Natália Marinho do Nascimento

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8152394509168605
  • Última atualização do currículo em 02/10/2018


Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília - Bolsista CAPES. Doutorado Sanduíche desenvolvido na Universidade de Salamanca (USAL) Espanha (03/2017 - 09/2017) - Bolsista CAPES/PDSE. Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília. Bolsista CAPES (2012/2014). Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Foi bolsista FAPESP (2011) e CNPq (2009/2010) durante a iniciação científica. Participa do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional e foi Presidente (2011) e Diretora de Marketing (2010) da Empresa Júnior de Gestão da Informação e Documentação. E-mail para contato: natalianascimento_@hotmail.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Natália Marinho do Nascimento
Nome em citações bibliográficas
NASCIMENTO, N. M. do;NASCIMENTO, NATÁLIA MARINHO DO


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Ciência da Informação.
Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP - MARÍLIA, Brasil.
Título: Identificação de Tipos Documentais, Mapeamento dos Fluxos de Informações e Avaliação de Documentos: uma relação entre estes fenômenos nos ambientes organizacionais,
Orientador: María Manuela Moro Cabero.
Coorientador: Marta Lígia Pomim Valentim.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Gestão de Documentos; Fluxos de Informações; Tipos Documentais; Avaliação de Documentos; Ambientes Empresariais; Inteligência Competitiva.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Arquivologia.
2017 - 2017
Doutorado em Faculdad de Traducción y Documentación.
Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.
com período sanduíche em Universidad de Salamanca (Orientador: Marta de la Mano González).
Título: Análise da inter-relação entre a identificação de tipos documentais o mapeamento de fluxos informacionais e a avaliação de documentos, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: María Manuela Moro Cabero.
Coorientador: Marta Lígia Pomim Valentim.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ambientes Empresariais; Avaliação de Documentos; Identificação documental; Fluxos de Informação; Tipos Documentais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Arquivologia.
2012 - 2014
Mestrado em Ciência da Informação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Tipologia documental e fluxos informacionais como subsídio para o processo decisório em ambientes empresariais,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Marta Lígia Pomim Valentim.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Tipos Documentais; Informação Orgânica; Fluxos Informacionais; Tipologia Documental; Processo Decisório; Ambientes Empresariais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2008 - 2012
Graduação em Arquivologia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Processo decisório e suas tipologias documentais: um estudo de caso em uma empresa hospitalar da região de Bauru/SP.
Orientador: Marta Lígia Pomim Valentim.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2005 - 2007
Ensino Médio (2º grau).
E.E. Profª Maria Cecília Ferraz de Freitas, E.E., Brasil.
2001 - 2004
Ensino Fundamental (1º grau).
E.E. Prof.ª Maria Cecília Ferraz de Freitas, E.E., Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
La Bibliometría y su utilidad en la medición de la actividad investigadora. (Carga horária: 4h).
Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.
2017 - 2017
El nuevo formato del CVN: funcionalidades y prestaciones. (Carga horária: 3h).
Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.
2017 - 2017
El libro académico en el contexto de la evaluación científica. (Carga horária: 4h).
Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.
2013 - 2013
Lei de Acesso à Informação. (Carga horária: 40h).
Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2012 - 2012
Do Editor à impressão: as atividades dos diferente. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2012 - 2012
Treinamento sobre abordagem AnaCoTEx. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
Desafio SEBRAE. (Carga horária: 56h).
SEBRAE Escritório Regional de Marilia, SEBRAE Marilia, Brasil.
2003 - 2006
Espanhol. (Carga horária: 480h).
CENTRO DE ESTUDOS DE LÍNGUAS DA E.E. MONSENHOR BICUDO, CEL, Brasil.
2003 - 2004
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL. (Carga horária: 144h).
CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL - MICROLINS, MICROLINS, Brasil.
2002 - 2003
Curso de Aperfeiçoamento Básico de Informática. (Carga horária: 144h).
ESCOLAS ASSOCIADAS FREITAS E FREITAS - NETCLUBE, NETCLUBE, Brasil.


Atuação Profissional



Cursos preparatórios para concursos, OPÇÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Foram ministradas aulas durante o mês de Março/2012 de Arquivologia para concursos.


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Pós-Graduação, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Doutorado em Ciência da Informação - Bolsista CAPES

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 12
Outras informações
Foram ministradas 60 horas/aula com conteúdos relacionados a disciplina de "Produção Documental" para os alunos do segundo ano do Curso de Arquivologia do Departamento de Ciência da Informação da FFC.

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 12
Outras informações
Foram ministradas 60 horas/aula com conteúdos relacionados a disciplina de "Descrição Documental" para os alunos do terceiro ano do Curso de Arquivologia do Departamento de Ciência da Informação da FFC.

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 12
Outras informações
Foram ministradas 60 horas/aula com conteúdos relacionados a disciplina de "Arquivos Permanentes" para os alunos do terceiro ano do Curso de Arquivologia do Departamento de Ciência da Informação da FFC.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Conferencista, Enquadramento Funcional: Professor Conferencista, Carga horária: 4
Outras informações
Foram ministradas 30 horas/aula com conteúdos relacionados a disciplina de "Atuação Profissional em Arquivologia" para os alunos do quarto ano do Curso de Arquivologia do Departamento de Ciência da Informação da FFC.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Conferencista, Enquadramento Funcional: Professor Conferencista, Carga horária: 8
Outras informações
Foram ministradas 60 horas/aula com conteúdos relacionados a disciplina de "Produção Documental" para os alunos do segundo ano do Curso de Arquivologia do Departamento de Ciência da Informação da FFC.

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Pós-Graduação, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Mestrado em Ciência da Informação - Bolsista CAPES

Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Graduação, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Arquivologia - Bolsista CNPQ e FAPESP

Atividades

03/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Ciência da Informação.

01/2009 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília.

Atividade realizada
Membro do grupo de pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional.
11/2017 - 11/2017
Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Foi ministrada uma aula de "Records Continuum" na disciplina de "Planejamento e Gestão de Unidades Arquivísticas" do curso de Arquivologia da Unesp de Marília no dia 23/11/2017, totalizando 4 horas aula.
06/2015 - 06/2015
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília.

Atividade realizada
Participou do "IV Seminário Hispano-Brasileiro de pesquisa em informação, documentação e sociedade" na qualidade de Secretária da Sessão de Comunicação Oral "Acesso a Informação e Memória", promovida pela UNESP, UNB e Universidad Complutense de Madrid.
06/2015 - 06/2015
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília.

