Clovis Ananias da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2594619675727082
  • Última atualização do currículo em 13/06/2017


Bacharel em Química tecnológica e licenciatura plena em Química (2004) pela Universidade de Guarulhos, realizou seu Mestrado (2011) e em (2015) o Doutorado em Ciência e Tecnologia Química no Laboratório de Materiais Nanoestruturados e eletroquímica (LEMN) na UFABC (Universidade Federal do ABC). Atualmente é pesquisador industrial em Pós-Doutorado em sob supervisão do Prof.Dr. Wendel Andrade Alves na UFABC, a onde mantém parceria industrial com as empresas STC Silicone Técnico composto e Kinner, nesta desenvolve pesquisa em Química Inorgânica supramolecular. É especialista e desenvolvedor de produtos patenteados e licenciados com materiais avançados que versa uso de catalizadores metálicos para reação de hidrossililação e funcionalizantes de organossilícicos e também compostos organometálicos em dispositivos cromotrópicos em especial fotocrômicos, termocrômicos e termosolvatocrômicos com aplicação industrial em nível nacional e internacional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Clovis Ananias da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, C. A.;DA SILVA, CLÓVIS A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas.
rua santa adelia nº166
09210-170 - Santo Andre, SP - Brasil
Telefone: (011) 49963166
Ramal: 35
Fax: (011) 49963166
URL da Homepage: http://www.ufabc.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2010
Doutorado em andamento em Ciência e Tecnologia Química.
Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Título: Compósitos Elastoméricos de polidimetilsiloxano como Sistemas Supramoleculares Cromotrópicos e sua Aplicação ao Sensoriamento Térmico,
Orientador: Wendel Andrade Alves.
Bolsista do(a): Parceria Instituição Empresa, UFABC-STC, Brasil.
Palavras-chave: termosolvatocrômismo; sensor de térmico; isoladores poliméricos; borrachas de silicone.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2008 - 2010
Mestrado em Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química.
Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Título: CARACTERIZAÇÃO ESPECTROELETROQUÍMICA DE COMPOSTOS DERIVADOS DE VIOLÓGENO,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: eletrocromismo; VIOLÓGENO; Rutenio; Complexos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Inorgânica / Especialidade: Foto-Química Inorgânica.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Inorgânica / Especialidade: Quimica Supramolecular.
Setores de atividade: Fabricação de Equipamentos de Instrumentação Médico-Hospitalares, Instrumentos de Precisão e Ópticos, Equipamentos Para Automação Industrial, Cronômetros e Relógios.
2003 - 2004
Especialização em ADM produção.. (Carga Horária: 300h).
Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros, FEI, Brasil.
Título: Obsolenscência por Inovação por Obsolescência.
Orientador: Tavares C..
2001 - 2004
Graduação em Quimica licenciatura e bacharelado.
Universidade de Guarulhos, UNG, Brasil.
Título: Emissão Termionica.
Orientador: Sassano A..




