Francisco José Mendes Cavalcante Filho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9977970647561362
  • Última atualização do currículo em 21/12/2018


Possui graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (1993). Atualmente é professor do Instituto para o Desenvolvimento da Educação. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho e Direito Processual Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: estágio, competência da justiça do trabalho, trabalho escravo, acidente de trabalho, dano moral no trabalho e trabalho infantil. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Francisco José Mendes Cavalcante Filho
Nome em citações bibliográficas
CAVALCANTE FILHO, F. J. M.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto para o Desenvolvimento da Educação.
Av. Dom Luis, 911
Meireles
60000000 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (85) 34575300


Formação acadêmica/titulação


2009 interrompida
Mestrado profissional interrompido em 2011 em Sociologia.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Título: UM PERFIL DO TRABALHO INFANTIL BRASILEIRO E CEARENSE E SEU CORRESPONDENTE COMBATE ATRAVÉS DO PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL (PETI), DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTRA EXPLORAÇÃO DO TRABALHO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (PETECA) E DE OUTROS PROGR, Ano de Obtenção: .
Orientador: FRANCISCA REJANE BEZERRA ANDRADE.
Ano de interrupção: 2011
1997 - 1998
Especialização em III Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Princípios do Direito Penal.
1988 - 1993
Graduação em Direito.
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2008
Oficina de Elab. e Atual. do Curriculo Lattes. (Carga horária: 4h).
Instituto para o Desenvolvimento da Educação, IPADE, Brasil.
2007 - 2007
Curso de Formação Continuada - Lid. e Gestão. (Carga horária: 20h).
Instituto para o Desenvolvimento da Educação, IPADE, Brasil.
2007 - 2007
Curso de Formação Continuada - Estratégias Didátic. (Carga horária: 20h).
Instituto para o Desenvolvimento da Educação, IPADE, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto para o Desenvolvimento da Educação, IPADE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12


ASSEMBLEIA LEGISLATICA DO ESTADO DO CEARÁ, ALCE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor da Consultorias Técnico Jurídica, Carga horária: 20



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Processual Civil.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito do Trabalho.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CAVALCANTE FILHO, F. J. M.. Participação em banca de TICIANE SOARES VIANA.A SAÚDE COMO DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL SOB A ÓTICA DO JUDICIÁRIO BRASILEIRO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS.

2.
CAVALCANTE FILHO, F. J. M.. Participação em banca de LIANA PINTO DA SILVA.A RESPONSABILIDADE SUBSIDIÁRIA DO ESTADO FRENTE À SÚMULA No. 331 DO SUPERIOR TRIBUNAL DO TRABALHO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS.

3.
CAVALCANTE FILHO, F. J. M.. Participação em banca de NATÁSSIA CRUZ BORGES.MEIO AMBIENTE DO TRABALHO: UMA DISCUSSÃO DA SAÚDE E SEGURANÇA DO OBREIRO NO CEARÁ. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS.

4.
CAVALCANTE FILHO, F. J. M.. Participação em banca de Ana Giselle Menezes Coelho.DANO MORAL NO TRABALHO: UMA ABORDAGEM DO ASSÉDIO MORAL NAS RELAÇÕES DE EMPREGO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto para o Desenvolvimento da Educação.

5.
CAVALCANTE FILHO, F. J. M.. Participação em banca de Kátia Izabel Queiroz de Freitas.RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR PELOS ACIDENTES DO TRABALHO, INCLUSIVE NAS ATIVIDADES TERCEIRIZADAS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto para o Desenvolvimento da Educação.

6.
CAVALCANTE FILHO, F. J. M.. Participação em banca de Bruno Dixon de Almeida Maciel.COMPETÊNCIA AMPLIADA DA JUSTIÇA DO TRABALHO NA JURISPRUDÊNCIA DO STF E DOS TRIBUNAIS SUPERIORES SOB A PERSPECTIVA DO PROCESSO CONSTITUCIONAL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto para o Desenvolvimento da Educação.

7.
CAVALCANTE FILHO, F. J. M.. Participação em banca de Bruno Diógenes M. F. de Sousa.TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO NO BRASIL: ERRADICAÇÃO VERSUS IMPUNIDADE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto para o Desenvolvimento da Educação.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CAVALCANTE FILHO, F. J. M.. Banca Examinadora de Seleção de Estagiários para O Ministério Público do Estado do Ceará. 2006. Instituto para o Desenvolvimento da Educação.

2.
CAVALCANTE FILHO, F. J. M.. Banca Examinadora de Seleção de Estagiário para o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. 2006. Instituto para o Desenvolvimento da Educação.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
11a SEMANA DO DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS.CLT - 70 ANOS DA CONSOLIDAÇÃO. 2013. (Outra).

2.
III ENCONTRO DE PESQUISADORES DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE CHRISTUS. 2008. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
LARA MASCARENHAS CAVALCANTE. A REFORMA TRABALHISTA E OS POSSÍVEIS IMPACTOS AOS DIREITOS COLETIVOS, DIANTE DA NÃO COMPULSORIEDADE DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em DIREITO) - Centro Universitário Christus. Orientador: Francisco José Mendes Cavalcante Filho.

2.
CONCEIÇÃO DE MARIA LOBO DE OLIVEIRA MARQUES. A TERCEIRIZAÇÃO À LUZ DA LEI 13429/2017. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em DIREITO) - Centro Universitário Christus. Orientador: Francisco José Mendes Cavalcante Filho.

3.
FRANCISCO FÁBIO DOS SANTOS RODRIGUES. DÉFICIT PREVIDENCIÁRIO: UM PARADIGMA EM MEIO ÀS ISENÇÕES DE CONTRIBUIÇÃO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em DIREITO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS. Orientador: Francisco José Mendes Cavalcante Filho.

4.
MÁRCIA OLIVEIRA DANTAS. A PROTEÇÃO CONTRA O TRABALHO INFANTIL NO BRASIL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em DIREITO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS. Orientador: Francisco José Mendes Cavalcante Filho.

5.
NATHÁLIA HERMANA SILVA ROGÉSRIO. ESTÁGIO REMUNERADO: CAMUFLAGEM PARA MÃO-DE-OBRA BARATA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em DIREITO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS. Orientador: Francisco José Mendes Cavalcante Filho.

6.
Igor Marcelo Marreiro. AS OBSCURIDADES DOS PROCEDIMENTO MONITÓRIO, DADA A SUA PARCA REGULAMENTAÇÃO NO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Instituto para o Desenvolvimento da Educação. Orientador: Francisco José Mendes Cavalcante Filho.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/01/2019 às 3:35:36