Rodrigo dos Santos Monteiro

Bolsista de Doutorado do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9033480809639884
  • Última atualização do currículo em 28/11/2018


Possui graduação em Comunicação das Artes do Corpo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010) e mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013). Atualmente cursa doutorado em Comunicação e Semiótica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi produtor cultural do Instituto Itaú Cultural. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, curadoria crítica, artes do corpo, projeto 7x7 e performance. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rodrigo dos Santos Monteiro
Nome em citações bibliográficas
MONTEIRO, R. S.


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Gestão de Cultura e a Geração de Fluxos Midiáticos,
Orientador: Christine Greiner.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: política cultural; produção cultural; curadoria crítica.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2011 - 2013
Mestrado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: O papel da curadoria na criação de ambientes midiáticos,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Christine Greiner.
Palavras-chave: comunicação; curadoria crítica; política cultural; corpo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2007 - 2010
Graduação em Comunicação das Artes do Corpo.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Contaminações entre a crítica e a curadoria: em busca de ações nos territórios das artes do corpo.
Orientador: Profª Drª Christine Greiner.
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.
2006 interrompida
Graduação interrompida em 2006 em Administração de Empresas.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.
Ano de interrupção: 2006
2003 - 2004
Curso técnico/profissionalizante.
Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas, ETEC GV, Brasil.
2002 - 2004
Ensino Médio (2º grau).
Escola Técnica Estadual Júlio de Mesquita, ETEC JM, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Linguagem e realidade. (Carga horária: 12h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2016 - 2016
A gestualidade da dança barroca francesa e sua reinvenção em outras geograf. (Carga horária: 10h).
Museu da Dança, MUD, Brasil.


Atuação Profissional



Projeto 7x7, 7X7, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: coordenador, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 10
Outras informações
Coordenador do Projeto 7x7 dentro do "Esboço para Heliporto", da artista Sheila Ribeiro/dona orpheline. Projeto artístico contemplado pela 16ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança da cidade de São Paulo.


Arte e Educação Produções, AEP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Arte-educador, Carga horária: 40
Outras informações
Supervisor de educadores do Museu da Cidade de São Paulo.


Centro Cultural São Paulo, CCSP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisador estagiário do Centro Cultural São Paulo, onde desenvolveu trabalhos voltados à organização e catalogação dos materiais de artes cênicas da instituição.


Serviço Social do Comércio de São Paulo, SESCSP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Educador, Carga horária: 36
Outras informações
Educador da exposição "Manifestações da Fé", no SESC-Santo Amaro

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 36
Outras informações
Atividades relacionadas à arte-educação das exposições de Arte Povera e Ituporanga que ficaram no SESC Belenzinho de dezembro de 2010 a março de 2011.


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto Irati-Trianon de Extensão Universitária: Estágio relacionado à atividades culturais voltadas a dois bairros do Município de Taboão da Serra (SP). Parceria da PUC-SP com a Secretaria de Habitação da Prefeitura de Taboão da Serra.


Centro Livre de Artes Cênicas, CLAC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de dramaturgia da dança, Carga horária: 5
Outras informações
Professor de dramaturgia da dança das turmas do CLAC (Centro Livre de Artes Cênicas), de São Bernardo do Campo-SP.


Instituto Itaú Cultural, ITAÚ CUTURAL, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Produtor Cultural, Carga horária: 40


Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 16
Outras informações
Professor visitante do curso de extensão Coolhunting: reconhecimento de padrões e estratégias. Disciplina: Inovação, eventos e lançamentos.


Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 33
Outras informações
Professor visitante do curso de Pós-Graduação em Maquiagem e Estilo. Disciplina: Linguagem visual, webmarketing



Membro de corpo editorial


2009 - Atual
Periódico: Projeto 7x7


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Prêmio de Iniciativa em Dança: Projeto 7x7, APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MONTEIRO, R. S.2014 MONTEIRO, R. S.. Fios que se conectam: a dança e a universidade como agentes que (se) movem. Revista de Ciências Humanas, v. 14, p. 9-18, 2014.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MONTEIRO, R. S.. Não é uma questão de ordem!. Desarquivos, São Paulo, p. 6 - 7.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MONTEIRO, R. S.. Curadorias artísticas e a gestação de sentido no corpo como um contradispositivo aos biopoderes. In: VI ComCult - Congresso Internacional de Comunicação e Cultura, 2018, São Paulo-SP. VI ComCult - Vínculos, redes e ambientes, 2018.

