Natália Fontes Alves Ambrósio

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1882501146620822
  • Última atualização do currículo em 15/04/2018


Doutoranda em Ciências do Esporte pela Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG. Mestrado em Ciências na área de Biodinâmica do Movimento Humano pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é membro do Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - O Grupo possui trabalhos com Aprendizagem Motora, Desenvolvimento Motor, Neurociência e Comportamento Motor. Foi docente da Faculdade Vértice/Univértix - Matipó/MG. Atualmente é docente no Centro Universitário Una de Bom Despacho. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Natália Fontes Alves Ambrósio
Nome em citações bibliográficas
AMBRÓSIO, N. F. A.;AMBRÓSIO, NATÁLIA FONTES ALVES

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Educação Física.
Universidade Federal de Minas Gerais
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34092394
URL da Homepage: http://www.gedam.com.br/index.html


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Ciências do Esporte.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: A variabilidade na macro e micro estruturas após a estabilização do desempenho e o processo adaptativo em aprendizagem motora.,
Orientador: Rodolfo Novellino Benda.
2011 - 2014
Mestrado em Educação Física.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Processo adaptativo em aprendizagem motora: um estudo centrado nas diferenças individuais do desempenho da fase de estabilização e adaptação,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Luciano Basso.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências da Saúde
2006 - 2010
Graduação em Educação Física.
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
Título: Efeitos de diferentes percentuais para estabelecimento de metas na aprendizagem do arremesso para três pontos do basquetebol..
Orientador: Leandro Ribeiro Palhares.
2003 - 2005
Curso técnico/profissionalizante.
Escola Técnica de Informática, ETI, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Estágio - Department of Kinesiology. (Carga horária: 250h).
Pennsylvania State University, PSU, Estados Unidos.
2010 - 2010
Development of predictive eye movement.. (Carga horária: 2h).
Sociedade Brasileira de Comportamento Motor, SBCM, Brasil.
2010 - 2010
Neuropsychological Contributions to Movement.... (Carga horária: 2h).
Sociedade Brasileira de Comportamento Motor, SBCM, Brasil.
2010 - 2010
Comportamento motor para populações especiais. (Carga horária: 2h).
Sociedade Brasileira de Comportamento Motor, SBCM, Brasil.
2010 - 2010
Métodos de avaliação em Comportamento Motor.. (Carga horária: 2h).
Sociedade Brasileira de Comportamento Motor, SBCM, Brasil.
2009 - 2010
Extensão universitária em Educação e Sexualidade. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
2009 - 2010
Estágio em Musculação. (Carga horária: 100h).
Academia Fisio Forma, AFF, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Universidade Ativa na Promoção da Saúde. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em 12 Horas de Futsal. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em I Mostra de Ginática Geral UFVJM. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em IV Caminhada pela Saúde. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
2007 - 2007
Nutrição Esportiva e Suplementos Nutricionais. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
2006 - 2006
HIdroginástica. (Carga horária: 12h).
Encontro Nacional de Academia e Fitness BH, ENAF BH, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de doutorado


Faculdade Vértice, UNIVERTIX, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Educação Física, Carga horária: 8
Outras informações
Ministra aulas de Prática Pedagógica, Práticas Corporais, Desenvolvimento Humano e Aprendizagem Motora


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do Laboratório de Comportamento Motor
Outras informações
Colaboradora em Projetos de Pesquisa, Orientador: Prof. Luciano Basso

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Membro suplente, Enquadramento Funcional: Conselhos, Comissões e Consultoria
Outras informações
Representante Discente junto à Congregação da Escola de Educação Física e Esporte

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 6
Outras informações
Estágio para desenvolver atividades didáticas junto à disciplina - Educação Física na Primeira Infância I

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Colaboradora


Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista CNPq. Orientadora: Dra. Flávia Gonçalves de Araújo.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Aluna, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Monitoria Remunerada na Disciplina de Fundamentos de Cinesiologia e Biomecânica- Departamento de Ciências Básicas.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Aluna, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 6, Regime: Dedicação exclusiva.


