Adecir Pozzer

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  • Última atualização do currículo em 13/12/2018


Doutorando em Educação pela UFSC, realizando Doutorado Sanduíche na USAL/Espanha, entre agosto 2018 a junho 2019 (Bolsista CAPES). Mestrado em Educação pela UFSC (2013). Graduação em Ciências da Religião - Licenciatura em Ensino Religioso pela FURB (2010). Especialização em Formação de Professores para o Ensino Religioso (2006) e Bacharel em Ciências Religiosas pela PUCPR (2002). Membro dos grupos de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento (GPEAD/FURB) e Hermenêuticas da Cultura, Mundo e Educação (UFSC). Assistente técnico-pedagógico da Secretaria de Estado da Educação, Coordenador da Educação Básica FONAPER (2017-2019). Atua nas áreas de Educação e Ciências da Religião, com ênfase nos seguintes temas: formação, interculturalidade, direitos humanos, (de)colonialidade, diversidade religiosa, ensino religioso. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adecir Pozzer
Nome em citações bibliográficas
POZZER, A.

Endereço


Endereço Profissional
Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina.
Rua Antônio Luz
Centro
88010410 - Florianópolis, SC - Brasil
Telefone: (48) 32216296
URL da Homepage: www.sed.sc.gov.br


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Pesquisa em Educação e (De)Colonialidade do Saber: reconhecimento como práxis formativa,
Orientador: Rosana Silva de Moura.
Coorientador: Franciele Petry.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Formação; (De)colonialidade do saber; Reconhecimento; Interculturalidade; Pesquisa em Educação.
Grande área: Ciências Humanas
2011 - 2013
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: A Formação de Professores em e para Direitos Humanos na Perspectiva Filosófica de Emmanuel Levinas,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Dra. Lúcia Schneider Hardt.
Bolsista do(a): Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior, FUMDES, Brasil.
Palavras-chave: Formação de Professores; Direitos Humanos.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2006
Especialização em Formação do Professor para Ensino Religios Escolar.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, Brasil.
Título: A Alteridade e a religiosidade do aluno na aula de Ensino Religioso.
Orientador: Adalgisa Aparecida de Oliveira Gonçalves.
2000 - 2001
Aperfeiçoamento em Bacharel em Ciências Religiosas.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, Brasil.
Título: Educação para o amor. Ano de finalização: 2001.
Orientador: Dra. Marlene Bertoldi.
2013 interrompida
Graduação interrompida em 2014 em Pedagogia.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Ano de interrupção: 2014
2007 - 2010
Graduação em Ciências da Religião - Licenciatura em Ensino Reli.
Fundação Universitária de Blumenau, FURB, Brasil.
Título: Diversidade Cultural Religiosa e Formação Docente na perspectiva da Interculturalidade.
Orientador: Lílian Blanck de Oliveira.




Formação Complementar


2018 - 2018
Curso de Preparación para el Examen DELE. (Carga horária: 200h).
Tía Tula Colegio de Español, TÍA TULA, Espanha.
2003 - 2005
Licenciatura em Artes - Música. (Carga horária: 900h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
Outras informações
Professor pelo PARFOR


Centro Universitário Municipal de São José, USJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
Outras informações
Introdução às Ciências da Religião Docência do Ensino Religioso

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ACT, Carga horária: 10


Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SEDE/SC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente técnico Pedagógico da Educação Bás, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Religioso, Carga horária: 10


Universidade Comunitária da Região de Chapecó, UNOCHAPECO, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
Outras informações
Professor do PARFOR

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor/Parfor, Carga horária: 5


Associação Franciscana Senhor Bom Jesus, BJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2016
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Atua como Professor de Ensino Religioso


Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul, PMJS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor ACT, Carga horária: 10


União Catarinense de Educação, UCE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8


Colégio Elisa Andreoli, CEA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 9



