Carlos Eduardo Miranda da Conceição

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5756884403100966
  • Última atualização do currículo em 21/06/2018


Graduado em História (Bach./Lic.) e Especialista em Educação Cultura e Organização Social pela Universidade Federal do Pará, foi professor nas redes pública e privada de ensino em diversos municípios amazônicos, com destaque para o interior paraense e as cidades de Belém e Manaus. Neste contexto, desenvolveu projetos de ação pedagógica voltados para a identidade regional e a memória histórica de determinados sujeitos. Atualmente é discente do curso de Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal do Pará. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carlos Eduardo Miranda da Conceição
Nome em citações bibliográficas
MIRANDA, Carlos Eduardo


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado profissional em andamento em Ensino de História.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: O Nazismo nos Livros Didáticos de História Brasileiros: contribuições para uma história do tempo presente., Ano de Obtenção: .
Orientador: Profa. Dra. Edilza Joana Oliveira Fontes.
2009 - 2010
Especialização em Educação, Cultura e Organização Social. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: O desafio da identidade regional a partir da educação patrimonial: um relato de experiência.
Orientador: Prof. MSc. Evanildo Moraes Estumano.
2015 interrompida
Graduação interrompida em 2016 em Geografia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Ano de interrupção: 2016
1999 - 2004
Graduação em História (Bach./Lic.).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Entre o mito e a história, a luta de um povo. A reação campesina à exploração estrangeira na república das bananas - uma leitura do realismo mágico asturiano.
Orientador: Prof. Dr. Pere Petit Peñarocha.




Formação Complementar


2007 - 2007
Necessidades e Desafios à Educação Contemporânea. (Carga horária: 40h).
Centro Universitário Salesiano São Paulo, UNISAL, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio Nossa Senhora de Lourdes, CNSL, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de níveis fundamental e médio, Carga horária: 18
Outras informações
Professor de História Geral e do Brasil para os níveis fundamental e médio. A instituição faz parte da rede particular de ensino de Belém-PA.


Centro de Estudos Objetivos, CEO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de níveis fundamental e médio, Carga horária: 12


Centro Educacional Santa Teresinha, CEST, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Ciências Humanas e Professor, Carga horária: 25
Outras informações
Instituição de ensino infantil, fundamental e médio onde atuei como Coordenador de Ciências Humanas de Ensino e Professor de História tendo desenvolvido, internamente, projetos de cunho patrimonial e cultural como projetos de extensão.


Secretaria de Estado de Educação (PA), SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Atuei como professor de História e Estudos Amazônicos para níveis fundamental e médio no interior paraense.


Centro Educacional Kyoko Oti, CEKO, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de História - Educação Básica, Carga horária: 15



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Medalha de Bronze na IV Olimpíada Nacional em História do Brasil (Professor-orientador), Universidade Estadual de Campinas.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
MIRANDA, Carlos Eduardo; NETTO, E. P. . O nazismo nos livros didáticos de história brasileiros: contribuições para uma história do tempo presente. In: Ernesto Padovani Netto. (Org.). Historiografia e Ensino de História: a sala de aula em questão. 1ed.Belém: Amazônica Bookshelf, 2018, v. , p. 109-129.

2.
FERREIRA, R. E. Q. ; MIRANDA, Carlos Eduardo . A escola como espaço de memória: práticas de educação patrimonial na Amazônia. In: Rafael Elias de Queiroz Ferreira. (Org.). Entre a academia e a sala de aula:propostas e discussões sobre o ensino de história. 1ed.Belém: Ximango Editorial, 2017, v. 1, p. 158-166.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MIRANDA, Carlos Eduardo. O reconhecimento da identidade cultural por meio da educação patrimonial: um relato de experiência. In: X Simpósio Regional de História, 2017, Belém. As crises da república e o ensino de história: a democracia brasileira em questão. Belém: Paka-Tatu, 2016. p. 233-244.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MIRANDA, Carlos Eduardo. O nazismo nos livros didáticos de história brasileiros: contribuições para uma história do tempo presente. In: III Seminário Internacional História do Tempo Presente, 2017, Florianópolis-SC. III Seminário Internacional História do Tempo Presente. Florianópolis-SC, 2017. p. 18-18.

2.
MIRANDA, Carlos Eduardo. Reconhecendo a Identidade Cultural por meio da Educação Patrimonial: um relato de experiência. In: X Simpósio Regional de História da Anpuh-Pará, 2016, Belém. As Crises da República e o Ensino de História: a democracia brasileira em questão.. Belém, 2016. p. 145-145.