Atividade realizada
Participou do "IV Seminário Hispano-Brasileiro de pesquisa em informação, documentação e sociedade" na qualidade de Secretária da Sessão de Comunicação Oral "Competência em Informação", promovida pela UNESP, UNB e Universidad Complutense de Madrid.
06/2015 - 06/2015
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília.

Atividade realizada
Participou do "IV Seminário Hispano-Brasileiro de pesquisa em informação, documentação e sociedade" promovida pela UNESP, UNB e Universidad Complutense de Madrid como membro da Comissão de Apoio.
10/2013 - 10/2013
Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Foi ministrada uma aula de "Lei de acesso à informação" na disciplina de "Planejamento e Gestão de Arquivos" do curso de Arquivologia da Unesp de Marília no dia 29/10/2013, totalizando 4 horas aula.
10/2012 - 10/2012
Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Foi ministrada uma aula de "Gestão documental como subsídio para o processo decisório" na disciplina de "Planejamento e Gestão de Arquivos" do curso de Arquivologia da Unesp de Marília no dia 18/10/2012, totalizando 4 horas aula.
09/2011 - 09/2011
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília.

Atividade realizada
Participou do XXIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP - 1 Etapa na qualidade de coordenador da Mesa Temática "Gestão da Informação e do Conhecimento: competitividade e ambientes empresariais"..
06/2011 - 06/2011
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília.

Atividade realizada
Participou do IX EDICIC ocorrido do dia 30 de maio a 01 de junho de 2011, na Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Câmpus de Marília, estado de São Paulo, Brasil, na condição de Secretário de Mesa/ Seção..
01/2011 - 01/2011
Estágios , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, .

Estágio realizado
Na Seção Técnica de Graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, totalizando 80 horas de atividades extra curriculares.
01/2010 - 12/2010
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, .

Atividade de extensão realizada
Na Empresa Júnior de Gestão de Informação e Documentação - EGID Jr. da Unesp de Marília, como Presidente referente à gestão de 2010/2011..
12/2009 - 12/2010
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, .

Atividade de extensão realizada
Na Empresa Júnior de Gestão de Informação e Documentação - EGID Jr. da Unesp de Marília, como Diretora de Marketing referente à gestão de 2009/2010..
05/2010 - 05/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, .

Cargo ou função
Participação na Feira de Profissões promovida pelo Colégio Cristo Rei e pela Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp - Campus de Marília, realizada no período de 06 e 07 de Maio de 2010, totalizando 07 horas..
09/2008 - 12/2009
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, .

Atividade de extensão realizada
Na Empresa Júnior de Gestão de Informação e Documentação - EGID Jr. da Unesp de Marília, como Gerente de Marketing referente à gestão de 2008/2009..

GALHARDI E NAPOLEONE CONSTRUTORA LTDA ME, G&N, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: ARQUIVISTA, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Experiência de seis meses atuando como arquivista da construtora G&N, a saída foi decorrente ao início dos estudos no doutorado em Ciência da Informação no PPGCI da Unesp, Marília.



Linhas de pesquisa


1.
Fluxos Informacionais

Objetivo: Estudo dos fluxos formais e informais das organizações e sua relação com o processo decisório..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Arquivologia.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Palavras-chave: Fluxos Informacionais; Processo Decisório.
2.
Gestão da Informação / Gestão Documental

Objetivo: Estudos sobre ambientes, processos e fluxos informacionais em organizações empresariais....
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Arquivologia.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Palavras-chave: Gestão da Informação; Fluxos Informacionais.
3.
Inteligência Competitiva Organizacional

Objetivo: Estudos sobre os processos e fluxos formais e informais que perpassam todo o processo de inteligência competitiva organizacional, visando competitividade empresarial....
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Arquivologia.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Palavras-chave: Inteligência Competitiva Organizacional; Fluxos Informacionais; Gestão da Informação.
4.
Informação Arquivística / Informação Orgânica

Objetivo: Estudo sobre a informação arquivística e a informação orgânica em ambientes empresariais como subsídio para o processo decisório....
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Arquivologia.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Palavras-chave: Informação Arquivística; Informação Orgânica; Processo Decisório; Ambientes Empresariais.
5.
Avaliação de Documentos

Objetivo: Estudos sobre a avaliação de documentos nos ambientes empresariais e sua relação com o mapeamento dos fluxos informacionais e a identificação dos tipos documentais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Palavras-chave: Avaliação de Documentos; Avaliação Documental; Ambientes Empresariais.
6.
Tipologia Documental

