Geovana Lourenço de Carvalho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8040915705136463
  • Última atualização do currículo em 17/09/2018


Mestre em Estudos da Linguagem (PPGEL-UEL). Graduada em Letras e Inglês pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), com habilitação em língua portuguesa e língua inglesa e suas respectivas literaturas. Fui integrante do grupo de pesquisa reconhecido pelo CNPq "Leitura e Ensino" UENP/CJ de 2008 a 2014. Lecionei as disciplinas de Língua Portuguesa e Inglês instrumental como Professora Temporária no Instituto Federal do Paraná no período de 2012 a 2013. Em 2017 lecionei a disciplina de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II, como professora contratada no estado do Paraná. Atuo na linha de pesquisa Ensino/aprendizagem e formação do professor de língua portuguesa, com foco na análise de materiais didáticos de Língua Portuguesa. Durante o mestrado realizei pesquisas sobre os temas de livro didático, letramento e letramento digital. Atualmente leciono as disciplinas de Língua Portuguesa, Inglês, Leitura e Produção de textos e Literatura Portuguesa como Professora Substituta no IFSP - Câmpus Avaré, SP. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Geovana Lourenço de Carvalho
Nome em citações bibliográficas
CARVALHO, G. L.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Estudos da Linguagem.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Letramento digital em livros didáticos de Português do ensino médio,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Núbio Delanne Ferraz Mafra.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Letramento digital; livro didático.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2008 - 2011
Graduação em Letras e Inglês.
Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES
Outras informações
Grupo de Pesquisa FELIP - Formação e Ensino em Língua Portuguesa (DGP/CNPq) http://www.uel.br/grupo-pesquisa/felip/

Atividades

02/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas.


Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Temporária, Carga horária: 40
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa e Inglês Instrumental nos cursos Técnicos Integrados e Subsequentes.


Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Agente Universitário, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Graduanda, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto "A escola na formação do cidadão ativo e crítico" do programa Universidade Sem Fronteiras (SETI/PR), desenvolvido nas escolas estaduais de Jacarezinho, Paraná, nas 3ª séries do ensino médio.


Prefeitura Municipal de Jacarezinho, PMJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 40


Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PR, SENAC/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo/Secretaria Escolar, Carga horária: 40
Outras informações
Secretaria escolar e apoio pedagógico para cursos Técnicos e FIC.


Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente por tempo determinado, Carga horária: 6
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental II.


Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa e LEM (Inglês) nos cursos de Letras e Técnicos Integrados e Subsequentes.



