Carlos Henrique Silva de Castro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8846976753165320
  • Última atualização do currículo em 04/12/2018


Carlos Henrique Silva de Castro é doutor em Linguística Aplicada (Linguagem e tecnologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG / 2011-2015) com período sanduíche pela University of California, Santa Barbara. É mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA (2009-2010). É especialista em Projetos Editoriais Impressos e Multimídia pelo Centro Universitário UNA (2007-2008) e em Design Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI / 2008-2009). É bacharel e licenciado em Letras/Português e suas literaturas pela UFMG (2000-2005). É coordenador do EViDoSoL (Encontro Virtual de Documentação em Software Livre) e do CILTec-Online (Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online). Atua no Ensino Superior pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) no curso Licenciatura em Educação no Campo, habilitação em Linguagens e Códigos, habilitação que também coordena. Faz estágio pós-doutoral na UFMG no qual investiga culturas de letramentos digitais nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. É professor colaborador do Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ciências Humanas, Linha de Pesquisa Estudos da Linguagem e Cultura. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carlos Henrique Silva de Castro
Nome em citações bibliográficas
CASTRO, C. H. S.;CASTRO, Carlos Henrique Silva de

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Licenciatura Em Educação do Campo.
Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5000
Alto da Jacuba
39100000 - Diamantina, MG - Brasil
Telefone: (38) 35321200


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (CAPES 6).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
com período sanduíche em University of California, Santa Barbara (Orientador: Judith Green).
Título: AS CULTURAS DO GRUPO TEXTO LIVRE: um estudo de viés etnográfico sob a ótica da complexidade, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva.
Bolsista do(a): CAPES E FULBRIGHT, CAPES/FULBRIGHT, Estados Unidos.
Palavras-chave: Linguagem e Tecnologia; Etnografia; Comunidades de Prática; Sistemas Adaptativos Complexos; Educação a Distância.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2010
Mestrado profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local.
Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.
Título: EMERGÊNCIA DE COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM ENGAJADAS: quando questões identitárias (não) resultam em dialogismo, Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Ana Elisa Ferreira Ribeiro.
Palavras-chave: Comunidades Virtuais de Aprendizagem; educação; Identidades Locais; gestão social; tecnologias da informação; Interação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Gestão Social.
2008 - 2009
Especialização em Design Instrucional para EaD Virtual. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.
Título: Proposta de Design Instrucional do curso livre ?Uso Pedagógico do Portal Auge Educacional?.
Orientador: Fernando das Graças Braga da Silva.
Bolsista do(a): Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
2007 - 2008
Especialização em Projetos Editoriais Impressos e Multimídia. (Carga Horária: 360h).
Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.
Título: NaResponsa! Projeto Editorial para revista, site web e site wap.
Orientador: Fabrício Marques.
2000 - 2005
Graduação em Bacharelado do Português.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Em cena, o obsceno: Um estudo do homoerotismo em contos de João do Rio e Caio Fernando Abreu..
Orientador: Vera Lucia de Carvalho Casa Nova.
2000 - 2004
Graduação em Licenciatura do Português.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Oficinas de narrativas em turmas de Educação de Jovens e Adultos - EJA.
Orientador: Marildes Marinho.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada / Especialidade: Linguagem e Tecnologia.


Formação Complementar


2013 - 2013
Intensive English Program. (Carga horária: 340h).
Monterey Institute Of International Studies, W.I.I.S., Estados Unidos.
2011 - 2011
Formação de Tutores em Educação a Distância. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2011 - 2011
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO - TEORIA E PRÁTICA. (Carga horária: 80h).
Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2011 - 2011
Formação em Docência do Ensino Superior. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2010 - 2010
Comunidade de Aprendizagem On-line: questões teóri. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Marketing Cultural e Produção Eventos Artísticos. (Carga horária: 48h).
Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.
2008 - 2008
Diversidade Cultural. (Carga horária: 27h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
1) Disciplinas lecionadas na graduação: *Didática (2/2016, 1/2018); *Estágio Supervisionado (1/2017, 2/2017, 1/2018, 2/2018); *Gêneros textuais e discursivos (2/2016, 2/2017); *Leitura e produção de textos (1/2017, 1/2018); *Linguagens e códigos: ensino e as novas tecnologias (1/2017, 1/2018); *Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa (2/2017, 2/2018); *Prática de ensino (2/2016, 1/2017, 2/2017, 1/2018, 2/2018); *Sintaxe da Língua Portuguesa (2/2017, 2/2018). 2) Na pós-graduação, é colaborador do mestrado Profissional Interdisciplinar em Ciências Humanas e na Especialização em Ensino de Geografia.

Atividades

09/2017 - Atual
Direção e administração, Licenciatura Em Educação do Campo, .

Cargo ou função
Coordenador da Área Linguagens e Códigos.
08/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Licenciatura Em Educação do Campo, .

Cargo ou função
Membro Suplente do Colegiado do Curso.
03/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Licenciatura Em Educação do Campo, .

Cargo ou função
Coordenador de Atividades Acadêmico - Científico - Culturais (AACC).
05/2016 - 05/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Interdisciplinar em Humanidades, .

Cargo ou função
Representante titular da Faculdade Interdisciplinar de Humanidades no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFVJM..
09/2017 - 03/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Presidente de Comissão de Sindicância Investigativa.
05/2016 - 07/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Interdisciplinar em Humanidades, .

Cargo ou função
Representante suplente da Faculdade Interdisciplinar de Humanidades no Conselho Universitário (CONSU) da UFVJM..

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 0
Outras informações
Participante do grupo de pesquisa Infortec - Núcleo de Pesquisa em Linguagem e Tecnologia.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Lecionou as seguintes disciplinas: 1) Contexto Social e Profissional para alunos do curso superior em Letras/Bacharelado em Tecnologias de Edição (2º/2015); 2) Redação e Estudos Linguísticos para alunos de primeiro, segundo e terceiros anos de diferentes cursos técnicos de nível médio desde abril de 2015.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Atuou no ensino médio e técnico no município de Contagem ministrando as seguintes disciplinas: 1) Língua portuguesa, literatura e cultura; 2) Redação.


Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 8
Outras informações
Lecionou a disciplina 'Comunicação: Leitura, Escrita e Oratória' nos curso de graduação tecnológica em Gestão de RH e em Processos Gerencial (1º/2015). Lecionou a disciplina Leitura e Produção de Textos para o curso de bacharelado em Sistemas de Informação.

Vínculo institucional

2009 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 0
Outras informações
Pesquisador da instituição no período correspondente ao mestrado e após admissão como professor, em 2015..