Objetivo: Estudos sobre a identificação de tipos documentais em ambientes empresariais como subsídio para o acesso as informações orgânicas beneficiando o processo decisório e consequentemente resultando em vantagem competitiva.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Palavras-chave: Tipologia Documental; Tipos Documentais; Ambientes Empresariais.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Análise da inter-relação entre a identificação de tipos documentais o mapeamento de fluxos informacionais e a avaliação de documentos
Descrição: Considera-se a hipótese de que para a efetividade no acesso às informações orgânicas que subsidiam o processo decisório organizacional é necessário que haja uma gestão de documentos de qualidade. Para tanto, é necessário iniciar o processo de gestão de documentos, por meio da identificação dos tipos documentais existentes no ambiente organizacional, após a realização desta etapa, mapear os fluxos informacionais da organização e, por último, avaliar os documentos relevantes ao processo decisório, estabelecendo o valor documental dos referidos documentos. Nessa perspectiva, analisar a inter-relação entre esses três elementos, quais sejam: a identificação, o mapeamento e a avaliação, propiciará à organização a obtenção de diferenciais competitivos que, por sua vez, resultará em tomadas de decisão assertivas, bem como ações estratégicas de médio e longo prazo mais consistentes. Apresenta-se como objetivo geral, analisar a inter-relação entre os conceitos de identificação de tipos documentais, de mapeamento de fluxos de informações e de avaliação de documentos, visando conhecer o estado da arte desses elementos essenciais para a gestão de documentos em contextos organizacionais. Como procedimento metodológico utilizar-se-á da pesquisa bibliográfica, abrangendo a análise da literatura nacional e internacional sobre o tema, e a pesquisa descritiva, cujo método aplicado será o ?Estudo de Caso?, de natureza qualitativa. Como resultado espera-se propor um modelo conceitual que apresente a inter-relação entre esses elementos e sua dinâmica relacionada ao processo decisório em contextos organizacionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Natália Marinho do Nascimento - Integrante / Marta Lígia Pomim Valentim - Integrante / María Manuela Moro Cabero - Coordenador.
2012 - 2014
Tipos documentais e fluxos de informação como subsídios para o processo decisório em ambientes organizacionais
Descrição: Os tipos documentais sustentam os fluxos formais existentes nas organizações, portanto, se constituem na informação orgânica dos ambientes organizacionais, sendo essa, uma maneira eficaz para o acesso efetivo a tais informações que de fato podem colaborar para a tomada de decisão, propiciando consistência, pertinência, e confiabilidade ao decisor. O problema desta pesquisa foi fundamentado no fato de que os espaços organizacionais geram grande quantidade de informações orgânicas, cuja importância para o processo decisório é significativa. No entanto, para que haja acesso e recuperação eficiente dessas informações, se faz necessário identificar e caracterizar os tipos documentais desde a produção documental. Para a realização da análise tipológica é preciso conhecer também os fluxos informacionais, pois é por meio deles que as interações entre os indivíduos se materializam resultando nos tipos documentais. O mapeamento dos fluxos informacionais possibilita conhecer a dinâmica informacional de um determinado espaço organizacional, bem como as falhas existentes nos processos organizacionais, isto é, para que os tipos documentais sejam reconhecidos de maneira eficiente é necessário, primeiramente, conhecer os fluxos informacionais das organizações. O objetivo geral deste estudo consistiu em analisar a relação entre tipos documentais e os fluxos de informação como subsídio para o processo decisório em ambientes empresariais. A pesquisa é qualitativa, descritivoexploratória, cujo método é o ?Estudo de Caso?, buscando analisar minuciosamente a relação existente entre os tipos documentais e os fluxos informacionais da empresa Dori Alimentos Ltda., localizada na Cidade de Marília, Estado de São Paulo, enfocando a relação, influência e importância de ambos para o processo decisório organizacional. Como resultado desta pesquisa, apresentamos um modelo contendo a tipologia documental existente neste ambiente empresarial, estabelecendo da relação entre os tipos documentais e os fluxos de informação para subsidiar o processo decisório da empresa. Foi possível demonstrar para a organização participante deste estudo a importância do gerenciamento dos tipos documentais, como uma maneira de maximizar o uso/aplicação da informação orgânica para a tomada de decisão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Natália Marinho do Nascimento - Integrante / Marta Lígia Pomim Valentim - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2010 - 2011
Processo decisório e suas tipologias documentais: um estudo de caso em uma empresa hospitalar da região de Bauru/SP
Descrição: No contexto organizacional, as decisões tomadas propiciam um impacto imediato nas atividades e tarefas desenvolvidas, ou seja, todo decisor detém grande responsabilidade nesse tipo de ambiente, pois uma decisão errada pode trazer consequências indesejáveis e muitas vezes não é possível revertê-las. As várias possibilidades de decisão que ocorrem no âmbito organizacional perpassam pela informação orgânica ? entendida como aquela produzida internamente à organização ?, uma vez que ela é insumo essencial para o processo decisório. Assim, faz-se necessário o reconhecimento dos tipos documentais desde a sua produção, visando o rápido acesso e recuperação destas no momento em que são requisitadas pelos gestores. Partiu-se da hipótese de que a gestão dos tipos documentais orgânicos existentes ? desde a produção até a eliminação ou guarda permanente ?, promove a existência de arquivos correntes, intermediários e permanentes de qualidade, proporcionando à organização a obtenção de vantagem competitiva, uma vez que a organização que faz bom uso desse tipo de informação teoricamente conseguiria cumprir sua missão e objetivos organizacionais eficientemente. Partindo-se do exposto pretendeu-se observar quais os tipos documentais recorrentemente utilizados para a tomada de decisão em uma empresa do ramo hospitalar da região de Bauru. Além disso, verificou-se se o acesso a este tipo de informação de forma adequada proporcionou mais segurança ao decisor durante o processo decisório. Para tanto, a pesquisa se caracteriza como de natureza qualitativa, do tipo descritiva-exploratória, cujo método aplicado foi o estudo de caso. O universo de pesquisa foi constituído por uma empresa privada do ramo hospitalar, da região de Bauru, Estado de São Paulo. Para a coleta e análise de dados foi utilizado um instrumento da própria empresa, com os tipos documentais existentes, bem como foi elaborado um questionário, com questões abertas e fechadas, que foi aplicado aos gestores da empresa estudad.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Natália Marinho do Nascimento - Integrante / Marta Lígia Pomim Valentim - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2009 - 2010
Processo decisório no contexto empresarial e suas tipologias documentais
Descrição: O processo decisório envolve diferentes momentos da ação do indivíduo, em busca de uma melhor alternativa, no entanto, é no contexto empresarial que essas decisões vão possuir um impacto imediato nas ações organizacionais, assim um decisor apresenta grande responsabilidade dentro de uma organização. Uma vez que uma decisão errada pode trazer conseqüências gravíssimas para as organizações e não ser possível reverter determinadas situações. A melhor alternativa no âmbito do processo decisório, em ambientes organizacionais, perpassa a informação orgânica, já que ela é insumo para o processo decisório, ou seja, se o decisor tem acesso a essas informações de forma adequada terá condições de desenvolver o processo decisório de maneira mais efetiva, cujo resultado estará diretamente proporcional ao cumprimento das metas e objetivos organizacionais. Nesse contexto, apresentamos que as tipologias documentais sustentam os fluxos formais existentes nas organizações, portanto, constituem a informação orgânica dos ambientes organizacionais, sendo essa, a maneira mais eficaz para o acesso positivo a tais informações e que efetivamente vai colaborar com a tomada de decisão, para que esta seja menos arriscada, consciente e ainda possa trazer vantagens competitivas frente aos concorrentes. Partindo-se do pressuposto de que o processo decisório compreende uma infinidade de tipologias documentais, e que elas geralmente não são gerenciadas como deveriam e muitas vezes nem mesmo conhecida por estes indivíduos defende-se que é fundamental uma ação arquivística voltada para esse escopo informacional, de maneira a atender este processo. Assim, a presente pesquisa busca identificar e categorizar as tipologias documentais relacionadas ao processo decisório..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Natália Marinho do Nascimento - Integrante / Marta Lígia Pomim Valentim - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Arquivologia.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Gestão documental.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
Menção Honrosa - Presidente da Empresa Júnior Gestão 2011 (Evento: Cinco anos de EGID Jr.), Empresa Júnior de Gestão da Informação e Documentação.
2011
Menção Honrosa - Trabalho selecionado para participar da 2ª Etapa do XXII Congresso de Iniciação Científica da Unesp, Universidade Estadual Paulista.
2010
Menção Honrosa - Trabalho selecionado para participar da 2ª Etapa do XXII Congresso de Iniciação Científica da Unesp, Universidade Estadual Paulista.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:17
Total de citações:11
NASCIMENTO, N. M. do  Data: 02/10/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
OTTONICAR, S. L. C.2018OTTONICAR, S. L. C. ; NASCIMENTO, N. M. do ; BASSETTO, C. L. . O comportamento informacional e a competência em informação: uma abordagem para geração de inovação em micro e pequenas empresas. Encontros Bibli (UFSC), v. 23, p. 18-33, 2018.

