos Literários: Literatura e Imprensa, promovido pelo programa de Pós-Graduação em Letras da UNESP/ Assis

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora de Evento, Carga horária: 50
Outras informações
Monitora do I Encontro Internacional de Linguística de Assis: Comunicação, Cultura Educação e VI Ciclo de Palestras - O Signo Poético


Wizard, WIZARD, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis, FEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora de Evento, Carga horária: 8
Outras informações
Participou como monitora da sala temática da UNESP na feira do Conhecimento (FEMACon)



Projetos de pesquisa


2013 - 2016
Formação para a mobilidade acadêmica na França na área de Letras: da leitura literária ao commentaire linéaire francês
Descrição: Projeto de mestrado, realizado com bolsa CAPES.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Transcrição e atualização do manuscrito sobre a Viagem do Embaixador Diogo Baduem da Serra a Macau, Moçambique e Rio de Janeiro
Descrição: Manuscrito em poder da Fundação Plural. Trabalho realizado em convênio entre a Fundação Plural e UNESP/Assis..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2011
Anotar como estratégia de aprendizagem no contexto teletandem
Descrição: Projeto de iniciação científica desenvolvido com bolsa FAPESP.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2014
Centro de Línguas
Descrição: Monitoria de curso de língua francesa a distância.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores - UNESP/Assis
Descrição: A criação de um Centro de Línguas e seus cursos demarca não somente contextos aos alunos de Letras interessados na prática de ensino de línguas estrangeiras, mas também a eles abre perspectivas para a observação da prática pedagógica e para a coleta de dados em projetos de Iniciação Científica, de mestrado e de doutorado. A criação do projeto de extensão de um Centro de Línguas Estrangeiras marca a continuação do projeto temático FAPESP Teletandem Brasil: Línguas estrangeiras para todos. Ambos visam à democratização das línguas estrangeiras a vários alunos das unidades da UNESP, em particular as da Faculdade de Ciências e Letras de Assis. O Laboratório de Teletandem financiado pela FAPESP por meio de projeto temático foi transformado em um Centro de Línguas Estrangeiras que estenderá seus serviços tanto à comunidade acadêmica como à comunidade de Assis. Os objetivos enfocam o ensino, a pesquisa e extensão, como seguem, abaixo: 1.Oferecer cursos de línguas estrangeiras (inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, japonês e português língua estrangeira) a: (a)alunos, funcionários e professores da FCL-Assis, (b)alunos das escolas públicas de Assis, (c)população, em geral, de Assis (inclusive cidadãos de terceira idade) e (d)estudantes e professores visitantes e intercambiários estrangeiros de universidades no exterior que mantenham acordos de colaboração com a UNESP (caso do Português Língua estrangeira), 2.Criar o contexto pedagógico necessário à pesquisa, à formação e à prática do professor de línguas estrangeiras, por meio de oportunidades de realização dos estágios supervisionados na disciplina Prática de Ensino de Língua e Literatura Estrangeiras e Estágio Supervisionado, cursadas pelos alunos de quarto ano do Curso de Letras, 3.Criar o espaço de pesquisa e coleta de dados nas áreas de (a) formação do professor de línguas, (b) ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, suas abordagens e métodos, (c) aquisição de línguas estrangeiras e (d) lingüística ap..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2010
Curso Pré-vestibular 1ª opção
Descrição: "O Curso Pré-Vestibular "1ª Opção" é um projeto de inclusão social que visa possibilitar a entrada de alunos do ensino público nas melhores universidades do país".
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2009
Programa de Alfabetização Solidária
Descrição: "Trata-se de uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e de utilidade pública que desenvolve ações que visam contribuir para a redução dos altos índices de analfabetismo e ampliar a oferta de Educação Profissional e de Jovens e Adultos.".
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MORAES, A. C. A.. Teletandem: O papel das anotações. In: XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2011, São Pedro. XXIII CIC, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MORAES, A. C. A.. Da Leitura à produção escrita em francês: uma investigação acerca do preparo para a mobilidade acadêmica. In: 63º Seminári do GEL, 2015, Campinas. 63º SEMINÁRIO DO GEL - 2015, 2015.

2.
MORAES, A. C. A.. Commentaire Littéraire: sensibilização ao gênero no programa PLI/França. In: 62º Seminário do GEL, 2014, Campinas. 62º SEMINÁRIO DO GEL, 2014.

