Gerson Bruno Forgiarini de Quadros

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7008889987172136
  • Última atualização do currículo em 07/11/2018


Gerson Bruno Forgiarini de Quadros é licenciado em Letras pela URCAMP - Universidade da Região da Campanha (2004) com habilitação para o ensino de Língua Portuguesa, Espanhola, Inglesa e respectivas Literaturas. Especializou-se em Educação a Distância pela FAEL - Faculdade Educacional da Lapa (2009). Possui Mestrado (2011) e Doutorado (2016) em Letras com a área de concentração em Linguística Aplicada pela UCPel - Universidade Católica de Pelotas, com bolsa de estudos fornecida pela FAPERGS/CAPES. É professor há mais de uma década na Educação Básica, Profissionalizante e Tecnológica em instituições de ensino público e privado, atuando predominantemente no ensino de língua e literatura estrangeira moderna inglês. Na área de EaD (Educação a Distância) possui experiência com gestão/coordenação pedagógica, docência, tutoria e produção de materiais didáticos para o ensino de português, espanhol, inglês e literaturas. No Ensino Superior, atuou como docente no curso de especialização em Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Dourados (2017). Atualmente, na condição de professor substituto da área Português-Inglês, desenvolve atividades didático-pedagógicas nos cursos de Ensino Médio/Técnico, Graduação e Pós-Graduação com especial interesse no ensino de língua e literatura inglesa à luz das teorias sobre Multiletramentos e de estratégias de engajamento colaborativo mediadas por elementos de Gamificação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gerson Bruno Forgiarini de Quadros
Nome em citações bibliográficas
QUADROS, G. B. F.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Letras.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: A Gamificação no Ensino de Línguas Online, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Vilson José Leffa.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil.
Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem de Idiomas; Gamificação; Games.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2011
Mestrado em Letras.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: Comunidades Virtuais de Aprendizagem.com/Livemocha: um jeito social de aprender idiomas,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Prof. PhD. Vilson Jose Leffa.
Palavras-chave: comunidades virtuais de aprendizagem.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2009
Especialização em EAD: Tutoria, Metodologia e Aprendizagens. (Carga Horária: 390h).
Faculdade Educacional da Lapa, FAEL, Brasil.
Título: EAD: Aspectos Metodológicos e Avaliação em Pauta das Listas de Discussão na Internet.
Orientador: Profº Dr. José Tarciso Fialho.
2004 - 2007
Graduação em Letras: Português, Inglês e Literaturas.
Universidade da Região da Campanha, URCAMP, Brasil.
2001 - 2004
Graduação em Letras: Português, Espanhol e Literaturas.
Universidade da Região da Campanha, URCAMP, Brasil.
Título: Informática na Educação: O uso do computador no ensino-aprendizado de línguas estrangeiras.
Orientador: Ada Maria Machado Guimarães.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Moodle para alunos. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Using Educational Technology in the English Language Classroom. (Carga horária: 25h).
Iowa State University, IASTATE, Estados Unidos.
2018 - 2018
Extensão universitária em Gamificação para a educação. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em A importância da elaboração de objetivos educacionais no Ensino Superior. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2018 - 2018
Blended Learning in Higher Education. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Planejamento, avaliação e fundamentos da EaD. (Carga horária: 51h).
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Libras - Intermediário. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Games e gamification no ensino de línguas. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2017 - 2017
Moodle para professores e tutores da EaD. (Carga horária: 34h).
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2017 - 2017
Formação Continuada de Professores para EaD. (Carga horária: 40h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, IFMS, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Miríada X - Español Salamanca A2. (Carga horária: 36h).
Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.
2015 - 2015
Extensão universitária em Implementation and Evaluation of Educational Techn. (Carga horária: 30h).
Massachusetts Institute of Technology, MIT, Estados Unidos.
2015 - 2015
Extensão universitária em E-Learning: Aulas virtuales en Moodle. (Carga horária: 24h).
Universidad de La Laguna, ULL, Espanha.
2015 - 2015
Extensão universitária em Entornos virtuales de aprendizaje. (Carga horária: 20h).
Universidad Nacional Del Nordeste, UNNE, Argentina.
2015 - 2015
Extensão universitária em Innovación Educativa Aplicada. (Carga horária: 40h).
Universidad Politécnica de Madrid, UPM, Espanha.
2015 - 2015
Extensão universitária em Gamification. (Carga horária: 45h).
COURSERA - University of Pennsylvania, PENN, Estados Unidos.
2015 - 2015
Extensão universitária em Aplicación de las redes sociales a la enseñanza. (Carga horária: 30h).
Universidad Politécnica de Madrid, UPM, Espanha.
2015 - 2015
Cinco passos para a mediação de leitura. (Carga horária: 20h).
Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, RBS, Brasil.
2015 - 2015
Efeitos Digitais. (Carga horária: 60h).
MX Cursos Online, MXCO, Brasil.
2015 - 2015
Camtasia Studio 7. (Carga horária: 10h).
MX Cursos Online, MXCO, Brasil.
2015 - 2015
Adobe Fireworks. (Carga horária: 40h).
MX Cursos Online, MXCO, Brasil.
2015 - 2015
Edmodo Certified Learner Course. (Carga horária: 30h).
Edmodo Training, EDMODO, Estados Unidos.
2015 - 2015
Cómo crear un MOOC...para todos. (Carga horária: 30h).
Universidad Abierta y a Distancia de México, UNADM, México.
2014 - 2014
Extensão universitária em University Teaching 101 - Coursera. (Carga horária: 40h).
Johns Hopkins University, JHU, Estados Unidos.
2014 - 2014
Extensão universitária em Virtual Teaching Program Specialization. (Carga horária: 40h).
Coursera - Universidade da Califórnia, UC IRVINE, Estados Unidos.
2014 - 2014
Extensão universitária em Advanced I-Strategies in the Virtual Classroom. (Carga horária: 40h).
Coursera - Universidade da Califórnia, UC IRVINE, Estados Unidos.
2014 - 2014
Gamification Design. (Carga horária: 30h).
Iversity, I, Grã-Bretanha.
2013 - 2014
Extensão universitária em My English Online - Programa Inglês Sem Fronteiras. (Carga horária: 40h).
MInistério da Educação / CAPES, MEC/CAPES, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Video Games and Learning. (Carga horária: 30h).
Coursera - University of Wisconsin-Madison, UWM, Estados Unidos.
2013 - 2013
Extensão universitária em Tecnologías de Información y Comunicación en la Ed. (Carga horária: 40h).
Universidad Nacional Autónoma de Mexico, UNAM, México.
2013 - 2013
Extensão universitária em Emerging trends, Technologies in Virtual K12 Class. (Carga horária: 30h).
Coursera - Universidade da Califórnia, UC IRVINE, Estados Unidos.
2013 - 2013
Extensão universitária em Foundations of Virtual Learning (Coursera). (Carga horária: 30h).
University of California, Irvine (EUA), UC IRVINE, Estados Unidos.
2011 - 2011
Conhecendo o Moodle. (Carga horária: 20h).
Rede de Educação Continuada a Distância, REDEEDUC, Brasil.
2011 - 2011
Formação Continuada-2011. (Carga horária: 58h).
Secretaria da Educação do Estado do Rio grande do Sul, SEDUC, Brasil.
2011 - 2011
PPGIE - Aluno Especial. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2010 - 2010
Lições do Rio Grande. (Carga horária: 60h).
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em General English Course. (Carga horária: 210h).
GlobalEnglish Corporate Learning Service?, GECLS, Estados Unidos.
2005 - 2005
Programa Intel Educação para o Futuro. (Carga horária: 40h).
Fundação Bradesco, FB, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Metodologia de Projetos. (Carga horária: 40h).
Escola Municipal de Educação Profissional Dr. Antenor G. Pereira, E. M. E. P, Brasil.
2003 - 2004
Communicative English Program. (Carga horária: 70h).
Instituto de Idiomas Yázigi, YÁZIGI, Brasil.
2003 - 2003
Mini curso sobre artigos. (Carga horária: 10h).
Aprenda Espanhol, AE, Brasil.
2003 - 2003
Espanhol Módulo Básico e Intermediário. (Carga horária: 30h).
Aprenda Espanhol, AE, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, IFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

