Ricardo Augusto de Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6321052286204681
  • Última atualização do currículo em 26/11/2018


Doutor em Letras - Estudos Literários, pela Universidade Estadual de Londrina, com período sanduíche na Universitat de Barcelona. Mestre e Bacharel em Estudos Literários pela UEL. Atua na área editorial de livros didáticos desde 2005 para Ensinos Fundamentais I e II como redator, autor, revisor e editor. No biênio 2016-2018 foi professor assistente no Departamento de Teoria Literária na Universidade Estadual de Maringá. Tem interesse, enquanto pesquisador, principalmente por estudos em torno da dramaturgia (em especial a contemporânea), da escrita de si (autobiografia, autoficção, biografia etc.), intertextualidade e metateatro, com inclinação às representações do vazio, da morte e da condição humana, além de temas referentes a minorias sexuais (teoria queer, homoerotismo etc.). Possui poemas e contos publicados em coletâneas e livros didáticos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ricardo Augusto de Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, Ricardo A.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Letras.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
com período sanduíche em Universitat de Barcelona (Orientador: Anna Caballé Masforroll).
Título: INTERSECÇÕES ENTRE AUTOFICÇÃO CÊNICA E METATEATRO NO TEATRO CONTEMPORÂNEO: ZONAS CREPUSCULARES, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Sonia Aparecida Vido Pascolati.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: autoficção; metateatro; teatro contemporâneo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria do Drama.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária / Especialidade: Autoficção.
2011 - 2013
Mestrado em Letras.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: ESTAS TRÊS PAREDES DO MEU APARTAMENTO: INTERTEXTO, RUPTURA DA ILUSÃO E AUTOFICÇÃO COMO RECURSOS METATEATRAIS EM O HOMEM E A MANCHA, DE CAIO FERNANDO ABREU,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Sonia Aparecida Vido Pascolati.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Caio Fernando Abreu; metateatro; intertextualidade; autoficção.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
2007 - 2010
Graduação em Letras Vernáculas.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: CARTAS AO VENTO: A NÃO REALIZAÇÃO DO AMOR EM CAIO FERNANDO ABREU.
Orientador: Sonia Aparecida Vido Pascolati.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária / Especialidade: Autoficção.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria do Drama.


Formação Complementar


2018 - 2018
Formação do Editor em Literatura Infantil. (Carga horária: 24h).
Casa Educação, CE, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Teoría y práctica de la biografía. (Carga horária: 68h).
Universitat de Barcelona, UB, Espanha.
2014 - 2014
CINEMA EXPRESSIONISTA ALEMÃO. (Carga horária: 3h).
Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, FECILCAM, Brasil.
2013 - 2013
Wordshop: Autoficciones, com Dra. Anna Caballé. (Carga horária: 6h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2013 - 2013
PRODUÇÃO EDITORIAL. (Carga horária: 45h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Aspectos do drama moderno em Portugal. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2011 - 2011
Memorialismo romanesco: abordagem estrutural. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Narrativas curtas e de média extensão de Mia Couto. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2008 - 2008
MÁSCARAS DE DEUS, MÁSCARAS DO DIABO. O SAGRADO. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Estágio de docência, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 9
Outras informações
Disciplina coordenada pela Prof. Dra. Sonia Pascolati (UEL) - Literatura Infanto-juvenil (2014)


Scriba Proj. Editoriais, SCRIBA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente Editorial, Carga horária: 40


Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40
Outras informações
Ministrando disciplinas de PRÁTICAS DE LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO, TÓPICOS DE LITERATURA INFANTIL NO BRASIL, TEATRO BRASILEIRO, TEORIA DO TEATRO I, TEORIA DO TEATRO II, LITERATURA BRASILEIRA: NARRATIVA, LITERATURA BRASILEIRA: LÍRICA e LITERATURA PORTUGUESA.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
REPRESENTAÇÕES DO VAZIO NA LITERATURA DE GONÇALO M. TAVARES
Descrição: Partindo do pressuposto de que o ser humano é tomado como modelo pela Literatura e de que ela procura representá-lo em toda a sua complexidade, esse projeto elege como temática os estudos das representações das experiências intensas do vazio. Cumpre, pois, investigar e demonstrar, nos textos artísticos de Gonçalo M. Tavares, ocorrências de experiências de um profundo sentimento de vazio. Essa perquirição se dirige para diversos campos do conhecimento, mas especialmente para a confluência Literatura-Psicanálise, Literatura-Filosofia e Literatura-Sociologia. Para viabilizar o processo de análise, convocam-se os estudos de Sigmund Freud, Martin Heidegger, Jean Paul Sartre, Zygmunt Bauman, Santiago Kovadloff, Eni Orlandi, entre outros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
ESTUDOS DE DRAMATURGIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA
Descrição: O PROJETO PROPÕE O ESTUDO DE OBRAS NACIONAIS E ESTRANGEIRAS PRODUZIDAS DESDE AS ÚLTIMAS DÉCADAS DO SÉCULO XX ATÉ O INÍCIO DO SÉCULO XXI A FIM DE INVESTIGAR A MULTIPLICIDADE DE DRAMATURGIAS PRODUZIDAS NO BOJO DO TEATRO MODERNO E CARACTERIZAR AS LINHAS DE FORÇA DO TEATRO CONTEMPORÂNEO, ASSIM COMO COMPREENDER AS RELAÇÕES DE RUPTURA E CONTIGUIDADE ENTRE O TEATRO MODERNO E O CONTEMPORÂNEO. PARTE-SE DA PREMISSA DE QUE NÃO É POSSÍVEL DEFINIR SATISFATORIAMENTE A(S) SINTAXE(S) DRAMATÚRGICA(S) ? E AS RESPECTIVAS PROJEÇÕES SOBRE AS PRÁTICAS CÊNICAS ? MODERNA E CONTEMPORÂNEA SE NÃO FOREM CONSIDERADAS AS PECULIARIDADES DAS DRAMATURGIAS, RAZÃO PELA QUAL O PROJETO ESTÁ ABERTO À INVESTIGAÇÃO DOS MAIS VARIADOS DRAMATURGOS. O PROJETO ACOLHERÁ PESQUISAS SOBRE DRAMATURGIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NACIONAL E ESTRANGEIRA NAS MAIS DIVERSAS MODALIDADES: INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, MONOGRAFIA (ESPECIALIZAÇÃO), MESTRADO, DOUTORADO E ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Ricardo Augusto de Lima - Integrante / Sonia Pascolati - Coordenador.
2013 - 2016
TEATRO ÉPICO-DIALÉTICO NO BRASIL: AFINIDADES ELETIVAS ENTRE OS ANOS 1960 E OS 1990.
Descrição: A tradição do teatro épico-dialético tem como uma de suas fontes o teatro de Bertolt Brecht, que não pode ser concebido fora de suas relações contextuais, tendo em vista a exigência de sua atualidade como pressuposto para sua efetivação. No Brasil, os anos 1960 foram muito propícios para uma recepção ativa dessa perspectiva, o que se materializou na estética de grupos como o Arena, o CPC e mesmo o Oficina, numa valorização do teatro de grupo e de novas relações com o público, discutindo, em cada passo, a função social da obra de arte. Cada experimento cênico trazia novas propostas do ponto de vista temático (cidade, campo, fábrica, movimento estudantil etc) e formal (agitprop do CPC, sistema Coringa do Arena). Noutra chave, os anos 1990 viram ressurgir o interesse pelo teatro dialético de grupo, com alguma estabilidade e pesquisa continuada. Como tanto o capitalismo financeiro neoliberal quanto o campo da esquerda mudaram (Schwarz, 1998) e as possibilidades de mudança são diversas, novos caminhos surgem por grupos como a Cia do Latão, o teatro de Narradores e a Cia São Jorge de Variedades, entre outros. O objetivo principal desse projeto de pesquisa institucional é estudar, tanto em perspectiva teórica quanto crítica e analítica, o percurso que vai da recepção crítica da obra de Brecht e do teatro épico no Brasil a partir dos anos 1960, e as retomada dessa linhagem nos anos 1990..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2013
METATEATRO E INTERTEXTO NO TEATRO MODERNO
Descrição: Espera-se que o projeto desperte reflexões teóricas que possibilitem avançar os estudos acerca do metateatro e estabeleça uma relação entre procedimentos metateatrais, recursos intertextuais e modernidade teatral. o desenvolvimento de subprojetos em nível de iniciação científica e pós-graduação redundará em publicações acadêmicas na área de estudos do drama..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2010
METATEATRO E MODERNIDADE TEATRAL BRASILEIRA: UM ESTUDO DA DRAMATURGIA DE OSWALD
Descrição: A pesquisa propõe o estudo dos recursos deflagradores do teatro moderno no Brasil, averiguando em que medida o metateatro é responsável pela renovação dramática ocorrida no início do século XX. Para tanto, propomos o estudo da obra dramatúrgica de Oswald de Andrade, em muitos aspectos renovador do teatro nacional. o corpus de pesquisa abarca, portanto, três textos dramáticos: O homem e o cavalo (1934), O rei da vela (1937) e A morta (1937) de Oswald de Andrade. O aporte teórico contempla estudos acerca do metateatro e dos paradigmas da modernidade dramática. Nossa hipótese, além de considerar o metateatro como possível traço da modernidade teatral nacional, é a de que Oswald contribui significativamente para a fundação do teatro moderno. O projeto pretende a) revisitar os paradigmas da fundação da modernidade do teatro nacional à luz de estudos teóricos sobre metateatro; b) despertar reflexões teóricas que possibilitem avançar os estudos acerca do metateatro; c) estabelecer uma relação entre procedimentos metateatrais e a modernidade teatral brasileira; c) contribuir para a ampliação da produção crítica sobre a obra dramática de Oswald de Andrade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Estação Literária