2.
MONTEIRO, R. S.; BARBOSA, R. M. . Ritual e crueldade nas artes do espetáculo: potencialidades de percepção-ação do corpo. In: ENAP - Encontro Nacional de Antropologia e Performance, 2010, São Paulo. Encontro Nacional de Antropologia e Performance, 2010.

Artigos aceitos para publicação
1.
MONTEIRO, R. S.. Laboratório de novos gestos: em busca de novas geografias da percepção-ação do corpo. REVISTA MAPA D2, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
MONTEIRO, R. S.; PERNICIOTTI, Fernanda . A crise da crítica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MONTEIRO, R. S.; PETRECA, P. . Parâmetros de Coexistência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MONTEIRO, R. S.. Curadorias no corpo: reflexões em busca de uma curadoria crítica e reverberações do Projeto 7x7. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MONTEIRO, R. S.. Contaminações entre a crítica e a curadoria: em busca de ações nos territórios das artes do corpo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MONTEIRO, R. S.; BARBOSA, R. M. . Ritual e crueldade nas artes do espetáculo: potencialidades de percepção-ação do corpo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MONTEIRO, R. S.. A comunicação através da internet e as mudanças do corpo e do ambiente explicadas a partir da Teoria do Corpomídia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MONTEIRO, R. S.. Contaminações entre a crítica e a curadoria: em busca de ações nos territórios das artes do corpo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MONTEIRO, R. S.. A escassez e o excesso 2017 (Resenha de espetáculo).

2.
MONTEIRO, R. S.. Micro-intervenções: sutilezas dos gestos daqueles por quem não se espera 2015 (Resenha de espetáculo).

3.
MONTEIRO, R. S.. Danças, In(ter)venções, as (re)(a)presentações e suas (re)ações 2015 (Resenha de espetáculo).

4.
MONTEIRO, R. S.. Fuga de um corpo que se transborda em si mesmo 2015 (Resenha de espetáculo).

5.
MONTEIRO, R. S.. Sobre Cicatrizes 2015 (Resenha de espetáculo).

6.
MONTEIRO, R. S.. Pode ser que eu precise de você 2015 (Resenha de espetáculo).

7.
MONTEIRO, R. S.. Na entalpia do tum tum tum do coração 2014 (Resenha de espetáculo).

8.
MONTEIRO, R. S.. Daninhas 2014 (Resenha de espetáculo).

9.
MONTEIRO, R. S.. Meu selfie 2014 (Resenha de espetáculo).

10.
MONTEIRO, R. S.. Fantásticos escorregadores que não levam (varrem) a lugar algum 2013 (Resenha de espetáculo).

11.
MONTEIRO, R. S.. Comem cheio 2013 (Resenha de espetáculo).

12.
MONTEIRO, R. S.. Carta de Clov 2013 (Resenha de espetáculo).

13.
MONTEIRO, R. S.. 1 + 1 = 21 2013 (Resenha de espetáculo).

14.
MONTEIRO, R. S.. Quem disse que aquinãomerelaciono.com? 2012 (Resenha de espetáculo).

15.
MONTEIRO, R. S.. O que pode (ser) um caminhar (?) 2011 (Resenha de espetáculo).

16.
MONTEIRO, R. S.. Desvio Para o Vermelho: um desvio de posição 2009 (Resenha de espetáculo).

17.
MONTEIRO, R. S.. Uma discussão das frestas entre realidade e arte 2009 (Resenha de espetáculo).

18.
MONTEIRO, R. S.. As artes agradecem. São Paulo: CIEE, 2009 (Entrevista).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
PETRECA, P. ; MONTEIRO, R. S. . Díptico das Multidões. 2016. Coreográfica.