Linhas de pesquisa


1.
Ensino/aprendizagem e formação do professor de Língua Portuguesa e de outras linguagens


Projetos de pesquisa


2011 - 2016
LEDINT - Letramento digital nas aulas de Língua Portuguesa: teorias e práticas em pesquisas de intervenção
Descrição: Tendo em vista o perfil de letramento digital do professor identificado em nossa pesquisa anterior, pretende-se analisar, com base nos dados oriundos do projeto de pesquisa nacional do GT Linguagem e Tecnologia da ANPOLL que desenvolve o levantamento de projetos de docentes, teses e dissertações orientadas nos programas nacionais de pós-graduação em Letras, Linguística e Linguística Aplicada , especificamente aqueles projetos caracterizados pela intervenção em aulas de Língua Portuguesa, seja na Educação Básica (Fundamental II e Ensino Médio) e/ou nas graduações em Letras/Português. Que concepções de linguagem e que práticas de ensino, constantes nesses projetos de intervenção, têm contribuído para delinear o trabalho de letramento digital do professor? Quais saberes no âmbito do letramento digital são oriundos dos projetos de pesquisa e quais são construídos na prática docente e no cotidiano? Em que dimensão eles se articulam? Espera-se que os resultados oriundos da análise dos dados deste projeto sinalizem rumos para as intervenções de subprojetos de pesquisa similares. Ao mesmo tempo, existe a expectativa de que as reflexões sobre os resultados destas intervenções dialoguem entre si e, principalmente, gerem um movimento em espiral que amplie o corpus de dados, contribuindo ainda para a renovação destes dados e de outras pesquisas de intervenção a serem desenvolvidas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Geovana Lourenço de Carvalho - Integrante / Núbio Delanne Ferraz Mafra - Coordenador / Vladimir Moreira - Integrante / Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello - Integrante / Marcelo Cristiano Acri - Integrante / Mariana Vidotti de Rezende - Integrante / Camila Maressa Dias - Integrante / Aline de Abreu Curunzi Chanan - Integrante / Claudia de Faria Barbeta - Integrante / Daiane Eloisa dos Santos - Integrante / Ednéia Aparecida Bernardineli Bernini - Integrante / Everton Lima Camargo - Integrante.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, Daiane Eloísa2012 SANTOS, Daiane Eloísa ; CARVALHO, G. L. . O artigo de opinião como eixo condutor do trabalho com gêneros de texto no livro didático de língua portuguesa. Linguasagem (São Paulo), v. 18, p. 08-08, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, Daiane Eloísa ; CARVALHO, G. L. . O ARTIGO DE OPINIÃO COMO EIXO CONDUTOR DO TRABALHO COM GÊNEROS DE TEXTOS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA. In: BELLINI, Nerynei Meira Carneiro; BROCHADO, Sonia Maria Dechandt; DIAS, Luiz Antonio Xavier; PINTO, Vera Maria Ramos. (Org.). LEITURA E ENSINO: DA PESQUISA À SALA DE AULA. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2015, v. , p. 167-182.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, G. L.. Uma análise da abordagem do letramento digital no livro didático de língua portuguesa do ensino médio. In: III CONELIN, 2015, Cornélio Procópio. III CONELIN - ANAIS 2015, 2015. p. 1052-1073.

2.
SANTOS, D. E. ; CARVALHO, G. L. . LEITURA E ANÁLISE LINGUÍSTICA: O GÊNERO DISCURSIVO ARTIGO DE OPINIÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA VIA PLANO DE TRABALHO DOCENTE. In: 3º CIELLI - COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 2014, MARINGÁ. ANAIS 3º CIELLI, 2014.

3.
SANTOS, D. E. ; CARVALHO, G. L. ; PINTO, Vera Maria Ramos . Blog: de gênero textual para suporte de gêneros. In: VIII SELISIGNO E IX SIMPÓSIO DE LEITURA DA UEL, 2014, LONDRINA. ANAIS VIII SELISIGNO E IX SIMPÓSIO DE LEITURA DA UEL, 2012.

4.
SANTOS, Daiane Eloísa ; CARVALHO, G. L. . A INTERAÇÃO VERBAL NO CIBERESPAÇO: UMA ANÁLISE DOS MARCADORES CONVERSACIONAIS EM TEXTOS PUBLICADOS EM MURAIS DO FACEBOOK. In: Seminário de Iniciação Científica SóLetras, 2012, Jacarezinho. Seminário de Iniciação Científica SóLetras - ANAIS, 2012.

5.
CARVALHO, G. L.; SANTOS, Daiane Eloísa . O gênero tweet nas aulas de produção textual:uma proposta de SD para a abordagem da tipologia do argumentar. In: 2º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2012, Maringá. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI. Maringá, Paraná: Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI, 2012.

6.
SANTOS, D. E. ; CARVALHO, G. L. ; PINTO, Vera Maria Ramos . Blog: gênero textual ou suporte para gêneros?. In: XII Congresso de Educação do Norte Pioneiro: Educar para a Sensibilidade: Educação, Pedagogia e Estética, 2012, Jacarezinho. XII Congresso de Educação do Norte Pioneiro: Educar para a Sensibilidade: Educação, Pedagogia e Estética. Jacarezinho: XII Congresso de Educação do Norte Pioneiro: Educar para a Sensibilidade: Educação, Pedagogia e Esté, 2012.

7.
SANTOS, Daiane Eloísa ; CARVALHO, G. L. . O GÊNERO BLOG NA SALA DE AULA PARA ALÉM DO LIVRO DIDÁTICO. In: CELLIP - Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2011, Londrina. CELLIP - Anais do XX Seminário, 2011.

