Caetano Castro Roso

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7076856521673788
  • Última atualização do currículo em 23/10/2018


Atualmente professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IF/UFRGS), vinculado ao Departamento de Física. É doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT/UFSC; 2017), linha de pesquisa Implicações Sociais da Ciência e da Tecnologia na Educação. É Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM; 2014), vinculado à linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas. É graduado em Licenciatura em Física pela UFSM (2011). Integra o Grupo de Estudos Temáticos em Ciência-Tecnologia-Sociedade (GETCTS), vinculado ao Centro de Educação (CE/UFSM), desde 2008 e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (SC), vinculado ao Centro de Educação (CED/UFSC), desde 2014. Trabalha na área de Educação em Ciências / Ensino de Física com ênfases em Currículo, Formação de Professores, perspectiva educacional de Paulo Freire e movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), dedicando especial atenção à vertente latino-americana (PLACTS). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Caetano Castro Roso
Nome em citações bibliográficas
ROSO, C. C.;ROSO, CAETANO CASTRO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Física, Departamento de Física.
Av. Bento Gonçalves, 9500
Agronomia
91501970 - Porto Alegre, RS - Brasil - Caixa-postal: 15051
Telefone: (51) 33086465
URL da Homepage: www.if.ufrgs.br


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2017
Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Transformações na Educação CTS: uma proposta a partir do conceito de Tecnologia Social, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Demétrio Delizoicov Neto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação CTS; Relações CTS; Educação em Ciências; Tecnologia Social (TS); Paulo Freire; Pensamento Latino-Americano em CTS (PLACTS).
2012 - 2014
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: A Participação na Construção do Currículo: práticas educativas vinculadas ao movimento CTS,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Décio Auler.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS); Educação em Ciências; Currículo; Participação; Paulo Freire; Pensamento Latino-Americano em CTS (PLACTS).
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação em Ciências.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2011
Graduação em Licenciatura em Física.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente Ensino Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Instituto de Física / Departamento de Física

Atividades

03/2018 - Atual
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FIS01181 - Física I-C

Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Atuando na área de Ensino de Física no âmbito do Curso de Licenciatura em Educação do Campo.

Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador
Outras informações
Participação em projeto de pesquisa: A Gênese dos Projetos de Extensão Universitária na Unipampa Campus Alegrete;

Atividades

01/2017 - 01/2018
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Calor, Ambiente e uso de Energia
Construindo Conhecimentos de Física no Ensino Fundamental
Construindo Conhecimentos de Física no Ensino Médio
Estágio Supervisionado Ensino de Física
Leis Físicas do Movimento
Orientação de Tempo Comunidade nas reginalizações de Bagé/Candiota e Santana do Livramento
01/2017 - 01/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Licenciatura em Educação do Campo - UNIPAMPA, .

Cargo ou função
Banca em processo seletivo simplificado Edital 35/2017 - Educação do Campo e Ensino de Biologia.

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Estudante de Doutorado PPGECT, Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado (PPGECT)
Outras informações
Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor orientador de TCC, Carga horária: 4
Outras informações
Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital, http://educacaonaculturadigital.ufsc.br/

Atividades

03/2014 - 12/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, .

11/2016 - 06/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Gestão PROEX/CAPES - PPGECT/UFSC, .

Cargo ou função
Representante discente.
11/2014 - 10/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, .

Cargo ou função
Colegiado Delegado do PPGECT/UFSC - Representante Discente.

Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Estudante de Mestrado, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado

Vínculo institucional

2005 - 2011
Vínculo: Estudante de Graduação, Enquadramento Funcional: Estudante de Graduação
Outras informações
01/2009-07/2009: Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS, no projeto "A Abordagem Temática na Educação em Ciências". 08/2009-07/2010: Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Universidade Federal de Santa Maria - PIBIC/CNPq/UFSM, no projeto "Configurações Curriculares na Educação em Ciências: caracterização a partir de temas". 08/2010-07/2011: Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Universidade Federal de Santa Maria - PIBIC/CNPq/UFSM, no projeto "Configurações Curriculares na Educação em Ciências: caracterização a partir de temas".

Atividades

04/2012 - 08/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM).

Cargo ou função
Colegiado do PPGE/UFSM - Representante Discente.
06/2007 - 11/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Física - CCNE - UFSM, .

Cargo ou função
Colegiado do Curso de Física - Representante Discente.
06/2007 - 12/2008
Ensino, Monitoria Laboratório de Física I, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Monitoria Laboratório de Física I
Regime de 12 horas semanais

Associação de Pós-Graduandos da UFSM, AGP/UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Coordenador Financeiro, Enquadramento Funcional: Coordenador Financeiro
Outras informações
Gestão APG Agora!


Pré-Vestibular Popular Alternativa - PRE - UFSM, PVPA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 3
Outras informações
Aulas ministradas em 2008: 44 horas-aula. Aulas ministradas em 2009: 51 horas-aula. Aulas ministradas em 2010: 145 horas-aula. Aulas ministradas em 2011: 50 horas-aula.

Atividades

05/2008 - 12/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física Geral
03/2010 - 05/2011
Direção e administração, Equipe de Física - PVP Alternativa, .

Cargo ou função
Coordenador de Equipe.

Escola Estadual de Ensino Médio Professora Naura Teixeira Pinheiro, EEEMPNTP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 3
Outras informações
Total de aulas ministradas: 49 horas-aula.

