Maria Ariádina Cidade Almeida

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  • Última atualização do currículo em 25/09/2018


Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde desenvolve pesquisa sobre os indígenas na formação do Acre: fronteiras, civilização e resistência. Possui graduação em Licenciatura Plena em História, pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA (2009), Mestrado em História pela Universidade Federal do Amazonas- UFAM (2012). Foi bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do Amazonas (FAPEAM), entre 2010 e 2012, e atualmente é professora do quadro efetivo da Universidade Federal do Acre- UFAC atuando nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em História. Possui experiência na área de História, com ênfase em História Social da Amazônia, Judaísmo, História Indígena e Teoria da História. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Ariádina Cidade Almeida
Nome em citações bibliográficas
ALMEIDA, M. A. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Acre, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.
Universidade Federal do Acre
Distrito Industrial
69920900 - Rio Branco, AC - Brasil
Telefone: (68) 39212500
URL da Homepage: www.ufac.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Os indígenas na formação do Acre: Fronteiras, civilização e resistência,
Orientador: Maria Regina Celestino de Almeida.
2010 - 2012
Mestrado em História.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Identidade em construção: historia, memoria e judeus no Amazonas-1930 a 1960,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Dra. Kátia Cilene Couto.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Amazonas, FAPEAM, Brasil.
Palavras-chave: Judaismo, Memória e Identidade.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2007 interrompida
Graduação interrompida em 2010 em Bacharel em Serviço Social.
Universidade Federal do Amazonas-ICSEZ, UFAM, Brasil.
Ano de interrupção: 2010
2005 - 2009
Graduação em Licenciatura Plena em História.
Universidade do Estado do Amazonas-CESP, UEA, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Cartografando escritas: corpo e território. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
2018 - 2018
WORKSHOP INTERNACIONAL JURISDIÇÕES DA (IN)TOLERÂNCIA. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2017 - 2017
História o Rio de Janeiro: Dja Guata Porã | Rio de Janeiro Indígena. (Carga horária: 3h).
Museu de Arte do Rio, MAR, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Histórias e Culturas Indígenas. (Carga horária: 140h).
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em II Mostra de Cinema Africano: Não existe história única. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2014 - 2014
História oral no Brasil: sua história. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2014 - 2014
METODOLOGIAS TRANSDISCIPLINARES NAS CIÊNCIAS SOCIA. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
2012 - 2012
A história oral na America Latina: uma aproximação. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2012 - 2012
Arqueologia em espaços produtivos. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado do Amazonas- CESIT, CESIT/UEA, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Temas em Filosofia Contemporânea. (Carga horária: 60h).
Instituto de Ciencias Sociais Educação e Zootecnia, ICSEZ, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Origens e Fundamentos da Personalidade. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Amazonas-ICSEZ, UFAM, Brasil.
2008 - 2008
Cidadania e Direitos Humanos. (Carga horária: 6h).
Instituto de Ciencias Sociais Educação e Zootecnia, ICSEZ, Brasil.
2007 - 2007
Fotografia, História e Arte. (Carga horária: 16h).
Universidade do Estado do Amazonas-CESP, UEA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2016 - 02/2016
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Historiografia Brasileira
01/2016 - 02/2016
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria III
01/2016 - 02/2016
Treinamentos ministrados , Centro de Filosofia e Ciências Humanas/ História, .

Treinamentos ministrados
Orientação de monitoria da disciplina Teoria da História III, para o discente Silmarques Dias de Souza, durante o 2º semestre de 2015, no curso de Licenciatura em História,
01/2016 - 02/2016
Treinamentos ministrados , Centro de Filosofia e Ciências Humanas/ História, .

Treinamentos ministrados
Orientação de Monitoria
02/2015 - 02/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Filosofia e Ciências Humanas/ História, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Bacharelado em História.
03/2015 - 12/2015
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos em História
Metodologia Científica Aplicada aos Estudos de História I
Teoria da História II
05/2015 - 10/2015
Treinamentos ministrados , Centro de Filosofia e Ciências Humanas/ História, .

Treinamentos ministrados
Orientação de Monitoria
12/2013 - 05/2015
Direção e administração, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, .

Cargo ou função
Supervisora do Curso de Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
09/2014 - 01/2015
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da História III
Pesquisa Histórica II
Teoria da História I
09/2014 - 01/2015
Treinamentos ministrados , Centro de Filosofia e Ciências Humanas/ História, .

Treinamentos ministrados
Orientação de Monitoria
04/2014 - 12/2014
Extensão universitária , Departamento de História, .

Atividade de extensão realizada
Projeto "Assessoria ao Movimento de Mulheres Camponesas".
09/2014 - 11/2014
Ensino, CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM HISTÓRIA E CULTURA AFRO, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Módulo VII: Aprofundamento por Área de Interesse para Conclusão de Curso: Arte e cultura africana e afro-brasileira; e Módulo V ? Cultura Afro-brasileira
05/2014 - 08/2014
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Econômica II
Estudos em História
09/2013 - 01/2014
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da História I
Patrimônio Histórico e Cultural
História Econômica I
05/2013 - 09/2013
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CCFCH - 086 Estudos em História
Historiografia Amazônica
História Econômica II

Universidade do Estado do Amazonas, UEA/ CESIT, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Professora dos cursos de Engenharia Florestal e Agroecologia do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara- CESIT. Disciplinas ministradas: Sociologia Rural, Organização Social Rural, Extensão Rural, Etnoconhecimento e Ética e Meio Ambiente.

Atividades

07/2012 - 12/2012
Ensino, Tecnologia em Agroecologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Etnoconhecimento e Empreendedorismo Rural
07/2012 - 12/2012
Ensino, Engenharia Florestal, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia Rural e Extensão Rural
02/2012 - 06/2012
Ensino, Engenharia Florestal, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Sociologia
02/2012 - 06/2012
Ensino, Tecnologia em Agroecologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Extensão Rural e Organização Social Rural

Escola Estadual Tomaszinho Meirelles, GM3, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Processo Seletivo, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

03/2011 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia
Sociologia
Educação Artística

Universidade do Estado do Amazonas-CESP, UEA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 4

Atividades

09/2011 - 12/2011
Ensino, Licenciatura Plena em História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução aos Estudos Históricos

Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora da Disciplina Sociologia II, Carga horária: 12

Atividades

11/2008 - 11/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Sociais Educação e Zootecnia- ICSEZ, .