2.
NASCIMENTO, NATÁLIA MARINHO DO2017 NASCIMENTO, NATÁLIA MARINHO DO; VITORIANO, MARCIA CRISTINA DE CARVALHO PAZIN . O estudo da produção documental e a memória organizacional em ambientes empresariais. EM QUESTÃO (UFRGS. IMPRESSO), v. 23, p. 202-227, 2017.

3.
NASCIMENTO, N. M. do2017 NASCIMENTO, N. M. do; PAZIN VITORIANO, M. C. de C. . Comportamento informacional nas organizações: a busca e o uso de informações no processo de avaliação documental. AGORA (FLORIANOPOLIS), v. 27, p. 126-157, 2017.

4.
SANTOS NETO, J. A.2017 SANTOS NETO, J. A. ; SANTOS, J. C. ; NASCIMENTO, N. M. do . Gestión de la información en las revistas de Brasil y Argentina: un análisis de la última década. Palabra Clave (La Plata), v. 7, p. 037-051, 2017.

5.
NASCIMENTO, N. M. do;NASCIMENTO, NATÁLIA MARINHO DO2017 NASCIMENTO, N. M. do; VALENTIM, M. L. P. ; MORO-CABERO, M. M. . Reflexões a partir da análise bibliométrica sobre tipos documentais, fluxos informacionais e avaliação de documentos. Encontros Bibli (UFSC), v. 22, p. 59-75, 2017.

6.
NASCIMENTO, N. M. do;NASCIMENTO, NATÁLIA MARINHO DO2016NASCIMENTO, N. M. do; SANTOS, J. C. dos ; VALENTIM, M. L. P. ; MORO-CABERO, M. M. . O estudo das gerações e a inteligência competitiva em ambientes organizacionais. PERSPECTIVAS EM GESTÃO & CONHECIMENTO, v. 6, p. 16-28, 2016.

7.
NASCIMENTO, N. M. do;NASCIMENTO, NATÁLIA MARINHO DO2016NASCIMENTO, N. M. do; SOUZA, J. S. F. de ; VALENTIM, M. L. P. ; MORO-CABERO, M. M. . Gerenciamento dos fluxos de informação como requisito para a preservação da memória organizacional: um diferencial competitivo. PERSPECTIVAS EM GESTÃO & CONHECIMENTO, v. 6, p. 29-44, 2016.

8.
3NASCIMENTO, N. M. do;NASCIMENTO, NATÁLIA MARINHO DO2013NASCIMENTO, N. M. do; VALENTIM, M. L. P. . Tipos documentais e sua relação com o processo decisório de uma empresa hospitalar da região de Bauru/SP. REVISTA IBERO-AMERICANA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, v. 6, p. 32-43, 2013.

9.
NASCIMENTO, N. M. do;NASCIMENTO, NATÁLIA MARINHO DO2013NASCIMENTO, N. M. do; VALENTIM, M. L. P. . Tipos documentais e sua relação com o processo decisório de uma empresa hospitalar da região de Bauru/SP. REVISTA IBERO-AMERICANA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, v. 6, p. 32-43, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
NASCIMENTO, N. M. do; FERREIRA, L. H. G. ; PAZIN VITORIANO, M. C. de C. . O sujeito que acessa a informação/documentação em diferentes contextos da Arquivologia. In: CARVALHO NETO, SILVIO; FADEL, BÁRBARA; OLIVEIRA, PAULO DE TARSO. (Org.). Desafios em tempos de oportunidades. 1ed.Franca: Uni-FACEF, 2017, v. 1, p. 810-821.

2.
NASCIMENTO, N. M. do; SOUZA, J. S. F. de ; VALENTIM, M. L. P. ; MORO-CABERO, M. M. . A complexidade em contextos organizacionais e sua influência no processo decisório. In: Bárbara Fadel; Silvio Carvalho Neto. (Org.). Ambiente e Desenvolvimento. 1ed.Franca: Uni-FACEF, 2015, v. , p. 157-164.

3.
NASCIMENTO, N. M. do; VALENTIM, M. L. P. . A relação entre os estudos de tipologia documental e o processo decisório. In: VALENTIM, M. L. P.. (Org.). Estudos avançados em Arquivologia. Estudos avançados em Arquivologia. 1ed.Marília; São Paulo: Oficina Universitária; Cultura Acadêmica, 2012, v. , p. 1-318.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, N. M. do; MORO-CABERO, M. M. . Competências dos arquivistas no processo de APPRAISAL nos entornos eletrônicos das organizações. In: VIII Encontro Ibérico EDICIC, 2017, Coimbra. A Ciência Aberta: o Contributo da Ciência da Informação: atas do VIII Encontro Ibérico EDICIC. Coimbra: Universidade de Coimbra. Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX - CEIS20, 2017. p. 1021-1033.

2.
NASCIMENTO, N. M. do; MORO-CABERO, M. M. ; VALENTIM, M. L. P. . Persperctiva brasileira do modelo Records Continuum. In: XVIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVIII - ENANCIB), 2017, Marília. XVIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Marília: Unesp, 2017.

3.
NASCIMENTO, N. M. do; VALENTIM, M. L. P. . A inter-relação entre a gestão documental e os tipos documentais em ambientes empresariais. In: III Encontro Internacional Dados, Tecnologia e Informação: Perspectivas e Interdisciplinaridades em Ciência da Informação, 2016, Marília. 3o ENCONTRO INTERNACIONAL DADOS, TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO. Marília: Unesp, 2016. v. 3. p. 447-462.