Atividades

03/2010 - 07/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física Geral


Linhas de pesquisa


1.
Formação de Professores
2.
Docência no Ensino Superior
3.
Epistemologia e Ensino de Ciências
4.
Movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS)
5.
Pensamento Latino-Americano em Ciência-Tecnologia-Sociedade (PLACTS)


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Articulação Freire-CTS como parâmetro para a identificação de temas/demandas locais: por um ensino de física socialmente aderente
Descrição: O presente projeto consiste em articulação entre formação de profissionais, ensino escolar, extensão universitária e pesquisa acadêmica. O mesmo tem sua previsão de execução organizada em três ações que visam a aproximação da universidade com a comunidade, a identificação de temas/problemas/demandas locais a fim de serem construídas intervenções organizadas em torno desses temas e/ou sinalizarem horizontes a serem buscados no sentido de solucionar tais problemas/demandas através de incidência em políticas públicas ou mesmo o desenvolvimento de conhecimentos junto a universidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Caetano Castro Roso - Coordenador.
2012 - 2017
Ciência-Tecnologia-Sociedade: dimensões da não-neutralidade

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Décio Auler em 20/03/2014.
Descrição: A origem do denominado movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), com repercussões na Educação em Ciências, está associada ao questionamento da suposta neutralidade da Ciência-Tecnologia. Na Educação em Ciências, no contexto brasileiro, CTS pode ser considerada uma linha de pesquisa em crescimento, num processo de consolidação. Contudo, como vem sendo caracterizada a não neutralidade da Ciência-Tecnologia, no âmbito da pesquisa em Educação em Ciências, no contexto brasileiro, que tem como objeto CTS? Este constitui o problema de pesquisa. No que tange ao encaminhamento teórico-metodológico, constitui-se de pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, sendo o corpus de análise constituído a partir de artigos presentes em nove periódicos, editados no Brasil, da área de Educação em Ciências. Este será submetido a análise textual discursiva. Objetivos: - Caracterizar a abordagem dada à não neutralidade da Ciência-Tecnologia, no âmbito da Educação em Ciências, no contexto brasileiro, que tem como objeto de pesquisa o campo Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), buscando aprofundamento da compreensão sobre a não neutralidade da Ciência-Tecnologia; - Caracterizar a abordagem da não neutralidade em ações educativas; - Sinalizar encaminhamentos para a Educação em Ciências que contribuam para a compreensão da não neutralidade da CT, particularmente no campo CTS. Projeto interinstitucional (UFSM, UFSC e IFF), aprovado e financiado no âmbito do Edital Universal 2011. PRORROGADO até fevereiro de 2015..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .

Integrantes: Caetano Castro Roso - Integrante / Décio Auler - Coordenador / Rosemar Ayres dos Santos - Integrante / Suiane Ewerling da Rosa - Integrante / Neiva Maria Frizon Auler - Integrante / Demétrio Delizoicov - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2011 - 2015
A Gênese dos Projetos de Extensão Universitária na Unipampa ? Campus Alegrete
Descrição: Ensino, Pesquisa e Extensão são as bases que sustentam a Universidade. Particularmente no que se refere à extensão, esta resulta de investigações das demandas locais/regionais ou são decisões unilaterais das equipes dos projetos? No presente projeto buscamos, através da análise das minutas de projetos de extensão da Universidade Federal do Pampa - Campus Alegrete, analisar a extensão universitária em uma perspectiva mais democrática e social. A abordagem metodológica adotada será a Análise Textual Discursiva, constituída de um ciclo formado de três elementos, a unitarização, a categorização e a comunicação. Os principais referenciais teóricos utilizados são as contribuições do educador brasileiro Paulo Freire e de Pensadores Latino-Americanos sobre Ciência-Tecnologia-Sociedade (PLACTS), tais como Amílcar Herrera e Renato Dagnino..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Caetano Castro Roso - Integrante / Antonio Marcos Teixeira Dalmolin - Coordenador / Décio Auler - Integrante / Tiago Belmonte Nascimento - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal do Pampa - Auxílio financeiro.
2011 - 2012
Produzir, Produzir e Produzir: quais problemas de pesquisa?
Descrição: Parte-se do pressuposto da necessidade de problematização da relação linear/causal, progressivamente naturalizada, entre qualidade e relevância na pesquisa. Postula-se que a qualidade não garante a relevância. Relevância, sim, vinculada às perguntas, aos problemas de pesquisa. Assim, o problema de pesquisa é: Qual a gênese e qual a natureza dos problemas que tem direcionado as atividades de ensino-pesquisa-extensão no campo educacional? Busca-se, na abordagem deste problema, caracterizar trabalhos do tripé ensino-pesquisa-extensão mediante a identificação e análise dos problemas que originam estes trabalhos. A pesquisa será qualitativa de cunho bibliográfico, utilizando-se, na análise documental, a Análise Textual Discursiva, constituída de um ciclo de análise formado de três elementos, a unitarização, a categorização e a comunicação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Caetano Castro Roso - Integrante / Antonio Marcos Teixeira Dalmolin - Integrante / Décio Auler - Coordenador / Rosemar Ayres dos Santos - Integrante / Suiane Ewerling da Rosa - Integrante / Laís Baldissarelli de Araújo - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2008 - 2011
Configurações Curriculares na Educação em Ciências: caracterização a partir de temas
Descrição: Busca-se identificar e analisar critérios usados por professores de Ciências para a seleção de temas abordados em sala de aula, analisar e caracterizar práticas efetivadas por professores nas várias dimensões do planejamento da abordagem de temas na escola, bem como analisar e caracterizar intervenções curriculares implementadas por professores de Ciências da Natureza na sala de aula na abordagem destes temas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Caetano Castro Roso - Integrante / Antonio Marcos Teixeira Dalmolin - Integrante / Décio Auler - Coordenador / Sandra Hunsche - Integrante / Rosemar Ayres dos Santos - Integrante / Suiane Ewerling da Rosa - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.