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Teoria da Atividade, Práticas Educativas e Avaliação da Aprendizagem
Descrição: A Teoria da Atividade é uma teoria educacional ligada à concepção de aprendizagem sociointeracionista, na qual as atividades humanas são consideradas ações de interação humano-mundo, guiadas por motivos ou finalidades específicas. Nesta concepção, no cotidiano escolar, as práticas educativas devem estruturar-se em atividades de aprendizagem, ou seja, ações planejadas nas quais o movimento dialético de abstração/concreção/abstração facilita o processo de apropriação/elaboração de conceitos científicos e o desenvolvimento de funções psicológicas superiores. Tendo em vista que esses referenciais constituem os fundamentos teórico-metodológicos da Proposta Curricular de Santa Catarina, este projeto objetiva investigar como a Teoria da Atividade é compreendida pelos docentes da rede pública estadual, e de que modo interfere nas práticas educativas e nos procedimentos utilizados para avaliação da aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Diversidade Religiosa, Laicidade e Ensino Religioso não Confessional
Descrição: A diversidade religiosa é uma característica intrínseca à sociedade brasileira. Contudo, historicamente, muitas expressões religiosas foram combatidas, invisibilizadas e silenciadas. Um dos principais mecanismos para operacionalizar o processo colonizador de imposição cultural e religiosa foi a união Estado-Igreja e a oferta do Ensino Religioso confessional. Mesmo com a implantação da República e o consequente processo de laicização do ensino, o Ensino Religioso persistiu com sua face prosélita até a alteração do Art. 33 da LDB nº 9.394/96, que expressamente vedou estas práticas e responsabilizou a disciplina a assegurar o respeito à diversidade religiosa. Este projeto objetiva investigar as relações existentes entre Estado laico, diversidade religiosa e Ensino Religioso não confessional no Brasil e na América Latina. Também quer fomentar propostas político-pedagógicas que favoreçam a laicidade da escola, o respeito à diversidade religiosa e não religiosa, o aprendizado da convivência e do diálogo com distintas concepções, identidades e diferenças..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Intersecções filosóficas entre Dilthey e Heidegger para pensar 'Hermenêuticas da cultura, mundo e educação'
Descrição: A pesquisa tem por objetivo interpretar as hermenêuticas de W. Dilthey e M. Heidegger e suas intersecções filosóficas para pensar 'Hermenêuticas da cultura, mundo e educação'. No que se refere à metodologia, a pesquisa, cuja ancoragem encontra-se no horizonte da filosofia da educação, delineia-se a partir do aporte teórico da hermenêutica filosófica, sendo ela mesma interpretação dada a partir do elemento da compreensão de uma situação hermenêutica na qual estamos, desde sempre, implicados. Tem como centralidade os aportes filosóficos de Dilthey, Heidegger (e Gadamer) para pensar a formação humana. Trata-se de um exercício interpretativo de si mesma a partir de uma proposta de uma especificidade para a área, quando tomada enquanto experiência formativa no âmbito da educação. A partir deste ângulo, o sentido gadameriano da autocompreensão se torna fundamental para pensarmos a formação como autoformação. Sob este prisma metodológico, propõe ressaltar a primazia de uma prática interpretativa das formas como o humano inventa, reinventa ou reproduz formas culturais e de mundo que significam a formação humana..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (6) .
Integrantes: Adecir Pozzer - Integrante / Suzan Alberton Pozzer - Integrante / Rosana Silva de Moura - Coordenador / Gustavo Tanus Martins - Integrante / Priscilla Ghizoni Lima - Integrante / Iris Daniele Marcolino da Silva - Integrante / Bruno Pedroso Lima Silva - Integrante / Patrícia Soares Venzon - Integrante / Carlos Roberto Jacob Filho - Integrante / Mauricio Bueno da Rosa - Integrante / Luciano Correa - Integrante / Israel Mannes - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2016 - Atual
Pesquisa em Educação e (De)Colonialidade do Saber: o reconhecimento como práxis formativa:
Descrição: O projeto de pesquisa parte das produções do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC para analisar presenças, ausências de perspectivas epistemológicas latino-americanas para pensar os processos formativo-educacionais, refletindo aspectos que (re)produzem certa colonialidade do saber a partir do conceito de reconhecimento, com base no pensamento de Paul Ricoeur, em um exercício hermenêutico filosófico que possibilite (re)inventar e significar a formação em perspectivas interculturais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Adecir Pozzer - Integrante / Rosana Silva de Moura - Coordenador.
2015 - 2016
Conhecimentos das Religiosidades Afro-Brasileiras e Indígenas em Planos de Curso do Ensino Religioso
Descrição: A Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, estabelece a inclusão da temática da ?história e cultura Afro-Brasileira e Indígena? nos currículos escolares da educação básica, de modo a assegurar o acesso ao conjunto de saberes, conhecimentos e experiências elaborados por essas culturas e fortemente presentes na contemporaneidade, mas que historicamente foram invisibilizadas e subalternizadas, resultado de processos hegemônicos, etnocêntricos e monoculturais. O Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER), ao elaborar os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso (PCNER, 1997), integrou o estudo dos conhecimentos religiosos de matrizes africanas e indígenas para o Ensino Religioso, já na década de 1990. Aportados nestes aspectos, buscaremos identificar em que medida os professores de Ensino Religioso da Rede Pública de Ensino de São José e da Gerência de Educação da grande Florianópolis, consideram os saberes e conhecimentos das culturas e religiosidades Afro-Brasileiras e Indígenas em seus planos de ensino. Metodologicamente, trata-se de acessar e analisar planos de ensino de professores que atuam em escolas públicas, buscando evidências diretas e/ou indiretas em que conhecimentos religiosos das referidas matrizes culturais religiosas estão previstos para o seu estudo neste componente curricular. Os resultados serão socializados à comunidade acadêmica da USJ e em eventos científico-educacionais, bem como às escolas e profissionais da educação envolvidos na pesquisa. Palavras-chaves: Conhecimentos das religiosidades Afro-Brasileiras e Indígenas. Ensino Religioso. Planos de Ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Diálogo interinstitucional na pesquisa em hermenêuticas da cultura, mundo e educação
Descrição: A pesquisa propõe-se a consolidar um vínculo interinstitucional no horizonte da Filosofia da Educação, no intuito de aprofundar estudos para a interpretação da formação humana desde uma pesquisa de "hermenêuticas da cultura, mundo e educação", em curso no Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina (2014-2017), sob um registro interdisciplinar. Almeja-se agora uma ampliação dos sujeitos para um diálogo interinstitucional, implicando professores colaboradores de outras I.E.S. como: UFRGS, UFSM, UFPel, FURB, UNILASALLE/Canoas. O projeto prevê também a participação de alunos de graduação e pós-graduação, dada a relevância da imbricação entre estes níveis de ensino superior como modo de ampliação da formação humana, em estabelecimentos de ensino regular..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Série Saberes em Diálogo
Descrição: A Série Saberes em Diálogo surgiu com o intuito de compartilhar estudos, pesquisas e práticas pedagógicas de perspectiva intercultural, na tentativa de fomentar e construir, no cotidiano escolar, outras relações e interações que reconheçam a diversidade de identidades culturais. Visa contribuir no questionamento de concepções epistemológicas e pedagógicas que sustentam a colonialidade e a monoculturalidade no campo educacional, com vistas à superação de processos que procuram normalizar os diferentes e as diferenças, produzindo exclusões e desigualdades. A Série Saberes em Diálogo propõe a adoção de referenciais teóricos e práticos que encaminhem, organizem e constituam outras pedagogias e estimulem o desenvolvimento de relações que ultrapassem as fronteiras culturais estabelecidas, possibilitando aos sujeitos analisarem, compreenderem e transformarem realidades, por meio da apropriação e valorização de saberes e conhecimentos das e nas diferentes culturas. Para isso, se fazem necessárias práticas e pesquisas pedagógicas que provoquem novas aprendizagens, mediadas pela sensibilidade e cuidado para com o Outro, seus territórios e territorialidades, significando-os nas relações e interações com as alteridades..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2012 - 2012
Fundamentos e Metodologias do Ensino Religioso
Descrição: O ensino religioso é um dos componentes do currículo das escolas públicas brasileiras, garantido pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 210 . Respeitando o princípio da liberdade religiosa e, tendo em vista a formação plena do cidadão em uma sociedade cultural e religiosamente diversa, o Art. 33 da LDBEN n 9.394/1996, alterado pela Lei n 9.475/1997, legisla que o ensino religioso tem a responsabilidade de assegurar o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo. Neste contexto, o Ensino Religioso deve proporcionar o conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das experiências religiosas percebidas no contexto dos educandos, numa perspectiva de diálogo, alteridade e reconhecimento das diferenças. O fenômeno religioso, resultado da produção cultural de inúmeros grupos humanos - objeto do processo de ensino-aprendizagem do Ensino Religioso - necessita estar disponível aos educandos, a fim de proporcionar o entendimento do contexto religioso que eles vivenciam e observam no cotidiano, produzindo um saber de si que lhes permita estabelecer relações alteritárias consigo mesmo, com os outros e com a natureza. Para tanto, é necessário desenvolver no cotidiano escolar a capacidade de acolhimento à diversidade religiosa, para que as culturas sejam (re)conhecidas em mesmo grau e valor, através do diálogo e reconhecimento das diferenças. Por isso, o presente projeto visa contribuir com a formação continuada dos egressos e acadêmicos do curso Ciências da Religião- Licenciatura em Ensino Religioso e dos professores de Ensino Religioso da região de Chapecó, oferecendo fundamentos teórico-metodológicos para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que reconheçam a diversidade cultural religiosa na escola, sem proselitismos...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Adecir Pozzer - Integrante / CECCHETTI, Elcio - Coordenador / Teresa DIll - Integrante / Leonel Piovezana - Integrante.