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 0
Outras informações
1) Desenvolve pesquisa de pós-doutoramento sob a supervisão da Profª. Drª. Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva desde 01/2018. 2) Desenvolve pesquisa por meio do Grupo Texto Livre, registrado como Grupo de Pesquisa SEMIOTEC no CNPQ, sob a coordenação da Profª. Drª. Ana Cristina Fricke Matte da Faculdade de Letras. 3) Coordena o Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia, evento do Grupo Texto Livre. 4) Atuou como docente da disciplina de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos denominada 'Tópicos Variáveis em Linguística Aplicada: Metodologia de Pesquisa' em 2014 e em 2017. 5) Atua como docente da disciplina de graduação em Letras denominada 'Recursos Tecnológicos Aplicados Ao Ensino' como parte de seu estágio pós-doutoral em curso.

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenação de evento internacional, Carga horária: 0
Outras informações
Desde de 2011 participa como colaborador em diversos projetos do grupo Texto Livre como o UEADSL (Congresso Nacional Universidade, Educação a Distância e Software Livre), Revista Texto Livre e no congresso internacional Evidosol/Ciltec online. Desde 02/17 é coordenador desse congresso.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista REUNI, Enquadramento Funcional: Tutor do projeto REUNI, Carga horária: 8
Outras informações
Atuou na disciplina Leitura e Produção de Textos ofertada pela Faculdade de Letras - FALE.


Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, IMIH, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 21
Outras informações
Professor de Ensino Médio e Escola Técnica. Disciplinas que lecionou: Português, Literatura e Espanhol.


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor pedagógico/Língua Portuguesa, Carga horária: 20
Outras informações
Consultor pedagógico na área de Língua Portuguesa junto ao CESPE (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos)/UnB


Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, P/BELO HORIZONTE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Municipal de Português, Carga horária: 20
Outras informações
Lecionou a disciplina Português para turmas de 9º ano do Ensino Fundamental.


Prefeitura Municipal de Contagem, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor PEB II, Carga horária: 45
Outras informações
Atuou como Professor de Língua Portuguesa e Literatura para turmas de 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental na E.M. Professor Domingos Diniz, E.M. Maria do Amparo e E.M. Maria Silva Lucas.



Projetos de pesquisa


2016 - 2018
Culturas de letramento do Campo: um estudo de práticas educativas em comunidades dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Descrição: O Projeto Culturas de letramento do Campo: um estudo de práticas educativas em comunidades dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri tem como premissa básica o estudo para a valorização das culturas educativas dos sujeitos envolvidos no curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (LEC-UFVJM), bem como das comunidades com as quais esses sujeitos interagem diretamente. Para tanto, o projeto envolve atividades de pesquisa e extensão com base na lógica etnográfica, algo que vai além de uma metodologia, mas que trata de uma forma de se entender o mundo e o conhecimento nele construído, de se produzir sentidos por meios do estudo dos contextos históricos e espaciais dos sujeitos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Carlos Henrique Silva de Castro - Coordenador / Luiz Henrique Magnani Xavier de Lima - Integrante / José Cláudio Luiz Nobre - Integrante / Ofelia Ortega Fraile - Integrante / Maurício Teixeira Mendes - Integrante / Suellen Oliveira Leffen da Vitoria - Integrante / Maura Rodrigues Estevão - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK - Bolsa.
2016 - Atual
Formação de Professores de Línguas no Contexto do Vale do Jequitinhonha
Descrição: Os objetivos desta pesquisa envolvem duas etapas: 1) investigação e 2) colaboração por meio de um programa de formação. A etapa de investigação objetiva identificar os perfis dos sujeitos da pesquisa no que se refere ao ensino e aprendizagem de língua materna e estrangeira, a concepção de língua/linguagem e ensino/aprendizagem de língua materna e estrangeira desses sujeitos, registrar a noção que eles têm sobre a relação global/ local no uso e no ensino e aprendizagem de língua materna e estrangeira e fazer um levantamento dos usos da leitura e produção de textos em língua materna e estrangeira nas regiões em que vivem. A proposta de colaboração por meio de um programa de formação prevê o desenvolvimento de projetos e cursos de extensão, seminários, palestras e oficinas para professores de línguas em formação e em serviço para discutir a relação entre práticas letradas já existentes no contexto local, o ensino de línguas e a educação no contexto da escola pública, levando em consideração as novas formas de representação e comunicação na sociedade contemporânea..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
Texto Livre: Semiótica e Tecnologia
Descrição: O grupo Texto Livre nasceu como um grupo voluntário de apoio à documentação em software livre vinculado ao Grupo de pesquisas em Semiose e fonoestilística (SEMIOFON), atual Texto Livre: Semiótica e Tecnologia. Em 2010, concluiu o projeto SETFON (www.sourceforge.net/projects/setfon), financiado pelo CNPq, e iniciou o projeto DadosSemiotica, com financiamento da FAPEMIG. O grupo nasceu em 2003, inicialmente vinculado ao Centro de Pesquisas Sociossemióticas da PUC-SP, como um grupo de estudos da fala na relação interdisciplinar entre a fonética acústica e a semiótica cujo objetivo principal consiste em propor e discutir metodologias e experimentos na área da fonoestilística, especificamente no campo da expressão de emoções na fala. Com a criação da revista científica Texto Livre e a integração do projeto à linha de pesquisa em Linguagem e Tecnologia do Programa de Estudos Linguísticos da FALE/UFMG, o trabalho do Texto Livre passou a ocupar um espaço maior dentro do grupo de pesquisas do que as pesquisas que motivaram sua criação. Em 2011 decidiu-se que o nome do grupo deveria refletir sua configuração atual, na qual a semiótica é a teoria mais utilizada, sem diminuir de modo algum a importância da interdisciplinaridade nas pesquisas do grupo, que continua abrigando pesquisas sobre mídia, ensino, tecnologia, fonoestilística e emoção. O Laboratório SEMIOTEC é responsável por diversos eventos no seu campo de atuação. Parte importante das atividades consiste na produção de software e na interação com comunidades de Software Livre brasileiras. Atualmente, o foco da pesquisa do grupo sobre a construção do sentido (semiose) está na análise de corpora para padronização e automatização de coleta de dados, a fim de criar motores de busca e análise de texto digitalizado. Em relação à fonoestilística, o grupo atualmente trabalha com o escuto fonético-acústico de variações regionais do português brasileiro, principalmente no que concerne aos estados do Espirito Santo e da Bahia. Ho.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Letramentos, processos discursivos e tecnologias
Descrição: Nosso trabalho propõe reflexões interdisciplinares sobre letramentos, incluindo-se apropriações tecnológicas de diversas naturezas, impressas ou digitais, formatadas em livros ou em telas, surgidas em diversos contextos sócio-históricos. A leitura e a escrita são nossos temas de maior interesse, atuando nossos pesquisadores em diversas frentes de trabalho. Nossas pesquisas convergem na relação palavra/imagem/texto/discurso/tecnologia. O hipertexto, objeto de estudo de diversas áreas do conhecimento, perpassa nossos estudos, seja ele uma arquitetura ou um regime de leitura de enciclopédias ou de telas. As habilidades e competências desenvolvidas pelo leitor, com base em experiências tecnológicas, são especialmente focalizadas, em projetos de Iniciação Científica Júnior, Iniciação Científica, Graduação e Mestrado. São nossos interesses atuais: a leitura na tela, interfaces em ambientes digitais, edição e projetos editoriais para plataformas impressas e digitais, design de interação, discursos midiatizados (publicitários, informativos, políticos, religiosos, entre outros), gêneros discursivos e textuais, novos letramentos e letramento acadêmico. O projeto "LEITURA E ESCRITA NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO. Perfil do aluno, diagnóstico e prognóstico para o CEFET-MG", financiado pelo próprio Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (edital 75/2009), conta hoje com dois pesquisadores-orientadores, dois pesquisadores do Mestrado em Estudos de Linguagens e quatro alunos de graduação voluntários. Projetos de Iniciação Científica são vinculados ao projeto maior, com vistas a desenvolver ramificações dos estudos de letramento acadêmico. Estão em andamento, também, projetos que envolvem letramento literário, assim como projetos na interface entre linguagem e computação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Comunidades do Campo: conhecendo seus sujeitos, saberes e realidades
Descrição: O principal objetivo do Projeto é contribuir com a construção de contextos políticos-institucionais de legitimação da produção e divulgação de saberes próprios às comunidades do campo situadas na área de atuação da UFVJM. Pretende-se exercitar o diálogo entre saberes produzidos na Universidade e inúmeros outros produzidos por e em comunidades do campo. Almeja-se colaborar com a divulgação destes saberes e com a amplificação de trocas simbólicas e epistêmicas entre os mesmos. Os sujeitos e as comunidades vinculados a tais saberes se tornam, assim, os agentes principais desse processo, cabendo ao Projeto a função de plataforma instrumental e ideológica para o alcance de tais propósitos sociais. O Projeto atua, principalmente, por meio da produção de um Programa de rádio, em parceria com sujeitos e comunidades do campo. Este Programa é veiculado pela Rádio Universitária da UFVJM e por diversas outras situadas na área de abrangência da UFVJM, além de divulgado na internet..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Carlos Henrique Silva de Castro - Integrante / Diogo Neves Pereira - Coordenador / Angélica Alves Silva - Integrante / Maurício Teixeira Mendes - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK - Bolsa.
2016 - Atual
Vídeo-Cartas com estudantes da Licenciatura em Educação do Campo
Descrição: Proposta de produção audiovisual de estudantes da Licenciatura em Educação do Campo (LEC) que prevê um trabalho em rede a partir de suas comunidades. Os estudantes são provocados a problematizar a realidade de cada comunidade e, a partir daí, a produzir uma vídeo-carta destinada a outros estudantes de outras comunidades. Aos destinatários, produtores de outras vídeo-cartas, cabe fazer uma leitura critica da visão de seus êxitos e desafios..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Carlos Henrique Silva de Castro - Integrante / Ofelia Ortega Fraile - Coordenador / Maurilio Atila Carvalho de Santana - Integrante / Marcelo Vaz Pupo - Integrante / Luiz Henrique Magnani - Integrante / Anielli Fabiula Lemes - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK - Bolsa.
2015 - Atual
Astronomia e física vão à escola e à comunidade
Descrição: O projeto constrói uma proposta de Divulgação Científica crítica e contextualizada no campo. Consiste em uma exposição itinerante de Astronomia e Física que dialoga com os conhecimentos populares, oficinas de formação de professores, cursos de mediadores científicos para estudantes da graduação e oficinas de arte-ciência nas comunidades da área de abrangência da UFVJM..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Carlos Henrique Silva de Castro - Integrante / Ofelia Ortega Fraile - Coordenador / Luciano Soares Pedroso - Integrante / André Rodrigo Rech - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK - Bolsa.


