Daisy Dias Lopes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7118409931996371
  • Última atualização do currículo em 17/05/2015


Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA (2010); graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUCMINAS (2001); especialização em Serviço Social - Direitos Sociais e Competências Profissionais pela Universidade de Brasília - UNB e Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - ABEPSS (2010); especialização em Adolescência pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e Fundação Educacional Lucas Machado (1999); graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santa Marcelina (1976). Membro Suplente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE), representando a Apabb e membro titular do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Minas Gerais, representando o Conselho Regional de Serviço social de MG. Diretora da área técnica da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência dos Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (APABB), com sede em São Paulo. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto ético político, exercicio profissional, qualidade, formação e estágio supervisionado. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daisy Dias Lopes
Nome em citações bibliográficas
LOPES, D. D.

Endereço


Endereço Profissional
APABB - Núcleo MG, APABB - Associação de Pais, Amigos, de Pessoas com Deficiência.
R. Bahia, 2500 Terreo
Lourdes
31160012 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 25152901
URL da Homepage: apabb_mg@apabb.org.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2010
Mestrado profissional em GESTÃO SOCIAL, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO LOCAL.
Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.
Título: Graduação a distância em Serviço Social - limites e possibilidades de uma formação superior com qualidade., Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: PROFA. DRA. ELOISA HELENA SANTOS.
Palavras-chave: FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL; EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; TUTORIA PRESENCIAL.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2010
Especialização em Serviço Social: direitos sociais e competências. (Carga Horária: 360h).
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
Título: Serviço Social e Terceiro Setor: o caso da Associação de Pais, Amigos, Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade - APABB.
Orientador: Edna Alves.
1999 - 1999
Especialização em ADOLESCÊNCIA. (Carga Horária: 360h).
Faculdade de Ciências Médicas.
Título: Estratégias para a orientação profissional.
Orientador: GERALDO JOSÉ COELHO RIBEIRO.
1997 - 2001
Graduação em SERVIÇO SOCIAL.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: "AS IMPLICAÇÕES ÉTICAS DO ASSISTENTE SOCIAL NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA".
Orientador: RITA DE SOUZA LEAL.
1973 - 1976
Graduação em PEDAGOGIA.
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santa Marcelina.




Formação Complementar


2005 - 2006
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL. (Carga horária: 50h).
Conselho Regional de Serviço Social de MG.
2004 - 2004
Extensão universitária em METODOLOGIA PARA FORMAÇÃO DE REDES INTERSETORIAIS.
Universidade Federal de Minas Gerais.
2001 - 2001
Curso Ética em Movimento. (Carga horária: 50h).
Conselho Regional de Serviço Social de MG.
1996 - 1996
Gerenciando a qualidade total em serviços. (Carga horária: 32h).
Fundação Christiano Ottoni.


Atuação Profissional



ASSOCIAÇÃO PAIS, AMIGOS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DE FUNC.DO BB E COM, APABB, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: DELEGADA
Outras informações
FUNÇÃO DE ACOMPANHAMENTO E REPRESENTAÇÃO


Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador


CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL 6a. REGIÃO MG, CRESS 6A. REGIÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: COORDENADORA TÉCNICA, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.



Outros Projetos


2010 - 2012
Espaço de empreendedorismo social e prática profissional cidadã
Descrição: Descrição: Este projeto prevê a implantação de um espaço de prática profissional cidadã onde, de forma criativa e inovadora, pretendemos criar oportunidades para que os alunos dos cursos de graduação da UNA / UNATEC possam resolver problemas e criar ferramentas de comunicação integrada para empresas sem fins lucrativos de Minas Gerais. A idéia é incorporar às atividades educacionais a reflexão e o desenvolvimento do espírito crítico. Trata-se de um projeto de relevância social que pretende contribuir para uma nova realidade docente e discente, que vá além das notas e exercícios formais comumente usados nas universidades como forma de avaliação e formação. O espaço será como uma espécie de laboratório de ensino para a educação empreendedora e capacitação do aluno em relação ao mercado e à comunidade. O projeto prevê a criação de um espaço educacional onde a vivência do empreendedorismo social poderá trazer um novo olhar aos nossos alunos, professores e entidades que serão beneficiados. De forma coletiva, o programa supõe, dentre outros ganhos, a descoberta de novos talentos, o aumento da auto-estima, do autoconhecimento e da renovação do conceito sucesso profissional . Mais uma vez, de forma pioneira, teríamos um espaço de empreendedorismo social numa. Nesse espaço, entidades do terceiro setor serão cadastradas e atendidas de acordo com suas necessidades que serão apontadas por meio de diagnóstico construído pelos alunos e receberão planejamentos, produtos e serviços, que serão desenvolvidos de forma transdisciplinar. Para que várias áreas do conhecimento, presentes em diversos cursos da UNA sejam envolvidos, o que se sugere é a divisão do espaço nos seguintes Núcleos: Núcleo de Sustentabilidade e qualidade de vida; Núcleo de Inovação em Produtos e Serviços; Núcleo de Trabalho e Renda; Núcleo de Negócios e Oportunidades; Núcleo de Economia Popular; Núcleo de Inclusão Digital; Núcleo de Saúde .
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Políticas públicas para pessoa com deficiência.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