07/2018 - Atual
Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental (English for Specific Purposes)
7/2018 - Atual
Ensino, Especialização em Gestão de Organizações, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa Instrumental - Português Executivo
3/2017 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa I
Língua Inglesa II
Língua Inglesa III
Língua Inglesa IV
Comunicação Técnica
Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa e Brasileira I
3/2017 - Atual
Ensino, FIC - Formação Inicial e Continuada, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Inglês Básico - FIC Idiomas
Inglês Intermediário - FIC Idiomas
Português Instrumental - FIC Operador de Computador
Português Instrumental - FIC Auxiliar Administrativo
Português Instrumental - FIC Desenhista de Produtos Gráficos Web
Inglês Instrumental - FIC Desenhista de Produtos Gráficos Web
7/2017 - 10/2017
Ensino, Especialização em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecno., Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Profissão Professor: Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Revisor do Periódico Texto Livre


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador - Nível 2, Carga horária: 20

Atividades

8/2015 - 11/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando do PPGL UCPel, Regime: Dedicação exclusiva.


Capacitar - Escola de Educação Profissional, CAPACITAR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Coordenador Acadêmico, Enquadramento Funcional: Coordenação Acadêmica, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenador acadêmico dos cursos técnicos em Informática, Saúde Bucal, Radiologia e Estática,supervisão dos cursos profissionalizantes das áreas afins da administração, informática e saúde ofertados pelo método de ensino interativo Smart Machine.

Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

8/2016 - 12/2016
Direção e administração, Coordenação Acadêmica - Capacitar Escola Técnica, .

Cargo ou função
Coordenador Acadêmico.
3/2012 - 8/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa - Educação de Jovens e Adultos - Modalidade EaD
Língua Inglesa - Educação de Jovens e Adultos - Modalidade EaD
Inglês Técnico para a área da Informática - Curso Técnico em Informática
Inglês Instrumental para á área de Radiologia - Curso Técnico em Radiologia

Conjunto Agrotécnico "Visconde da Graça", CAVG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor - Instituto Federal Sul-rio-grandense, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor Presencial do Programa E-Tec Brasil/ Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Visconde da Graça, no polo presencial de Bagé-RS localizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Antenor Golçalves Teixeira.

Atividades

3/2010 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Tutor à Distância do Curso Técnico em Biocombustíveis

Escola Estadual Silveira Martins, E. E. S. M., Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

9/2009 - 2/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa - 6º ano - Ensino Regular
Língua Inglesa - 7º ano - Ensino Regular
Língua Inglesa - 8º ano - Ensino Regular
Língua Inglesa - 9º ano - Ensino Regular
Língua Inglesa - 6º ano - Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Língua Inglesa - 7º ano - Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Língua Inglesa - 8º ano - Educação de Jovens e Adultos (EJA)
9/2009 - 2/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa - 1º ano - Ensino Regular
Língua Inglesa - 2º ano - Ensino Regular
Língua Inglesa - 3º ano - Ensino Regular
Língua Inglesa - 1º ano - Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Língua Inglesa - 2º ano - Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Língua Inglesa - 3º ano - Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Escola Estadual de Ensino Médio Carlos Antônio Kluwe, E. E. E. C. A. K, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

3/2011 - 2/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa - 1º ano
Língua Inglesa - 2º ano
Língua Inglesa - 3º ano

Escola Estadual Luiz Mércio Teixeira, E. E. L. M. T., Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

09/2009 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa - 6º ano - Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Língua Inglesa - 7º ano - Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Língua Inglesa - 8º ano - Ensino Regular
Língua Inglesa - 9º ano - Ensino Regular
09/2009 - 12/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa - 1º ano - Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Escola Estadual Mário Quintana, E. E. M. Q., Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 7

Atividades

09/2009 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa - 1º ano - Ensino Regular
Língua Inglesa - 2º ano - Ensino Regular
Língua Inglesa - 3º ano - Ensino Regular

Fundação Bradesco, FB, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Nível II - Ensino Fundamental e Médio, Carga horária: 33, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

2/2005 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa - 1º ano - Ensino Regular
Língua Inglesa - 2º ano - Ensino Regular
Língua Inglesa - 3º ano - Ensino Regular
2/2005 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa - 6º ano - Ensino Regular
Língua Inglesa - 7º ano - Ensino Regular
Língua Inglesa - 8º ano - Ensino Regular
Língua Inglesa - 9º ano - Ensino Regular

Exattus Escola de Informática, EXATTUS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutor em Cursos de Informática, Carga horária: 10

Atividades

03/2004 - 02/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Microsoft Office - Word / Excel / Power Point
Internet - E-mail
Sistemas Operacionais - Windows e Linux
Redes de Computadores
Hardware - Manutenção em Computadores
Inglês Técnico para Informática
Edição de Imagens - Photoshop e CorelDraw