Outros Projetos


2010 - 2013
Projeto Diversidade Religiosa e Direitos Humanos: conhecer, respeitar e conviver
Descrição: O projeto contou com o apoio da Diretoria de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania (DPEDHUC/SECADI/MEC) e uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina (MOVER/UFSC) e a Universidade Regional de Blumenau (GPEAD/FURB). O objetivo foi produzir um material paradidático sobre a temática da diversidade religiosa e dos direitos humanos. O produto final rendeu três produções, uma obra do educador que contém 10 artigos e duas obras para o educando dos anos finais do ensino fundamental. Os livros do educando contam as Aventuras de Yara no Planeta Oculares, a história de uma menina que visita inúmeros povos e tradições religiosas, conhecendo assim os costumes, mitos, ritos, símbolos e demais elementos do ethos de várias culturas. A partir disso, reconhece a necessidade do respeito às diferentes formas de crer, evitando assim processos de exclusões, discriminações, absolutismos e negação dos direitos humanos em diferentes segmentos sociais, inclusive na escola..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Adecir Pozzer - Integrante / CECCHETTI, Elcio - Integrante / RISKE-KOCH, Simone - Integrante / OLIVEIRA, Lilian Blanck de. - Coordenador / Djanna Zita Fontanive - Integrante / Dolores Henn Fontanive - Integrante / Rodrigo Wartha - Integrante / Simone Fusinato Rezende - Integrante / Suzan Alberton Pozzer - Integrante / Tarcísio Alfonso Wickert - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Cooperação.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Editora Saberes em Diálogo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: CIÊNCIAS DA RELIGIÃO.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
POZZER, A.; RISKE-KOCH, Simone . Ensino Religioso no Brasil. 92. ed. Chapecó: ARGOS, 2018. v. 1. 139p .

2.
RISKE-KOCH, Simone (Org.) ; OLIVEIRA, Lilian Blanck de. (Org.) ; POZZER, A. (Org.) . Formação inicial em ensino religioso: experiências em cursos de ciência(s) da(s) religião(ões) no Brasil. 1. ed. Florianópolis: Saberes em Diálogo, 2017. 256p .

3.
POZZER, A.; PALHETA, Francisco (Org.) ; PIOVEZANA, L. (Org.) ; HOLMES, Maria J. T. (Org.) . Ensino Religioso na Educação Básica: Fundamentos epistemológicos e curriculares. 1. ed. Florianópolis: Sabres em Diálogo, 2015. v. 500. 366p .

4.
POZZER, A.; Elcio Cecchetti (Org.) . Educação, Direitos Humanos e Interculturalidade: diálogos críticos e reflexivos. 1. ed. Blumenau: Edifurb, 2015. v. 500. 307p .

5.
Elcio Cecchetti (Org.) ; POZZER, A. (Org.) . Educação e Interculturalidade: conhecimentos, saberes e práticas descoloniais. 1. ed. Blumenau: Edifurb, 2014. v. 500. 208p .

6.
Elcio Cecchetti (Org.) ; POZZER, A. (Org.) . Educação e Diversidade Cultural: tensões, desafios e perspectivas. 2. ed. Blumenau: Edifurb, 2014. v. 500. 244p .

7.
POZZER, A.; FONTANIVE, D. Z. ; FONTANIVE, D. H. ; WARTHA, R. ; REZENDE, S. F. ; RISKE-KOCH, Simone ; POZZER, Suzan Alberton ; WICKERT, T. A. . As Aventuras de Yara no Planeta Oculares: Conhecendo, respeitando e convivendo com a Diversidade Religiosa e os Direitos Humanos. 1. ed. Blumenau: Edifurb, 2013. v. Vol 1. 62p .

8.
POZZER, A.; FONTANIVE, D. Z. ; FONTANIVE, D. H. ; WARTHA, R. ; REZENDE, S. F. ; RISKE-KOCH, Simone ; POZZER, Suzan Alberton ; WICKERT, T. A. . As Aventuras de Yara no Planeta Oculares: Conhecendo, respeitando e convivendo com a Diversidade Religiosa e os Direitos Humanos. 1. ed. Blumenau: Edifurb, 2013. v. Vol 2. 62p .

9.
POZZER, A.. Redescobrindo o Universo Religioso: ensino fundamental; livro do estudante 6 - Vol. 6. 5ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. v. 1. 88p .

10.
POZZER, A.. Redescobrindo o Universo Religioso: ensino fundamental; livro do estudante 8 - Vol. 8. 5ª. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2011. v. 1. 88p .

11.
POZZER, A.. Redescobrindo o Universo Religioso: ensino fundamental; livro do estudante 9 - Vol. 9. 5ª. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2011. v. 1. 108p .

12.
POZZER, A.. Redescobrindo o Universo Religioso: ensino fundamental: livro do estudante Vol. 7. 5. ed. Petrópolis - RJ: Vozes, 2011. v. 3.000. 88p .

13.
POZZER, A.; CECCHETTI, Elcio (Org.) ; OLIVEIRA, Lilian Blanck de. (Org.) ; KLEIN, Remí (Org.) . Diversidade Religiosa e Ensino Religioso no Brasil: Memórias, Propostas e Desafios. 1. ed. São Leopoldo-RS: Nova Harmonia, 2010. v. 1000. 192p .

Capítulos de livros publicados
1.
POZZER, A.; OLIVEIRA, Lilian Blanck de. . Ensino Religioso na Escola Brasileira: tempos/ espaços/ lugares no Estado de Santa Catarina. In: Nicolás Esteban Panotto; Matthias Preiswerk. (Org.). Otra educación teológica es posible: nuevos sujetos y campos. 1ed.Buenos Aires: Editora Serviços Pedagógicos e Teológicos, 2017, v. 1, p. 127-138.