1978
SÓCIO FUNDADOR, ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS APAE de Manhumirim.
1978
SÓCIO BENEMÉRITO, ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS APAE de Manhumirim.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LOPES, D. D.2013LOPES, D. D.; SANTOS, E. H. . A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL EM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA: A PERCEPÇÃO DAS TUTORAS. Publicatio UEPG. Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Lingüística, Letras e Artes, v. 21, p. 97-112, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LOPES, D. D.; SANTOS, E. H. (Eloísa Helena Santos) . Graduação a distância em Serviço Social: limites e possibilidades de uma formação superior com qualidade. In: 2º Congresso Internacional de Avaliação em Educação, 2010, Braga Portugal. ANAIS 2o. Congresso Internacional de Avaliação em Educação, 2010.

2.
LOPES, D. D.; SANTOS, E. H. (Eloísa Helena Santos) . GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA EM SERVIÇO SOCIAL: LIMITES E POSSIBILIDADES DE UMA FORMAÇÃO SUPERIOR COM QUALIDADE. In: 2o. CONGRESSO INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO MINHO, 2010, BRAGA. ACTAS DO 2o. CONGRESSO INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO. BRAGA, 2010.

3.
LOPES, D. D.; HAGEN, Terezinha F . O PAPEL DOS CONSELHOS DE PROFISSÕES REGULAMENTADAS NA QUALIFICAÇÃO DO EXERCICIO PROFISSIONAL - UMA ANÁLISE DA FISCALIZAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL DE MINAS GERAIS. In: XI Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social - XI ENPESS, 2008, São Luis MA. TRABALHO, POLÍTICAS SOCIAIS E PROJETO ÉTICO POLÍTICO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL: RESISTÊNCIA E DESAFIOS. São Luis MA: ABEPSS - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, 2008. v. 01.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
paulo flávio queiroz gomes ; LOPES, D. D. ; eliana olimpio ; simone lopes francelino gonçalves silva . ESTRATÉGIAS PARA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL. In: SEMINÁRIO IBERO AMERICANO DE ADOLESCÊNCIA, 2000, BELO HORIZONTE. ÉTICA E CIDADANIA. Belo Horizonte: Escritório de Histórias, 2000. v. 01. p. 314-314.

Apresentações de Trabalho
1.
LOPES, D. D.; SANTOS, E. H. (Eloísa Helena Santos) . GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA EM SERVIÇO SOCIAL: LIMITES E POSSIBILIDADES DE UMA FORMAÇÃO SUPERIOR COM QUALIDADE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LOPES, D. D.; SANTOS, E. H. (Eloísa Helena Santos) . Graduação a distância em Serviço Social: limites e possibilidades de uma formação superior com qualidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
LOPES, D. D.. Precarização da formação profissional e impactos sobre o exercício profissional: estratégias de enfrentamento. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LOPES, D. D.. O trabalho do Assistente Social nos diversos espaços sócio ocupacionais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
LOPES, D. D.. Estágio e formação em Serviço Social. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
LOPES, D. D.. Os impactos da precarização do ensino superior público e privado e refluxo na formação profissional. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
LOPES, D. D.. ETICA EM MOVIMENTO. 2010. .

2.
LOPES, D. D.. ETICA EM MOVIMENTO. 2010. .

3.
LOPES, D. D.; DURÃES, Marilene . Ética em Movimento. 2010. (Curso).

4.
LOPES, D. D.. Formação acadêmica e trabalho de qualidade. 2008. (PARTICIPAÇÃO EM NÚCLEOS DE ASSISTENTES SOCIAIS DE MINAS GERAIS).

5.
LOPES, D. D.. Formação e Trabalho de qualidade - orientações sobre a fiscalização do exercício profissional do assistente social. 2008. (PARTICIPAÇÃO EM NÚCLEOS DE ASSISTENTES SOCIAIS DE MINAS GERAIS).