Projetos de extensão


2012 - 2012
Programação do Centro de Educação na Jornada Acadêmica Integrada da UFSM - JAI/CE
Descrição: As atividades propostas pelo Centro de Educação (JAI/CE) constituem-se como um evento complementar à JAI/UFSM. Em sua segunda edição, a JAI/CE tem como objetivo integrar alunos e pesquisadores do CE, bem como de outros centros, por meio da apresentação e discussão de temas relacionados à educação, no intuito de que essas atividades possam também servir como estimuladoras do pensar e do fazer científico. O evento, que se realizará no período de 22 a 26 de outubro de 2012, ocorrerá prioritariamente nas dependências do CE e envolverá professores, pesquisadores e autoridades em mesas temáticas que tratarão de diversos assuntos ligados à educação. Com esta ação, espera-se integrar a comunidade em torno de temas relevantes para a sociedade e estabelecer um espaço de legitimação de saberes e de troca de experiências entre os participantes do evento..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .

Integrantes: Caetano Castro Roso - Integrante / Helenise Sangoi Antunes - Integrante / Ane Carine Meurer - Coordenador / Adriana Monfardini - Integrante / Angelita Zimmermann - Integrante / Bruna Pereira Alves Fiorin - Integrante / Graziela Franceschet Farias - Integrante / Maria Cecília Martins Manckel - Integrante.
2008 - 2017
Configurações Curriculares Mediante o Enfoque Temático na EJA
Descrição: Propõe-se acompanhar e orientar intervenções curriculares, no âmbito da Educação de Jovens e Adultos, mediante o enfoque temático. Busca-se selecionar e estruturar temáticas, envolvendo temas sociais relevantes, as quais, após estruturadas de forma didático-pedagógica, serão implementadas em turmas de alunos. Todo o processo estará permeado por constantes avaliações, assim como redimensionamentos que forem considerados pertinentes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Caetano Castro Roso - Integrante / Antonio Marcos Teixeira Dalmolin - Integrante / Décio Auler - Coordenador / Sandra Hunsche - Integrante / Rosemar Ayres dos Santos - Integrante / Suiane Ewerling da Rosa - Integrante / Laís Baldissarelli de Araújo - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2008 - 2008
I Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas XVII Semana Acadêmica do Centro de Educação
Descrição: A "I Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas (SAIL) e XVII Semana Acadêmica do Centro de Educação" pretende proporcionar um espaço onde alunos e professores dos Cursos de Licenciatura possam discutir questões referentes ao campo educacional de maneira integrada, pois entendemos que existem poucas oportunidades de diálogos entre formadores de professores, futuros professores e professores já formados dos referidos Cursos sobre aspectos comuns a todos esses atores, ou seja, referentes à Educação de uma maneira geral..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Caetano Castro Roso - Integrante / Antonio Marcos Teixeira Dalmolin - Integrante / Monique da Silva - Integrante / Helenise Sangoi Antunes - Coordenador / Marília Regina Hartmann - Integrante / Jaqueline de Gaspari - Integrante / Patrícia Rau de Sousa - Integrante / Pâmela Martinez Cezar - Integrante / Dirlane Pacheco Machado - Integrante / Francine Pavan - Integrante / Jaciele Carine Sell - Integrante / Luciele Alves Fagundes - Integrante / Marcos Machado Paulo - Integrante / Marcelo Luís Ronsoni - Integrante / Tales Henrique Albarello - Integrante.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA
2018 - Atual
Periódico: INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE)
2018 - Atual
Periódico: REVISTA PERSPECTIVA (ONLINE)
2018 - Atual
Periódico: REVISTA TECNOLOGIA E SOCIEDADE (ONLINE)


Revisor de projeto de fomento


2017 - Atual
Agência de fomento: Universidade Federal de Pelotas
2017 - Atual
Agência de fomento: Universidade Federal do Pampa


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação em Ciências.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS).
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pensamento Latino-Americano em Ciência-Tecnologia-Sociedade (PLACTS).


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ROSO, CAETANO CASTRO2018ROSO, CAETANO CASTRO. TRANSFORMAÇÕES E EDUCAÇÃO CTS: APROXIMAÇÕES AO CONCEITO DE TECNOLOGIA SOCIAL. Boletim da AIA-CTS (Associação Iberoamericana Ciência-Tecnologia-Sociedade), v. 04, p. 22, 2018.

2.
ROSO, CAETANO CASTRO2016ROSO, CAETANO CASTRO; AULER, DÉCIO . A participação na construção do currículo: práticas educativas vinculadas ao movimento CTS. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 22, p. 371-389, 2016.

3.
ROSO, CAETANO CASTRO2015ROSO, CAETANO CASTRO; SANTOS, ROSEMAR AYRES DOS ; ROSA, SUIANE EWERLING DA ; AULER, DÉCIO . CURRÍCULO TEMÁTICO FUNDAMENTADO EM FREIRE-CTS: ENGAJAMENTO DE PROFESSORES DE FÍSICA EM FORMAÇÃO INICIAL. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. 17, p. 372-389, 2015.