Outros Projetos


2016 - 2017
PROGRAMA DE APOIO AO ENSINO DE GRADUAÇÃO - PROAE
Descrição: Coordenador do Projeto Práticas de letramento e comunicação comunitária: um instrumento de aperfeiçoamento da capacidade de leitura e produção de texto para a Licenciatura em Educação do Campo ? Polo Araçuaí..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Carlos Henrique Silva de Castro - Coordenador / José Cláudio Luiz Nobre - Integrante / Luiz Henrique Magnani - Integrante / Ivana Cristina Lovo - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Revista CELL Revista discente do Centro de Estudos Linguísticos e Literár
2015 - Atual
Periódico: Revista Docência do Ensino Superior
2013 - Atual
Periódico: Educação & Tecnologia
2012 - Atual
Periódico: Anais do EVIDOSOL e CILTEC Online (ISSN 2317-0239)
2011 - Atual
Periódico: Texto Livre
2010 - Atual
Periódico: Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Linguagem e Tecnologia.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Lê Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MATTE, Ana Cristina Fricke2018 MATTE, Ana Cristina Fricke ; CASTRO, Carlos Henrique Silva de ; PEREIRA, Daniervelin. ; ALMEIDA, Elizabeth Guzzo de. ; ARAÚJO, A. L. O. S. . O uso de tecnologias digitais abertas no ensino superior: comunidades da UFMG. Linguagem & Ensino (UCPel), v. 21, p. 181-209, 2018.

2.
LOPES, Mariana Dutra de Carvalho2016 LOPES, Mariana Dutra de Carvalho ; CASTRO, Carlos Henrique Silva de . Práticas de escrita e argumentação em um evento científico para graduandos: um estudo fundamentado no conceito bakhtiniano de conclusibilidade do enunciado. ILHA DO DESTERRO, v. 69, p. 29-44, 2016.

3.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de2016CASTRO, Carlos Henrique Silva de; SANTOS, R. C. . O letramento digital possibilitado por uma disciplina on-line de leitura e produção de textos. EDUCAÇÃO & TECNOLOGIA, v. 21, p. 9-26, 2016.

4.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de2013CASTRO, Carlos Henrique Silva de; BARROS, A. A. . Gestão Social e Gestão Pública no Desenvolvimento Local. Cadernos do Desenvolvimento, v. 8, p. 147-162, 2013.

5.
CASTRO, C. H. S.2012CASTRO, C. H. S.. COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SITUACIONAL E ESTENDIDA: conceitos que emergem a partir da análise da efemeridade das relações. HIPERTEXTOS REVISTA DIGITAL, v. 7, p. 7, 2012.

6.
MATTE, Ana Cristina Fricke2012MATTE, Ana Cristina Fricke ; CASTRO, C. H. S. . AS DIRETRIZES E O PROFESSOR NA INTERNET: UMA PROPOSTA DE ACESSO A APLICATIVOS LIVRES POR MEIO DO PORTAL DO PROFESSOR LIVRE NA REDE. Linha Mestra, v. AnoVI, p. 645-649, 2012.