Projetos de pesquisa


2014 - 2016
Recursos educacionais abertos para o ensino de línguas online

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Vilson Jose Leffa em 21/04/2015.
Descrição: O projeto insere-se na área do Letramento Digital, com foco no uso de Recursos Educacionais Abertos (REAs) para o ensino de línguas online. Entende-se que os REAs apresentam dois problemas ainda não resolvidos: (1) como incorporar um conteúdo educacional a um artefato digital e (2) como adaptar o recurso educacional a um determinado contexto. Para isso, propõe-se elaborar um instrumento que permita ao professor não só transformar artefatos digitais em recursos educacionais, inserindo o conteúdo educacional, mas também adaptar os recursos educacionais já existentes para atender adequadamente às necessidades que emergem de seu contexto de ensino. A metodologia usada consta de uma meta-análise inicial dos artefatos digitais disponíveis aos professores, seguida de um levantamento dos procedimentos que podem ser usados para dotar esses recursos de conteúdo educacional e finalmente dos mecanismos que podem ser usados para garantir que um REA seja aberto nos dois sentidos mais relevantes da palavra: (1) aberto a todos que o desejarem usar, sem restrições de plataforma, e (2) aberto a mudanças no próprio recurso, viabilizando adaptações ao contexto de uso. Os resultados esperados incluem uma taxonomia dos REAs, a criação de repositórios de REAs para o ensino de línguas e a produção de recursos educacionais abertos e adaptativos com base no princípio da colaboração em massa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (10) .
Integrantes: Gerson Bruno Forgiarini de Quadros - Integrante / Vilson José Leffa - Coordenador / Rafael Vetromille Castro - Integrante / Vanessa Ribas Fialho - Integrante.
2012 - 2016
Tecnologia e Aprendizagem de Línguas

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Vilson Jose Leffa em 01/11/2012.
Descrição: Em termos gerais, merecem destaque como principais repercussões do grupo: (1) os trabalhos na Teoria do Caos, pelos professores e orientandos da UFMG; (2) as ações do grupo da UCPEL, com ênfase na produção de materiais; (3) Avaliação positiva do sistema de autoria gerado pelo projeto, feita por avaliador externo com base nas normas de qualidade ISO/IEC 9126(NBR13596). (4) Abertura do sistema de autoria a professores e produtores de material didático, disponível em http://www.leffa.pro.br/elo/index.html (5) Criação de um repositório de objetos de aprendizagem, disponível em: http://www.leffa.pro.br/elo/repositorio/index.html Outras repercussões: Onze cursos a distância sobre a produção de materiais mediados pelas novas tecnologias, usando os sistema de autoria que está sendo desenvolvido dentro do projeto. Quinze cursos presenciais, incluindo disciplinas oferecidas no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas e em cursos de especialização em diversas IES. Orientação de alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Texto Livre: Semiótica e Tecnologia
Descrição: O grupo Texto Livre nasceu como um grupo voluntário de apoio à documentação em software livre vinculado ao Grupo de pesquisas em Semiose e fonoestilística (SEMIOFON), atual Texto Livre: Semiótica e Tecnologia. Em 2010, concluiu o projeto SETFON (www.sourceforge.net/projects/setfon), financiado pelo CNPq, e iniciou o projeto DadosSemiotica, com financiamento da FAPEMIG. O grupo nasceu em 2003, inicialmente vinculado ao Centro de Pesquisas Sociossemióticas da PUC-SP, como um grupo de estudos da fala na relação interdisciplinar entre a fonética acústica e a semiótica cujo objetivo principal consiste em propor e discutir metodologias e experimentos na área da fonoestilística, especificamente no campo da expressão de emoções na fala. Com a criação da revista científica Texto Livre e a integração do projeto à linha de pesquisa em Linguagem e Tecnologia do Programa de Estudos Linguísticos da FALE/UFMG, o trabalho do Texto Livre passou a ocupar um espaço maior dentro do grupo de pesquisas do que as pesquisas que motivaram sua criação. Em 2011 decidiu-se que o nome do grupo deveria refletir sua configuração atual, na qual a semiótica é a teoria mais utilizada, sem diminuir de modo algum a importância da interdisciplinaridade nas pesquisas do grupo, que continua abrigando pesquisas sobre mídia, ensino, tecnologia, fonoestilística e emoção. O Laboratório SEMIOTEC é responsável por diversos eventos no seu campo de atuação. Parte importante das atividades consiste na produção de software e na interação com comunidades de Software Livre brasileiras. Atualmente, o foco da pesquisa do grupo sobre a construção do sentido (semiose) está na análise de corpora para padronização e automatização de coleta de dados, a fim de criar motores de busca e análise de texto digitalizado. Em relação à fonoestilística, o grupo atualmente trabalha com o escuto fonético-acústico de variações regionais do português brasileiro, principalmente no que concerne aos estados do Espirito Santo e da Bahia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (17) / Mestrado acadêmico: (11) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Gerson Bruno Forgiarini de Quadros - Integrante / Adelma Lucia de Oliveira Silva Araújo - Integrante / Alexsandro Rodrigues Meireles - Integrante / Ana Cristina Fricke Matte - Coordenador / Carlos Henrique Silva de Castro - Integrante / Conrado Moreira Mendes - Integrante / Daniervelin Renata Marques Pereira - Integrante / Elizabeth Guzzo de Almeida - Integrante / Flávia Felipe Silvino - Integrante / sabel Cristina Vieira Coimbra Diniz - Integrante / Jesiel Soares Silva - Integrante / Jussara Melo Vieira - Integrante / Letícia Capelão de Souza - Integrante / Mariana Cortez - Integrante / Woodson Fiorini de Carvalho - Integrante.


Projetos de ensino


2017 - 2017
Clash of Class: Gamificação no Ensino de Línguas
Descrição: A proposta deste projeto ensino consiste na aplicação de mecânicas de gamificação inspirada no jogo Clash Royale (RPG/Jogo de estratégia baseado em embates medievais com o uso de cards ? Cartas Lendárias ? Disponível em: https://clashroyale.com/pt). Essas mecânicas consistem na integração dos elementos de games (pontos, medalhas, ranking) com os desafios pedagógicos das disciplinas de línguas em sala de aula e no ambiente virtual de ensino e aprendizagem do IFMS. Nesta proposta, o professor elabora seu planejamento de atividades/tarefas atrelando à condição de ?superação de desafios?. A cada conjunto de tarefas concluídas (exercícios, redações, avaliações, trabalhos em grupo, etc), o aluno ganha cards que lhe permitirá participar dos ?Clashes? (Embates). Esses embates serão organizados em grupos (Clãs) com 2, 4 ou 6 alunos e ocorrerão quando os mesmos obtiverem 8 cards. As disputas entre os grupos ocorrem em forma de jogo de cartas. Essas, por sua vez, possuem valores ou ?poderes lendários? que podem levar o(s) clã(s) à vitória nas batalhas ou embates. As conquistas dos clãs serão tabuladas em um ranking virtual a ser disponibilizado no ambiente virtual de ensino e aprendizagem. Serão confeccionadas medalhas para os vencedores dos embates, além da atribuição de ?condecorações virtuais? pelo mérito, postura e dedicação na aprendizagem. A proposta preliminar prevê 10 h/a de embates, distribuídas ao longo do semestre..
Situação: Concluído;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
O projeto possui ações inovadoras no(a): Ensino Médio(2o grau).
Em relação a temática: Ensino e aprendizagem, Inserção de tecnologias no ensino.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: O objetivo geral deste projeto é estimular a participação e engajamento dos estudantes nas propostas pedagógicas das disciplinas de ensino de línguas, promovendo o trabalho colaborativo e a mudança de postura na resolução de tarefas e problemas. Os objetivos específicos deste projeto são: a) Desenvolver e aplicar as mecânicas e dinâmicas da gamificação para promover o desenvolvimento das atividades de modo colaborativo; b) Elaborar propostas de ensino e aprendizagem que contemplem as dinâmicas do jogo a ser implementado na sala de aula e no ambiente virtual; c) Confeccionar os cards, personalizando-os de acordo com a temática do jogo..
Alunos envolvidos: Ensino médio: (20) .
Integrantes: Gerson Bruno Forgiarini de Quadros - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Texto Livre