4.
ROSO, CAETANO CASTRO2014ROSO, CAETANO CASTRO. Educação CTS, Sustentabilidade e Participação Pública no Contexto da Formação de Professores no Brasil. UNI-PLURI (MEDELLIN), v. 14, p. 636-641, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MORALES, A. R. (Org.) ; ROSO, C. C. (Org.) ; OLIVEIRA, V. M. F. (Org.) . Redes de Formação em Educação: experiências com pesquisas entre Brasil e México - ISBN 978-8-58-042752-3. 1. ed. Curitiba - PR: CRV, 2013. 263p .

Capítulos de livros publicados
1.
ROSO, C. C.; ROSA, S. E. ; AULER, D. . Movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS): origens, repercussões educacionais, desafios e sinalizações. In: MORALES, Alicia Rivera; ROSO, Caetano Castro; OLIVEIRA, Valeska Fortes de. (Org.). Redes de Formação em Educação: experiências com pesquisas entre Brasil e México - ISBN ISBN 978-8-58-042752-3. 1ed.Curitiba - PR: CRV, 2013, v. , p. 15-26.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MACHADO, A. R. ; ROSO, CAETANO CASTRO . A Especificidade do Conceito de Conteúdo ? reflexões a partir do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. In: X Encontro Naciona de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia - SP. Anais do X Encontro Naciona de Pesquisa em Educação em Ciências. Rio de Janeiro - RJ: ABRAPEC, 2015. p. 01-08.

2.
ROSO, CAETANO CASTRO; DALMOLIN, A. M. T. . Abordagem Temática no Estágio Supervisionado de Ensino de Física: um relato reflexivo a partir do tema ?Sol, Luz e Vida?. In: XIII Encontro sobre Investigação na Escola, 2015, Erechim - RS. Anais do XIII Encontro sobre Investigação na Escola. Chapecó - SC: UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul, 2015. p. 01-11.

3.
ROSO, C. C.; AULER, D. . A Participação na Construção do Currículo: práticas educativas vinculadas ao movimento CTS. In: XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2014, Maresias - São Sebastião - SP. Anais XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. São Paulo SP: Sociedade Brasileira de Física, 2014. p. 1-8.

4.
ROSO, C. C.; AULER, D. . O Papel do Técnico para a Democratização em Processos Decisórios: horizontes para as repercussões educacionais do movimento CTS. In: IX ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia - SP. Atas do IX ENPEC - ISBN 978-85-99681-03-9. Rio de Janeiro - RJ: ABRAPEC - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013. p. 1-8.

5.
ROSO, C. C.. Tomada de Decisões em Ciência-Tecnologia-Sociedade: análise na educação em ciências. In: IX ANPED/Sul - Seminário de Pesquisa em Educação da região Sul, 2012, Caxias do Sul - RS. Anais do IX ANPED/Sul - Seminário de Pesquisa em Educação da região Sul - ISSN 2238-9229. Caxias do Sul - RS: UPPLAY, 2012. p. 01-15.

6.
ROSO, C. C.; SANTOS, R. A. ; HUNSCHE, S. . Temas Controversos na Escola: o que pensam os estudantes. In: II Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2012, Rio Grande - RS. Anais do II Seminário Internacional de Educação em Ciências - ISBN 978-85-7566-222-9. Rio Grande - RS: FURG/NUEPEC, 2012. v. 2. p. 153-164.

7.
DALMOLIN, A. M. T. ; ROSO, C. C. . Investigação Temática: análise de impactos pré-produção de CT como encaminhamento para a Educação em Ciências. In: II Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2012, Rio Grande - RS. Anais do II Seminário Internacional de Educação em Ciências - ISBN 978-85-7566-222-9. Rio Grande - RS: FURG/NUEPEC, 2012. v. 2. p. 76-88.

8.
ROSA, S. E. ; ROSO, C. C. ; SANTOS, R. A. . Abordagem Temática na Perspectiva da Aproximação Freire-CTS: limites e possibilidades de engajamento de professores em formação inicial. In: II Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2012, Rio Grande - RS. Anais do II Seminário Internacional de Educação em Ciências - ISBN 978-85-7566-222-9. Rio Grande - RS: FURG/NUEPEC, 2012. v. 2. p. 39-51.

9.
DALMOLIN, A. M. T. ; ROSO, C. C. ; SANTOS, R. A. ; AULER, D. . Movimento CTS e Paulo Freire em um Repensar da Educação em Ciências. In: I Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2011, Rio Grande - RS. Anais do I Seminário Internacional de Educação em Ciências - ISBN 978-85-7566-175-8. Rio Grande - RS: FURG, 2011. v. 2. p. 65-76.

10.
ROSO, C. C.; DALMOLIN, A. M. T. ; AULER, D. . Extensão Ofertista ou Diálogo com a Comunidade: o que tem pautado a extensão universitária?. In: XI Congreso IberoAmericano de Extensión Universitaria, 2011, Santa Fé, Santa Fé, Argentina. Anais XI Congreso IberoAmericano de Extensión Universitaria - ISBN 978-987-657-711-3. Santa Fé, Santa Fé, Argentina: Universidad Nacional del Litoral, 2011. p. 01-12.