Faculdade de Educação Bom Despacho, FACEB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Docente no Curso de educação Física, Carga horária: 8



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Variabilidade e Processo Adaptativo em Aprendizagem Motora
Descrição: O objetivo do presente estudo é verificar o efeito da variabilidade no processo adaptativo. O presente projeto possui 3 experimentos constituídos das duas fases do processo adaptativo: estabilização e adaptação. Para cada experimento participarão 30 voluntários universitários de ambos os sexos, inexperientes na tarefa entre 18 e 35 anos de idade. No experimento 1, o objetivo será verificar o efeito da variabilidade no processo adaptativo. a tarefa a ser realizada será o controle de uma bola por uma raquete (ball bouncing), rebatendo-a regularmente, e mantendo a mesma no ar sem cair. A execução se encerra quando o controle da bola é perdido e a bola cai ao chão, registrando uma série completa de tentativas. Será utilizada também uma plataforma de força (AMTI®, Advanced Mechanical Tecnology, modelo OR6-6-1000), com área de superfície de 46,4 cm x 50,8 cm e frequência de aquisição de 100 Hz, acoplada a um sistema computadorizado Qualisys ? ProReflex MCU. Para a fase de estabilização será utilizada uma raquete de frescobol e uma bola com 3 cm de diâmetro, até que a bola caia no chão. Na fase de adaptação a tarefa será a mesma, porém, será utilizada uma raquete de tamanho e peso menores que à da primeira fase. Será utilizado como medida o centro de pressão fornecido pela plataforma, medidas da cinemática das bolas e de pontos anatômicos como punho, cotovelo e ombros, por filmagem e medidas de tempo computadas a partir do contato com a bola na raquete. No experimento 2, o objetivo é investigar o efeito da variabilidade na macro e microestrutura da fase de estabilização no processo adaptativo. A tarefa a ser realizada constitui em transportar três bolas de tênis em recipientes livres numa caixa de madeira em uma sequência determinada pelo sujeito, com a meta de realiza-la o mais rápido possível. Como medidas serão computados o tempo relativo dos componentes da sequência e o tempo total de toda a tentativa. No experimento 3, tem como objetivo investigar a variabilidade na macro e microestrutura após a fase de estabilização no processo adaptativo. A tarefa a ser realizada é a de malabarismo (cascade junggling) com três bolas. Malabarismo é caracterizado por uma coordenação de movimentos cíclicos dos membros e objetos, neste caso, as bolas. A execução se encerra quando o controle das bolas é perdido e as bolas caem ao chão. Serão utilizadas medidas da cinemática das bolas e de pontos anatômicos como punho, cotovelo e ombros, por filmagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Natália Fontes Alves Ambrósio - Coordenador / Rodolfo Novellino Benda - Integrante / Lívia Gonçalves Gallo - Integrante / Paola Daniele de Freitas - Integrante.
2011 - 2011
BRINCAR NO NURI- Programa de Educação Física Centrado nas Competências e Necessidades das Crianças das Creches da Universidade de São Paulo

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luciano Basso em 02/02/2015.
Descrição: Realizado no Laboratório de Comportamento Motor.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Crescimento, desenvolvimento motor e saúde da infância à adolescência: um estudo longitudinal e suas interações
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Natália Fontes Alves Ambrósio - Integrante / Go Tani - Coordenador / Jorge Alberto de Oliveira - Integrante / Luciano Basso - Integrante / José Maia - Integrante / Antonio Prista - Integrante / Fernando Garbeloto dos Santos - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2009 - 2010
Efeitos de diferentes percentuais para estabelecimento de metas na aprendizagem do arremesso para três pontos do basquetebol.
Descrição: O presente projeto tem o objetivo de investigar os efeitos de diferentes percentuais para estabelecimento de metas na aprendizagem do arremesso para três pontos do basquetebol..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Natália Fontes Alves Ambrósio - Integrante / Leandro Ribeiro Palhares - Coordenador.
2007 - 2012
Crescimento, desenvolvimento motor e saúde de crianças, adolescentes e famílias nucleares: um estudo dos fatores de risco e dos efeitos genéticos, ambientais e suas interações
Descrição: O estudo do desenvolvimento motor a partir de uma característica multicausal busca instrumentos e técnicas formais que indiquem o peso de cada característica no curso do desenvolvimento ao longo do tempo. Nesse sentido é interessante associar elementos referentes ao ambiente da criança assim como das características hereditárias. Este estudo encontra a sua justificativa fundamental na necessidade em interpretar, do ponto de vista desenvolvimentista, aspectos da história natural das mudanças relacionadas ao crescimento, desenvolvimento e ao desempenho relacionados a fatores de suma importância nos núcleos familiares, como sejam fatores de risco de doenças cardiovasculares num espaço etário considerado de máxima relevância dos 6 aos 15 anos de idade. Haja vista, que este projeto se refere a continuidade de um outro, Estudo longitudinal misto do desenvolvimento de aspectos da coordenação motora e aptidão física em crianças brasileiras e portuguesas Edital CNPq Universal 19/2004), que teve seu desfecho agosto pp. A continuidade desse projeto é de suma importância para o mapeamento dos processos de mudanças desenvolvimentistas de crianças e adolescentes brasileiros. Será adicionado a este projeto variáveis que não foram contempladas no primeiro (descritas na metodologia) e com isso, estaremos analisando também os núcleos familiares e também fatores de risco. Portanto, consideramos que a primeira etapa do projeto (desenvolvido entre 2005 e 2007) foi significante para nortear nosso trabalho atual, ao mostrar falhas e caminhos novos a seguir após a experiência de dois anos e quatro coletas de dados. Trata-se, também, de projeto com um forte pioneirismo e ousadia, ao convocar instituições universitárias de diferentes países, bem como congrega distintas áreas do saber: auxologia, epidemiologia da atividade física e da aptidão física, aprendizagem motora, desenvolvimento motor, epidemiologia genética e estatística....
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Natália Fontes Alves Ambrósio - Integrante / Go Tani - Coordenador / Jorge Alberto de Oliveira - Integrante / Luciano Basso - Integrante / José Maia - Integrante / Antonio Prista - Integrante / Fernando Garbeloto dos Santos - Integrante / Claudia Lucia de Moraes Forjaz - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Comportamento Motor/Especialidade: Aprendizagem Motora.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AMBRÓSIO, NATÁLIA FONTES ALVES2015AMBRÓSIO, NATÁLIA FONTES ALVES; PACHECO, MATHEUS MAIA ; SANTOS, FERNANDO GARBELOTO ; PALHARES, LEANDRO RIBEIRO ; BRUZI, ALESSANDRO TEODORO . O efeito do estabelecimento de metas específicas no desempe-nho e comprometimento de indivíduos experientes no lançamento do basquetebol. Motricidade (Santa Maria da Feira), v. 11, p. 85-93, 2015.