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
2013 - Atual
Periódico: Revista Entretextos
2016 - Atual
Periódico: Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
2017 - Atual
Periódico: Revista X


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Informática na Educação.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Ensino mediado por Computador.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Educação a Distância.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
Menção Honrosa em Congresso, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Revista Texto Livre.
2004
Láurea Universitária do Curso de Letras, Universidade da Região da Campanha.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
QUADROS, G. B. F.2012QUADROS, G. B. F.. Aprendendo Idiomas em Ambientes Virtuais na Internet. Texto Livre, v. 5, p. 1-12, 2012.

2.
QUADROS, G. B. F.2012QUADROS, G. B. F.. Mediando a Aprendizagem de Idiomas pela Internet em Comunidades Virtuais. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 1, p. 1-13, 2012.

3.
QUADROS, G. B. F.2011QUADROS, G. B. F.; LEFFA, V. J. . Comunidades Virtuais de Aprendizagem de Idiomas na Internet. Revista Congrega Urcamp (CD-Rom), v. 7, p. 58, 2011.

4.
QUADROS, G. B. F.2009QUADROS, G. B. F.. A Educação a Distância e o Mercado de Trabalho: Oportunidades e receios. Revista Congrega Urcamp (CD-Rom), v. 3, p. 2-13, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
QUADROS, G. B. F.. A gamificação no ensino de língua online: um estudo à luz da Teoria do Fluxo. 1. ed. Letônia, União Europeia: Novas Edições Acadêmicas, 2018. 229p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
QUADROS, G. B. F.. Construindo o estado da arte da gamificação. In: XII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e IX Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online -, 2015, Belo Horizonte. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. Belo Horizonte: Texto Livre, 2015. v. 4.

2.
QUADROS, G. B. F.. Análise sobre o ensino de línguas em ambientes virtuais gamificados. In: ((XI EVIDODOL/VIII CILTEC-Online) Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e VIII Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2014, Belo Horizonte. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online., 2014.

3.
QUADROS, G. B. F.; SANTOS, J. R. R. . Contribuições do Projeto UCA na Educação. In: (XI EVIDODOL/VIII CILTEC-Online) Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e VIII Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2014, Belo Horizonte. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online., 2014.

4.
QUADROS, G. B. F.. As affordances motivacionais da gamificação na EAD. In: Congresso Nacional Universidade, Educação a Distância e Software Livre, 2014, Belo Horizonte. Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre. Belo Horizonte: Texto Livre, 2014. v. 5.

5.
QUADROS, G. B. F.. Gamificando os processos de ensino na rede. In: Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre, 2013, Belo Horizonte-MG. Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre, 2013.

6.
QUADROS, G. B. F.. O sistema da atividade de aprendizagem online: as línguas estrangeiras em comunidades virtuais. In: I Seminário Diálogos em Educação a Distância e XI Encontro para Ações em EAD na FURG, 2012, Rio Grande-RS. Anais do I Seminário Diálogos em Educação a Distância e XI Encontro para Ações em EAD na FURG. Rio Grande-RS: Biblioteca Central da FURG, 2012. v. 1. p. 195-207.

7.
QUADROS, G. B. F.. Produção de Desenhos Animados na Escola: Letramentos e Multimodalidade no Ensino e Aprendizagem de Idiomas. In: IX Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e VI Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2012, Belo Horizonte-MG. Anais do IX Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e VI Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2012.

8.
QUADROS, G. B. F.. As Novas Tecnologias no Processo de Aprendizagem de Idiomas. In: IX ANPED SUL - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012, Caxias do Sul. Anais do IX ANPED SUL - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012.

9.
QUADROS, G. B. F.. Livemocha: um jeito social de aprender idiomas mediado pelas comunidades virtuais. In: I Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnológicas para la integración en el Conosur, 2011, Pelotas-RS. Anales del I Encuentro internacional del conocimiento : diálogos en nuestra América / I Encuent ro de las Ciencias Humanas y Tecnológicas para la Integración en el Conosur. Pelotas: Instituto Federal Sul-rio-grandense/IFSul, 2011. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
QUADROS, G. B. F.. Praticas de letramentos em comunidades virtuais: ensino e aprendizagem de línguas. In: VII SENALE - Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino, 2012, Pelotas-RS. VII SENALE - Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino, 2012.

2.
QUADROS, G. B. F.. A gamificação da aprendizagem de idiomas e as práticas de letramentos digitais: Um estudo netnográfico com o aplicativo Go! Animate. In: III Jornada sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais, 2012, São Paulo. III Jornada sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais: Caderno de Resumos, 2012.

3.
QUADROS, G. B. F.. Práticas de letramentos em comunidades virtuais: a configuração da leitura e escrita em desenhos animados. In: CICPG - II Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação, 2012, São Leopoldo. II Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação, 2012. v. 1. p. 2728-2729.

4.
QUADROS, G. B. F.. Hipertexto e a Rede Social Orkut: A Enunciação na Virtualização. In: VI SENALE - Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino, 2010, Pelotas. Linguagens: Metodologias de Ensino e pesquisa. Pelotas: Cópias Santa Cruz, 2010. p. 141-142.

5.
QUADROS, G. B. F.. Redes Sociais e Hipertexto: Orkut e a Enunciação por meio do aplicativo Buddy Poke. In: VI Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e III Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2010, Belo Horizonte. VI EVIDOSOL e III CILTec Online, 2010.

6.
QUADROS, G. B. F.. As Comunidades Virtuais de Aprendizagem de Línguas Estrangeiras: Livemocha. In: VII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e IV Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2010, Belo Horizonte. VII EVIDOSOL e IV CILTec Online, 2010.

7.
QUADROS, G. B. F.. A Educação a Distância e o Mercado de Trabalho: Oportunidades e Receios. In: Coongrega URCAMP: 7ª Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa, 2009, Bagé_RS. Uma Universidade Comunitária: Há 20 anos trilhando caminhos para uma educação sem fronteiras. Bagé: LEB, 2009.