2.
PIOVEZANA, L. ; POZZER, A. ; CECCHETTI, Elcio ; BORTOLETO, E. J. ; SICHERELO, L. J. J. J. . Territorialidades culturais: o ensino religioso na educação básica. In: Márcia Pessanha; Iolanda de Oliveira. (Org.). Educação Pública, Religião e Laicidade. 1ed.Niterói: CEAD-UFF, 2017, v. 1, p. 89-124.

3.
POZZER, A.; CECCHETTI, Elcio . Educação, Decolonialidade do Saber e Episte(me)todologias Interculturais. In: Valdo Barcelos; Sandra Maders; Giovani Pasini. (Org.). Cenas e cenários interculturais: pensando epistemologias a partir do Sul. 1ed.Santa Maria: Editora e Gráfica Caxias, 2016, v. 1, p. 13-30.

4.
POZZER, A.; Elcio Cecchetti . Colonialidade do Saber e Formação Docente: ensaios para episte(me)todologias interculturais. In: Lúcia Schneider Hardt; Rosana Silva de Moura. (Org.). Filosofias da Educação: entre devires, interrupções e aberturas - outro mundo contemplado. 7ed.Blumenau: Edifurb, 2016, v. 1, p. 73-92.

5.
PINTRO, Eleandra A. ; POZZER, A. . Gestão democrática na educação: desafios e possibilidades. In: Lúcia S Hardt; Neide M. Arrias; Danilo J.S. Botelho; Vilmar Martins. (Org.). Coordenação Pedagógica: (per)formações e castografias. 01ed.Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2015, v. , p. 27-40.

6.
POZZER, A.; WICKERT, T. A. . Ensino Religioso Intercultural: reflexões, diálogos e implicações curriculares. In: Adecir Pozzer; Francisco Palheta; Leonel Piovezana; Maria José Torres Holmes. (Org.). Ensino Religioso na Educação Básica: Fundamentos Epistemológicos e Curriculares. 1ed.Florianópolis: Saberes em Diálogo, 2015, v. 1, p. 89-101.

7.
CRUSARO, J. ; POZZER, A. . Ensino Religioso e os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento nos Anos Finais do Ensino Fundamental. In: Adecir Pozzer; Franciso Palheta; Leonel Piovezana; Maria José Torres Holmes. (Org.). Ensino Religioso na Educação Básica: Fundamentos Epistemológicos e Curriculares. 1ed.Florianópolis: Saberes em Diálogo, 2015, v. 1, p. 301-316.

8.
CECCHETTI, Elcio ; POZZER, A. . Entre fechamentos e aberturas: o Ensino Religioso no currículo escolar. In: Adecir Pozzer; Francisco Palheta; Leonel Piovezana; Maria José Torres Holmes. (Org.). Ensino Religioso na Educação Básica: Fundamentos Epistemológicos e Curriculares. 1ed.Florianópolis: Saberes em Diálogo, 2015, v. 1, p. 335-352.

9.
POZZER, A.; CECCHETTI, Elcio . Direitos Humanos e Educação Intercultural: da pedagogia do mesmo à pedagogia da alteridade. In: Adecir Pozzer; Elcio Cecchetti. (Org.). Educação, Direitos Humanos e Interculturalidade: diálogos críticos e reflexivos. 1ed.Blumenau: Edifurb, 2015, v. 500, p. 73-91.

10.
POZZER, A.. Interculturalidade e formação docente: possibilidades para o reconhecimento da diversidade religiosa. In: Elcio Cecchetti; Adecir Pozzer. (Org.). Educação e Interculturalidade: conhecimentos, saberes e práticas descoloniais. 1ed.Blumenau: Edifurb, 2014, v. 1, p. 89-104.

11.
POZZER, A.; CECCHETTI, Elcio ; OLIVEIRA, Lilian Blanck de. . Diversidade Religiosa e Educação em Direitos Humanos: Desafios e possibilidades aos Currículos Escolares. In: Ana Tereza Reis da Silva. (Org.). Leituras Críticas em Educação e Direitos Humanos. 1ed.Brasília: Liber Livro; Alia Opera, 2014, v. 1, p. 52-74.

12.
POZZER, A.; CECCHETTI, Elcio ; OLIVEIRA, Lilian Blanck de. ; KLEIN, Remí . Concepção de Ensino Religioso no FONAPER: Trajetórias de um conceito em construção. In: POZZER, Adecir; CECCHETI, Elcio; OLIVEIRA, Lílian Blanck de.; KLEIN, Remí.. (Org.). Diversidade Religiosa e Ensino Religioso no Brasil: Memórias, Propostas e Desafios. 1ed.São Leopoldo/RS: Nova Harmonia, 2010, v. 618, p. 83-101.

13.
POZZER, A.; CECCHETTI, Elcio ; RISKE-KOCH, Simone . Ensino Religioso em Santa Catarina: exercícios na perspectiva de uma educação intercultural. In: OLIVEIRA, Lilian B. de; CECCHETTI, Elcio; CEZARO, Rosa A. de; RISKE-KOCH, Simone.. (Org.). Culturas e Diversidade Religiosa na América Latina. Blumenau: EDIFURB, 2009, v. , p. 271-285.

14.
POZZER, A.. A Alteridade e a religiosidade do aluno na aula de ensino religioso. In: CAMARGO, César da S.; CECCHETTI, Elcio; OLIVEIRA, Lílian B. de.. (Org.). Terra e Alteridade: pesquisas e práticas pedagógicas em Ensino Religioso. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2007, v. , p. 241-248.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
POZZER, A.. Fundamentos e prática da avaliação escolar. Diário Catarinense, Florianópolis, 29 ago. 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
POZZER, A.; WICKERT, T. A. . Ensino Religioso Intercultural: uma perspectiva curricular do FONAPER. In: I Congresso Lusófono de Ciências da Religião, 2015, Lisboa. I Congresso Lusófono de Ciências da Religião: Religiões e espiritualidades, culturas e identidades. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, 2015. v. 1. p. 6-23.

2.
CRUSARO, J. ; CRUSARO, L. T. B. ; POZZER, A. . Práticas Pedagógicas do Ensino Religioso: Experiências, desafios e perspectivas. In: VII Congresso Nacional do Ensino Religioso, 2013, Juiz de Fora/MG. Anais do VII Congresso Nacional do Ensino Religioso, 2013.

3.
KULKAMP, V. ; PUFF, G. B. ; POZZER, A. . Formação docente e diversidade cultural religiosa: licenciatura em Ensino Religioso da FURB. In: VII Congresso Nacional do Ensino Religioso, 2013, Juiz de Fora/MG. Anais do VII Congresso Nacional do Ensino Religioso, 2013. v. VII.