2.
FERREIRA, GABRIELA MOARA2012FERREIRA, GABRIELA MOARA ; ALBUQUERQUE, MAICON RODRIGUES ; AMBRÓSIO, NATÁLIA FONTES ALVES ; BRUZI, ALESSANDRO TEODORO ; PALHARES, LEANDRO RIBEIRO . Efeitos do conhecimento de resultados autocontrolado na aprendizagem motora. Motriz : Revista de Educação Física (Online), v. 18, p. 495-504, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
BENDA, R. N. ; CORREA, U. C. ; UGRINOWITSCH, H. ; AMBRÓSIO, N. F. A. ; TANI, G. . Variabilidade e processo adaptativo em aprendizagem motora.. In: Go Tani. (Org.). Comportamento Motor: conceitos, estudos e aplicações. 1ed.Rio de Janeiro: Guarabara Koogan, 2016, v. 1, p. 33-39.

2.
UGRINOWITSCH, H. ; BASSO, L. ; AMBRÓSIO, N. F. A. ; TANI, G. . Níveis de Estabilização e Processo Adaptativo em Aprendizagem Motora. In: Go Tani. (Org.). Comportamento Motor: conceitos, estudos e aplicações.. 1ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016, v. 1, p. 47-54.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MENDES, F. A. ; BATISTA, I. C. R. ; BISPO, A. S. ; NASCIMENTO, K. A. ; AMBRÓSIO, N. F. A. ; SLEUTJES, L. F. . AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL EM ESCOLARES DE 7 A 10 ANOS DA CIDADE DE ABRE CAMPO ? MG. In: VIII Forum Academico da Faculdade Vétice, 2015, Matipó. Anais do VIII Forum Academico da Faculdade Vétice, 2015. v. 1. p. 377.

2.
DOMINGUES, G. G. ; SAMPAIO NETO, D. D. ; BISPO, A. S. ; NASCIMENTO, K. A. ; AMBRÓSIO, N. F. A. ; SLEUTJES, L. F. . NÍVEIS DE OBESIDADE INFANTIL EM CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL (CEIM) DE UMA CIDADE DA ZONA DA MATA MINEIRA. In: VIII Forum Academico da Faculdade Vétice, 2015, Matipó. Anais do VIII Forum Academico da Faculdade Vétice, 2015. v. 1. p. 415.