4.
NASCIMENTO, N. M. do; MORO-CABERO, M. M. ; VALENTIM, M. L. P. . Mediação da informação em ambientes empresariais com enfoque nos fluxos de informações. In: II ENCONTRO DE PESQUISA EM INFORMAÇÃO E MEDIAÇÃO (EPIM), 2015, Marília. II ENCONTRO DE PESQUISA EM INFORMAÇÃO E MEDIAÇÃO (EPIM). Marília; Londrina: Linha de Pesquisa ?Gestão, Mediação e Uso da Informação, 2015.

5.
NASCIMENTO, N. M. do; VALENTIM, M. L. P. . Tipos documentais e fluxos de informação como subsídios para o processo decisório em ambientes organizacionais. In: XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação (XVI ENANCIB 2015), 2015, João Pessoa. Anais do XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação. João Pessoa: UFPB, 2015.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, N. M. do; MORO-CABERO, M. M. ; VALENTIM, M. L. P. . Análise da inter-relação entre a identificação de tipos documentais o mapeamento de fluxos informacionais e a avaliação de documentos. In: VII Reunião da Linha de Pesquisa 'Gestão, Mediação e Uso da Informação', 2015, Marília. VII Reunião da Linha de Pesquisa ?Gestão, Mediação e Uso da Informação?: caderno de resumos. Marília: FUNDEPE, 2015. p. 7-72.

2.
NASCIMENTO, N. M. do; VALENTIM, M. L. P. . Profissional arquivista: sujeito essencial para a gestão da informação orgânica em ambientes empresariais. In: 3º Seminário Científico Arquivologia e Biblioteconomia: Acesso à Informação, 2013, Marília. 3º Seminário Científico Arquivologia e Biblioteconomia: Acesso à Informação. Marília, 2013.

3.
NASCIMENTO, N. M. do; VALENTIM, M. L. P. . Tipologia documental e fluxos informacionais em ambientes empresariais como subsídio para o processo decisório. In: IV Reunião da linha de pesquisa 'Gestão, Mediação e Uso da Informação', 2012, Marília. IV Reunião da linha de pesquisa. Marília: FUNDEPE, 2012.

4.
NASCIMENTO, N. M. do; VALENTIM, M. L. P. . Processo decisório no contexto empresarial e suas tipologias documentais. In: 2º Seminário Científico de Arquivologia e Biblioteconomia: Usos e usuários da Informação, 2011, Marília. 2º Seminário Científico de Arquivologia e Biblioteconomia: Usos e usuários da Informação. Marília: Natália Marinho do Nascimento, 2011.

5.
NASCIMENTO, N. M. do; VALENTIM, M. L. P. . Processo decisório no contexto empresarial e suas tipologias documentais. In: XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2011, Marília. XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2011.

6.
NASCIMENTO, N. M. do; VALENTIM, M. L. P. . Processo decisório no contexto empresarial e suas tipologias documentais. In: 1º Seminário Científico de Arquivologia e Biblioteconomia: Desafios e Perspectivas de Interlocução, 2010, Marília, SP. 1º Seminário Científico de Arquivologia e Biblioteconomia: Desafios e Perspectivas de Interlocução, 2010.

7.
NASCIMENTO, N. M. do; VALENTIM, M. L. P. . Processo decisório no contexto empresarial e suas tipologias documentais. In: XXII Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2010, Marília. XXII Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2010.

8.
NASCIMENTO, N. M. do; VALENTIM, M. L. P. . Processo decisório no contexto empresarial e suas tipologias documentais. In: 2ª Fase - Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2010, Marília. XXII Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2010.

9.
NASCIMENTO, N. M. do; VALENTIM, M. L. P. . Processo decisório no contexto empresarial e suas tipologias documentais. In: 18º Simpósio Internacional de Iniciação Científica - USP, 2010, São Paulo. 18º Simpósio Internacional de Iniciação Científica, 2010.

10.
NASCIMENTO, N. M. do; VALENTIM, M. L. P. . Processo decisório no contexto empresarial e suas tipologias documentais. In: Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2009, São José do Rio Preto, SP. XXI Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
NASCIMENTO, N. M. do; VALENTIM, M. L. P. . A iter-relação entre a gestão documental e os tipos documentais em ambientes empresariais.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
NASCIMENTO, N. M. do; VALENTIM, M. L. P. ; MORO-CABERO, M. M. . Mediação da informação em ambientes empresariais com enfoque nos fluxos de informações. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
NASCIMENTO, N. M. do; MORO-CABERO, M. M. ; VALENTIM, M. L. P. . Análise da inter-relação entre a identificação de tipos documentais o mapeamento de fluxos informacionais e a avaliação de documentos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
NASCIMENTO, N. M. do; SOUZA, J. S. F. de ; MORO-CABERO, M. M. ; VALENTIM, M. L. P. . A complexidade em contextos organizacionais e sua influência no processo decisório. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
NASCIMENTO, N. M. do; VALENTIM, M. L. P. . Tipos documentais e fluxos de informação como subsídios para o processo decisório em ambientes organizacionais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
NASCIMENTO, N. M. do. O mercado de trabalho do profissional arquivista: tendências e desafios. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
NASCIMENTO, N. M. do. Vivência profissional: pós E.J. - vida profissional e acadêmica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
NASCIMENTO, N. M. do. Lei de Acesso à Informação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
NASCIMENTO, N. M. do. Iniciação Científica: uma perspectiva para o sucesso na área acadêmica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
NASCIMENTO, N. M. do. Relato de experiência: contribuições de uma empresa júnior para um profissional arquivista. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
NASCIMENTO, N. M. do; VALENTIM, M. L. P. . Tipologia documental e fluxos informacionais em ambientes empresariais como subsídio para o processo decisório. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
NASCIMENTO, N. M. do; VALENTIM, M. L. P. . Processo decisório no contexto empresarial e suas tipologias documentais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
NASCIMENTO, N. M. do; VALENTIM, M. L. P. . Processo decisório no contexto empresarial e suas tipologias documentais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
NASCIMENTO, N. M. do; VALENTIM, M. L. P. . Processo decisório no contexto empresarial e suas tipologias documentais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
NASCIMENTO, N. M. do; VALENTIM, M. L. P. . Processo decisório no contexto empresarial e suas tipologias documentais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
NASCIMENTO, N. M. do; VALENTIM, M. L. P. . Processo decisório no contexto empresarial e suas tipologias documentais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
NASCIMENTO, N. M. do; VALENTIM, M. L. P. . Processo decisório no contexto empresarial e suas tipologias documentais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
NASCIMENTO, N. M. do; VALENTIM, M. L. P. . Processo decisório no contexto empresarial e suas tipologias documentais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
NASCIMENTO, N. M. do. Processo decisório no contexto empresarial e suas tipologias documentais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
NASCIMENTO, N. M. do; VALENTIM, M. L. P. . Processo decisório no contexto empresarial e suas tipologias documentais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
NASCIMENTO, N. M. do; VALENTIM, M. L. P. . Processo decisório no contexto empresarial e suas tipologias documentais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
NASCIMENTO, N. M. do; VALENTIM, M. L. P. . Tipos documentais e fluxos de informação como subsídio para o processo decisório em ambientes organizacionais 2014 (Dissertação de Mestrado).