8.
QUADROS, G. B. F.. Hipertexto, redes sociais e a enunciação de Benveniste: o "eu' instaura o "tu" (?). In: CIC - 18 Congresso de Iniciação Científica - 8ª Mostra de Pós-Graduação, 2009, Pelotas-RS. 8ª Mostra de Pós-Graduação, 2009.

9.
QUADROS, G. B. F.. As modalidades de informática na educação: um estudo de caso no ensino de línguas estrangeiras mediado por computador. In: Ciência e Consciência, 2004, Pelotas-RS. XIII Congresso de Iniciação Científica, 2004.

10.
QUADROS, G. B. F.. Inglês ou Espanhol: Um estudo de caso da preferência de docentes em formação em Letras por uma das línguas estrangeiras ofertadas pela universidade. In: 3º Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras, 2004, Pelotas-RS. FILE III, 2004.

11.
QUADROS, G. B. F.. Estratégias de Aprendizagem: uma maneira exitosa de agregar ao aluno a competência comunicativa. In: 3º Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras, 2004, Pelotas-RS. FILE III, 2004.

12.
QUADROS, G. B. F.. Informática na Educação: O Uso do Computador Como um Instrumento Didático-Pedagógico. In: 2ª Mostra de Iniciação Científica da URCAMP - Universidade da Região da Campanha, 2003, Bagé-RS. A Universidade como Cenário de Produção do Conhecimento ao Desenvolvimento Sustentável. Bagé-RS: CECOM - Centro de Comunicação/URCAMP, 2003. v. 1. p. 33-346.

13.
QUADROS, G. B. F.. O Imaginário do Aluno de Ensino Fundamental com Relação à Língua Espanhola. In: 2ª Mostra de Iniciação Científica da URCAMP - Universidade da região da Campanha, 2003, Bagé. A Universidade como Cenário de produção do Conhecimento ao desenvolvimento Sustentável. Bagé-RS: CECOM - Centro de Comunições / URCAMP, 2003. v. 1. p. 33-376.

Artigos aceitos para publicação
1.
QUADROS, G. B. F.. Atividade lúdica e interdisciplinar baseada em jogo de tabuleiro e cartas para a aprendizagem de língua, literatura inglesa e matemática na Educação Básica. Revista LínguaTec, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
QUADROS, G. B. F.. Ensino de inglês na contemporaneidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
QUADROS, G. B. F.. A gamificação do jogo: o papel da realidade aumentada na aprendizagem de língua inglesa mediada pelo aplicativo Pokémon Go. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
QUADROS, G. B. F.. Construindo o estado da arte da gamificação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
QUADROS, G. B. F.. A liberdade de expressão pedagógica no ensino de línguas online. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
QUADROS, G. B. F.. Jovens Games: ensino e aprendizagem online baseados em jogos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
QUADROS, G. B. F.. Recursos educacionais abertos e o ensino de línguas na internet. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
QUADROS, G. B. F.. Ensino de língua portuguesa mediado por recursos educacionais abertos e gamificados. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
QUADROS, G. B. F.. Materiais abertos ou fechados? Análise comparativa de recursos digitais para o ensino de línguas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
QUADROS, G. B. F.. Motivação e Gamificação: Uma análise sobre atividades de aprendizagem online de línguas estrangeiras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
QUADROS, G. B. F.. Projetos Educacionais baseados em Gamificação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
QUADROS, G. B. F.. Um estudo sobre a teoria do fluxo no ensino de Línguas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
QUADROS, G. B. F.. Análise sobre o ensino de línguas em ambientes virtuais gamificados. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
QUADROS, G. B. F.; SANTOS, J. R. R. . Contribuições do Projeto UCA na Educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
QUADROS, G. B. F.. Vamos ser campeões? O processo de gamificação no ensino de línguas online. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
QUADROS, G. B. F.. As affordances motivacionais da gamificação na EAD. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
QUADROS, G. B. F.. Gamificando os processos de ensino na rede. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
QUADROS, G. B. F.. Aprendizagem de idiomas orientada nos fundamentos da gamificação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
QUADROS, G. B. F.. Um estudo sobre a aprendizagem de idiomas em comunidade virtuais de aprendizagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
QUADROS, G. B. F.. Produção de Desenhos Animados na Escola: Letramentos e Multimodalidade no Ensino e Aprendizagem de Idiomas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
LEFFA, V. J. ; QUADROS, G. B. F. . Levantamento de dissertações e teses sobre ensino de línguas e tecnologia no Sul do Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
QUADROS, G. B. F.. Praticas de letramentos em comunidades virtuais: ensino e aprendizagem de línguas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
QUADROS, G. B. F.. A gamificação da aprendizagem de idiomas e as práticas de letramentos digitais: Um estudo netnográfico com o aplicativo Go! Animate. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
QUADROS, G. B. F.. Gamification, Comunidades de Prática e CALL: Um estudo de caso sobre a produção textual e oral na internet. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
QUADROS, G. B. F.. Go! Animate: Ensino e Aprendizagem de Línguas com Aplicativo de Produção de Vídeos Animados. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
QUADROS, G. B. F.; DAMASCENO, V. D. ; MARRONI, F. V. ; ALDA, L. S. . Educação e Novas Tecnologias. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
QUADROS, G. B. F.. O sistema da atividade de aprendizagem online: as línguas estrangeiras em comunidades virtuais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

27.
QUADROS, G. B. F.. Livemocha: um jeito social de aprender idiomas mediado pelas comunidades virtuais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

28.
QUADROS, G. B. F.; LEFFA, V. J. . Comunidades Virtuais de Aprendizagem de Idiomas na Internet. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
QUADROS, G. B. F.. Produção de vídeos animados na Internet para o desenvolvimento de competências e habilidades linguísticas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

30.
QUADROS, G. B. F.. Inclusão Digital: O Ensino Mediado pelas Novas Tecnologias da Informação e Comunicação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
QUADROS, G. B. F.. Softwares e Aplicativos Educacionais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
QUADROS, G. B. F.. Informática na Educação: Possibilidades de Uso do Linux Educacional 3.0 na Rede Pública de Ensino. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
QUADROS, G. B. F.. Hipertexto e a Rede Social Orkut: A Enunciação na Virtualização. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

34.
QUADROS, G. B. F.. Redes Sociais e Hipertexto: Orkut e a Enunciação por meio do aplicativo Buddy Poke. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
QUADROS, G. B. F.. As Comunidades Virtuais de Aprendizagem de Línguas Estrangeiras: Livemocha. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

36.
QUADROS, G. B. F.. A Educação a Distância e o Mercado de Trabalho: Oportunidades e Receios. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

37.
QUADROS, G. B. F.. Hipertexto, Redes Sociais e a Enunciação de Benveniste: O ?Eu? instaura o "Tu" (?). 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

38.
QUADROS, G. B. F.. Autenticidade no material didático de língua estrangeira: o podcast em questão. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

39.
QUADROS, G. B. F.. Teatro Pedagógico: A visão hispano-americana. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
QUADROS, G. B. F.. O Perfil do Professor. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
QUADROS, G. B. F.. A identidade do professor de Línguas Estrangeiras Modernas. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
QUADROS, G. B. F.. Gestão de sistemas de administração de aprendizagem online sob plataforma Moodle. 2015.