3.
FRADE, C. M. S. ; FERNANDES, C. M. S. ; PEREIRA, A. L. S. ; NASCIMENTO, K. A. ; AMBRÓSIO, N. F. A. ; CARVALHO, J. L. . A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS) I DE UMA CIDADE DA ZONA DA MATA MINEIRA EM RELAÇÃO AO TRABALHO COM OS USUÁRIOS. In: VIII Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice-Univértix, 2015, Matipó. Anais do VIII Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice-Univértix, 2015. p. 303.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
DELAZARI, F. B. ; AGUIAR, S. M. ; TOLEDO, C. E. ; NASCIMENTO, K. A. ; AMBRÓSIO, NATÁLIA FONTES ALVES . Motivos Que Levam Alunos Do Ensino Médio A Evasão Das Aulas De Educação Física. In: VII Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice - FAVE, 2014, Matipó. Anais do Fórum acadêmico da Faculdade Vértice - FAVE, 2014.

2.
CARLOTA, I. H. S. ; LEANDRO, D. P. ; CARVALHO, J. L. ; NASCIMENTO, K. A. ; AMBRÓSIO, NATÁLIA FONTES ALVES . A Inclusão De Alunos Com Deficiência Física Na Aula De Educação Física. In: VII Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice - FAVE, 2014, Matipó. Anais do Fórum acadêmico da Faculdade Vértice - FAVE, 2014.

3.
COUTO, M. C. ; SILVA, S. L. F. ; TOLEDO, C. E. ; NASCIMENTO, K. A. ; AMBRÓSIO, NATÁLIA FONTES ALVES . Frequência Da Prática De Atividade Física De Alunos Do Ensino Médio De Uma Escola Publica Estadual De Uma Cidade Da Zona Da Mata Mineira.. In: VII Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice - FAVE, 2014, Matipó. Anais do Fórum acadêmico da Faculdade Vértice - FAVE, 2014.

4.
FERREIRA, A. M. ; FRADE, W. O. ; NASCIMENTO, K. A. ; AMBRÓSIO, NATÁLIA FONTES ALVES . Os Desafios Da Educação Física Escolar Para O Professor Em Início De Carreira. In: VII Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice - FAVE, 2014, Matipó. Anais do Fórum acadêmico da Faculdade Vértice - FAVE, 2014.

5.
COSTA, C. G. ; PIO, C. C. ; AMBRÓSIO, NATÁLIA FONTES ALVES ; NASCIMENTO, K. A. . Educação Física No Ensino Médio: Fatores Que Contribuem Para Os Alunos Abandonarem As Aulas Da Educação Física Escolar. In: VII Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice - FAVE, 2014, Matipó. Anais do Fórum acadêmico da Faculdade Vértice - FAVE, 2014.

6.
SILVA, C. T. ; OLIVEIRA, K. J. ; AMBRÓSIO, NATÁLIA FONTES ALVES ; NASCIMENTO, K. A. . O Lugar Dos Profissionais De Educação Física Nas Turmas De Educação Infantil De Escolas Públicas Estaduais E Municipais De Uma Cidade Da Zona Da Mata Mineira. In: VII Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice - FAVE, 2014, Matipó. Anais do Fórum acadêmico da Faculdade Vértice - FAVE, 2014.

7.
DOMINGUES, G. G. ; SAMPAIO NETO, D. D. ; BISPO, A. S. ; NASCIMENTO, K. A. ; AMBRÓSIO, NATÁLIA FONTES ALVES . Níveis De Obesidade Infantil Em Centros De Educação Infantil Municipal (Ceim) De Uma Cidade Da Zona Da Mata Mineira. In: VII Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice - FAVE, 2014, Matipó. Anais do Fórum acadêmico da Faculdade Vértice - FAVE, 2014.

8.
MENDES, F. A. L. ; BATISTA, I. C. R. ; BISPO, A. S. ; AMBRÓSIO, NATÁLIA FONTES ALVES ; NASCIMENTO, K. A. . Avaliação Da Composição Corporal Em Escolares De 7 A 10 Anos Das Escolas Públicas Da Cidade De Abre Campo ? Mg. In: VII Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice - FAVE, 2014, Matipó. Anais do Fórum acadêmico da Faculdade Vértice - FAVE, 2014.

9.
MENDES, J. ; HIGIDIO, S. ; FONSECA, M. A. ; NASCIMENTO, K. A. ; AMBRÓSIO, NATÁLIA FONTES ALVES . Efeitos Da Frequência Relativa De Conhecimento De Resultados (Cr) Na Aprendizagem Do Saque Por Baixo No Voleibol Em Crianças De 11 A 15 Anos De Idade. In: VII Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice - FAVE, 2014, Matipó. Anais do Fórum acadêmico da Faculdade Vértice - FAVE, 2014.