8.
SANTOS, Daiane Eloísa ; CARVALHO, G. L. . O TWITTER COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. In: VIII Seminário de Iniciação CIentífica SóLetras - Estudos Línguísticos e Literários, 2011, Jacarezinho. Anais do VIII Seminário de Iniciação CIentífica SóLetras - Estudos Línguísticos e Literários, 2011. p. 574-585.

9.
SANTOS, Daiane Eloísa ; CARVALHO, G. L. . A PRODUÇÃO DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO PROPOSTA PELO LIVRO DIDÁTICO. In: VII Selisigno e VIII Simpósio de Leitura da UEL, 2011, Londrina. Anais do VII Selisigno e VIII Simpósio de Leitura da UEL. Londrina, 2011. p. 01-12.

10.
BROCHADO, S. M. D. ; PINTO, Vera Maria Ramos ; DIAS, L. A. X. ; BELLINI, N. M. C. ; SANTOS, Daiane Eloísa ; CARVALHO, G. L. ; BONACIN, L. A. . GÊNEROS DA INTERNET NA PRÁTICA ESCOLAR. In: XI Congresso de Educação do Norte Pioneiro - Educar para emancipação: a reorganização da escola e do espaço pedagógico, 2011, Jacarezinho. XI Congresso de Educação do Norte Pioneiro - Educar para emancipação: a reorganização da escola e do espaço pedagógico - Anais 2011, 2011. p. 318-332.

11.
CARVALHO, G. L.. CRÔNICA: ESTRATÉGIAS DE UM LEITOR ATIVO. In: 17° COLE - CONGRESSO NACIONAL DE LEITURA, 2010, CAMPINAS. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil, 2010. v. 17. p. 1-15.

12.
SANTOS, Daiane Eloísa ; CARVALHO, G. L. . O TRATAMENTO DISPENSADO AO GÊNERO CRÔNICA PELO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA. In: X CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO NORTE PIONEIRO - 2010 - NOVOS DIREITOS, NOVAS PRÁTICAS SOCIAIS: E A EDUCAÇÃO?, 2010, JACAREZINHO. X CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO NORTE PIONEIRO - 2010 - NOVOS DIREITOS, NOVAS PRÁTICAS SOCIAIS: E A EDUCAÇÃO?. JjACAREZINHO, 2010. v. 10. p. 558-567.

13.
CARVALHO, G. L.. O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA PRODUÇÃO TEXTUAL DO ARTIGO DE OPINIÃO COMO PRÁTICA SOCIAL. In: 1° CIELLI - COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 2010, MARINGÁ. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI. MARINGÁ, 2010. v. 1. p. 1-11.

14.
SANTOS, Daiane Eloísa ; CARVALHO, G. L. ; RAMOS, O. . CRENÇAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS DE ESTUDANTES DE LETRAS. In: VII Seminário de Iniciação Científica SóLetras - Estudos Linguísticos e Literários, 2010, Jacarezinho. CADERNO DE RESUMOS VII SEMINÁRIO DE INIICIAÇÃO CIENTÍIFICA UENP-FAFIJA, 2010. p. 187-196.

15.
SANTOS, Daiane Eloísa ; CARVALHO, G. L. . PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO TRABALHO DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIAO APRESENTADO PELO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA. In: VII Seminário de Iniciação Científica SóLetras - Estudos Linguísticos e Literários, 2010, Jacarezinho. CADERNO DE RESUMOS VII SEMINÁRIO DE INIICIAÇÃO CIENTÍIFICA UENP-FAFIJA, 2010. p. 987-997.

16.
CARVALHO, G. L.; SANTOS, Daiane Eloísa ; STRIQUER, M. S. D. . A CRÔNICA NO LIVRO DIDÁTICO: ABORDAGEM AO GÊNERO TEXTUAL?. In: VI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SÓ LETRAS, 2009, JACAREZINHO. VI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SÓ LETRAS - ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 2009.

17.
BROCHADO, S. M. D. ; PINTO, Vera Maria Ramos ; DIAS, L. A. X. ; STRIQUER, M. S. D. ; CARNEIRO, N. M. ; BORGES, A. M. V. ; FERNANDES, A. P. ; CARVALHO, G. L. ; DOMINGOS, J. R. ; TEIXEIRA, R. D. ; FARIA, T. J. . DIDATIZAÇÃO DOS GÊNEROS DA ORDEM DO ARGUMENTAR E DO NARRAR. In: VI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SÓ LETRAS, 2009, JACAREZINHO. VI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SÓ LETRAS - ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 2009.

