Andrea Moreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0541601720092690
  • Última atualização do currículo em 02/11/2016


Sócia-diretora da YABÁ, consultoria que atua na área de Gestão Sustentável e Engajamento Social: www.yabaconsultoria.com.br. YABÁ no idioma africano Iorubá significa ''mãe'', ''a mulher que concebe'', gera e direciona a vida de seus filhos. YABÁ, na melhor tradução significa ''mulher próspera''. A YABÁ sem dúvida alguma é fruto da minha experiência de 20 anos nos Bancos Real, Santander e na Centroflora (empresa do segmento farmacêutico). Nestas empresas tive a oportunidade participar de forma muito ativa no desenho e estruturação das áreas de Investimento Social Privado, Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Sempre atuei na concepção e gestão de programas de abrangência nacional ligados às causas socioambientais e de promoção de direitos sociais. Tenho experiência desde a estratégia, implementação e avaliação de resultados de iniciativas de desenvolvimento local, promoção dos direitos da criança, adolescente, idoso e saúde por meio do aporte qualificado de incentivos fiscais para centenas de cidades brasileiras. Um exemplo que gosto muito de compartilhar, foi a minha responsabilidade durante mais de uma década como idealizadora e gestora do "Amigo de Valor", programa social do Real-Santander, premiado nacional e internacionalmente pela ONU, Câmara Americana, Câmara Espanhola e que se tornou referência na FEBRABAN e no meio empresarial como modelo de gestão para utilização de incentivos fiscais e mobilização de funcionários e outros stakeholders (fornecedores, clientes), garantindo visibilidade e retorno de imagem para as organizações. Adesão anual de 60% do quadro de funcionários. Agora como consultora, levo esta experiência para diversas empresas. Além disso, tive a oportunidade de estruturar e reestruturar programas de voluntariado, tais como o Projeto Escola Brasil ? PEB garantindo participação efetivada de mais de 10mil funcionários em ações junto às 350 escolas públicas em todo o País. Pelo meu perfil, sempre fui e continuo sendo responsável pela articulação política e parceria entre as empresas, governos e organizações sociais, atuando como membro ou palestrante em audiências públicas de vários municípios, pois tenho uma habilidade reconhecida de transformar conhecimento em tecnologia social, aplicar técnicas de mediação e facilitação de grupos políticos e sociais. Nos últimos anos, mais de 10 mil profissionais participaram das minhas atividades de formação ou palestras sobre cidadania, voluntariado, promoção dos direitos da criança e do adolescente e sustentabilidade em todo o Brasil. Desde 2010, sou Mestre em Gestão Humana e Social (Administração de Empresa) pela Universidade Mackenzie, no entanto, já havia estudado bastante. Depois da graduação em Administração de Empresas pela São Judas, fiz três cursos de pós-graduação: Marketing pela FAAP, Cultura e Globalização pela Fundação de Sociologia e Política de São Paulo e Facilitação e leitura de dinâmicas de grupos pelo SBDG, sem contar nas dezenas de certificações nacionais ou internacionais e cursos técnicos dos temas que tenho interesse. Sou professora dos cursos de MBA e Pós-graduação das Universidades Mackenzie, UNIP e Universidade Municipal de São Caetano. Lecionar é a minha estratégia de mobilização e transformação social. Me dedico a compartilhar conhecimento, pois acredito que ?pessoas melhores, são profissionais melhores, geram e gerem empresas melhores?. Após compartilhar minha responsabilidade social do âmbito profissional, não poderia deixar de informar e convidar os meus alunos para atuarem como voluntários em uma das três organizações sociais sem fins lucrativos que gerencio com a minha família, onde aos sábados sou educadora social voluntária para um grupo de crianças. Um abraço, Andrea Moreira (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andrea Moreira
Nome em citações bibliográficas
MOREIRA, A.


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2010
Mestrado em Administração de Empresas.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: Valores Pessoais e Valores de Sentido de Vida: Um estudo com profissionais que participam de programas sociais em empresas,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Silvia Russi Domenico.
Palavras-chave: Valores Humanos, Sentido de vida,; Mobilização social; Direitos da criança e do adolescente; engajamento.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.




Formação Complementar


2004 - 2006
Pós graduação Globalização e Cultura. (Carga horária: 432h).
Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, FESPSP, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Responsabilidade Social. (Carga horária: 144h).
Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
2000 - 2001
Pós graduação Administração em Marketing. (Carga horária: 432h).
Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
1995 - 1999
Graduação em Administração - Comércio Exterior. (Carga horária: 3840h).
Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: convidado, Carga horária: 4
Outras informações
Atuação exclusiva nos cursos de MBA e Pós-graduação: Marketing, RH, Gestão e Mercados Internacionais. Disciplinas: Gestão da Responsabilidade Socioambiental Gestão e Mobilização de recursos para o Terceiro Setor Incentivos Fiscais (Fundo da Criança, Fundo do Idoso, Lei de Cultura, Esporte e Saúde) Marketing e mercados internacionais Gestão de Talentos Liderança


Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Universidade Paulista - Unip
Outras informações
Ministrei a disciplina Gestão de Sustentabilidade nos Negócios para o curso de pós-graduação em Marketing e Estratégia.