4.
POZZER, A.. Livro didático e Ensino Religioso. In: XII Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso, 2012, Manaus/AM. Anais do XII Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso, 2012.

5.
POZZER, A.. A formação de professores em e para direitos humanos: desafios frente à filosofia de Levinas. In: IX ANPED Sul - Seminário de Pesquisa em Educação Regional, 2012, Caxias do Sul/RS. A Pós-Graduação e suas Interlocuções com a Educação Básica. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2012. v. 1.

6.
POZZER, A.; KULKAMP, V. . A alteridade no cotidiano escolar: relato de atividade de aprendizagem em ensino religioso. In: XII Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso, 2012, Manaus/AM. Anais do XII Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso, 2012.

7.
POZZER, A.; POZZER . Alteridade no contexto escolar: experiências em ensino religioso e em psicologia escolar/educacional. In: V Congresso Nacional de Ensino Religioso, 2009, Gioânia. Anais do Congresso Nacional de Ensino Religioso - CONERE - 6a.Edição, 2009.

8.
POZZER, A.. A Alteridade e a religiosidade do aluno na aula de ensino religioso. In: IV Seminário Catarinense de Ensino Religioso, 2007, Chapecó. Terra e Alteridade: pesquisas e prática pedagógicas em Ensino Religioso. São Leopoldo RS: Oikos e Nova Harmonia, 2007. p. 241-248.

Apresentações de Trabalho
1.
POZZER, A.; Elcio Cecchetti . Ensino Religioso: um contributo à formação humana. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
POZZER, A.. Ensino Médio e formação integral: perspectivas e desafios. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
POZZER, A.. Ensino religioso na base nacional comum curricular: entre presenças e ausências. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
POZZER, A.. Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular: Um contributo à formação humana!?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
POZZER, A.; RISKE-KOCH, Simone ; CECCHETTI, Elcio ; PIOVEZANA, L. ; SILVA, J. C. da . Coordenação GT - Conhecimento religioso, concepções e práticas pedagógicas a partir da BNCC. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
POZZER, A.. Conhecimentos Religiosos Afro-brasileiros e Indígenas na Escola: por uma decolonialidade do Ensino Religioso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
POZZER, A.; Elcio Cecchetti . Interculturalidade e formação docente: perspectivas para ressignificação de epistemologias educacionais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
POZZER, A.. Ensino Religioso na Proposta Curricular de SC/Brasil: a construção de espaços polifônicos e interculturais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
POZZER, A.; WICKERT, T. A. . Ensino Religioso Intercultural: uma perspectiva curricular do FONAPER. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
POZZER, A.. Ensino Religioso na escola e Diversidade humana e religiosa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
POZZER, A.. Educación Intercultural, Diversidad Religiosa y Derechos Humanos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
POZZER, A.. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
POZZER, A.. Direitos à Aprendizagem e ao Desenvolvimento na Educação Básica e no Ensino Religioso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
POZZER, A.. Formação continuada para professores de ensino religioso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
POZZER, A.. Diversidade Religiosa e Direitos Humanos na Escola. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
POZZER, A.. Diversidade e Ensino Religioso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
POZZER, A.. Ensino Religioso - Área de conhecimento da educação básica: interfaces com a Proposta Pedagica da Escola. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
POZZER, A.. Conhecimentos religiosos nas culturas e tradições religiosas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
POZZER, A.. I Seminário Nacional das Licenciaturas em Ensino Religioso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
POZZER, A.. Diversidade Cultural Religiosa no Cotidiano Escolar: Interfaces e Desafios. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
POZZER, A.; POZZER . Alteridade no Contexto Escolar: experiências em Ensino Religioso e em Psicologia Escolar/Educacional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
POZZER, A.. Perspectivas Didático-Pedagógico do Ensino Religioso. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
CECCHETTI, Elcio ; POZZER, A. . Repensando a práxis na educação infantil e série iniciais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
POZZER, A.; KRAVICE, M. R. . Espaço Pedagógico - Metodologias do Ensino Religioso. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
POZZER, A.. A alteridade e a religiosidade do aluno na aula de Ensino Religioso. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
POZZER, A.. Alteridade e religiosidade nas aulas de ensino religioso. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
POZZER, A.. Avaliação da aprendizagem - desafios e possibilidades. 2018.

2.
POZZER, A.. Avaliação e planejamento do processo de ensino-aprendizagem. 2017.

3.
POZZER, A.. Avaliação do processo de ensino-aprendizagem. 2017.

4.
POZZER, A.. Teoria da Atividade e Atividade de Aprendizagem. 2017.

Trabalhos técnicos
1.
POZZER, A.. Educação, epistemologias e paradigmas emergentes...Tributo Scritto à Ireno Antônio Borticelli. 2018.

2.
POZZER, A.; PIOVEZANA, L. ; RISKE-KOCH, Simone ; PALHETA, Francisco . Base Nacional Comum Curricular. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
POZZER, A.; ORSI, D. A. P. ; BERTINETT, M. C. V. T. ; GESSER, Z. L. . 1º Caderno de Experiências Exitosas do Programa Estadual de Novas Oportunidades de Aprendizagem - PENOA 2014. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno de Práticas Pedagógicas).

2.
POZZER, A.. Curso de Formação Continuada: Fundamentos e Metodologias do Ensino Religioso. 2014. .

3.
POZZER, A.. Curso de Formação Continuada: Fundamentos e Metodologias do Ensino Religioso. 2013. .

4.
POZZER, A.; CAVALCANTI, C. A. ; FUCHS, H. L. ; REBLIN, I. A. . Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso. 2012. (Anais de evento).

5.
POZZER, A.; Iuri ; RISKE-KOCH, Simone ; PAULY, Evaldo . Congresso Nacional de Ensino Religioso. 2011. (Editoração/Anais).