10.
SILVA, R. A. F. ; SILVA, A. O. ; FONSECA, M. A. ; NASCIMENTO, K. A. ; AMBRÓSIO, NATÁLIA FONTES ALVES . Efeitos Da Frequência Relativa De Conhecimento De Resultados (Cr) Na Aprendizagem Do Saque Por Baixo Do Voleibol Em Crianças De 7 A 10 Anos De Idade. In: VII Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice - FAVE, 2014, Matipó. Anais do Fórum acadêmico da Faculdade Vértice - FAVE, 2014.

11.
DIAS, F. H. O. S. ; ALEXANDRE, W. M. ; SOARES, L. A. ; NASCIMENTO, K. A. ; AMBRÓSIO, NATÁLIA FONTES ALVES . Bullying Nas Aulas De Educação Física De Uma Escola Pública Municipal De Uma Cidade Da Zona Da Mata Mineira. In: VII Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice - FAVE, 2014, Matipó. Anais do Fórum acadêmico da Faculdade Vértice - FAVE, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AMBRÓSIO, N. F. A.; SILVA, P. D. F ; GALLO, L. G. ; BENDA, R. N. . ASSOCIAÇÃO ENTRE A VARIABILIDADE NA MICROESTRUTURA AO FINAL DA FASE DE ESTABILIZAÇÃO COM O DESEMPENHO DA FASE DE ADAPTAÇÃO. In: VIII Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2016, João Pessoa. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2016. v. 10. p. 174-174.

2.
GALLO, L. G. ; FREITAS, P. D. ; AMBRÓSIO, N. F. A. ; BENDA, R. N. . O papel da variabilidade do sequenciamento na adaptação à perturbação na macroestrutura da habilidade. In: VIII Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2016, João Pessoa. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2016. v. 10. p. 90-90.

3.
SILVA, P. D. F ; AMBRÓSIO, N. F. A. ; GALLO, L. G. ; BENDA, R. N. . A variabilidade da macroestrutura e o Processo Adaptativo em aprendizagem motora. In: VIII Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2016, João Pessoa. Brazilian Journal Motor Behaviour, 2016.

4.
SILVA, P. D. F ; AMBRÓSIO, N. F. A. ; GALLO, L. G. ; BENDA, R. N. . EFEITOS DA VARIABILIDADE DA MICROESTRUTURA NO PROCESSO ADAPTATIVO EM APRENDIZAGEM MOTORA. In: VIII Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2016, João Pessoa. Brazilian Journal Motor Behaviour, 2016.

5.
DUARTE, M. G. ; SANTOS, J. O. L. ; RIBEIRO-SILVA, P. C. ; AMBRÓSIO, N. F. A. ; BENDA, R. N. . DESEMPENHO MOTOR DE LOCOMOÇÃO E CONTROLE DE OBJETOS DE CRIANÇAS EM CAPITAIS DAS REGIÕES: NORTE, SUDESTE E SUL DO BRASIL. In: VIII Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2016, João Pessoa. Brazilian Journal Motor Behaviour, 2016.

6.
SANTOS, F.G. ; TANI, G. ; BASSO, L. ; MAIA, J.A.R. ; AMBRÓSIO, N. F. A. ; PACHECO, M.M. . Padrões Fundamentais de movimento: um estudo longitudinal ficado no efeito da idade e sexo após os sete anos de idade. In: 3º Encontro Paulista de Comportamento Motor, 2013, Rio Claro. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2013.

7.
BASSO, L. ; PACHECO, M. M. ; AMBRÓSIO, N. F. A. ; SANTOS, F.G. ; TANI, G. . Efeito dos níveis de flexibilidade no aumento de complexidade na aprendizagem motora.. In: VI Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2012, São Paulo. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2012. v. 7.

8.
AMBRÓSIO, N. F. A.; PACHECO, M. M. ; SANTOS, F.G. ; TANI, G. ; BASSO, L. . Efeito dos níveis de estabilidade ao longo da fase de aquisição no processo adaptativo em aprendizagem motora.. In: VI Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2012, São Paulo. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2012. v. 7. p. 14.

9.
PACHECO, M. M. ; AMBRÓSIO, N. F. A. ; BASSO, L. ; TANI, G. . Structure of variability in motor learning performance: effect of the moment of occurrence.. In: North American Society for the Psychology of Sport and Physical Activity, 2012, Champaign, IL. Journal of Sport and Exercise Psychology, 2012. v. 34. p. S143.