18.
CARVALHO, G. L.. AS ESTRATÉGIAS DO LEITOR ATIVO NO PROCESSAMENTO DA CRÔNICA. In: IX CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO NORTE PIONEIRO, 2009, JACAREZINHO. IX CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO NORTE PIONEIRO, 2009.

19.
CARVALHO, G. L.. CRÔNICA: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS PELO LEITOR. In: II SEMINÁRIO DE LETRAS, 2008, CORNÉLIO PROCÓPIO. TEXTOS E DIVERSIDADE EM SALA DE AULA. CORNÉLIO PROCÓPIO, 2008.

20.
CARVALHO, G. L.; Deived Oliveira . O EMPREGO DO LÉXICO NAS CRÔNICAS DE LUIS FERNANDO VERÍSSIMO. In: V Seminário de Iniciação Científica Só Letras, 2008, Jacarezinho. V SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SÓ LETRAS. JACAREZINHO, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, G. L.; SANTOS, Daiane Eloísa . Letramento digital: o gênero blog no ensino de língua portuguesa. In: V CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísicos e Literários, 2018, Maringá. Caderno de Resumos Simpósios Linguística, 2018. p. 1-422.

2.
CARVALHO, G. L.. UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM DO LETRAMENTO DIGITAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO. In: III CONELIN - CONGRESSO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM, 2015, CORNÉLIO PROCÓPIO. CADERNO DE RESUMOS DO III CONELIN. UENP: UENP, 2015.

3.
SANTOS, Daiane Eloísa ; CARVALHO, G. L. . LEITURA E ANÁLISE LINGUÍSTICA: O GÊNERO DISCURSIVO ARTIGO DE OPINIÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA VIA PLANO DE TRABALHO DOCENTE. In: 3º COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 2014, MARINGÁ. CADERNO DE RESUMOS DO 3º CIELLI. MARINGÁ: UEM, 2014.

4.
SANTOS, Daiane Eloísa ; CARVALHO, G. L. . BLOG: GÊNERO TEXTUAL OU SUPORTE PARA GÊNEROS?. In: XII Congresso de Educação do Norte Pioneiro. Educar para a sensibilidade: educação, pedagogia e estética, 2012, Jacarezinho. XII Congresso de Educação do Norte Pioneiro/ Caderno de Resumos. Jacarezinho, 2012. p. 108-108.

5.
CARVALHO, G. L.; SANTOS, Daiane Eloísa . O GÊNERO TWEET NAS AULAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA PROPOSTA DE SD PARA A ABORDAGEM DA TIPOLOGIA DO ARGUMENTAR. In: 2º Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2012, Maringá. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI. Maringá, 2012.

6.
PINTO, Vera Maria Ramos ; SANTOS, Daiane Eloísa ; CARVALHO, G. L. . BLOG: DE GÊNERO TEXTUAL PARA SUPORTE DE GÊNEROS. In: VIII Selisigno - Edição Internacional e IX Simpósio de Leitura da UEL, 2012, Londrina. Seminário de Estudos sobre Linguagem e Significação. Caderno de Resumos: tempo e discurso. Londrina, 2012. p. 222-222.

7.
SANTOS, Daiane Eloísa ; CARVALHO, G. L. . A INTERAÇÃO VERBAL NO CIBERESPAÇO: UMA ANÁLISE DOS MARCADORES CONVERSACIONAIS EM TEXTOS PUBLICADOS EM MURAIS DO FACEBOOK. In: IX Seminário de Iniciação Científica SóLetras - Estudos Linguísticos e Literários, 2012, Jacarezinho. IX Seminário de Iniciação Científica SóLetras - Estudos Linguísticos e Literários - Caderno de Resumos. Jacarezinho, 2012. p. 84-84.