Cargo ou função
Voluntária no Processo Seletivo de Bolsistas para os Programas Bolsa Trabalho e Bolsa Permanência no Núcleo de Assuntos Comunitários- NAC.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Os indígenas na formação do Acre: Fronteiras, civilização e resistência
Descrição: Esta pesquisa objetiva compreender os indígenas na formação do Acre a partir da abertura das fronteiras extrativista e agropecuária..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Ariádina Cidade Almeida - Coordenador / Maria Regina Celestino de Almeida - Integrante.
2015 - 2016
As dimensões históricas de temporalidades nas mitologias indígenas do Acre
Descrição: Os mitos indígenas revelam uma dimensão significativa da história e passado das comunidades das quais são oriundos fornecendo as explicações mais variadas às origens e manifestações dos acontecimentos cotidianos. Como os mitos carregam um conjunto de significados que são partilhados socialmente, eles são indispensáveis para compreensão da experiência humana, uma vez que ainda que as narrativas se passem num tempo imemorial, elas recorrentemente são utilizadas no tempo presente. Este projeto pretende fazer uma analise dos mitos indígenas da Amazônia Acreana tentando compreender quais as formas de temporalidades presentes nestas narrativas, através do seu conjunto de significações e referências que se constituem em esquemas interpretativos de pensamento. Como o conhecimento histórico está fincado na perspectiva de temporalidade, espera-se que este projeto contribua com uma analise profícua de como as formas temporais estão enraizadas culturalmente, e ainda que o tempo histórico seja uma construção intelectual que este último não desconsidere o primeiro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Maria Ariádina Cidade Almeida - Coordenador / Teresa Almeida Cruz - Integrante / Carlos Henrique Pires de Jesus - Integrante / Caroline Pinheiro Bandeira - Integrante.
2014 - 2015
Mercado Velho: Conflitos e transformações na dinâmica do espaço
Descrição: O Mercado Velho é um dos principais prédios construídos durante o governo de Hugo Carneiro, que marca o início do processo de urbanização da cidade de Rio Branco. Até as primeiras décadas do século XX, o Acre era organizado com base na cultura e modo de vida local, ou seja, hábitos e costumes trazidos do seringal, inclusive, no que concerne aos estilos de casas. Assim, era comum casas de madeira, prédios simples e improvisados, que no olhar dos sanitaristas, caracterizava-se como impróprios para o viver urbano. A construção de novos prédios previa, então, um redirecionamento dos modos de vida e praticas de trabalho que eram desenvolvidas naquela localidade. Muito antes da construção, trabalhadores de diversos ramos, utilizavam aquele espaço para comercialização dos seus produtos, funcionando como uma feira livre, servindo de espaço não apenas para o comércio, mas, para relações sociais de sociabilidade, negociações e disputas. O modo de vida do seringueiro, sua cultura e representações se distanciava do mundo ordenado, civilizado, e urbano. Suas praticas eram criminalizadas, o que as tornava impróprias para a cidade, válidas apenas para o viver na floresta. Após a inauguração do prédio, nem todos os trabalhadores foram incorporados ao novo espaço, possibilitando assim, que a organização de trabalho antiga, baseada na feira livre, se agrupasse ao entorno do mercado. Depois de sua inauguração, o prédio passou por muitas reformas e revitalizações, e cada transformação no seu espaço, modificou o cotidiano de trabalho de trabalhadores e consumidores que frequentavam aquele espaço. Essas transformações serão pensadas aqui, como dinâmicas espaciais, que provocaram tensões sociais entre trabalhadores, prefeitura e comunidade. A metodologia adotada para esta pesquisa será a consulta em acervos, que guardam fotos e documentos sobre o mercado velho, tais como alvará de funcionamento, fotos, licença para comercio de bebida e outros gêneros, reportagens sobre as revitalizações, e todo noticiaria que enfatize de que forma estas revitalizações alteraram as dinâmica de trabalho. E para compreender os usos da memória, serão entrevistados trabalhadores que ocupam ou ocuparam o mercado velho. A história oral se constituirá na memória viva daquele espaço, fundamental no entendimento de processos sociais e do cotidiano dos trabalhadores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Maria Ariádina Cidade Almeida - Coordenador / Teresa Almeida Cruz - Integrante.
2014 - 2015
A História na condição pós-moderna: Epistemologia e Conhecimento
Descrição: As mudanças culturais ensejadas no mundo ocidental, a partir do início da década de 70, levaram às ciências humanas e sociais a chamada crise de paradigmas, que é quando, uma gama de pensadores passa a questionar a validade/atualidade das teorias totalizantes da história a perda da historicidade e das ?grandes narrativas?. Esses pensadores, conhecidos posteriormente como pós-modernos, analisam os fenômenos sociais contemporâneos como nova condição sócio temporal, que modifica o modo como os homens sentem, pensam e agem em sociedade e forjam uma nova sociabilidade e que portanto, requer das ciências humanas, novas formas de racionalidade. Com o objetivo de compreender como se constituem essas novas formas de racionalidade, esta pesquisa de caráter bibliográfico tem a proposta de selecionar alguns dos principais autores da pós-modernidade, identificando seu núcleo racional, e abrindo possibilidades para se pensar futuras pesquisas no campo da teoria da história. Isto propiciará a atualização do debate historiográfico, uma vez que a História enquanto campo teórico é diretamente influenciada por essa tendência contemporânea..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Maria Ariádina Cidade Almeida - Coordenador / Teresa Almeida Cruz - Integrante.
2012 - 2013
Analisando as relações de gênero dentro de praticas produtivas nas comunidades de São João do Araça e Vila Barbosa
Descrição: O trabalho no contexto da agricultura familiar é composto por objetos de produção, homens e mulheres, que pela divisão sexual do trabalho produzem produtos materiais e relações sociais simbólicas. Esta pesquisa visa fazer uma analise das relações de gênero no campo, a partir da identificação da divisão social do trabalho e da representação que cada individuo faz do trabalho realizado em atividades produtivas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Ariádina Cidade Almeida - Coordenador / Debora Barroso dos Santos - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.
2012 - 2013
Cooperativismo no campo: uma analise das representações subjetivas dos cooperados
Descrição: Este projeto busca fazer um levantamento das formas de organização comunitária, analisando as ações empreendidas por algumas comunidades rurais do município de Itacoatiara/ Am. Apos o levantamento, analisaremos o grau de esclarecimento que os cooperados têm dos valores do cooperativismo e quais representações são partilhadas coletivamente pela cooperativa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Ariádina Cidade Almeida - Coordenador / Fernanda Guimarães Paes - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.
2012 - 2013
Pronaf e agricultura familiar: uma análise dos seus impactos sobre o desenvolvimento rural em Itacoatiara/Am
Descrição: Este projeto visa inicialmente fazer um levantamento das ações do Programa Nacional de Apoio a Agricultura Familiar- PRONAF, que são desenvolvidas no município de Itacoatiara/Am. Esses dados, comparados a proposta da política nacional, serão analisados em função de sua funcionalidade e aplicabilidade em algumas comunidades rurais. A análise identificará os impactos do programa para o desenvolvimento rural através dos seus efeitos na atividade produtiva e na qualidade de vida das populações do campo. Assim, será possível fazer uma avaliação do direcionamento das políticas públicas do campo e quais as perspectivas dessas politicas agrícolas para a região..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Ariádina Cidade Almeida - Coordenador / Daniele Feitosa Fróes - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.