6.
KRAVICE, M. R. ; Celso Kraemer ; POZZER, A. . I Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento. 2009. (Editoração/Anais).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BEROIS, I. C. S; POZZER, A.. Participação em banca de Eleandra Antonia Pintro. A importância da Família na Vida Escolar dos Filhos. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
BEROIS, I. C. S; POZZER, A.. Participação em banca de Maria Angélica Marques. A Perspectiva dos Círculos de Cultura na Gestão Democrática. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
BEROIS, I. C. S; POZZER, A.. Participação em banca de Cinara Aparecida Fraporti. Educação Inclusiva na Escola: De quem é a responsabilidade?. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
BEROIS, I. C. S; POZZER, A.. Participação em banca de Simone Carla Fraporti Miotto. Limitação dos Alunos com Dificuldades de Aprendizagem. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
RISKE-KOCH, Simone; POZZER, A.. Participação em banca de Maria Aparecida Lohn da Silva. A Música na Educação Infantil. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
RISKE-KOCH, Simone; POZZER, A.. Participação em banca de Cláudia Amanda Morozo. Criação de um Currículo para o Projeto UCA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
RISKE-KOCH, Simone; POZZER, A.. Participação em banca de Carmen Nelita Rigotti. Indisciplina na Escola: reflexões sobre o papel do professor. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
RISKE-KOCH, Simone; POZZER, A.. Participação em banca de Andreia Lucca. A Postura do Professor diante da Indisciplina. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
POZZER, A.; CECCHETTI, Elcio; PIOVEZANA, L.. Participação em banca de Mara Rosane Costa Maria e Neusa Maria Vedana Pazza.O Protagonismo do FONAPER na construção de um Ensino Religioso não confessional no Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Religião) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

2.
POZZER, A.; Elcio Cecchetti; PIOVEZANA, L.. Participação em banca de Vanessa Kern e Dilnei Feil.Eu, o Outro e o Nós:o respeito à diversidade etnico-religiosa na escola. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Religião) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

3.
Elcio Cecchetti; PIOVEZANA, L.; POZZER, A.. Participação em banca de Nair Tenroller e Thaisa Basquer.Diversidade e intolerância religiosa na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Religião) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

4.
PIOVEZANA, L.; Elcio Cecchetti; POZZER, A.. Participação em banca de Alice Salete Ziger Vezzaro e Marleni Hahne Santos.Símbolos religiosos indígenas do Oeste do Estado de Santa Catarina na Contemporaneidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Religião) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

5.
MENDES, V. A.; SILVA, J. C. da; POZZER, A.. Participação em banca de Joel de Jesus França.A Religiosidade em questão: Censo de 2010 e Servidores da Secretaria de Justiça de Santa Catarina. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Religião) - Centro Universitário Municipal de São José.

6.
BEROIS, I. C. S; Bringmann, S.; POZZER, A.. Participação em banca de Roseli Augusta da Silva Machado.Contemplação, Clausura e Atuação Social no Carmelo Cristo Redentor em São José/SC. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Religião) - Centro Universitário Municipal de São José.

7.
POZZER, A.. Participação em banca de Tânia Regina Pelegrini Martins.Religiosidade Popular: Pertença e militância religiosa dos peregrinos a Gruta de Nossa Senhora de Louders em Angelina. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Religião) - Centro Universitário Municipal de São José.

8.
POZZER, A.. Participação em banca de Andréa de Souza Bruno.Moral e homossexualidade na Revista Espírita de Umbanda. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Religião) - Centro Universitário Municipal de São José.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CURSO DE FORMACAO CONTINUADA DO ENSINO MEDIO INTEGRADO A EDUCACAO PROFISSIONAL (EMIEP) EM INFORMATICA.Avaliação da aprendizagem: pressupostos teórico-práticos. 2018. (Oficina).

2.
De la Universidad de Salamanca (1218) a los 50 años de la Conferencia de Medellín..Diversidad cultural y religiosa en el currículo de la Educación Brasileña. 2018. (Seminário).

3.
III Jornadas sobre Prensa Pedagógica: Congresso Internacional-La prensa pedagógica de los profesores. 2018. (Congresso).

4.
Seminario Dialogos sobre el educador Paulo Freire: pedagogías. 2018. (Seminário).

5.
Congresso Educasul 2017 - Ensino Médio e Formação Integral. A reforma do Ensino Médio: impactos às redes públicas e privadas. 2017. (Congresso).

6.
CURSO: FUNDAMENTOS TEORICOS E METODOLOGIOS DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA. 2017. (Outra).

7.
CURSO DE FORMACAO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO PROGRAMA ENSINO MEDIO INOVADOR - PROEMI.Teoria da Atividade. 2017. (Seminário).

8.
CURSO PARA SERVIDORES DAS GEREDS: GESTAO DEMOCRATICA E O PAPEL DO GESTOR.Avaliação da Aprendizagem. 2017. (Seminário).

9.
I Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura - SEMLACult.Filosofia da Educação e Colonialidade do Saber: reconhecimento como desafio intercultural. 2017. (Seminário).

10.
IX Congresso Nacional do Ensino Religioso (CONERE) e do I Congresso Latino-Americano de Educação e Ciência(s) da(s) Religião(ões) (CLAECIR). Conhecimento religioso e educação básica: desafios a partir da BNCC. 2017. (Congresso).

11.
IX Congresso Nacional do Ensino Religioso (CONERE) e no I Congresso Latino-Americano de Educação e Ciência(s) da(s) Religião(ões) (CLAECIR). Conhecimentos Religiosos, Culturas e Educação: construindo práticas inovadoras no ambiente escolar. 2017. (Congresso).

12.
Seminário Final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2017. (Seminário).

13.
Simpósio Internacional Estética, Hermenêutica e Filosofia da Educacaçção. 2017. (Simpósio).

14.
CURSO PARA SERVIDORES DAS GEREDS: GESTAO DEMOCRATICA E O PAPEL DO GESTOR.Avaliação e Conselho de classe participativo. 2016. (Seminário).

15.
I Colóquio Itinerante de Educação e Interculturalidade. 2016. (Outra).

16.
XIV Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso.Coordenação GT - Conhecimento religioso, concepções e práticas pedagógicas a partir da BNCC. 2016. (Seminário).

17.
XIV Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso.Comunicação oral. 2016. (Simpósio).

18.
1º Fórum Internacional de Ensino Religioso. 2015. (Simpósio).

19.
Congresso Lusófono de Ciência das Religiões. 2015. (Congresso).

20.
I Colóquio Internacional - Estudos da Laicidade: conceitos, modelos e desafios. 2015. (Outra).

21.
I Encontro Latino-Americano para a Formação no Diálogo Intercultural e Interreligioso.Diálogo Inter-religioso e Intercultural. 2015. (Encontro).

22.
Mesa Redonda "América Latina e Interculturalidade".Contexto e perspectivas de formação docente e a diversidade religiosa no Brasil. 2015. (Encontro).

23.
Semana das Licenciaturas do Centro Universitário Municipal São José.As Ciências Humanas na Base Nacional Comum Curricular e na Proposta Curricular de Santa Catarina. 2015. (Oficina).

24.
Seminário Nacional sobre a Base Nacional Comum Curricular.Ensino Religioso no Ensino Fundamental. 2015. (Seminário).

25.
VIII Congresso Nacional de Ensino Religioso. Educação Intercultural e Cultura de Paz. 2015. (Congresso).

26.
VIII Seminário Catarinense de Ensino Religioso.O Ensino Religioso na Rede Estadual de Santa Catarina. 2015. (Seminário).

