Petronio Cabral Ferreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9978939947111485
  • Última atualização do currículo em 11/03/2018


Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia Mauá e Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Cruzeiro do Sul. É professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo desde 2008. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Petronio Cabral Ferreira
Nome em citações bibliográficas
FERREIRA, P. C.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de São Paulo, Unidade Guarulhos.
Avenida Salgado Filho, 3501
Vila Rio de Janeiro
07115000 - Guarulhos, SP - Brasil
Telefone: (11) 23044250
URL da Homepage: www.ifsp.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Ensino de Ciências.
Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
Título: O ensino de energia a partir de uma sequência didática que valorize o conhecimento prévio dos estudantes.,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Rita de Cássia Frenedozo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2011
Especialização em Formação de Professores para o Ensino Superior. (Carga Horária: 510h).
Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Título: Cursos superiores de Tecnologia: O desafio da qualidade e o dilema da aceitação..
Orientador: Jacqueline de Blasi.
2000 - 2005
Graduação em Engenharia Mecânica.
Instituto Mauá de Tecnologia, IMT, Brasil.
Título: Modelagem matemática de um motor pulso-jato.
Orientador: João Carlos Martins Coelho.




Atuação Profissional



Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Tecnologico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Leciona nos cursos Técnico, Tecnólogo e Engenharia de Controle e Automação Industrial. Disciplinas ministradas: Mecânica do fluidos; Resistência dos materiais; Ensaios mecânicos; Tecnologia dos Materiais; Tecnologia de Usinagem; Desenho Técnico; Hidráulica e Pneumática.


Rayton Industrial S.A., RAYTON, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheiro Mecânico, Carga horária: 44
Outras informações
Atuação no departamento de Projeto e Produção. Empresa fabricante de engrenagens, cilindrica de dentes retos e helicoidais, coroa e pinhão fabricados pelo sistema Gleason. Elaboração de processos de forjamento, usinagem em torno CNC e centros de Usinagem Romi e Okuma, fresamento e tratamento térmico.


E.E.Almirante Marquês de Tamandaré, TAMANDARÉ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Titular de cargo efetivo, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica II, Carga horária: 20
Outras informações
Ensino Médio. Disciplinas ministradas FÍSICA


Scania Latin América, SCANIA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário de Engenharia Mecânica, Carga horária: 44
Outras informações
Estágio na Engenharia de Produto de Motores Industriais e Marítimos. Atuando no projeto do produto, fabricação de protótipos, acompanhando primeira montagem na linha da fábrica, realização de testes para homologação da instalação do cliente, cálculo de radiadores, quilhas e trocadores diversos, adequação de sistema elétrico. Visita aos clientes para discutir parâmetros técnicos, tais como mudança de projeto, problemas de qualidade, análise de garantia, embalagem, transporte, etc. Principais clientes: Catterpilar, Case New Holland, Estaleiros, Santal Máquinas Agrícolas, dentre outros. Visita aos fornecedores para verificar capacidade de produção, atendimento as normas, controle de qualidade, adequação de projeto e desenvolvimento de novos fornecedores. Principais fornecedores: Visconde Radiadores, Freudenberg, Bosch, Siemens, Metalúrgica Suprens, dentre outros.


Instituto Mauá de Tecnologia, IMT, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário de Engenharia Mecânica, Carga horária: 44
Outras informações
Estágio na divisão de Motores e Veículos Acompanhamento de testes realizados em motores nos bancos de prova dinamométricos, instrumentação de motores, análise de desempenho, atendimento a normas específicas dos clientes: Renault, Fiat, GM, Mercedes Bens e MWM. Realização de manutenção preventiva e preditiva.