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Estação Literária


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária/Especialidade: Autoficção.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Dramaturgia.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria do Drama.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Latim
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
XI Concurso de Poesia de Duque de Caxias - Menção Honrosa, Sec. Mun. de Cultura e Turismo de Duque de Caxias e Academia Duquecaxiense de Letras e Artes.
2011
Honra ao Mérito - Láurea Acadêmica, Universidade Estadual de Londrina.
2010
I Prêmio Uberaba de Literatura - Menção Honrosa, Fundação Cultural de Uberaba - MG.
2009
I Concurso Caio Fernando Abreu de Literatura - 2º lugar, Casa do Poeta de Santiago - RS.
2005
Prêmio Dedic Escreve de Literatura - 1º lugar, Dedic - Portugal Telecom.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1LIMA, Ricardo A.2017 LIMA, Ricardo A.. RELAÇÕES ENTRE AUTOFICÇÃO E METATEATRO: UM EXEMPLO NA DRAMATURGIA BRASILEIRA. Revista Impossibilia, v. 13, p. 106-130, 2017.

2.
2LIMA, Ricardo A.2017LIMA, Ricardo A.. BR-TRANS: A AMBIGUIDADE METATEATRAL DA AUTOFICÇÃO. ENTRELACES (UFC), v. 1, p. 174-188, 2017.

3.
4LIMA, Ricardo A.2016LIMA, Ricardo A.. MISOGINIA E ABUSO: O GRITO DA MULHER EM YO NO SOY BONITA. Revista Literatura e Cultura (Rio de Janeiro), v. 11, p. n.p., 2016.

4.
3LIMA, Ricardo A.2014 LIMA, Ricardo A.; PASCOLATI, S. . Autoficção como Recurso Metateatral em Caio Fernando Abreu. SCRIPTA UNIANDRADE, v. 12, p. 106-123, 2014.

5.
5LIMA, Ricardo A.2014LIMA, Ricardo A.. O AMOR NÃO É CEGO, É LOUCO: EFEITO PASSIONAL DA LOUCURA EM DOIS CONTOS DE CAIO FERNANDO ABREU. Revista Criação & Crítica, p. 69-82, 2014.

6.
6LIMA, Ricardo A.2013LIMA, Ricardo A.. A LIBERDADE DE SILVIANO SANTIAGO: A AUTOFICÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA CRÍTICA LITERÁRIA. Revista Olho d'água, v. 5, p. 189-199, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LIMA, Ricardo A.; CAVEQUIA, M. . HISTÓRIAS BEM-CONTADAS: CONTOS DA TRADIÇÃO POPULAR BRASILEIRA. 1. ed. Londrina: Madrepérola, 2018. v. 1. 58p .

2.
LIMA, Ricardo A.; LESLIE, C. . O PRÍNCIPE ATRASADO: UMA PARÓDIA TEATRAL DE CONTOS DE FADAS. 1. ed. Londrina: Madrepérola, 2018. v. 1. 64p .

3.
LIMA, Ricardo A.; CAVEQUIA, M. . HISTÓRIAS BEM-CONTADAS: CONTOS DE FADAS, FÁBULAS E OUTRAS HISTÓRIAS DA ORALIDADE. 1. ed. Londrina: Madrepérola, 2016. v. 1. 74p .

Capítulos de livros publicados
1.
LIMA, Ricardo A.. O PESO DO VÍRUS. In: Ramon Nunes Mello. (Org.). TENTE ENTENDER O QUE TENTO DIZER: POESIA + HIV/AIDS. 1ed.Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2018, v. 1, p. 76-77.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LIMA, Ricardo A.. O porquê de não haver loiras no concurso Globeleza. Jornal de Londrina, Londrina, p. 02 - 02, 09 jan. 2014.

2.
LIMA, Ricardo A.. Vez ou outra. Folha de Londrina, Londrina, 16 nov. 2011.

3.
LIMA, Ricardo A.. Koba. Germina Literatura.

4.
LIMA, Ricardo A.. Uma cena triste. Germina Literatura.

5.
LIMA, Ricardo A.. Sem chance de ressuscitar. Germina Literatura.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, Ricardo A.. 'NO SÉ SI ES UN VERDADERO PARRICIDA': TEBAS LAND E A ATUALIZAÇÃO DE ÉDIPO NO TEATRO CONTEMPORÂNEO. In: 1º ENCONTRO NACIONAL DIÁLOGOS LITERÁRIOS, 2016, CAMPO MOURÃO. Anais do 1º Encontro Nacional de Diálogos Literários: um olhar para as poéticas contemporâneas. Campo Mourão, 2016. v. 1. p. 173-182.

2.
LIMA, Ricardo A.; STUCHI, M. . TÃO SEMPRE A MESMA HORA: 4.48 PSICOSE E O SUICÍDIO NO TEATRO CONTEMPORÂNEO. In: 1º ENCONTRO NACIONAL DIÁLOGOS LITERÁRIOS: UM OLHAR PARA AS POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS, 2016, Campo Mourão. ANAIS DO 1º ENCONTRO NACIONAL DIÁLOGOS LITERÁRIOS: UM OLHAR PARA AS POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS. Campo Mourão, 2016. v. 1. p. 475-481.