7.
CASTRO, C. H. S.2012CASTRO, C. H. S.; SILVA, E. J. ; HELAL, E. R. A. V. ; GONCALVES, G. S. A. . CASO CASEY HEYNES: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA DO TRATAMENTO DADO AO BULLYING NA ATUALIDADE. Texto Livre, v. 5, p. 1-10, 2012.

8.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de2012CASTRO, Carlos Henrique Silva de. Construindo Cursos On-line Interativos: Considerações de Design Instrucional. Texto Livre, v. 5, p. 01-07, 2012.

9.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de2012 CASTRO, Carlos Henrique Silva de. Emergência de comunidades virtuais de aprendizagem engajadas: quando questões identitárias resultam em diálogo. Educação & Tecnologia, v. 17, p. 9-23, 2012.

10.
CASTRO, C. H. S.2010CASTRO, C. H. S.. EM CENA O OBSCENO: o homoerotismo em dois contos brasileiros do século XX.. SINAIS (UFES), v. 1, p. 79-102, 2010.

11.
CASTRO, C. H. S.2010CASTRO, C. H. S.; RIBEIRO, Ana Elisa . INTERAÇÃO PARA EMERGÊNCIA DE COMUNIDADES. HIPERTEXTOS REVISTA DIGITAL, v. 5, p. 6, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de; MAGNANI, L. H. (Org.) . Memórias de Letramentos: vozes o campo. 1. ed. Diamantina/MG: Editora UFVJM, 2017. v. 1. 144p .

Capítulos de livros publicados
1.
CASTRO, C. H. S.; GONÇALVES, L. . As culturas do grupo Texto Livre: um estudo de viés etnográfico sob a ótica da complexidade. In: Luis Gonçalves. (Org.). Português como língua estrangeira, de herança e materna: Abordagens, contextos e práticas (Portuguese Edition). 1ed.Roosevelt, New Jersey: Boavista Press, 2017, v. , p. 216-232.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO, C. H. S.. VARIAÇÃO E PRECONCEITO LINGUÍSTICO NO CONTEXTO DO VALE DO JEQUITINHONHA. In: Universidade, Educação a Distância e Software Livre 2018.1, 2018, Belo Horizonte. ANAIS do UEADSL2018.1. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2018. v. 1.

2.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de. AS CULTURAS EMERGENTES DO EVIDOSOL/CILTEC ONLINE. In: XII Evidosol / IX Ciltec-online, 2015, Belo Horizonte. Anais do XII Evidosol/IX Ciltec-online, 2015.

3.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de. QUESTÕES PARA UM ESTUDO ETNOGRÁFICO DO GRUPO TEXTO LIVRE. In: Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2014, Belo Horizonte. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2014. v. 3. p. 1-7.

4.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de. A metodologia texto livre aplicada em aulas de redação do ensino médio. In: X EVIDOSOL / VII CILTEC online, 2013, Belo Horizonte. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. Belo Horizonte: Grupo Texto Livre / FALE-UFMG, 2013. v. 2.

5.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de. Quem é livre no Facebook?. In: Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre, 2013, Belo Horizonte. Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre. Belo Horizonte: FALE/UFMG/TEXTO LIVRE, 2013. v. 1. p. 1-4.

6.
CASTRO, C. H. S.. Aplicativos gratuitos de ensino de inglês para Android: breve relato de testes. In: Universidade, Educação a Distância e Software Livre 2012.1, 2012, Belo Horizonte. ANAIS. Belo Horizonte: Grupo Texto Livre, 2012.

7.
MATTE, A. C. F. ; CASTRO, C. H. S. ; OLIVEIRA, Danielle. . Liberdade na internet e aprendizagem: o que compartilhamento de conhecimentos na rede possibilita em termos de aprendizagem?. In: Universidade, Educação a Distância e Software Livre 2012.1, 2012, Belo Horizonte. ANAIS. Belo Horizonte: Grupo Texto Livre, 2012.

8.
MATTE, A. C. F. ; CASTRO, Carlos Henrique Silva de ; OLIVEIRA, D. ; FURST, M. ; SALLES, M. M. ; SANTOS, R. C. . Editorial dos dias 18 e 19 do UEADSL 2012.2. In: Universidade, Educaçao a Distância e Software Livre 2012.2, 2012, Belo Horizonte. Anais do Universidade, Educaçao a Distância e Software Livre. Belo Horizonte, 2012. v. 2012.2.

9.
MATTE, Ana Cristina Fricke ; CASTRO, Carlos Henrique Silva de ; OLIVEIRA, Danielle. ; FURST, M. ; SALLES, M. M. ; SANTOS, R. C. . Editorial dos dias 19 e 20 do UEADSL 2012.2. In: Universidade, Educaçao a Distância e Software Livre 2012.2, 2012, Belo Horizonte. Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre. Belo Horizonte, 2012. v. 2012.2.

10.
MATTE, Ana Cristina Fricke ; CASTRO, Carlos Henrique Silva de ; OLIVEIRA, D. ; FURST, M. ; SALLES, M. M. ; SANTOS, R. C. . Editorial dos dias 20 e 21 do UEADSL 2012.2. In: Universidade, Educaçao a Distância e Software Livre 2012.2, 2012, Belo Horizonte. Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre. Belo Horizonte, 2012. v. 2012.2.

11.
MATTE, Ana Cristina Fricke ; CASTRO, Carlos Henrique Silva de ; OLIVEIRA, D. ; FURST, M. ; SALLES, M. M. ; SANTOS, R. C. . Editorial dos dias 21 e 22 do UEADSL 2012.2. In: Universidade, Educaçao a Distância e Software Livre 2012.2, 2012, Belo Horizonte. Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre. Belo Horizonte, 2012. v. 2012.2.

12.
CASTRO, C. H. S.. A Educação a Distância cada vez mais próxima. In: UEADSL 2011.1: Universidade, EAD e Software Livre, 2011, Belo Horizonte - On-line. Universidade, EAD e Software Livre/Evento Online Assíncrono/Texto Livre e FALE/UFMG, 2011.

13.
CASTRO, C. H. S.; RIBEIRO, Ana Elisa . Sessões de chat: de chatas a objetivas. In: IV Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais, 2011, Sorocaba/SP. ANAIS, 2011.

14.
CASTRO, C. H. S.; LOPES, Mariana Dutra de Carvalho . Avaliação do alcance dos objetivos legais do Sistema UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL em um curso de Especialização. In: VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2011, Ouro Preto/MG. ANAIS, 2011.

15.
BARROS, A. A. ; CASTRO, C. H. S. . Gestão Social e Gestão Pública no Desenvolvimento Local. In: V ENAPEGS - Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social, 2011, Florianópolis. ANAIS, 2011.