Projetos de extensão


2015 - 2016
Curso de Formação Política para Movimentos Sociais e Estudantis
Descrição: A política é um instrumento indispensável para organização e gerenciamento da vida coletiva, uma vez que é a partir dela que os executores de políticas públicas dão respostas às demandas sociais.No entanto, para que ela funcione gerenciando os interesses de caráter mais geral é necessário que os seus cidadãos estejam aptos a tomar decisões e participar como autores das elaborações políticas. Nisto consiste a importância dos grupos sociais e movimentos em geral, tornar-se colaboradores da gestão da coisa pública. Neste sentido, este projeto de extensão propõe-se a colaborar na formação/capacitação de agentes políticos capazes de compreender as demandas sociais, os direcionamentos e perspectivas que constituem a vida política. As ações do projeto dar-se-ão através de oficinas temáticas regulares e distribuídas em módulos. A metodologia aplicada consiste em dinâmicas de grupos auxiliada por filmes, vídeos, músicas e rodas de conversas. Pretende-se, portanto, contribuir com uma democracia participativa que crie as condições objetivas para a consolidação da cidadania..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Maria Ariádina Cidade Almeida - Coordenador / Teresa Almeida Cruz - Integrante.Financiador(es): Pró-reitoria de Extensão e Cultura - Bolsa.
2014 - 2015
A Amazônia dos viajantes na sala de aula: Ressignificando representações
Descrição: A conquista da Amazônia implicou não apenas um processo de organização política e econômica, mas a constituição colonial dos saberes, da linguagem e do imaginário. Surgiram assim, narrativas sobre a região que guardam em seu cerne o caráter universal da experiência europeia. Este projeto visa interpretar e analisar junto aos alunos do ensino médio, as narrativas de viajantes sobre a Amazônia, evidenciando como o olhar destes viajantes incide nas visões de mundo e nas representações da região e de suas sociedades. Para isso, serão selecionadas crônicas que revelem informações sobre as populações indígenas e o espaço físico, demonstrando como os relatos destes viajantes estão carregados de ideias eurocêntricas, e como estas representações incidem no presente das comunidades. As atividades serão realizadas por meio de palestras, filmes/documentários, exposição de banner e apresentações artístico-culturais. Pretende-se com isso, auxiliar o ensino de história da Amazônia no ensino médio, e ampliar as possibilidades de debate em sala de aula, suprindo, uma necessidade curricular e colaborando com a formação continuada de professores e alunos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Maria Ariádina Cidade Almeida - Coordenador / Teresa Almeida Cruz - Integrante.Financiador(es): Pró-reitoria de Extensão e Cultura - Bolsa.
2014 - 2014
Assessoria ao Movimento de Mulheres Camponesas
Descrição: Este projeto de extensão apoia a organização e lutas do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) do Brasil, criado em 2004 em Brasília, que se tornou uma nova personagem política no cenário brasileiro, na luta pelos direitos destas mulheres e na busca de construção de novas relações entre os seres humanos e a natureza. O Movimento de Mulheres Camponesas é definido por elas como ?a soma de muitas identidades (quilombolas, indígenas, ribeirinhas, quebradeiras de coco, agricultoras, pescadoras artesanais...) que se unificam e se expressam na produção de alimentos saudáveis, nas relações de trabalho, na ação política e social, pela relação de respeito, apego e cuidado com a natureza e na luta pela libertação das mulheres e transformação da sociedade?. A principal luta do MMC é contra o modelo capitalista, patriarcal e racista e pela construção de uma nova sociedade com igualdade de direitos, assumindo como principal luta o Projeto Popular de Agricultura Camponesa Agroecológica, com uma prática feminista, fundamentada na defesa da vida, na mudança das relações humanas e na conquista de direitos. Este projeto assessorou os planejamentos e avaliações do MMC no Acre, bem como elaborou materiais de divulgação e assessorou os encontros das mulheres camponesas no Estado.Também foram realizados estudo das relações de gênero, raça e etnia; e sobre o Projeto de Agricultura Camponesa e Agroecólogica que se constitui em uma das prioridades do movimento..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Maria Ariádina Cidade Almeida - Integrante / Teresa Almeida Cruz - Coordenador.
2012 - 2013
Cidadania e educação ambiental na Comunidade de Boa Esperança- Itacoatiara/AM
Descrição: O projeto promove ações educativas por meio de oficinas temáticas e dias de campo, discutindo a educação ambiental como uma pratica social, e como tal indispensável para condição cidadã. Estas oficinas tem foco no meio ambiente como produto físico e social indispensável para reprodução da vida das sociedades e também como direito de todos. A releitura desse espaço (ambiente), incidirá sobre as ações dos indivíduos que terão subsídios para uma melhor relação homem-natureza..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Ariádina Cidade Almeida - Coordenador.
2008 - 2009
Violência na Escola: necessidade da educação para atuação do jovem na sociedade
Descrição: O principal objetivo do projeto era a partir de cenas e depoimentos coletados, criar um documentário que posteriormente pudesse ser disponibilizado às escolas da rede pública, municipal e estadual do município..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Maria Ariádina Cidade Almeida - Integrante / Sandréia Pantoja Lobato - Coordenador.Financiador(es): Pro- Reitoria de Extensão - Auxílio financeiro.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALMEIDA, M. A. C.2017ALMEIDA, M. A. C.. Por ?outras histórias? possíveis: A História e a Antropologia na análise dos mitos indígenas. REVISTA DIGITAL DO INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA- UNILA, v. I, p. 13-25, 2017.

2.
ALMEIDA, M. A. C.2017ALMEIDA, M. A. C.; CRUZ, T. A. . Os Huni Kuin entre o regime do seringal e o regime tutelar. RELACult â013 Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 3, p. 1-12, 2017.

3.
ALMEIDA, M. A. C.2015 ALMEIDA, M. A. C.; CRUZ, T. A. . Mulheres Judias e suas trajetórias familiares. Arquivo Maaravi (UFMG), v. 09, p. 2-385, 2015.

4.
ALMEIDA, M. A. C.2009 ALMEIDA, M. A. C.; BARROS, R.V. . Economia solidária: experiência de bairros populares de Parintins-AM. Marupiara, v. III, p. 9-174, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ALMEIDA, M. A. C.; CRUZ, T. A. (Org.) . II Congresso Pan Amazônico e VIII Encontro Regional Norte de História Oral: Memórias e Diversidades Culturais nas Amazônias. I. ed. Rio Branco: Editora da Universidade Federal do Acre- EDUFAC, 2014. 310p .

Capítulos de livros publicados
1.
ALMEIDA, M. A. C.; CRUZ, T. A. . Os involuntários da pátria: Povos indígenas e segurança nacional na Amazônia Ocidental, 1964-1985. In: Paulo Giovani Antonino Nunes; Pere Petit; Reinaldo Lindolfo Lohn. (Org.). Utopia e repressão: 1968 no Brasil. 1ªed.Salvador, BA: Sagga, 2018, v. , p. 31-.

2.
ALMEIDA, M. A. C.; CRUZ, T. A. . Quando o índio amansa o branco: resistências e movimentos indígenas no Acre. In: SILVA, Giovani José da; SILVA, Cleube Alves da.. (Org.). Protagonismos Indígenas na História do Norte do Brasil. 1ªed.Palmas, TO: Nagô, 2017, v. , p. 13-38.