10.
PACHECO, M.M. ; BASSO, L. ; SANTOS, F.G. ; AMBRÓSIO, N. F. A. ; TANI, G. . Aumento de Complexidade na Aprendizagem Motora: Efeito dos níveis de flexibilidade. In: III Congresso de Iniciação Científica em Educação Física, 2011, São Paulo. Anais do III Congresso de Iniciação Científica em Educação Física, 2011.

11.
PACHECO, M.M. ; TANI, G. ; AMBRÓSIO, N. F. A. ; BASSO, L. . Efeito dos níveis de flexibilidade na quantidade de prática para adaptação na aprendizagem motora. In: 19º Simpósio de Iniciação Científica da USP, 2011, Ribeirão Preto. Anais do 19º Simpósio de Iniciação Científica da USP, 2011.

12.
SILVA, A.S.A ; LOPES, C.Z. ; GUSMÃO, I.S. ; NEGRINI, T. ; LAURIANO, A.P. ; AMBRÓSIO, N. F. A. ; FUGITA, M. ; BACANI, E. ; BASSO, L. . Efeito do estilo de ensino no nível de envolvimento de crianças durante as aulas de educação física.. In: XI Simpósio de Educação Física Escola, 2011, São Paulo. Anais do XI Simpósio de Educação Física Escola, 2011.

13.
AMBRÓSIO, N. F. A.; SANTOS, F.G. ; PACHECO, M.M. ; FLORÊNCIO, R. ; AUGUSTO, F.B.V. ; FERREIRA, T.R.S. ; NEIVA, J. ; BASSI, F. ; BASSO, L. ; MAIA, J.A.R. ; TANI, G. . Proficiência nos componentes de diferentes padrões fundamentais de movimento: um estudo de prevalência e relação. In: Encontro Paulista de Comportamento Motor, 2011, Bauru. Brazilian Jornal of Motor Behavior, 2011.

14.
AMBRÓSIO, N. F. A.; ALBUQUERQUE, M. R. ; PALHARES, L. R. . Generalidade do questionário de avaliação do comprometimento com a meta na aquisição do arremesso para três pontos no basquetebol. In: XII Jornada Científica e Tecnológica da UFVJM, 2010, Diamantina. Anais da XII Jornada Científica e Tecnológica da UFVJM, 2010.

15.
FERREIRA, G. M. ; AMBRÓSIO, N. F. A. ; ALBUQUERQUE, M. R. ; PALHARES, L. R. . Efeitos do fornecimento de conhecimento de resultados (CR) autocontrolado, pareado por tentativa e pareado pela frequência média total na prática aleatória. In: V Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2010, Londrina. Brazilian Jornal of Motor Behavior, 2010. v. 05.

16.
AMBRÓSIO, N. F. A.; FERREIRA, L. F. ; BRUZI, A. T. ; PALHARES, L. R. . Diferentes percentuais para o cálculo da meta específica na aquisição do arremesso para três pontos no basquetebol. In: V Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2010, Londrina. Brazilian Jornal of Motor Behavior, 2010. v. 05.

17.
AMBRÓSIO, N. F. A.; SILVA, F. G. . Concepções de adolescentes acerca da homossexualidade. In: III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2010, São Paulo. Anais do III Congresso Psicologia: Ciência e Profissão, 2010.

18.
FARNEZI, L. C. ; AMBRÓSIO, N. F. A. ; PEREIRA, A. F. ; LIMA, P.J.Á ; SILVA, F. G. . Sexualidade é...? A concepção sobre sexualidade de adolescentes de duas escolas de Diamantina. In: III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2010, São Paulo. Anais do III Congresso Psicologia: Ciência e Profissão, 2010.

19.
AMBRÓSIO, N. F. A.; SILVA, F. G. . Concepções de adolescentes acerca da homossexualidade. In: XII Jornada Científica e Tecnológica da UFVJM, 2010, Diamantina. Anais da XII Jornada Científica e Tecnológica da UFVJM, 2010.

20.
RIBEIRO, V.B. ; AMBRÓSIO, N. F. A. ; PIRES, M.T.P. ; COSTA, S.J. ; MARTINS, M.C.R. ; BARROSO, K.A. ; RUIL, T.R. ; PEIXOTO, M.F.D. . Perfil de atividades físicas de participantes do projeto Universidade Ativa na Promoção da Saúde. In: 7º Encontro Nacional de Atividade Física - ENAF, 2010, Belo Horizonte. 7º Encontro Nacional de Atividade Física - ENAF, 2010. v. 05.