3.
LIMA, Ricardo A.; PASCOLATI, S. . O HOMEM E A MANCHA, DE CAIO FERNANDO ABREU: UM DRAMA ÉPICO-LÍRICO. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS - SEPECH, 2014, Londrina. Anais [do] IX Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas. Londrina: UEL, 2014. p. 599-608.

4.
LIMA, Ricardo A.. QUANDO A VIDA VIRA SONHO: UM OLHAR SOBRE O EFEITO DA AUTOFICÇÃO NO TEATRO. In: 3º CIELLI - COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 2014, Maringá. Anais eletrônicos, 2014.

5.
LIMA, Ricardo A.. QUANDO SE PRECISA JULGAR O LIVRO PELA CAPA: A IMPORTÂNCIA DO PROJETO GRÁFICO NA LITERATURA INFANTOJUVENIL. In: VIII COLÓQUIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS: DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS, 2014, Londrina. Anais eletrônicos do VIII Colóquio de Estudos Literários - diálogos e perspectivas, 2014. v. 1. p. 405-413.

6.
LIMA, Ricardo A.. A AUTOFICÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA CRÍTICA LITERÁRIA DE SILVIANO SANTIAGO. In: VIII COLÓQUIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS: DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS, 2014, Londrina. Anais eletrônicos do VIII Colóquio de Estudos Literários - diálogos e perspectivas, 2014. v. 1. p. 394-404.

7.
LIMA, Ricardo A.. CAIO FERNANDO ABREU E O CINEMA: ADAPTAÇÕES E INFLUÊNCIAS. In: 3º ENCONTRO DE DIÁLOGOS LITERÁRIOS: UM OLHAR PARA A INTERTEXTUALIDADE, 2014, Campo Mourão. Anais do 3º Encontro de Diálogos Literários: um olhar para a intertextualidade, 2014. v. 1. p. 212-218.

8.
LIMA, Ricardo A.. QUANDO O TEATRO NÃO OCORRE NO PALCO: ASPECTOS DRAMÁTICOS NA PROSA DE CAIO FERNANDO ABREU. In: 3º ENCONTRO DE DIÁLOGOS LITERÁRIOS: UM OLHAR PARA A INTERTEXTUALIDADE, 2014, Campo Mourão. Anais do 3º Encontro de Diálogos Literários: um olhar para a intertextualidade, 2014. v. 1. p. 518-525.

9.
LIMA, Ricardo A.. O TERROR, A LEMBRANÇA E A ESCRITA: A REVISITAÇÃO DE DIÁRIOS DO HOLOCAUSTO NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI. In: 2º ENCONTRO DE DIÁLOGOS LITERÁRIOS, 2013, Campo Mourão. Anais do 2º Encontro de diálogos literários: um olhar para a diversidade. Campo Mourão: Fecilcam, 2013. p. 241-255.

10.
LIMA, Ricardo A.; PASCOLATI, S. V. . O GÊNERO ÉPICO-LÍRICO-DRAMÁTICO DE CAIO FERNANDO ABREU. In: I SEMINÁRIO NACIONAL DE DRAMATURGIA E TEATRO - TEATRO E INTERMIDIALIDADE, 2013, Londrina. Anais do I Seminário Nacional de Dramaturgia e Teatro. Londrina, 2013. v. 01. p. 138-147.

11.
LIMA, Ricardo A.. PALCOS EM FOCO: ANTÔNIO DE ALCÂNTARA MACHADO E A CRÍTICA MODERNISTA. In: 2º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2012, Maringá. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI, 2012.

12.
LIMA, Ricardo A.. DE EROS A BACO: PRESENÇA DE HOMOSSEXUAIS NO DRAMA MODERNO. In: 2º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários 5º CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, 2012, Maringá. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI, 2012. v. 1.

13.
LIMA, Ricardo A.. A MANCHA E A MANCHA: A METÁFORA DA AIDS NO TEATRO DE CAIO FERNANDO ABREU. In: XX CELLIP - Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2011, Londrina. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. Londrina: UEL, 2011. v. 01.

14.
LIMA, Ricardo A.; PASCOLATI, S. V. . UM NOVO QUIXOTE: INTERTEXTO EM O HOMEM E A MANCHA, DE CAIO FERNANDO ABREU. In: XX CELLIP - Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2011, Londrina. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. Londrina: UEL, 2011. v. 01.

15.
LIMA, Ricardo A.; PASCOLATI, S. V. . ONDE ANDARÁ? IDENTIDADES PERDIDAS E IDENTIDADE ENCONTRADA EM DULCE VEIGA. In: III CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2011, Maringá. Anais do ... Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Maringá: UEM - Departamento de Letras Ed., 2011. v. 02. p. 836-849.

16.
LIMA, Ricardo A.; VIEIRA, Miguel H. B. . TARDE DEMAIS: O EU INSERIDO NO OUTRO EM CAIO FERNANDO ABREU. In: I CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários / IV CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, 2010, Maringá. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI. Maringá: UEM-PLE, 2010. v. 01.

17.
LIMA, Ricardo A.. MOÇAS E RAPARIGAS: A DOR DO AMOR EM INÊS PEDROSA E CÍNTIA MOSCOVICH. In: X SEL - SEMINÁRIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS:, 2010, ASSIS. X SEL - Seminário de Estudos Literários. ASSIS, 2010.

18.
LIMA, Ricardo A.; PASCOLATI, S. V. . EU TERIA TE AMADO NAQUELA NOITE, SABES? O AMOR SOFRIDO E SUA ESCRITURA EM CAIO FERNANDO ABREU. In: VIII-SEPECH - Seminários de Pesquisa em Ciências Humanas, 2010. Anais do VIII Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas - SEPECH. Londrina: Eduel, 2010. v. 01. p. 1832-1846.

19.
LIMA, Ricardo A.. MEMÓRIA E TESTEMUNHO: A MALDIÇÃO DE TER VIVIDO EM ?DAMA DA NOITE?, DE CAIO FERNANDO ABREU. In: I Seminário Brasileiro de Poéticas Orais: Vozes, Performances, Sonoridades, 2010, Londrina. Anais do I Seminário Brasileiro de Poéticas Orais: Vozes, Performances, Sonoridades. Londrina: UEL, 2010. v. 02. p. 643-656.

20.
LIMA, Ricardo A.. PLÂNCTON É UM BICHO QUE BRILHA QUANDO FAZ AMOR: ?TERÇA-FEIRA GORDA? E A POSSIBILIDADE DO AMOR EM CAIO FERNANDO ABREU. In: VII SELISIGNO e VII Simpósio de Leitura da UEL, 2010, Londrina. Anais VII SELISIGNO e VII Simpósio de Leitura da UEL. Londrina: Eduel, 2010. v. 01. p. 01-11.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, Ricardo A.. O SEGREDO MAIS BEM GUARDADO: A EXPERIÊNCIA E A IMPOSSIBILIDADE DO DIZER EM O PAI DA MENINA MORTA, DE TIAGO FERRO. In: V CIELLI ? COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 2018, Maringá. CADERNO DE RESUMOS - SIMPÓSIOS - ESTUDOS LITERÁRIOS, 2018. v. 1. p. 93-93.

2.
LIMA, Ricardo A.. O SILÊNCIO EM DOIS ESPETÁCULOS BRASILEIROS. In: V CONALI (CONGRESSO NACIONAL DE LINGUAGENS EM INTERAÇÃO: Múltiplos Olhares, 2017, Maringá. Caderno de resumos. Maringá, 2017. v. 1. p. 699-699.