16.
CASTRO, C. H. S.; HELAL, Elisângela Rodrigues Andrade Vieira ; SILVA, Ester Junia da ; GONCALVES, Ghisene Santos Alecrim . CASO CASEY HAYNES: uma abordagem semiótica do bullying na atualidade. In: Encontro Nacional Universidade, EAD e Software Livre (UEADSL) Pós 2011, 2011, Belo Horizonte - On-line. ANAIS, 2011.

17.
CASTRO, C. H. S.. Comunidades Virtuais de Aprendizagem: delimitações e especificações do conceito. In: IX Congresso Latino-Americano de Estudos do Discurso ALED, 2011, Belo Horizonte / MG. ANAIS, 2011.

18.
CASTRO, C. H. S.. Livemocha.com: comunidade virtual dialógica para aquisição de língua estrangeira. In: VIII ENAL ? ENCONTRO NACIONAL SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM / II EIAL ? ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, 2011, Juiz de Fora. Anais do VIII ENAL II EIAL - ENCONTRO INTER/NACIONAL SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM. Juiz de Fora, 2011.

19.
CASTRO, C. H. S.; RIBEIRO, Ana Elisa . A identidade local, a linguagem e a aprendizagem. In: III SITRE: Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade, 2010, Belo Horizonte/MG. ANAIS, 2010.

20.
RIBEIRO, Ana Elisa ; CASTRO, C. H. S. . Professor de língua materna e revisor de textos: Tensões identitárias. In: III SITRE - Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade, 2010, Belo Horizonte/MG. ANAIS, 2010.

21.
CASTRO, C. H. S.; RIBEIRO, Ana Elisa . Cidadania, educação a distância e comunidades virtuais de aprendizagem. In: II SENEPT¨- Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, 2010, Belo Horizonte/MG. ANAIS, 2010.

22.
CASTRO, C. H. S.; RIBEIRO, Ana Elisa . Transições, transposições e tensões na atuação docente: o que é ser jornalista e ser professor de jornalismo 2.0. In: 3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2010, Recife/PE. ANAIS, 2010.

23.
CASTRO, C. H. S.; RIBEIRO, Ana Elisa . Comunidades Virtuais de Aprendizagem: uma análise do ponto de vista dialógico. In: II Simpósio Internacional de Tecnologias Sociais, 2010, Itajubá/MG. Anais do II Sintecs, 2010.

24.
CASTRO, C. H. S.; RIBEIRO, Ana Elisa . Fóruns Virtuais: um estudo de identidades que se revelam e se re-constroem a partir da leitura e escrita na tela. In: III Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita, 2010, Belo Horizonte / MG. ANAIS, 2010.

25.
CASTRO, C. H. S.; MACHADO, Lucília . Gestão Social de Inovações Educacionais na Construção de Comunidades Virtuais de Aprendizagem. In: II EMAPEGS: Encontro Mineiro de Administração Pública, Economia Solidária e Gestão Social, 2010, Viçosa/MG. Anais, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de. A metodologia texto livre aplicada em aulas de redação do ensino médio. In: X EVIDOSOL / VII CILTEC online, 2013, Belo Horizonte. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. Belo Horizonte: Grupo Texto Livre / FALE-UFMG, 2013. v. 2.

2.
MATTE, Ana Cristina Fricke ; CASTRO, Carlos Henrique Silva de ; PEREIRA, Daniervelin. ; CANALLI, H. L. . Retrospectiva Texto Livre 2012. In: X EVIDOSOL / VII CILTEC online, 2013, Belo Horizonte. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. Belo Horizonte: Grupo Texto Livre / FALE-UFMG, 2013. v. 2.

3.
CASTRO, C. H. S.. EMERGÊNCIA DE COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM ENGAJADAS: quando questões identitárias (não) resultam em diálogo. In: I Simpósio Internacional e III Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade, 2012, Campinas/SP. Caderno de Resumos do I SIDIS, 2012.

4.
CASTRO, C. H. S.; RIBEIRO, Ana Elisa . Sessões de chat: de chatas a objetivas. In: IV Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais, 2011, Sorocaba/SP. ANAIS, 2011.

5.
CASTRO, C. H. S.. Emergência de Comunidades Virtuais de Aprendizagem estendidas: o dialogismo produzido na rede social de ensino de idiomas. In: SETED - Seminário de Teses e Dissertações, 2011, Belo Horizonte / MG. Caderno de Resumos do SETED, 2011.

6.
CASTRO, C. H. S.. Comunidades Virtuais de Aprendizagem: delimitações e especificações do conceito. In: IX Congresso Latino-Americano de Estudos do Discurso ALED, 2011, Belo Horizonte / MG. ANAIS, 2011.

7.
CASTRO, C. H. S.; RIBEIRO, Ana Elisa . Emergência de Comunidades Virtuais de Aprendizagem Situacionais: quando as questões identitárias e polifônicas resultam em dialogismo. In: XII Seminário de Progresso de Pesquisa em Pós-graduação, 2010, Belo Horizonte / MG. Caderno de Resumos do XII Seminário de Progresso de Pesquisa em Pós-graduação, 2010.

8.
CASTRO, C. H. S.; RIBEIRO, Ana Elisa . Diálogo e polifonia em ambiente virtual para a formação de comunidades de aprendizagem. In: III Seminário LingNet - Seminário de Estudos em Linguagem, Educação e Tecnologia, 2010, Rio de Janeiro / RJ. Caderno de Resumos do III Seminário LingNet, 2010.

9.
CASTRO, C. H. S.; RIBEIRO, Ana Elisa . Fóruns Virtuais: um estudo de identidades que se revelam e se re-constroem a partir da leitura e escrita na tela. In: III Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita, 2010, Belo Horizonte / MG. Caderno de Resumos do III Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita. Belo Horizonte, 2010.

10.
RIBEIRO, Ana Elisa ; CASTRO, C. H. S. . Transições, transposições e tensões na atuação docente: o que é ser jornalista e ser professor de jornalismo 2.0. In: 3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2010, Recife/PE. Livro de Resumos do 3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2010.

11.
CASTRO, C. H. S.; SANTOS, E. H. . A apropriação da internet pela educação: um estudo dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem e suas potencialidades para o ensino. In: XI Seminário de Progresso e Pesquisa em Pós-graduação / VI Encontro Interistitucional de Pesquisa em Pós-graduação, 2009, Belo Horizonte / MG. Caderno de Resumos do XI Seminário de Progresso e Pesquisa em Pós-graduação, 2009.