TRW Automotive Ltda, TRW, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário de Engenharia Mecânica, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio na Engenharia de Processo e Qualidade na fábrica de Cintos de Segurança e Mecanismos de Direção. Inicialmente trabalhando na fábrica de Cintos de Segurança, projetando Poka Yoke, elaborando folha de verificação, calculando e otimizando tempo de setup, folha de processo, fluxograma de processo. Posteriormente trabalhando na fábrica de Mecanismos de Direção, atuei na produção de protótipos, elaboração de documentação para apresentar proposta ao cliente: onde se destacam: PPAP, FEMEA, Diagrama de causa e efeito, Histograma, Diagrama de dispersão, Gráficos de controle, Capacidade de processo.


DaimlerCrhysler do Brasil, DCBR, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Operador de máquinas, Carga horária: 44
Outras informações
Atuação como operador de máquinas CNC, que realizavam operações de fresamento, usinagem de precisão e desbaste, controlando o dimensional das operações utilizando paquímetro, micromêtro, súbito, relógio comparador e rugosimetro. Posteriormente fiz treinamento para programação e preparação de máquinas, e passei a trabalhar com o controle de qualidade e processo de produção, participando dos grupos de 5S e melhoria contínua.



Projetos de extensão


2016 - 2016
II Semana da Automação Industrial
Descrição: Evento realizado entre os dias 16 e 20 de maio de 2016, projeto (extensão) cadastrado no SIGProj - site http://sigproj1.mec.gov.br - protocolo 236734.1125.257581.10052016.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Petronio Cabral Ferreira - Coordenador / Claudemir Claudino Alves - Integrante / João Alves Pacheco - Integrante.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERREIRA, P. C.2015 FERREIRA, P. C.; CARNIELLO, A. . MODELAGEM MATEMÁTICA DE SISTEMAS HIDRÁULICOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Sinergia (IFSP. Online), v. 16, p. 9-16, 2015.

2.
FERREIRA, P. C.2014 FERREIRA, P. C.; FRENEDOZO, R. . Análise dos conhecimentos prévios de alunos do ensino médio sobre o tema energia. Revista de Produção Discente em Educação Matemática, v. 3, p. 100-114, 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, P. C.; CARNIELLO, A. ; FRENEDOZO, R. . Uma análise de adequação da metodologia de análise de vizinhança a partir de um conceito obrigatório para avaliação de mapas conceituais. In: Sixth International Conference on Concept Mapping, 2014, Santos. Concept mapping to learn and innovate: proceedings of the Sixth, 2014. v. 3. p. 780-784.

2.
FERREIRA, P. C.; CARNIELLO, A. . Utilização de Modelagem Matemática para o ensino de hidráulica industrial. In: XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2014, Juiz de Fora. XLII COBENGE, 2014.

3.
FERREIRA, P. C.; SCHIMIGUEL, J. ; FRENEDOZO, R. . Utilização de um ambiente virtual de aprendizagem para o ensino de hidráulica iindustrial. In: XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2013, Gramado. XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2013.

4.
FERREIRA, P. C.; FRENEDOZO, R. ; Silveira, I. F. . MAPAS CONCEITUAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO TÉCNICO. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013.

5.
FERREIRA, P. C.; FRENEDOZO, R. . ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE O TEMA ENERGIA. In: Encontro de Produção Discente, 2013, São Paulo. Encontro de Produção Discente, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, P. C.. O ensino de energia para alunos do ensino médio considerando situações cotidianas. In: 2nd International Congress of Science Education, 2014, Foz do Iguaçu. ICSE 2014, 2014.


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FERREIRA, P. C.. Percursos e perspectivas para o Proeja no IFSP. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SIVIERO, D. A.; FERREIRA, P. C.; KANESHIRO, P. J. I.. Participação em banca de Anderson de Araujo Lira e Guilherme da Silva Sierra.Controlador eletrônico de água residencial com aproveitamento de água de chuva. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Automação Industrial) - Instituto Federal de São Paulo.




Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERREIRA, P. C.; ALVES, C. C. ; PACHECO, J. A. . II Semana da Automação Industrial. 2016. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/01/2019 às 11:40:07