3.
LIMA, Ricardo A.. AUTOFICÇÕES CÊNICAS BRASILEIRAS. In: 4º COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS ? CIELLI, 2016, Maringá. Caderno de resumos, 2016. v. 1. p. 435-435.

4.
LIMA, Ricardo A.. RELAÇÕES ENTRE AUTOFICÇÃO E METATEATRO: EXEMPLOS NA DRAMATURGIA BRASILEIRA. In: SEMIOSFERAS/CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE CINE, LITERATURA, MÚSICA Y ARTES ESCÉNICAS: PALABRA, IMAGEN Y ESCRITURAS: LA INTERMEDIALIDAD EN LOS SIGLOS XX Y XXIXXI, 2015, Alcalá de Henares (Madrid). Programa. Alcalá de Henares, 2015. v. 1. p. 57-57.

5.
LIMA, Ricardo A.. QUANDO A VIDA VIRA SONHO: UM OLHAR SOBRE O EFEITO DA AUTOFICÇÃO NO TEATRO. In: III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 2014, Maringá. Resumos dos trabalhos aprovados, 2014. v. 1. p. 801-801.

6.
LIMA, Ricardo A.. CAIO FERNANDO ABREU E O CINEMA: ADAPTAÇÕES E INFLUÊNCIAS. In: 3º ENCONTRO DE DIÁLOGOS LITERÁRIOS: UM OLHAR PARA A INTERTEXTUALIDADE, 2014, Campo Mourão. Caderno de resumos do 3º Encontro de diálogos literários: um olhar para a intertextualidade. Campo Mourão: FECILCAM, 2014. v. 1. p. 59-60.

7.
LIMA, Ricardo A.; FREITAS, E. B. . TEATRO, DRAMATURGIA E LITERATURA: ALGUMAS RELAÇÕES. In: 3º ENCONTRO DE DIÁLOGOS LITERÁRIOS: UM OLHAR PARA A INTERTEXTUALIDADE, 2014, Campo Mourão. Caderno de resumos do 3º Encontro de diálogos literários: um olhar para a intertextualidade. Campo Mourão: FECILCAM, 2014. v. 1. p. 105-105.

8.
LIMA, Ricardo A.. QUANDO O TEATRO NÃO OCORRE NO PALCO: ASPECTOS DRAMÁTICOS NA PROSA DE CAIO FERNANDO ABREU. In: 3º ENCONTRO DE DIÁLOGOS LITERÁRIOS: UM OLHAR PARA A INTERTEXTUALIDADE, 2014, Campo Mourão. Caderno de resumos do 3º Encontro de diálogos literários: um olhar para a intertextualidade. Campo Mourão: FECILCAM, 2014. v. 1. p. 109-110.

9.
LIMA, Ricardo A.. UM OLHAR PARA O HIBRIDISMO DE GÊNEROS: UM EXEMPLO NA LITERATURA ÉPICA-LÍRICA-DRAMÁTICA DE CAIO FERNANDO ABREU. In: 3º ENCONTRO DE DIÁLOGOS LITERÁRIOS: UM OLHAR PARA A INTERTEXTUALIDADE, 2014, Campo Mourão. Caderno de resumos do 3º Encontro de diálogos literários: um olhar para a intertextualidade. Campo Mourão: FECILCAM, 2014. v. 1. p. 26-27.

10.
LIMA, Ricardo A.. A AUTOFICÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA CRÍTICA LITERÁRIA DE SILVIANO SANTIAGO. In: VIII COLÓQUIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS: DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS, 2014, Londrina. CADERNO DE PROGRAMAÇÃO E RESUMOS, 2014. v. 1. p. 80-80.

11.
LIMA, Ricardo A.. QUANDO SE PRECISA JULGAR O LIVRO PELA CAPA: A IMPORTÂNCIA DO PROJETO GRÁFICO NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL. In: VIII COLÓQUIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS: DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS, 2014, Londrina. CADERNO DE PROGRAMAÇÃO E RESUMOS, 2014. v. 1. p. 80-81.

12.
LIMA, Ricardo A.. ?A ÚNICA COISA QUE POSSO FAZER É ESCREVER?: AUTOAFIRMAÇÃO NA OBRA HÍBRIDA E AUTOFICCIONAL DE CAIO FERNANDO ABREU. In: I SEMINÁRIO GÊNEROS HÍBRIDOS DA MODERNIDADE E I SIMPÓSIO MEMÓRIA E REPRESENTAÇÃO LITERÁRIA. ?CONGRESSO INTERNACIONAL: INTERFACES DA MEMÓRIA', 2014, Assis. Caderno de resumos, 2014. v. 1. p. 96-96.

13.
LIMA, Ricardo A.. TRAÇOS DO MELODRAMA E DA PARÓDIA EM A MALDIÇÃO DO VALE-NEGRO, DE CAIO FERNANDO ABREU E LUIZ ARTHUR NUNES. In: IX SEMINÁRIO DE ESTUDOS SOBRE LINGUAGEM E SIGNIFICAÇÃO X SIMPÓSIO DE LEITURA DA UEL 'CONVENÇÕES E OUSADIAS DA LINGUAGEM', 2014, Londrina. Caderno de resumos, 2014. v. 1. p. 118-118.

14.
LIMA, Ricardo A.. QUANDO O TEATRO DEIXA DE SER SONHO: O DOCUMENTÁRIO CÊNICO LUIS ANTONIO-GABRIELA. In: IX SEMINÁRIO DE ESTUDOS SOBRE LINGUAGEM E SIGNIFICAÇÃO X SIMPÓSIO DE LEITURA DA UEL 'CONVENÇÕES E OUSADIAS DA LINGUAGEM', 2014, Londrina. Caderno de resumos, 2014. v. 1. p. 181-181.

15.
LIMA, Ricardo A.. ?A ÚNICA COISA QUE POSSO FAZER É ESCREVER': AUTOAFIRMAÇÃO NA OBRA HÍBRIDA E AUTOFICCIONAL DE CAIO FERNANDO ABREU. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL: INTERFACES DA MEMÓRIA. I SEMINÁRIO GÊNEROS HÍBRIDOS DA MODERNIDADE E I SIMPÓSIO MEMÓRIA E REPRESENTAÇÃO LITERÁRIA., 2014. Caderno de resumos, 2014. p. 96-96.

16.
LIMA, Ricardo A.. UM MOSAICO DE CITAÇÕES: A ESCRITA INTERTEXTUAL EM O HOMEM E A MANCHA, DE CAIO FERNANDO ABREU. In: IV CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação: Múltiplos olhares, 2013, Maringá. Caderno de resumos, 2013. v. 1. p. 239.

17.
LIMA, Ricardo A.. O TERROR, A LEMBRANÇA E A ESCRITA: A REVISITAÇÃO DE DIÁRIOS DO HOLOCAUSTO NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI. In: ENCONTRO DE DIÁLOGOS LITERÁRIOS, 2013, Campo Mourão. Caderno de resumos do 2º Encontro de diálogos literários: um olhar para a diversidade. Campo Mourão: Fecilcam, 2013. v. 01. p. 240-240.

18.
LIMA, Ricardo A.. AUTOFICÇÃO NA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA: APROXIMAÇÕES E PERTINÊNCIAS. In: ENCONTRO DE DIÁLOGOS LITERÁRIOS, 2013, Campo Mourão. Caderno de resumos do 2º Encontro de diálogos literários: um olhar para a diversidade. Campo Mourão: Fecilcam, 2013. v. 01. p. 26-26.