27.
VIII Seminário Catarinense de Ensino Religioso. 2015. (Seminário).

28.
II Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento.Ensino Religioso e Interculturalidade:Diálogos, reflexões e implicações epistemológicas e pedagógicas. 2014. (Seminário).

29.
II Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento.Membro da Comissão Científica. 2014. (Seminário).

30.
II Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento.Participação. 2014. (Seminário).

31.
Fórum Mundial de Direitos Humanos -FMDH. Participação. 2013. (Congresso).

32.
IX ANPED SUL - Seminário de Pesquisa em Educação na Região Sul.Comunicação de trabalho. 2012. (Seminário).

33.
II Colóquio Regional de Ensino Religioso.Comissão Organizadora. 2011. (Simpósio).

34.
V Encontro Acadêmico do Curso Ciências da Religião e I Colóquio Regional de Ensino Religioso.V Encontro Acadêmico do Curso Ciências da Religião e I Colóquio Regional de Ensino Religioso. 2011. (Simpósio).

35.
VI CONERE - Congresso Nacional de Ensino Religioso. O currículo do ensino religioso. 2011. (Congresso).

36.
VI Encontro acadêmico do Curso Ciências da Religião e I Colóquio Regional de Ensino Religioso.Espaço pedagógico sobre Espiritualidades. 2011. (Oficina).

37.
I Simpósio Catarinense de Ensino Religioso.Diversidade Cultural Religiosa no Cotidiano Escolar: interfaces e desafios. 2010. (Simpósio).

38.
XI Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso.Ensino Religioso no Ensino Médio e no EJA. 2010. (Oficina).

39.
XI Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso - SEFOPER.Estive como participante do evento. 2010. (Seminário).

40.
Educasul. Avaliação, Desafios e Perspectivas. 2009. (Congresso).

41.
II Encontro Acadêmico do Curso de Ciências da Religião: 12 Anos de Licenciatura em Ensino Religioso.Fenômeno Religioso: concepções e abordagens. 2009. (Encontro).

42.
I Seminário Internacional de Culturas e Desenvolvimento e V Seminário Catarinense de Ensino Religioso.Diversidade religiosa na América Latina. 2009. (Seminário).

43.
III Colóquio Catarinense de Ensino Religioso.Universo Simbólico e a Práxis do Ensino Religioso. 2008. (Simpósio).

44.
Seminário Ensino Religioso, Gênero e Sexualidade em Santa Catarina. 2008. (Seminário).

45.
X Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso.Diretrizes Curriculares de Formação para professores de Ensino Religioso. 2008. (Seminário).

46.
III Seminário das Licenciaturas.Pluralidade cultural religiosa e práticas pedagógicas no cotidiano escolar. 2007. (Oficina).

47.
IV Seminário Catarinense de Ensino Religioso.Terra e Alteridade: pesquisas e práticas pedagógicas em Ensino Religioso. 2007. (Seminário).

48.
II Colóquio Catarinense de Ensino Religioso.O diferente e as diferenças na educação escolar: contextos e desafios. 2006. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Elcio Cecchetti ; BENEVIDES, A. S. ; POZZER, A. . IX Congresso Nacional do Ensino Religioso (CONERE) e do I Congresso Latino-Americano de Educação e Ciência(s) da(s) Religião(ões) (CLAECIR). 2017. (Congresso).

2.
POZZER, A.; PIOVEZANA, L. ; Elcio Cecchetti ; RISKE-KOCH, Simone ; FONTANIVE, D. H. ; SILVA, J. C. da . Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso. 2016. (Congresso).

3.
POZZER, A.; Hernandez, M. A. M ; Elcio Cecchetti . III Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento. 2016. (Congresso).

4.
POZZER, A.; CECCHETTI, Elcio ; SANTOS, A. V. . Coord. Simpósio Laicidade, Liberdade Religiosa e Ensino Religioso: Perspectivas etno-históricas. 2015. (Outro).

5.
POZZER, A.; CABRAL, Newton ; PIOVEZANA, L. . VIII Congresso Nacional de Ensino Religioso. 2015. (Congresso).

6.
CECCHETTI, Elcio ; OLIVEIRA, Lilian Blanck de. ; PIOVEZANA, L. ; POZZER, A. . II Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento. 2014. (Congresso).

7.
POZZER, A.. XIII Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso. 2014. (Congresso).

8.
POZZER, A.; PORTELA, Rodrigo . VII Congresso Nacional de Ensino Religioso. 2013. (Congresso).

9.
POZZER, A.. XII Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso. 2012. (Congresso).

10.
CECCHETTI, Elcio ; KOCH, Simone Riske ; FUCHS, Henri ; POZZER, A. . VI CONERE - Congresso Nacional de Ensino Religioso. 2011. (Congresso).

11.
POZZER, A.. I Simpósio Estadual de Ensino Religioso: Diversidade Cultural Religiosa no Cotidiano Escolar: Interfaces e desafios. 2010. (Outro).

12.
KOCH, Simone Riske ; POZZER, A. . II Encontro Acadêmico do Curso Ciências da Religião: Licenciatura em Ensino Religioso. 2009. (Congresso).

13.
Césaro Rosa Assunta de. ; Elcio Cecchetti ; KOCH, Simone Riske ; OLIVEIRA, Lilian Blanck ; POZZER, A. . I Seminário Internacional Culturas e Diversidade religiosa na América Latina e V Seminário Catarinense de Ensino Religioso. 2009. (Congresso).

14.
POZZER, A.. V Congresso Nacional de Ensino Religioso. 2009. (Congresso).

15.
POZZER, A.. III Colóquio Catarinense de Ensino Religioso e II Seminário de Ensino Religioso das Escolas Confessionais de Santa Catarina. 2008. (Outro).

16.
OLIVEIRA, Lilian Blanck ; KOCH, Simone Riske ; POZZER, A. . I Encontro de Acadêmicos do Curso Ciências da Religião - 10 anos de licenciatura em Ensino Religioso. 2007. (Outro).

17.
POZZER, A.; CECCHETTI, Elcio . II Colóquio Catarinense de Ensino Religioso. 2006. (Outro).

18.
POZZER, A.; POZZER ; OLIARI, Marcos Paulo . Curso de Dinâmica de grupo. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Dilnei Feil e Vanessa Kern. Eu, o outro e o nós: o respeito a diversidade étnico-religiosa na escola. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Religião) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Orientador: Adecir Pozzer.