Artigos aceitos para publicação
1.
MAGNANI, L. H. ; CASTRO, Carlos Henrique Silva de ; MARQUES, L. O. C. . DA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO À PRÁTICA ACADÊMICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Educação e Políticas em Debate, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de; LIMA, L. H. M. X. . Oficina 'Narrativas audiovisuais e produção de vídeo-cartas'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de. AS CULTURAS EMERGENTES DO EVIDOSOL/CILTEC ONLINE.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de. QUESTÕES PARA UM ESTUDO ETNOGRÁFICO DO GRUPO TEXTO LIVRE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de. A metodologia texto livre aplicada em aulas de redação do ensino médio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MATTE, Ana Cristina Fricke ; CASTRO, Carlos Henrique Silva de ; PEREIRA, Daniervelin. ; CANALLI, H. L. . Retrospectiva Texto Livre 2012. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de. Quem é livre no Facebook?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CASTRO, C. H. S.; MATTE, A. C. F. ; ARAÚJO, A. L. O. S. ; PEREIRA, Daniervelin. ; CANALLI, H. L. ; BERGAMASCHI, R. J. P. ; LENON, W. . Mesa redonda: O professor livre na rede: projeto ACO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
CASTRO, C. H. S.. Construindo comunidades dialógicas: considerações para o design instrucional de cursos on-line. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CASTRO, C. H. S.. Aplicativos gratuitos de ensino de inglês para Android: breve relato de testes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MATTE, A. C. F. ; CASTRO, C. H. S. ; OLIVEIRA, Danielle. . Liberdade na internet e aprendizagem: o que compartilhamento de conhecimentos na rede possibilita em termos de aprendizagem?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CASTRO, C. H. S.. EMERGÊNCIA DE COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM ENGAJADAS: quando questões identitárias (não) resultam em diálogo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CASTRO, C. H. S.. Comunidades de Prática no Software Livre. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MATTE, A. C. F. ; CASTRO, C. H. S. ; GUIMARAES, F. G. ; CANALLI, H. L. ; BERGAMASCHI, R. J. P. ; ANDRADE, W. L. S. . ACO - Ambiente Colaborativo On-line. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
CASTRO, C. H. S.. Grupo Texto Livre: a cultura livre no ensino, pesquisa e extensão universitária. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
CASTRO, C. H. S.. A Educação a Distância cada vez mais próxima. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CASTRO, C. H. S.; RIBEIRO, Ana Elisa . SESSÕES DE CHAT: DE CHATAS A OBJETIVAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CASTRO, C. H. S.. Livemocha.com: comunidade virtual dialógica para aquisição de língua estrangeira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
CASTRO, C. H. S.; LOPES, Mariana Dutra de Carvalho . Avaliação do alcance dos objetivos legais do Sistema UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL em um curso de Especialização. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
CASTRO, C. H. S.; HELAL, E. R. A. V. ; SILVA, E. J. ; GONCALVES, G. S. A. . CASO CASEY HEYNES: uma abordagem semiótica do bullying na atualidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
CASTRO, C. H. S.. Comunidades Virtuais de Aprendizagem: delimitações e especificações do conceito. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
BARROS, A. A. ; CASTRO, C. H. S. . Gestão Social e Gestão Pública no Desenvolvimento Local. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
RIBEIRO, Ana Elisa ; CASTRO, C. H. S. . Professor de língua materna e revisor de textos: Tensões identitárias. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
CASTRO, C. H. S.; RIBEIRO, Ana Elisa . A identidade local, a linguagem e a aprendizagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
CASTRO, C. H. S.; RIBEIRO, Ana Elisa . Diálogo e polifonia em ambiente virtual para a formação de comunidades de aprendizagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
CASTRO, C. H. S.; RIBEIRO, Ana Elisa . Fóruns Virtuais: um estudo de identidades que se revelam e se re-constroem a partir da leitura e escrita na tela. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
CASTRO, C. H. S.; MACHADO, Lucília . Gestão Social de Inovações Educacionais na Construção de Comunidades Virtuais de Aprendizagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
CASTRO, C. H. S.; RIBEIRO, Ana Elisa . Cidadania, educação a distância e comunidades virtuais de aprendizagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
CASTRO, C. H. S.; RIBEIRO, Ana Elisa . Identidades Locais, Interação e emergência de Comunidades Virtuais de Aprendizagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
CASTRO, C. H. S.; RIBEIRO, Ana Elisa . Comunidades Virtuais de Aprendizagem: uma análise do ponto de vista dialógico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
CASTRO, C. H. S.; RIBEIRO, Ana Elisa . Emergência de Comunidades Virtuais de Aprendizagem Situacionais: quando as questões identitárias e polifônicas resultam em dialogismo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
RIBEIRO, Ana Elisa ; CASTRO, C. H. S. . Transições, transposições e tensões na atuação docente: o que é ser jornalista e ser professor de jornalismo 2.0. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
CASTRO, C. H. S.; SANTOS, E. H. . A apropriação da internet pela educação: um estudo dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem e suas potencialidades para o ensino. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de; MATTE, Ana Cristina Fricke . Editorial do UEADSL 2018.1. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2018 (Editorial).

2.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de; OLIVEIRA, Danielle. ; MATTE, Ana Cristina Fricke ; FURST, M. ; SANTOS, R. C. ; SALLES, M. M. . Editorial dos dias 19 e 20 do UEADSL 2012.2. Belo Horizonte 2012 (Editorial).

3.
MATTE, Ana Cristina Fricke ; CASTRO, Carlos Henrique Silva de ; OLIVEIRA, D. ; FURST, M. ; SANTOS, R. C. ; SALLES, M. M. . Editorial dos dias 20 e 21 do UEADSL 2012.2. Belo Horizonte 2012 (Editorial).

4.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de; MATTE, Ana Cristina Fricke ; OLIVEIRA, D. ; FURST, M. ; SALLES, M. M. ; SANTOS, R. C. . Editorial dos dias 21 e 22 do UEADSL 2012.2. Belo Horizonte 2012 (Editorial).

5.
MATTE, A. C. F. ; CASTRO, Carlos Henrique Silva de ; OLIVEIRA, D. ; FURST, M. ; SALLES, M. M. ; SANTOS, R. C. . Editorial dos dias 18 e 19 do UEADSL 2012.2. Belo Horizonte 2012 (Editorial).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de. VI Encontro Mundial Sobre o Ensino de Português / I Simpósio de Português Língua de Herança. 2017.

2.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de. III Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior. 2017.

Trabalhos técnicos
1.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de. Revista CELL - Revista Discente do Centro de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Federal de Ouro Preto. 2017.

2.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de. Anais do XIV Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e XI Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. 2017.

3.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de. Revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia. 2017.

4.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de. Revista Docência do Ensino Superior. 2017.

5.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de. Revista Docência do Ensino Superior. 2016.

6.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de. Revista Docência do Ensino Superior. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CASTRO, C. H. S.; NYIRAMAVUGO, M. G. . EDUCATIONAL OPPORTUNITIES: DIALOGUE BETWEEN A BRAZILIAN TEACHER AND A RWANDAN TEACHER. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de. Liberdade e Compartilhamento de conhecimento. 2013. (Workshop).