19.
LIMA, Ricardo A.; PASCOLATI, S. V. . O GÊNERO ÉPICO-LÍRICO-DRAMÁTICO DE CAIO FERNANDO ABREU. In: I SEMINÁRIO NACIONAL DE DRAMATURGIA E TEATRO - TEATRO E INTERMIDIALIDADE, 2013, Londrina. Anais do I Seminário Nacional de Dramaturgia e Teatro. Londrina, 2013. v. 01. p. 47-47.

20.
LIMA, Ricardo A.. PALCOS EM FOCO: ANTÔNIO DE ALCÂNTARA MACHADO E A CRÍTICA MODERNISTA. In: 2º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários 5º CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, 2012, Maringá. Caderno de resumos, 2012.

21.
LIMA, Ricardo A.. DE EROS A BACO: PRESENÇA DE HOMOSSEXUAIS NO DRAMA MODERNO.. In: 2º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários 5º CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, 2012, Maringá. Caderno de resumos, 2012.

22.
LIMA, Ricardo A.; PASCOLATI, S. V. . ONDE ANDARÁ? IDENTIDADES PERDIDAS E IDENTIDADE ENCONTRADA EM DULCE VEIGA. In: III CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2011, Maringá. Anais do ... Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2011. v. 01. p. 117-117.

23.
LIMA, Ricardo A.. A MANCHA E A MANCHA: A METÁFORA DA AIDS NO TEATRO DE CAIO FERNANDO ABREU. In: XX CELLIP - Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2011, Londrina. Caderno de Programação e Resumos XX Seminário do CELLIP. Londrina: Eduel, 2011. v. 01. p. 412-412.

24.
LIMA, Ricardo A.; PASCOLATI, S. V. . UM NOVO QUIXOTE: INTERTEXTO EM O HOMEM E A MANCHA, DE CAIO FERNANDO ABREU. In: XX CELLIP - Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2011, Londrina. Caderno de Programação e Resumos XX Seminário do CELLIP. Londrina: Eduel, 2011. v. 01. p. 122-122.

25.
LIMA, Ricardo A.. EU TERIA TE AMADO NAQUELA NOITE, SABES? O AMOR SOFRIDO E SUA ESCRITURA EM CAIO FERNANDO ABREU. In: VIII-SEPECH - Seminários de Pesquisa em Ciências Humanas, 2010, Londrina. Caderno de resumos. Londrina: Eduel, 2010. v. 01.

26.
LIMA, Ricardo A.. MEMÓRIA E TESTEMUNHO: A MALDIÇÃO DE TER VIVIDO EM ?DAMA DA NOITE?, DE CAIO FERNANDO ABREU. In: I Seminário Brasileiro de Poéticas Orais: Vozes, Performances, Sonoridades, 2010, Londrina. Caderno de programação & Resumos, 2010. v. 01. p. 48-48.

27.
LIMA, Ricardo A.. PLÂNCTON É UM BICHO QUE BRILHA QUANDO FAZ AMOR: ?TERÇA-FEIRA GORDA? E A POSSIBILIDADE DO AMOR EM CAIO FERNANDO ABREU. In: VII SELISIGNO e VII Simpósio de Leitura da UEL, 2010, Londrina. O Ser e as Palavras - Caderno de resumos. Londrina: Eduel, 2010. v. 01. p. 135-135.

28.
LIMA, Ricardo A.. MOÇAS E RAPARIGAS: A DOR DO AMOR EM INÊS PEDROSA E CÍNTIA MOSCOVICH. In: X SEL - SEMINÁRIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS:, 2010, ASSIS. Caderno de resumos e programação X SEL - SEMINÁRIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS, 2010. v. 01. p. 105-105.

29.
LIMA, Ricardo A.; VIEIRA, Miguel H. B. . TARDE DEMAIS: O EU INSERIDO NO OUTRO EM CAIO FERNANDO ABREU. In: I CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários / IV CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, 2010, Maringá. Caderno de resumos. Maringá, 2010. v. 01. p. 361-362.

30.
LIMA, Ricardo A.. A SEXUALIDADE DAS METÁFORAS E AS METÁFORAS SEXUAIS EM TRÊS CONTOS DE CAIO FERNANDO ABREU. In: Novas Letras Brasileiras: de 1950 até hoje, 2008, Londrina. Simpósio ?Novas Letras Brasileiras: 1950 até hoje? - resumos, 2008.

31.
LIMA, Ricardo A.. UMA OUTRA VIA CRUCIS DO CORPO: O HOMOSSEXUAL NA OBRA DE CLARICE LISPECTOR. In: Clarice, 30 anos depois, 2007, Londrina. Caderno de resumos, 2007.