Atuação Profissional



Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Mestrado, Enquadramento Funcional: estudante, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2008 - 2010
Caracterização eletrocrômica de um sistema de Valencia mista de ferro(II,III) contendo o ligante tetra-2-piridil-1,4-pirazina (tppz)
Descrição: Neste trabalho foi investigado as propriedades eletroquímicas e eletrocrômicas de filmes finos de um composto derivado de um sistema supramolecular do complexo de ferro(II) contendo o ligante tetra-2-piridil-1,4-pirazina (tppz) e hexacianoferrato de potássio. A metodologia utilizada nestes estudos apresentou um diferencial na obtenção de monocamadas de filmes formados sobre substratos Para o sistema formado, foram também investigados os parâmetros eletrocrômicos, sua eficiência eletrocrômica, tempo de resposta, densidade ótica, memória eletrocrômica e ciclo de vida..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
CARACTERIZAÇÃO ESPECTROELETROQUÍMICA DE COMPOSTOS DERIVADOS DE VIOLÓGENO
Descrição: Devido às recentes descobertas envolvendo materiais nanoparticulados, antigas áreas de interesse de pesquisa e tecnologia receberam um novo e desafiador estímulo. Uma destas áreas é o eletrocromismo, que consiste na mudança de cor que algumas substâncias sofrem, mediante uma perturbação elétrica. O presente plano de pesquisa tem o objetivo de síntese, caracterização e aplicação de materiais nanoestruturados, bem como cromóforos orgânicos, em novos dispositivos eletrocrômicos ultra rápidos baseados nesta nova arquitetura de montagem de eletrodos que se apresenta..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2017 - Atual
Tinta de silicone termo-solvatocrômica e sua aplicação como sensor de falhas em dispositivos elétricos.
Descrição: Descrição: Borrachas de silicone representa o principal componente presente na confecção de aparatos dielétricos, utilizados em sistemas de transmissão e distribuição de energia elétrica de alta potência, onde atuam principalmente como isoladores de ancoragem para-raios, capas para fios condutores, anéis de amarração, entre outros. Entretanto uma das maiores causas de falhas nesses dispositivos é o dano oriundo de sobreaquecimento, que recorrentemente é gerado por descargas elétricas, efeito Joule ou simples fadiga. Este Projeto tem o apoio do SIBRATEC para o desenvolvimento de uma solução técnico cientifica conjunta para a otimização de diferentes formulações deste novo material, com o enfoque de certificar sua adequação e condições viscoelásticas e dielétricas aos mais distintos tipos de superfície. A metodologia de abordagem consistirá no estudo sistemático das propriedades reológicas em função de diferentes composições do material, além de otimização da metodologia de aplicação da tinta e na prototipagem de uma planta para testes de seu comportando em alta tensão. Ressaltamos que o material apresentado é totalmente novo e não tem precedentes mesmo no mercado internacional, tendo já despertado grande interesse de diversos atores do setor elétrico nacional. Projeto aprovado na Rede de Centros de Inovação em Nanomateriais e Nanocompósitos - Termo de Compromisso Processo (Diário Oficial): 23006.002304/2016-22..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Clovis Ananias da Silva - Integrante / Wendel Andrade Alves - Coordenador / Fabio Giannini - Integrante / Joaquim Carlos Lopes da Silva - Integrante.Financiador(es): Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - Auxílio financeiro.
2016 - Atual
Termo de Colaboração Técnico-Científico
Descrição: "Novas fontes de energia para reações de hidros-sililação em compostos de polidimetilsiloxano".
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (2) Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Clovis Ananias da Silva - Integrante / Wendel Andrade Alves - Coordenador.Financiador(es): Silcone Tecnico Coposto - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Inorgânica.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Inorgânica/Especialidade: Quimica Supramolecular.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química/Especialidade: Cinética Química e Catálise.


Prêmios e títulos


2014
Prêmio UFABC de Inovação (composto de silicone monocomponente de alta estabilidade, reticulado por poliadição catalisada com platina), InovaUFABC - Agência de Inovação.
2014
Prêmio UFABC de Inovação (compositos elatoméricos de polidimetilsoloxano com sistemas cromotropicos de complexos inorgânicos termosolvatocrômicos de metais de transição)), InovaUFABC - Agência de Inovação.
2014
Prêmio UFABC de Inovação (2º lugar - Empresa Inovação tecnologica), InovaUFABC - Agência de Inovação.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DA SILVA, CLÓVIS A.2012 DA SILVA, CLÓVIS A.; VIDOTTI, MARCIO ; FIORITO, PABLO A. ; CÓRDOBA DE TORRESI, SUSANA I. ; TORRESI, ROBERTO M. ; ALVES, WENDEL A. . Electrochromic Properties of a Metallo-supramolecular Polymer Derived from Tetra(2-pyridyl-1,4-pyrazine) Ligands Integrated in Thin Multilayer Films. Langmuir, v. 28, p. 3332-3337, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, C. A.; Takahashi P. M ; Alves W. A . ?Síntese e caracterização de sistemas supramoleculares derivados do ligante tetra-2-pyridyl-1,4-pyrazine (tppz), e suas propriedades eletrocrômicas?.. In: 33ª Reunião Anual da sociedae brasileira de quimica, 2010, Aguas de Lindoia-SP. 33ª Reunião Anual da sociedae brasileira de quimica, 2010.

2.
SILVA, C. A.; Alves W. A . ?janelas eletrocrômicas flexiveis desenvolvidas apartir de um sistema de valência mista ferro (II,III), contendo o ligante tetra-2-piridil-1,4-pirazina (tppz)?. In: 1º simpósio de Nanociëncia e materiais avançados Química da UFABC, 2010, Santo André. 1º simpósio de Nanociëncia e materiais avançados Química da UFABC, 2010.