3.
DANIEL JUNIOR, G. M. ; ALMEIDA, M. A. C. . A transmutação das formas de trabalho na Amazônia Brasileira (1616 a 1750) e a acumulação do capital na Europa. In: Renan Albuquerque, Michel Justamand, Camilo Sanchez, Josenildo Souza. (Org.). Fronteiras de Saberes. Ied.Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2016, v. , p. 239-253.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, M. A. C.; SANTOS, L. 0. . História, natureza e etnografia indígena nos relatos de Tastevin, Parrissier. In: XIII Jornadas Andinas de Literatura Latinoamericanas, 2018, Rio Branco, AC. Anais da XIII Jornadas Andinas de Literatura Latinoamericanas. Rio Branco, AC: Nepan, 2018. p. 813-821.

2.
ALMEIDA, M. A. C.; CRUZ, T. A. . Protagonismo e resistência do movimento indígena do Acre. In: XVII Enconro de História da Anpuh-Rio: Entre o local e o global, 2016, Nova Iguaçu, RJ. Anais do XVII Encontro de História da Anpuh Rio. Rio de Janeiro: Anpuh - RJ, 2016. p. 1-9.

3.
ALMEIDA, M. A. C.; JESUS, C. H. P. . A relação História e Sujeito Nas Palavras e as Coisas de Michael Foucault. In: XXVIII Simpósio Nacional de História: Lugares dos historiadores: velhos e novos desafios, 2015, Florianopólis, SC. Anais eletrônicos - XXVIII Simpósio Nacional de História: velhos e novos desafios, 2015. p. 01-08.

4.
ALMEIDA, M. A. C.. Catraieiros do rio Acre: Cotidiano e trabalho através de relatos orais. In: XII Encontro Nacional de História Oral Política, Ética e Conhecimento, 2014, Teresina, PI.. Anais [recurso eletrônico]/ XII Encontro da Associação Brasileira de História Oral. Teresina, PI: ABHO, 2014. v. 12. p. 1-9.

5.
ALMEIDA, M. A. C.. IDENTIDADES PÓS-MIGRATÓRIAS: MEMÓRIAS DE FILHOS DE JUDEUS. In: II Congresso Pan-amazônico e VIII Encontro Regional Norte de História Oral, 2014, Rio Branco, Acre. II Congresso Pan-Amazônico e VIII Encontro Regional Norte de História Oral - Anais. Rio Branco, AC: Editora da Universidade Federal do Acre EDUFAC, 2013. p. 194-210.

6.
ALMEIDA, M. A. C.. Identidades pós-migratórias: história. In: II Congresso Pan Amazônico e VIII Encontro Regional Norte de História Oral, 2013, Rio Branco. CONGRESSO Pan-Amazônico. Encontro Regional Norte de História Oral. II: VIII, Memórias e Diversidades Culturais nas Amazônias. Rio Branco: Editora da Universidade Federal do Acre- EDUFAC, 2013. p. 11-310.

7.
ALMEIDA, M. A. C.. A imigração judaica no Amazonas. In: I Seminário Internacional de História do Tempo Presente, 2011, Florianópolis. Anais do I Seminário Internacional História do Tempo Presente. Florianópolis/SC: UDESC/FAED - Programa de Pós-Graduação em História, 2011. v. I. p. 01-2333.

8.
ALMEIDA, M. A. C.; NOGUEIRA, Francisco Marcos . Fotografia: fragmentos da realidade e da subjetividade gravados na memória. In: Colóquio Nacional Poeticas do imaginário da Cátedra Amazonense de Estudos Literarios, 2009, Manaus. Anais do Colóquio Nacional Poéticas do Imaginário:literatura, história, memória. Manaus: UEA edições, 2009. v. I. p. 8-692.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, M. A. C.; CRUZ, T. A. . Os Huni Kuin entre o regime do seringal e o regime tutelar. In: I Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura - SEMLACult, 2017, Foz do Iguaçu, PR. Anais | Anais I Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura - SEMLACult. Foz do Iguaçu, PR: CLAEC, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, M. A. C.; SANTOS, L. 0. . História, natureza e etnografia indígena nos relatos de Tastevin, Parrissier. In: XIII Jornadas Andinas de Literatura Latinoamericanas, 2018, Rio Branco, AC. Caderno de Resumos da XIII Jornadas Andinas de Literatura Latinoamericanas. Rio Branco, AC: Nepan, 2018. p. 193-193.

2.
ALMEIDA, M. A. C.. Releituras de protagonismo indígena no Rã-txa Hu-ni-kui de Capistrano de Abreu. In: XXIX Simpósio Nacional de História, 2017, Brasília. Caderno de Resumos do XXIX Simpósio Nacional de História - Contra os preconceitos : História e Democracia.. Brasília: ANPUH, 2017. p. 2121-2122.

3.
ALMEIDA, M. A. C.. Releituras de protagonismo indígena no Rã-txa Hu-ni-kui de Capistrano de Abreu. In: XXIX Simpósio Nacional de História: Contra os preconceitos - História e democracia, 2017, Brasília, DF. Caderno de Resumos do XXIX Simpósio Nacional de História: Contra os preconceitos - História e democracia. Brasília: ANPUH, 2017. p. 2121-2122.

4.
ALMEIDA, M. A. C.; CRUZ, T. A. . Protagonismo e resistência do movimento indígena do Acre. In: XVII Enconro de História da Anpuh-Rio: Entre o local e o global, 2016, Nova Iguaçu, RJ. Caderno de Resumos - XVII Encontro de História da Anpuh Rio. Rio de Janeiro: Anpuh - RJ, 2016. p. 433-433.

5.
ALMEIDA, M. A. C.; CRUZ, T. A. . Experiências plurais: historiografia de mulheres da floresta amazônica.. In: 9º Seminário Brasileiro de História da Historiografia, 2016, Vitória, ES. Caderno de Resumos - 9º Seminário Brasileiro de História da Historiografia. Vitória, ES: UFES, 2016. p. 116-116.

6.
ALMEIDA, M. A. C.. A relação história e sujeito Nas palavras e as coisas de Michel Foucault. In: XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianópolis, Sc. Simpósio Nacional de História (28).ANPUH, 2015. Florianópolis: Anpuh, 2015. p. 432.

7.
ALMEIDA, M. A. C.; LIMA, F. L. S. . Mercado Velho: conflitos e transformações na dinâmica do espaço. In: 66ª Reunião Anual da SBPC, 2014, Rio Branco, AC.. Anais/Resumos da 66ª Reunião Anual da SBPC, 22-27, julho, 2014. São Paulo: SBPC, 2014.

8.
ALMEIDA, M. A. C.. O indígena nos relatos de Alexandre Rodrigues Ferreira. In: V Encontro Internacional de História Colonial, 2014, Maceio. V Encontro Internacional de História Colonial: Cultura, Escravidão e Poder na Expansão Ultramarina, Sec. XVI e XIX. Maceio: EDUFAL, 2014. v. I. p. 14-173.

9.
ALMEIDA, M. A. C.. IDENTIDADES PÓSMIGRATÓRIAS: MEMÓRIAS DE FILHOS DE JUDEUS. In: II Congresso Pan-Amazônico e VIII Encontro Regional Norte de História, 2014, Rio Branco, Acre. Caderno de Resumos do II Congresso Pan-Amazônico e VIII Encontro Regional Norte de História Oral. Rio Branco, AC: Editora da Universidade Federal do Acre EDUFAC, 2013. p. 29-29.