2.
NASCIMENTO, N. M. do; VALENTIM, M. L. P. . Processo decisório e suas tipologias documentais: um estudo de caso em uma empresa hospitalar da região de Bauru (SP) 2011 (Trabalho de Conclusão de Curso).

3.
NASCIMENTO, N. M. do. Informação orgânica para o processo decisório e a importância da identificação das tipologias documentais. Londrina: INFOHOME, 2010 (Artigo em web).


Demais tipos de produção técnica
1.
NASCIMENTO, NATÁLIA MARINHO DO. Relatório Final de Atividades no Exterior. 2017. (Relatório de pesquisa).

2.
NASCIMENTO, N. M. do; CALDAS, R. F. . Elaboração de procedimentos operacionais. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
NASCIMENTO, N. M. do; SANTAREM, V. ; PAZIN VITORIANO, M. C. de C. . Fundamentos básicos para organização de documentos jurídicos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
NASCIMENTO, N. M. do; KAJIMOTO, N. ; PAZIN VITORIANO, M. C. de C. . Elaboração de tabela de temporalidade. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
NASCIMENTO, N. M. do. Visita técnica ao Arquivo Público do Distrito Federal. 2009. (Visita técnica).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VALENTIM, M. L. P.; PAZIN VITORIANO, M. C. de C.; NASCIMENTO, N. M. do. Participação em banca de Rafaela Ataíde Lima.O protagonismo do bibliotecário para o acesso à informação no âmbito da biblioteca universitária. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
PAZIN VITORIANO, M. C. de C.; TOGNOLI, N. B.; NASCIMENTO, N. M. do. Participação em banca de Gustavo Adolfo Lopes.Os tipos documentais e as atribuições, funções e atividades da área de Relações com Investidores das companhias abertas no Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GDI Online. 2018. (Congresso).

2.
II Fórum de Discentes e II Fórum de Egressos do PPGCI.Análise da inter-relação entre a identificação de tipos documentais o mapeamento de fluxos informacionais e a avaliação de documentos. 2018. (Outra).

3.
X Reunião da Linha de Pesquisa ?Gestão, Mediação e Uso da Informação?. 2018. (Outra).

4.
Encontro de Pesquisadores: Desenvolvimento em tempos de oportunidades.O sujeito que acessa a informação/documentação em diferentes contextos da Arquivologia. 2017. (Encontro).

5.
XVIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVIII ENANCIB).Perspectiva brasileira do modelo records continuum. 2017. (Encontro).

6.
XVIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVIII ENANCIB). 2017. (Encontro).

7.
III Encontro Internacional Dados, Tecnologia e Informação: Perspectivas e Interdisciplinaridades em Ciência da Informação. 2016. (Encontro).

8.
III Encontro Internacional Dados, Tecnologia e Informação: Perspectivas e Interdisciplinaridades em Ciência da Informação.A inter-relação entre a gestão documental e os tipos documentais em ambientes empresariais. 2016. (Encontro).

9.
Palestra:Informação, Classificação e Desordens Cognitivas (proferida pelo Profº.Drº. Grant Campbell, da City University of Western Ontario). 2016. (Outra).

10.
Palestra Regulação de Redes Sociais (proferida pelo Profº. Drº. David Haynes, da City University of London). 2016. (Outra).

11.
II Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação.Mediação da informação em ambientes empresariais com enfoque nos fluxos de informações. 2015. (Encontro).

12.
VII Reunião da Linha de Pesquisa 'Gestão, Mediação e Uso da Informação'.Análise da inter-relação entre a identificação de tipos documentais o mapeamento de fluxos informacionais e a avaliação de documentos. 2015. (Outra).

13.
XVI Encontro de Pesquisadores.A complexidade em contextos organizacionais e sua influência no processo decisório. 2015. (Encontro).

14.
XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação (XVI ENANCIB 2015).Tipos documentais e fluxos de informação como subsídios para o processo decisório em ambientes organizacionais. 2015. (Encontro).

15.
3º Seminário Científico Arquivologia e Biblioteconomia: Acesso à Informação. 2013. (Seminário).

16.
Cinema e arquivos: uma visão da descrição através do cinema. 2013. (Outra).

17.
Museus e comunidades: curadoria, coleções e colaboração. 2013. (Outra).

18.
Uso ético e legal da informação no ambiente universitário. 2013. (Outra).

19.
V Reunião da Linha de Pesquisa "Gestão, Mediação e Uso da Informação". 2013. (Outra).

20.
II Workshop Vivenciando Experiências. 2012. (Outra).

21.
IV Reunião da Linha de Pesquisa "Gestão, Mediação e Uso da Informação". 2012. (Outra).

22.
Mesa-Redonda: Conhecimento Científico: produção, avaliação e uso em ambientes informacionais. 2012. (Outra).

23.
XIII ENANCIB. 2012. (Encontro).

24.
1ª Etapa - XXIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. 2011. (Congresso).

25.
1ª Etapa - XXIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. Processo decisório no contexto empresarial e suas tipologias documentais. 2011. (Congresso).

26.
1ª Etapa - XXIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. 2011. (Congresso).

27.
2º Seminário Científico de Arquivologia e Biblioteconomia: Usos e usuários da Informação. 2011. (Seminário).

28.
3º Ciclo de Palestras da EGID Jr.. 2011. (Outra).