3.
SILVA, C. A.; M. de Torresi. ; Torresi, R. M ; Vidotti, M. ; Alves W. A . ?The electrochormic behavior of iron (II, III) mixed-valence supramolecular system containing tetra (2-pyridil-1,4-pyrazine) ligand?.. In: XV Brasilian meeting on inorganic chemistry / II latin American meeting on biological inorganic chemistry(BIMIC), 2010, Angra dos Reis-RJ. XV Brasilian meeting on inorganic chemistry / II latin American meeting on biological inorganic chemistry(BIMIC), 2010.

4.
SILVA, C. A.; Takahashi P. M ; Alves W. A . . ?sistemas supramoleculares derivados do ligante tetra-2-pyridyl-1,4-pyrazine (tppz), e suas propriedades eletrocrômicas?.. In: Work Shop de Ciência e tecnologia Química da UFABC, 2009, Santo André. 1, 2009.



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 SILVA, C. A.; GIANNINI, F. ; SILVA, E. R. ; ALVES, W. A. . Composto de silicone mono componente de alta estabilidade, reticulado mediante poliadição catalisada por platina.. 2014, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR102014009699, título: "Composto de silicone mono componente de alta estabilidade, reticulado mediante poliadição catalisada por platina." , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 23/04/2014; Depósito PCT: 23/04/2014.

2.
 SILVA, C. A.; SILVA, E. R. ; GIANNINI, F. ; ALVES, WENDEL A. . Compósitos elastoméricos de polidimetilsiloxano com sistemas termosolvatocrômicos de metais de transição.. 2014, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020140095101, título: "Compósitos elastoméricos de polidimetilsiloxano com sistemas termosolvatocrômicos de metais de transição." , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 23/04/2014; Depósito PCT: 23/04/2014.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º simpósio de Nanociëncia e materiais avançados UFABC.?janelas eletrocrômicas flexiveis desenvolvidas apartir de um sistema de valência mista ferro (II,III), contendo o ligante tetra-2-piridil-1,4-pirazina (tppz)?. 2010. (Simpósio).

2.
33ª Reunião Anual da sociedae brasileira de quimica (2010). ?Síntese e caracterização de sistemas supramoleculares derivados do ligante tetra-2-pyridyl-1,4-pyrazine (tppz), e suas propriedades eletrocrômicas?.. 2010. (Congresso).

3.
61 ª Reunião Anual 61st Annual Meeting da Sociedade Internacional de Eletroquímica of the International Society of Electrochemistry. ?The electrochormic behavior of iron (II, III) mixed-valence supramolecular system containing tetra (2-pyridil-1,4-pyrazine) ligand?.. 2010. (Congresso).

4.
XV Brasilian meeting on inorganic chemistry / II latin American meeting on biological inorganic chemistry(BIMIC), (2010), angra dos reis ?RJ, Brasil.. ?The electrochormic behavior of iron (II, III) mixed-valence supramolecular system containing tetra (2-pyridil-1,4-pyrazine) ligand?.. 2010. (Congresso).

5.
Work Shop de Ciência e tecnologia Química da UFABC.?sistemas supramoleculares derivados do ligante tetra-2-pyridyl-1,4-pyrazine (tppz), e suas propriedades eletrocrômicas?.. 2009. (Simpósio).



Inovação



Patente
1.
 SILVA, C. A.; GIANNINI, F. ; SILVA, E. R. ; ALVES, W. A. . Composto de silicone mono componente de alta estabilidade, reticulado mediante poliadição catalisada por platina.. 2014, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR102014009699, título: "Composto de silicone mono componente de alta estabilidade, reticulado mediante poliadição catalisada por platina." , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 23/04/2014; Depósito PCT: 23/04/2014.

2.
 SILVA, C. A.; SILVA, E. R. ; GIANNINI, F. ; ALVES, WENDEL A. . Compósitos elastoméricos de polidimetilsiloxano com sistemas termosolvatocrômicos de metais de transição.. 2014, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020140095101, título: "Compósitos elastoméricos de polidimetilsiloxano com sistemas termosolvatocrômicos de metais de transição." , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 23/04/2014; Depósito PCT: 23/04/2014.


Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
DA SILVA, CLÓVIS A.2012 DA SILVA, CLÓVIS A.; VIDOTTI, MARCIO ; FIORITO, PABLO A. ; CÓRDOBA DE TORRESI, SUSANA I. ; TORRESI, ROBERTO M. ; ALVES, WENDEL A. . Electrochromic Properties of a Metallo-supramolecular Polymer Derived from Tetra(2-pyridyl-1,4-pyrazine) Ligands Integrated in Thin Multilayer Films. Langmuir, v. 28, p. 3332-3337, 2012.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 15:49:14