10.
ALMEIDA, M. A. C.. Migrações e Identidade na Amazonia: a colonia judaica em Parintins. In: VI Simposio Internacional de Estudos Caribenhos, 2010, São Luís. Territorialidades e Influencias Afro-Caribenhas nas Américas. São Luís: Edufma, 2010. p. 9-84.

11.
ALMEIDA, M. A. C.. Lembranças da cidade de Parintins-AM na década de 50. In: V Encontro de História Oral da Região Norte: Culturas e Múltiplas Narrativas, 2007, Boa VIsta. Caderno de Resumos. Boa VIsta/ RR: Editora da UFRR, 2007. v. 1. p. 3-34.

Apresentações de Trabalho
1.
ALMEIDA, M. A. C.; SANTOS, L. 0. . História, Natureza e Etnografia Indígena nos relatos de Tastevin, Parrisier. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
ALMEIDA, M. A. C.; CRUZ, T. A. . Os povos indígenas na construção das fronteiras do Brasil e Peru. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
CRUZ, T. A. ; ALMEIDA, M. A. C. . PROTAGONISMO FEMININO NO XAMANISMO PANO NO ACRE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ALMEIDA, M. A. C.. Releituras de protagonismo indígena no Rã-txa Hu-ni-kui de Capistrano de Abreu. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
ALMEIDA, M. A. C.; CRUZ, T. A. . Os Huni Kui entre o regime do seringal e o regime tutelar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
ALMEIDA, M. A. C.; CRUZ, T. A. . Protagonismo e resistência do movimento indígena do Acre. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
ALMEIDA, M. A. C.; CRUZ, T. A. . Experiências plurais: historiografia de mulheres da floresta amazônica.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
ALMEIDA, M. A. C.. Narrativas míticas Huni Kuin e suas historicidades.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
ALMEIDA, M. A. C.; JESUS, C. H. P. . A relação história e sujeito Nas Palavras e as Coisas de Michel Foucault. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
ALMEIDA, M. A. C.. Catraieiros do Rio Acre: Cotidiano e Trabalho através dos relatos orais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
ALMEIDA, M. A. C.. A LEI 11.645/2008 E AS REFORMAS DO ESTADO: RESISTÊNCIAS E DINÂMICAS SÓCIO-POLÍTICAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ALMEIDA, M. A. C.. Identidades Pós-Migratórias: memórias e histórias de filhos de judeus. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
ALMEIDA, M. A. C.. Memória e trabalho: trabalhadores extrativistas do baixo Amazonas nos anos 50. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
ALMEIDA, M. A. C.. A imigração judaica no Amazonas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
ALMEIDA, M. A. C.. Migrações e Identidade na Amazônia: a colonia judaica em Parintins. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
ALMEIDA, M. A. C.; NOGUEIRA, Francisco Marcos . Roraima terra de migrantes: memória de migrantes nordestinos a partir da década de 1970. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ALMEIDA, M. A. C.. Buscando o passado reconstruindo viveres: o declinio da empresa Fabril Juta no município de Parintins/AM. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ALMEIDA, M. A. C.. Lembranças da cidade de Parintins na década de 50. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ALMEIDA, M. A. C.. Parecerista da Editora da Universidade Federal do Acre-EDUFAC. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
ALMEIDA, M. A. C.. Formação política para movimentos sociais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ALMEIDA, M. A. C.. A Amazônia dos viajantes na sala de aula. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
ALMEIDA, M. A. C.; ALBUQUERQUE, G. R. . História oral, memória social e seus impasses. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ALMEIDA, M. A. C.. Judeus na Amazônia. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
LEAL, J. P. ; ALMEIDA, M. A. C. . O pensamento medieval. 2008. Teatral.

Outras produções artísticas/culturais
1.
TELLES, T. ; ALMEIDA, M. A. C. . Festival Literario Internacional da Floresta- FLIFLORESTA. 2009 (Festival Literário).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ALMEIDA, M. A. C.; PADILHA, M. A. O.; UCHOA, J. M. S.. Participação em banca de Cristiana da Silva Fabrício. Capoeira na Escola Cunha Vasconcelos em busca da cultura e da identidade afro-brasileira. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM HISTÓRIA E CULTURA AFRO) - Universidade Federal do Acre.

2.
SILVA, M. C.; ALMEIDA, M. A. C.; REZENDE, L. S.. Participação em banca de Jaqueline de Oliveira Cavalcante. O sentido da diversidade cultural na escola: relatos de uma intervenção na Escola Rural Floresta de Cruzeiro do Sul. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM HISTÓRIA E CULTURA AFRO) - Universidade Federal do Acre.

3.
CRUZ, T. A.; ALMEIDA, M. A. C.; ROCHA, F. R.. Participação em banca de Maria de Fátima da Silva e Silva. DESMISTIFICAÇÃO DA CULTURA E IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA: A CONSCIENTIZAÇÃO DO EDUCANDO DO 9º ANO DA ESCOLA DION THAUMATURGO. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM HISTÓRIA E CULTURA AFRO) - Universidade Federal do Acre.

4.
ROCHA, F. R.; ALMEIDA, M. A. C.; Hélio Moreira d Costa Júnior. Participação em banca de Francisco Artemiso Moura Carneiro. PRECONCEITO E RACISMO SOBRE A COR DA PELE HUMANA NA TURMA DO 3º ANO ?A? DA ESC. PMC. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM HISTÓRIA E CULTURA AFRO) - Universidade Federal do Acre.

5.
POLASTRINI, L. F.; ALMEIDA, M. A. C.; RIBEIRO, G. C.. Participação em banca de Linete Pequeno da Silva Maia. Entre compassos culturais: O carimbó dança e rítmo afro-brasileiro. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM HISTÓRIA E CULTURA AFRO) - Universidade Federal do Acre.

6.
ALMEIDA, M. A. C.; ALBUQUERQUE, N.B.M.; CARVALHO, R.M.. Participação em banca de Silvanete de Lima Maia. A CONTRIBUIÇÃO DO NEGRO NA FORMAÇÃO DA CULTURA BRASILEIRA: CULINÁRIA, MÚSICA E DANÇA NA ESCOLA BRIGADEIRO EDUARDO GOMES. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em UNIAFRO: Política de Promoção da Igualdade Racial) - Universidade Federal do Acre.

7.
ALMEIDA, M. A. C.; ALBUQUERQUE, N.B.M.; K, D.S.. Participação em banca de Bartolomeu Lima da Costa. PRÁTICAS E VIVÊNCIAS AFIRMATIVAS PARA VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE ÉTNICA NO IFAC - CAMPUS TARAUACÁ: a criação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena - NEABI como instrumento de inclusão étnico-racial. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em UNIAFRO: Política de Promoção da Igualdade Racial) - Universidade Federal do Acre.