29.
Ciência da Informação na Europa. 2011. (Outra).

30.
I Workshop: vivenciando experiências - EGID Jr.. 2011. (Outra).

31.
IX Encontro da Associação de Educação e Investigação em Ciência da Informação da Iberoamerica e Caribe (IX EDICIC). 2011. (Encontro).

32.
Pesquisa quantitativa x pesquisa qualitativa. 2011. (Oficina).

33.
VI Encontro das Empresas Juniores da Unesp com a PROEX. 2011. (Encontro).

34.
18º Simpósio Internacional de Iniciação científica. 2010. (Simpósio).

35.
18º Simpósio Internacional de Iniciação científica.Processo decisório no contexto empresarial e suas tipologias documentais. 2010. (Simpósio).

36.
1ª Fase do XXII Congresso de iniciação científica da Unesp. 2010. (Congresso).

37.
1º Seminário científico de Arquivologia e Biblioteconomia: desafios e perspectivas de interlocução. 2010. (Seminário).

38.
2ª Fase do XXII Congresso de Iniciação Científica da Unesp. Processo decisório no contexto empresarial e suas tipologias documentais. 2010. (Congresso).

39.
2ª Fase do XXII Congresso de Iniciação Científica da Unesp. 2010. (Congresso).

40.
2º Ciclo de palestras da EGID Jr.. 2010. (Outra).

41.
2º Ciclo de Palestras da EGID Jr.. 2010. (Outra).

42.
A bioética e os prontuários eletrônicos: uma abordagem ontológica para o tratamento da informação na área médica. 2010. (Oficina).

43.
A pesquisa em educação a partir do olhar da história: da especificidade à transversalidade das abordagens. 2010. (Oficina).

44.
A pesquisa em Educação a partir do olhar da História: da especificidade à transversalidade das abordagens. 2010. (Congresso).

45.
Base de dados como fontes de informação em pesquisas acadêmicas. 2010. (Oficina).

46.
Comunicação Oral e Escrita. 2010. (Oficina).

47.
Encontro de Empresas Juniores da Unesp - ENEJUNESP. 2010. (Encontro).

48.
Feira de Profissões - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP. 2010. (Feira).

49.
Informação e Sociedade. 2010. (Outra).

50.
Organização 2º Ciclo de Palestras da EGID Jr.. 2010. (Outra).

51.
O uso da planilha Excel para cálculos de Estatística descritivas de dados de pesquisa. 2010. (Congresso).

52.
O uso da planilha excel para cálculos de estatísticas descritivas de dados de pesquisa. 2010. (Oficina).

53.
Projeto Social "Asilo Mansão Ismael". 2010. (Outra).

54.
VI Encontro internacional de informação, conhecimento e ação: informação, conhecimento e ética. 2010. (Encontro).

55.
XIII Encontro Nacional de Estudantes de Arquivologia, com o tema ?Arquivística Contemporânea: olhares e perspectivas?. 2010. (Encontro).

56.
Acessibilidade: possibilidades para as pessoas com deficiências. 2009. (Outra).

57.
Ciência da Informação na Espanha e Portugal. 2009. (Outra).

58.
Congresso de Iniciação Científica da Unesp. 2009. (Congresso).

59.
Elaboração de Resumos - CIC. 2009. (Oficina).

60.
Encontro das Empresas Juniores da Unesp - ENEJUNESP. 2009. (Encontro).

61.
Grupo de Pesquisa "Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional. 2009. (Outra).

62.
Jornada de Arquivologia e Biblioteconomia. 2009. (Outra).

63.
Metacine - exibição e discussão do filme "Hiroshima meu amor". 2009. (Outra).

64.
Mini Curso sobre Documentos Jurídicos. 2009. (Oficina).

65.
Oficina de Práticas Arquivísticas. 2009. (Oficina).

66.
Palestra sobre Desinformação. 2009. (Outra).

67.
Seminário de Vivências. 2009. (Outra).

68.
XIV Encontro Nacional de Estudantes de Arquivologia, com o tema ?Arquivologia no contexto histórico, acadêmico e profissional ? Qual o papel do estudante??. 2009. (Encontro).

69.
XXI Congresso de Iniciação Científica da UNESP. Processo decisório no contexto empresarial e suas tipologias documentais. 2009. (Congresso).

70.
Ação cultural e a atuação do profissional da informação. 2008. (Outra).

71.
I Ciclo de Palestras: Empreendedorismo em Arquivologia e Biblioteconomia. 2008. (Outra).

72.
Seminário de Vivências. 2008. (Seminário).

73.
Seminário Temático das Linhas de Pesquisa do DCI - FFC/UNESP. 2008. (Seminário).

74.
Workshop em Gestão da Informação e do Conhecimento (W-GIC). 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VALENTIM, M. L. P. ; ALMEIDA JUNIOR, O. F. de ; NASCIMENTO, N. M. do . II Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação. 2015. (Outro).

2.
VALENTIM, M. L. P. ; BELLUZZO, R. C. B. ; SIMEAO, E. L. M. S. ; CUEVAS-CERVERO, M. A. ; NASCIMENTO, N. M. do . IV Seminário Hispano-Brasileiro de pesquisa em informação, documentação e sociedade. 2015. (Outro).

3.
NASCIMENTO, N. M. do; MARTINS, R. ; BRASILEIRO, M. G. ; MOTTA, B. G. ; OBLASSER, G. dos S. . 3º Ciclo de Palestras da EGID Jr.. 2011. (Outro).

4.
NASCIMENTO, N. M. do; BRASILEIRO, M. G. ; MARTINS, R. ; MOTTA, B. G. ; OBLASSER, G. dos S. . 1º Workshop: vivenciando experiências. 2011. (Outro).

5.
VALENTIM, M. L. P. ; NASCIMENTO, N. M. do . IX Encontro da Associação de Educação e Investigação em Ciência da Informação da Iberoamerica e Caribe (IX EDICIC). 2011. (Outro).

6.
NASCIMENTO, N. M. do; BOSSO, J. ; DAMACENO, I. ; MARTINS, R. ; BRASILEIRO, M. G. ; OBLASSER, G. dos S. ; MOTTA, B. G. . 2º Ciclo de Palestras da EGID Jr.. 2010. (Outro).

7.
ASSIS, M. H. de ; DAMACENO, I. ; BOSSO, J. ; NASCIMENTO, N. M. do . Jornada de Arquivologia e Biblioteconomia. 2009. (Outro).