Trabalhos técnicos
1.
QUADROS, G. B. F.. Crônica Narrativa. 2018.

2.
QUADROS, G. B. F.. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. 2017.

3.
QUADROS, G. B. F.. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. 2016.

4.
QUADROS, G. B. F.. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. 2015.

5.
QUADROS, G. B. F.. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. 2014.

6.
QUADROS, G. B. F.. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. 2013.

7.
QUADROS, G. B. F.. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. 2012.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
QUADROS, G. B. F.. Tecnologias nas escolas de Bagé-RS. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
QUADROS, G. B. F.. A gamificação em ambientes virtuais de aprendizagem de línguas. 2014; Tema: Gamificação e aprendizagem de idiomas. (Site).

2.
QUADROS, G. B. F.. About.me. 2014; Tema: Portifólio pessoal e profissional. (Site).

3.
QUADROS, G. B. F.. A gamificação no ensino e aprendizagem online. 2014; Tema: Gamificação e ensino baseado em games. (Blog).

4.
QUADROS, G. B. F.. A gamificação no ensino e aprendizagem online. 2014; Tema: Gamificação no ensino e aprendizagem online. (Rede social).

5.
QUADROS, G. B. F.; LEFFA, V. J. . JETAL - Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas. 2013; Tema: Elaboração de materiais de ensino de línguas. (Site).

6.
QUADROS, G. B. F.. Gamification.Pro. 2013; Tema: Ensino de línguas baseado em elementos de games. (Site).

7.
QUADROS, G. B. F.. Gamification.Pro - Brazil. 2013; Tema: Gamificação, Game-based learning, Educação.. (Site).

8.
QUADROS, G. B. F.. CENOTEC - Colóquio sobre Educação e Novas Tecnologias. 2012; Tema: Educação e Novas Tecnologias. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
QUADROS, G. B. F.. Ensino de inglês na contemporaneidade: Metodologias ativas: aspectos teórico-práticos. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
QUADROS, G. B. F.. Curso de Formação Inicial e Continuada FIC - Inglês Intermediário. 2018. .

3.
QUADROS, G. B. F.. Curso de Formação Inicial e Continuada FIC - Inglês Básico. 2017. .

4.
QUADROS, G. B. F.. Gamificação Multidisciplinar: Uma proposta de ensino híbrido usando elementos de games e tecnologias digitais. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
QUADROS, G. B. F.. Inglês instrumental para o curso técnico em radiologia. 2016. .

6.
QUADROS, G. B. F.. Inglês instrumental para o curso técnico em Informática. 2016. .

7.
QUADROS, G. B. F.. Formação docente em EAD. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
QUADROS, G. B. F.. Linguagens: Língua Inglesa. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila Didática para EJA EAD).

9.
QUADROS, G. B. F.. Linguagens: Língua Espanhola. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila Didática para EJA EAD).

10.
QUADROS, G. B. F.. Linguagens: Língua Portuguesa, Literatura e Redação. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila Didática).

11.
QUADROS, G. B. F.. EJA EAD - Educação de Jovens e Adultos na Modadlidade EAD. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ambiente Virtual de Aprendizagem).

12.
QUADROS, G. B. F.. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. 2012. (Editoração/Anais).

13.
QUADROS, G. B. F.. AVAL - Ambiente Virtual de Aprendizagem de Línguas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
QUADROS, G. B. F.. AVAL - Ambiente Virtual para o Ensino de Línguas. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Atividade Didática para Ensino de Inglês Instrumental).

15.
QUADROS, G. B. F.. AVAL - Ambiente Virtual de Aprendizagem de Línguas. 2011. (Site Educacional).

16.
QUADROS, G. B. F.. Curiosidades da Copa do Mundo na África do Sul. 2010. (WebQuest).

17.
QUADROS, G. B. F.. Webquest e o Ensíno de Línguas. 2009. (WebQuest).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Seminários SEaD - Convergências, Mídias na Educação e Novas Tecnologias Imersivas. 2018. (Seminário).

2.
Challenge-based learning in the School Library Makespace. 2017. (Seminário).

3.
EdmodoCon 2017. 2017. (Seminário).

4.
FECIGRAN - Feira de Ciências e Tecnologias da Grande Dourados. Clash of Class: O jogo na sala de aula. 2017. (Feira).

5.
Seminários SEaD: Inovações em Educação e seus desafios para o Ensino Superior. 2017. (Seminário).

6.
Seminários SEaD:Jogos, gameficação e cultura digital. 2017. (Seminário).

7.
STIS - Seminários Teóricos Interdisciplinares. 2017. (Seminário).

8.
UEADSL - Universidade, Educação a Distância e Software Livre. 2017. (Outra).

9.
Jetal - Jornada de elaboração de materiais, tecnologias e aprendizagem de línguas.A gamificação do jogo: o papel da realidade aumentada na aprendizagem de língua inglesa mediada pelo aplicativo Pokémon Go. 2016. (Outra).

10.
JOVAED - Jornada Virtual ABED de Educação a Distância. 2016. (Outra).

11.
UEADSL - Universidade, EaD e Software Livre. 2016. (Outra).

12.
XIII EVIDOSOL e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. 2016. (Congresso).

13.
1° Congresso Nacional de Educação Online Revista Professor. 2015. (Congresso).

14.
16º Fórum Internacional de Software Livre - FISL 2015.A liberdade de expressão pedagógica no ensino de línguas online. 2015. (Outra).

15.
1º Web Seminário Internacional em Educação: Aprendizagem Ubíqua, Conectivismo e Ensino Online. 2015. (Seminário).

16.
20º Seminário de Educação, Tecnologia e Sociedade.Motivação e Gamificação: Uma análise sobre atividades de aprendizagem online de línguas estrangeiras. 2015. (Seminário).

17.
Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre. 2015. (Congresso).

18.
EdmodoCon 2015. 2015. (Congresso).

19.
edWeb.net: Are You Ready for BYOD?. 2015. (Seminário).

20.
Edweb.net:K12 Blueprint for OER Course Construction. 2015. (Seminário).

21.
Encontro de Capacitação em EaD: Profuncionário IFSul. 2015. (Encontro).

22.
Encontro Diálogos Interdisciplinares em Linguística Aplicada: Vozes do Sul.Recursos educacionais abertos e o ensino de línguas na internet. 2015. (Encontro).