8.
ALMEIDA, M. A. C.; ALBUQUERQUE, N.B.M.; SILVA, A.C.. Participação em banca de AMANDA SHAYRA DO NASCIMENTO LIMA. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A IGUALDADE RACIAL NA ESCOLA FENELON MANOEL. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em UNIAFRO: Política de Promoção da Igualdade Racial) - Universidade Federal do Acre.

9.
ALMEIDA, M. A. C.; ALBUQUERQUE, N.B.M.; COSTA, C.A.F.. Participação em banca de Nívea de Souza Cavalcante. COMBATE AO PRECONCEITO RACIAL NA ESCOLA ESTADUAL JOANA RIBEIRO AMED: UM OLHAR CRÍTICO-REFLEXIVO DE UMA TURMA DO PROJETO PORONGA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em UNIAFRO: Política de Promoção da Igualdade Racial) - Universidade Federal do Acre.

10.
ALMEIDA, M. A. C.; SILVA, J.F.; LEICHEWEZ, V.. Participação em banca de Ericelia Rodrigues Braga. Práticas educacionais de promoção da igualdade racial na escola Maria Socorro Frota.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em UNIAFRO: Política de Promoção da Igualdade Racial) - Universidade Federal do Acre.

11.
ALBUQUERQUE, N.B.M.; ALMEIDA, M. A. C.; COSTA, C.A.F.. Participação em banca de Edmun Klippel Pereira. Combate ao preconceito racial no Ensino Fundamental em Brasileia: relatos de projeto de intervenção pedagógica no 4º ano B, do turno vespertino na Escola Municipal Ruy Lino.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em UNIAFRO: Política de Promoção da Igualdade Racial) - Universidade Federal do Acre.

12.
ALBUQUERQUE, N.B.M.; ALMEIDA, M. A. C.; COSTA, C.A.F.. Participação em banca de Maria de Nazaré Menezes Araújo. O Combate ao preconceito racial na Escola Municipal de Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano José Ruy da Silveira Lino.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em UNIAFRO: Política de Promoção da Igualdade Racial) - Universidade Federal do Acre.

13.
ALBUQUERQUE, N.B.M.; ALMEIDA, M. A. C.; COSTA, C.A.F.. Participação em banca de Gueiler de Oliveira Viana. Violência e preconceito racial na Escola Municipal de Ensino Fundamental do 1º ao 5º José Ruy da Silveira Lino.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em UNIAFRO: Política de Promoção da Igualdade Racial) - Universidade Federal do Acre.

14.
ALBUQUERQUE, N.B.M.; ALMEIDA, M. A. C.; COSTA, C.A.F.. Participação em banca de José Alberto de Aquino Machado. Igualdade Racial na Escola: uma análise da Escola Municipal Elson Dias Dantas na cidade de Brasileia- Acre.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em UNIAFRO: Política de Promoção da Igualdade Racial) - Universidade Federal do Acre.

15.
ALMEIDA, M. A. C.; CRUZ, T. A.; ALBUQUERQUE, N.B.M.. Participação em banca de Antônio Farias. Educação e Multiculturalismo: Uma análise das práticas pedagógicas na escola rural Ruy Azevedo.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em UNIAFRO: Política de Promoção da Igualdade Racial) - Universidade Federal do Acre.

16.
ALBUQUERQUE, N.B.M.; ALMEIDA, M. A. C.; K, D.S.. Participação em banca de Daniele Barroso Camelo. A aplicação da legislação de educação e cultura afro-brasileira e indígena na escola de ensino médio Belo Porvir. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em UNIAFRO: Política de Promoção da Igualdade Racial) - Universidade Federal do Acre.

17.
ALBUQUERQUE, N.B.M.; ALMEIDA, M. A. C.; K, D.S.. Participação em banca de Lucélia Monteiro Borges. Violência e preconceito racial como elementos propulsores dos ciclos restaurativos no 3º ano da Escola Municipal Elson Dias Dantas. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em UNIAFRO: Política de Promoção da Igualdade Racial) - Universidade Federal do Acre.

18.
MORAIS, D. S. N.; ALMEIDA, M. A. C.; CRUZ, T. A.. Participação em banca de Francisco Sirdelilson Oliveira da Silva. MANIFESTAÇÃO IDENTITÁRIA AFRO-BRASILEIRA NO AMBIENTE ESCOLAR CRUZEIRENSE ATRAVÉS DO HIP HOP. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM HISTÓRIA E CULTURA AFRO) - Universidade Federal do Acre.

19.
COSTA, G. M.; ALMEIDA, M. A. C.; FONTES, L. S.. Participação em banca de Maria Auxiliadora Souza Castelo Branco. As interfaces da dança como intervenções da arte em busca de compreensões étnico-raciais. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM HISTÓRIA E CULTURA AFRO) - Universidade Federal do Acre.

20.
SILVA, M. C.; ALMEIDA, M. A. C.; REZENDE, L. S.. Participação em banca de Silvania Lima Verde. A escola como locus de difusão afro-brasileira: Uma reflexão a partir do trabalho de professores da Escola Estadual Maria Lima de Souza em Cruzeiro do Sul. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM HISTÓRIA E CULTURA AFRO) - Universidade Federal do Acre.

21.
PADILHA, M. A. O.; ALMEIDA, M. A. C.; SILVA, A.M.. Participação em banca de Elen Cristina Freire de Souza. O ressignificado do dia vinte de novembro na escola Padre Carlos Kunz. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM HISTÓRIA E CULTURA AFRO) - Universidade Federal do Acre.

22.
POLASTRINI, L. F.; ALMEIDA, M. A. C.; MORAIS, D. S. N.. Participação em banca de Jamison Barroso Marques. HIP HOP: CULTURA E IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM HISTÓRIA E CULTURA AFRO) - Universidade Federal do Acre.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CRUZ, T. A.; CABRAL, R. G.; ALMEIDA, M. A. C.. Participação em banca de Aldenice Macêdo Leão.A INSERÇÃO DA AGROECOLOGIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO, TEORIAS E PRÁTICAS: ProJovem Campo Saberes da terra, uma análise da aplicação da Agroecologia no cotidiano da Escola Estácio de Sá no Município de Itacoatiara-AM. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) - Universidade do Estado do Amazonas.

2.
ALMEIDA, M. A. C.; CRUZ, T. A.; BASSINI, F.. Participação em banca de Fernanda Guimarães Paes.COOPERATIVISMO: uma análise das concepções subjetivas dos sócios da Cooperativa dos produtores rurais da AM010 - COOPRAM sobre a doutrina cooperativista.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) - Universidade do Estado do Amazonas.

3.
CRUZ, T. A.; ALMEIDA, M. A. C.; CADIOLLI, S. T. B.. Participação em banca de Talitta de Oliveira Moreno.A PRESENÇA DA MULHER NOS SERINGAIS ACREANOS DURANTE O SEGUNDO SURTO DA BORRACHA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Acre.

4.
BASSINI, Fabio; ALMEIDA, M. A. C.; FERREIRA, R. G.. Participação em banca de Daniele Feitosa Froes.Os impactos do Pronaf na dimensão produtiva da comunidade de Boa Esperança. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade do Estado do Amazonas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ALMEIDA, M. A. C.; ASSIS, F. P.; SMOLY, T.; ROCHA, A.. EDITAL Nº 10/2013 ? PROGRAD-Colégio de Aplicação-CAP. 2013. Universidade Federal do Acre.