2.
CASTRO, C. H. S.; FLAUZINO, Ramon . Pesquisa Científica na Escola. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
CASTRO, C. H. S.; FLAUZINO, Ramon ; SOARES, Alexandre Gomes . Tecnologias Educacionais para Gestores. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de; RIBEIRO, Ana Elisa; SALGADO, L. S.; ALVES, M. S.. Participação em banca de Flávio Ernani Da Costa. CIBERJORNALISMO: A retextualização da notícia instantânea no Estado de Minas. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de; PAIVA, V. L. M. O.; SILVA, L. O.; TOLENTINO, M. V. F.; PARREIRAS, V. A.. Participação em banca de Adriana dos Santos Sales. Jane Austen e seu fandon digital: emergências e propiciamentos em sistema adaptativo complexo. 2018. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Mestrado
1.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de; VIEIRA, N. C. F.; SANTOS, R. B.. Participação em banca de Daniela Luciana Braga Santiago Teixeira. Letramento literário por meio das lendas diamantinenses. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

2.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de; LOVO, I. C.; MAFRA, R. L. M.; BRAGA, E. M.. Participação em banca de Tamires Lopes Pereira. Quem está online? Influências do 'Alfenas Digital' nas interações sociais das famílias rurais. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Rurais) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de; BALTAZAR, A.; COUTRIM, M. X.. Participação em banca de Jean Carlos Santos Silveira. Proposta de implantação do Webcurrículo por meio da TPACK (conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo). 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação na Cultura Digital) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de; COUTRIM, M. X.; BALTAZAR, A.. Participação em banca de Légisson Isnard Vieira. Uma nova visão para o ensinar: um relato de experiência com a capacitação em informática em Divinópolis - MG. 2016 - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de; COUTRIM, M. X.; BALTAZAR, A.. Participação em banca de Eliel Ribeiro do Nascimento. A resistência dos professores na utilização do celular em salas de aula como ferramenta pedagógica. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação na Cultura Digital) - Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de; SILVA, A. S. N.; COELHO, D. G.. Participação em banca de Margarete Aparecida Prudente. Análise e avaliação do aplicativo AppProva no processo de ensino-aprendizagem. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação na Cultura Digital) - Universidade Federal de Ouro Preto.

5.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de; DUARTE, A. R.; ARAÚJO, A. L. O. S.. Participação em banca de Bruno César de Castro Machado Borges. Uso do software livre na educação. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação na Cultura Digital) - Universidade Federal de Ouro Preto.

6.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de; BALBINO, C. A. S.; GUERRA, F. F.. Participação em banca de Maria Inês Sousa Barbosa Ribeiro. A apropriação das TDICs por professores como proposta do curso "Tecnologias no contexto escolar: o desafio de educar na era tecnológica". 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação na Cultura Digital) - Universidade Federal de Ouro Preto.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
VIEIRA, N. C. F.; CASTRO, Carlos Henrique Silva de; BENTO, C. A.. Professor Substituto de Magistério Superior. 2018. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

2.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de; COSTA, D. D.; SANTOS, S. P.; MAGNANI, L. H.. Professor Substituto de Magistério Superior. 2018. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

3.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de; FRAILE, O. O.; SULZBACHER, A. W.. Seleção de alunos para curso de pós-graduação latu sensu em Ensino de Geografia. 2017. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

4.
LIMA, L. H. M. X.; MIRANDA, G. N.; NOBRE, J. C. L.; CASTRO, Carlos Henrique Silva de. Processo Seletivo Simplificado para professor substituto. 2016. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Outras participações
1.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de; FRAILE, O. O.; SULZBACHER, A. W.. Seleção de tutores para curso de pós-graduação latu sensu em Ensino de Geografia. 2017. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

2.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de; MAGNANI, L. H.; BLAUTH, T. P.; NOBRE, J. C. L.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Voluntário. 2017. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

3.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de; FRAILE, O. O.; PINTO, H. de M.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Voluntário. 2017. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

4.
MATTE, Ana Cristina Fricke; CASTRO, C. H. S.; OLIVEIRA, Danielle.. Banca de seleção do Projeto de Monitoria em Oficina de Textos em Língua Portuguesa. 2012. Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
MATTE, Ana Cristina Fricke; CASTRO, Carlos Henrique Silva de; OLIVEIRA, Danielle.. Banca de seleção de bolsisa REUNI para vaga de tutor com nível de mestrado. 2012. Universidade Federal de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Pint of Science. Preconceito linguístico, língua e os Vales do Jequitinhonha e Mucuri. 2018. (Congresso).

2.
Universidade, Educação a Distância e Software Livre 2018.1. VARIAÇÃO E PRECONCEITO LINGUÍSTICO NO CONTEXTO DO VALE DO JEQUITINHONHA. 2018. (Congresso).

3.
7º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 3º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias. 2017. (Seminário).

4.
7º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 3º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias.Da reflexão sobre práticas de leitura e escrita para o fomento de novos letramentos: propósito funcional, tecnologias digitais, educação do campo e produção de gêneros discursivos na universidade. 2017. (Simpósio).

5.
II Encontro do Projeto Nacional de Letramentos - Ciclo II: Linguagem, Educação, Cultura e Tecnologia.Práticas de letramento nos contextos da Educação do Campo - UFVJM e IFNMG. 2017. (Encontro).

6.
II Seminário de Formação Continuada de Professores das Licenciaturas em Educação do Campo no Brasil.Grupos de Trabalho e apresentação oral de resultados. 2017. (Seminário).

7.
Universidade, Educação a Distância e Software Livre 2017.2. Lançamento do Livro. 2017. (Congresso).

8.
V Semana da Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM (SINTEGRA). Vídeo-carta - narrativas audiovisuais: uma experiência artística na educação do campo.. 2017. (Congresso).

9.
V Semana da Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM (SINTEGRA). Práticas de letramento e comunicação comunitária: um instrumento de aperfeiçoamento da capacidade de leitura e produção de textos.. 2017. (Congresso).

10.
II Congresso de Inovação e Metodologias do Ensino.Produção de Vídeo-Cartas: Imagens Narrativas. 2016. (Oficina).

11.
Seminários Teóricos Interdisciplinares do SEMIOTEC (STIS).O uso de tecnologias digitais abertas no ensino de línguas: relatos de experiências na UNILA e na UFMG. 2016. (Seminário).

12.
V Encontro Mundial Sobre o Ensino do Português (V EMEP).The cultures of Texto Livre group: a ethnographic bias study from the perspective of complexity. 2016. (Encontro).

13.
XII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e IX Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online). AS CULTURAS EMERGENTES DO EVIDOSOL/CILTEC ONLINE. 2015. (Congresso).