21.
FARNEZI, L. C. ; SILVA, F. G. ; PEREIRA, A. F. ; AMBRÓSIO, N. F. A. ; LIMA, P.J.Á . Sexualidade é...? A concepção sobre sexualidade de adolescentes de duas escolas de Diamantina. In: XII Jornada Científica e Tecnológica da UFVJM, 2010, Diamantina. Anais da XII Jornada Científica e Tecnológica da UFVJM, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, P. D. F ; AMBRÓSIO, N. F. A. ; GALLO, L. G. ; BENDA, R. N. . EFEITOS DA VARIABILIDADE DE SEQUENCIAMENTO NA ADAPTAÇÃO À PERTURBAÇÃO NA MACROESTRUTURA NO PROCESSO ADAPTATIVO EM APRENDIZAGEM MOTORA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
AMBRÓSIO, N. F. A.; FERREIRA, L. F. ; BRUZI, A. T. ; PALHARES, L. R. . Diferentes percentuais para o cálculo da meta específica na aquisição do arremesso para três pontos no basquetebol. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
AMBRÓSIO, N. F. A.; SILVA, F. G. . Concepções de adolescentes sobre a homossexualidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
AMBRÓSIO, N. F. A.; SILVA, F. G. . Concepções de adolescentes acerca da homossexualidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
AMBRÓSIO, N. F. A.; ALBUQUERQUE, M. R. ; PALHARES, L. R. . Generalidade do questionário de avaliação do comprometimento com a meta na aquisição do arremesso para três pontos no basquetebol. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
AMBRÓSIO, N. F. A.. Educação Física na Infância. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
AMBRÓSIO, N. F. A.. Participação em banca de Paola Daniele de Freitas Silva.A variabilidade da microestrutura e o Processo Adaptativo em aprendizagem motora. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
AMBRÓSIO, N. F. A.. Participação em banca de Josiane Teixeira Basilio Cerqueira e Pricila Janaina Rocha.CONHECIMENTO E FREQUÊNCIA EM QUE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM ATUANTES EM ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA USUFRUEM DOS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Vértice.

3.
AMBRÓSIO, N. F. A.. Participação em banca de Eliziane Gomes Vieira e Luana Conceição Marques.NÍVEL DE CONHECIMENTO DE MULHERES ENTRE 25 E 64 ANOS DAS CIDADES DE MATIPÓ E RIO CASCA A RESPEITO DA IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO PERIÓDICA DO EXAME PREVENTIVO PAPANICOLAOU. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Vértice.

4.
AMBRÓSIO, N. F. A.. Participação em banca de Daniela Carvalho Oliveira e Fabiana Cassiano Barbosa.INFECÇÃO URINÁRIA: PERCEPÇÃO DAS MULHERES SOBRE CAUSAS E PREVENÇÃO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Vértice.

5.
AMBRÓSIO, N. F. A.. Participação em banca de Cristina Mendes da Silva e Cristiane Mendes de Sá Fernan.A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS) I DE UMA CIDADE DA ZONA DA MATA MINEIRA EM RELAÇÃO AO TRABALHO COM OS USUÁRIOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Vértice.

6.
AMBRÓSIO, N. F. A.. Participação em banca de Bruna Moreira Duarte e Daniela Aparecida De Abreu.INVESTIGAÇÃO SOBRE O CONHECIMENTO E A PRÁTICA DO AUTOEXAME DAS MAMAS EM ACADÊMICAS DOS CURSOS DE SAÚDE DA FACULDADE VÉRTICE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Vértice.

7.
AMBRÓSIO, N. F. A.. Participação em banca de Danilo de Paula Leandro e Igor Henrique Soares Carlota.A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2015.

8.
AMBRÓSIO, N. F. A.. Participação em banca de Alan Martins Ferreira e Warley de Oliveira Frade.OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA O PROFESSOR EM INÍCIO DE CARREIRA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Vértice.

9.
AMBRÓSIO, N. F. A.. Participação em banca de Francielle de Barros Delazari e Silvania Milani Aguiar.MOTIVOS QUE LEVAM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO A NÃO PARTICIPAREM DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Vértice.

10.
AMBRÓSIO, N. F. A.. Participação em banca de Franciele Mendes e Isadora Carolina.AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL EM ESCOLARES DE 7 A 10 ANOS NA CIDADE DE ABRE CAMPO ? MG. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Vértice.

11.
AMBRÓSIO, N. F. A.. Participação em banca de Josélia Mendes Cruz Dornelas e Simone Aparecida Higídio.EFEITOS DE DIFERENTES FREQUÊNCIAS RELATIVAS DE CONHECIMENTO DE RESULTADOS (CR) NA APRENDIZAGEM DO SAQUE NO VOLEIBOL EM CRIANÇAS DE 11 A 15 ANOS DE IDADE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Vértice.