23.
ERI-MT Elos digitais: educação, cultura e interação. 2015. (Outra).

24.
Getting Started with Game-Based Learning. 2015. (Seminário).

25.
I Diálogos Transdisciplinares - Laboratório de Estudos Avançados em Linguagens. 2015. (Encontro).

26.
II Seminário de Educação a Distância UPF: educação, tecnologia e novos comportamentos. 2015. (Seminário).

27.
Improving Early Childhood Learning Outcomes Using Online Portfolios. 2015. (Seminário).

28.
Jornada Virtual ABED de Educação a Distância - JOVAED 2015. 2015. (Outra).

29.
Salão Universitário.Materiais abertos ou fechados? Análise comparativa de recursos digitais para o ensino de línguas. 2015. (Outra).

30.
Seminários Teóricos Interdisciplinares do SEMIOTEC (STIS) - Ano V. 2015. (Seminário).

31.
STIS: Experiências para apropriar-se da tecnologia para o ensino de língua estrangeira. 2015. (Seminário).

32.
Teachers as Designers of Technology, Pedagogy, and Con. 2015. (Seminário).

33.
Tips and Tools for Flipping Your Classroom. 2015. (Seminário).

34.
Using blubbr.tv to Flip Your Classroom. 2015. (Seminário).

35.
Using Technology to Engage Learning, Communication & Relationships. 2015. (Seminário).

36.
V Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas.Um estudo sobre a Teoria do Fluxo no ensino de línguas. 2015. (Encontro).

37.
V Seminário Nacional de Linguística e Ensino da Língua Portuguesa.Ensino de língua portuguesa mediado por recursos educacionais abertos e gamificados. 2015. (Seminário).

38.
Webinar Common Sense Education: It?s About the Learning, not the Technology? Until it Breaks. 2015. (Seminário).

39.
Webinar edWeb: Laptops, Tablets and Chromebooks? BYOD?. 2015. (Seminário).

40.
Webinar Edweb:Using Games to Redefine the Learning Experience. 2015. (Seminário).

41.
Webinar edWeb.net: Spice Up That Lesson! Digital Activities, Tools and Apps to Engage Learners. 2015. (Seminário).

42.
Webinar edWeb.net:Understanding and Integrating the 4Cs in Your Classroom: What Does the Research Say?. 2015. (Seminário).

43.
Webinar Rosetta Stone Education: Accelerate English Language Learner Success: Using Blended Learning To Complement Classroom Instruction. 2015. (Seminário).

44.
Webinar Rosetta Stone Education: Personalized Language Learning with Technology: Best Practices from the Trenches. 2015. (Seminário).

45.
Webinar Rosetta Stone Education: Preparing Students with Multilingual Skills for a Global Society. 2015. (Seminário).

46.
XII Evidosol Encontro Virtual em Softwares Livre e IX Ciltec-online. Construindo o estado da arte da gamificação. 2015. (Congresso).

47.
(XI EVIDODOL/VIII CILTEC-Online) Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e VIII Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. Análise sobre o ensino de línguas em ambientes virtuais gamificados. 2014. (Congresso).

48.
Congresso Universidade, Educação a Distância e Software Livre (UEADSL). As affordances motivacionais da gamificação na EAD. 2014. (Congresso).

49.
EdmodoCon 2014. 2014. (Congresso).

50.
Seminários Teóricos Interdisciplinares do SEMIOTEC (STIS) - Ano IV. 2014. (Seminário).

51.
SIED-Simpósio Internacional de Educação a Distância.Vamos ser campeões? O processo de gamificação no ensino de línguas online. 2014. (Simpósio).

52.
1ª Joranda de Pós-Graduação.Aprendizagem de idiomas orientada nos fundamentos da gamificação. 2013. (Outra).

53.
CENOTEC 2 - Colóquio sobre Educação e Novas Tecnologias.Gamification: um novo conceito no ensino mediado por TIC's. 2013. (Outra).

54.
Congresso Universidade, EAD e Software Livre - UEADSL. Gamificando os processos de ensino na rede. 2013. (Congresso).

55.
Congresso Universidade, EAD e Software Livre - UEADSL1.2013. 2013. (Congresso).

56.
III Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL).O uso de elementos de games em ambientes virtuais de línguas estrangeiras. 2013. (Simpósio).

57.
Jornada Virtual ABED de Educação a Distância - JOVAED. 2013. (Outra).

58.
Seminários Teóricos Interdisciplinares do SEMIOTEC (STIS) - Ano III. 2013. (Seminário).

59.
2ª Fórum sobre Educação e Cultura Digital.Um estudo sobre a aprendizagem de idiomas em comunidade virtuais de aprendizagem. 2012. (Outra).

60.
3º Seminário de Boas Práticas Pedagógicas Digitais 2012.Go! Animate: Ensino e Aprendizagem de Línguas com Aplicativo de Produção de Vídeos Animados. 2012. (Seminário).

61.
III Jornada sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais.A gamificação da aprendizagem de idiomas e as práticas de letramentos digitais: Um estudo netnográfico com o aplicativo Go! Animate. 2012. (Outra).

62.
I Seminário Diálogos em Educação a Distância e XI Encontro para Ações em EAD na FURG.O sistema da atividade de aprendizagem online: as línguas estrangeiras em comunidades virtuais. 2012. (Seminário).

63.
IX ANPED SUL - Seminário de Pesquisas em Educação da Região Sul.As Novas Tecnologias no Processo de Aprendizagem de Idiomas. 2012. (Seminário).

64.
IX Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e VI Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. Produção de Desenhos Animados na Escola: Letramentos e Multimodalidade no Ensino e Aprendizagem de Idiomas. 2012. (Congresso).

65.
JETAL - II Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas.Gamification, Comunidades de Prática e CALL: Um estudo de caso sobre a produção textual e oral na internet. 2012. (Outra).

66.
JOVAED - Jornada Virtual ABED de Educação a Distância. 2012. (Encontro).

67.
Microsoft Portal Educação. 2012. (Outra).

68.
Motivação para mudança de comportamento - Como iniciar e manter mudanças?. 2012. (Outra).

69.
SeminárioWeb: Aprendizagem Colaborativa na Educação a Distância.. 2012. (Seminário).

70.
Seminário Web: Conteúdos em e-Learning para tablets e dispositivos móveis.. 2012. (Seminário).

71.
Simpósio EaD e Pedagogia: A Aprendizagem em Vários Olhares. 2012. (Simpósio).

72.
STIS - Seminários Teóricos Interdisciplinares do SEMIOTEC/UFMG: As redes virtuais e os movimentos sociais. 2012. (Seminário).