Artigos aceitos para publicação
1.
STUCHI, M. ; LIMA, Ricardo A. . O EU É OUTRO: PRIMEIRA E TERCEIRA PESSOA NA AUTOFICÇÃO. SCRIPTA UNIANDRADE, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, Ricardo A.; PASCOLATI, S. . IMAGEM, IMAGINÁRIO E IMAGINAÇÃO NA LITERATURA INFANTIL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LIMA, Ricardo A.. AUTOFICÇÕES CÊNICAS BRASILEIRAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LIMA, Ricardo A.. ?BEM-VINDO AO DESERTO DO REAL?: REALIDADE E FICÇÃO NO TEATRO CONTEMPORÂNEO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LIMA, Ricardo A.; STUCHI, M. . ?TÃO SEMPRE A MESMA HORA?: 4:48 PSICOSE E O SUICÍDIO NO TEATRO CONTEMPORÂNEO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LIMA, Ricardo A.. ?NO SÉ SI ES UN VERDADERO PARRICIDA?: TEBAS LAND E A ATUALIZAÇÃO DE ÉDIPO NO TEATRO CONTEMPORÂNEO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LIMA, Ricardo A.. RELAÇÕES ENTRE AUTOFICÇÃO E METATEATRO: EXEMPLOS NA DRAMATURGIA BRASILEIRA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LIMA, Ricardo A.. LA AUTOFICCIÓN ESCÉNICA, UNA TENDENCIA TRANSATLÁNTICA: ANGÉLICA LIDDELL Y JANAINA LEITE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LIMA, Ricardo A.. O HOMEM E A MANCHA, DE CAIO FERNANDO ABREU: UM DRAMA ÉPICO-LÍRICO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LIMA, Ricardo A.. EU SOU: A POSSIBILIDADE DE UM TEATRO AUTOFICCIONAL E SEUS EFEITOS PERFORMÁTICOS E METATEATRIAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LIMA, Ricardo A.. A AUTOFICÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA CRÍTICA LITERÁRIA DE SILVIANO SANTIAGO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
LIMA, Ricardo A.. QUANDO SE PRECISA JULGAR O LIVRO PELA CAPA: A IMPORTÂNCIA DO PROJETO GRÁFICO NA LITERATURA INFANTOJUVENIL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
LIMA, Ricardo A.. CAIO FERNANDO ABREU E O CINEMA: ADAPTAÇÕES E INFLUÊNCIAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
LIMA, Ricardo A.. QUANDO O TEATRO NÃO OCORRE NO PALCO: ASPECTOS DRAMÁTICOS NA PROSA DE CAIO FERNANDO ABREU. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
LIMA, Ricardo A.. Minicurso minstrado UM OLHAR PARA O HIBRIDISMO DE GÊNEROS: UM EXEMPLO NA LITERATURA ÉPICA-LÍRICA-DRAMÁTICA DE CAIO FERNANDO ABREU. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
LIMA, Ricardo A.. QUANDO A VIDA VIRA SONHO: UM OLHAR SOBRE O EFEITO DA AUTOFICÇÃO NO TEATRO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
LIMA, Ricardo A.. AZUL OU COR-DE-ROSA: A LITERATURA INFANTO-JUVENIL DE TEMÁTICA HOMOAFETIVA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
LIMA, Ricardo A.. PROJETO GRÁFICO E LITERATURA INFANTIL: UM CASAMENTO POSSÍVEL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
LIMA, Ricardo A.. TRAÇOS DO MELODRAMA E DA PARÓDIA EM A MALDIÇÃO DO VALE-NEGRO, DE CAIO FERNANDO ABREU E LUIZ ARTHUR NUNES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
LIMA, Ricardo A.. QUANDO O TEATRO DEIXA DE SER SONHO: O DOCUMENTÁRIO CÊNICO LUIS ANTONIO-GABRIELA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
LIMA, Ricardo A.. ?A ÚNICA COISA QUE POSSO FAZER É ESCREVER?: AUTOAFIRMAÇÃO NA OBRA HÍBRIDA E AUTOFICCIONAL DE CAIO FERNANDO ABREU. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
LIMA, Ricardo A.. O TERROR, A LEMBRANÇA E A ESCRITA: A REVISITAÇÃO DE DIÁRIOS DO HOLOCAUSTO NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
LIMA, Ricardo A.. Minicurso ministrado: AUTOFICÇÃO NA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA: APROXIMAÇÕES E PERTINÊNCIAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
LIMA, Ricardo A.. UM MOSAICO DE CITAÇÕES: A ESCRITA INTERTEXTUAL EM O HOMEM E A MANCHA, DE CAIO FERNANDO ABREU. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
LIMA, Ricardo A.. C'EST MOI: A AUTOFICÇÃO NA HISTÓRIA DA LITERATURA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
LIMA, Ricardo A.. O GÊNERO ÉPICO-LÍRICO-DRAMÁTICO DE CAIO FERNANDO ABREU. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
LIMA, Ricardo A.. DE EROS A BACO: PRESENÇA DE HOMOSSEXUAIS NO DRAMA MODERNO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
LIMA, Ricardo A.. PALCOS EM FOCO: ANTÔNIO DE ALCÂNTARA MACHADO E A CRÍTICA MODERNISTA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
LIMA, Ricardo A.; PASCOLATI, S. V. . ONDE ANDARÁ? IDENTIDADES PERDIDAS E IDENTIDADE ENCONTRADA EM DULCE VEIGA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
LIMA, Ricardo A.; PASCOLATI, S. V. . UM NOVO QUIXOTE: INTERTEXTO EM O HOMEM E A MANCHA, DE CAIO FERNANDO ABREU. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
LIMA, Ricardo A.. 'SOMENTE O ERRO ENSINA A VERDADE': O MAL E A POÉTICA NO METATEATRO DE JEAN GENET. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
LIMA, Ricardo A.. DOM QUIXOTE REVISITADO POR CAIO FERNANDO ABREU. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
LIMA, Ricardo A.. A MANCHA E A MANCHA: A METÁFORA DA AIDS NO TEATRO DE CAIO FERNANDO ABREU. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
LIMA, Ricardo A.. TARDE DEMAIS: O EU INSERIDO NO OUTRO EM CAIO FERNANDO ABREU. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
LIMA, Ricardo A.; PASCOLATI, S. V. . EU TERIA TE AMADO NAQUELA NOITE, SABES? O AMOR SOFRIDO E SUA ESCRITURA EM CAIO FERNANDO ABREU. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
LIMA, Ricardo A.. MEMÓRIA E TESTEMUNHO: A MALDIÇÃO DE TER VIVIDO EM ?DAMA DA NOITE?, DE CAIO FERNANDO ABREU. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
LIMA, Ricardo A.. MOÇAS E RAPARIGAS: A DOR DO AMOR EM INÊS PEDROSA E CÍNTIA MOSCOVICH. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
LIMA, Ricardo A.. PLÂNCTON É UM BICHO QUE BRILHA QUANDO FAZ AMOR: ?TERÇA-FEIRA GORDA? E A POSSIBILIDADE DO AMOR EM CAIO FERNANDO ABREU. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
LIMA, Ricardo A.. A ÚNICA COISA QUE POSSO FAZER É ESCREVER: AUTOFICÇÃO E AUTOAFIRMAÇÃO EM CAIO FERNANDO ABREU. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
LIMA, Ricardo A.. A SEXUALIDADE DAS METÁFORAS E AS METÁFORAS SEXUAIS EM TRÊS CONTOS DE CAIO FERNANDO ABREU. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
LIMA, Ricardo A.. UMA OUTRA VIA CRUCIS DO CORPO: O HOMOSSEXUAL NA OBRA DE CLARICE LISPECTOR. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
LIMA, Ricardo A.. APRESENTAÇÃO. Londrina, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
LIMA, Ricardo A.; CAVEQUIA, M. . A ESCOLA É NOSSA - Língua Portuguesa. SÃO PAULO: SCIPIONE, 2014 (Assistente editorial).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LIMA, Ricardo A.. Parecer ad hoc de artigo para Revista Entrelaces. 2018.

2.
LIMA, Ricardo A.. Parecer ad hoc de artigo para Revista Scripta Uniandrade. 2018.

3.
LIMA, Ricardo A.. Parecer ad hoc de artigo para revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. 2018.

4.
LIMA, Ricardo A.. Parecer ad hoc de artigo para revista Terra Roxa e outras terras. 2018.

5.
LIMA, Ricardo A.. Parecer ad hoc de resenha para revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. 2018.

6.
LIMA, Ricardo A.. Parecer ad hoc de artigo para revista Terra Roxa e outras terras. 2018.


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, Ricardo A.; CAVEQUIA, M. . A ESCOLA É NOSSA: língua portuguesa 2 ano. 2014. (Editoração/Livro).

2.
LIMA, Ricardo A.; CAVEQUIA, M. . A ESCOLA É NOSSA: língua portuguesa 3 ano. 2014. (Editoração/Livro).

3.
LIMA, Ricardo A.; CAVEQUIA, M. . A ESCOLA É NOSSA: língua portuguesa 4 ano. 2014. (Editoração/Livro).

4.
LIMA, Ricardo A.; CAVEQUIA, M. . A ESCOLA É NOSSA: língua portuguesa 5 ano. 2014. (Editoração/Livro).

5.
LIMA, Ricardo A.; CAVEQUIA, M. . A ESCOLA É NOSSA: língua portuguesa 1 ano. 2014. (Editoração/Livro).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
LIMA, Ricardo A.. O lobo e o cordeiro. 2014 (autor).