8.
NASCIMENTO, N. M. do; DAMACENO, I. ; BOSSO, J. . Mini Curso de Documentos Jurídicos. 2009. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
3NASCIMENTO, N. M. do;NASCIMENTO, NATÁLIA MARINHO DO2013NASCIMENTO, N. M. do; VALENTIM, M. L. P. . Tipos documentais e sua relação com o processo decisório de uma empresa hospitalar da região de Bauru/SP. REVISTA IBERO-AMERICANA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, v. 6, p. 32-43, 2013.

2.
NASCIMENTO, N. M. do;NASCIMENTO, NATÁLIA MARINHO DO2016NASCIMENTO, N. M. do; SANTOS, J. C. dos ; VALENTIM, M. L. P. ; MORO-CABERO, M. M. . O estudo das gerações e a inteligência competitiva em ambientes organizacionais. PERSPECTIVAS EM GESTÃO & CONHECIMENTO, v. 6, p. 16-28, 2016.

3.
NASCIMENTO, NATÁLIA MARINHO DO2017 NASCIMENTO, NATÁLIA MARINHO DO; VITORIANO, MARCIA CRISTINA DE CARVALHO PAZIN . O estudo da produção documental e a memória organizacional em ambientes empresariais. EM QUESTÃO (UFRGS. IMPRESSO), v. 23, p. 202-227, 2017.

4.
NASCIMENTO, N. M. do2017 NASCIMENTO, N. M. do; PAZIN VITORIANO, M. C. de C. . Comportamento informacional nas organizações: a busca e o uso de informações no processo de avaliação documental. AGORA (FLORIANOPOLIS), v. 27, p. 126-157, 2017.

5.
OTTONICAR, S. L. C.2018OTTONICAR, S. L. C. ; NASCIMENTO, N. M. do ; BASSETTO, C. L. . O comportamento informacional e a competência em informação: uma abordagem para geração de inovação em micro e pequenas empresas. Encontros Bibli (UFSC), v. 23, p. 18-33, 2018.

6.
SANTOS NETO, J. A.2017 SANTOS NETO, J. A. ; SANTOS, J. C. ; NASCIMENTO, N. M. do . Gestión de la información en las revistas de Brasil y Argentina: un análisis de la última década. Palabra Clave (La Plata), v. 7, p. 037-051, 2017.

7.
NASCIMENTO, N. M. do;NASCIMENTO, NATÁLIA MARINHO DO2017 NASCIMENTO, N. M. do; VALENTIM, M. L. P. ; MORO-CABERO, M. M. . Reflexões a partir da análise bibliométrica sobre tipos documentais, fluxos informacionais e avaliação de documentos. Encontros Bibli (UFSC), v. 22, p. 59-75, 2017.

8.
NASCIMENTO, N. M. do;NASCIMENTO, NATÁLIA MARINHO DO2013NASCIMENTO, N. M. do; VALENTIM, M. L. P. . Tipos documentais e sua relação com o processo decisório de uma empresa hospitalar da região de Bauru/SP. REVISTA IBERO-AMERICANA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, v. 6, p. 32-43, 2013.

9.
NASCIMENTO, N. M. do;NASCIMENTO, NATÁLIA MARINHO DO2016NASCIMENTO, N. M. do; SOUZA, J. S. F. de ; VALENTIM, M. L. P. ; MORO-CABERO, M. M. . Gerenciamento dos fluxos de informação como requisito para a preservação da memória organizacional: um diferencial competitivo. PERSPECTIVAS EM GESTÃO & CONHECIMENTO, v. 6, p. 29-44, 2016.


Livros e capítulos
1.
NASCIMENTO, N. M. do; VALENTIM, M. L. P. . A relação entre os estudos de tipologia documental e o processo decisório. In: VALENTIM, M. L. P.. (Org.). Estudos avançados em Arquivologia. Estudos avançados em Arquivologia. 1ed.Marília; São Paulo: Oficina Universitária; Cultura Acadêmica, 2012, v. , p. 1-318.

2.
NASCIMENTO, N. M. do; FERREIRA, L. H. G. ; PAZIN VITORIANO, M. C. de C. . O sujeito que acessa a informação/documentação em diferentes contextos da Arquivologia. In: CARVALHO NETO, SILVIO; FADEL, BÁRBARA; OLIVEIRA, PAULO DE TARSO. (Org.). Desafios em tempos de oportunidades. 1ed.Franca: Uni-FACEF, 2017, v. 1, p. 810-821.

3.
NASCIMENTO, N. M. do; SOUZA, J. S. F. de ; VALENTIM, M. L. P. ; MORO-CABERO, M. M. . A complexidade em contextos organizacionais e sua influência no processo decisório. In: Bárbara Fadel; Silvio Carvalho Neto. (Org.). Ambiente e Desenvolvimento. 1ed.Franca: Uni-FACEF, 2015, v. , p. 157-164.


Apresentações de Trabalho
1.
NASCIMENTO, N. M. do. Iniciação Científica: uma perspectiva para o sucesso na área acadêmica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
NASCIMENTO, N. M. do. Relato de experiência: contribuições de uma empresa júnior para um profissional arquivista. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
NASCIMENTO, N. M. do. Lei de Acesso à Informação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
NASCIMENTO, N. M. do. Vivência profissional: pós E.J. - vida profissional e acadêmica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
NASCIMENTO, N. M. do; VALENTIM, M. L. P. ; MORO-CABERO, M. M. . Mediação da informação em ambientes empresariais com enfoque nos fluxos de informações. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
NASCIMENTO, N. M. do; MORO-CABERO, M. M. ; VALENTIM, M. L. P. . Análise da inter-relação entre a identificação de tipos documentais o mapeamento de fluxos informacionais e a avaliação de documentos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
NASCIMENTO, N. M. do; SOUZA, J. S. F. de ; MORO-CABERO, M. M. ; VALENTIM, M. L. P. . A complexidade em contextos organizacionais e sua influência no processo decisório. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
NASCIMENTO, N. M. do; VALENTIM, M. L. P. . Tipos documentais e fluxos de informação como subsídios para o processo decisório em ambientes organizacionais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
NASCIMENTO, N. M. do. O mercado de trabalho do profissional arquivista: tendências e desafios. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
NASCIMENTO, N. M. do; VALENTIM, M. L. P. . A iter-relação entre a gestão documental e os tipos documentais em ambientes empresariais.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Outras informações relevantes


Aprovada no Exame Geral de Qualificação de Doutorado em 28/09/18.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 23:47:11