12.
AMBRÓSIO, N. F. A.. Participação em banca de Ruth Alves Fagundes Silva e Aline Oliveira da Silva.EFEITOS DE DIFERENTES FREQUÊNCIAS RELATIVAS DE CONHECIMENTO DE RESULTADOS (CR) NA APRENDIZAGEM DO SAQUE DO VOLEIBOL EM CRIANÇAS DE 7 A 10 ANOS DE IDADE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Vértice.

13.
AMBRÓSIO, N. F. A.. Participação em banca de Divino Daniel Sampaio Neto e Guilherme Galdino Domingues.NÍVEIS DE OBESIDADE INFANTIL EM CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL (CEIM) DE UMA CIDADE DA ZONA DA MATA MINEIRA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Vértice.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Internacional de Atividade Física, Crescimento, Desenvolvimento e Saúde. 2012. (Seminário).

2.
Encontro Paulista de Comportamento Motor.Proficiência nos componentes de diferentes padrões fundamentais de movimento: um estudo de prevalência e relação. 2011. (Encontro).

3.
I Simpósio dos alunos de pós-graduação da escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. 2011. (Simpósio).

4.
V Encontro sobre atividade física na primeira infância do NURI. 2011. (Encontro).

5.
III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Concepções de adolescentes acerca da homossexualidade. 2010. (Congresso).

6.
IV Encontro sobre Atividade Física na 1º Infância do NURI. 2010. (Encontro).

7.
V Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. Diferentes percentuais para o cálculo da meta específica na aquisição do arremesso para três pontos no basquetebol. 2010. (Congresso).

8.
XII Jornada Científica e Tecnológica da UFVJM.Concepções de adolescentes sobre a homossexualidade. 2010. (Outra).

9.
III Encontro de Educação Física da UFVJM. 2009. (Encontro).

10.
V Seminário Mineiro de Comportamento Motor. 2009. (Seminário).

11.
II Encontro de Educação Física da UFVJM. 2008. (Encontro).

12.
I Mostra de Ginástica Geral UFVJM.O Corpo Fala. 2008. (Outra).

13.
VI Simpósio de Estratégias de Ensino em Educação/Educação Física Escolar. 2008. (Simpósio).

14.
Encontro de academias e fitness - BH. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AMBRÓSIO, N. F. A.. VII FAVE ? FÓRUM ACADÊMICO DA FACULDADE VÉRTICE. 2015. (Outro).

2.
AMBRÓSIO, N. F. A.. VII Seminário Mineiro de Comportamento Motor. 2015. (Outro).

3.
WALTER, C. ; DENARDI, R. A. ; CUNHA, T. F. ; JUNIOR, U. F. ; AMBRÓSIO, N. F. A. . III Simpósio dos alunos de Pós-Graduação da Escola de Educação Física e Esporte. 2014. (Outro).

4.
AMBRÓSIO, N. F. A.. XII Seminário de Educação Física Escolar. 2013. (Outro).

5.
CUNHA, T. F. ; WALTER, C. ; AMBRÓSIO, N. F. A. ; DENARDI, R. A. ; JUNIOR, U. F. . II Simpósio dos alunos de Pós-Graduação da Escola de Educação Física e Esporte. 2012. (Outro).

6.
AMBRÓSIO, N. F. A.. Semana Florestal e Semana do Trânsito. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fernando Henrique Oliveira Scala e Wesley Manoel Alexandr. BULLYING NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIAL DE UMA CIDADE DA ZONA DA MATA MINEIRA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Vértice. Orientador: Natália Fontes Alves Ambrósio.

2.
Camila Carvalho Pio e Camila Gomes da Costa. FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A EVASÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DAS AULAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Vértice. Orientador: Natália Fontes Alves Ambrósio.

3.
Cássia Tensol da Silva e Kaique Júnior de Oliveira. A RELEVÂNCIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O DESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA NAS TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE DUAS CIDADES DA ZONA DA MATA MINEIRA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Vértice. Orientador: Natália Fontes Alves Ambrósio.

4.
Daiane Ferreira. Dança no Contexto Escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Vértice. Orientador: Natália Fontes Alves Ambrósio.



Outras informações relevantes


Foi membro e discente fundadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem Motora (GEPAM) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Coordenador: Prof. Leandro Ribeiro Palhares



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 22:39:17