11.
ROSO, C. C.; DALMOLIN, A. M. T. ; AULER, D. . Práticas Educativas Balizadas por Freire e CTS. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ISBN 978-85-9968-102-2, 2011, Campinas - SP. Anais VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC - ISBN 978-85-99681-02-2. Rio de Janeiro - RJ: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011. p. 01-12.

12.
SANTOS, R. A. ; ROSO, C. C. ; ROSA, S. E. ; AULER, D. . Repensar a Educação em Ciências: repensar o currículo. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ISBN 978-85-9968-102-2, 2011, Campinas - SP. Anais VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC. Rio de Janeiro - RJ: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011. p. 01-11.

13.
SANTOS, R. A. ; DALMOLIN, A. M. T. ; ROSO, C. C. ; AULER, D. . Enfoque CTS e Paulo Freire: Referenciais para repensar a Educação em Ciências. In: II Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências (VI Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências), 2010, Brasília - DF. Anais II Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências (VI Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências) - ISBN 978-85-6281-001-5. Brasília - DF: Estúdio PLBS de Artes Digitais, 2010. p. 01-08.

14.
DALMOLIN, A. M. T. ; ROSO, C. C. ; SANTOS, R. A. ; HUNSCHE, S. ; AULER, D. . Paulo Freire Já Era???. In: XI Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2009, Porto Alegre - RS. Anais XI Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire - ISSN 2176-3569. Porto Alegre - RS: FACED/UFRGS, 2009. p. 01-08.

15.
DALMOLIN, A. M. T. ; ROSO, C. C. ; AULER, D. ; SANTOS, R. A. ; HUNSCHE, S. . Repensando la Educación: repensando el curriculo. In: III Congreso Internacional de Educación: construcciones y perspectivas. miradas desde y hacia américa latina, 2009, Santa Fé - ARG. Anais III Congreso Internacional de Educación - ISBN 978-987-657-080-0. Santa Fé - ARG: FHUC/UNL, 2009. p. 01-08.

16.
HUNSCHE, S. ; DALMOLIN, A. M. T. ; ROSO, C. C. ; SANTOS, R. A. ; AULER, D. . O Enfoque CTS no Contexto Brasileiro: caracterização segundo periódicos da área de educação em ciências. In: VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis - SC. Anais do ... Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências. Belo Horizonte - MG: ABRAPEC, 2009. p. 01-12.

17.
DALMOLIN, A. M. T. ; ROSO, C. C. ; AULER, D. . Abordagem Temática no Ensino de Física:. In: VIII Encontro Sobre Investigação na Escola, 2008, Ijuí - RS. Anais VIII Encontro sobre Investigação na Escola - ISBN 978-85-7429-733-0. Ijuí - RS: GIPEC - Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências, 2008. p. 01-06.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ROSO, C. C.; AULER, D. ; DALMOLIN, A. M. T. . Freire e CTS: encaminhamentos dados às práticas educativas. In: 26ª Jornada Acadêmica Integrada, 2011, Santa Maris - RS. Anais 26ª Jornada Acadêmica Integrada. Santa Maria - RS: PRPGP/UFSM, 2011. p. 01-04.

2.
ROSA, S. E. ; AULER, D. ; ROSO, C. C. ; SANTOS, R. A. . Repensar a Escola através de Redimensionamentos no Currículo. In: 26ª Jornada Acadêmica Integrada, 2011, Santa Maris - RS. Anais 26ª Jornada Acadêmica Integrada. Santa Maria - RS: PRPGP/UFSM, 2011. p. 01-04.

3.
DALMOLIN, A. M. T. ; ROSO, C. C. ; SANTOS, R. A. ; AULER, D. . Limites e Possibilidades da Abordagem Temática na Educação em Ciências. In: X Encontro sobre Investigação na Escola, 2010, Rio Grande - RS. Anais do X Encontro sobre Investigação na Escola: rodas de formação de professores em coversas de sala de aula - ISBN 978-85-7566-150-5. Rio Grande - RS: Officina de Arte - www.officinadearte.com.br, 2010. p. 01-03.

4.
ROSO, C. C.; AULER, D. ; DALMOLIN, A. M. T. ; SANTOS, R. A. . Configurações Curriculares na Educação Básica: aprofundamentos teórico-metodológicos pautados em Freire e no Movimento CTS. In: 25ª Jornada Acadêmica integrada, 2010, Santa Maria - RS. Anais 25ª Jornada Acadêmica Integrada. Santa Maria - RS: PRPGP/UFSM, 2010. p. 01-02.

5.
ROSA, S. E. ; AULER, D. ; ROSO, C. C. ; SCHENKEL, E. ; SANTOS, R. A. . Repensando o Currículo na Educação Básica. In: 25ª Jornada Acadêmica integrada, 2010, Santa Maria - RS. Anais 25ª Jornada Acadêmica Integrada. Santa Maria - RS: PRPGP/UFSM, 2010. p. 01-02.

6.
SANTOS, R. A. ; AULER, D. ; ROSO, C. C. . Configurações Curriculares Mediante o Enfoque Temático na Educação Básica. In: 23ª Jornada Acadêmica Integrada, 2008, Santa Maria - RS. Anais 23º Jornada Acadêmica Integrada. Santa Maria - RS: PRPGP/UFSM, 2008. p. 01-02.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ROSO, C. C.; AULER, D. . Participação Docente na Seleção de Temas de Estudo: CTS como dinamizador de listagens de conteúdos. In: ESOCITE / 4S 2014 - Annual Meeting, 2014, Buenos Aires - ARG. Anais ESOCITE / 4S 2014 - Annual Meeting, 2014. p. 83-83.