2.
Dalva Rosana Dalsegio Gianesini. A RELIGIÃO E A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA EM BOTUVERÁ: CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO RELIGIOSO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Religião - Ensino Religioso) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Adecir Pozzer.

3.
Cláudia Renita Dummel. INCLUSÃO DA DIVERSIDADE RELIGIOSOA: uma experiência no Ensino Religioso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Religião - Ensino Religioso) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Adecir Pozzer.

4.
Dolores de Souza. CULTURA, RELIGIOSIDADE INDÍGENA E ENSINO RELIGIOSO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Religião - Ensino Religioso) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Adecir Pozzer.

5.
Eliane Aparecida Pedrini. A IMPORTÂNCIA DOS RITOS NO CULTIVO DOS CONHECIMENTOS RELIGIOSOS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Religião - Ensino Religioso) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Adecir Pozzer.

6.
Vanderlei Kulkamp. O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Religião - Ensino Religioso) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Adecir Pozzer.

7.
Nandria Valgas. DO ENSINO RELIGIOSO NO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS INICIAIS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Religião - Ensino Religioso) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Adecir Pozzer.

8.
Márcia Teresinha da Silva Oliveira. SABERES DOCENTES DO ENSINO RELIGIOSO NOS ANOS INICIAIS: UM ESTUDO DOS RITOS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Religião - Ensino Religioso) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Adecir Pozzer.

9.
Carlos Eduardo Gretter. SABERES DOCENTES DO ENSINO RELIGIOSO: ESTUDO DO EU NOS ANOS INICIAIS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Religião - Ensino Religioso) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Adecir Pozzer.

10.
Patrícia de Deus. A DOCÊNCIA DO ENSINO RELIGIOSO NOS ANOS INICIAIS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Religião - Ensino Religioso) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Adecir Pozzer.

11.
Isméria Deschamps de Borba. OS SABERES DOCENTES: DESAFIOS E PERSPECTIVAS FRENTE AO BULLYING RELIGIOSO NA ESCOLA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Religião) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Adecir Pozzer.

12.
Laudicéia Lene de Freitas Barbosa. DANÇAS CIRLULARES SAGRADAS: RELATO DE UMA PROPOSTA METODOLÓGICAEM ENSINO RELIGIOSO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Religião - Ensino Religioso) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Adecir Pozzer.

13.
Luiza Golinski de Souza. A DOCÊNCIA DO ENSINO RELIGIOSO NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES E INTERFACES COM O ESTÁGIO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Religião - Ensino Religioso) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Adecir Pozzer.

14.
Milton Amorim de Souza Sobrinho. DOCÊNCIA EM ENSINO RELIGIOSO: O Estudo do Fenômeno Religioso na Diversidade Cultural Religiosa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Religião - Ensino Religioso) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Adecir Pozzer.

15.
Rolf Oscar Hoeltgebaum. DOCÊNCIA EM ENSINO RELIGIOSO: interfaces com direitos humanos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Religião - Ensino Religioso) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Adecir Pozzer.

16.
Carlos Alberto Gretter. OS SABERES DOCENTES DO ENSINO RELIGIOSO E A AVALIAÇÃO: REFLEXÕES A PARTIR DO ESTÁGIO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Religião - Ensino Religioso) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Adecir Pozzer.

17.
Cristiane Costa Mundel. OS DESAFIOS DO ENSINO RELIGIOSO COMO ÁREA DE CONHECIMENTO E A FORMAÇÃO DOCENTE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Religião - Ensino Religioso) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Adecir Pozzer.

18.
André Schtck Petermann. OS DESAFIOS DO ENSINO RELIGIOSO COMO ÁREA DE CONHECIMENTO E OS SABERES DOCENTES. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Religião) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Adecir Pozzer.

19.
Joelma Kersbaumer Pereira. 6. Os saberes docentes e o Ensino Religioso nos anos finais do Ensino Fundamental: fazendo a diferença por meio de projetos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Religião - Ensino Religioso) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Adecir Pozzer.

20.
Ana Claudia da Silva Mohr. Docência e Ensino Religioso: uma reflexão a partir do estágio curricular supervisionado nos anos finais do Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Religião - Ensino Religioso) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Adecir Pozzer.

21.
Gysselly Buzzi Puff. SABERES DOCENTES E O PROCESSO AVALIATIVO NO ENSINO RELIGIOSO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Religião - Ensino Religioso) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Adecir Pozzer.

22.
Joelma Kersbaumer Pereira. OS SABERES DOCENTES E O ENSINO RELIGIOSO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: FAZENDO A DIFERENÇA POR MEIO DE PROJETOS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Religião - Ensino Religioso) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Adecir Pozzer.

23.
Ana Claudia da Silva Mohr. DOCÊNCIA E ENSINO RELIGIOSO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO ESTÁGIO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Religião - Ensino Religioso) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Adecir Pozzer.

24.
Ana Deolisa Weiss. A DOCÊNCIA EM ENSINO RELIGIOSO E O ESTUDO DA CULTURA E RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Religião - Ensino Religioso) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Adecir Pozzer.

25.
Juliana Carneiro Pascal Wolf. A DOCÊNCIA EM ENSINO RELIGIOSO NOS ANOS FINAIS: ESPAÇO DE INTERDISCIPLINARIDADE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Religião - Ensino Religioso) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Adecir Pozzer.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
POZZER, A.. Diversidade e Ensino Religioso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CECCHETTI, Elcio ; OLIVEIRA, Lilian Blanck de. ; PIOVEZANA, L. ; POZZER, A. . II Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento. 2014. (Congresso).

2.
POZZER, A.; PORTELA, Rodrigo . VII Congresso Nacional de Ensino Religioso. 2013. (Congresso).



Outras informações relevantes


- Experiência na área de gestão escolar, tendo atuado como vice diretor do Colégio Marista São Luis de Jaraguá do Sul de agosto de 2004 a dezembro de 2005.

- Diretor do Centro Educacional e Social Marista (2004 e 2005). 

- Presidente da Associação dos Professores de Ensino Religioso do Estado de Santa Catarina (2008-2009). 

- Presidente do Instituto DIVERSITAS: Culturas, Alteridade e Desenvolvimento (2009- 1010). 

- Coordenador do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso - FONAPER (2012-2014).

- Coordenador da Comissão de Currículo do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (2014-2016)

- Integrante da equipe da Atualização da Proposta Curricular de Santa Catarina (2014).

- Integrante do Grupo de Especialistas da Base Nacional Comum Curricular (2015-2016) - Portaria SEB/MEC Nº 19, de 10/06/2015.



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