8.
BROCHADO, S. M. D. ; PINTO, Vera Maria Ramos ; DIAS, L. A. X. ; BELLINI, N. M. C. ; SANTOS, Daiane Eloísa ; CARVALHO, G. L. ; BONACIN, L. A. . GÊNEROS DA INTERNET NA PRÁTICA ESCOLAR. In: XI Congresso de Educação do Norte Pioneiro - educar para a emancipação: a reorganização da escola e do espaço pedagógico, 2011, Jacarezinho. XI Congresso de Educação do Norte Pioneiro - educar para a emancipação: a reorganização da escola e do espaço pedagógico - Caderno de resumos, 2011. p. 32-32.

9.
SANTOS, Daiane Eloísa ; CARVALHO, G. L. . O GÊNERO BLOG NA SALA DE AULA PARA ALÉM DO LIVRO DIDÁTICO. In: CELLIP - Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2011, Londrina. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2011. p. 113-113.

10.
SANTOS, Daiane Eloísa ; CARVALHO, G. L. . O TWITTER COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. In: VIII Seminário de Iniciação Científica SóLetras - Estudos Linguísticos e Literários, 2011, Jacarezinho. CADERNO DE RESUMOS VII SEMINÁRIO DE INIICIAÇÃO CIENTÍIFICA UENP-FAFIJA, 2011. p. 41-41.

11.
SANTOS, Daiane Eloísa ; CARVALHO, G. L. . O TRATAMENTO DISPENSADO AO GÊNERO CRÔNICA PELO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA. In: X CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO NORTE PIONEIRO - 2010 - NOVOS DIREITOS, NOVAS PRÁTICAS SOCIAIS: E A EDUCAÇÃO?, 2010, JACAREZINHO. X CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO NORTE PIONEIRO - 2010 - NOVOS DIREITOS, NOVAS PRÁTICAS SOCIAIS: E A EDUCAÇÃO?. JACAREZINHO, 2010. v. 10. p. 105-105.

12.
CARVALHO, G. L.. O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA PRODUÇÃO TEXTUAL DO ARTIGO DE OPINIÃO COMO PRÁTICA SOCIAL. In: 1° CIELLI - COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 2010, MARINGÁ. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI. MARINGÁ, 2010. v. 1. p. 155-156.

13.
SANTOS, Daiane Eloísa ; CARVALHO, G. L. . PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO TRABALHO DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIAO APRESENTADO PELO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA. In: VII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS - SÓ LETRAS, 2010, JACAREZINHO. CADERNO DE RESUMOS VII SEMINÁRIO DE INIICIAÇÃO CIENTÍIFICA UENP-FAFIJA. JACAREZINHO, 2010. v. 7. p. 150-150.

14.
SANTOS, Daiane Eloísa ; CARVALHO, G. L. ; RAMOS, O. . CRENÇAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS DE ESTUDANTES DE LETRAS. In: VII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS - SÓ LETRAS, 2010, JACAREZINHO. CADERNO DE RESUMOS VII SEMINÁRIO DE INIICIAÇÃO CIENTÍIFICA UENP-FAFIJA. JACAREZINHO, 2010. v. 7. p. 78-78.

15.
SANTOS, Daiane Eloísa ; CARVALHO, G. L. ; STRIQUER, M. S. D. . A PRODUÇÃO DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO PROPOSTA PELO LIVRO DIDÁTICO. In: VII SELISIGNO, 2010, LONDRINA. VII SELISIGNO. LONDRINA, 2010. v. 7. p. 186-186.

16.
CARVALHO, G. L.. AS ESTRATÉGIAS DO LEITOR ATIVO NO PROCESSAMENTO DA CRÔNICA. In: IX CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO NORTE PIONEIRO, 2009, JACAREZINHO. CADERNO DE RESUMOS. JACAREZINHO, 2009. p. 191-191.

17.
CARVALHO, G. L.. CRÔNICA: ESTRATÉGIAS DE UM LEITOR ATIVO. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 2009, Campinas. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil. CAMPINAS: ALB, 2009. p. 117-117.