2.
MONTEIRO, R. S.; PERNICIOTTI, Fernanda . Encontros de Dança. 2015. Coreográfica.

3.
MONTEIRO, R. S.. 7x7. 2015. Performática.

4.
RIBEIRO, S. C. ; MONTEIRO, R. S. ; FREIRE, B. D. ; MOREAU, A. . Projeto 7x7. 2013. Diversas.

5.
MONTEIRO, R. S.; Marilia Gabriela Gonçalves . Estudo Hamlet.com. 2011. Teatral.

Outras produções artísticas/culturais
1.
MONTEIRO, R. S.. Autoconstrução. 2013 (Encontros).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
A Máquina, Inteligência e Desinteligência Utopia e Entropia à Vista. 2018. (Seminário).

2.
Festival Aldeia Vale Dançar.Corpos, trânsitos, artificialidades e as elaborações do ser. 2018. (Encontro).

3.
I Congresso Cósmico em Ecologia das Práticas. Curadoria como uma ação ecológica: por uma diversidade epistemológica das práticas artísticas. 2018. (Congresso).

4.
VI ComCult - Congresso Internacional de Comunicação e Cultura. Curadorias artísticas e a gestação de sentido no corpo como um contradispositivo aos biopoderes. 2018. (Congresso).

5.
Comunicação em Rede ? Publicação Digital.Comunicação em Rede - Publicação Digital - Projeto 7x7. 2016. (Encontro).

6.
Encontro Interdisciplinar em Dança, Tecnologia e Cognição. 2016. (Encontro).

7.
1º Encontro Curadoria em Artes Cênicas. 2015. (Encontro).

8.
ABC Dança 2015.Dança em espaços urbanos. 2015. (Seminário).

9.
Bienal Sesc de Dança.Crítica para quê? Para quem?. 2015. (Encontro).

10.
Encontro de Dança de Guarulhos.Mediação do evento. 2015. (Encontro).

11.
I Seminário Queer - cultura e subversão das identidades. 2015. (Seminário).

12.
II Conferência Municipal de Cultura de Ribeirão Pires: Uma política de Estado para a Cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura. 2013. (Encontro).

13.
[PLATAFORMAS DE CURADORIA]. Transmuseu - A transformação contínua dos museus diante dos desafios da arte contemporânea. 2012. (Seminário).

14.
Diálogos Estéticos: Curadoria na Arte Contemporânea. 2012. (Encontro).

15.
Processos Públicos - processos artísticos e curatoriais. 2012. (Encontro).

16.
The Mystery of Presence and the Birth of the Modern Western Body. 2012. (Encontro).

17.
VII Seminário Semestral de Curadoria (Faculdade Santa Marcelina). 2011. (Seminário).

18.
19º Encontro de Iniciação Científica da PUC-SP.A comunicação através da internet e as mudanças do corpo e do ambiente explicadas a partir da Teoria do Corpomídia. 2010. (Encontro).

19.
Crítica, arte e política: rumos cruzados. 2010. (Seminário).

20.
ENAP - Encontro Nacional de Antropologia e Performance.Ritual e crueldade nas artes do espetáculo: potencialidades de percepção-ação do corpo. 2010. (Encontro).

21.
Outras utopias da arte contemporânea: política-memória/ experiência estética. 2010. (Simpósio).

22.
A revolta da carne: diálogos Brasil Japão. 2009. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MONTEIRO, R. S.. 12ª Festival de Cenas Curtas. 2012. (Festival).

2.
MONTEIRO, R. S.. 11º Festival de Cenas Curtas. 2011. (Festival).

3.
MONTEIRO, R. S.. 10º Festival de Cenas Curtas. 2010. (Festival).

4.
MONTEIRO, R. S.. Festival de Rua. 2009. (Festival).

5.
MONTEIRO, R. S.. 9º Festival de Cenas Curtas. 2009. (Festival).

6.
MONTEIRO, R. S.. 8º Festival de Cenas Curtas. 2008. (Festival).

7.
MONTEIRO, R. S.. 7º Festival de Cenas Curtas. 2007. (Festival).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MONTEIRO, R. S.; PETRECA, P. . Parâmetros de Coexistência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 4:49:00