Apresentações de Trabalho
1.
ROSO, C. C.. A Participação na Construção do Currículo: práticas educativas vinculadas ao movimento CTS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
ROSO, C. C.; AULER, D. . A Participação na Construção do Currículo: práticas educativas vinculadas ao movimento CTS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ROSO, C. C.; AULER, D. . Participação Docente na Seleção de Temas de Estudo: CTS como dinamizador de listagens de conteúdos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ROSO, C. C.; AULER, D. . O Papel do Técnico para a Democratização em Processos Decisórios: horizontes para as repercussões educacionais do movimento CTS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
ROSO, C. C.. Tomada de Decisões em Ciência-Tecnologia-Sociedade: análise na educação em ciências. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ROSO, C. C.; SANTOS, R. A. ; HUNSCHE, S. . Temas Controversos na Escola: o que pensam os estudantes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ROSO, C. C.; AULER, D. ; DALMOLIN, A. M. T. . Freire e CTS: encaminhamentos dados às práticas educativas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ROSO, C. C.; DALMOLIN, A. M. T. ; AULER, D. . Extensão Ofertista ou Diálogo com a Comunidade: o que tem pautado a extensão universitária?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
ROSO, C. C.; DALMOLIN, A. M. T. ; AULER, D. . Práticas Educativas Balizadas por Freire e CTS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANTOS, R. A. ; ROSO, C. C. ; ROSA, S. E. ; AULER, D. . Repensar a Educação em Ciências: repensar o currículo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SANTOS, R. A. ; DALMOLIN, A. M. T. ; ROSO, C. C. ; AULER, D. . Enfoque CTS e Paulo Freire: Referenciais para repensar a Educação em Ciências. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
ROSO, C. C.; AULER, D. ; DALMOLIN, A. M. T. ; SANTOS, R. A. . Configurações Curriculares na Educação Básica: aprofundamentos teórico-metodológicos pautados em Freire e no Movimento CTS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
DALMOLIN, A. M. T. ; ROSO, C. C. ; SANTOS, R. A. ; HUNSCHE, S. ; AULER, D. . Paulo Freire Já Era???. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
DALMOLIN, A. M. T. ; ROSO, C. C. ; AULER, D. ; SANTOS, R. A. ; HUNSCHE, S. . Repensando la Educación: repensando el curriculo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
HUNSCHE, S. ; DALMOLIN, A. M. T. ; ROSO, C. C. ; SANTOS, R. A. ; AULER, D. . O Enfoque CTS no Contexto Brasileiro: caracterização segundo periódicos da área de educação em ciências. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
DALMOLIN, A. M. T. ; ROSO, C. C. ; AULER, D. . Abordagem Temática no Ensino de Física:. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ROSO, CAETANO CASTRO. Parecer de trabalhos submetidos ao XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2016.

2.
ROSO, C. C.. Pacerer de trabalhos submetidos ao XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ROSO, C. C.; DAGNINO, R. P. ; AULER, D. ; HEY, H. L. . As Agendas de Pesquisa no Brasil: o que temos e para onde vamos... é o que queremos?. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
ROSO, C. C.; DAGNINO, R. P. . As Agendas de Pesquisa no Brasil. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
ROSO, C. C.; HENZ, C. I. ; TOMAZETTI, E. M. ; PAVAO, S. M. O. ; OLIVEIRA, M. O. . Relações entre as Linhas de Pesquisa na Constituição do Programa de Pós-Graduação em Educação do CE/UFSM. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
ROSO, C. C.. Mecânica. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila - Pré-Vestibular Popular Alternativa).

2.
ROSO, C. C.. Fluídos, Termodinâmica e Oscilações. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila - Pré-Vestibular Popular Alternativa).

3.
AULER, D. ; ARAÚJO, L. B. ; DALMOLIN, A. M. T. ; ROSO, C. C. ; SANTOS, R. A. ; ROSA, S. E. ; LIMA, W. O. . Produzir, Produzir e Produzir: quais problemas de pesquisa?. 2011. (Relatório de pesquisa).

4.
AULER, D. ; ROSO, C. C. ; ROSA, S. E. . Configurações Curriculares na Educação em Ciências: caracterização a partir de temas. 2011. (Relatório de pesquisa).

5.
ROSO, C. C.. Mecânica. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila - Pré-Vestibular Popular Alternativa).

6.
ROSO, C. C.. Fluídos, Termodinâmica e Oscilações. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila - Pré-Vestibular Popular Alternativa).

7.
ROSO, C. C.. Eletromagnetismo e Óptica. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila - Pré-Vestibular Popular Alternativa).

8.
AULER, D. ; ROSO, C. C. . Configurações Curriculares na Educação em Ciências: caracterização a partir de temas. 2010. (Relatório de pesquisa).

9.
DALMOLIN, A. M. T. ; ROSO, C. C. ; SENA, J. C. L. ; OLIVEIRA, V. . Física 3: eletricidade, eletromagnetismo e óptica. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila - Pré-Vestibular Popular Alternativa).