2.
LIMA, Ricardo A.. O príncipe mais espero que corajoso. 2014 (autor).

3.
LIMA, Ricardo A.. Lenda do Mundo Novo. 2014 (autor).

4.
LIMA, Ricardo A.. Todas as letras.... 2014 (autor).

5.
LIMA, Ricardo A.. Gelatina. 2014 (autor).

6.
LIMA, Ricardo A.. O velho, o Menino e o Burro. 2014 (autor).

7.
LIMA, Ricardo A.. A Zebrinha preocupada (resenha). 2014 (autor).

8.
LIMA, Ricardo A.. Chapeuzinho Vermelho. 2014 (autor).

9.
LIMA, Ricardo A.. A Cigarra e a Formiga. 2014 (autor).

10.
LIMA, Ricardo A.. A bailarina.... 2014 (autor).

11.
LIMA, Ricardo A.. A lenda da mandioca.... 2014 (autor).

12.
LIMA, Ricardo A.. O Minotauro. 2014 (autor).

13.
LIMA, Ricardo A.. O porquê do mito.... 2014 (autor).

14.
LIMA, Ricardo A.. O macaco e a onça: foi assim que escutei.... 2014 (autor).

15.
LIMA, Ricardo A.. Todas as letras.... 2012 (Poema publicado em livro didático).

16.
LIMA, Ricardo A.. Gelatina. 2012 (Poema publicado em livro didático).

17.
LIMA, Ricardo A.. O patinho feio. 2012 (Conto publicado em livro didático).

18.
LIMA, Ricardo A.. A Bela e a Fera. 2012 (Conto publicado em livro didático).

19.
LIMA, Ricardo A.. Clichê. 2012 (Crônica publicada em antologia).

20.
LIMA, Ricardo A.. O velho, o menino e o burro. 2011 (Conto publicado em livro didático).

21.
LIMA, Ricardo A.. Mito.... 2010 (Poema).

22.
LIMA, Ricardo A.. Terrae Brasilis.... 2010 (Poema).

23.
LIMA, Ricardo A.. O Livro ou o Sonho.... 2010 (Poema publicado em livro didático).

24.
LIMA, Ricardo A.. Sobre o amor. 2009 (Conto).

25.
LIMA, Ricardo A.. Rubro. 2009 (Poema).

26.
LIMA, Ricardo A.. Olhares e espelhos. 2009 (Conto).

27.
LIMA, Ricardo A.. Castelo de criança. 2008 (Conto).

28.
LIMA, Ricardo A.. Vezes. 2008 (Poema).

29.
LIMA, Ricardo A.. Cronograma do adeus. 2006 (Conto).

30.
LIMA, Ricardo A.. Obediência vazia. 2006 (Conto).

31.
LIMA, Ricardo A.. O poeta suicida. 2006 (Poema).

32.
LIMA, Ricardo A.. As quatro estações. 2005 (Conto).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SIMON, L. C.; LIMA, Ricardo A.; MARQUES, B. C.. Participação em banca de Thamiris Yuri Silveira Pellizzari. A HOMOSSEXUALIDADE EM CONTOS BRASILEIROS DA DÉCADA DE 1980. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina.

Qualificações de Mestrado
1.
SIMON, L. C.; LIMA, Ricardo A.; MARQUES, B. C.. Participação em banca de Thamiris Yuri Silveira Pellizzari. A HOMOSSEXUALIDADE EM CONTOS BRASILEIROS DA DÉCADA DE 1980. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual de Londrina.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ANDRE, W.; FLORY, A. V.; LIMA, Ricardo A.. Participação em banca de Lara Luiza Oliveira Amaral. ?PLEASE OPEN DE CURTAINS?: AMOR-SUICÍDIO-DESTRUIÇÃO DO EU EM SARAH KANE. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estudos Literários) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

2.
ANDRE, W.; FLORY, A. V.; LIMA, Ricardo A.. Participação em banca de Thaís Regina Bueno da Rocha. NEGAÇÃO DO SUICÍDIO EM TEMPOS DE APOCALIPSE: AS ESTRADAS DE BECKETT E McCARTHY. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estudos Literários) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

3.
ANDRE, W.; LIMA, Ricardo A.; PINEZI, G.. Participação em banca de Karoline Figueiredo Magalhães. O TEMPO DECAPITADO E O SUICÍDIO DE QUENTIN EM O SOM E A FÚRIA, DE FAULKNER. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estudos Literários) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FREGONEIS, G. P.; CASTANHEIRA, L. A.; LIMA, Ricardo A.. Participação em banca de Marina Tosti Lopes.PERFORMANCE COMO CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE: CUIDAR, PERFORMAR, CONHECER. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
FREGONEIS, G. P.; LIMA, Ricardo A.; ANELLI, A.. Participação em banca de Renan Ghiraldi de Oliveira.O TEATRO EXPANDIDO DOS SATYROS: E SE FEZ A HUMANIDADE CIBORGUE EM SETE DIAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
FLORY, A. V.; ROSA, W.; LIMA, Ricardo A.. Participação em banca de NATAEL OLEGÁRIO JR..É PROIBIDO PROIBIR: APONTAMENTOS SOBRE O TEATRO DE RESISTÊNCIA NO BRASIL CONTRA A CENSURA NA DITADURA MILITAR 64-85. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Maringá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
LIMA, Ricardo A.. BANCA DE AVALIAÇÃO da prova de Redação do Vestibular de Inverno 2018. 2018. Universidade Estadual de Maringá.

2.
LIMA, Ricardo A.. BANCA DE AVALIAÇÃO da prova de Redação do PAS- UEM 2017. 2017. Universidade Estadual de Maringá.

3.
LIMA, Ricardo A.. BANCA DE AVALIAÇÃO da prova de Redação do Vestibular de Inverno 2017. 2017. Universidade Estadual de Maringá.

4.
LIMA, Ricardo A.. BANCA DE AVALIAÇÃO da prova de Redação do Vestibular de Verão 2017. 2017. Universidade Estadual de Maringá.

5.
LIMA, Ricardo A.. BANCA DE AVALIAÇÃO da prova de Redação do Vestibular EAD 2017. 2017. Universidade Estadual de Maringá.

6.
LIMA, Ricardo A.. BANCA DE AVALIAÇÃO da prova de Redação do PAS- UEM 2016. 2016. Universidade Estadual de Maringá.

7.
LIMA, Ricardo A.. BANCA DE AVALIAÇÃO da prova de Redação do Vestibular de Verão 2016. 2016. Universidade Estadual de Maringá.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V CIELLI: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS (C. O SEGREDO MAIS BEM GUARDADO: A EXPERIÊNCIA E A IMPOSSIBILIDADE DO DIZER EM O PAI DA MENINA MORTA, DE TIAGO FERRO. 2018. (Congresso).

2.
III ENCONTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DA IMAGEM/ VI ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS DA IMAGEM.IMAGEM, IMAGINÁRIO E IMAGINAÇÃO NA LITERATURA INFANTIL. 2017. (Encontro).

3.
V CONALI (CONGRESSO NACIONAL DE LINGUAGENS EM INTERAÇÃO: Múltiplos Olhares. "Fotografia no verbo: olhares poéticos?. 2017. (Congresso).

4.
V CONALI (CONGRESSO NACIONAL DE LINGUAGENS EM INTERAÇÃO: Múltiplos Olhares. O silêncio em dois espetáculos brasileiros. 2017. (Congresso).

5.
1º Encontro Nacional de Diálogos Literários: um olhar para as poéticas contemporâneas.?NO SÉ SI ES UN VERDADERO PARRICIDA?: TEBAS LAND E A ATUALIZAÇÃO DE ÉDIPO NO TEATRO CONTEMPORÂNEO. 2016. (Encontro).

6.
4º CIELLI ? Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.AUTOFICÇÕES CÊNICAS BRASILEIRAS. 2016. (Outra).

7.
XXXI Encontro Nacional da Anpoll."BEM-VINDO AO DESERTO DO REAL": REALIDADE E FICÇÃO NO TEATRO CONTEMPORÂNEO. 2016. (Encontro).

8.
SEGUNDA JORNADA TRANSATLÁNTICA.LA AUTOFICCIÓN ESCÉNICA, UNA TENDENCIA TRANSATLÁNTICA: ANGÉLICA LIDDELL Y JANAINA LEITE. 2015. (Outra).