18.
CARVALHO, G. L.; SANTOS, Daiane Eloísa . A CRÔNICA NO LIVRO DIDÁTICO: ABORDAGEM AO GÊNERO TEXTUAL?. In: VI Seminário de Iniciação Científica Só Letras, 2009, Jacarezinho. CADERNO DE RESUMOS VII SEMINÁRIO DE INIICIAÇÃO CIENTÍIFICA UENP-FAFIJA. Jacarezinho: INFOGRAF, 2009. p. 143-143.

19.
BROCHADO, S. M. D. ; PINTO, Vera Maria Ramos ; DIAS, L. A. X. ; STRIQUER, M. S. D. ; CARNEIRO, N. M. ; BORGES, A. M. V. ; FERNANDES, A. P. ; CARVALHO, G. L. ; DOMINGOS, J. R. ; TEIXEIRA, R. D. ; FARIA, T. J. . DIDATIZAÇÃO DOS GÊNEROS DA ORDEM DO ARGUMENTAR E DO NARRAR. In: VI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SÓ LETRAS, 2009, JACAREZINHO. CADERNO DE RESUMOS VII SEMINÁRIO DE INIICIAÇÃO CIENTÍIFICA UENP-FAFIJA. JACAREZINHO: INFOGRAF, 2009. p. 57-57.

20.
CARVALHO, G. L.; Deived Oliveira ; FREITAS, F. C. R. ; MACEDO, D. S. ; RODELLI, J. R. F. . CHARGE: TEXTUALIZAÇÃO DO GÊNERO. In: VI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SÓ LETRAS, 2009, JACAREZINHO. CADERNO DE RESUMOS VII SEMINÁRIO DE INIICIAÇÃO CIENTÍIFICA UENP-FAFIJA. JACAREZINHO: INFOGRAF, 2009. p. 64-65.

21.
CARVALHO, G. L.. CRÔNICA: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS PELO LEITOR. In: II SEMINÁRIO DE LETRAS, 2008, Cornélio Procópio. TEXTOS E DIVERSIDADE EM SALA DE AULA. Cornélio Procópio, 2008. p. 24-24.

22.
CARVALHO, G. L.; Deived Oliveira . O EMPREGO DO LÉXICO NAS CRÔNICAS DE LUIS FERNANDO VERÍSSIMO. In: V Seminário de Iniciação Científica Só Letras, 2008, Jacarezinho. V SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CADERNO DE PROGRAMAÇÃO E RESUMOS. Jacarezinho, 2008. p. 125-125.

Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, G. L.; SANTOS, D. E. . Letramento digital: o gênero blog no ensino de língua portuguesa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SANTOS, Daiane Eloísa ; CARVALHO, G. L. ; PINTO, Vera Maria Ramos . BLOG: GÊNERO TEXTUAL OU SUPORTE PARA GÊNEROS?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CARVALHO, G. L.; SANTOS, Daiane Eloísa . O GÊNERO TWEET NAS AULAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA PROPOSTA DE SD PARA A ABORDAGEM DA TIPOLOGIA DO ARGUMENTAR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
PINTO, Vera Maria Ramos ; SANTOS, Daiane Eloísa ; CARVALHO, G. L. . BLOG: DE GÊNERO TEXTUAL PARA SUPORTE DE GÊNEROS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, Daiane Eloísa ; CARVALHO, G. L. . A INTERAÇÃO VERBAL NO CIBERESPAÇO: UMA ANÁLISE DOS MARCADORES CONVERSACIONAIS EM TEXTOS PUBLICADOS EM MURAIS DO FACEBOOK. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BROCHADO, S. M. D. ; PINTO, Vera Maria Ramos ; DIAS, L. A. X. ; BELLINI, N. M. C. ; SANTOS, Daiane Eloísa ; CARVALHO, G. L. ; BONACIN, L. A. . GÊNEROS DA INTERNET NA PRÁTICA ESCOLAR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SANTOS, Daiane Eloísa ; CARVALHO, G. L. . O GÊNERO BLOG NA SALA DE AULA PARA ALÉM DO LIVRO DIDÁTICO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTOS, Daiane Eloísa ; CARVALHO, G. L. . O TWITTER COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA PARA ALÉM DA SALA DE AULA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CARVALHO, G. L.; SANTOS, Daiane Eloísa . O TRATAMENTO DISPENSADO AO GÊNERO CRÔNICA PELO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CARVALHO, G. L.. O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA PRODUÇÃO TEXTUAL DO ARTIGO DE OPINIÃO COMO PRÁTICA SOCIAL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
CARVALHO, G. L.; SANTOS, Daiane Eloísa . PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO TRABALHO DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO APRESENTADO PELO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CARVALHO, G. L.; RAMOS, O. ; SANTOS, Daiane Eloísa . CRENÇAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS DE ESTUDANTES DE LETRAS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
CARVALHO, G. L.; SANTOS, Daiane Eloísa . A PRODUÇÃO DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO PROPOSTA PELO LIVRO DIDÁTICO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CARVALHO, G. L.. AS ESTRATÉGIAS DO LEITOR ATIVO NO PROCESSAMENTO DA CRÔNICA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
CARVALHO, G. L.. CRÔNICA: ESTRATÉGIAS DE UM LEITOR ATIVO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
CARVALHO, G. L.; SANTOS, Daiane Eloísa . A CRÔNICA NO LIVRO DIDÁTICO: ABORDAGEM AO GÊNERO TEXTUAL?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CARVALHO, G. L.; Deived Oliveira ; FREITAS, F. C. R. ; MACEDO, D. S. ; RODELLI, J. R. F. . CHARGE: TEXTUALIZAÇÃO DO GÊNERO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
BROCHADO, S. M. D. ; PINTO, Vera Maria Ramos ; DIAS, L. A. X. ; STRIQUER, M. S. D. ; CARNEIRO, N. M. ; FERNANDES, A. P. ; CARVALHO, G. L. ; DOMINGOS, J. R. ; TEIXEIRA, R. D. ; FARIA, T. J. . DIDATIZAÇÃO DOS GÊNEROS DA ORDEM DO ARGUMENTAR E DO NARRAR. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
Deived Oliveira ; CARVALHO, G. L. . O emprego do léxico nas crônicas de Luís Fernando Veríssimo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
CARVALHO, G. L.. CRÔNICA: A CONTRUÇÃO DE SENTIDOS PELO LEITOR. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
CARVALHO, G. L.. Estratégias de Leitura e Escrita. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BORDA, C. H. ; SANTOS, Daiane Eloísa ; CARVALHO, G. L. ; ROSA, P. M. ; PEDRETI, P. ; RAMOS, O. . AULAS DE INGLÊS NA CAAD. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
CARVALHO, G. L.; DIAS, L. A. X. ; PINTO, Vera Maria Ramos ; SANTOS, Daiane Eloísa . GÊNEROS TEXTUAIS E PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA ESCOLA - SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O TRANBALHO COM O GÊNERO BLOG NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Jornada de Letras do IFSP Câmpus Avaré.O letramento digital e as tecnologias no ensino de línguas e literatura. 2018. (Outra).

2.
2º Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.O GÊNERO TWEET NAS AULAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA PROPOSTA DE SD PARA A ABORDAGEM DA TIPOLOGIA DO ARGUMENTAR. 2012. (Outra).

3.
ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS EM DISCURSOS MIDIÁTICOS. 2012. (Outra).

4.
IX Seminário de Iniciação Científica SóLetras - Estudos Linguísticos e Literários.A INTERAÇÃO VERBAL NO CIBERESPAÇO: UMA ANÁLISE DOS MARCADORES CONVERSACIONAIS EM TEXTOS PUBLICADOS EM MURAIS DO FACEBOOK. 2012. (Seminário).

5.
VIII Selisigno - Edição Internacional e IX Simpósio de Leitura da UEL.BLOG: DE GÊNERO TEXTUAL PARA SUPORTE DE GÊNEROS. 2012. (Simpósio).

6.
XII Congresso de Educação do Norte Pioneiro. BLOG: GÊNERO TEXTUAL OU SUPORTE PARA GÊNEROS?. 2012. (Congresso).

7.
Curso de Extensão Universitária "Morfologia e Sintaxe". 2011. (Outra).

8.
Curso de Extensão Universitária "Morfologia e Sintaxe". 2011. (Outra).

9.
VIII Seminário de Iniciação Científica SóLetras - Estudos Linguísticos e Literários.O twitter como ferramenta didática nas aulas de língua portuguesa: uma proposta para além da sala de aula. 2011. (Seminário).