10.
AULER, D. ; ROSO, C. C. . Configurações Curriculares na Educação em Ciências: caracterização a partir de temas. 2009. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ROSO, C. C.; SOUZA NETO, A.; NEVES, C.. Participação em banca de Silvia Odete Pechnicki kisner. Integração entre Tecnólogo e Docentes: um estudo de caso. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação na Cultura Digital) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
NEVES, C.; SOUZA NETO, A.; ROSO, C. C.. Participação em banca de Grasiele Afonso Coelho Barp. Gestão Compartilhada e Interdisciplinaridade: as TDIC e o paradigma da educação na atualidade. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação na Cultura Digital) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
NEVES, C.; SOUZA NETO, A.; ROSO, C. C.. Participação em banca de Beattriz Maria Pizetta Baptistella. Tecnologia Assistiva como Mediadora na Inclusão de Indivíduo com Necessidades Especiais. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação na Cultura Digital) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
SOUZA NETO, A.; ROSO, C. C.; NEVES, C.. Participação em banca de Maria Luciana dos Santos Bortoli. A Contribuição das Tecnologias no Processo de Ensino/Aprendizagem. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação na Cultura Digital) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
SOUZA NETO, A.; ROSO, C. C.; NEVES, C.. Participação em banca de Ligia Vogel. As TDIC e suas Contribuições no Ensino da Geografia - possibilidades e desafios no âmbito escolar. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação na Cultura Digital) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
SOUZA NETO, A.; ROSO, C. C.; NEVES, C.. Participação em banca de Lidiane Fuchs Wermuth. O Uso das TDIC na Educação: possibilidades e competências para potencializar a educação. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação na Cultura Digital) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
MACHADO, A. R.; ALVES NETO, J. P.; ROSO, CAETANO CASTRO. Participação em banca de Douglas Lima Fogaça. A Física Moderna nos Livros Didáticos do Ensino Médio - possíveis relações com o vestibular da UFSC. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Santa Catarina.

8.
MACHADO, A. R.; CARVALHO, R. J.; ROSO, CAETANO CASTRO. Participação em banca de Enio dos Anjos. O Papel da Alfabetização e Letramento Científico Tecnológico (ALCT) no Ensino de Física nos Anos Finais da Educação Básica. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ROSO, CAETANO CASTRO; BRITO, A. N. S.; DURIGON, J.. Concurso Público Edital 35/2017, professor substituto para Educação do Campo e Ensino de Biologia. 2017. Universidade Federal do Pampa.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.A Especificidade do Conceito de Conteúdo ? reflexões a partir do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2015. (Encontro).

2.
XIII Encontro sobre Investigação na Escola.Abordagem Temática no Estágio Supervisionado de Ensino de Física: um relato reflexivo a partir do tema ?Sol, Luz e Vida?. 2015. (Encontro).

3.
ESOCITE / 4S 2014 - Annual Meeting. Participação Docente na Seleção de Temas de Estudo: CTS como dinamizador de listagens de conteúdos. 2014. (Congresso).

4.
IV Seminário Ibero-Americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências (VIII Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências).Educação CTS, Sustentabilidade e Participação Pública no Contexto da Formação de Professores no Brasil. 2014. (Seminário).

5.
XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.A Participação na Construção do Currículo: práticas educativas vinculadas ao movimento CTS. 2014. (Encontro).

6.
I Seminário da Associação de Pós-Graduandos da UFSM.As Agendas de Pesquisa no Brasil: o que temos e para onde vamos... é o que queremos?. 2013. (Seminário).

7.
IX ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.O Papel do Técnico para a Democratização em Processos Decisórios: horizontes para as repercussões educacionais do movimento CTS. 2013. (Encontro).

8.
Encontro entre Programas de Pós-Graduação em Educação do Brasil e do México.Movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS): origens, repercussões educacionais, desafios e tendências. 2012. (Encontro).

9.
Encontro entre Programas de Pós-Graduação em Educação do Brasil e do México. 2012. (Encontro).

10.
II Seminário Internacional de Educação em Ciências.Temas Controversos na Escola: o que pensam os estudantes. 2012. (Seminário).

11.
IX ANPED/Sul - Seminário de Pesquisa em Educação da região Sul.Tomada de Decisões em Ciência-Tecnologia-Sociedade: análise na educação em ciências. 2012. (Seminário).

12.
26ª Jornada Acadêmica Integrada. Freire e CTS: encaminhamentos dados às práticas educativas. 2011. (Congresso).

13.
I Seminário Internacional de Educação em Ciências.Movimento CTS e Paulo Freire em um Repensar da Educação em Ciências. 2011. (Seminário).

14.
VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Práticas Educativas Balizadas por Freire e CTS. 2011. (Encontro).

15.
XI Congreso IberoAmericano de Extensión Universitaria. Extensão Ofertista ou Diálogo com a Comunidade: o que tem pautado a extensão universitária?. 2011. (Congresso).

16.
25ª Jornada Acadêmica integrada. Configurações Curriculares na Educação Básica: aprofundamentos teórico-metodológicos pautados em Freire e no Movimento CTS. 2010. (Congresso).

17.
II Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências (VI Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências).Enfoque CTS e Paulo Freire: Referenciais para repensar a Educação em Ciências. 2010. (Seminário).

18.
X Encontro sobre Investigação na Escola.Limites e Possibilidades da Abordagem Temática na Educação em Ciências. 2010. (Encontro).

19.
III Congreso Internacional de Educación: construcciones y perspectivas. miradas desde y hacia américa latina. Repensando la Educación: repensando el curriculo. 2009. (Congresso).