3.
MORAES, A. C. A.. Module FOU aux étudiants de Lettres de l'UNESP d'Assis: préparation linguistique pour faire le commentaire littéraire. In: XIX Congresso Brasileiro dos Professores de Francês, 2013, Niterói. Réfléchir, Séduire, Construire: Le Français pour l'avenir, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
MORAES, A. C. A.. Commentaire littéraire: sensibilização ao gênero no programa PLI/França. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MORAES, A. C. A.. Da leitura à produção textual na licenciatura em Letras Português/Francês. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MORAES, A. C. A.. Módulo FOU na UNESP/Assis: ensino de francês face às internacionalizações universitárias. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
MORAES, A. C. A.. FOU no preparo à mobilidade: dimensões acadêmica, cultural e linguística na produção escrita em literatura. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
MORAES, A. C. A.. Relato de experiência: texto 'Pausa', de Moacyr Scliar e a intertextualidade em sala de aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
MORAES, A. C. A.. Module FOU aux étudiants de Lettres de l'UNESP d'Assis: préparation linguistique pour faire le commentaire littéraire. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MORAES, A. C. A.. Module FOU comme outil de preparation pour la mobilité internationale. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
MORAES, A. C. A.. Teletandem: o papel das anotações. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MORAES, A. C. A.. Teletandem: o papel das anotações. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
MORAES, A. C. A.. Marcas da Antigüidade Clássica n'A Divina Comédia: O Inferno de Dante Alighieri. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
MORAES, A. C. A.. Formação para a mobilidade acadêmica na França na área de Letras da leitura literária ao commentaire linéaire francês. 2016. (Relatório de pesquisa).

2.
MORAES, A. C. A.; DOMINGOS, N. . Lecture en Français: como se preparar para o intercâmbio?. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MORAES, A. C. A.. Anotar como estratégia de aprendizagem no contexto de Teletandem. 2011. (Relatório de pesquisa).

4.
MORAES, A. C. A.. Anotar como estratégia de aprendizagem no contexto de Teletandem. 2011. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
63º Seminário do GEL.Da Leitura à produção escrita em francês: uma investigação acerca do preparo para a mobilidade acadêmica. 2015. (Seminário).

2.
62º Seminário do GEL.Commentaire littéraire: sensibilização ao gênero no programa PLI/França. 2014. (Seminário).

3.
VI Encontro de Pesquisas do Francês.Da leitura à produção textual na licenciatura em Letras Português/Francês. 2014. (Encontro).

4.
Formação do professor para o contexto virtual de ensino de línguas. 2013. (Outra).

5.
III Seminário de ensino de línguas estrangeiras.Módulo FOU na UNESP/ Assis: ensino de francês face às internacionalizações. 2013. (Seminário).

6.
Pratiques et représentations concernant le français en Amérique du Sud : défis pour la recherche.Module FOU comme outil de préparation linguistique pour la mobilité internationale. 2013. (Outra).

7.
V Encontro de Pesquisa do Francês.FOU no preparo à mobilidade: Dimensões acadêmica, cultural e linguística na produção escrita em literatura. 2013. (Encontro).

8.
XIXº Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. Module FOU aux étudiants de Lettres de l?UNESP d?Assis: Préparation linguistique pour faire le commentaire littéraire. 2013. (Congresso).

9.
XXXV Journée Linguistique et culturelle - Journée de la Francophonie. 2013. (Encontro).

10.
6º Colóquio do PPRLB - Portugal no Brasil: Pontes para o presente. 2012. (Outra).

11.
Desenvolvimento do trabalho científico. 2012. (Outra).

12.
I Congresso Internacional de Estudos Filológicos. 2012. (Congresso).

13.
Instrução de preservação de documentos pessoais. 2012. (Oficina).

14.
XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unesp. Teletandem: o papel das anotações. 2011. (Congresso).

15.
XXIII Congresso de Iniciação científica da Unesp - 2ª fase. Teletandem: o papel das anotações. 2011. (Congresso).

16.
|Travessias poéticas: Brasil e Portugal - III Simpósio internacional de literatura e crítica literária - poesia contemporânea. 2010. (Simpósio).

17.
A escrita no Brasil Colonial e suas relações. 2010. (Outra).

18.
Videoconferência : Projetos Telecolaborativos em Língua Estrangeira. 2010. (Outra).

19.
Colóquio Artur Azevedo. 2009. (Outra).

20.
I Colóquio Bakhtiniano. 2009. (Outra).

21.
Simpósio Brasil França: Diálogos entre dois países e duas culturas. 2009. (Simpósio).

22.
Gel. 2008. (Seminário).

23.
I Encontro Internacional de Lingüística de Assis: Comunicação, Cultura, Educação e VI Ciclo de Palestras - O Signo Poético.Marcas da Antigüidade Clássica n'A Divina Comédia: O Inferno de Dante Alighieri. 2008. (Encontro).

24.
IX Seminário de Estudos Literários: Literatura e Imprensa. 2008. (Seminário).

25.
Seminário "Cem anos de Guimarães Rosa". 2008. (Seminário).

26.
Seminário nacional: O Múltiplo Machado. 2008. (Seminário).

27.
IX Congresso de Estudos Literários: Pensamentos, Críticas, Ficções. 2007. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 10:16:57