73.
STIS Seminários Teóricos Interdisciplinares do SEMIOTEC/UFMG:Literacy and Multimodality. 2012. (Seminário).

74.
STIS Seminários Teóricos Interdisciplinares do SEMIOTEC/UFMG: Tecnologia Adaptativa. 2012. (Seminário).

75.
STIS Seminários Teóricos Interdisciplinares do SEMIOTEC/UFMG: Tecnologias Livres na Graduação em Letras. 2012. (Seminário).

76.
UEADSL 2012.1ºSemestre - Universidade , EAD e Software Livre. 2012. (Outra).

77.
VII SENALE - Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino.Praticas de letramentos em comunidades virtuais: ensino e aprendizagem de línguas. 2012. (Seminário).

78.
XXVII Encontro Nacional da Anpoll - ENANPOLL.Levantamento de dissertações e teses sobre ensino de línguas e tecnologia no Sul do Brasil. 2012. (Encontro).

79.
Como escolher o melhor método de ensino para matricular seu filho. 2011. (Outra).

80.
Congrega URCAMP. Comunidades Virtuais de Aprendizagens de Idiomas na Internet. 2011. (Congresso).

81.
Estudar um idioma online e maneiras de manter sua fluência. 2011. (Outra).

82.
HumanGuide: o mais novo teste on-line no Brasil. 2011. (Outra).

83.
I Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnologicas para la integración en el Conosur ? Internacional del Conocimiento: Diálogos en nuestra América..Livemocha: um jeito social de aprender idiomas mediado pelas comunidades virtuais. 2011. (Simpósio).

84.
I Seminário On-line do Ensino Profissionalizante. 2011. (Seminário).

85.
JOVAED - Jornada Virtual da ABED de Educação a Distância. 2011. (Outra).

86.
Seminário de Boas Práticas Digitais.Produção de vídeos animados na Internet para o desenvolvimento de competências e habilidades linguísticas. 2011. (Seminário).

87.
Você conhece coaching?. 2011. (Outra).

88.
V Simpósio Virtual em EAD - Portal Educação / ABED. 2011. (Seminário).

89.
III Encontro de Educação a Distância - CAVG. 2010. (Encontro).

90.
VI Evidosol e III Ciltec Online. Redes Sociais e Hipertexto: Orkut e a Enunciação por meio do aplicativo Buddy Poke. 2010. (Congresso).

91.
VII Evidosol e IV Ciltec Online. As Comunidades Virtuais de Aprendizagem de Línguas Estrangeiras. 2010. (Congresso).

92.
VI Seminário Nacional Sobre Linguagem e Ensino.Hipertexto e a Rede Social Orkut: A Enunciação na Virtualização. 2010. (Seminário).

93.
Congrega URCAMP. A Educação a Distância e o Mercado de Trabalho: Oportunidades e Receios. 2009. (Congresso).

94.
Reata - Oficina de Design e Publicidade Digitais - UCPel. 2009. (Outra).

95.
Círculo de Estudos Língüísticos do Sul - CELSUL.Autenticidade no Material Didático de Língua Estrangeira: o podcast em questão. 2006. (Outra).

96.
VII Encontro do CELSUL.Autenticidade no material didático de língua estrangeira: o Podcast em questão. 2006. (Encontro).

97.
1º Seminário Regional Pró Inclusão - " Construindo uma sociedade para todos". 2004. (Seminário).

98.
3ª Fórum Internacional de Línguas Estrangeiras - FILE.Estratégias de Aprendizagem:uma maneira exitosa de agregar ao aluno a competência comunicativa. 2004. (Outra).

99.
3ª Fórum Internacional de Línguas Estrangeiras - FILE.Inglês ou Espanhol: um estudo de caso das preferências de docentes em formação por uma determinada língua estrangeira. 2004. (Outra).

100.
8° Congresso de Iniciação Científica "Ciência & Consciência?. Modalidades de Informática na Educação: o uso do computador em ambientes de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. 2004. (Congresso).

101.
Encontro Regional: Educação e Construção do Conhecimento. 2003. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
QUADROS, G. B. F.. VI Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão e II Jornada de Pós-Graduação da UERGS.. 2016. (Congresso).

2.
MATTE, A. C. F. ; QUADROS, G. B. F. . Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre. 2015. (Congresso).

3.
PEREIRA, D. R. M. ; MATTE, A. C. F. ; QUADROS, G. B. F. . XII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e IX Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. 2015. (Congresso).

4.
ARAUJO, A. L. O. S. ; MATTE, A. C. F. ; PEREIRA, D. R. M. ; CARVALHO, W. F. ; QUADROS, G. B. F. . XI Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e VIII Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. 2014. (Congresso).

5.
QUADROS, G. B. F.; LEFFA, V. J. ; VETROMILLE-CASTRO, R. . III JETAL - Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas. 2013. (Outro).

6.
MATTE, A. C. F. ; QUADROS, G. B. F. . Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre. 2013. (Congresso).

7.
MATTE, A. C. F. ; QUADROS, G. B. F. . X Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e VII Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. 2013. (Congresso).

8.
QUADROS, G. B. F.. IX Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e VI Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online (CILTEC-Online). 2012. (Congresso).

9.
QUADROS, G. B. F.; DAMASCENO, V. D. ; MARRONI, F. V. ; ALDA, L. S. . CENOTEC - Colóquio sobre Educação e Novas Tecnologias. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Rodrigo Devigo Sanches. Estudo da gamificação para o desenvolvimento de atividades em robótica. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecno) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul. (Orientador).

2.
Jónison de Almeida Santos. Desenvolvimento de sistemas orientados à gamificação. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecno) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul. (Orientador).

3.
Yuri Karan Benevides Tomas. A Gamificação no Ensino de Design Gráfico. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecno) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul. (Orientador).




Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
QUADROS, G. B. F.. Análise sobre o ensino de línguas em ambientes virtuais gamificados. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
QUADROS, G. B. F.; SANTOS, J. R. R. . Contribuições do Projeto UCA na Educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
QUADROS, G. B. F.. Gamificação Multidisciplinar: Uma proposta de ensino híbrido usando elementos de games e tecnologias digitais. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
QUADROS, G. B. F.. Tecnologias nas escolas de Bagé-RS. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


Aprovado em 2015 em 1º lugar no processo de seleção para Professor Pesquisador Nível 2 promovido pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) para atuar como Professor Formador na disciplina de Produção Textual na Educação Escolar do Curso Técnico em Multimeios Didáticos, na modalidade de Educação a Distância.

Aprovado em exame de proficiência em língua espanhola (2008) e inglesa (2013) pela Universidade Católica de Pelotas. 

Atualmente realiza e desenvolve pesquisas e projetos sobre Gamificação Multidisciplinar e Aprendizagem Híbrida com Recursos Educacionais Abertos (REA).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 18:47:26