10.
XI Congresso de Educação do Norte Pioneiro - educar para a emancipação: a reorganização da escola e do espaço pedagógico. GÊNEROS DA INTERNET NA PRÁTICA ESCOLAR. 2011. (Congresso).

11.
XX Seminário do CELLIP.O GÊNERO BLOG NA SALA DE AULA PARA ALÉM DO LIVRO DIDÁTICO. 2011. (Seminário).

12.
1° CIELLI - COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS.O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA PRODUÇÃO TEXTUAL DO ARTIGO DE OPINIÃO COMO PRÁTICA SOCIAL. 2010. (Outra).

13.
VII SELISIGNO.A PRODUÇÃO DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO PROPOSTA PELO LIVRO DIDÁTICO. 2010. (Simpósio).

14.
VII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS - SÓ LETRAS.CRENÇAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS DOS ESTUDANTES DE LETRAS. 2010. (Seminário).

15.
VII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS - SÓ LETRAS.PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO TRABALHO DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO APRESENTADO PELO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2010. (Seminário).

16.
X CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO NORTE PIONEIRO - 2010 - NOVOS DIREITOS, NOVAS PRÁTICAS SOCIAIS: E A EDUCAÇÃO?. O TRATAMENTO DISPENSADO AO GÊNERO CRÔNICA PELO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2010. (Congresso).

17.
CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL. CRÔNICA: ESTRATÉGIAS DE UM LEITOR ATIVO. 2009. (Congresso).

18.
IX CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO NORTE PIONEIRO. AS ESTRATÉGIAS DO LEITOR ATIVO NO PROCESSAMENTO DA CRÔNICA. 2009. (Congresso).

19.
OFICINA DE INTERPRETAÇÃO TEATRAL A POESIA DO CORPO.ARRASTÃO POÉTICO RUAS DE BARROS. 2009. (Oficina).

20.
VI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SÓ LETRAS.A CRÔNICA NO LIVRO DIDÁTICO: ABORDAGEM AO GÊNERO TEXTUAL?. 2009. (Seminário).

21.
VI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SÓ LETRAS.DIDATIZAÇÃO DOS GÊNEROS DA ORDEM DO ARGUMENTAR E DO NARRAR. 2009. (Seminário).

22.
VI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SÓ LETRAS.CHARGE: TEXTUALIZAÇÃO DO GÊNERO. 2009. (Seminário).

23.
III PROJETO JORNADAS DE LÍNGUA E LITERATURA. 2008. (Outra).

24.
II SEMINÁRIO DE LETRAS.CRÔNICA: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS PELO LEITOR. 2008. (Seminário).

25.
VIII CONGRESSO CONGRESSO DE EDUCAÇÃO. 2008. (Congresso).

26.
V Seminário de Iniciação Científica Só Letras.O emprego do léxico nas crônicas de Luís Fernando Veríssimo. 2008. (Seminário).

27.
XVII SEMANA EDUCACIONAL - Educação e Responsabilidade Social. 2008. (Encontro).

28.
XV SEMANA EDUCACIONAL - Pedagogia: Novas Perspectivas para a formação de Professores. 2006. (Encontro).

29.
CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - DESVELANDO OS SEGREDOS DA PRODUÇÃO TEXTUAL. 2004. (Outra).

30.
CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - PROCESSOS DE RECEPÇÃO E DE DISCURSIVIZAÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUA PORTUGUESA: CONTRIBUIÇÕES SEMIÓTICAS. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARVALHO, G. L.. I Jornada de Letras IFSP Avaré. 2018. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
João Luiz Machado Neto. O trabalho com gêneros digitais no livro didático de Português na perspectiva do letramento digital. Início: 2018 - Instituto Federal de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Giovanna de Souza Fiel Vital, Franciele Rodrigues de Souza. Arte e Poética em Avaré - SP. 2018. Orientação de outra natureza - Instituto Federal de São Paulo. Orientador: Geovana Lourenço de Carvalho.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 13:42:46