Outras participações
1.
ALMEIDA, M. A. C.; CARVALHO, Joelma; BASSINI, Fabio. Banca de avaliação parcial de projetos de extensão do Programa Institucional de Extensão- PROGEX. 2013. Universidade do Estado do Amazonas- CESIT.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
56º Congreso Internacional de Americanistas. Os povos indígenas na construção das fronteiras do Brasil e Peru. 2018. (Congresso).

2.
I Congreso Internacional de Políticas Públicas en Defensa de la Inclusion, , la Diversidad y el Género. PROTAGONISMO FEMININO NO XAMANISMO PANO NO ACRE. 2018. (Congresso).

3.
III Congresso Internacional de enfrentamento ao tráfico de pessoas. 2018. (Congresso).

4.
WORKSHOP INTERNACIONAL JURISDIÇÕES DA (IN)TOLERÂNCIA. 2018. (Outra).

5.
XIII Jornadas Andinas de Literatura Latinoamericana (Jalla): Éticas e poéticas dos mundos andinos amazônicos: Trânsitos de saberes, linguagens e culturas.História, Natureza e Etnografia Indígena nos relatos de Tastevin, Parrisier. 2018. (Outra).

6.
13º Mundos de Mulheres & Fazendo Gênero 11: Transformações, conexões, deslocamentos. 2017. (Seminário).

7.
Ações e resistência das mulheres indígenas na luta pela terra. 2017. (Seminário).

8.
I Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura: "A mundialização da cultura na globalização e os processos decoloniais na América Latina" na.Os Huni Kui entre o regime do seringal e o regime de tutela. 2017. (Seminário).

9.
XIII Jornadas Internacionais de Estudos das Monarquias Ibéricas. Nações em movimento. Índios, africanos e cristãos-­‐novos nos impérios ibéricos ultramarinos. 2017. (Outra).

10.
XXIX Simpósio Nacional de História: Contra os preconceitos - História e democracia.Releituras de protagonismo indígena no Rã-txa Hu-ni-kui de Capistrano de Abreu. 2017. (Simpósio).

11.
150 Anos de Euclides da Cunha. 2016. (Seminário).

12.
80 anos da extradição de Olga Benário Prestes. 2016. (Seminário).

13.
9º Seminário Brasileiro de História da Historiografia.Experiências Plurais: historiografia de mulheres da floresta amazônica. 2016. (Seminário).

14.
II Encontro de História Indígena e do Indigenismo da Amazônia.Os mitos Huni Kui e suas historicidades. 2016. (Simpósio).

15.
II Encontro de História Indígena e do Indigenismo da Amazônia.Narrativas míticas Huni Kuin e suas historicidades.. 2016. (Simpósio).

16.
II Mostra de Cinema Africano. 2016. (Outra).

17.
Seminário ReXistir na Terra ano II. 2016. (Seminário).

18.
XVII Encontro de História da Anpuh-Rio: Entre o local e o global.Protagonismo e resistência do movimento indígena do Acre. 2016. (Encontro).

19.
XXVIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA.A relação história e sujeito Nas Palavras e as Coisas de Michel Foucault. 2015. (Simpósio).

20.
5º Encontro Internacional de História Colonial: Cultura, Escravidão e Poder na Expansão Ultramarina (Sec. XVI ao XIX).O indígena nos relatos de Alexandre Rodrigues Ferreira. 2014. (Encontro).

21.
66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Mercado Velho: Conflitos e Transformações na dinâmica do Espaço. 2014. (Congresso).

22.
Ciclo de Palestras "Relações étnico-raciais na formação d identidade afro-brasilei. 2014. (Outra).

23.
I Encontro Internacional E. P. Thompson: História e Perspectiva.A LEI 11.645/2008 E AS REFORMAS DO ESTADO: RESISTÊNCIAS E DINÂMICAS SÓCIO-POLÍTICAS. 2014. (Encontro).

24.
Palestra Vinte anos de poesia. 2014. (Outra).

25.
XII Encontro nacional de História Oral.Catraeiros do rio Acre: cotidiano e trabalho através dos relatos orais. 2014. (Encontro).

26.
XII Encontro Nacional de História Oral Política, Ética e Conhecimento.Catraieiros do Rio Acre: Cotidiano e Trabalho através dos relatos orais. 2014. (Encontro).

27.
XVI Semana de História: "A pesquisa e o ensino: conhecimento histórico, meio ambiente e diálogos sociais.O ingresso e a permanência de jovens das camadas populares no ensino superior. 2014. (Outra).

28.
II Congresso Pan-Amazônico e VIII Encontro Regional Norte de História Oral. Identidades pós migratórias: histórias de filhos de judeus. 2013. (Congresso).

29.
XXXII ENEH- Encontro Nacional dos Estudantes de História. 2013. (Encontro).

30.
VI Semana de Ciência e Tecnologia. 2012. (Outra).

31.
XI Encontro Nacional de História Oral: Memória Democracia e Justiça.Memória e Trabalho: trabalhadores extrativistas do baixo Amazonas. 2012. (Encontro).

32.
I Seminário Internacional de História do Tempo Presente.A imigração judaica no Amazonas. 2011. (Seminário).

33.
VI Simposio Internacional de Estudos Caribenhos.Migrações e Identidade de judeus na Amazônia: a colonia judaica em Parintins. 2010. (Simpósio).

34.
II SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES.UM OLHAR AMAZÔNICO ATRAVÉS DAS FOTOGRAFIAS. 2009. (Seminário).

35.
II SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES.História ambiental: Uma perspectiva de entender a relação homem natureza. 2009. (Seminário).

36.
VI Encontro Regional Norte de História Oral: Oralidade, meio ambiente e Amazônia.Roraima terra de migrantes: memória de migrantes nordestinos a partir da década de 1970. 2009. (Encontro).

37.
XXI Encontro Regional de Estudantes de História- Norte/Nordeste.BUscando o passado recontruindo viveres: o declínio da epresa Fabril Juta no municipio de Parintins/AM. 2009. (Encontro).

38.
Encontro Internacional de Arqueologia Amazônica. 2008. (Encontro).

39.
II Fórum Arqueologia e Turismo na Amazônia. 2008. 2008. (Outra).

40.
II Seminário Cultura Popular, Patrimônio Imaterial e Cidades: Culturas populares em meio urbano.. 2008. (Seminário).

41.
Poder Local: O Desafio da Democracia. 2008. (Seminário).

42.
Simpósio Turismo e Arqueologia: pesquisa e metodologias de planejamento. 2008. (Simpósio).

43.
V Encontro de História Oral da Região Norte: Culturas e Múltiplas Narrativas.Lembranças da cidade de Parintins-AM na década de 50. 2007. (Encontro).

44.
II Semana de História: Cultura, Memória, História e Historiografia: A interdisciplinalidade em foco.. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALMEIDA, M. A. C.; CRUZ, T. A. . II Congresso Pan-Amazônico e VIII Encontro Regional Norte de História Oral: memórias e diversidades culturais nas Amazõnias. 2013. (Congresso).