Artigos aceitos para publicação
1.
MIRANDA, Carlos Eduardo. Nazismo, tempo, ensino: percorrendo caminhos de ressignificação do saber histórico escolar. TRILHAS DA HISTÓRIA, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
MIRANDA, Carlos Eduardo. O nazismo nos livros didáticos de história brasileiros: contribuições para uma história do tempo presente.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MIRANDA, Carlos Eduardo. Reconhecendo a Identidade Cultural por meio da Educação Patrimonial: um relato de experiência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
PEREIRA, Carla Vanessa ; BARRETO, Vânia Campos ; MIRANDA, Carlos Eduardo . CEST, 70 anos em missão (coordenação). Manaus-AM: Produção Institucional, 2007 (Coordenação de livro comemorativo).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
MIRANDA, Carlos Eduardo. Descaminhos da Intolerância. 2014; Tema: Apresentação do projeto. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALMEIDA, Alfredo Wagner B. de ; MAXIMIANO, Claudina Azevedo ; MIRANDA, Carlos Eduardo . Nova Cartografia social na Amazônia - Mulheres Indígenas e Artesãos do Alto Rio Negro em Manaus. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Trabalho Científico).

2.
MIRANDA, Carlos Eduardo. Leitura Histórica de Obra Literária para portadores de necessidades especiais - Memórias Póstumas de Brás Cubas.. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Simpósio de Escravidão e Abolicionismo na Amazônia. 2017. (Simpósio).

2.
A Questão Palestina e os Direitos Humanos: modernidade, barbárie e fontes sobre o conflito. 2017. (Outra).

3.
História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira para Sala de Aula. 2017. (Outra).

4.
III Seminário Internacional História do Tempo Presente.O nazismo nos livros didáticos de história brasileiros: contribuições para uma história do tempo presente.. 2017. (Seminário).

5.
I Simpósio das Linhas de Pesquisa do ProfHistória. 2017. (Simpósio).

6.
VIII Seminário Nacional e X Seminário Regional sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais: Relações Étnico-Raciais - Interlocução entre a Universidade e a Escola Básica.. 2017. (Seminário).

7.
XXIX Simpósio Nacional de História - "Contra os preconceitos: história e democracia". 2017. (Simpósio).

8.
Ensino de História e Diversidade: desafios no âmbito do PNLD. 2016. (Outra).

9.
4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. Orientador de alunos do ensino médio premiados com medalha de bronze.. 2012. (Olimpíada).

10.
A Cultura do Cacau na Amazônia e no Mundo. 2011. (Seminário).

11.
Palestra ?Línguas Pequenas ? Experiências de Pesquisa?. 2011. (Outra).

12.
Um outro mundo só é possível sem racismo, sem homofobia.. 2010. (Outra).

13.
III Encontro de Coordenadores da Rede Salesiana de Escolas - Ressignificar a Avaliação na RSE. 2009. (Encontro).

14.
Antropologia Indígena: Saberes, Memórias, Pequisas e Documentação entre os Povos Indígenas no Rio Negro. 2008. (Seminário).

15.
INTERCOM NORTE - VI Congresso de Comunicação na Amazônia: do oral ao digital. 2007. (Encontro).

16.
Biodiversidade e Educação na Amazônia. 2006. (Outra).

17.
Currículo e Práticas Pedagógicas. 2006. (Seminário).

18.
Oficina de Criação Literária: Hai-Kai/Renga. 2004. (Oficina).

19.
Oficina de Criação Literária: Ocidente - Dadá e a Escrita Automática. 2004. (Oficina).

20.
III Encontro Regional de História da Região Norte da ANPUH. 2003. (Encontro).

21.
Produção Executiva para Cinema e Vídeo. 2003. (Outra).

22.
I Seminário Política e Educação. 2002. (Seminário).

23.
Pajelança e Encantaria Amazônica. 2002. (Seminário).

24.
As Faces do Romance. 2001. (Seminário).

25.
Literatura e Filosofia. 2001. (Seminário).

26.
Religiões na Amazônia: experiência, história e perspectivas.. 2001. (Simpósio).

27.
Colóquio Nietzsche. 2000. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FONTES, E. J. O. ; MIRANDA, Carlos Eduardo . I Simpósio das Linhas de Pesquisa do ProfHistória - UFPA Ananindeua. 2017. (Outro).

2.
COSTA, E. Q. ; MIRANDA, Carlos Eduardo . Descaminhos da Intolerância: imagens, identidades, testemunhos e reflexões construindo uma cultura de paz.. 2014. (Outro).

3.
MIRANDA, Carlos Eduardo. Mostra do Cinema Brasileiro - História e Perspectivas. 2003. (Outro).



Outras informações relevantes


Obtenção de certificado em Exame de Proficiência em Leitura em Língua Estrangeira - Língua Francesa, na grande área Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, realizado em 18 de novembro de 2016, na Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Pará, sendo aprovado com o conceito BOM (nota 8,0).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 10:01:43