6.
LOPES, D. D.. Orientações sobre o exercício profissional dos assistentes sociais. 2007. (PARTICIPAÇÃO EM NÚCLEOS DE ASSISTENTES SOCIAIS DE MINAS GERAIS).

Demais trabalhos
1.
LOPES, D. D.. Aconselhamento a adolescentes. 2005 (Trabalho comunitário) .

2.
LOPES, D. D.. Projeto Casulo. 2004 (Trabalho comunitário e voluntário) .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2o. CONGRESSO INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO MINHO. GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA EM SERVIÇO SOCIAL: LIMITES E POSSIBILIDADES DE UMA FORMAÇÃO SUPERIOR COM QUALIDADE. 2010. (Congresso).

2.
2o. CONGRESSO INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO MINHO. 2010. (Congresso).

3.
39o. ENCONTRO NACIONAL DO CONSELHO FEDERAL E CONSELHOS REGIONAIS DE SERVIÇO SOCIAL. 2010. (Encontro).

4.
DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS - OS SIGNIFICADOS DA CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. 2010. (Seminário).

5.
XI SEMINÁRIO DE PROGRESSO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO.Graduação a distância em Serviço Social: limites e possibilidades de uma formação superior com qualidade. 2009. (Seminário).

6.
19a. CONFERÊNCIA MUNDIAL DE SERVIÇO SOCIAL. 2008. (Congresso).

7.
19a CONFERÊNCIA MUNDIAL DE SERVIÇO SOCIAL. O papel dos Conselhos de profissões regulamentadas na qualificação do exercício profissional - uma análise da fiscalização do Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais. 2008. (Congresso).

8.
SEMINÁRIO DE PÓS GRADUAÇÃO E OFICINA NACIONAL DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL. 2008. (Seminário).

9.
SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE A PRECARIZAÇÃO DA FORMAÇÃO ACADÊMICA E IMPLICAÇÕES NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL. 2008. (Seminário).

10.
V SEMINÁRIO NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DAS COMISSÕES DE ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO. 2008. (Seminário).

11.
XI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM SERVIÇO SOCIAL.O PAPEL DOS CONSELHOS DE PROFISSÕES REGULAMENTADAS NA QUALIFICAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISISONAL - UMA ANÁLISE DA FISCALIZAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL DE MINAS GERAIS. 2008. (Encontro).

12.
12o. CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS. 2007. (Congresso).

13.
7a. CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL. 2007. (Outra).

14.
ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL.Os impactos da precarização do ensino superior público e privado e refluxo na formação profissional. 2007. (Encontro).

15.
SEMANA DO SERVIÇO SOCIAL.Estágio e formação em Serviço Social. 2007. (Oficina).

16.
SEMINÁRIO TRABALHO COM FAMÍLIAS - O SIGNIFICADO DA MATRICIALIDADE SÓCIO FAMILIAR NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. 2007. (Seminário).

17.
SIMPOSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS. 2007. (Simpósio).

18.
35o. ENCONTRO NACIONAL CFESS/CRESS. 2006. (Encontro).

19.
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES - FORÇA PARA AVANÇAR. 2006. (Outra).

20.
SEMINARIO SERVIÇO SOCIAL - INTERFACES COM A SAÚDE. 2006. (Seminário).

21.
CICLO DE DEBATES "SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL- SUAS: ESTRATÉGIAS E METAS DE IMPLANTAÇÃO. 2005. (Outra).

22.
SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS. 2004. (Seminário).

23.
I FORUM SOCIAL BRASILEIRO. 2003. (Outra).

24.
PROFISSIONAL S.A - FEIRA DE INFORMAÇÃO E ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL.ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL - QUEM É E QUE FAZ O ASSISTENTE SOCIAL. 2003. (Outra).

25.
I ENCONTRO DE ASSISTENTES SOCIAIS NOS CONSELHOS DE POLÍTICAS SOCIAIS. 2002. (Encontro).

26.
SEMINÁRIO NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DAS COMISSÕES DE ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO. 2002. (Seminário).

27.
10o. CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS. 2001. (Congresso).

28.
ENCONTRO TEMÁTICO SOBRE ÉTICA. 2001. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LOPES, D. D.. 2o. SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS. 2009. (Outro).

2.
LOPES, D. D.. SIMPOSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Paulo Sérgio Silveira. Supervisão de estágio em campo. Início: 2011. Orientação de outra natureza. Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Arlécia, Michele, Marisa, Deise, Jonahan. supervisão de estágio a estudantes de serviço social. 2004. Orientação de outra natureza. (Serviço Social) - Conselho Regional de Serviço Social de MG, CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL DE MINAS GERAIS. Orientador: Daisy Dias Lopes.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 1:24:00