2.
CRUZ, T. A. ; ALMEIDA, M. A. C. . II Congresso Pan-Amazônico e VIII Encontro Regional Norte de História Oral. 2013. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
CRISTIANA DA SILVA FABRICIO. CAPOEIRA NA ESCOLA CUNHA VASCONCELOS EM BUSCA DA CULTURA E DA IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM HISTÓRIA E CULTURA AFRO) - Universidade Federal do Acre. Orientador: Maria Ariádina Cidade Almeida.

2.
Nívea de Souza Cavalcante. Combate ao preconceito racial na Escola Estadual Joana Ribeiro Amed: um olhar crítico reflexivo de uma turma do Projeto Poronga. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em UNIAFRO: Política de Promoção da Igualdade Racial) - Universidade Federal do Acre. Orientador: Maria Ariádina Cidade Almeida.

3.
Ericélia Rodrigues Braga. Práticas educacionais de promoção da igualdade racial na Escola Maria Socorro Frota. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em UNIAFRO: Política de Promoção da Igualdade Racial) - Universidade Federal do Acre. Orientador: Maria Ariádina Cidade Almeida.

4.
Bartolomeu Lima da Costa. Práticas e vivências afirmativas para valorização da diversidade étnica no IFAC - Campus Tarauacá: a criação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena - NEABI como instrumento de inclusão. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em UNIAFRO: Política de Promoção da Igualdade Racial) - Universidade Federal do Acre. Orientador: Maria Ariádina Cidade Almeida.

5.
Amanda Shayra do Nascimento Lima. Práticas pedagógicas para a igualdade racial na Escola Fenelon Manoel. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em UNIAFRO: Política de Promoção da Igualdade Racial) - Universidade Federal do Acre. Orientador: Maria Ariádina Cidade Almeida.

6.
Antonio Farias. Educação e multiculturalismo:uma análise das práticas pedagógicas da Escola Rui Azevedo. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em UNIAFRO: Política de Promoção da Igualdade Racial) - Universidade Federal do Acre. Orientador: Maria Ariádina Cidade Almeida.

7.
Silvanete de Lima Maia. A contribuição do negro na formação da cultura brasileira: culinária, música e dança na Escola Rui Azevedo. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em UNIAFRO: Política de Promoção da Igualdade Racial) - Universidade Federal do Acre. Orientador: Maria Ariádina Cidade Almeida.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fernanda Guimarães Paes. COOPERATIVISMO: uma análise das concepções subjetivas dos sócios da Cooperativa dos produtores rurais da AM010 - COOPRAM sobre a doutrina cooperativista.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agroecologia) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Maria Ariádina Cidade Almeida.

2.
Aldenice Macêdo Leão. A INSERÇÃO DA AGROECOLOGIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO, TEORIAS E PRÁTICAS: ProJovem Campo Saberes da terra, uma análise da aplicação da Agroecologia no cotidiano da Escola Estácio de Sá no Município de Itacoatiara-AM. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agroecologia) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Maria Ariádina Cidade Almeida.

3.
Daniele Feitosa Froes. Os Impactos do Pronaf na dimensão produtiva da Comunidade de Boa Esperança. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Maria Ariádina Cidade Almeida.

Iniciação científica
1.
Caroliny Pinheiro Bandeira. As dimensões históricas de temporalidades nas mitologias indígenas. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Acre. Orientador: Maria Ariádina Cidade Almeida.

2.
Caroline Pinheiro Brandão. AS DIMENSÕES HISTÓRICAS DE TEMPORALIDADES NAS MITOLOGIAS INDÍGENAS DO ACRE. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Acre. Orientador: Maria Ariádina Cidade Almeida.

3.
Carlos Henrique Pires de Jesus. AS DIMENSÕES HISTÓRICAS DE TEMPORALIDADES NAS MITOLOGIAS INDÍGENAS DO ACRE. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Acre. Orientador: Maria Ariádina Cidade Almeida.

4.
Carlos Henrique Pires de Jesus. As dimensões históricas de temporalidades nas mitologias indígenas. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Acre. Orientador: Maria Ariádina Cidade Almeida.

5.
Denise Gama da Silva. Mercado velho: conflitos e transformações na dinâmica do espaço. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Acre. Orientador: Maria Ariádina Cidade Almeida.

6.
Rivanda Macedo Alves. Mercado Velho: conflitos e transformações na dinâmica do espaço. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Acre. Orientador: Maria Ariádina Cidade Almeida.

7.
Carlos Henrique Pires de Jesus. A história na condição pós-moderna: epistemologia econhecimento. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Acre. Orientador: Maria Ariádina Cidade Almeida.

8.
Isabelle Silva do Nascimento. A história como condição pós-moderna: epistemologia e conhecimento. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Acre. Orientador: Maria Ariádina Cidade Almeida.

9.
Debora Barroso dos Santos. ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE GÊNERO DENTRO DAS PRÁTICAS PRODUTIVAS NAS COMUNIDADES : SÃO JOÃO DO ARAÇÁ E VILA BARBOSA- AM. 2012. Iniciação Científica - Universidade do Estado do Amazonas- CESIT, Fundação de Amparo a Pesquisa do Amazonas. Orientador: Maria Ariádina Cidade Almeida.

10.
Daniele Feitosa Froes. Pronaf e agricultura familiar: uma análise dos seus impactos sobre o desenvolvimento rural em Itacoatiara/Am. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Amazonas. Orientador: Maria Ariádina Cidade Almeida.

11.
Débora Barroso dos Santos. Analisando as relações de gênero dentro de praticas produtivas nas comunidades de São João do Araça e Vila Barbosa. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Agroecologia) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Amazonas. Orientador: Maria Ariádina Cidade Almeida.

12.
Fernanda Guimarães Paes. Cooperativismo no campo: uma analise das representações subjetivas dos cooperados. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Agroecologia) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Amazonas. Orientador: Maria Ariádina Cidade Almeida.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
ALMEIDA, M. A. C.2009 ALMEIDA, M. A. C.; BARROS, R.V. . Economia solidária: experiência de bairros populares de Parintins-AM. Marupiara, v. III, p. 9-174, 2009.


Livros e capítulos
1.
ALMEIDA, M. A. C.; CRUZ, T. A. (Org.) . II Congresso Pan Amazônico e VIII Encontro Regional Norte de História Oral: Memórias e Diversidades Culturais nas Amazônias. I. ed. Rio Branco: Editora da Universidade Federal do Acre- EDUFAC, 2014. 310p .


Apresentações de Trabalho
1.
ALMEIDA, M. A. C.. Catraieiros do Rio Acre: Cotidiano e Trabalho através dos relatos orais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Cursos de curta duração ministrados
1.
ALMEIDA, M. A. C.; ALBUQUERQUE, G. R. . História oral, memória social e seus impasses. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALMEIDA, M. A. C.; CRUZ, T. A. . II Congresso Pan-Amazônico e VIII Encontro Regional Norte de História Oral: memórias e diversidades culturais nas Amazõnias. 2013. (Congresso).




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