20.
VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.O Enfoque CTS no Contexto Brasileiro: caracterização segundo periódicos da área de educação em ciências. 2009. (Encontro).

21.
VIII Seminário de Educação Superior: a Universidade como lugar de formação. 2009. (Seminário).

22.
X Congreso Iberoamericano de Extención Universitaria - Extenso 2009: extención y sociedad. 2009. (Congresso).

23.
XI Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire. Paulo Freire Já Era???. 2009. (Congresso).

24.
23ª Jornada Acadêmica Integrada. Configurações Curriculares Mediante o Enfoque Temático na Educação Básica. 2008. (Congresso).

25.
Fórum Mundial de Educação de Santa Maria - Educação: economia solidária e ética planetária. 2008. (Congresso).

26.
III Encontro Regional de Ensino de Física. 2008. (Encontro).

27.
VIII Encontro Sobre Investigação na Escola.Abordagem Temática no Ensino de Física:. 2008. (Encontro).

28.
XVII Semana Acadêmica do Centro de Educação e I Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas. 2008. (Seminário).

29.
II Encontro Estadual de Ensino de Física. 2007. (Encontro).

30.
VII Semana Acadêmica Integrada do Centro de Ciências Naturais e Exatas. 2007. (Seminário).

31.
Feira das Profissões - VIII Edição.Estande do Curso de Física Licenciatura Diurno da UFSM. 2006. (Outra).

32.
VI Semana Acadêmica Integrada do Centro de Ciências Naturais e Exatas. 2006. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROSO, C. C.. I Seminário da Associação de Pós-Graduandos da UFSM. 2013. (Congresso).

2.
MEURER, A. C. ; ANTUNES, H. S. ; MONFARDINI, A. ; ZIMMERMANN, A. ; FIORIN, B. P. A. ; FARIAS, G. F. ; MANCKEL, M. C. M. ; ROSO, C. C. . 27ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) - Programação do Centro de Educação (JAI/CE). 2012. (Congresso).

3.
OLIVEIRA, V. M. F. ; ROSO, C. C. . Encontro entre Programas de Pós-Graduação do Brasil e do México. 2012. (Congresso).

4.
LUCIO, A. D. C. ; ROSO, C. C. . 25ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI. 2010. (Congresso).

5.
FLORES, J. R. A. ; ROSO, C. C. . 27º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - 27º SEURS. 2009. (Congresso).

6.
ANTUNES, H. S. ; ROSO, C. C. ; ALBARELLO, T. H. ; CEZAR, P. M. ; DALMOLIN, A. M. T. ; GASPARI, J. ; HARTMANN, M. R. ; MACHADO, D. P. ; PAULO, M. M. ; PAVAN, F. ; RONSONI, M. L. ; SELL, J. C. ; SILVA, M. ; SOUSA, P. R. . XVII Semana Acadêmica do Centro de Educação. 2008. (Congresso).

7.
ANTUNES, H. S. ; ROSO, C. C. ; ALBARELLO, T. H. ; CEZAR, P. M. ; DALMOLIN, A. M. T. ; GASPARI, J. ; HARTMANN, M. R. ; MACHADO, D. P. ; PAULO, M. M. ; PAVAN, F. ; RONSONI, M. L. ; SELL, J. C. ; SILVA, M. ; SOUSA, P. R. . I Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas. 2008. (Congresso).

8.
ADAIME, M. B. ; ROSO, C. C. . 7ª Semana Acadêmica Integrada do Centro de Ciências Naturais e Exatas. 2007. (Congresso).

9.
PILLA, A. H. ; ROSO, C. C. . 22ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI. 2007. (Congresso).

10.
CASANAVE, A. L. ; ROSO, C. C. . 20ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Silvia Odete Pechnicki kisner. Integração entre Tecnólogo e Docentes: um estudo de caso. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação na Cultura Digital) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Caetano Castro Roso.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
ROSO, CAETANO CASTRO2015ROSO, CAETANO CASTRO; SANTOS, ROSEMAR AYRES DOS ; ROSA, SUIANE EWERLING DA ; AULER, DÉCIO . CURRÍCULO TEMÁTICO FUNDAMENTADO EM FREIRE-CTS: ENGAJAMENTO DE PROFESSORES DE FÍSICA EM FORMAÇÃO INICIAL. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. 17, p. 372-389, 2015.

2.
ROSO, CAETANO CASTRO2016ROSO, CAETANO CASTRO; AULER, DÉCIO . A participação na construção do currículo: práticas educativas vinculadas ao movimento CTS. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 22, p. 371-389, 2016.


Livros e capítulos
1.
MORALES, A. R. (Org.) ; ROSO, C. C. (Org.) ; OLIVEIRA, V. M. F. (Org.) . Redes de Formação em Educação: experiências com pesquisas entre Brasil e México - ISBN 978-8-58-042752-3. 1. ed. Curitiba - PR: CRV, 2013. 263p .

1.
ROSO, C. C.; ROSA, S. E. ; AULER, D. . Movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS): origens, repercussões educacionais, desafios e sinalizações. In: MORALES, Alicia Rivera; ROSO, Caetano Castro; OLIVEIRA, Valeska Fortes de. (Org.). Redes de Formação em Educação: experiências com pesquisas entre Brasil e México - ISBN ISBN 978-8-58-042752-3. 1ed.Curitiba - PR: CRV, 2013, v. , p. 15-26.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 7:54:37