9.
SEMIOSFERAS/CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE CINE, LITERATURA, MÚSICA Y ARTES ESCÉNICAS: PALABRA, IMAGEN Y ESCRITURAS: LA INTERMEDIALIDAD EN LOS SIGLOS XX Y XXIXXI. RELAÇÕES ENTRE AUTOFICÇÃO E METATEATRO: EXEMPLOS NA DRAMATURGIA BRASILEIRA. 2015. (Congresso).

10.
29º ENANPOLL - Encontro Nacional da ANPOLL 2014.EU SOU: A POSSIBILIDADE DE UM TEATRO AUTOFICCIONAL E SEUS EFEITOS PERFORMÁTICOS E METATEATRIAS. 2014. (Encontro).

11.
3º CIELLI - COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS.QUANDO A VIDA VIRA SONHO: UM OLHAR SOBRE O EFEITO DA AUTOFICÇÃO NO TEATRO. 2014. (Outra).

12.
3º ENCONTRO DE DIÁLOGOS LITERÁRIOS: UM OLHAR PARA A INTERTEXTUALIDADE.Minicurso ministrado: UM OLHAR PARA O HIBRIDISMO DE GÊNEROS: UM EXEMPLO NA LITERATURA ÉPICA-LÍRICA-DRAMÁTICA DE CAIO FERNANDO ABREU. 2014. (Outra).

13.
I CONGRESSO INTERNACIONAL: INTERFACES DA MEMÓRIA. I SEMINÁRIO GÊNEROS HÍBRIDOS DA MODERNIDADE E I SIMPÓSIO MEMÓRIA E REPRESENTAÇÃO LITERÁRIA.. A ÚNICA COPISA QUE POSSO FAZER É ESCREVER?: AUTOAFIRMAÇÃO NA OBRA HÍBRIDA E AUTOFICCIONAL DE CAIO FERNANDO ABREU. 2014. (Congresso).

14.
IX SELISIGNO E X SIMPÓSIO DE LEITURA DA UEL.Coordenação do Simpósio CONFIGURAÇÕES TEATRAIS NA CONTEMPORANEIDADE. 2014. (Simpósio).

15.
SEMINÁRIO DE PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS - SEPECH.O HOMEM E A MANCHA, DE CAIO FERNANDO ABREU: UM DRAMA ÉPICO-LÍRICO. 2014. (Seminário).

16.
VIII COLÓQUIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS: DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS.QUANDO SE PRECISA JULGAR O LIVRO PELA CAPA: A IMPORTÂNCIA DO PROJETO GRÁFICO NA LITERATURA INFANTOJUVENIL. 2014. (Outra).

17.
2º ENCONTRO DE DIÁLOGOS LITERÁRIOS.Minicurso ministrado: AUTOFICÇÃO NA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA: APROXIMAÇÕES E PERTINÊNCIAS. 2013. (Encontro).

18.
2º ENCONTRO DE DIÁLOGOS LITERÁRIOS.O TERROR, A LEMBRANÇA E A ESCRITA: A REVISITAÇÃO DE DIÁRIOS DO HOLOCAUSTO NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI. 2013. (Encontro).

19.
I SEMINÁRIO NACIONAL DE DRAMATURGIA E TEATRO - TEATRO E INTERMIDIALIDADE.O GÊNERO ÉPICO-LÍRICO-DRAMÁTICO DE CAIO FERNANDO ABREU. 2013. (Seminário).

20.
IV CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação: Múltiplos Olhares. UM MOSAICO DE CITAÇÕES: A ESCRITA INTERTEXTUAL EM O HOMEM E A MANCHA, DE CAIO FERNANDO ABREU. 2013. (Congresso).

21.
IX Fórum de Editoração. 2013. (Outra).

22.
X SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA LITERATURA.C'EST MOI: A AUTOFICÇÃO NA HISTÓRIA DA LITERATURA. 2013. (Seminário).

23.
2º CIELLI- Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. DE EROS A BACO: PRESENÇA DE HOMOSSEXUAIS NO DRAMA MODERNO. 2012. (Congresso).

24.
I Colóquio Internacional "Poéticas da Modernidade". "Somente o erro ensina a verdade": o mal e a poética no metateatro de Jean Genet. 2011. (Congresso).

25.
III CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação. ONDE ANDARÁ? IDENTIDADES PERDIDAS E IDENTIDADE ENCONTRADA EM DULCE VEIGA. 2011. (Congresso).

26.
XII Congresso Internacional da ABRALIC. 2011. (Congresso).

27.
XX CELLIP - Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná.A MANCHA E A MANCHA: A METÁFORA DA AIDS NO TEATRO DE CAIO FERNANDO ABREU. 2011. (Seminário).

28.
1º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários / IV CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários. TARDE DEMAIS: O EU INSERIDO NO OUTRO EM CAIO FERNANDO ABREU. 2010. (Congresso).

29.
I Seminário Brasileiro de Poéticas Orais: Vozes, Performances, Sonoridades.MEMÓRIA E TESTEMUNHO: A MALDIÇÃO DE TER VIVIDO EM ?DAMA DA NOITE?, DE CAIO FERNANDO ABREU. 2010. (Seminário).

30.
V Congresso da ABEH ? ?Desejos, Controles e Identidades?. A ÚNICA COISA QUE POSSO FAZER É ESCREVER: AUTOFICÇÃO E AUTOAFIRMAÇÃO EM CAIO FERNANDO ABREU. 2010. (Congresso).

31.
VIII-SEPECH - Seminários de Pesquisa em Ciências Humanas.EU TERIA TE AMADO NAQUELA NOITE, SABES? O AMOR SOFRIDO E SUA ESCRITURA EM CAIO FERNANDO ABREU. 2010. (Seminário).

32.
VII SELISIGNO e VII Simpósio de Leitura da UEL.PLÂNCTON É UM BICHO QUE BRILHA QUANDO FAZ AMOR: ?TERÇA-FEIRA GORDA? E A POSSIBILIDADE DO AMOR EM CAIO FERNANDO ABREU. 2010. (Seminário).

33.
X SEL - SEMINÁRIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS:.MOÇAS E RAPARIGAS: A DOR DO AMOR EM INÊS PEDROSA E CÍNTIA MOSCOVICH. 2010. (Seminário).

34.
ABEH: RETRATOS DO BRASIL HOMOSSEXUAL ? FRONTEIRAS, SUBJETIVIDADES E DESEJOS. 2008. (Congresso).

35.
Novas Letras Brasileiras: de 1950 até hoje.A SEXUALIDADE DAS METÁFORAS E AS METÁFORAS SEXUAIS EM TRÊS CONTOS DE CAIO FERNANDO ABREU. 2008. (Simpósio).

36.
Clarice, 30 anos depois.Uma outra via crucis do corpo: o homossexual na obra de Clarice Lispector. 2007. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, Ricardo A.. V CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação: Múltiplos Olhares. 2017. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
3LIMA, Ricardo A.2014 LIMA, Ricardo A.; PASCOLATI, S. . Autoficção como Recurso Metateatral em Caio Fernando Abreu. SCRIPTA UNIANDRADE, v. 12, p. 106-123, 2014.



Outras informações relevantes


Aprovado em 2º lugar em Teste Seletivo para Professor Colaborador de Literatura Portuguesa da Universidade Estadual do Estado do Paraná (UNESPAR) - Edital Nº 001/2014. 
Aprovado em 1º lugar Teste Seletivo para Professor Colaborador da Universidade Estadual de Maringá (UEM) - EDITAL 11/2016-PRH
Aprovado em 5º lugar no Concurso Público para Professor de Ensino Superior da Universidade Estadual de Maringá (UEM) - EDITAL 318/2014-PRH



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 5:50:52