Centro Universitário FIEO, UNIFIEO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: convidado, Carga horária: 3


YABÁ Gestão Sustentável e Engajamento Social, YABA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Socia-dretora, Enquadramento Funcional: proprietária, Carga horária: 40
Outras informações
Consultoria e treinamentos na área de Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Incentivos fiscais


Banco ABN AMRO Real, ABN AMRO BANK, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente de Responsabilidade Social, Carga horária: 40
Outras informações
 Vivenciei os processos de estruturação da Diretoria de Desenvolvimento Sustentável do Banco Real (2002), fusão com o Banco Santander (2008) e integração inter-áreas (2010).  Implementei e gerenciei entre os anos de 2002 e 2012 o Amigo de Valor, programa de apoio aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente que resultou na destinação de R$ 53 milhões de reais para 385 iniciativas sociais selecionadas para combater violência doméstica e sexual, trabalho infantil, drogadicção infanto-juvenil e abandono.  Gerenciei o processo de monitoramento, criação de indicadores e avaliação de resultados de projetos sociais, que possibilitou a identificação de melhorias nos processos e estratégias do programa, a capacitação técnica de mais de 2 mil profissionais (líderes comunitários e representantes governamentais).  Acompanhei a elaboração de diagnósticos sociais em 75 municípios que resultou na formulação de novas políticas públicas locais, estratégias e práticas mais articuladas nos municípios beneficiados.  Desenhei um sistema tecnológico e logístico para viabilizar a doação de recursos financeiros por parte de funcionários e clientes do Santander aos Fundos dos Direitos.  Palestrei os temas sociais e de sustentabilidade para cerca de 1.500 clientes do banco, também acompanhei os gerentes em visitas comerciais. Esta prática contribuiu para um estreitamento do relacionamento comercial, reforço da imagem e das práticas sustentáveis promovidas pela Organização.  Estruturei 10 campanhas de mobilização social em favor dos direitos da criança e do adolescente. Para viabilizar estas ações garanti a qualidade dos processos, planejamento, orçamento, além da articulação com diversos atores. Apenas em 2011 consegui engajar mais de 30 mil funcionários (60% do quadro do Santander) em favor dessa causa. 


Laboratório Centroflora Ltda, CTF, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Importação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Laboratório Centroflora Ltda Coordenadora do Departamento de Importação (1996-2000) Recepcionista Bilíngue (1993 ? 1995)  Responsável pelo gerenciamento das importações que resultaram entre os anos de 1996 e 2000 em um crescimento de 57% nos processos de compras internacionais. Articulei fluxos para apoiar a liberação aduaneira das importações junto aos Ministérios da Saúde, Agricultura, Seguradoras e Despachantes contribuindo para a redução do prazo dos desembaraços aduaneiros de 120 para 30 dias.  Entre os anos de 1998 e 2000 acumulei a função de responsável pelo Marketing da empresa e contribui para o desenvolvimento da identidade visual, posicionamento institucional, participação da empresa em feiras nacionais nos segmentos cosmético, alimentício que resultou em uma maior exposição da marca e fortalecimento da imagem.  Em 1998 criei o jornal interno com o objetivo de potencializar a comunicação entre a alta liderança, equipe comercial e os funcionários da produção. No entanto, o instrumento contribuiu para a melhoria do clima e das condições de trabalho, pois, foram identificas oportunidade de melhorias nos processos de produção, segurança de trabalho e RH.  Identifiquei a demanda e implementei a metodologia Telecurso 2000 para os funcionários de produção, oportunizando assim, a conclusão do ensino fundamental a 40% do quadro funcional e por consequência a certificação ISO 9000 que requer a leitura e preenchimento de vários procedimentos por parte da equipe.  Desenvolvi campanhas de conscientização e parcerias que resultaram na redução de 60% do custo anual da coleta de lixo (insumos orgânicos) da empresa e na criação do grêmio interno.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
 Prêmio Social Innovation Awards 2012, ? O Projeto Escola Brasil foi vencedor na categoria Recursos Humanos como melhor estratégia de engajamento de funcionários para o, Justmeans USA.
2009
 Prêmio da Câmara Espanhola 2009 - Programa Amigo de Valor reconhecimento pela contribuição social, Câmara Espanhola.
2007
 Prêmio ECO 2007 - organizado pela Câmara Americana de Comércio (AMCHAM) ? Programa Amigo de Valor foi vencedor da categoria Governo e Sociedade, Câmara Americana.
2006
 Prêmio World Business Award 2006 ? organizado pela Câmara Internacional de Comércio, com apoio do Programa das Nações Unidas (PNUD) e Fórum Internacional de Líderes Empresariais Príncipe de Gales. P, PNUD / ONU.


Produções



Produção bibliográfica


Outras informações relevantes


RESPONSABILIDADE PESSOAL
	Atuação como voluntária desde a infância em igrejas, associações de bairro, palestras no Rottary.
	Fundação e estruturação de uma associação sem fins lucrativos LECAS (Legião Educacional Cultural de Assistência Social) ? missão 
    contribuir para o desenvolvimento social e intelectual de crianças em situação de pobreza no bairro do Sapopemba/ZL ? desde 2006.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 16:43:22