14.
I Seminário Internacional De Educação Integral. 2014. (Seminário).

15.
XI Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e VIII Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC). QUESTÕES PARA UM ESTUDO ETNOGRÁFICO DO GRUPO TEXTO LIVRE. 2014. (Congresso).

16.
Universidade, Educação a Distância e Software Livre 2013.1. Quem é livre no Facebook?. 2013. (Congresso).

17.
X EVIDOSOL / VII CILTEC online. A metodologia texto livre aplicada em aulas de redação do ensino médio. 2013. (Congresso).

18.
13º Fórum Internacional Software Livre.Comunidades de Prática no Software Livre. 2012. (Outra).

19.
13º Fórum Internacional Software Livre.Oficina ACO - Ambiente Colaborativo Online. 2012. (Outra).

20.
I Simpósio Internacional e III Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade.EMERGÊNCIA DE COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM ENGAJADAS: quando questões identitárias (não) resultam em diálogo. 2012. (Simpósio).

21.
IX EVIDOSOL / VI CILTEC ON-LINE. O professor livre na rede: projeto ACO. 2012. (Congresso).

22.
Universidade, Educação a Distância e Software Livre 2012.1. Aplicativos gratuitos de ensino de inglês para Android: breve relato de testes. 2012. (Congresso).

23.
V SETED - Seminário de Teses e Dissertações.GRUPO TEXTO LIVRE: UM SISTEMA ADAPTATIVO COMPLEXO E FRACTALIZADO. 2012. (Seminário).

24.
IX Congresso Latino-Americano de Estudos do Discurso ALED. COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: DELIMITAÇÕES E ESPECIFICAÇÕES DO CONCEITO. 2011. (Congresso).

25.
SETED - Seminário de Teses e Dissertações.Emergência de Comunidades Virtuais de Aprendizagem estendidas: o dialogismo produzido na rede social de ensino de idiomas. 2011. (Seminário).

26.
Universidade, EAD e Software Livre (UEADSL) Pós 2011. CASO CASEY HEYNES: uma abordagem semiótica do bullying na atualidade. 2011. (Congresso).

27.
V ENAPEGS - Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social.Gestão Social e Gestão Pública no Desenvolvimento Local. 2011. (Encontro).

28.
VIII ENAL ? ENCONTRO NACIONAL SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM / II EIAL ? ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM.Livemocha.com: comunidade virtual dialógica para aquisição de língua estrangeira. 2011. (Encontro).

29.
II EMAPEGS: Encontro Mineiro de Administração Pública, Economia Solidária e Gestão Social.Gestão Social de Inovações Educacionais na Construção de Comunidades Virtuais de Aprendizagem. 2010. (Encontro).

30.
III SITRE - Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade.A IDENTIDADE LOCAL, A LINGUAGEM E A APRENDIZAGEM. 2010. (Simpósio).

31.
III SITRE - Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade.PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA E REVISOR DE TEXTOS: TENSÕES IDENTITÁRIAS. 2010. (Simpósio).

32.
II SENEPT- Seminário Nacional de Educação Tecnológica e Profissional.CIDADANIA, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. 2010. (Seminário).

33.
VI EREL (Encontro Regional dos Estudantes de Letras) ? Sudeste. 2002. (Encontro).

34.
IV Semana de Eventos da Faculdade de Letras da UFMG. 2000. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de; MATTE, Ana Cristina Fricke . Universidade, Educação a Distância e Software Livre 2018.1. 2018. (Concurso).

2.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de. V Semana da Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM (SINTEGRA). 2017. (Congresso).

3.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de; MATTE, Ana Cristina Fricke ; PEREIRA, Daniervelin. ; QUADROS, G. B. F. ; CANALLI, H. L. . XIV Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e XI Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online). 2017. (Congresso).

4.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de; MATTE, Ana Cristina Fricke . Universidade, Educação a Distância e Software Livre 2017.2. 2017. (Congresso).

5.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de. XIII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e X Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online). 2016. (Congresso).

6.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de. 1ª Noite Cultural. 2016. .

7.
CASTRO, C. H. S.. 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU). 2016. (Congresso).

8.
CASTRO, C. H. S.; MAGNANI, L. H. ; FRAILE, O. O. . Encontros Formativos da LEC/UFVJM. 2016. (Outro).

9.
CASTRO, C. H. S.; PEREIRA, Daniervelin. ; ARAÚJO, A. L. O. S. ; MATTE, A. C. F. . Seminários Teóricos Interdisciplinares do SEMIOTEC (STIS). 2016. (Outro).

10.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de; MATTE, Ana Cristina Fricke . Universidade, Educação a Distância e Software Livre 2016.2. 2016. (Congresso).

11.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de; MATTE, Ana Cristina Fricke . Universidade, Educação a Distância e Software Livre 2015.1. 2015. (Congresso).

12.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de. X Jornada de Edição. 2015. (Congresso).

13.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de. XI Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e VIII Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online). 2014. (Congresso).

14.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de. X Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e VII Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online). 2013. (Congresso).

15.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de; MATTE, Ana Cristina Fricke . Universidade, Educação a Distância e Software Livre 2013.1. 2013. (Congresso).

16.
CASTRO, C. H. S.. Universidade, Educação a Distância e Software Livre 2012.1. 2012. (Congresso).

17.
CASTRO, C. H. S.. IX Evidosol (Encontro Virtual de Documentação em Software Livre) e VI Ciltec-online (Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online). 2012. (Congresso).

18.
CASTRO, C. H. S.. Universidade, EAD e Software Livre 2011.2. 2011. (Congresso).

19.
CASTRO, C. H. S.. Universidade, EAD e Software Livre 2011.1. 2011. (Congresso).

20.
CASTRO, C. H. S.. VIII Evidosol (Encontro Virtual de Documentação em Software Livre) e V Ciltec-online (Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online). 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Egnaldo Pereira Muniz. NOVAS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Ensino de Geografia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Suellen Oliveira Leffen da Vitoria. A interdisciplinaridade presente no projeto ?Quiero leer y hablar en español: oficinas literárias?. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Carlos Henrique Silva de Castro.

2.
Mauricio Teixeira Mendes. Traços barrocos na arquitetura do centro histórico de Diamantina. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Interdisciplinar em Educação No Campo) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Carlos Henrique Silva de Castro.

3.
Maura Rodrigues Estevão. Letramento político e militância na ocupação Paulo Freire em Belo Horizonte. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Interdisciplinar em Educação No Campo) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM. Orientador: Carlos Henrique Silva de Castro.



Outras informações relevantes


Foi aprovado em 1º lugar no concurso público para Professor de Magistério Superior - Classe A, Adjunto A, DE - de acordo com o edital 201 de 2015 da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Foi nomeado em 24/02/2016, tomou posse e entrou em exercício em 04/03/2016.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 16:31:18